Concurso Ministério das Relações Exteriores - MRE

Novo concurso do Ministério das Relações Exteriores se destina ao preenchimento de 26 vagas na Carreira de Diplomata.

Na edição de 12 de junho de 2018 do Diário Oficial da União o Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou a Portaria Normativa nº 447 que trata sobre o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (Concurso CACD 2018). A função é uma das mais concorridas e almejadas, haja vista, que o salário inicial é de R$ 17.393,40 acrescido de R$ 458 de auxílio-alimentação.

Os aprovados no concurso iniciam como Terceiros-Secretários do MRE e ao todo serão disponibilizadas 26 vagas para contratação imediata. De acordo com a portaria, destas 26 vagas, serão destinadas 20% para candidatos negros e pessoas com deficiência.

O concurso ocorrerá em três fases distintas, todas de caráter classificatória e eliminatório, sendo, deste modo, a primeira aplicação de prova com conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público.

Os aprovados nesta fase serão convocados para prova discursiva que constará de conhecimentos em Português e Inglês. Por último na terceira fase haverá prova escrita com questões de História do Brasil, Política Internacional e Geografia, Língua Inglesa, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público e prova objetiva de Língua Espanhola e Língua Francesa.

Diferente dos demais concursos anteriores do Ministério das Relações Exteriores para diplomata, este ano haverá uma redução entre o período de lançamento do edital e a realização da primeira fase que é a prova objetiva. Geralmente ocorria 90 dias após a publicação do edital, porém, este ano será de 45 dias apenas.

A prova objetiva que ocorrerá em todos os 26 estados e no Distrito Federal credenciará 300 candidatos a participarem das demais fases. É importante especificar que destes 300 apenas 225 é de ampla concorrência e os outros se subdividem em 60 vagas para negros e 15 para pessoas com deficiência.

Após todas as demais fases e a aprovação dos 26 candidatos far-se-á necessário que passem por exames pré-admissionais e perícia médica.

Fonte: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=529&pagina=36&data=12/06/2018

Tópico: MRE - Ministério das Relações Exteriores

Compartilhe

Comentários

Concursos RelacionadosVagas
Concurso IPHANNíveis Médio e Superior411
Concurso Polícia FederalNível Superior500
CFBio - Conselho Federal de BiologiaNíveis Fundamental e Médio100
CLDF - Câmara Legislativa do Distrito Federal Níveis Médio e Superior59
Veja todos » Concursos Abertos