Concurso PCDF Administrativo é autorizado; previsão de 260 vagas

Concurso PCDF Administrativo poderá ser realizado em breve. No texto da LDO 2021, estão previstas 260 vagas para as áreas de apoio da corporação. Confira.

Concurso PCDF Administrativo: enquadramento em logo da Polícia Civil do Distrito Federal, que está acoplada em viatura da corporação

260 vagas previstas para profissionais de níveis médio e superior. - Foto: André Gustavo Stumpf / Flickr

O primeiro concurso PCDF Administrativo foi autorizado pela Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal! Conforme portaria* publicada no dia 08 de março de 2021, serão ofertadas vagas efetivas para as carreiras de Apoio às Atividades da Polícia Civil do DF. A realização do certame, por outro lado, ainda depende de parecer favorável das áreas técnicas de pessoal, orçamento e finanças.

Esses setores estão associados à Secretaria de Estado de Economia do DF. Eles vão considerar os seguintes critérios para garantir a autorização oficial do concurso PCDF Administrativo:

  • Existência de vagas nos cargos que poderão ser pleiteados para a corporação;
  • Ocorrência de vacâncias que justifiquem suas correspondentes reposições (até o término do período de restrição imposto pelo art. 8º da Lei Complementar nº 173/2020); e
  • Adequação orçamentária e financeira com base na Lei Orçamentária Anual. O concurso PCDF Administrativo também deve ser compatível com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2021).

Vale lembrar que o certame já havia aparecido na LDO 2021. No texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, estão previstas 260 vagas para o setor administrativo da Polícia Civil do DF. Caso a corporação atenda às exigências da Secretaria de Economia, esse será o primeiro concurso PCDF para as suas áreas de apoio. Os cargos em questão são atualmente ocupados por somente 33 servidores efetivos.

*A portaria de nº 63/2021, com a autorização para o concurso PCDF Administrativo, está disponível no Diário Oficial do DF (dia 08 de março de 2021, página 08).

Concurso PCDF Administrativos: situação atual

Antes da autorização preliminar, o concurso PCDF Administrativo já estava previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO DF 2021). A corporação poderá contar com 260 novas vagas para as suas áreas de apoio, desde que o certame seja oficialmente aprovado. Confira como as oportunidades deverão concedidas para os seguintes cargos:

  • Gestor de Apoio às Atividades Policiais Civis: 60 vagas;
  • Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis: 200 vagas.

Conforme o portal da transparência do Distrito Federal, existem 1.246 cargos vagos na área administrativa da Polícia Civil do DF. Cerca de 500 postos estão atualmente desocupados na carreira Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis. O deficit no cargo de Gestor, por sua vez, é de 746 vagas.

Quando o concurso for devidamente aprovado, a PCDF ficará responsável por selecionar os servidores da comissão organizadora. Eles terão o objetivo de realizar os preparativos iniciais da seleção. Em seguida, será contratada a banca organizadora do concurso PCDF Administrativo. A empresa escolhida vai ficar encarregada de todos os procedimentos, como as etapas eliminatórias e classificatórias.

Concurso PCDF Administrativo: especialidades

A carreira de Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis, com 200 vagas previstas, abrange nove especialidades distintas. Elas variam de acordo com as suas respectivas atribuições. Confira quais são as especialidades que poderão ser ofertadas no concurso PCDF Administrativo:

  1. Analista de Informática – Área de atuação: Banco de Dados;
  2. Analista de Informática – Área de atuação: Desenvolvimento de Sistemas;
  3. Analista de Informática – Área de atuação: Rede de Computadores;
  4. Assistente Social;
  5. Fisioterapeuta;
  6. Nutricionista;
  7. Dentista (área de Odontologia);
  8. Pedagogo (área de Pedagogia); e
  9. Psicólogo.

Já a carreira de Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis, com 60 vagas previstas, abrange a especialidade de Agente Administrativo.

Concurso PCDF Administrativo: requisitos e atribuições

Na Polícia Civil do DF, os cargos das áreas de apoio são organizados com base nas atribuições e requisitos mínimos. Confira, abaixo, todos os detalhes sobre as carreiras do concurso PCDF Administrativo:

Analista de Apoio da PCDF - Agente Administrativo

  • Requisito: para ingressar no cargo em questão, os interessados devem ter, no mínimo, nível médio completo;
  • Atribuições: realizar atividades técnico-administrativas referentes a pessoal, desenvolvimento de pessoas, material, transporte, patrimônio, documentação, microfilmagem, comunicação e modernização; atender ao público; conferir, expedir e arquivar documentos produzidos e recebidos pela unidade de trabalho; controlar tramitação de expedientes e processos de interesse do setor de trabalho; organizar e manter arquivos e fichários de documentos referentes ao setor; operar microcomputadores e sistemas de informática.

Gestor de Apoio da PCDF – Analista de Informática (Banco de Dados)

  • Requisitos: para quem tem nível superior em qualquer área de Informática. Outra possibilidade é ter graduação em qualquer área de formação, desde que acompanhada de certificado de conclusão de especialização na área de Informática de, no mínimo, 360 horas/aula;
  • Atribuições: planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades referentes à administração de ambientes computacionais, implantando e documentando rotinas e projetos de sistemas operacionais e banco de dados com vistas a atender às necessidades do usuário; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área.

Gestor de Apoio da PCDF – Analista de Informática (Desenvolvimento de Sistemas)

  • Requisitos: para quem tem nível superior em qualquer área de Informática. Outra possibilidade é ter graduação em qualquer área de formação, desde que acompanhada de certificado de conclusão de especialização na área de Informática de, no mínimo, 360 horas/aula;
  • Atribuições: planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades de desenvolvimento de sistemas de tecnologia da informação, dimensionando requisitos e funcionalidades dos sistemas e codificando aplicativos; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área.

Gestor de Apoio da PCDF – Analista de Informática (Rede de Computadores)

  • Requisitos: para os profissionais com nível superior em qualquer área de Informática. Outra possibilidade é ter graduação em qualquer área de formação, desde que acompanhada de certificado de conclusão de especialização na área de Informática de, no mínimo, 360 horas/aula;
  • Atribuições: planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades de gestão de projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área.

Gestor de Apoio da PCDF – Assistente Social

  • Requisitos: nível superior em Serviço Social e registro no respectivo conselho de classe;
  • Atribuições: planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades referentes à interpretação e tratamento dos fenômenos sociais, estudando o comportamento e as características dos seres humanos; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área.

Gestor de Apoio da PCDF – Fisioterapeuta

  • Requisitos: nível superior em Fisioterapia e registro no respectivo conselho de classe;
  • Atribuições: planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar técnicas e métodos específicos de Fisioterapia para prevenção, habilitação e reabilitação de pacientes; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área.

Gestor de Apoio da PCDF – Nutricionista

  • Requisitos: para os candidatos com nível superior em Nutrição e registro no respectivo conselho de classe;
  • Atribuições: planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades relacionadas à educação alimentar, nutrição e dietética; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da especialidade.

Gestor de Apoio da PCDF – Dentista (área de Odontologia)

  • Requisitos: para os candidatos com nível superior em Odontologia e registro no respectivo conselho de classe;
  • Atribuições: planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento dentário de enfermidades e de afecções bucais; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da especialidade.

Gestor de Apoio da PCDF – Pedagogo (área de Pedagogia)

  • Requisitos: para quem tem nível superior em Pedagogia;
  • Atribuições: planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades referentes ao desenvolvimento de projetos pedagógico instrucionais, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo ensino-aprendizagem; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da especialidade.

Gestor de Apoio da PCDF – Psicólogo

  • Requisitos: para os candidatos com nível superior em Psicologia e registro no respectivo conselho de classe;
  • Atribuições: planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades referentes às rotinas clínicas que atendam às demandas da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente, da Delegacia da Criança e Adolescente, da Delegacia de Atendimento à Mulher e do Instituto de Medicina Legal; realizar outras atividades, referentes à psicologia organizacional aplicada ao trabalho, tais como seleção, treinamento, orientação profissional, acompanhamento e avaliação de desempenho e demais ações que se destinam a melhorar a qualidade de vida e saúde do servidor, bem como, a segurança e desenvolvimento da organização; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da especialidade.

Concurso PCDF Administrativo: jornadas e remunerações previstas

As remunerações para os cargos de apoio variam com base no nível de escolaridade exigido. Confira os valores previstos:

  • Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis – Agente Administrativo: R$ 2.964,00 em jornadas de 30 horas semanais e R$ 3.592,00 para jornadas semanais de 40 horas;
  • Gestor de Apoio às Atividades Policiais Civis (todas as especialidades): R$ 4.656,00 em jornadas de 30 horas semanais e R$ 6.208,00 para jornadas semanais 40 horas.

É possível que as remunerações do concurso PCDF Administrativo sejam alteradas ao longo dos próximos meses, com base nos reajustes correspondentes. Os valores serão oficializados por meio do lançamento do edital de abertura.

Outros concursos previstos no DF

No Distrito Federal, a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021 foi oficialmente publicada em setembro de 2020. O texto prevê que cerca de 11.949 vagas serão destinadas para o Poder Executivo, além de 409 aos concursos do Poder Legislativo. Veja os órgãos públicos que poderão contar com novos certames ainda em 2021:

  • Câmara Legislativa DF: 397 vagas;
  • Tribunal de Contas: 12 vagas;
  • Nomeações: 12 vagas;
  • Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal SEEC: 509 vagas;
  • Secretaria de Saúde do Distrito Federal: 3.843 vagas;
  • Secretaria de Estado de Educação Distrito Federal: 2.768 vagas;
  • Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal: 10 vagas;
  • Secretaria de Estado da Segurança Pública do Distrito Federal: 1.089 vagas;
  • Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal: 375 vagas;
  • Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal: 10 vagas;
  • Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal: 10 vagas;
  • Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal: 2.143 vagas;
  • Procuradoria Geral do Distrito Federal: 165 vagas;
  • Controladoria do Distrito Federal: 43 vagas;
  • Concurso PCDF Administrativo: 260 vagas;
  • Defensoria Pública do Distrito Federal: 226 vagas;
  • Fundação Hemocentro De Brasília: 121 vagas;
  • Departamento de Trânsito: 72 vagas;
  • Serviço de Limpeza Urbana: 105 vagas;
  • Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal: 116 vagas;
  • Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal: 25 vagas;
  • Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal: 10 vagas;
  • Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal: 49 vagas.

Concurso PCDF em andamento para Escrivão e Agente

De acordo com o edital de nº 01/2019, estão sendo fornecidas 300 vagas efetivas para o cargo de Escrivão, que requer ensino superior em qualquer área de formação e CNH na categoria “B”. Os profissionais que se classificarem vão receber subsídios de R$ 8.698,78 para jornadas semanais de 40 horas.

Ao todo, mais de 52 mil pessoas se cadastraram no certame para Escrivão e tiveram que pagar uma taxa no valor de R$ 199,00. Já o edital nº 01/2020 garante 600 vagas efetivas para Agente da PCDF, além de 1.200 postos em cadastro reserva. Tanto os requisitos quanto os subsídios são os mesmos previstos para o cargo de Escrivão.

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Brasília diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
MPDFTVárias
Apex-Brasil3
CFQ
Níveis Médio e Superior
270
CRESS
Todos os níveis de escolaridade
45
DEPEN
Todos os níveis de escolaridade
107
Veja todos » Concursos Abertos

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »