Processo seletivo Secretaria de Economia do DF: 148 vagas autorizadas

Está previsto um processo seletivo Secretaria de Economia do DF para contratação de brigadistas, visando o combate de incêndios durante a estiagem.

Processo seletivo Secretaria de Economia do DF: bombeiros em frente ao caminhão de bombeiros

Serão selecionadas três categorias de brigadistas. - Foto: Agência Brasília

Há grande expectativa no Distrito Federal para um processo seletivo Secretaria de Economia do DF. De acordo com a Portaria nº 197, de 25 de maio de 2020, foram autorizadas 148 vagas para Brigadistas. O objetivo é prevenir e combater focos de incêndio no cerrado, fundamentado pelo Decreto nº 40.614, de 13 de abril de 2020, que declarou estado de emergência ambiental na localidade.

Vagas ofertadas pela Secretaria de Economia DF

O total de ofertas será dividido entre:

  • Supervisores de Brigada: 4 vagas;
  • Chefes de Brigada: 24 vagas;
  • Brigadistas combatentes: 120 vagas.

Segundo o texto, o provimento dos cargos está previsto para junho de 2020, conforme a disponibilidade orçamentária. Além disso, o processo seletivo Secretaria de Economia do DF autorizou a abertura de 74 vagas para formação de cadastro reserva.

Você acessa o texto completo da Portaria no Diário Oficial do Distrito Federal.

Brigadistas: atribuições do cargo

Para atuar numa Brigada Florestal, é preciso ter um bom condicionamento físico e estar habituado ao trabalho rural. Os brigadistas precisam passar por treinamentos de combate a queimadas, bem como aprender a lidar com as ferramentas de combate. Eles são profissionais capacitados para:

  • Monitorar, prevenir, controlar e combater incêndios, principalmente durante o período de estiagem que, no Brasil, ocorre entre julho e outubro;
  • Evacuar ambientes;
  • Prestar atendimento de primeiros socorros;
  • Vigiar permanentemente as áreas ambientais, evitando a proliferação dos incêndios florestais;
  • Identificar as causas dos incêndios florestais;
  • Manejar o fogo;
  • Evitar que os incêndios gerem grandes perdas da natureza.

Outras seleções no DF

No momento, além do processo seletivo Secretaria de Economia do DF, estão previstos quatro concursos no Distrito Federal. São eles:

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Distrito Federal diretamente no seu e-mail

Veja mais concursos abertos »