Concurso Ministério das Relações Exteriores - MRE

Novo concurso do Ministério das Relações Exteriores se destina ao preenchimento de 30 vagas na Carreira de Diplomata.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou o edital nº 1/2017, que regula o concurso público de admissão à Carreira de Diplomata, para o preenchimento de 30 vagas na classe inicial de Terceiro-Secretário. A execução do concurso está a cargo do Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Cebraspe.

A remuneração inicial no Brasil a que os novos Diplomatas terão direito será de R$ 16.935,40 (valor bruto) e as atribuições básicas do cargo serão ligadas às atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

Para concorrer a uma das vagas é preciso: ter diploma de curso de graduação de nível superior em qualquer área, ser brasileiro nato, estar em gozo dos direitos políticos, estar em dias com as obrigações militares (candidatos do sexo masculino) e eleitorais, idade mínima de 18 anos, entre outras exigências que devem ser conferidas no edital. Dentro do total de vagas estão previstas as reservas para candidatos negros (6) e pessoas com deficiência (2).

A participação no concurso deve ser efetivada por meio do acesso à página do Cebraspe (http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_17_diplomacia), entre 23 de junho e 10 de julho de 2017. Será necessário quitar uma taxa de R$ 225,00.

O concurso consistirá, na primeira fase, de prova objetiva, de caráter  eliminatório, constituída de questões de CERTO ou ERRADO, de Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Língua  Inglesa, Política  Internacional, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito  Internacional Público.

A segunda fase será composta de provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa. A terceira fase  consistirá de mais provas escritas de História do Brasil, Geografia, Política  Internacional, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa.

A prova objetiva da primeira fase será aplicada nas capitais dos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal, na data provável de 13 de agosto de 2017 e dois dias depois deverá ser disponibilizado o gabarito preliminar. As datas de todas as demais fases estão detalhadas no edital.

Edital e demais atualizações: http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_17_diplomacia

Tópico: MRE - Ministério das Relações Exteriores

Veja mais concursos abertos »