Edital Concurso IFTM - Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro – MG

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
EDITAL Nº 03/2012 - CEAD
Seleção Simplificada de Tutores Presenciais

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas no período de 17/07/2012 a 29/07/2012 as inscrições para a seleção de tutor presencial para atuar nos cursos Técnicos em Alimentação Escolar, Secretariado Escolar, Multimeios Didáticos e Meio Ambiente e Infraestrutura Escolar, na modalidade de Educação a Distância, conforme o programa Rede e-Tec Brasil - ProFuncionário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC/MEC. A carga horária de trabalho é de 20 (vinte horas) semanais, observadas as disposições contidas neste Edital, bem como as normas estabelecidas na Resolução/ FNDE/CD/nº 18, de 16 de junho de 2010, que estabelece orientações e diretrizes para concessão e pagamento de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito da Rede e-Tec Brasil.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A presente seleção de tutores presenciais será regida por este Edital e será executada pela Coordenação de Educação a Distância do IFTM (CEAD). A carga horária de trabalho é de 20 horas semanais, recebendo uma bolsa no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) mensais, de acordo com a Resolução/ FNDE/CD/ nº 18, de 16 de junho de 2010, que estabelece orientações e diretrizes para concessão e pagamento de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito da rede e-Tec Brasil. As bolsas serão financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de responsabilidade do Ministério da Educação, com vigência durante a prestação do serviço de tutoria conforme necessidade do curso, devendo cada tutor ter dedicação de carga horária compatível com seu contrato.

O presente processo seletivo terá validade de 1 (um) ano, prorrogável por igual período.

2. DOS REQUISITOS BÁSICOS

2.1 Somente serão válidas as inscrições dos candidatos que atendam aos seguintes critérios:

2.1.1 Ter formação em pelo menos um dos seguintes níveis:

2.1.1.1 Nível superior;

2.1.1.2 Nível técnico;

2.1.1.3 Estar cursando o último ano de curso superior;

2.1.2 Ter experiência docente de, no mínimo, 1 (um) ano em Instituição de Ensino regular;

2.1.3 Ter habilidade e conhecimentos para utilizar computadores e ferramentas de conectividade;

2.1.4 Dispor de 20 horas semanais para atividades de tutoria, podendo a mesma ser desenvolvida de segunda- feira a quinta-feira no período diurno, de acordo com agenda a ser definida pelos Coordenadores de Tutoria;

2.1.5 Ter disposição de carga horária compatível com o contrato, incluindo possíveis atividades inerentes à tutoria (reuniões, treinamentos etc) fora do seu horário normal de trabalho.

2.2 Todos os candidatos deverão encaminhar cópia autenticada de toda sua documentação comprobatória,

organizada dentro de um envelope identificado com o nome do candidato e polo em que pretende atuar aos cuidados da CEAD para o seguinte endereço: Av. Barão do Rio Branco, 770, São Benedito, 38020-300, Uberaba - MG.

2.3 O envelope deverá conter, obrigatoriamente, a seguinte documentação exigida para os candidatos selecionados:

2.3.1 Cópia do documento de identidade e CPF;

2.3.2 Cópia do Diploma e do Histórico Escolar do Curso de técnico ou de graduação;

2.3.3 Cópia do Diploma e do Histórico Escolar do Curso de Pós-Graduação (se possuir);

2.3.4 Comprovante das atividades e cursos descritos na ficha de tutor, inclusive a experiência computacional (cursos na área e trabalho na área - declaração do empregador contendo período e ferramentas computacionais utilizadas) de acordo com o item 2.1.3;

2.3.5 Uma foto 3x4 recente;

2.3.6 Ficha de Tutor preenchida (conforme modelo disposto no Anexo I deste Edital);

2.3.7 Declaração de experiência docente, com firma reconhecida, ou cópia do contrato de trabalho docente autenticada ou cópia autenticada da carteira profissional referente à atividade docente.

2.4 Residir na região de abrangência do polo para o qual está se inscrevendo.

3. DAS INSCRIÇÕES:

3.1. A inscrição deverá ser realizada no período de 17 de julho a 29 de julho de 2012, da seguinte forma:

a) Somente via Internet, por meio de preenchimento de ficha de inscrição (currículo digital) na página da ead: www.iftm.edu.br/ead.

b) A confirmação da inscrição se dará via e-mail informado pelo candidato na ficha de inscrição, após o recebimento da documentação pela CEAD.

3.2. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM não se responsabilizará por inscrição não efetivada por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou de outros fatores que venham impossibilitar a transferência de dados.

3.3. Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas na ficha de tutor, em observância às normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento.

3.3.1. A não comprovação das informações prestadas pelo candidato ou a não veracidade das mesmas implicará na sua eliminação do processo seletivo, e, neste último caso, sua imputação nas iras do art. 299, do Código Penal.

3.3.2. O prazo para o recebimento dos documentos comprobatórios pela CEAD é de até dois dias úteis após o encerramento das inscrições.

4. DA SELEÇÃO

A seleção dos tutores presenciais constará de fase única de caráter eliminatório e classificatório, a qual será constituída pela:

4.1 Análise de Ficha de Tutor;

4.2 Análise de disponibilidade de tempo; e

4.3 Análise de Títulos e Experiência (segundo pontuação discriminada na tabela do item 5.4 deste Edital) em que serão selecionados por ordem de classificação.

5. DA CLASSIFICAÇÃO

5.1 O processo de classificação se dará em ordem decrescente do total de pontos obtidos no item 5.4, para preenchimento do cadastro de reserva, conforme estabelecido no item 1 deste Edital.

5.2 A não comprovação dos títulos e /ou experiência preenchidos na tabela do item 5.4 resultará a eliminação do candidato.

5.3 Ocorrendo o empate, serão adotados os seguintes critérios de desempate:

5.3.1 Maior pontuação em experiência Profissional docente na área acadêmica;

5.3.2 Maior pontuação na experiência profissional docente em EaD;

5.3.3 Maior pontuação na titulação acadêmica;

5.3.4 Maior pontuação nas capacitações e/ou pós-graduações.

5.4 A análise de títulos e experiência será constituída de acordo com a tabela abaixo:

ESPECIFICAÇÃO DOS TÍTULOS E EXPERIÊNCIA

PONTOS POR ITEM

Titulação Acadêmica

Máximo 30 pontos

Formação de acordo com o item 2.1.1.1

15 pontos

Formação de acordo com o item 2.1.1.2

10 pontos

Formação de acordo com o item 2.1.1.3

5 pontos

Experiência Docente (modalidade presencial ou a distância)

Máximo 10 pontos

Experiência docente de acordo com o item 2.1.2 (por ano completo)

2 pontos

Experiência Computacional

Máximo 10 pontos

Comprovar as habilidades e conhecimentos na utilização de computadores e ferramentas de conectividade de acordo com o item 2.1.3 (declaração do empregador indicando a experiência computacional - por semestre de trabalho completo)

2 pontos

Capacitações e/ou pós-graduações

Máximo 50 pontos

Aperfeiçoamento - Na área computacional com somatório de carga horária mínima de 180 horas

5 pontos

Aperfeiçoamento - Na área de Educação (presencial ou a distância) com somatório de carga horária mínima de 180 horas

10 pontos

Pós-Graduação (Lato ou Stricto Sensu) - Na área computacional com carga horária mínima de 360 horas

15 pontos

Pós-Graduação (Lato ou Stricto Sensu) - Na área de Educação (presencial ou a distância) com carga horária mínima de 360 horas

20 pontos

6. DO RESULTADO DA SELEÇÃO

6.1 O resultado dos candidatos aprovados será divulgado no dia 06/08/2012, no seguinte endereço eletrônico: http://www.iftm.edu.br/ead

6.2 A Coordenação do e-Tec Brasil não se responsabilizará pela informação direta dos resultados aos candidatos, os quais deverão consultar o resultado no endereço eletrônico informado.

6.3 Os candidatos aprovados serão contatados de acordo com a confirmação das turmas em cada município/polo.

7. DO RECURSO

7.1 O prazo para interposição de recursos, será de 02(dois) dias úteis, a contar do dia da divulgação dos resultados da seleção. Em nenhuma hipótese serão recebidos recursos após estas datas.

7.2 A interposição de recurso deverá conter, com precisão, os pontos a serem revisados, fundamentado com lógica e consistência em seus argumentos e estar devidamente assinada.

7.3 A solicitação do recurso deverá ser endereçada à Coordenação de Educação a Distância - CEAD, à Av. Barão do Rio Branco, nº 770 - Bairro São Benedito - CEP 38020-300, Uberaba/MG.

7.4 Os recursos serão analisados pela comissão examinadora do processo seletivo, que dará decisão terminativa, constituindo-se em única e última instância. As decisões em relação às contestações serão divulgadas pela CEAD no site www.iftm.edu.br/ead

8. DA REMUNERAÇÃO E DAS VAGAS

8.1 A remuneração do Tutor presencial será realizada por meio de bolsa no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) mensais, de acordo com a Resolução/ FNDE/CD/ nº 18, de 16 de junho de 2010, que estabelece orientações e diretrizes para concessão e pagamento de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito da Rede e-Tec Brasil.

8.2 A bolsa terá vigência durante a prestação do serviço de tutoria conforme necessidade do curso.

8.3 Os tutores somente farão jus ao recebimento da bolsa enquanto estiverem exercendo as atividades de tutoria.

8.4 As vagas estão distribuídas de acordo com o quadro abaixo:

POLO/MUNICÍPIO

VAGAS/ CURSO

Brasilândia de Minas

1 vaga/ Alimentação Escolar

1 vaga/ Secretaria Escolar

Buritis

1 vaga/ Alimentação Escolar

1 vaga/ Secretaria Escolar

Capinópolis

1 vaga/ Multimeios Didáticos

1 vaga/ Secretaria Escolar

Carmo do Paranaíba

1 vaga/ Alimentação Escolar

1 vaga/ Infraestrutura Escolar

1vaga/ Multimeios Didáticos

1 vaga/ Secretaria Escolar

Cristalina

1 vaga/ Alimentação Escolar

1 vaga/ Infraestrutura Escolar

1vaga/ Multimeios Didáticos

1 vaga/ Secretaria Escolar

Guarda Mor

1 vaga/ Alimentação Escolar

1 vaga/ Secretaria Escolar

Ipiaçu

1 vaga/ Multimeios Didáticos

1 vaga/ Secretaria Escolar

Ituiutaba

1 vaga/ Multimeios Didáticos

1 vaga/ Secretaria Escolar

Jequitaí

1 vaga/ Multimeios Didáticos

1 vaga/ Secretaria Escolar

Lagoa Grande

1 vaga/ Alimentação Escolar

1vaga/ Multimeios Didáticos

Natalândia

1 vaga/ Alimentação Escolar

1vaga/ Multimeios Didáticos

1 vaga/ Secretaria Escolar

Ponto Chique

1 vaga/ Alimentação Escolar

1vaga/ Multimeios Didáticos

1 vaga/ Secretaria Escolar

Santa Vitória

1 vaga/ Multimeios Didáticos

1 vaga/ Secretaria Escolar

Uberaba

1 vaga/ Alimentação Escolar

1 vaga/ Infraestrutura Escolar

1vaga/ Multimeios Didáticos

1 vaga/ Secretaria Escolar

Unaí

1 vaga/ Alimentação Escolar

1 vaga/ Infraestrutura Escolar

1vaga/ Multimeios Didáticos

1 vaga/ Secretaria Escolar

9. DAS ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DA PLATAFORMA SATELITAL

Os cursos são oferecidos em parceria com o IFPR, o qual utiliza da plataforma satelital para a transmissão das teleaulas. Neste cenário, faz-se necessário que o tutor presencial desempenhe algumas atribuições específicas, além das atribuições comuns a um tutor presencial repassadas pela coordenação de tutoria durante os treinamentos, associadas à utilização da referida plataforma, e que estão descritas abaixo:

9.1 Testar o sinal do satélite com antecedência do início das teleaulas;

9.2 Manipular o Kit Tecnológico (TV e/ou data-show e decodificador) durante as teleaulas;

9.3 Controlar a entrega das atividades autoinstrutivas e supervisionadas;

9.4 Aplicar todas as avaliações constantes no calendário dos cursos;

9.5 Transcrever as respostas dos gabaritos dos alunos para o AVA até 72 horas após as aplicações das avaliações.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 Todos os classificados participarão obrigatoriamente de capacitações de Tutores, oferecidas pela CEAD / IFTM.

10.2 Não serão aceitas as inscrições que forem encaminhadas fora do prazo.

10.3 O Processo Seletivo será valido por 1(um) ano a contar da data da publicação do Edital de divulgação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério da Instituição.

10.4 O candidato selecionado não poderá acumular bolsa ou quaisquer benefícios de Programas Federais, Estaduais e Municipais.

10.5 O tutor será avaliado mês a mês, podendo ser desligado do Programa a qualquer tempo, determinado pelo IFTM, caso não atenda às Normas deste Edital e do Termo de Compromisso, perdendo, assim, o direito à bolsa.

10.6 Maiores informações no site http://www.iftm.edu.br/ead

10.7 O turno de atividade do tutor é definido pelo IFTM, conforme necessidade do Programa.

10.8 A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, eliminará o candidato do processo seletivo, declarando-se nulos todos os atos decorrentes de sua inscrição.

10.9 A aprovação no processo seletivo assegurará, apenas, a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, da confirmação das turmas em cada polo, do interesse e da conveniência da administração do IFTM, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do processo seletivo.

10.10 A comissão examinadora será composta por servidores da CEAD do IFTM, indicados por portaria específica.

10.11 Os casos omissos ou situação não prevista no Termo de Compromisso serão resolvidos pelo Núcleo de Educação a Distância e encaminhado, em última instância, ao Reitor do IFTM.

Uberaba, 10 de julho de 2012

ROBERTO GIL RODRIGUES ALMEIDA
Reitor

Concurso relacionado:IFTM lança edital de concurso público