Prefeitura de Fortaleza - CE publica novo edital de processo seletivo

A Prefeitura de Fortaleza, no Ceará, abre processo seletivo para profissionais da educação. O salário é de R$ 4.534,64.

A Prefeitura de Fortaleza, no Estado do Ceará,  por meio do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMPARH), lançou um novo edital n° 72/2018 de processo seletivo destinado a recrutar profissionais para admissão em regime de contrato administrativo, por tempo determinado, para o provimento de 38 vagas de formadores do Programa MAIS PAIC.

Os contratados irão atuar na formação dos profissionais da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no acompanhamento às instituições de educação infantil e das escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.


As vagas são distribuídas nas funções de Formador da Educação Infantil e Formador dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e o salário é de R$ 4.534,64 correspondente a jornada de trabalho de 40 horas.

Podem participar profissionais que tenham Graduação em Pedagogia e/ou Psicologia, mínima de dois anos na área de educação devidamente comprovada por certidão/declaração expedida por instituição formal de ensino ou Graduação em Pedagogia e/ou Letras, entre outros requisitos especificados no edital do processo seletivo.

As inscrições deverão ser feitas por meio do endereço eletrônico concursos.fortaleza.ce.gov.br, até o dia 05 de agosto de 2018. Haverá uma taxa de inscrição no valor de R$ 110,00.

O Processo Seletivo é composto por Análise de Títulos e Experiência Profissional e Prova Didática. A Prova Didática está prevista para ocorrer o dia 25 de agosto de 2018.

O processo seletivo tem prazo de validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a contar da data da publicação do ato de homologação de seu resultado final.


TEMAS DA PROVA DIDÁTICA

Formador da Educação Infantil
1.A história da infância e da Educação Infantil no Brasil; 2. Organização curricular na Educação Infantil; 3. Legislação da Educação Infantil no Brasil;  4. O cuidar e o educar nas instituições de Educação Infantil; 5. As contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a Educação Infantil;  6. A brincadeira na Educação Infantil;  7. As “cem linguagens” da criança e o papel do professor da Educação Infantil;  8. Oralidade, leitura e escrita na Educação Infantil: alternativas teóricas e práticas;  9. Literatura Infantil: práticas pedagógicas e implicações para o desenvolvimento infantil;  10. Os instrumentos metodológicos na Educação Infantil: planejamento, registro, observação e avaliação.

Formador dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 
O ensino da oralidade para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental; 2. Leitura: formando leitores críticos; 3. Estratégias metodológicas para o ensino e a aprendizagem da Matemática; 4. Produção de textos escritos nos anos iniciais do ensino fundamental; 5. A importância da literatura infantil no processo de formação de leitores;  6. Resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental.


ATRIBUIÇÕES

Formador da Educação Infantil
O candidato selecionado terá 40 (quarenta) horas de trabalho semanal, carga horária que será destinada à atuação como Formador de profissionais que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Fortaleza, passando a assumir as seguintes atribuições:
-Participar de reuniões, estudos e encontros realizados pela Secretaria Municipal da Educação (SME), através da Coordenadoria de Educação Infantil;
-Participar de reuniões, estudos e encontros realizados pelo Distrito Educacional no qual está lotado;
-Participar das formações de formadores realizadas pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) - Eixo Educação Infantil, da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), alcançando o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de presença;
-Manter-se atualizado na área de estudo da Educação Infantil, visando à qualidade dos encontros de formação continuada – reflexão teórica e prática;
-Atuar na formação e acompanhamento dos profissionais que atuam na Educação Infantil;
-Organizar, coordenar e ministrar a formação do PAIC junto aos técnicos em educação que atuam na Educação Infantil do Distrito Educacional;
-Realizar acompanhamento pedagógico às instituições de Educação Infantil da Prefeitura de Fortaleza, no âmbito do Distrito Educacional da sua lotação;  Acompanhar a prática pedagógica dos professores e coordenadores pedagógicos da educação infantil;
-Produzir relatórios mensais das formações ministradas;
-Produzir relatórios mensais das instituições que acompanha a partir dos instrumentais de coleta de dados;  
-Realizar e acompanhar os encaminhamentos das demandas educacionais diagnósticas a partir do acompanhamento às instituições, articulando-se com outras coordenadorias quando necessário;
-Organizar, preencher e manter atualizada a frequência dos cursistas participantes da Formação Continuada da Educação Infantil;
-Articular-se com os gestores escolares e coordenadores pedagógicos das escolas municipais visando ao fortalecimento do Programa de Alfabetização na Idade Certa - Eixo Educação Infantil;
-Planejar e avaliar, junto aos técnicos em educação da Secretaria Municipal da Educação (SME), e dos Distritos Educacionais, os encontros de formação dos professores e coordenadores pedagógicos, bem como a execução do trabalho de acompanhamento às instituições educacionais.

Formador dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
O trabalho consistirá em atuar na formação dos profissionais dos anos iniciais do ensino fundamental (professores e coordenadores pedagógicos) e no acompanhamento pedagógico às instituições de ensino fundamental do Município de Fortaleza. Seguem as atribuições:
-Ter compromisso com a política de alfabetização;
-Compromisso com a política de formação da rede municipal de educação e aprendizagem dos alunos;
-Participar nas formações promovidas pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e Secretaria Municipal da Educação (SME);
-Participar de momentos de estudo e planejamento das formações dos anos iniciais e caso necessário, coordenadores pedagógicos;
-Acompanhar as turmas dos professores cursistas, em seus planejamentos e em sala de aula observando os aspectos pedagógicos e a assiduidade dos mesmos (alunos e professores);
-Encaminhar todos os relatórios relativos às suas atribuições;
-Observação e avaliação da aprendizagem dos alunos aplicando instrumentos de modo amostral;
-Participar de todas as reuniões para as quais forem convocados;
-Incentivar os professores a participar da formação e a contribuir ativamente com as propostas desenvolvidas;
-Realizar formação em serviço;
-Acompanhar os resultados das avaliações e propor estratégias de intervenções, visando a melhor aprendizagem dos alunos; e -Realizar atividades pertinentes à sua função, solicitada pelos distritos de educação.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Fortaleza diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
CaixaEstagiárioVárias
CAU - Conselho de Arquitetura e UrbanismoNíveis Médio e Superior1
Prefeitura de BanabuiúTodos os níveis de escolaridade129
Prefeitura de QuixeramobimTodos os níveis de escolaridade400
Prefeitura de SobralNíveis Médio e Superior18
Prefeitura de Várzea AlegreAgente comunitário de saúde23
UFCNíveis Médio e Superior29
Veja todos » Concursos Abertos