Concurso TC DF: PROVAS SUSPENSAS

Tribunal de Contas do Distrito Federal anuncia suspensão da prova objetiva. O concurso TC DF é destinado ao cargo de Auditor (Conselheiro Substituto).

Concurso TC DF: a foto mostra o Tribunal de Contas do Distrito Federal, Brasília, Brasil

Confira o edital para Conselheiro - Foto: Wikimedia Commons

O Tribunal de Contas do Distrito Federal acaba de anunciar por meio de sua banca organizadora, o Cebraspe, a suspensão das provas objetivas de seu concurso público (concurso TC DF) destinado ao preenchimento de uma vaga imediata e cadastro de reserva no cargo de Auditor (Conselheiro Substituto).

A prova estava prevista para o dia 14 de março de 2021, mas conforme documento publicado no site da banca organizadora, sua realização está suspensa.

Informações sobre o cargo 

Um dos atrativos desse certame, sem dúvidas, é a questão financeira. Afinal de contas, a remuneração do aprovado que for contratado será de R$ 33.689,10.

Podem concorrer à vaga candidatos que possuam formação em qualquer curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação.

As atividades básicas de um Auditor do TCDF substituto é, de fato, substituir os Conselheiros em suas ausências ou impedimentos.

Segundo o edital, ele também pode presidir a instrução dos processos e ainda, sempre que solicitados, atender as convocações da Presidência para completar o quórum das sessões.

Concurso TC DF: requisitos para assumir o cargo

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa;
  • Estar em gozo dos direitos políticos, quite com as obrigações militares e eleitorais;
  • Ter idade mínima de 35 anos e máxima de 65 anos;
  • Ter idoneidade moral e boa reputação;
  • Possuir notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos, financeiros e de administração pública;
  • Ter mais de 10 anos de atividade profissional que exija esses notórios conhecimentos;
  • Ter aptidão física e mental;
  • Providenciar às suas custas os exames laboratoriais, quando solicitado;
  • Apresentar, no ato da posse, a declaração de bens e cumprir outros requisitos.

Concurso TC DF: inscrições encerradas

A inscrição custou R$ 280,00 e foi realizada no site do Cebraspe entre os dias 15 de janeiro de 2021 a 03 de fevereiro de 2021.

O edital completo e todas as atualizações eventuais devem ser lidos diretamente no site informado.

Provas do concurso TC DF

Esse é um concurso público que requer uma dose extra de preparação, pois as avaliações são exigentes.

A prova objetiva de conhecimentos I terá 75 questões sobre: direito constitucional, direito administrativo, direito civil, direito processual, direito penal, direito empresarial, direito tributário, direito previdenciário e conhecimentos sobre o DF.

A prova objetiva de conhecimentos II, por sua vez, trará outras 75 questões sobre as seguintes áreas:

  • Controle externo e legislação institucional;
  • Auditoria governamental;
  • Administração orçamentária e financeira e orçamento público;
  • Administração pública;
  • Contabilidade geral e análise das demonstrações contábeis;
  • Contabilidade pública;
  • Economia do setor público e da regulação.

A aplicação da prova escrita objetiva estava prevista para acontecer no dia 14 de março de 2021, mas foi suspensa por conta das medidas de enfrentamento à situação de emergência em decorrência do coronavírus. Os candidatos devem ficar atentos ao site da banca organizadora, pois em breve deverá ser publicado um novo cronograma.

A prova discursiva terá duas partes: uma primeira com duas questões de no mínimo 25 linhas e no máximo 50, além de um voto (relatório, proposta de deliberação e minuta de acórdão entre 60 e 120 linhas) sobre direito constitucional, direito administrativo, controle externo e legislação institucional.

A segunda parte da prova discursiva terá também duas questões discursivas entre 25 e 50 linhas, mais uma dissertação entre 60 e 120 linhas. Os assuntos serão: direito financeiro, auditoria governamental, administração orçamentária e financeira e orçamento público.

A terceira etapa será a prova oral e envolverá "conhecimento técnico abrangendo temas relacionados" às áreas cobradas nas provas discursivas.

Por último, ocorrerá a avaliação dos títulos.

Alberto Vicente
Redator
Formado em Letras pela UEFS, colabora com o time Concursos no Brasil desde 2011, produzindo conteúdos sob medida para os seus leitores. Começou a escrever textos para a internet no ano de 1997 e não parou mais.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Distrito Federal diretamente no seu e-mail

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »