Edital Concurso Prefeitura de Carmésia – MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMÉSIA
Estado de Minas Gerais
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
002/2011

O Prefeito Municipal de Carmésia, no uso de suas atribuições legais, observadas as disposições constitucionais sobre o assunto, com a finalidade de atender demanda da Secretaria Municipal de Educação, divulga e estabelece normas específicas para abertura das inscrições e a realização de processo seletivo simplificado para contratação, por tempo determinado, bem como as instruções contidas no Edital.

1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - O processo simplificado destina-se à seleção dos profissionais dispostos nos ANEXO I deste Edital.

1.2 - O prazo de contratação será de 01/02/2012 até 31/12/2012 de acordo com a necessidade do município.

1.2.1 - O exercício das atividades de que trata este processo seletivo simplificado dar-se-á na sede e distritos do Município de Carmésia/MG. As contratações serão distribuídas de acordo com a conveniência da Administração Pública. A qualquer momento, a recusa do servidor em exercer atividade em local designado pela secretaria, o mesmo perderá o direito a vaga e em seu lugar será convocado candidato do cadastro reserva.

1.3 - A seleção será realizada conforme disposto neste Edital.

2 - DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A CONTRATAÇÃO

2.1 - O candidato classificado no processo seletivo simplificado de que trata este Edital será contratado até o limite estabelecido de vagas, para os cargos que dispõe de vagas a preencher.

2.1.1 - Com a finalidade de prover substituições nos casos de rescisão antecipada do contrato, será formado um cadastro reserva do excedente de candidatos classificados, em ordem decrescente de pontuação.

2.1.2 - Para os cargos destinados a cadastro de reserva haverá a contratação quando houver a necessidade daquele profissional, de acordo com as necessidades da Secretaria Municipal de Educação de Carmésia/MG.

2.2 - Requisitos para contratação:

a) ter sido classificado no processo seletivo na forma estabelecida neste Edital;

b) ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do §1º, artigo 12, da Constituição Federal;

c) estar quite com as obrigações eleitorais;

d) estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;

e) possuir a formação exigida e apresentar os documentos comprobatórios;

f) ter idade mínima de 18 anos completos na data de inscrição;

g) aptidão física e mental para o exercício da função, comprovada mediante aprovação de atestado laboral;

h) declaração de cumulação, ou não, de cargos;

h) cumprir as determinações deste edital.

2.3 - Não será chamado a firmar contrato o candidato que deixar de comprovar qualquer um dos requisitos exigidos para a contratação estabelecidos neste Edital.

3 - DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

3.1 - A inscrição do candidato é gratuita e implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento, estando ele à disposição dos interessados, na íntegra no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Carmésia e no site da empresa organizadora www.polisauditoria.com.br.

3.2 - As inscrições serão realizadas:

Presencial: nos dias 05 e 06 de janeiro de 2012, na Praça Nossa Senhora do Carmo, 12 - Carmésia/MG - Horário: das 09:00 hs. às 11:00 hs. E de 13:00hs. às 16:00 hs.

VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: os candidatos deverão apresentar os documentos: Cópia do documento de identidade, cadastro de pessoa física, diploma ou histórico/declaração escolar original e cópia que será autenticada no local ou cópia do comprovante ou certidão de quitação com as obrigações eleitorais.

3.3 - O candidato deverá comparecer pessoalmente, não serão aceitas entrega por via postal, fax, internet, correio eletrônico ou por procuração.

3.4 - Será considerado inscrito no processo seletivo o candidato que tiver o seu Pedido de Inscrição confirmado através de publicação da lista no mural da Prefeitura Municipal de Carmésia.

3.5 - Não serão aceitas inscrições duplicadas. Neste caso permanecerá válida a inscrição com data mais antiga, anulando-se as demais.

3.6 - As informações prestadas no Formulário de Pedido de Inscrição são da inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão de Processo Seletivo Simplificado; o direito de excluir do processo aquele que o preencher com dados incorretos, incompletos ou rasurados, bem como se constatado, posteriormente, que os mesmos são inverídicos.

3.7 - No ato da inscrição será entregue ao candidato inscrito um cartão comprovando sua inscrição com as informações referentes ao local e horário para realização das provas.

4 - DA SELEÇÃO

4.1 - Os concorrentes às vagas serão submetidos à seleção através de prova objetiva de múltipla escolha e de títulos.

4.1.1 - Os concorrentes às vagas serão submetidos à seleção através de análise prova escrita de múltipla escolha, de caráter eliminatório, observando-se o conteúdo programático constante do ANEXO II, e ainda:

a) Os locais de aplicação das provas serão comunicados por meio do cartão de inscrição, que será entregue no ato da inscrição e de publicação no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Carmésia;

b) As provas serão ministradas e corrigidas pela empresa organizadora do processo seletivo simplificado POLIS Auditoria, Treinamentos e Serviços Contábeis, e acompanhada pela Comissão de Processo Seletivo Simplificado, com o apoio dos setores da Prefeitura convocados para este fim;

c) O candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário local fixado, munido dos documentos e instrumentos exigidos na convocação para a prova;

d) Não será permitido o ingresso de candidatos, em hipótese alguma, no estabelecimento, após o fechamento dos portões;

e) O horário de início das provas será definido na data da inscrição, observado o tempo de duração de 03 (três) horas estabelecido neste Edital;

f) Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Ministérios Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc); passaporte (ainda válido), certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público e da Magistratura, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valem como identidade; carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto);

g) Não serão aceitos como documentos de identidade, documentos sem foto, bem como: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade e nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados;

h) Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do candidato e deverão conter, obrigatoriamente, filiação, fotografia e data de nascimento;

i) Durante as provas não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, telefone celular, BIP, Walkman, gravador ou qualquer outro receptor de mensagens;

j) O Candidato que for flagrado no momento da prova manuseando algum equipamento eletrônico receptor de mensagem e/ou comunicação, terá a sua prova anulada, independente da situação deste;

k) Não haverá segunda chamada para as provas;

l) Em nenhuma hipótese o candidato poderá prestar provas fora da data, do horário estabelecido para fechamento dos portões, da cidade, do local e do espaço físico predeterminados;

m) Não será permitido, em nenhuma hipótese, o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao processo seletivo no estabelecimento de aplicação das provas;

n) Será considerado classificado na prova somente o candidato que obtiver, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) da pontuação máxima.

4.1.2 - As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no dia 16 de janeiro de 2012 de 09:00h às 12:00h, totalizando 03(três) horas de prova, e conterão 25 (vinte e cinco) questões, totalizando 100 (cem) pontos com os seguintes pesos:

10 questões de língua portuguesa - peso 04

05 questões de informática - peso 02

10 questões de conhecimentos específicos - peso 05

4.1.3 - O gabarito das provas objetivas de múltipla escolha será divulgado às 14:00h no dia 16 de janeiro de 2012 no quadro de avisos da Secretaria de Administração de Carmésia, na Praça Nossa Senhora do Carmo, 12 - Carmésia/MG e no site da empresa organizadora www.polisauditoria.com.br.

4.1.4 - O resultado das provas objetivas de múltipla escolha será divulgado as 16:00h no dia 19 de janeiro de 2012 no quadro de avisos da Secretaria de Administração de Carmésia, na Praça Nossa Senhora do Carmo, 12 - Carmésia/MG e no site da empresa organizadora www.polisauditoria.com.br.

4.2 - A prova de títulos, de caráter classificatório, será valorizada em até 20 (vinte) pontos e obedecerá o critério de pontuação estabelecido a seguir:

a) Comprovação de formação do candidato na área/disciplina de inscrição (título obrigatório e eliminatório) - 05 (cinco) pontos por título (até o máximo de 05 (cinco) pontos);

b) Pós-Graduação na área de educação - 05 (cinco) pontos por título (até o máximo de 05 (cinco) pontos);

c) Mestrado - 05 (cinco) pontos por título (até o máximo de 05 (cinco) pontos);

d) Doutorado - 05 (cinco) pontos por título (até o máximo de 05 (cinco) pontos).

4.2.1 - Só serão analisados os títulos dos candidatos aprovados, que alcançarem o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de acertos nas questões das provas de múltipla escolha.

4.2.2 - Os títulos deverão ser apresentados de 08:00h às 12:00h no dia 24 de janeiro de 2012 na Secretaria Municipal de Educação de Carmésia, na Rua Marieta Ferreira Soares, 68, 1º andar - Carmésia/MG

5 - DOS RECURSOS

5.1 - Recursos interpostos em face de fatos extraordinários deverão ser feitos datilografados ou digitados, dirigidos à Comissão de Processo Seletivo Simplificado, e entregues e protocolados pelo próprio candidato junto ao protocolo geral, na Secretaria Municipal de Educação de Carmésia, nas respectivas datas, das 12:00hs. às 16:00hs., devendo estar devidamente fundamentados, constando o nome do candidato, número de inscrição, o endereço para correspondência e telefone.

5.2 - O prazo para interposição de recursos é de 02 (dois) dias úteis após a ocorrência do fato.

5.3 - Somente serão apreciados os recursos interpostos dentro do prazo estabelecido e que possuírem fundamentação e argumentação lógica e consistente que permita sua adequada avaliação. Recursos que não atendam os requisitos serão preliminarmente indeferidos.

5.4 - Não serão aceitos recursos interpostos por fax, telex, internet, telegrama ou outro meio que não seja o especificado no item 5.1 deste Edital.

5.5 - A Comissão de Processo Seletivo Simplificado constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos administrativos adicionais.

5.6 - Admitido o recurso, caberá à Comissão de Processo Seletivo Simplificado manifestar-se pela reforma ou manutenção do ato ocorrido, cuja decisão será comunicada ao Candidato por escrito em 02 (dois) dias úteis, no local mencionado no item 5.1.

5.7 - A interposição de recursos não obsta o regular andamento do cronograma do Processo Seletivo.

6 - DA CLASSIFICAÇÃO

6.1 - A classificação final dos candidatos, por cargo, será feita pela soma dos pontos obtidos nas provas objetivas de múltipla escolha, acrescidas da pontuação obtida com títulos.

6.1.1 - O resultado das provas objetivas de múltipla escolha somado aos pontos obtidos com a titulação será divulgado às 16:00h do dia 27 de janeiro de 2012 no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Carmésia, na Praça Nossa Senhora do Carmo, 12 - Carmésia/MG, na Secretaria Municipal de Educação a Rua Marieta Ferreira Soares, 68, 1º andar - Carmésia/MG e no site da empresa organizadora www.polisauditoria.com.br.

6.2 - Apurado o total de pontos, na hipótese de empate entre os candidatos, por cargo, será dada preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, ao candidato que:

a) Obtiver o maior número de pontos na prova de conhecimentos específicos;

b) Tiver maior tempo de serviço, ano a ano, na administração pública, em qualquer nível;

c) For mais idoso.

6.3 - Configurando o primeiro desempate, os demais critérios serão desprezados.

6.4 - Em hipótese alguma haverá classificação de candidatos considerados eliminados no processo seletivo simplificado.

6.5 - O resultado final do processo seletivo simplificado será homologado pelo Prefeito Municipal e sua homologação publicada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Carmésia.

7 - DA CONTRATAÇÃO

7.1 - Os aprovados serão submetidos a exames médicos admissionais, reservado o direito à Administração Pública de obstar a contratação nos casos de inexorável incompatibilidade entre possíveis patologias diagnosticadas e a atividade a ser exercida.

7.2 - Os candidatos classificados serão convocados para contratação por meio de publicação no mural da Prefeitura Municipal de Carmésia, na Secretaria de Educação de Carmesia, e/ou através de telegrama para o endereço constante da ficha de inscrição.

7.3 - O não-pronunciamento do candidato convocado para contratação no prazo de cinco dias úteis permitirá à Comissão de Processo Seletivo Simplificado que o convocou excluí-lo do processo de seleção.

7.4 - No período de um ano contados da homologação, caso haja rescisão contratual, poderão ser chamados para contratação candidatos classificados, quantos se fizerem necessários, observando-se rigorosamente a ordem de classificação e a relação constante do cadastro reserva.

7.5 - A contratação fica condicionada ao atendimento das condições constitucionais e legais.

7.6 - O candidato contratado submeter-se-á a regime específico de natureza temporária, na forma dos dispositivos legais pertinentes à matéria, podendo ser prorrogado ou rescindido por ambas as partes.

7.7 - O candidato deverá manter atualizado seu endereço e telefone de contato, na Secretaria Municipal de Educação, enquanto estiver participando do processo seletivo simplificado.

8 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 - As despesas porventura decorrentes da participação em todas as etapas e procedimentos do processo seletivo simplificado de que trata este Edital correrão por conta do Município de Carmésia/MG.

8.2 - Não serão fornecidos atestados, certificados ou certidões relativos à classificação ou notas de candidatos, valendo, para tal fim, os resultados oficialmente publicados.

8.3 - Não serão fornecidos atestados, cópia de documentos, certificados ou certidões relativos a notas de candidatos eliminados.

8.4 - A classificação no processo seletivo simplificado assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da rigorosa ordem de classificação e do prazo para realização de processo seletivo simplificado.

8.5 - Qualquer informação a respeito do processo seletivo simplificado poderá ser obtida pelo na Secretaria Municipal de Educação de Carmésia, junto aos membros da Comissão de Processo Seletivo Simplificado, de 14:00 as 17:00hs., na Rua Marieta Ferreira Soares, 68 - Carmésia/MG, tel.: 31 3864-1354.

8.6 - Será excluído do processo seletivo, por ato da Comissão de Processo Seletivo Simplificado, o candidato que:

a) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) agir com incorreção ou descortesia, para com qualquer membro da equipe da Comissão de Processo Seletivo Simplificado;

c) for responsável por falsa identificação pessoal;

d) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do processo seletivo;

e) efetuar o pedido de inscrição fora do prazo estabelecido neste Edital;

f) não atender às determinações regulamentares da Comissão de Processo Seletivo Simplificado, pertinentes ao processo seletivo.

8.7 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Processo Seletivo Simplificado, ouvido o Secretário Municipal de Educação.

8.8 - ANEXOS:

I - Cargos, número de vagas, vencimentos, requisitos, carga horária semanal, atribuições do cargo II - Programa de prova

Carmésia, 29 de dezembro de 2011.

Roberto Keller Carvalho Gonçalves

Prefeito Municipal

Regina Mara Carvalho Ferreira Cantizane

Secretária Municipal de Educação

Hélcio Lucas de Carvalho

Presidente da Comissão de Processo Seletivo Simplificado

ANEXO I

CARGOS, NÚMERO DE VAGAS, VENCIMENTOS, REQUISITOS CARGA HORÁRIA SEMANAL, ATRIBUIÇOES DO CARGO

CÓDIGO DO CARGO

CARGOS

Nº DE VAGAS

VENCIMENTOS (em R$)

REQUISITOS

CARGA HORÁRIA SEMANAL

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

01

Regente

Especial I

(Monitor de Alunos Especiais em Classe de Ensino Regular)

03

863,23 mensais

Nível

Superior em Pedagogia ou Normal Superior

ou

Nível Médio na Modalidade Normal (Magistério)

24 aulas

Trabalho qualificado que consiste basicamente no ensino fundamental e educação infantil (docência de turmas da educação infantil e nas series iniciais do ensino fundamental. Com atribuições em monitorar assistência pedagógica para os alunos com necessidades especiais em classe regular nas séries iniciais do ensino fundamental.. Executar atividades correlatas

02

Professor I

(Docência na Sala de Recurso Multifuncional)

01

1.014,58 mensais

Nível

Superior em Pedagogia ou Normal Superior

e

Curso de mínimo 120hs, área Educação Especial

24 aulas

Trabalho qualificado que consiste basicamente no ensino fundamental e educação infantil (docência de turmas da educação infantil e nas series iniciais do ensino fundamental. Com atribuições trabalho na sala de recurso multi funcional. Executar atividades correlatas

03

Professor I

(Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental)

01

1.014,58 mensais

Nível Superior em Pedagogia ou Normal Superior

24 aulas

Trabalho qualificado que consiste basicamente no ensino fundamental e educação infantil (docência de turmas da educação infantil e nas series iniciais do ensino fundamental. Com atividades previstas no modulo I e modulo II: modulo I regência de atividades, área de estudo, conteúdos ou disciplinas dentro da sala de aula. Modulo II elaboração de programas e planos de praticas pedagógicas, controle e classe, auto aperfeiçoamento, pesquisa educacional, cooperação no âmbito da escola, participação na vida comunitária e da escola. Executar atividades correlatas

04

Professor II

Língua Portuguesa/ Redação e Expressão

01

9,39 hora/aula

Licenciatura Plena Específica

16 aulas

Trabalho qualificado que consiste basicamente na docência nos anos finais do ensino fundamental. Com atividades previstas no módulo I e módulo II: Módulo I elaboração de programas e planos de práticas pedagógicas, controle e avaliação do rendimento escolar recuperação dos alunos, reuniões, trabalhos extra- classe, auto aperfeiçoamento, pesquisa educacional, cooperação no âmbito da escola, participação na via comunitária e da escola

05

Professor II

Matemática/ Artes

01

9,39 hora/aula

Licenciatura Plena Específica

12 aulas

Trabalho qualificado que consiste basicamente na docência nos anos finais do ensino fundamental. Com atividades previstas no módulo I e módulo II: Módulo I elaboração de programas e planos de práticas pedagógicas, controle e avaliação do rendimento escolar recuperação dos alunos, reuniões, trabalhos extra- classe, auto aperfeiçoamento, pesquisa educacional, cooperação no âmbito da escola, participação na via comunitária e da escola

06

Professor II

Língua Inglesa

01

9,39 hora/aula

Licenciatura Plena Específica

14 aulas

Trabalho qualificado que consiste basicamente na docência nos anos finais do ensino fundamental. Com atividades previstas no módulo I e módulo II: Módulo I elaboração de programas e planos de práticas pedagógicas, controle e avaliação do rendimento escolar recuperação dos alunos, reuniões, trabalhos extra- classe, auto aperfeiçoamento, pesquisa educacional, cooperação no âmbito da escola, participação na via comunitária e da escola

07

Professor II

Ciências

01

9,39 hora/aula

Licenciatura Plena Específica

18 aulas

Trabalho qualificado que consiste basicamente na docência nos anos finais do ensino fundamental. Com atividades previstas no módulo I e módulo II: Módulo I elaboração de programas e planos de práticas pedagógicas, controle e avaliação do rendimento escolar recuperação dos alunos, reuniões, trabalhos extra- classe, auto aperfeiçoamento, pesquisa educacional, cooperação no âmbito da escola, participação na via comunitária e da escola

08

Professor II

Educação Física

01

9,39 hora/aula

Licenciatura plena específica

17 aulas

Trabalho qualificado que consiste basicamente na docência nos anos finais do ensino fundamental. Com atividades previstas no módulo I e módulo II: Módulo I elaboração de programas e planos de práticas pedagógicas, controle e avaliação do rendimento escolar recuperação dos alunos, reuniões, trabalhos extra- classe, auto aperfeiçoamento, pesquisa educacional, cooperação no âmbito da escola, participação na via comunitária e da escola

09

Professor II

Geografia

Cadastro Reserva

9,39 hora/aula

Licenciatura Plena específica

_

Trabalho qualificado que consiste basicamente na docência nos anos finais do ensino fundamental. Com atividades previstas no módulo I e módulo II: Módulo I elaboração de programas e planos de práticas pedagógicas, controle e avaliação do rendimento escolar recuperação dos alunos, reuniões, trabalhos extra- classe, auto aperfeiçoamento, pesquisa educacional, cooperação no âmbito da escola, participação na via comunitária e da escola

10

Professor II História

Cadastro Reserva

9,39 hora/aula

Licenciatura Plena Específica

_

Trabalho qualificado que consiste basicamente na docência nos anos finais do ensino fundamental. Com atividades previstas no módulo I e módulo II: Módulo I elaboração de programas e planos de práticas pedagógicas, controle e avaliação do rendimento escolar recuperação dos alunos, reuniões, trabalhos extra- classe, auto aperfeiçoamento, pesquisa educacional, cooperação no âmbito da escola, participação na via comunitária e da escola

11

Professor II

Educação Religiosa

Cadastro Reserva

9,39 hora/aula

Licenciatura plena específica

_

Trabalho qualificado que consiste basicamente na docência nos anos finais do ensino fundamental. Com atividades previstas no módulo I e módulo II: Módulo I elaboração de programas e planos de práticas pedagógicas, controle e avaliação do rendimento escolar recuperação dos alunos, reuniões, trabalhos extra- classe, auto aperfeiçoamento, pesquisa educacional, cooperação no âmbito da escola, participação na via comunitária e da escola

ANEXO II

PROGRAMA DE PROVA

 CARGO: PROFESSOR I / REGENTE ESPECIAL I

LÍNGUA PORTUGUESA PARA O CARGO: Ortografia. Sistema oficial vigente. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação gráfica. Morfologia: estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexão nominal e verbal. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Crase. Pontuação. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões. Ponto de vista do autor. Sugestão Bibliográfica: Gramáticas de Língua Portuguesa e outros livros que abranjam o programa proposto.

INFORMATICA PAR A O CARGO: Equipamentos, Hardware, MS-DOS, Windows, Office, Internet.

Sugestão Bibliográfica: Publicações, livros técnicos específicos da área e outros livros que abranjam o programa proposto.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO: Educação, escola e professores: Para que ensinar; O que é Educação; Educação, valores, objetivos e prioridades; Objetivos prioritários da Educação Brasileira. Aspectos fundamentais da Pedagogia: Divisão da Pedagogia; O que é Didática; Didática e metodologia; Ciclo docente. O que é currículo: Dimensões e planejamento de currículo; O currículo oculto e os livros didáticos; Parâmetros curriculares nacionais. Planejamento - o que é e qual sua importância: Etapas do planejamento; Componentes, tipos, importância e características de um planejamento de ensino. Os objetivos: importância, tipos e funções. Conteúdos: seleção e organização. Como ensinar: conceitos básicos, classificação dos métodos e técnicas. Recursos de Ensino: classificação, objetivos, critérios e importância de recursos audiovisuais. Avaliação: etapas, técnicas e utilização dos resultados. Motivação da aprendizagem: a atuação do professor como incentivador e outros aspectos relativos a motivação. Organização e direção de uma classe escolar. Modalidades especiais de educação: especial, profissional, de jovens e adultos, povos indígenas e a distância. Organização formal da escola. Relações humanas na escola. Recursos materiais. Organizações auxiliares da escola. O educador e a lei. Valorização do educador. Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional. Conceituação e desenvolvimento das Didáticas Especiais: Língua Portuguesa, Matemática, Estudos Sociais e Ciências. Desenvolvimento da História da Educação no Brasil. Sugestão Bibliográfica: Publicações, livros técnicos específicos da área e outros livros que abranjam o programa proposto.

 CARGOS: PROFESSOR PII (TODOS)

LÍNGUA PORTUGUESA PARA O CARGO DE PROFESSOR PII: Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões. Ponto de vista do autor. Ortografia. Sistema oficial vigente. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação gráfica. Morfologia: estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexão nominal e verbal. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Crase. Pontuação. Sugestão Bibliográfica: Gramáticas de Língua Portuguesa e outros livros que abranjam o programa proposto.

INFORMATICA PARA O CARGO DE PROFESSOR PII: Equipamentos, Hardware, MS-DOS, Windows, Office, Internet.

Sugestão Bibliográfica: Publicações, livros técnicos específicos da área e outros livros que abranjam o programa proposto.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PAR A O CARGO DE PROFESSOR PII - EDUCAÇÃO FÍSICA: Desportos: regras oficiais e organização de competições; aprendizagem dos esportes escolares. Ginástica artística: posições do corpo; pedagógicos dos movimentos do solo; provas masculinas e femininas e suas principais regras: aprendizagem dos movimentos nos diferentes aparelhos; adaptação de materiais para a aprendizagem na escola. Ginástica rítmica: aparelhos oficiais; elementos obrigatórios dos aparelhos e do corpo; adaptação dos aparelhos oficiais para o trabalho nas escolas; técnicas de amnejo dos aparelhos; regras oficiais básicas. Dança: fundamentos da dança; estilos de dança e suas principais características; aspectos sociais e culturais que envolvem a dança; função e objetivos da dança; dança criativa e seus fundamentos. Capoeira: historico; questões culturais e sociais¸instrumentos musiciais utilizados; fundamentos de capoeira. Folclore: significados; brincadeiras folclóricas; danças folclóricas; crendices; culinária; mitos por região. Coordenação motora fina e coordenação motora grossa (ampla). Atletismo: regras básicas; provas masculinas e femininas; processo de ensino-aprendizagem dos fundamentos na escola. Avaliação em educação física escolar; plano de ensino e plano de aula; currículos oficiais e não-oficiais; currículo em educação física; educação física e cultura. Metodologia dos grandes jogos. História da educação física. PCN (Ensino fundamental/ensino médio). RCN (Educação infantil). Educação física especial: as diferenças deficiências e formas de trabalho nas escolas. Aprendizagem motora. Educação física escolar para grupos especiais (gestantes, idosos, hipertensos, diabéticos, etc). Anatomia básica: ossos, músculos e articulaçoes; planos e eixos de movimentos; funções musculares e suas ações. Sugestão Bibliográfica: Publicações, livros técnicos específicos da área e outros livros que abranjam o programa proposto.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O C ARGO DE PROFESSOR PII - LÍNGUA PORTUGUESA/REDAÇÃO E EXPRESSÃO: Fundamentos para estudo de texto. Identificação de elementos do texto: tema, idéia central, idéias secundárias, relações de sentido entre palavras e frases, relações entre parágrafos. Aspectos semânticos ligados ao texto: sinonímia, antonímia, polissemia, ambigüidade, denotação, conotação, figuras de linguagem, vícios de linguagem. Aspectos textuais da dissertação: ponto de vista, argumentatividade, relações de causa-conseqüência. Estilos de texto: técnico, científico, literário, jornalístico, didático. Elementos de coesão textual. Mecanismos de coerência textual. Conhecimentos lingüísticos. Características gerais da linguagem humana. Elementos de representação: ícones, índices e símbolos. Noção de signo: significante e significado. Funções da linguagem: referencial, emotiva, conativa, fática, metalingüística e poética. Elementos da comunicação: emissor, receptor, canal, código, referente e mensagem. Relações sintagmáticas e paradigmáticas. Conhecimentos gramaticais. Fonética e fonologia. Prosódia, ortoépia e ortografia. Acentuação gráfica. Morfologia. Estrutura e formação de palavras. Identificação, classificação e emprego das dez classes de palavras. Emprego das palavras denotativas. Sintaxe. Frase, oração e período. Identificação, classificação e emprego dos termos da oração. Identificação, classificação e emprego das orações coordenadas e subordinadas. Estudo de períodos simples, compostos e mistos. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Ocorrência e não- ocorrência da crase. Pontuação. Conhecimentos literários. Estrutura da narrativa - elementos da prosa literária: tempo, espaço, personagem e foco narrativo. Aspectos da estrutura de poemas: ritmo, sonoridade, rima, metrificação. Aspectos gerais relacionados com o movimento Modernista na literatura brasileira. Sugestão Bibliográfica: Publicações, livros técnicos específicos da área e outros livros que abranjam o programa proposto.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O C ARGO DE PROFESSOR PII - LINGUA INGLESA: Estudo de texto em língua inglesa. Compreensão das idéias gerais e específicas de textos de diversas modalidades: técnico, científico, literário, jornalístico, didático, publicitário. Identificação de relações de sentido entre partes do texto: causa-conseqüência, temporalidade, finalidade, adversidade e outros. Elementos de estruturação do texto - aspectos de coesão. Aspectos ligados à relação entre texto e contexto - coerência textual. Conhecimentos gramaticais. Vocabulário básico: greetings, lugares, profissões, nacionalidades, objetos, números, frutas, verduras, legumes, família, cores, doenças, animais. Emprego dos verbos: to be, to have e there to be. Caso genitivo. Formas nominais dos verbos regulares e irregulares. Identificação e emprego dos pronomes: pessoais, demonstrativos, possessivos, indefinidos, interrogativos, relativos e reflexivos. Emprego dos tempos verbais: simple present, present continuous, present perfect, present perfect continuous, simple past, past continuous, past perfect, past perfect continuous, simple future, future continuous, future perfect, future perfect continuous. Conditional sentences: simple conditional, conditional continuous, conditional perfect, conditional perfect continuous. Quantificadores: many, much, a lot of, very, little, a little, few, a few. Emprego dos modais: can, could, be able to, must, may, might, would, have to, should. Formas afirmativa, interrogativa e negativa das sentenças. Vozes ativa e passiva. Question tags. Discurso direto e indireto. Emprego de adjetivos e advérbios, especialmente nas flexões do comparativo e do superlativo. Word order. Emprego de preposições: in, on, at, to, for, of, from, with, by, behind, in front of, up, down, under, below, over, above. Emprego de phrasal verbs. Sugestão Bibliográfica: Publicações, livros técnicos específicos da área e outros livros que abranjam o programa proposto.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR PII - CIÊNCIAS: Ecologia e meio ambiente: biosfera (solo, água, ar, ecossistema e cadeias alimentares); populações; comunidades bióticas (terrestre e aquáticas); biomas; ciclo biogeoquímicos. Relações ecológicas entre seres vivos: intra-especificas, intraespecificas (harmônicas e desarmônicas). Citologia e histologia. Reinos de seres vivos (vírus, fungos, monera e protista). Reinos dos animais invertebrados (poríferos e cnidários, platelmintos, nematóides, anelídeos, moluscos), insetos (artrópodes, crustáceos, aracnídeos, diplópodes, quilópodes e equinodermos). Reino dos animais vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Reino vegetal: algas, briófitas, pteridófitos, gimnosperma e angiosperma. Anatomia e filosofia da espécie humana: nutrição - digestão, circulação e respiração, excreção, sistema endócrino e sistema nervosos, percepção sensorial, proteção, suporte e movimento (revestimento,ósseo e músculos), reprodução e desenvolvimento, genética. Energia. Movimento e calor. Eletricidade e magnetismo. Luz e som. Matéria: matéria, elemento químico, substancias e misturas; separação de misturas, densidade e solubilidade, fenômenos químicos e físicos, propriedades do átomo, distribuição eletrônica segundo Linus Pauling; classificação periódica (tabela), ligações químicas, leis das reações químicas, reações químicas, funções químicas inorgânicas. Balanceamento de equações químicas. Sugestão Bibliográfica: Publicações, livros técnicos específicos da área e outros livros que abranjam o programa proposto.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR PII - EDUCAÇÃO RELIGIOSA: Teologia. História das Religiões. Ciência da Religião. Ecumenismo; Teoria Religiosa; Sociologia (Ética). Psicologia da Educação - a prova tem como finalidade básica detectar o nível de conhecimento do candidato em relação a: Importãncia da Psicologia da Educação; Aspectos do Desenvolvimento Humano Infantil e Adolescente; Fatores que interferem no Processo Ensino-Aprendizagem. TEMAS: a) Psicologia da Educação: Papel do professor e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Relação professor/aluno e suas consequências. b) Psicologia da Aprendizagem: Conceitos de Aprendizagem. Motivação da Aprendizagem. Problemas de Aprendizagem. Avaliação da Aprendizagem. c) Psicologia do Desenvolvimento Humano: Desenvolvimento cognitivo (visão piagetiana e vygotskiana). Desenvolvimento socioafetivo e sexual da criança e do adolescente (visão freudiana). d) Aspectos do Desenvolvimento do Educando: Físico-motor. Intelectual. Histórico-cultural. Socioafetivo. Sugestão Bibliográfica: Publicações, livros técnicos específicos da área e outros livros que abranjam o programa proposto.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR PII - HISTÓRIA: A expansão européia e as Américas (séc. XV-XVIII): O contexto social e cultural europeu no momento da expansão marítima (Crise, Renascimento e Reforma); A Península Ibérica e o movimento da expansão; A presença européia nas Américas e na África; O projeto colonial português na América portuguesa e as realidades da colonização; Escravidão e liberdades; Os povos indígenas. América-Europa: alterações das relações e movimentos de ruptura (séc. XVIII-XIX); O Iluminismo, revoluções liberais (Francesa e Americana); Crise do sistema colonial na América portuguesa; Afirmação da economia capitalista: a Revolução Industrial e as transformações sociais e políticas na Europa ocidental; A emancipação das treze colônias inglesas da América do Norte; A corte portuguesa no Brasil e as singularidades do processo de independência; A construção dos Estados nacionais na América Latina. O Brasil no século XIX; O estabelecimento da monarquia no Brasil: a montagem da estrutura de poder e as continuidades e mudanças no plano econômico e social; A construção da identidade nacional: "branqueamento"; Liberalismo e escravidão no Brasil; O Império e o ideal de modernidade: industrialização; Crises internas e conflitos externos: os caminhos da construção da república. O Brasil Republicano e o Mundo Contemporâneo (séculos XX e XXI); Primeira República e o sistema político oligárquico; Transformações econômicas, sociais e culturais no Brasil da Primeira República: Processos de urbanização e industrialização no Brasil; Conjunturas internacionais: a I Grande Guerra Mundial, a Revolução Russa, totalitarismo, o fascismo, a II Guerra Mundial, Guerra Fria e as repercussões na América Latina; O golpe de 1964 e o regime militar no Brasil; Resistências e experiências de cidadania no Brasil republicano; Conflitos no mundo contemporâneo: movimentos de independência das colônias africanas e asiáticas na segunda metade do século XX e as suas repercussões no mundo atual; O mundo muçulmano e fundamentalismo religioso no mundo atual. Apropriações didático-pedagógicas dos procedimentos de produção do conhecimento histórico: História e historiografia; A Escola dos Análise, abordagens historiográficas; O marxismo e sua revisão na análise historiográfica; o trabalho com as múltiplas temporalidades e espacialidades e com a relação presente, passado e futuro. Educação Histórica na perspectiva da educação para a cidadania: pluralidade cultural e o aprendizado do respeito às diferenças; educação patrimonial e cidadania; usos sociais da História: leitura e interpretação da produção e da reelaborarão de discursos e imagens através do tempo. Sugestão Bibliográfica: Publicações, livros técnicos específicos da área e outros livros que abranjam o programa proposto.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR PII - GEOGR AFIA: Teoria e métodos da Geografia. Categorias de análise geográfica - Métodos e interpretação geográfica. Evolução do pensamento geográfico. Cartografia - A aquisição das relações espaciais e o desenvolvimento do raciocínio geográfico. As habilidades básicas do raciocínio geográfico: localização, orientação e representação espacial. As linguagens da interpretação geográfica. Os grandes conjuntos paisagísticos do globo terrestre - Os elementos naturais na estruturação da paisagem. Relação sociedade/natureza e problemas ambientais. Produção e organização do espaço - População: crescimento e mobilidade espacial. Os recursos minerais e a economia. Recursos energéticos e recursos hídricos. Produção e organização do espaço urbano-industrial. O espaço agrário. O espaço da circulação e das redes. Espaço, tecnologia e globalização. Espaço, território e poder. Espaço brasileiro - Características da natureza e da sociedade. As disparidades regionais. O Brasil no contexto mundial. Sugestão Bibliográfica: Publicações, livros técnicos específicos da área e outros livros que abranjam o programa proposto.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR PII - MATEMÁTICA: Linguagem básica de conjuntos: noções básicas de conjuntos. Operações: união; interseção; diferença; complementação e produto cartesiano. Cardinalidade de conjuntos finitos. Raciocínio lógico-matemático. Teoria Elementar dos Números: número primo, algoritmo da divisão. Sistemas de numeração. Critérios de divisibilidade. Máximo divisor comum (entre números inteiros). Mínimo múltiplo comum (entre números inteiros). Princípio de indução finita. Conjuntos Numéricos: conjuntos numéricos. Operações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação nos conjuntos numéricos. Propriedades algébricas dessas operações. Médias (aritmética e ponderada). Módulo e suas propriedades. Desigualdades. Intervalos. Sistemas de medida. Proporcionalidade: razões e proporções: propriedades. Regra de três simples e composta. Regra de sociedade. Percentagem. Juros simples e compostos. Descontos simples e compostos. Relações e Funções: relações binárias. Domínio, contradomínio, imagem direta de funções. Gráficos de relações. Funções: definição e representação. Funções injetivas, sobrejetivas, bijetivas, pares, ímpares crescentes, decrescentes e periódicas. Composição de funções. Funções invertíveis. Números Complexos: Módulo, argumento, forma algébrica e forma trigonométrica. Operações com números complexos: adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação. Interpretação geométrica. Polinômios: conceitos. Funções afins, lineares e quadráticas - propriedades, raízes, gráficos. Equações biquadradas. Adição e multiplicação de polinômio. Algoritmos de divisão. Fatoração. Equações polinomiais. Relações entre coeficientes e raízes. Raízes reais e complexas. Raízes racionais de polinômios com coeficientes inteiros. Exponenciais e Logaritmos: funções exponenciais e logarítmicas; propriedades e gráficos. Mudança de base. Equações e inequações exponenciais e logarítmicas. Trigonometria: Grau e radiano. Funções trigonométricas: seno, cosseno, tangente, cotangente, cossecante, secante; propriedades e gráficos. Identidades trigonométricas. Funções trigonométricas inversas e seus gráficos. Equações trigonométricas. Leis do seno e do cosseno. Resolução trigonométrica usando triângulos. Sequências: progressões aritméticas: termo geral, soma dos termos, relação entre dois termos, propriedades. Progressão geométrica, termo geral, relação entre dois termos, soma e produto dos termos, propriedades. Análise Combinatória: princípio fundamental da contagem. Arranjos, permutações e combinações simples e com repetições. Binômio de Newton. Triângulo de Pascal. Matrizes e Sistemas Lineares: operações com matrizes: adição, subtração e multiplicação. Propriedades dessas operações. Sistemas lineares e matrizes. Resolução, discussão e interpretação geométrica de sistemas lineares. Determinantes e suas propriedades. Regra de Cramer. Regra de Sarrus e teorema de Laplace. Geometria Plana: Curvas. Ângulos. Triângulos e quadriláteros. Igualdade e semelhança de triângulos. Relações métricas nos triângulos. Círculos e discos. Polígonos regulares e relações métricas. Feixes de retas. Áreas e perímetros. Geometria Espacial: retas e planos no espaço: paralelismo e perpendicular idade entre retas, entre retas e planos e entre planos. Prismas, pirâm ides e respectivos troncos. Cálculo de áreas e volumes. Cilindro, cone, esfera e bola: cálculo de áreas e volumes. Poliedros e relação de Euler. Geometria Analítica: coordenadas cartesianas. Equações e gráficos. Distância entre dois pontos. Estudo da equação da reta: interseções de duas ou mais retas (no plano) e interpretação geométrica de sistemas lineares correspondentes. Retas paralelas e perpendiculares, feixes de retas. Distância de um ponto a uma reta, áreas de triângulos, circunferências e círculos. Estudo analítico das cônicas; parábola, elipse e hipérbole. Tópicos de cálculo diferencial: noção intuitiva de limite de função. Cálculo de limite. Noção intuitiva de continuidade de funções. Noções de derivada. Cálculo de derivadas de funções reais de variável real. Estatística básica: conceito, coleta de dados, amostra. Gráficos e tabelas: interpretação. Média (aritmética simples e ponderada, geométrica e harmônica), moda e mediana. Números índices. Desvio padrão. Probabilidades: espaço amostrai. Experimentos aleatórios. Probabilidades: clássicas, frequentistas e condicionais; propriedades. Sugestão Bibliográfica: Publicações, livros técnicos específicos da área e outros livros que abranjam o programa proposto.

Concurso relacionado:Prefeitura de Carmésia - MG abre vagas na educação