Concurso PPGG DF: 1.400 vagas autorizadas; edital deve sair em 2021

Concurso PPGG DF foi autorizado em abril de 2018, mas sofreu com adiamentos. Com a divulgação da quantidade de vagas, falta oficializar a banca organizadora.

Concurso PPGG DF: a foto mostra um enquadramento em que pessoas estão lendo um contrato, não são mostrados rostos, apenas as mãos de duas pessoas com um dos dedos apontando o documento

Vagas previstas na PPGG - Foto: Pixabay

O concurso PPGG DF está mais perto de ser realizado. A Secretaria de Economia do Distrito Federal (SEEC DF) publicou uma Portaria que detalha as oportunidades do certame da carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal (PPGG DF). 

Segundo o documento, serão 1.400 vagas, sendo 250 de início imediato e 1.150 de cadastro reserva para os seguintes cargos:

  • Gestor em Políticas Públicas e Gestão Governamental: 100 vagas diretas e mais 300 de cadastro reserva;
  • Analista em Políticas Públicas e Gestão Governamental: 150 vagas diretas e mais 850 de cadastro reserva.

A Portaria n° 50, de 01 de março de 2021 também poderá ser lida no site Diário Oficial do Distrito Federal. Procure pela edição do dia 03 de março de 2021, a partir da página 06.

Além disso, em outra publicação (Portaria nº 38), no Diário do dia 11 de fevereiro de 2021, foram informados as atribuições e requisitos dos cargos, conforme descrevemos mais abaixo na matéria.

Situação atual do concurso PPGG DF

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (SEEC DF) vem adiando o certame autorizado para a carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG) desde o ano de 2018 e passou por duas prorrogações, ambas de 180 dias (seis meses).

O último adiamento teve o prazo contado a partir de 12 de julho de 2019 (veja extrato nesta edição do DODF, página 40), durando até janeiro de 2020. Veja:

O processo tramitando na plataforma SEI DF, sobre o concurso da carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental, estava parado na SEEC DF desde 10 de fevereiro de 2020.

Mas, do dia 03 ao dia 09 de novembro de 2020, ele passou por algumas movimentações internas. Na prática, essa movimentação não trouxe dados novos e os documentos envolvidos eram de acesso restrito.

Agora, com a atualização da quantidade de vagas e a publicação dos requisitos e atribuições dos cargos, é provável que o concurso finalmente tenha um edital divulgado no ano de 2021. O concurso PPGG DF será o primeiro realizado para esse grupo ocupacional.

Banca organizadora do concurso PPGG DF

A Comissão Organizadora do seletivo foi constituída no dia 01 de agosto de 2018, por meio da Portaria nº 351. A organizadora chegou a ser anunciada (Cebraspe), mas ainda não ocorreu a oficialização desse contrato.

Portanto, por causa do tempo decorrido, é possível que haja mudanças. Mesmo assim, o Cebraspe continua sendo o favorito.

Concurso PPGG DF: remuneração e gratificações

Confira os valores e gratificações que os Gestores e Analistas podem ter:

  • Gestor em Políticas Públicas e Gestão Governamental: remuneração inicial será provavelmente em torno de R$ 6.760,00;
  • Analista em Políticas Públicas e Gestão Governamental: remuneração inicial por volta de R$ 4.480,00.

Ambos os valores apontados estão baseados na tabela de escalonamento vertical dos cargos, considerando ainda uma jornada semanal de 40 horas.

Algumas das gratificações que podem fazer parte da composição remuneratória da carreira são:

  • GDAT - Gratificação de Desempenho de Atividade Técnica;
  • GAV - Gratificação de Atividade de Vigilância Sanitária;
  • GAJ - Gratificação de Atividade Judiciária;
  • GHPP - Gratificação por Habilitação em Políticas Públicas;
  • GETAP - Gratificação de Exercício Temporário de Atividade Penitenciária.

Requisitos do concurso PPGG DF

Gestores: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior, em nível de graduação, nas áreas indicadas na descrição sumária, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação; e, nos casos em que houver, registro no Conselho de Classe.

Analistas: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Atribuições do concurso PPGG DF

Gestores: Formular, planejar, coordenar, supervisionar e avaliar atividades relacionadas à gestão governamental de políticas públicas nos diversos órgãos da Administração Direta, relativamente autônomos, especializados, fundações públicas e autarquias, inclusive de regime especial; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades da especialidade do cargo.

Analistas: Desenvolver atividades relacionadas à gestão governamental de políticas públicas nos diversos órgãos da Administração Direta, relativamente autônomos, especializados, fundações públicas e autarquias, inclusive de regime especial; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades da especialidade do cargo.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Brasília diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
BRB - Banco de Brasília200
IBRAM DF
Níveis Fundamental e Médio
225
UnB5
Veja todos » Concursos Abertos

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »