SEDUC - CE divulga processo seletivo

Secretaria da Educação do Estado do Ceará abre vagas para bolsistas através do Programa Avance

A Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) lançou o edital 015/2018 de processo seletivo que se destina à concessão de 2.000 bolsas no âmbito do Programa Avance, destinado a jovens que estejam estudando em instituições de ensino superior da rede pública ou privada.

Na distribuição das vagas, vale ressaltar que 20% serão reservadas a cotistas negros, índios, pessoas com deficiência e quilombolas. Ao todo esses 20% representam 400 bolsas, das quais 240 serão para negros (60%), 80 para pessoas com deficiência (20%), 40 bolsas para indígenas (10%) e 40 bolsas para quilombolas (10%). O valor das bolsas é de R$ 937,00 que devem ser concedidas em um período de seis meses, podendo, de igual modo, se estender por 12 meses com valor menor de R$ 468,50.

Entre os requisitos que credenciam a inscrição de quem deseja ser bolsista, destacam-se os seguintes: estar matriculado, neste ano vigente de 2018, no primeiro ano de um curso de graduação em Instituição de Ensino Superior, devidamente autorizada pelo MEC, ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública do estado do Ceará, ser cadastrado no CadUnico – que é o Cadastro Único do Governo Federal para credenciamento a inscrever-se em programas sociais. Neste caso, pessoas oriundas de famílias que recebem Bolsa Família terão prioridade.

As inscrições ocorrerão exclusivamente pela internet por intermédio do endereço eletrônico http://avance.seduc.ce.gov.br entre as 8h do dia 19 de abril de 2018 e 23h59 do dia 06 de maio de 2018. É importante informar, também, no momento de preenchimento do formulário de inscrição no respectivo site a opção de ser cotista negro, índio, portador de deficiência ou quilombola. Pessoas que conseguem comprovar e se encaixam no perfil precisam expor esses dados. É importante, para todos, terem em mãos o número do NIS que serve como comprovante do CadUnico.

O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo, deste modo, a primeira uma análise do cumprimento dos requisitos e dos documentos comprobatórios. Esta etapa possui caráter classificatório e eliminatório. Na segunda etapa será avaliada a média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos classificados na primeira etapa.

A divulgação da relação preliminar dos estudantes considerados aptos à segunda etapa ocorrerá em 14 de maio de 2018. Já o resultado final, após os recursos, será divulgado no dia 18 de maio, segundo cronograma do edital de lançamento e regimento do processo seletivo. A relação final dos classificáveis ocorrerá em 25 de maio de 2018.

Fonte: http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20180409/do20180409p01.pdf (pag. 67)