Concurso PM CE 2021: Edital sai "por esses dias", diz governador

Concurso PM CE (Polícia Militar do Estado do Ceará): edital com 2 mil vagas para Praças deve ser lançado "por esses dias", diz governador Camilo Santana.

Conforme nosso acompanhamento, está cada vez mais próximo o novo concurso PM CE (Polícia Militar do Estado do Ceará)! O governador Camilo Santana disse em seu Instagram oficial, no dia 26 de julho de 2021, que o edital sairá "por esses dias".

O fato é que o certame já está com a banca organizadora adiantada. O edital deverá contemplar 2.000 vagas para Soldados (Praças), sob a responsabilidade da FGV - Fundação Getúlio Vargas.

Existe ainda a previsão de um segundo edital, que não foi mencionado por Santana em sua fala recente. Esse deverá ofertar 50 vagas para Oficiais Militares, sob os cuidados da Fundação Vunesp. Não se sabe quando será lançado e novas informações divulgaremos em breve.

A remuneração inicial bruta atual de um Soldado da PM CE é de R$ 3.475,74, um valor não muito distante do informado no edital de 2016 (R$ 3.134,58). A expectativa é de que mais de 80 mil candidatos se inscrevam para os seletivos. 

Concurso PM CE: cargos em disputa

O edital da Fundação Getúlio Vargas, como dissemos acima, ofertará 2.000 vagas para Praças. Desse quantitativo, 1.700 serão destinadas para candidatos do sexo masculino e 300 para as candidatas do sexo feminino.

Já a seleção prevista, que ficará a cargo da Fundação Vunespe, vai preencher 50 vagas para Oficiais em diferentes especialidades de nível superior. Segundo um Projeto Básico divulgado, a distribuição será a seguinte:

  • Psicólogo: 20 vagas;
  • Assistente Social: 4 vagas;
  • Farmacêutico-Bioquímico: 1 vaga;
  • Médico Psiquiatra: 6 vagas;
  • Médico Ortopedista: 2 vagas;
  • Médico Cardiologista: 2 vagas;
  • Médico do Trabalho: 3 vagas;
  • Médico Clínico: 6 vagas;
  • Cirurgião Dentista (Dentística): 1 vaga;
  • Cirurgião Dentista (Cirurgia): 1 vaga;
  • Cirurgião Dentista (Endodontia): 1 vaga;
  • Cirurgião Dentista (Prótese): 1 vaga;
  • Cirurgião Dentista (Ortodontia): 1 vaga;
  • Cirurgião Dentista (Pacientes Especiais): 1 vaga.

O que é preciso para ingressar na PM CE?

Para Soldado da PM CE, os requisitos básicos são os seguintes: 

  • Ensino médio ou ensino médio técnico;
  • Idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos de idade;
  • Ser brasileiro;
  • Estar em gozo dos direitos políticos e quite com as obrigações militares e eleitorais;
  • Ter aptidão física e mental;
  • Não ter sido dispensado do serviço militar por incapacidade definitiva;
  • Possuir boa reputação social, sem processos criminais;
  • Possuir carteira nacional de habilitação na categoria “B” ou superior;
  • Não ser, nem ter sido, condenado judicialmente por prática criminosa;
  • Não ter sido licenciado de Corporação Militar ou das Forças Armadas por comportamento inferior ao “bom”;
  • Não ter sido demitido, excluído ou licenciado por indisciplina de Corporação Militar ou das Forças Armadas;
  • Ter a estatura mínima de 1,62m, se for do sexo masculino, e 1,57m, se candidata do sexo feminino;
  • Não estar grávida por ocasião da realização do Curso de Formação Profissional.

Concurso PM CE: o que faz o Praça

Independente da unidade da federação, a principal atividade do Soldado da Polícia Militar é executar o policiamento ostensivo, devidamente fardado, com ações planejadas pelas autoridades policiais competentes.

Nessa tarefa diária o servidor militar deve ter consciência plena dos princípios da legalidade, hierarquia e disciplina, pois, somente assim, cumprirá a lei de forma integral, primando pelo respeito à cidadania e a manutenção da ordem pública.

O Soldado, assim, atua inibindo os atos atentatórios contra pessoas, bens e meio ambiente, além de assegurar o exercício dos poderes constituídos.

No rol das condições gerais do cargo, o edital anterior do concurso PM CE informa que o Soldado trabalha "tendo contato cotidiano com o público, de forma individual ou em equipe".

Menciona ainda que o trabalho pode ser em ambiente aberto ou fechado, "com sol ou chuva, a pé, montado, embarcado ou em veículos (bicicletas, carros, motos etc.), em horários diversos (diurno, noturno ou em rodízio de turnos), em datas de feriados e finais de semana".

Além de tudo isso, deve estar preparado para "atuar em condições de pressão e de risco, com possibilidade de contágio de moléstias e de morte em sua rotina de trabalho".

Etapas do concurso PM CE

As etapas do concurso PM CE, de acordo com o que aconteceu no último certame, são as seguintes:

  1. Prova escrita teórico-objetiva: versando sobre os conteúdos listados no final desta notícia (programa de provas). Essa prova escrita objetiva foi realizada apenas em Fortaleza.
  2. Inspeção de saúde: exames médico, biométrico, odontológico e toxicológico;  
  3. Curso de Formação Profissional (sob a responsabilidade da PMCE), que incluiu ainda avaliação psicológica, teste de capacidade física, investigação social e avaliação final.

Da terceira etapa participam os candidatos aprovados nas duas primeiras, desde que dentro do número de vagas. O Curso de Formação Profissional é realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE).

O Curso tem uma carga horária de 1.020 horas/aula e é presencial, em regime de dedicação exclusiva, período em que o aluno-candidato recebe uma bolsa de custeio.

A capacitação inclui aulas teóricas e práticas de diversas áreas como: sociedade, ética e cidadania; tiro policial defensivo; direitos humanos; polícia comunitária; defesa pessoal; técnica policial militar; atendimento em emergências médicas e direção veicular aplicada à atividade policial militar; e outros conhecimentos que preparam o novo soldado para o policiamento ostensivo e preventivo das ruas.

Com relação à criteriosa fase de inspeção de saúde, os exames solicitados aos candidatos são:

  • Hemograma, tipo sanguíneo, fator RH;
  • Glicemia em jejum;
  • Ureia;
  • Creatinina;
  • Chagas;
  • VDRL, HBSAg, TGO, TGP e EAS;
  • Eletrocardiograma, raios-X simples do tórax, radiografia panorâmica das arcadas dentárias e raios-X simples da coluna vertebral;
  • Eletroencefalograma;
  • Audiometria e laudo oftalmológico completo (acuidade visual com e sem correção, pressão intraocular e fundo de olho, inclusive avaliação cromática);
  • Ultrassonografia pélvica ou endovaginal (para candidatas do sexo feminino);
  • Exame toxicológico.

A avaliação psicológica é outra fase importante do concurso PM CE para Soldado da Carreira de Praças da Polícia Militar. Os avaliadores consideram apenas dois critérios: recomendado ou não recomendado para o desempenho eficiente das atividades do cargo. 

Os profissionais envolvidos nessa fase utilizam uma série de procedimentos científicos capazes de identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com as atribuições e o perfil do cargo.

Dessa forma, são realizados testes psicológicos validados em nível nacional, aplicados coletivamente, com o aval do Conselho Federal de Psicologia e do Conselho Regional de Psicologia.

Quanto à avaliação de capacidade física no concurso PM CE, dessa participam os candidatos dentro do limite de vagas estabelecido no edital, guardadas as devidas proporções, e matriculados no Curso de Formação.

Essa fase vai conferir estatisticamente se o candidato possui a capacidade mínima para suportar, orgânica e fisicamente, as exigências da prática diária do profissional da área da segurança pública.

Diferentemente do conceito adotado na avaliação psicológica (recomendado ou não recomendado), na avaliação física o candidato será considerado apto ou inapto

O primeiro teste é chamado de Teste de Flexão Dinâmica de Braço na Barra Fixa, voltado para o sexo masculino. Já para o sexo feminino é realizado o Teste de Flexão Estática de Braço na Barra Fixa

O segundo teste é o Teste de Flexão Abdominal e, deste, participam os candidatos de ambos os sexos. Na sequência, e por último, vem o Teste de Corrida, também para ambos os gêneros.

O edital apresenta toda a descrição necessária para que os candidatos realizem os testes dentro dos padrões. Você ainda pode conferir nossas dicas sobre o TAF neste artigo.

Por último, abordaremos a fase de investigação social, que não é feita pela organizadora, mas sim pelos profissionais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Basicamente, na análise social são coletadas todas as informações sobre a vida pregressa e atual dos aprovados e convocados, focando na conduta individual e social.

Aqui, o interesse da Administração Pública, obviamente, é saber claramente se o candidato apresenta procedimento social e idoneidade moral compatíveis com o que o cargo de Soldado exige.

Todas as informações apuradas e devidamente cruzadas são provenientes dos órgãos de controle competentes para essa finalidade, e obedecendo critérios normatizados.

Se a avaliação final nessa fase considerar o candidato como "contraindicado", significa dizer que, após decorrido ampla defesa e contraditório, ele será eliminado do concurso, sem chance de ter classificação.

O que estudar para a prova do concurso PM CE?

Para dar aos candidatos uma noção clara sobre os conteúdos que precisam ser estudados com antecedência, recorremos mais uma vez ao edital de 2016.

Confira a lista dos conteúdos cobrados no concurso PM CE; lembrando que temos apostilas preparatórias (faça as devidas atualizações nas matérias, principalmente a parte de legislação e informática):

Língua Portuguesa:

  1. Compreensão e interpretação de texto. Tipologia e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Significação de palavras e expressões. Relações de sinonímia e de antonímia. Ortografia. Acentuação gráfica. Uso da crase.
  2. Divisão silábica. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. Locuções verbais (perífrases verbais).
  3. Funções do que e do se. Formação de palavras. Elementos de comunicação.
  4. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). Concordância verbal e nominal.
  5. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto.
  6. Elementos de coesão. Função textual dos vocábulos. Variação linguística.

Atualidades:

  • Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas.

Matemática:

  1. Números inteiros, racionais e reais. Sistema legal de medidas. Razões e proporções. Divisão proporcional. Regras de três simples e compostas.
  2. Porcentagens. Equações e inequações de 1.º e de 2.º graus. Juros simples e compostos: capitalização e descontos.

Raciocínio lógico:

  • Sequências (com números, com figuras e de palavras), proposições, conectivos, argumentos válidos, equivalência e implicação lógica.

Informática:

  1. Conceitos e fundamentos básicos. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus).
  2. Identificação e manipulação de arquivos. Backup de arquivos. Conceitos básicos de Hardware (Placa-mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs). Periféricos de computadores.
  3. Ambientes operacionais: Utilização dos sistemas operacionais Windows XP Profissional e Windows 7. Conceitos básicos sobre Linux e Software Livre. Utilização dos editores de texto (Microsoft Word e LibreOffice Writer).
  4. Utilização dos editores de planilhas (Microsoft Excel e Libre Office Calc). Utilização do Microsoft PowerPoint. Utilização e configuração de e-mail no Microsoft Outlook.
  5. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, busca e pesquisa na Web, Mecanismos de busca na Web, Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome.
  6. Segurança na Internet, Vírus de computadores, Spyware, Malware, Phishing. Transferência de arquivos pela internet.

Conhecimentos específicos:

  1. Legislação: Estatuto dos Militares do Estado do Ceará (Lei Estadual nº 13.729/2006, e suas alterações até a data de publicação do Edital).
  2. Código Disciplinar dos Militares do Estado do Ceará (Lei 13.407/2003 e suas alterações até a data de publicação do edital).
  3. Lei Complementar Estadual nº 98/2011 e suas alterações até a data de publicação do edital.
  4. Constituição Federal de 1988: Artigo 5º – Capítulo I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos e Artigo 144 – Capítulo III – Da Segurança Pública, com suas alterações até a data de publicação do Edital.

Último concurso da Polícia Militar do Ceará

O último concurso público da PM CE ocorreu em 2016, sob a responsabilidade do Instituto AOCP. Na época, a oferta foi de 4.200 vagas para ingresso no cargo de Soldado PM da Carreira de Praças.

Anteriormente a esse, houve o concurso para o Quadro de Oficiais Policiais Militares do Ceará, em 2013, organizado pelo Cebraspe. A remuneração prevista naquele certame foi de R$ 4.121,78, com dedicação exclusiva.

O ingresso se daria na condição de Primeiro - Tenente e o requisito básico para concorrer era ter curso de nível superior reconhecido pelo MEC em qualquer área.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Ceará diretamente no seu e-mail

Veja mais concursos abertos »

Especial Concurso BB

Veja mais »