Edital Concurso IF Baiano – BA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO
CAMPUS CATU
EDITAL Nº. 111/2012
CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO E PROFESSOR TEMPORÁRIO

O Reitor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia Baiano, no uso de suas atribuições e para atender a necessidade temporária de interesse do IF Baiano, Campus - Catu torna público que estará realizando Processo Seletivo Simplificado, objetivando a contratação de Professor Substituto e Temporário nos termos da Lei nº. 8.745 de 09/12/1993, conforme autorização constante na Portaria Ministerial nº. 2.320, de 10 de agosto de 2004, publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de agosto de 2004 e nas condições estabelecidas neste Edital.

1. Procedimentos para inscrições:

1.1. As inscrições estarão abertas no período de 15/06/2012 a 26/06/2012, via internet, no endereço catu.ifbaiano.edu.br

1.2. O candidato deverá preencher completamente a ficha de inscrição (Anexo II) e enviá-la via e-mail para o endereço: sp@catu.ifbaiano.edu.br até as 23:59h do dia 26/06/2012.

1.3. As inscrições serão gratuitas e serão efetivadas mediante entrega da documentação.

1.4. A documentação deverá ser entregue presencialmente, de segunda-feira a sexta-feira até dia 28/06/2012 das 08h às 17h, exceto no período de 22 a 26/06/2012.

1.5. A homologação das inscrições ocorrerá no dia 29/06/2012, a partir das 12h, publicada no site catu.ifbaiano.edu.br e nos murais do IF Baiano - Campus Catu.

2. Processo seletivo:

2.1. O processo de seleção para escolha do candidato a ser contratado, realizar-se-á em duas fases:

a) análise e avaliação do Curriculum Vitae do candidato, preferencialmente emitido da plataforma Lattes (lattes.cnpq.br), sendo esta fase classificatória;

b) realização de uma aula para análise do desempenho didático do candidato, sendo esta fase classificatória e eliminatória.

3. Procedimento de entrega dos títulos:

3.1 No ato da entrega de títulos o candidato deverá apresentar, obrigatoriamente, a seguinte documentação:

a) original e cópia do RG;

b) original e cópia de Diploma ou certificado de conclusão comprovando uma das escolaridades exigidas no item 7.0 deste Edital.

c) Currículo, com a documentação original ou cópias autenticadas, devendo também apresentar cópia da documentação comprobatória, sendo que esta permanecerá na instituição, após análise realizada pelo (a) servidor (a) do IF Baiano Campus - Catu, para compor os autos do processo.

3.2 Os títulos, objeto de análise, deverão ser entregues presencialmente ou via procuração simples até o dia 28/06/2012 no Setor de Registros Acadêmicos do IF Baiano Campus Catu, situado à Rua Barão de Camaçari, nº. 118 Bairro: Barão de Camaçari - Catu - BA até às 17h.

3.3 Os documentos entregues em língua estrangeira deverão ser traduzidos por um tradutor juramentado.

3.4 Não serão aceitos títulos entregues via sedex, carta registrada ou outros meios diferentes do disposto no presente edital.

4. Do desempenho didático:

4.1 O aviso de convocação para realização sorteio de ponto e da prova de desempenho didático será divulgado no dia 04/07/2012, no site catu.ifbaiano.edu.br e nos murais do IF Baiano Campus Catu.

4.2 Havendo um grande número de candidatos inscritos, a convocação para o sorteio de pontos obedecerá a ordem alfabética.

4.3 O tema da aula será sorteado do conteúdo programático constante do Anexo I, no IF Baiano, Campus - Catu, na presença de pelo menos um membro da Comissão do Concurso, em data e horário definidos no aviso de convocação.

4.4 O candidato que não comparecer ao sorteio do tema da aula, na hora e local determinados, será automaticamente desclassificado.

4.5 A prova de desempenho didático consistirá de uma aula teórica e/ou prática, perante a Banca Examinadora, que poderá contar com a presença de alunos, composta por três membros docentes e/ou técnico-administrativos em educação, com duração mínima de 30 (trinta) minutos e máxima de 50 (cinqüenta) minutos, onde o candidato será avaliado pelo conhecimento técnico e sua desenvoltura didática.

4.6 A temática, a ordem e a hora das aulas de desempenho didático serão definidas por sorteio.

4.7 Os candidatos ao se apresentarem para a prova de desempenho didático, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar a Banca Examinadora um plano de aula, em três vias idênticas, contendo, minimamente: identificação do tema; identificação de pré- requisitos, metodologia; modo de avaliar o aprendizado; recursos didáticos; lista de exercícios (quando couber) e bibliografia.

4.8 A entrega do plano de aula é obrigatória, sendo desclassificado o candidato que não apresenta-lo.

4.9 A aula para a avaliação de conhecimentos e desempenho didático, realizar-se-á 24 (vinte e quatro) horas após horário inicial previsto para o sorteio do tema nas dependências do IF Baiano - Campus Catu, em local divulgado pela comissão responsável pelo presente processo seletivo, devendo todos os candidatos se apresentarem 30 (trinta) minutos antes da aula. Os candidatos que não se apresentarem até o horário estabelecido para a prova de desempenho didático será declarado desistente, sendo eliminado do presente processo seletivo.

4.10 A aula referente à avaliação de desempenho didático será ministrada para a Banca Examinadora, vedada a participação dos candidatos concorrentes e demais pessoas não autorizadas pela Comissão.

4.11 A aula ministrada será gravada em áudio e/ou vídeo, conforme legislação vigente.

4.12 Será disponibilizado aos candidatos apagador e dois pilotos para quadro branco.

4.13 Os demais recursos didáticos de que o candidato pretenda fazer uso durante a aula, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua responsabilidade.

4.14 Na avaliação da aula referente ao desempenho didático será atribuída uma pontuação numa escala de 0,0 (zero) a 100,0 (cem) aos itens constantes do Anexo III do presente Edital.

4.15 O candidato que obtiver, nesta etapa, pontuação inferior a 60 (sessenta) pontos, bem como não cumprir o tempo mínimo e/ou máximo estabelecido, estará eliminado do Processo Seletivo.

4.16 Os candidatos a vaga de Professor de Libras deverão ministrar a aula em Língua Brasileira de Sinais.

5. Da análise e avaliação do Currículo:

5.1 Na avaliação do Currículo do candidato serão atribuídos pontos aos títulos apresentados, obedecendo aos seguintes critérios: Titulação e Experiência Profissional.

5.2 Titulação:

TÍTULO

PONTUAÇÃO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

Doutorado na área da disciplina, objeto da presente seleção ou área da Educação, expedido por Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo MEC.

30

30 (limitado a 1)

Mestrado na área da disciplina, objeto da presente seleção ou na área da Educação, expedido por Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo MEC.

20

20 (limitado a 1)

Especialização na área da disciplina, objeto da presente seleção ou na área da Educação, expedido por Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo MEC.

10

10 (limitado a 1)

Outro diploma de graduação na área da disciplina, objeto da presente seleção ou na área da Educação, expedido por Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo MEC.

4

4 (limitado a 1)

Certificado de curso ou seminário na área da disciplina, objeto da presente seleção.

De 40 a 80 horas - 1 (um) ponto;

Entre 81 a 180 horas - 2,0 (dois) pontos;

Acima de 181 horas a 300 horas - 3(três);

2 (limitado a 2)

2 (limitado 1)

3 (limitado 3)

5.3 Experiência Profissional:

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

PONTUAÇÃO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

a)Aprovação em concurso público na área de Ensino.

1

2 (limitado a 2)

b)Livro editado (exemplar), relacionado com a área da disciplina objeto da presente seleção.

3

6 (limitado a 2)

c) Publicação em periódicos especializados, relacionado com a área da disciplina objeto da presente seleção ou na área de Educação.

1

2 (limitado a 2)

d)Exercício de magistério em instituição regular de ensino, em nível de ensino médio ou em educação superior, em área relacionada com a disciplina objeto da presente seleção.

2 por ano letivo

8 (limitado a 4)

e)Exercício de magistério em Instituição regular de Ensino, em nível de Ensino Fundamental II.

1 por ano letivo

3 (limitado a 3)

f) Estágio e/ou monitoria, em área relacionada com a disciplina objeto da presente seleção (excetuando-se o estágio curricular obrigatório para conclusão de curso).

0,5

3 (limitado a 6)

g)Certificado como palestrante e apresentação de trabalhos em congressos, seminários, encontros na área da disciplina objeto da presente seleção.

0,5

2 (limitado a 4)

h)Experiência profissional (exceto magistério) na iniciativa privada ou órgão público, em atividade relacionada com a área da disciplina objeto da presente seleção.

1 por ano

2 (limitado a 2)

i) Participação em banca do concurso público e comissão organizadora de evento.

0,5

1(limitado a 2)

Obs.: Os itens "e" e "h" não são cumulativos.

5.4 Para obtenção da nota, atribuir-se-á peso 1 (um) para a pontuação obtida na avaliação do Currículo e peso 2 (dois) na pontuação obtida na avaliação do desempenho didático. O somatório será dividido por 3 (três) que resultará na nota do candidato.

6.Do resultado:

6.1O resultado da prova de Desempenho Didático, bem como o Resultado Geral, será divulgado no mural do IF Baiano, Campus Catu, a partir do dia 12/07/2012 e no site da instituição catu.ifbaiano.edu.br , a partir das 12h.

6.2 O candidato que julgar necessário poderá entrar com pedido de recurso, em até 24 horas após a divulgação do resultado geral, devendo protocolar sua solicitação, conforme modelo definido no Anexo IV deste Edital, na Secretaria de Registro Acadêmicos do Campus Catu, das 08h às 17h, não sendo aceitos recursos enviados via Correios e/ou e-mail.

6.3 O parecer da Comissão sobre os recursos interpostos estará à disposição do candidato, autor da petição, em até 24 horas após o pedido na Secretaria de Registros Acadêmicos.

6.4 O parecer da Comissão sobre os recursos interpostos é irrecorrível, não cabendo novo recurso após a divulgação.

6.5 O Resultado Final, após parecer sobre os recursos, estará no mural do IF Baiano - Campus Catu e no site catu.ifbaiano.edu.br a partir do dia 16/07/2012.

7. Número de vagas, Escolaridade mínima e Remuneração objeto do

Processo Seletivo: PROFESSOR SUBSTITUTO:

Área de atuação

Nº de vagas

Escolaridade mínima exigida

Regime de trabalho

Cursos

Silvicultura

1

Graduação em Engenharia Florestal ou Agronomia ou Licenciatura em Ciências Agrárias.

Diurno/Noturno

40 horas

Ensino Integrado/ Subsequente

PROFESSOR TEMPORÁRIO

Área de atuação

Nº de vagas

Escolaridade mínima exigida

Regime de trabalho

Cursos

Libras

1

Licenciatura em Pedagogia com certificado de curso de LIBRAS com no mínimo 150 horas ou experiência comprovada como intérprete de no mínimo seis (6) meses.Ou Licenciatura em Língua Portuguesa com certificado de curso de LIBRAS com no mínimo 150 horas ou experiência comprovada como intérprete de no mínimo seis (6) meses. Ou Licenciatura em Libras.

Diurno/Noturno

40 horas

Ensino Integrado/ Subsequente/ Superior

Química - Geral e Físico- Química

1

Graduação em Química ou áreas afins.

Diurno/Noturno

40 horas

Ensino Integrado/ Subsequente/ Proeja/ Superior

Química - Geral e Ôrganica

1

Graduação em Química ou áreas afins.

Diurno/Noturno

40 horas

Ensino Integrado/ Subsequente/ Proeja/ Superior

7.1 Remuneração referente ao Regime de Trabalho de 40 horas:

Titulação

Classe

Nível

VB (R$)

RT (R$)

Total (R$)

Graduação

D I

01

2.215,54

0,00

2.215,54

Aperfeiçoamento

D I

01

2.215,54

58,74

2.274,28

Especialização

D I

01

2.215,54

140,87

2.356,41

Mestrado

D I

01

2.215,54

678,75

2.894,29

Doutorado

D I

01

2.215,54

1.610,35

3.825,89

8. Regime de Trabalho:

8.1 O candidato selecionado será contratado com o regime de trabalho indicado no item 7.0, presente neste edital.

9. Local de Trabalho:

9.1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus - Catu.

10. Da contratação:

10.1. Será contratado o candidato que obtiver a maior nota.

10.2. Em caso de empate, adotar-se-á para efeito de classificação do candidato e em ordem prioritária, os seguintes critérios:

a) maior pontuação na avaliação de desempenho didático:

b) maior idade;

c) havendo candidatos que se enquadrem na condição de idoso, nos termos da Lei nº. 10.741/2003, e em caso de igualdade no total de pontos, o primeiro critério de desempate será a idade, dando-se preferência ao candidato de idade mais elevada.

10.3. O contrato será por prazo determinado, para um período de 1 (um) ano, exceto para área de Silvicultura, cujo contrato será de 6 (seis) meses, nos termos do art. 4º da Lei nº 8.745/93, podendo, a critério da Administração da IF Baiano Campus - Catu, ser prorrogado por igual período, até o limite de 2 anos.

10.4. O candidato que for convocado para efetivação do contrato, deverá apresentar-se perante a Diretoria de Gestão de Pessoas, na Reitoria do IF Baiano, no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, a partir da data da convocação, sob pena de ser declarado desistente.

10.5. Em caso de desistência do candidato para contratação, fica assegurado ao IF Baiano, Campus - Catu, o direito de convocar outro candidato, obedecendo a ordem de classificação.

11. Das disposições gerais:

11.1. A homologação do resultado final do certame fica condicionada a reavaliação dos critérios para substituição, conforme Regulamentação via Decreto a ser promulgado, bem como prévia liberação, via Sistema SIAPE, pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

11.2. A classificação do candidato no presente Processo Seletivo, constitui mera expectativa de direito à sua contratação, ficando este ato, condicionado à rigorosa observância da ordem de classificação e ao interesse e conveniência da Administração do IF Baiano, Campus - Catu.

11.3. Não serão contratados candidatos que possuam vínculo empregatício com qualquer Instituição Federal de Ensino, na condição de professor efetivo ou na condição de Professor Substituto ou Visitante, contratados nos termos da Lei nº. 8.745/93, em face da proibição de contratação prevista no art. 1º da Lei nº 9.849, de 26/10/99, que alterou o art. 9º da Lei nº 8.745/93.

11.4. Excetua-se do disposto no item 11.3, o candidato que tenha completado o interregno de 24 (vinte e quatro) meses, após a extinção de sua última contratação, realizada nos termos da Lei nº 8.745/93.

11.5. Poderão inscrever-se ocupantes de Cargo Técnico, desde que comprove a compatibilidade de horário no exercício do cargo efetivo e o de Professor Substituto ou Temporário.

11.6. No ato da inscrição o candidato deverá declarar que não possui nenhuma das condições impeditivas citadas nos itens anteriores.

11.7. O prazo de validade do presente Processo Seletivo será de 06 (seis) meses.

11.8. Antes da assinatura do contrato, o regime de trabalho poderá ser alterado a critério e no interesse da Administração.

11.9. O candidato aprovado e/ou classificado no presente processo seletivo poderá ser convocado para atuar em outros campi do IF Baiano, a interesse da administração e com o consentimento do candidato.

11.10.Após a formalização do contrato, o contratado não poderá alterar o regime de trabalho, sob pena de extinção do contrato nos termos do inciso II do art. 12 da Lei nº 8.745/93.

11.11.Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão responsável pela execução do presente Processo Seletivo.

Catu, 14 de junho de 2012.

Nilton de Santana dos Santos

Reitor Substituto

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

SILVICULTURA

1. Sistema reprodutivo das espécies arbóreas.

2. Instalação e manutenção de viveiros florestais.

3. Implantação de povoamentos florestais.

4. Produção de mudas por propagação assexuada.

5. Germinação e dormência em espécies florestais.

6. Seleção de árvores matrizes, colheita e beneficiamento de sementes florestais.

7. Principais ecossistemas e biomas brasileiros.

8. Sistemas agroflorestais.

9. Planejamento e gestão de propriedade rural.

10. Elaboração de projetos para aplicação em Agropecuária.

LIBRAS

1. Competências e saberes necessários à ação docente em Libras.

2. Aspectos semânticos e pragmáticos da Libras.

3. Aspectos históricos e culturais da Surdez e da deficiência auditiva;

4. Metodologias e práticas para aprendizagem de Libras.

5. A LIBRAS e a educação de surdos na perspectiva da Educação Inclusiva.

6. Identidade, Cultura e Pedagogia Surda.

7. Políticas educacionais e o ensino de Libras.

8. Aquisição da Libras para Surdos e letramento.

9. Aspectos linguísticos da Libras.

10.Uso de tecnologias para Surdos.

QUÍMICA - GERAL E FÍSICO-QUÍMICA

1. Termodinâmica Química.

2. Estudo dos gases.

3. Interações intermoleculares.

4. Solução ideal e propriedades coligativas.

5. Equilíbrio químico e Sistemas de composição variável.

6. Equilíbrio ácido-base.

7. Eletroquímica e suas aplicações.

8. Cinética química.

9. Fotoquímica.

10. Superfícies, colóides e polímeros.

QUÍMICA - GERAL E ÔRGÂNICA

1. Estrutura e Reatividade de Compostos Orgânicos.

2. Substituição Nucleofílica em Carbono Saturado.

3. Ácidos Carboxílicos e Derivados.

4. Hidrocarbonetos.

5. Substituição Eletrofílica em Compostos Aromáticos.

6. Análise Conformacional e Isomeria.

7. Técnicas de Purificação de Compostos Orgânicos: Recristalização, Extração e Destilação.

8. Reações de Polimerização.

9. Biocombustíveis.

10.Petróleo.

Concurso relacionado:Concurso IF Baiano: Edital para Técnico-Administrativos nº 65/2019