Edital Concurso Prefeitura de Igarassu – PE

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARASSU
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO

O Prefeito do Município de Igarassu, por intermédio desta publicação, divulga as normas relativas ao Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de cargos efetivos, no Quadro de Servidores da Administração Direta do Município, com base na seguinte legislação: Lei Orgânica do Município de Igarassu, de 05 de novembro de 1990, Lei Municipal n° 2.118/93, Lei Municipal n° 2.257/97, Lei Municipal n° 2.437/03, Lei Municipal n° 2.134 A/94, Lei Municipal n° 2.3776/01, Lei Municipal n° 2.613/06, Lei Municipal Complementar n° 01/2010 e Lei Municipal Complementar n° 15/2010.

O candidato que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas aqui estabelecidas será automaticamente eliminado do concurso. Neste caso, não caberá qualquer recurso sob alegação de desconhecimento dos termos desta publicação.

1. DA ENTIDADE RESPONSÁVEL E DA ENTIDADE EXECUTORA DO CONCURSO PÚBLICO

O Concurso Público objeto deste edital será realizado sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Igarassu e executado pela Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional - FADURPE, conforme as condições estipuladas em instrumento de contrato especialmente celebrado para esse fim.

2. ESTRUTURA DO CONCURSO

O concurso público constará de provas objetivas, para todos os cargos, todas de caráter eliminatório e classificatório; prova de títulos para os cargos de Professor, Advogado e Procurador Autárquico, esta de caráter exclusivamente classificatório; e, em particular, provas práticas para o cargo de Professor-instrutor de LIBRAS e Tradutor-intérprete de LIBRAS, para ambos os cargos de caráter eliminatório e classificatório; exame de aptidão física para candidatos ao cargo de Guarda Municipal de caráter eliminatório.

Para fins de inscrição os cargos em concurso foram arranjados em 02 (dois) grupos, ANEXO I, distintos de tal forma que não ocorram sobreposição de datas e horários na aplicação das provas, possibilitando a inscrição em até dois cargos distintos.

3. INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

3.1.A versão completa deste edital e o formulário de inscrição, para preenchimento on-line, estarão disponíveis gratuitamente na internet, no endereço eletrônico www.fadurpe.com.br/igarassu durante o período de inscrição, de 07/12/2011 a 27/12/2011, para o GRUPO I; e 07/12/2011 a 30/12/2011, para o GRUPO II.

3.2. NOME DO CANDIDATO: O campo compreende 50 caracteres. Antes de preenchê-lo, conte o número de letras de seu nome e verifique se há necessidade de abreviar algum sobrenome.

3.3.DOCUMENTO DE IDENTIDADE: Preencha com o número de sua carteira de identidade (RG), a seguir selecione o órgão expedidor e a sigla do estado que a expediu.

3.4.SEXO: Assinale o sexo correspondente.

3.5.DATA DE NASCIMENTO: Indique dia, mês e ano do seu nascimento.

3.6.CANDIDATO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS: Caso o candidato seja portador de deficiência na forma da lei, assinale o correspondente a sua condição na lista exibida.

3.7.CONCURSO (S): Indicar qual o cargo que pretende concorrer dentre as opções oferecidas. Antes de selecionar o cargo de sua preferência, consultar o ANEXO I, nos quais o interessado encontrará a relação de cargos ofertados por exigência de escolaridade/formação. A formalização de cada pedido de inscrição se concretizará mediante o pagamento da respectiva taxa de inscrição ou após a obtenção de isenção daquela taxa na forma da lei.

QUADRO 01 - RELAÇÃO CARGOS OFERTADOS COM EXIGÊNCIA DE ENSINO ELEMENTAR E MÉDIO COMPLETO POR GRUPO:

GRUPOS /CARGOS- NÍVEL ELEMENTAR E MÉDIO

GRUPO I - Tradutor Intérprete de Libras, Auxiliar Educacional e Professor de Educação Infantil do 1° ao 5° ano.

GRUPO II - Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Agente Arrecadador, Agente Cadastrador Imobiliário Mercantil, Auxiliar de Contabilidade, Desenhista Projetista, Fiscal de Obras, Fiscal Sanitário, Guarda Municipal, Técnico em Segurança do Trabalho, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Laboratório, Técnico em Enfermagem/ Plantonista, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Laboratório/ Plantonista, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Raio-X e Topógrafo.

QUADRO 02 - RELAÇÃO DOS CARGOS OFERTADOS COM EXIGÊNCIA DE ENSINO SUPERIOR COMPLETO POR GRUPO

GRUPOS / CARGOS- NÍVEL SUPERIOR

GRUPO I - Bibliotecário, Pedagogo, Professor de Ciências (6° ao 9o ano), Professor de Educação Física (6° ao 9o ano), Professor de Espanhol (6° ao 9o ano), Professor de Geografia (6° ao 9o ano), Professor de História (6° ao 9o ano), Professor de Informática (6° ao 9o ano), Professor de Inglês (6° ao 9o ano), Professor de Língua Portuguesa (6° ao 9o ano), Professor de Matemática (6° ao 9o ano) e Professor Instrutor de Libras.

GRUPO II - Advogado, Agrônomo, Arqueólogo, Arquiteto Urbanista, Auditor Fiscal, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro da Computação, Gestor de Recursos Humanos, Procurador Autárquico, Topógrafo, Turismólogo, Zootecnista, Auditor em Saúde, Biólogo, Biomédico/Plantão, Enfermeiro/Plantão, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Anestesista/Plantonista, Médico Cardiologista, Médico Cirurgião Geral/Diarista, Médico Cirurgião Vascular, Médico Clínico Geral/Plantonista, Médico Dermatologista, Médico Endocrinologista, Médico Endoscopista, Médico Gastroenterologista, Médico Geriatra, Médico Ginecologista/ Obstetra, Médico Mastologista, Médico Nefrologista, Médico Neonatologista/Plantonista, Médico Neurologista, Médico Obstetra/Plantonista, Médico Oftalmologista, Médico Ortopedista/Traumatologista - Plantonista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pediatra/Plantonista, Médico Pediatra/Diarista, Médico Perito Previdenciário, Médico Pneumologista, Médico Proctologista, Médico Psiquiatra, Médico Radiologista, Médico Reumatologista, Médico Sanitarista, Médico Ultrassonografista, Médico Urologista, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo (Clínico), Assistente Social e Médico do Trabalho.

Observação: Antes de optar por concorrer a qualquer dos cargos, o interessado deverá verificar se preenche os requisitos de escolaridade/formação acadêmica exigidos para investidura no serviço público. Em particular, no caso do cargo de Guarda Municipal, onde há exigência de altura mínima de 1,65 para candidatos do sexo masculino e 1,60 para candidatos do sexo feminino, conforme Lei n° 2.485/2003, de 03 de novembro de 2003.

3.8. SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO: Preencha com o Número de Identificação Social (NIS) associado ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

3.8.1. A isenção da Taxa de Inscrição será concedida aos interessados que comprovarem insuficiência de recursos para arcar com seu pagamento, conforme estabelece a Lei Complementar No 15/2011, de 09 de agosto de 2011. Para tanto, o interessado deverá requerer o benefício, no período de 07/12/2011 a 14/12/2011, para todos os grupos, no endereço eletrônicowww.fadurpe.com.br/igarassu.

3.8.2. Para pleitear à isenção da taxa de inscrição o candidato deverá, cumulativamente, atender aos seguintes requisitos:

a) Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e fornecer o Número de Identificação Social (NIS);

b) Pertencer à família de baixa renda, nos termos do artigo primeiro da Lei nº 14.016 de 23 de março de 2010, o qual estabelece isenção para as pessoas inscritas no cadastro único para Programas Sociais - CadÚnico, desde que possuam rendar familiar per capta mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até 03 (três) salários mínimos".

c) Apresentar "Declaração de Pertinência à Família de Baixa Renda", conforme modelo disponível no ANEXO II deste edital.

d) Comprovar residência no Município de Igarassu

3.8.2.1.A "Declaração de Pertinência à Família de Baixa Renda" e cópia de documento comprobatório de residência deverão ser protocolizada no Conselho Municipal da Juventude de Igarassu, situado à Avenida Joaquim Nabuco, n° 122, Centro - Igarassu/PE, durante o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição, no período de 07/12/2011 a 14/12/2011, nos horário das 07h às 13h.

3.8.3.É exclusiva do candidato a responsabilidade pela veracidade das informações prestadas à Prefeitura Municipal de Igarassu e a FADURPE, para fins de obtenção da isenção. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei.

3.8.4.O requerimento de isenção de taxa de inscrição não implica formalização da inscrição no concurso, mesmo no caso de deferimento do pedido. Ao candidato beneficiado pela isenção de taxa de inscrição está sujeito o cumprimento das obrigações contidas neste edital, inclusive aquela referente à formalização da inscrição no concurso no endereço eletrônico www.fadurpe.com.br/igarassu.

3.8.5.A divulgação do resultado do julgamento dos pedidos de isenção de taxa de inscrição será realizada no dia 22/12/2011, para todos os grupos, através do endereço eletrônico www.fadurpe.com.br/igarassu.

3.9. LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS: Os candidatos poderão indicar sua preferência por local para a realização das provas, sugerindo uma dentre as cidades: Recife, Olinda, Paulista e Igarassu. Independente da preferência do candidato, a Fundação Apolônio Salles se reserva o direito de aplicar a prova em Recife seja por razões de segurança, seja por falta de acomodações na localidade sugerida ou por conveniência da administração do concurso.

3.10. CPF: Preencha com o número do seu Cadastro de Pessoa Física.

3.11. Endereço para Correspondência: Informe seu endereço, acompanhado de um número telefônico, para eventuais contatos.

FILIAÇÃO: Preencha, atendendo às recomendações iguais ao item 3.2.

4. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

4.1. Da Modalidade do Concurso Público.

4.1.1.O certame será realizado na modalidade Concurso Público de Provas e Títulos decaráter eliminatório e classificatório. As provas objetivas serão elaboradas segundo conteúdos programáticos relacionados diretamente com a natureza de cada um dos cargos ofertados e ao perfil profissional das respectivas especialidades, conforme o exposto nos ANEXOS I e III deste edital.

4.1.2.O concurso será realizado, distinta e separadamente, para preenchimento de cada um dos cargos relacionados no ANEXO I.

4.2. Das Vagas Ofertadas no Concurso Público

4.2.1.O Concurso Público que ora se convoca tem por finalidade prover cargos efetivos no quadro de servidores do município nas quantidades e variedades discriminadas nos ANEXO I.

4.3. Das Condições Gerais do Concurso Público

4.3.1.O interessado, portador da habilitação mínima (escolaridade/formação acadêmica) exigida para ingresso no cargo poderá inscrever-se para concorrer as vagas dentre os cargos ofertados, observados os requisitos descritos neste edital e em seus anexos.

5. DOS CANDIDATOS

5.1. Para efeito legal, considera-se candidato a pessoa que, preenchendo os requisitos para acesso aos cargos públicos especificados neste edital, tenha o seu pedido de inscrição formalizado em formulário próprio, disponibilizado na internet e pago a taxa de inscrição, tudo da forma aqui estabelecida. O interessado poderá solicitar inscrição para concorrer às vagas ofertadas em até 02 (dois) cargos distintos, desde que pertençam a grupos distintos, conforme indicado no cronograma do concurso (ANEXO V), e, além disso, tenha recolhido os valores correspondentes às taxas de inscrição ou delas esteja isento na forma da lei.

5.2. Nos termos das exigências previstas na Constituição Federal e na legislação municipal o interessado a se candidatar aos cargos em concurso deverá preencher os requisitos abaixo especificados:

a) Nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso da nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do Art. 12, da Constituição Federal;

b) Estar em dia com as obrigações eleitorais e, no caso de sexo masculino, com o serviço militar;

c) Registro no Conselho Profissional de Classe para o exercício de profissões regulamentadas por lei, correspondente à sua formação acadêmico-profissional;

d) Gozar os direitos políticos e civis, sem registro de antecedentes criminais;

e) Idade mínima de 18 (dezoito) anos, completos na data da posse;

f) Gozar sanidade física e mental;

g) Possuir nível de escolaridade/formação acadêmica ou profissional exigido para o cargo, conforme previsto no ANEXO I neste edital;

5.3. Dos Candidatos Portadores de Deficiência

5.3.1.Aos candidatos Portadores de Deficiência que no momento da inscrição no concurso se declararem em tal condição, terão reservadas cinco por cento e o mínimo de uma vaga na forma do artigo 97, inciso VI, alínea a, da Constituição do Estado de Pernambuco e da Lei Complementar Municipal nº15/2011, conforme quantitativos indicados nos ANEXO I.

5.3.2.Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas e tipificadas no Decreto Federal nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004.

5.3.3.Não serão considerados como deficiência visual os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção por meio de instrumentos ou aparelhos ópticos.

5.3.4.Os candidatos portadores de deficiência deverão declarar no ato de inscrição esta condição para concorrer às vagas reservadas.

5.3.5.Os Portadores de Deficiência participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, quanto ao conteúdo das provas, à avaliação, aos critérios de aprovação, horários e locais de aplicação das provas e à nota mínima exigida.

5.3.6.A pessoa portadora de deficiência que necessitar de atendimento especial no dia da aplicação das provas deverá requerê-lo previamente, no período das inscrições, indicando as condições diferenciadas de que necessita para a realização das provas. Quando se tratar de necessidade de tempo adicional para a realização das provas, o requerimento deve ser acompanhado de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência sobre as condições e a duração do atendimento.

5.3.7.A falta de requerimento de tratamento diferenciado importa na renúncia ao atendimento especial quando da realização das provas.

5.3.8.Aos portadores de deficiência Visual (cegos) serão oferecidas provas em Braille, pelo que deverão portar reglete, punção e soroban para a realização das provas.

5.3.9.Em caso de subnormalidade visual (baixa visão/ambliopia) serão oferecidas provas ampliadas ao candidato, com tamanho de letra correspondente ao corpo 22, desde que solicitado formalmente, no período de inscrição.

5.3.10.O candidato portador de deficiência visual (cego ou visão subnormal), deficiência motora e/ou auditiva deverá solicitar atendimento especial, durante o período das inscrições, mediante requerimento encaminhado por via postal ou protocolado junto ao Conselho Municipal da Juventude de Igarassu, situado à Avenida Joaquim Nabuco, n° 122, Centro - Igarassu/PE, durante o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição, nos horário das 07h às 13h, indicando o cargo para o qual se inscreveu e anexando atestado médico que especifique o tipo de deficiência de que é portador (CID).

5.3.11.Serão eliminados da lista de Portadores de Deficiência os candidatos cuja deficiência assinalada no Formulário Eletrônico de Inscrição não se constate no ato da convocação para posse, devendo os mesmos constar apenas da lista de classificação geral.

5.3.12.Nas hipóteses de não haver ocorrido inscrições de candidatos portadores de deficiência, ou estes não lograrem aprovação, a reserva legal de vagas que lhe é destinada será transferida,nos mesmos cargos, para concorrência geral.

5.3.13.Serão processadas como vagas de concorrência geral aquelas pretendidas por candidatos que invoquem a condição de portador de deficiência que deixarem de atender as exigências previstas nesse edital.

5.3.14. Após a investidura do candidato, a deficiência não poderá ser arguida para justificar a concessão de aposentadoria.

5.3.15.As vagas destinadas a portadores de necessidades especiais que não forem preenchidas por falta de candidatos, ou reprovação no concurso ou na perícia médica, serão destinadas para preenchimento pelos demais candidatos, observada a ordem de classificação para os respectivos cargos.

6. INSCRIÇÃO PARA O CONCURSO PÚBLICO

6.1. O candidato poderá se inscrever para concorrer em até 02 (dois) cargos distintos desde que estes pertençam a grupos distintos conforme indicado no ANEXO I.

6.2. Em caso de mais de uma solicitação de inscrição para um mesmo cargo ou para dois cargos distintos de um mesmo grupo, só será validada o último pedido, sendo desconsiderados os demais.

6.3. A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa concordância por parte do candidato, com todas as condições, normas e exigências constantes deste edital.

6.4. Verificada, a qualquer tempo, a apresentação de documentos falsos e/ou de inscrição que não atenda a todos os requisitos do edital do concurso, será o candidato eliminado, sem prejuízo de eventual responsabilidade penal.

6.5. Não haverá devolução do valor da taxa de inscrição, exceto por cancelamento do certame, por conveniência da administração pública ou por decisão judicial.

6.6. Inscrição via internet

6.6.1.A inscrição será admitida via internet, no endereço eletrônico www.fadurpe.com.br/igarassu, desde que solicitada no período compreendido entre 0h do dia 07/12/2011 às 23h59min do dia 27/12/2011, para o GRUPO I; e entre as 0h do dia 07/12/2011 às 23h59min do dia 30/12/2011, para o GRUPO II, no horário de Brasília.

6.6.2.Os valores da taxa de inscrição variam de acordo com o nível de escolaridade/formação exigida para provimento do cargo: R$ 40,00 (quarenta reais) para os cargos com exigência de Ensino Fundamental, R$ 60,00 (sessenta reais) para os cargos com exigência de Ensino Médio e R$ 90,00 (noventa reais) para cargos com exigência de Ensino Superior.

6.6.3.A formalização do requerimento da inscrição se dará com o pagamento da taxa de inscrição correspondente ao cargo pretendido ou após a concessão de isenção da taxa correspondente.

6.6.4.O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição em qualquer agência bancária, após emissão de documento próprio de arrecadação (boleto) disponível no endereço www.fadurpe.com.br/igarassu.

6.6.5.O documento de arrecadação estará disponível no endereço eletrônico www.fadurpe.com.br/igarassue deverá ser impresso para o pagamento da taxa de inscrição imediatamente após a conclusão do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição on-line.

6.6.6.O pagamento da taxa de inscrição por meio de documento de arrecadação, obtido via Internet, deverá ser efetuado impreterivelmente até o dia 28/12/2011, para o GRUPO I; e 02/01/2012, para o GRUPO II.

6.6.7.As solicitações de inscrição cujos pagamentos forem efetuados após a data estabelecida no subitem anterior não serão acatadas.

6.6.8.A Fundação Apolônio Sales de Desenvolvimento Educacional - FADURPE não se responsabilizará por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação ou outros fatores adversos que impossibilitem a transferência de dados ou impressão do boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição.

6.6.9.As inscrições, efetuadas via Internet, somente serão acatadas e deferidas após a comprovação do pagamento da taxa de inscrição.

6.6.10.É de exclusiva responsabilidade do candidato a informação dos dados cadastrais no ato da inscrição sob as penas da lei.

6.7. Da Regularidade e Aceitação das Inscrições

6.7.1.Não serão admitidas as inscrições extemporâneas ou em desacordo com as normas constantes deste edital.

6.7.2.O pagamento feito através de cheque sem provisão de fundos implicará anulação do pedido de inscrição.

6.7.3.Ao término do período de inscrição, para o requerimento julgado regular e deferido será emitido o "cartão de inscrição", estando esse documento disponível no endereço eletrônico www.fadurpe.com.br/igarassu, no período especificado no cronograma do concurso. O cartão de inscrição vale como deferimento da solicitação de inscrição, sem necessidade outra forma de notificação.

7. CARTÃO DE INSCRIÇÃO

7.1. Os candidatos inscritos deverão, por sua conta, imprimir o "Cartão de Inscrição", disponível no site www.fadurpe.com.br/igarassu, no período de 09/01/2012 a 12/01/2012, para o GRUPO I; e 12/01/2012 a 19/01/2012, para o GRUPO II.

7.2. Ao ter acesso ao cartão de inscrição, o candidato deverá verificar, com o máximo rigor e atenção, se todos os dados nele constantes estão em conformidade com os que foram preenchidos no formulário de inscrição. Uma vez constatadas divergências, o candidato deverá entrar em contato com a FADURPE até o dia 11/01/202, para o GRUPO I; e 18/01/2012, para o GRUPO II, no horário das 08h às 12h e 13h às 17h através do telefone: (81) 4141-1109/4141-1117.

7.3. Se até o dia 11/01/2012, para o GRUPO I; e 18/01/2012, para o GRUPO II, o candidato que não se manifestar assumirá inteiramente os erros e as discrepâncias por ventura existentes entre o Cartão de Inscrição e o seu Formulário de Inscrição, podendo tal situação alterar suas preferências, inviabilizar sua presença no local de prova ou mesmo desclassificá-lo.

7.4. A emissão do Cartão de Inscrição representa o deferimento do pedido de inscrição e o meio de notificação do sobre o local de apresentação e o horário de realização das provas.

7.5. A apresentação do Cartão de Inscrição é requisito para o ingresso na sala de aplicação das provas.

A inscrição tem caráter condicional, sendo cancelada desde que verificadas falsidades ou inexatidões nas informações prestadas pelo candidato.

8. DAS PROVAS OBJETIVAS

8.1. As Provas Objetivas serão pontuadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

8.2. Independentemente do nível da escolaridade/formação acadêmica exigida para o cargo, a Prova Objetiva terá caráter eliminatório e classificatório, sendo constituída de matérias, conforme especificações no quadro a seguir:

QUADRO 03: DISTRIBUIÇÃO DE QUESTÕES POR FORMAÇÃO/CARGO/CONTEÚDO DA PROVA OBJETIVA

GRUPO I

PROVA ESCRITA / OBJETIVA
ÁREA DE EDUCAÇÃO

FORMAÇÃO

CARGO

CONTEÚDOS/MATÉRIAS

ITENS

NÍVEL SUPERIOR

Bibliotecário e Pedagogo
[Duração: 04 horas]

Língua Portuguesa

10

História e Geografia de Igarassu

05

Informática Básica

10

Conhecimentos Específicos

25

Professores do 6o ao 9o ano (exceto Professor de Língua Portuguesa) e Professor Instrutor de LIBRAS
[Duração: 04 horas]

Língua Portuguesa

10

História e Geografia de Igarassu

05

Conhecimentos Pedagógicos

10

Conhecimentos Específicos

25

Professor de Língua Portuguesa (6o ao 9o ano)
[Duração: 04 horas]

História e Geografia de Igarassu

05

Conhecimentos Pedagógicos

10

Conhecimentos Específicos

35

NÍVEL MÉDIO

Professor de Educação Infantil (1o ao 5o ano)
[Duração: 04 horas]

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

História (com História de Igarassu)

05

Geografia (com Geografia de Igarassu)

05

Ciências

05

Conhecimentos Pedagógicos (Educação Especial)

15

Tradutor Intérprete de Libras e Auxiliar Educacional
[Duração: 04 horas]

Língua Portuguesa

10

História e Geografia de Igarassu

05

Conhecimentos Pedagógicos

10

Conhecimentos Específicos

25

GRUPO II

PROVA ESCRITA / OBJETIVA
ÁREAS DE SAÚDE, ADMINISTRAÇÃO, ARRECADAÇÃO, VIGILÂNCIA E SUPORTE TÉCNICO

FOMAÇÃO

CARGO

CONTÚDOS/MATÉRIAS

ITENS

NÍVEL SUPERIOR

Advogado e Procurador Autárquico
[Duração: 04:30 horas]

Língua Portuguesa

10

História e Geografia de Igarassu

04

Conhecimentos Específicos

50

Agrônomo, Arqueólogo, Arquiteto Urbanista, Auditor Fiscal, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro da Computação, Gestor de Recursos Humanos, Turismólogo e Zootecnista.
[Duração: 04 horas]

Língua Portuguesa

10

Informática Básica

05

História e Geografia de Igarassu

05

Conhecimentos Específicos

30

Médicos (todas as especialidades)
[Duração: 04 horas]

Língua Portuguesa

10

História e Geografia de Igarassu

04

Clínica Médica/Clínica Cirúrgica/Urgência Médica*

06

SUS

05

Conhecimentos Específicos

25

Assistente Social, Auditor em Saúde, Biólogo, Biomédico/Plantão, Enfermeiro/ Plantão, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo e Psicólogo (Clínico)
[Duração: 04 horas]

Língua Portuguesa

10

História e Geografia de Igarassu

05

SUS

05

Conhecimentos Específicos

30

NÍVEL MÉDIO

Agente Administrativo, Agente Arrecadador, Agente Cadastrador Imobiliário Mercantil, Auxiliar de Contabilidade, Desenhista Projetista, Fiscal de Obras, Fiscal Sanitário, Técnico em Segurança do Trabalho, Topógrafo e Guarda Municipal
[Duração: 04 horas]

Língua Portuguesa

10

Matemática

05

Informática Básica

05

História e Geografia de Igarassu

05

Conhecimentos Específicos

25

Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Laboratório, Técnico em Enfermagem/ Plantonista, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Laboratório/ Plantonista, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Raios-X.
[Duração: 04 horas]

Língua Portuguesa

10

Informática Básica

05

História e Geografia de Igarassu

05

SUS

05

Conhecimentos Específicos

25

NÍVEL ELEMENTAR

Auxiliar Administrativo
[Duração: 04 horas]

Língua Portuguesa

15

Matemática

15

Informática Básica

10

História e Geografia de Igarassu

10

8.3. Todas as questões da Prova Objetiva serão formuladas de acordo com os conteúdos programáticos relacionados no ANEXO III deste edital.

8.4. Exceto para os cargos de Advogado e Procurador Autárquico, cujas provas conterão 64 (sessenta e quatro questões), para os demais cargos as Provas Objetivas constarão de 50 (cinqüenta) questões do tipo de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, dentre as quais apenas uma estará correta.

8.5. O candidato deverá comparecer ao local designado para a Prova Objetiva,com antecedência de 60 (sessenta) minutos do horário fixado no Cartão de Inscrição e aferido segundo hora válida para a cidade do Recife, munido de caneta esferográficapreta ou azul, Cartão de Inscrição e carteira de identidade. Os candidatos não terão acesso aos locais de Provas sem os documentos mencionados.

8.6. As Provas Objetivas para cada cargo serão aplicadas no dia, no horário e em local especificado no Cartão de Inscrição. Em nenhuma hipótese será permitida a realização da Prova Objetiva em local diferente daquele para o qual foi designado o candidato.

8.7. Após o horário fixado para o início da Prova Objetiva, não se admitirá o ingresso de qualquer candidato aos locais de sua aplicação.

8.8. Exceto para os cargos de Advogado e Procurador Autárquico, cuja Prova Objetiva terá de duração de 04h30min (quatro horas e trinta minutos), para os demais cargos as Provas Objetivas terão duração máxima de 04 (quatro) horas.

8.9. Não poderá haver, em qualquer hipótese, prorrogação do limite de tempo estabelecido para a realização da prova, salvo os casos previstos em lei.

8.10. Durante a realização da Prova Objetiva, não será permitido a nenhum candidato comunicar-se com os demais ou com estranhos ao concurso, consultar livros ou apontamentos, bem como portar quaisquer aparelhos eletrônicos capazes armazenar e transmitir dados, textos, imagens ou sons de sob pena de ser excluído do Concurso Público.

8.11. Após resolver as questões da Prova Objetiva, o candidato deverá marcar suas respostas preenchendo, totalmente os espaços definidos na Folha de Respostas. A Folha de Respostasé o documento oficial para correção. O caderno de prova apenas servirá como rascunho.

8.12. São de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos das marcações feitas incorretamente na Folha de Respostas. São consideradas marcações incorretas: dupla marcação, marcação rasurada, marcação emendada e campo de marcação não preenchido integralmente. Em nenhuma hipótese haverá substituição da Folha de Respostas por erro do candidato.

8.13. O candidato só poderá ausentar-se do recinto da prova transcorrido 02 (duas) horas após o seu início.

8.14. O candidato poderá deixar o local do exame de posse do caderno de prova faltando 30 (trinta) minutos para o término da prova. Caso o candidato fizer a opção de não aguardar o momento estipulado para poder levar consigo o caderno de provas, este deverá ser devolvido à banca de fiscalização antes do abandono do recinto.

8.15. Ao término da Prova Objetiva, o candidato devolverá à mesa de fiscalização o formulário de resposta para leitura óptica juntamente com o Caderno de Provas.

8.16. A ausência à prova acarretará a eliminação automática do candidato, não havendo segunda chamada para a prova.

8.17. A nota na Prova Objetiva será calculada com base na da seguinte expressão: NPO = QC x VQ, em que:

NPO = nota na Prova Objetiva;

QC = número de questões da folha de respostas concordantes com os gabaritos oficiais definitivos.

VQ = valor de cada questão da prova escrita objetiva definido pelo quociente de 100 (cem) pelo número total de itens válidos após a divulgação do gabarito definitivo.

9. DO RESULTADO DA PROVA OBJETIVA E DOS RECURSOS

9.1. Os gabaritos das Provas Objetivas serão divulgados pela internet, no dia 15/01/2012, para o GRUPO I; e 22/01/2012, para o GRUPO II, através do endereço eletrônico www.fadurpe.com.br/igarassu.

9.2. É facultado ao candidato interpor recurso ao resultado do gabarito da Prova Objetiva, nos dias 16,17 e 18/01/2012, para o GRUPO I; e 23, 24 e 25/01/2012, para o GRUPO II, no horário das 07h as 13h, mediante instrumento escrito, devidamente fundamentado e protocolado junto ao Conselho Municipal da Juventude de Igarassu, situado à Avenida Joaquim Nabuco, n° 122, Centro - Igarassu/PE.

9.3. As decisões dos recursos serão dadas a conhecer juntamente com a divulgação do resultado da Prova Objetiva.

9.4. O recurso visará exclusivamente impugnação de questões por má formulação ou impertinência em relação ao conteúdo programático. Consideram-se mal formulada a questão que comportar mais de uma resposta certa ou incidido em erro grosseiro e impertinente a questão que extrapolar o conteúdo programático divulgado oficialmente.

9.5. Acatado e deferido o recurso, a questão impugnada será anulada e os pontos a ela correspondentes serão distribuídos dentre as demais questões da prova. Se houver alteração do gabarito oficial preliminar, por força de impugnações, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo.

9.6. Não serão atendidos quaisquer reclamações, recursos, revisão ou pedidos de reconsideração quanto à correção eletrônica da Prova.

9.7. Os recursos interpostos fora do prazo estabelecido não serão aceitos, sendo considerada, para tanto, a data do protocolo de entrega.

9.8. As alterações no gabarito da Prova Objetiva que ocorrem, após avaliação de recursos, serão dadas a conhecer coletivamente mediante divulgação no endereço eletrônico www.fadurpe.com.br/igarassu, quando da divulgação do resultado da prova objetiva.

10. DA PROVA DE TÍTULOS PARA OS CARGOS DE ADVOGADO, PROFESSOR E PROCURADOR AUTÁRQUICO E DOS RECURSOS QUANTO À PONTUAÇÃO

10.1. Os candidatos aos cargos de Advogado, Procurador Autárquico e Professor que obtiverem no mínimo 50 (cinqüenta) pontos na Prova Objetiva estarão sujeitos à Prova de Títulos desde que classificados, por ordem decrescente de notas obtidas na prova Objetiva no quantitativo correspondente a 05 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas. Ocorrendo empates na ultima posição, todos os candidatos empatados nessa classificação serão convocados para a Prova de Títulos.

10.2. Os candidatos aos cargos de Advogado, Professor e Procurador Autárquico serão convocados para a Prova de Títulos quando da divulgação da nota final da prova objetiva, no endereço www.fadurpe.com.br/igarassu, na data prevista no cronograma do concurso (ANEXO V).

10.3. Para os cargos de Professor será atribuído à prova de títulos pontuação na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, conforme discriminado no quadro abaixo.

QUADRO 04: PONTUAÇÃO PARA PROVA DE TÍTULOS PARA O CARGO DE PROFESSOR

PROVA DE TÍTULOS - CARGOS DE PROFESSOR

TÍTULO / DESCRIÇÃO

PONTUAÇÃO

UNITÁRIA

PONTUAÇÃO

MÁXIMA

Doutorado na área de Educação (Pós-Graduação stricto sensu), acompanhado do Histórico Acadêmico

45

45

Mestrado na área de Educação (Pós-Graduação stricto sensu), acompanhado do Histórico Acadêmico

35

35

Especialização na área de Educação (Pós-Graduação lato sensu, com no mínimo 360h), acompanhado do Histórico Acadêmico com disciplinas cursadas e respectiva carga horária.

10

20

TOTAL MÁXIMO DE PONTOS

100

10.4. Para os cargos de Advogado e Procurador Autárquico serão atribuídos na prova de títulos pontuação na escala de 0 a 100 pontos, conforme discriminado no quadro a seguir:

QUADRO 05: PONTUAÇÃO PAR PROVA DE TÍTULOS PARA OS CARGOS DE ADVOGADO E PROCURADOR AUTÁRQUICO

PROVA DE TÍTULOS - CARGOS DE ADVOGADO E PROCURADOR AUTÁRQUICO

TÍTULO / DESCRIÇÃO

PONTUAÇÃO

UNITÁRIA

PONTUAÇÃO

MÁXIMA

Diploma, devidamente registrado, ou certificado/declaração de conclusão de curso de Pós-Graduação "stricto sensu", em nível de Doutorado em Direito, acompanhado do Histórico Acadêmico.

50

50

Diploma, devidamente registrado, ou certificado/declaração de conclusão de curso de Pós-Graduação "stricto sensu", em nível de Mestrado em Direito, acompanhado do Histórico Acadêmico.

30

30

Certificado de conclusão de curso de Pós-Graduação "lato sensu", em nível de especialização na área jurídica, com carga horária mínima de 360 horas, acompanhada do Histórico Acadêmico, com as disciplinas cursadas e respectivas cargas horárias.

06

12

Aprovação final em concurso público de provas e títulos para cargo ou emprego público privativo do bacharel em Direito

04

08

TOTAL MÁXIMO DE PONTOS

100

10.5. Os títulos acadêmicos e as aprovações em concurso público para cargo/emprego público serão objeto de pontuação desde que a certificação respectiva seja emitida até a 26/01/2012, para o GRUPO I, e 02/02/2012, para o GRUPO II, na forma e nos limites indicados no quadros incluídos nos itens 10.3 e 10.4. Os pontos que excederem os valores máximos em cada linha naqueles quadros serão desconsiderados.

10.6. Os títulos de pós-graduação deverão ter validade nacional e se enquadrarem nos dispositivos do Artigo 48 da Lei nº 9.394, de 20/12/1996 (LDB), da Resolução CNE/CES nº 01, de 03 de abril de 2001 e na Resolução CNE/CES nº 01, de 22 de Abril de 2008.

10.7. Os Diplomas e/ou Certificados em língua estrangeira, referente à formação acadêmica do candidato, deverão ser traduzidos para o vernáculo e validados na forma da lei.

10.8. A comprovação do título correspondente à aprovação em concurso público para cargo ou emprego público deverá ser expedida por setor de pessoal da instituição promotora, ou órgão equivalente, ou por meio de cópia do Diário Oficial, autenticada em cartório ou pela imprensa oficial correspondente, em que conste o resultado do concurso, o cargo para o qual o candidato foi aprovado e a exigência do diploma de bacharel em direito para provimento do cargo.

10.9. Serão admitidos para julgamento, cópias autenticadas de títulos, declarações, ou certificados de conclusão de cursos de pós-graduação, emitidos por instituições reconhecidas pelo poder público, com registro no Ministério da Educação, nas quais, obrigatoriamente, deverão constar o nome do curso, o nível do curso, a carga horária, o nome e a firma da autoridade máxima da entidade emissora do documento ou, em caso de ato delegatório, nome, posição e firma do responsável pela emissão.

10.10. Documentos comprobatórios de títulos apresentados pelo candidato, ou seu procurador, para a Prova de Títulos constituem acervo do concurso e não serão devolvidos ao candidato.

10.11. A documentação comprobatória dos títulos deverá ser entregue pelo candidato ou seu procurador, em fotocópias devidamente autenticadas, no período previsto no cronograma do evento, conforme o cargo.

10.12. A documentação para prova de títulos deverá ser entregue no Conselho Municipal da Juventude de Igarassu, situado à Avenida Joaquim Nabuco, n° 122, Centro - Igarassu/PE, nos horários das 07h as 13h, no período estabelecido no cronograma do concurso (ANEXO V).

10.13. Não serão acatados para julgamento documentos comprobatórios de titulação apresentados fora do prazo, dos horários e do local especificado neste edital, bem como de candidatos eliminados em etapas anteriores do concurso.

10.14. A prova de títulos terá caráter classificatório. Para efeito do cálculo da nota final, será atribuída pontuação 0 (zero) ao candidato convocado que faltar a prova de título.

10.15. Não será permitido anexar título ou qualquer outro documento na interposição de recursos.

10.16. Recursos quanto à pontuação na prova de títulos poderão ser interpostos no prazo estabelecido no cronograma do concurso (ANEXO V) após divulgação do seu resultado, desde que formalizado no horário das 07h as 13h, Conselho Municipal da Juventude de Igarassu, situado à Avenida Joaquim Nabuco, n° 122, Centro - Igarassu/PE.

10.17. O julgamento dos recursos será dado a conhecer juntamente com a divulgação do resultado final da prova de título, no endereço eletrônico www.fadurpe.com.br/igarassu, na data prevista no cronograma do concurso (ANEXO V).

11. DA PROVA PRÁTICA PARA OS CARGOS DE PROFESSOR INSTRUTOR DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E TRADUTOR-INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

11.1. Serão convocados para as Provas Práticas os candidatos às vagas dos cargos de Professor Instrutor de Língua Brasileira de Sinais e Tradutor- Intérprete de Língua Brasileira de Sinais que obtiverem notas iguais ou superiores a 50 (cinqüenta) pontos nas Provas Objetivas e, por ordem decrescente de notas obtidas, incluídos no quantitativo correspondente a 05 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas. Ocorrendo empates na ultima posição, todos os candidatos empatados serão convocados.

11.2. Será atribuída a pontuação de 0 a 100 pontos à Prova Prática.

11.3. A relação nominal dos candidatos convocados será exposta no site www.fadurpe.com.br/igarassu, quando da divulgação do resultado final das Provas Objetivas. Naquela oportunidade, o candidato será informado sobre a data, o horário e o local de aplicação das Provas Práticas.

11.4. Em nenhuma hipótese será permitida a realização da prova em locais diferentes daqueles definidos no edital de convocação.

11.5. A prova Prática será aplicada de acordo com os conteúdos programáticos constantes no ANEXO IV.

11.6. As Provas Práticas terão duração de no mínimo 15 (quinze) minutos e no máximo de 20 (vinte) minutos na forma de apresentação individual.

11.7. Os candidatos se apresentarão perante banca examinadora constituída de três membros, dentre os quais um de língua nativa LIBRAS. A apresentação será documentada em vídeo.

11.8. Para julgamento do desempenho dos candidatos no domínio da Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS serão empregados os seguintes critérios: Correção Gramatical (configuração de mãos); Domínio do Léxico (vocabulário); Entonação (expressão facial e/ou corporal); Capacidade interativa (postura do interprete durante a interlocução); Fluência (domínio da língua); Adequação a situação (consciência dos diferentes momentos de interpretação); Ética Profissional.

11.9. As Provas Práticas serão aplicadas conforme cronograma do processo seletivo, com horário agendado. A divulgação da data, do local e do horário de apresentação do candidato para prestar a prova ocorrerá juntamente com o resultado da Prova Objetiva.

11.10. Não haverá segunda chamada da Prova Prática. A ausência ou retardamento por qualquer motivo alegado pelo candidato implicará automaticamente em sua eliminação do processo seletivo.

11.11. A prova prática será documentada mediante registro de imagens da atuação do candidato.

11.12. Não caberá recurso quanto à pontuação atribuída pela banca examinadora.

12. EXAME DE APTIDÃO FÍSICA PARA OS CANDIDATOS AO CARGO DE GUARDA MUNICIPAL

12.1. Serão convocados para o Exame de Aptidão Física os candidatos às vagas do cargo de Guarda Municipal que obtiverem notas iguais ou superiores a 50 (cinqüenta) pontos nas Provas Objetivas e, por ordem decrescente de notas obtidas, incluídos no quantitativo correspondente a 05 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas. Ocorrendo empates na ultima posição, todos os candidatos empatados serão convocados.

12.2. A relação nominal dos convocados para o Exame de Aptidão Física será divulgada juntamente com o resultado final das provas objetivas, conforme cronograma do concurso (ANEXO V), por intermédio de edital de convocação exposto no endereço www.fadurpe.com.br/igarassu no qual constará a data, o horário e o local de apresentação do candidato.

12.3. O Exame de Aptidão Física terá caráter eliminatório e o seu resultado será dado a conhecer por meio de um dos conceitos: habilitado ou inabilitado, sendo este de caráter eliminatório.

12.4. O candidato deverá comparecer ao local designado para prestar o exame com antecedência mínima de 01 (uma) hora do horário previsto para o seu início, munido de documento oficial e original de identidade, contendo fotografia e assinatura.

12.5. O candidato deverá se apresentar para o exame, vestido e calçado de modo a permitir a prática esportiva e a observação dos movimentos pela banca examinadora.

12.6. Os candidatos deverão portar no momento de realização do exame, atestado médico original, com parecer cardiológico, obtido por sua conta, atestando condições de saúde para a realização dos esforços físicos exigidos, conforme explicitado no quadro a seguir:

EXAME DE APTIDÃO FÍSICA

TESTE/EXAME

SEXO

N° DE REPETIÇÕES MÍNIMO

TEMPO MÁXIMO

Corrida

2.000 metros

Masculino

-

12 minutos

1.800 metros

Feminino

-

Abdominal

Masculino

15 repetições

30 segundos

Feminino

40 segundos

Braço

Masculino

10 repetições

30 segundos

Feminino

Execução do Exame de Aptidão Física

Corrida feminina 1.800 metros e masculina em 2.000 metros.

a) O candidato deverá realizar um percurso previamente demarcado, atingindo a marca estabelecida neste quadro.

b) O candidato poderá, durante os 12 minutos, descolar-se em qualquer ritmo, correndo ou caminhando, podendo, inclusive, parar e depois prosseguir o percurso.

Teste Abdominal mínima de 15 (quinze) repetições em 30 (trinta) segundos para o sexo masculino e 40 segundos para o sexo feminino.

Resistência Abdominal: decúbito dorsal, pernas flexionadas - flexão do tronco sobre as pernas.

Teste de Braço mínimo de 10 (dez) repetições em 30 (trinta) segundos para ambos os sexos:

Resistência de Braço: apoio de frente sobre o solo.

a) Sexo Masculino - Posição inicial decúbito ventral, flexão e extensão dos braços com o corpo estendido.

b) Sexo Feminino - Posição inicial decúbito ventral, flexão e extensão dos braços com joelhos apoiados.

12.7. A apresentação do atestado médico com parecer cardiológico é condição necessária para realização do exame. Ambos os documentos deverão apresentar data de emissão igual ou inferior a 10 (dez) dias da data da realização dos testes, nele deverá constar que o candidato está apto para realizar esforço físico compatível com aqueles descritos no item 12.6.

12.8. O conjunto composto de atestado médico e parecer cardiológico deverá conter nome legível, carimbo, assinatura e número do CRM do (s) profissional (s) responsável (s) pela sua emissão.

12.9. A falta do atestado médico ou apresentação deste desacompanhado de parecer cardiológico impossibilitará a realização do Exame de Aptidão Física, ficando o candidato excluído do Concurso Público.

12.10. Caberá à banca examinadora designar profissional médico para verificação e aceitação dos atestados médicos exigidos dos candidatos.

12.11. Será obrigatório o uso de traje esportivo para a realização do Exame de Aptidão Física, devendo o candidato se apresentar por seus próprios meios para o exame conforme indicado abaixo:

a) Guarda Feminino - calça de ginástica, camiseta e tênis;

b) Guarda Masculino - calção ou calça de ginástica, camiseta e tênis.

12.12. O Exame de Aptidão Física será documentado mediante registro de imagens.

12.13. O resultado deste exame será publicado, no site www.fadurpe.com.br/igarassu conforme cronograma do concurso (ANEXO V)

12.14. Não caberá recurso ao conceito emitido pela banca examinadora.

12.15. A Fundação Apolônio Salles não se responsabilizará pelo que possa suceder com o candidato em função da aplicação do Exame de Aptidão Física, podendo, a seu critério, promover exames médicos no candidato convocado visando à verificação da condição de saúde nos momentos que antecederem ou durante o exame de aptidão física.

12.16. A Fundação Apolônio Salles se reserva o direito de não proceder ao exame de aptidão física, ou mesmo interrompe-lo, por ameaça à saúde do candidato com base em parecer médico. Nestas circunstâncias, não caberá recurso, tampouco haverá segunda chamada para o exame.

12.17. Não será dispensado nenhum tratamento diferenciado aos deficientes físicos ou aos candidatos com alteração psicológica ou fisiológica (menstruação, gravidez, contusão, luxação, etc.), que os prejudiquem na realização do teste ou diminuam sua capacidade física.

12.18. Serão habilitados aqueles que realizarem os testes especificados no quadro do item 12.6. e atingirem as marcas nos tempos estabelecidos.

13. DOS CRITÉRIOS DE ELIMINAÇÃO, EXCLUSÃO, APROVAÇÃO, DESEMPATE E CLASSIFICAÇÃO FINAL

13.1. Estará eliminado do Concurso o candidato que:

a) Não comparecer no horário estabelecido no cartão de inscrição à Prova Objetiva ou no horário fixado no edital de convocação para a Prova Prática, no caso de opção para concorrer às vagas de Professor Instrutor de Língua Brasileira de Sinais e Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais ou ao Exame de Aptidão Física para os concorrentes ao cargo de Guarda Municipal;

b) Obtiver pontuação inferior a 50 (cinqüenta) pontos na Prova Objetiva;

c) Concorrendo às vagas para os cargos de Professor Instrutor de Língua Brasileira de Sinais e Tradutor- Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, obtiver pontuação inferior a 50 (cinqüenta) pontos na Prova Prática.

d) O candidato ao cargo de Guarda Municipal que não apresentar o atestado médico, acompanhado de parecer cardiológico, não se apresentar com o traje apropriado para o Exame de Aptidão Física ou ausentar-se do local das provas sem a autorização do fiscal

e) O candidato ao cargo de Guarda Municipal com o conceito inabilitado no Exame de Aptidão Física.

13.2. Será excluído do Concurso, por ato da Fundação Apolônio Salles - FADURPE o candidato que:

a) Cometer incorreção ou descortesia para com quaisquer dos executores, seus auxiliares ou autoridades presentes durante a realização do concurso;

b) For surpreendido, durante a realização da prova objetiva ou prática, na posse de material não autorizado, ou comunicando-se com outro candidato ou terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro processo;

c) Apresentar-se após o horário estabelecido, aferido segundo o horário válido para a cidade do Recife.

d) Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal ou antes de decorrido o tempo mínimo estabelecido para permanência na sala de prova;

e) Deixar a sala de prova após sua conclusão sem entregar a folha de respostas,

f) Estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação;

g) Prestar informações inverídicas.

13.3. Serão considerados aprovados para ocupar as vagas nos cargos ofertados em concurso, os candidatos não-eliminados e/ou não-excluídos, com notas iguais ou superiores a 50 (cinquenta) pontos na prova objetiva, desde que:

a) Concorrendo ao cargo de Professor Instrutor de Língua Brasileira de Sinais e Tradutor - Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, obtiverem nota superior ou igual a 50 (cinqüenta) pontos na Prova Prática;

b) Concorrendo ao cargo de Guarda Municipal, forem considerados habilitados no exame de aptidão física;

c) Concorrendo ao cargo de Advogado, Procurador Autárquico ou Professor forem convocados para prova de títulos.

13.4. O Argumento de Classificação (ARC) dos candidatos aprovados serão calculadas para efeito de classificação de acordo com o cargo pretendido e as provas realizadas conforme indicado no quadro abaixo:

Quadro 06: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CONCURSO

CARGO

ARGUMENTO DE CLASSIFICAÇÃO (ARC)

Todos os cargos em concurso com apenas Prova Objetiva

ARC = NPO, em que NPO = nota na prova objetiva na escala de zero a cem pontos.

Guarda Municipal

ARC = NPO, em que NPO = nota na prova objetiva na escala de zero a cem pontos e conceito HABILITADO no exame de aptidão física.

Advogado, Procurador Municipal e Professores, exceto Professor Instrutor de LIBRAS

ARC = [(NPO X 80 NPT X 20) /100], em que NPO = nota na prova objetiva, na escala de zero a cem pontos e NPT = nota na prova de títulos, na escala de zero a cem pontos.

Professor Instrutor de LIBRAS

ARC = [(NPO X 70 NPP X 20 NPT X 10) /100], em que NPO = nota na prova objetiva, na escala de zero a cem pontos, NPP = nota na prova prática, na escala de zero a cem pontos e NPT = nota na prova de títulos, na escala de zero a cem pontos.

Tradutor - Intérprete de LIBRAS

ARC = [(NPO X 70 NPP X 30) /100], em que NPO = nota na prova objetiva, na escala de zero a cem pontos, e NPP = nota na prova prática, na escala de zero a cem pontos.

13.5. Os candidatos serão classificados por cargo em ordem decrescente dos argumentos de classificação de acordo com o cargo pretendido.

13.6. Para efeito de classificação, havendo empates nos argumentos de classificação, os critérios de desempate serão sucessivamente;

a) Maior número de acertos na parte de Conhecimentos Específico da Prova Objetiva;

b) Maior número de acertos nos itens de Língua Portuguesa da Prova Objetiva.

c) Idade mais elevada (dia, mês, ano);

13.7. Quando o empate na nota final envolver candidatos com idade igual ou superior a 60 anos completos até o ultimo dia de inscrição deste concurso, conforme art. 27, parágrafo único da Lei 10.741/2003, os critérios de desempate passarão a obedecer a seguinte ordem;

a) Idade mais elevada (dia, mês, ano)

b) Maior número de acertos na parte de Conhecimentos Específico da Prova Objetiva;

c) Maior número de acertos nos itens de Língua Portuguesa da Prova Objetiva.

13.8. Os candidatos inscritos na condição de portadores de deficiência serão classificados em listagens separadas e convocados para admissão nas vagas existentes e a eles reservadas, bem como, farão parte da listagem de classificados para as vagas de concorrência geral.

13.9. Os candidatos aprovados serão classificados para as vagas em cada um dos cargos em concurso pela ordem decrescente do argumento de classificação.

14. REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO

No ANEXO I, encontram-se discriminadas: a jornada de trabalho, o salário base e a gratificação para cada um dos cargos ofertados em concurso. Em particular, a jornada de trabalho na modalidade diarista corresponde à carga horária de 20 horas semanais e no regime de plantão, o servidor se obriga a cumprir um plantão semanal de 24 horas. Para os cargos de Professor, no exercício docente, a carga horária mínima será de 150 horas-aula. Para os demais cargos a jornada de trabalho será de 30 horas semanais.

15. DA HOMOLOGAÇÃO, NOMEAÇÃO E POSSE

15.1. O Resultado Final, expresso através do Ato de Homologação do concurso pelo Prefeito, será divulgado em duas listas, uma com a pontuação de todos os candidatos classificados para as vagas de ampla concorrência e outra com a pontuação dos candidatos classificados nas vagas reservadas para portadores de deficiência. Ambas as listas serão publicadas no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, em edital, sob a forma de listagem, por cargo, contendo ainda, a ordem de classificação, número do documento de identidade, número de inscrição e o nome do candidato.

15.2. A nomeação obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos de acordo com as vagas a serem preenchidas (ANEXO I) durante a validade do concurso.

15.3. A admissão dos candidatos classificados no concurso dar-se-á exclusivamente através de ato de nomeação do Prefeito, publicado em Diário Oficial do Estado de Pernambuco, e obedecerá, rigorosamente, a ordem de classificação.

15.4. Os candidatos nomeados deverão, dentro do prazo legal, comparecer no Conselho Municipal da Juventude de Igarassu, situado à Avenida Joaquim Nabuco, n° 122, Centro - Igarassu/PE, no horário das 07h às 14h, portando os documentos comprobatórios dos requisitos expressos neste edital, a fim de serem encaminhados aos exames médicos.

15.5. Os exames médicos a que se refere o subitem 15.4 serão realizados por junta médica oficial a ser designada pela SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DE IGARASSU.

15.6. Tornar-se-á sem efeito o ato de nomeação do candidato que não comparecer para a posse, observando-se o disposto no Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Igarassu.

15.7. A posse ocorrerá no decorrer do prazo de 30 (trinta) dias a contar da data de publicação do ato de nomeação no site da Prefeitura e no Mural de Avisos na sede da Prefeitura.

15.8. O candidato classificado, observado o limite de vagas estabelecido neste edital, será convocado para nomeação, por correspondência direta para o endereço constante de seu formulário de inscrição. O não pronunciamento quanto à convocação no prazo estabelecido no Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Igarassu implicará perda do concurso, e será convocado o candidato seguinte, obedecida à ordem de classificação.

15.9. A convocação para posse dos candidatos nomeados ocorrerá mediante publicação de ato específico de provimento pela Prefeitura Municipal de Igarassu no site institucional.

15.10. O Município de Igarassu e a FADURPE não se responsabilizarão por eventuais prejuízos ao candidato decorrentes de:endereço não-atualizado; endereço não- localizado; correspondência recebida por terceiros; correspondência devolvida pela Empresa de Correios e Telégrafos por motivo de indicação de endereço errado pelo candidato;

15.11. Não haverá em hipótese alguma segunda convocação para posse.

15.12. No ato da posse o candidato aprovado deverá apresentar:

a) Documento que comprove ter completado 18 anos;

b) Fotocópia nítida, acompanhada do respectivo original, do documento comprobatório de sua escolaridade regularmente expedido por instituição educacional reconhecida pelo Poder Público, o qual deverá ser igual ou superior ao grau de escolaridade/formação acadêmica mínima exigida para provimento do cargo, conforme previsto no ANEXO I deste edital;

c) Declaração de bens e valores e de não ter vínculo empregatício com serviço público, salvo dentro do permitido constitucionalmente e com a opção de vencimentos, quando for o caso;

d) Comprovante de quitação com as exigências legais do respectivo Conselho da Categoria Profissional, quando couber;

e) Documento comprobatório, na forma definida por lei, no caso de menor emancipado.

15.13. A aprovação e classificação geram para o candidato apenas à expectativa de direito à nomeação. O MUNICÍPIO DE IGARASSU reserva-se ao direito de proceder às nomeações, de acordo com o número-limite de vagas fixadas no ANEXO I, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, às disponibilidades financeiras e orçamentárias do município, aos limites de despesas de pessoal determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal e ao exclusivo interesse e conveniência da Administração, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do concurso.

15.14. Uma vez comprovada à necessidade e a disponibilidade orçamentária e financeira, nos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, após o preenchimento das vagas constantes do ANEXO I e surgindo novas vagas durante a validade do concurso, poderá a SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DE IGARASSU, convocar mais candidatos classificados, obedecendo à ordem de classificação para nomeação.

15.15. O candidato aprovado no concurso, nomeado e empossado para o cargo estará sujeito a Estágio Probatório, com duração de 03 (três) anos, conforme previsto na CF - Emenda Constitucional nº 19/98 e no Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Igarassu.

16. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1. Sempre que necessário, o Município de Igarassu fará divulgar normas complementares ao presente edital e avisos oficiais, através de publicação no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, sendo de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento da divulgação de tais publicações.

16.2. O Município de Igarassu e a Fadurpe não se responsabilizam e não se coadunam com cursos, publicações ou similares, destinados à preparação de candidatos ao presente concurso.

16.3. Qualquer que seja a informação apresentada pelo candidato, que dela decorra a comprovação de falsidade de declaração ou de inexatidão dolosa dos dados a serem consignados no Formulário de Inscrição, bem como falsidade, adulteração, inexatidão dos documentos levará ao cancelamento compulsório da sua inscrição no concurso Público, bem como à anulação de todos os atos dela decorrentes, independente da época em que tais irregularidades venham a ser evidenciadas, além de sujeitar o candidato às penalidades cabíveis.

16.4. Este concurso Público terá o prazo de validade de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação do ato de sua homologação, divulgado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, podendo ser prorrogado, por igual período, desde que haja interesse da Administração.

16.5. O candidato aprovado deverá manter seu endereço atualizado junto a SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO, DE IGARASSU, durante o período de validade do concurso, com vistas a eventuais convocações.

16.6. No caso de haver eliminação de candidato classificado, nomeado ou não, por qualquer das irregularidades constantes no item 16.3., bem como se houver desistência ou, não comparecimento à convocação na forma do item 15.8. deste edital, importará convocação daquele que o suceder na ordem de classificação, durante a validade do concurso.

16.7. Não será permitido à Entidade Executora deste concurso e nem à Comissão Responsável pelo concurso, expedir a favor do candidato qualquer tipo de Declaração ou Atestado que se reporte à sua classificação, valendo, para esse fim, a Homologação do Resultado, a ser publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

16.8. Não serão fornecidos por telefone informações a respeito de datas, locais, horários de provas ou quanto à classificação do candidato no Concurso Público. O candidato deverá acompanhar cuidadosamente as divulgações oficiais no endereço eletrônico www.fadurpe.com.br/igarassu.

16.9. Fica desde já estabelecido que os casos omissos neste edital, que forem objeto de questionamento, serão resolvidos pela Comissão Responsável pelo concurso, servindo-se da assessoria e das informações oriundas da Entidade Executora do concurso.

16.10.A Entidade Executora deste Concurso Público, nos termos das obrigações por ela assumidas, constantes do competente instrumento de Contrato de Prestação de Serviços, responsabilizar-se-á diretamente por todos os atos e procedimentos praticados por seus servidores, ou Agentes de Serviços que, de forma direta ou não, possam colocar em risco a quebra de sigilo, a igualdade de tratamento entre candidatos e a ampla e necessária transparência de todos os procedimentos que lhe são pertinentes e que tenham relação com o presente Concurso Público.

Igarassu, 28 de novembro de 2011

GESIMÁRIO PESSOA BARACHO
Prefeito

ANEXO I

Cargos com exigência de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior

Distribuição de vagas por Cargos, Regime de Trabalho, Exigência de Formação Acadêmica/Escolaridade e Remuneração

GRUPO I

NÍVEL MÉDIO

CÓD.

CARGO /REGIME DE TRABALHO

HORAS/ SEMANA

FORMAÇÃO ACADÊMICA / ESCOLARIDADE

SALÁRIO BASE R$

GRATIFICAÇÃO R$

VAGAS*

SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES

CG

PD

TOT

01

AUXILIAR EDUCACIONAL

30H/S

Normal Médio

R$ 650,00

-

15

1

16

Auxiliar os professores na atividade do magistério.

02

PROFESSOR DE 1° ao 5° ANO

150H/MÊS

Normal Médio/Pedagogia com habilitação nas séries iniciais

890,00(NM) e 988,18 (LIC)

30% (de Incentivo a Docência)/ Gratificação implementada em sua totalidade em 01.03.2012.

93

7

100

Exercício da docência no Ensino Fundamental do 1o ao 5° ano através de atividades técnico-administrativa-pedagógica que objetivem o desenvolvimento mental, moral, cívico, artístico, cultural e psicomotor dos educandos.

03

TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS (CARGO NÍVEL MÉDIO)

30H/S

Ensino Médio Completo, com proficiência em LIBRAS

R$ 650,00

9

1

10

Exercer atividade de intérprete e tradudor de Português Oral - Língua Brasileira de Sinais e Língua Brasileira de Sinais - Português Oral.

NÍVEL SUPERIOR

04

BIBLIOTECÁRIO

30H/S

Curso Superior em Biblioteconomia

1.200,00

**

1

0

1

Disponibilizar informação; gerenciar unidades como bibliotecas centros de documentação, centros de informação e correlatos além de redes e sistemas de informação; tratar tecnicamente e desenvolver recursos informais; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; promover difusão cultural; desenvolver ações educativas. Assessorar nas atividades de ensino e de pesquisa.

05

PEDAGOGO

30H/S

Curso Superior em Pedagogia

R$ 1.200,00

**

1

1

2

Exercer atividades relacionadas ao planejamento, execução, orientação, supervisão e administração do processo educacional, no Ensino Fundamental. Compreendendo a educação como um fenômeno cultural, social e psíquico complexo e capaz de produzir e difundir conhecimentos no campo educacional.

06

PROFESSOR DE CIÊNCIAS (6° ao 9º ano)

150H/MÊS

Licenciatura Plena Com Habilitação na área de Atuação

R$ 988,18

30% (de Incentivo a Docência)

9

1

10

Exercício da docência na no Ensino Fundamental do 6° ao 9º ano através de atividades técnico-administrativa-pedagógica que objetivem o desenvolvimento mental, moral, cívico, artístico, cultural e psicomotor dos educandos.

07

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA (6° ao 9º ano)

150H/MÊS

Licenciatura Plena Com Habilitação na área de Atuação

R$ 988,18

30% (de Incentivo a Docência)

4

1

5

Exercício da docência na no Ensino Fundamental do 6° ao 9º ano através de atividades técnico-administrativa-pedagógica que objetivem o desenvolvimento mental, moral, cívico, artístico, cultural e psicomotor dos educandos.

08

PROFESSOR DE ESPANHOL (6o ao 9º ano)

150H/MÊS

Licenciatura Plena Com Habilitação na área de Atuação

R$ 988,18

30% (de Incentivo a Docência)

2

1

3

Exercício da docência no Ensino Fundamental do 6° ao 9º ano através de atividades técnico-administrativa-pedagógica que objetivem o desenvolvimento mental, moral, cívico, artístico, cultural e psicomotor dos educandos.

09

PROFESSOR DE GEOGRAFIA

150H/MÊS

Licenciatura Plena

R$ 988,18

30% (de Incentivo a Docência)

3

1

4

Exercício da docência no Ensino Fundamental do 6° ao 9º ano através de atividades técnico-administrativa-pedagógica que objetivem o desenvolvimento mental, moral, cívico, artístico, cultural e psicomotor dos educandos.

10

PROFESSOR DE HISTÓRIA (6o ao 9º ano)

150H/MÊS

Licenciatura Plena Com Habilitação na área de Atuação

R$ 988,18

30% (de Incentivo a Docência)

3

1

4

Exercício da docência no Ensino Fundamental do 6° ao 9º ano através de atividades técnico-administrativa-pedagógica que objetivem o desenvolvimento mental, moral, cívico, artístico, cultural e psicomotor dos educandos

11

PROFESSOR DE INFORMÁTICA (6o ao 9º ano)

150H/MÊS

Licenciatura Plena em Tecnologia da Informação ou equivalente

R$ 988,18

30% (de Incentivo a Docência)

5

1

6

Exercício da docência no Ensino Fundamental do 6° ao 9º ano através de atividades técnico-administrativa-pedagógica que objetivem o desenvolvimento mental, moral, cívico, artístico, cultural e psicomotor dos educandos.

12

PROFESSOR DE INGLÊS (6o ao 9º ano)

150H/MÊS

Licenciatura Plena Com Habilitação na área de Atuação

R$ 988,18

30% (de Incentivo a Docência)

9

1

10

Exercício da docência no Ensino Fundamental 6° ao 9º ano através de atividades técnico-administrativa-pedagógica que objetivem o desenvolvimento mental, moral, cívico, artístico, cultural e psicomotor dos educandos.

13

PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGESA (6o ao 9º ano)

150H/MÊS

Licenciatura Plena Com Habilitação na área de Atuação

R$ 988,18

30% (de Incentivo a Docência)

9

1

10

Exercício da docência no Ensino Fundamental do 6° ao 9º ano através de atividades técnico-administrativa-pedagógica que objetivem o desenvolvimento mental, moral, cívico, artístico, cultural e psicomotor dos educandos.

14

PROFESSOR DE MATEMÁTICA (6o ao 9º ano)

150H/MÊS

Licenciatura Plena Com Habilitação na área de Atuação

R$ 988,18

30% (de Incentivo a Docência)

9

1

10

Exercício da docência no Ensino Fundamental do 6° ao 9º ano através de atividades técnico-administrativa-pedagógica que objetivem o desenvolvimento mental, moral, cívico, artístico, cultural e psicomotor dos educandos.

15

PROFESSOR INSTRUTOR DE LIBRAS

150H/MÊS

Pedagogia ou qualquer Licenciatura com Especialização em Educação Especial (LIBRAS)

R$ 988,18

30% (de Incentivo a Docência)

4

1

5

Exercer atividades docentes no planejamento, execução, orientação, controle e administração do processo educacional.

GRUPO II

NÍVEL FUNDAMENTAL

C
Ó
D
.

C
A
R
G
O

/

R
E
G
I
M
E

D
E

T
R
A
B
A
L
H
O

H
O
R
A
S

/

S
E
M
A
N
A

F
O
R
M
A
Ç
Ã
O

A
C
A
D
Ê
M
I
C
A

/

E
S
C
O
L
A
R
I
D
A
D
E

S
A
L
Á
R
I
O

B
A
S
E

R
$

G
R
A
T
I
F
I
C
A
Ç
Ã
O

R
$

V
A
G
A
S*

S
Í
N
T
E
S
E

D
A
S

A
T
R
I
B
U
I
Ç
Õ
E
S

CG

PD

TOT

16

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

30H/S

Ensino Fundamental Completo

R$ 550

-

27

3

30

Executar serviços administrativos e de apoio, tais como: separação e classificação de documentos e correspondências, transcrição de dados e lançamentos; realizar outras tarefas de natureza interna e externa.

NÍVEL MÉDIO

17

AGENTE
ADMINISTRATIVO

30H/S

Ensino Médio Completo

R$ 650,00

-

14

1

15

Desenvolver serviços de recepção, escrituração, anotações contábeis estatísticos e datilografia.

18

AGENTE
ARRECADADOR

30H/S

Ensino Médio Completo

R$ 650,00

-

1

1

2

Promover a arrecadação relativa às taxas referentes às vias, logradouros públicos e outras tarefas inerentes ao cargo.

19

AGENTE
CADASTRADOR
IMOBILIÁRIO
MERCANTIL

30H/S

Ensino Médio Completo

R$ 650,00

-

1

1

2

Executar atividades de cadastramento, atualização e manutenção cadastral de imóveis em geral.

20

AUXILIAR
DE CONSULTÓRIO
DENTÁRIO

30H/S

Ensino Médio Profissional em Saúde Bucal, Atendente de Consultório Dentário e Higiene Dentária

R$ 650,00

-

9

1

10

Planejam o trabalho técnico-odontológico em consultórios, clínicas, laboratórios de prótese e em órgãos públicos de saúde. Previnem doença bucal participando de programas de promoção à saúde, projetos educativos e de orientação de higiene bucal. Confeccionam e reparam próteses dentárias humanas, animais e artísticas. Executam procedimentos odontológicos sob supervisão do cirurgião dentista. Administram pessoal e recursos financeiros e materiais. Mobilizam capacidades de comunicação em palestras, orientações e discussões técnicas. As atividades são exercidas conforme normas e procedimentos técnicos e de biossegurança.

21

AUXILIAR DE
CONTABILIDADE

30H/S

Ensino Médio Profissional em Contabilidade

R$ 550,00

-

1

1

2

Auxiliar o Técnico em Contabilidade na realização dos serviços contábeis.

22

AUXILIAR DE
LABORATÓRIO

30H/S

Curso Técnico de Auxiliar de Laboratório

R$ 650,00

-

4

1

5

Coletam material biológico, orientando e verificando preparo do paciente para o exame. Auxiliam os técnicos no preparo de vacinas; aviam fórmulas, sob orientação e supervisão. Preparam meios de cultura, estabilizantes e hemoderivados. Organizam o trabalho; recuperam material de trabalho, lavando, secando, separando e embalando. Trabalham em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de biossegurança.

23

DESENHISTA
PROJETISTA

30H/S

Curso de Desenho Arquitetônico

550

-

1

0

1

Orientar e executar serviços de desenho arquitetônico, topográfico e cartográfico, organizar estudos auxiliares para projetos de construção e de logradouros públicos em geral e outras tarefas inerentes ao cargo

24

FISCAL
DE OBRAS

30H/S

Ensino Profissional Médio Completo em Edificações ou equivalente

R$ 650,00

-

2

1

3

Fiscalizar a execução de obras públicas, quanto ao cumprimento de obrigações legais e supervisionar o uso adequado e do material de construção pertencente à Prefeitura, como executar tarefas inerentes ao cargo.

25

FISCAL
SANITÁRIO

30H/S

Ensino Médio Completo

R$ 650,00

-

2

1

3

Auxiliar o inspetor sanitário nas fiscalizações de alimentos, saneamento e meio ambiente, medicamentos, serviços de saúde, sangue e hemoderivados, radiações ionizantes; Executar sob o comando e supervisão do inspetor sanitário, coletas de alimentos, medicamentos e água; Apoiar administrativamente as atividades de fiscalização; Executar atividades de fiscalização em eventos municipais, sob comando e supervisão do Inspetor Sanitário; fiscalizar indústrias de alimentos, bares, restaurantes, padarias, lanchonetes, engarrafadora de água mineral, hotéis, motéis, pousadas, albergues, casas de repouso, dedetizadoras, sistema de abastecimento público de água, fábricas de gelo, limpadoras de fossas, comércio de água natural, mercado público, feiras livres, ambulantes... Decreto n°20.786/98 - Artigo 2°, inciso V)

26

GUARDA
MUNICIPAL

42H/S

Ensino Médio Completo.

R$ 545,00

60% (de Risco de Vida - Lei 2.741/2010)

28

2

30

Proteger os serviços, instalações e bens do Município, dentre estes o seu Patrimônio cultural, Histórico, artístico, ambiental e turístico; Informar, orientar, educar, defender o cidadão quanto a seus direitos e ao bom uso do serviço público; Quando convocada, desde que autorizada, em auxilio a força policial, executar atividades de defesa civil; Auxiliar o disciplinamento do controle urbano; Exercer a fiscalização do Trânsito e Transporte Público do Município, exercendo as atividades necessárias para o cumprimento do estabelecido nos artigos 21 e 24 do Código de Trânsito Brasileiro e Transporte Municipal; Exercer outras atribuições correlatas.

27

TÉCNICO EM
ENFERMAGEM/
PLANTONISTA

30H/S

Curso Técnico Profissional de Enfermagem

R$ 650,00

-

19

1

20

Participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações e etc.); Realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de rico, conforme planejamento da equipe; participar do gerenciamento dos insumos.

28

TÉCNICO EM
IMOBILIZAÇÃO
ORTOPÉDICA

30H/S

Ensino Médio Profissional de Imobilização Ortopédica, Gesso Hospitalar ou Imobilização

R$ 650,00

-

3

1

4

Para atuar juntamente a outros profissionais da área de saúde na promoção, proteção, recuperação da saúde e reabilitação de pessoas.

29

TÉCNICO EM
LABORATÓRIO/
PLANTONISTA

30H/S

Curso Técnico Profissional em Laboratório

R$ 650,00

-

4

1

5

Coletar, receber e distribuir material biológico de pacientes; preparar amostras do material biológico e realizar exames conforme protocolo; Preparar equipamentos analíticos e de suporte; Executar, checar calibrar e fazer a manutenção corretiva dos equipamentos; Administrar e organizar o local de trabalho; Trabalhar conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e biossegurança; mobilizar capacidades de comunicação oral e escrita para efetuar registros, dialogar com a equipe de trabalho e orientar os pacientes quanto à coleta do material.

30

TÉCNICO EM
NUTRIÇÃO E
DIETÉTICA

30H/S

Curso Técnico Profissional em Nutrição e Dietética

R$ 650,00

-

1

1

2

Os técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos controlam a qualidade dos alimentos nas etapas de produção, supervisionando processos produtivos e de distribuição, verificando condições de ambiente, equipamento e produtos (in natura e preparados). Podem participar de pesquisa para melhoria, adequação e desenvolvimento de produtos e promover a venda de insumos, produtos e equipamentos. Os técnicos em alimentos atuam prioritariamente na indústria alimentícia. Os técnicos em nutrição e dietética trabalham sob supervisão de nutricionista, atuando, prioritariamente, em unidades de alimentação e nutrição (coletividade sadia) e unidades de nutrição e dietética (coletividade preferencialmente enfermas) e saúde coletiva. (descrição pelo CBO)

31

TÉCNICO
EM RAIO-X

30H/S

Curso Técnico Profissional em Radiologia ou Radioterapia (Ensino Médio Profissional)

R$ 650,00

-

3

1

4

Ter habilidades em conduzir, posicionar e aplicar os fatores radiográficos para realização de exames radiológicos simples e contrastados; Realizar exames de tomografia computadorizada; Operar a câmara escura para revelação de filmes, carregamento de chassis e reposição de material para atividades diárias; Realizar trabalhos em câmara clara, classificando películas radiográficas quanto a identificação e à qualidade de imagem, controlando filmes gastos e eventuais perdas, e registrando o movimento de exames para fins estatísticos e de controle; Encaminhar quando em função de supervisor, o serviço e a distribuição de exames pelos demais técnicos; Participar de plantões diurnos e noturnos e de atividades diárias; Realizar exames na clínica radiológica para pacientes ambulatoriais e da Emergência; Realizar exames nos pacientes internados, em aparelhos móveis, nas diversas clínicas e na UTI; Exercer as atividades da área de acordo com a conveniência do serviço; Executar outras atividades inerentes à área.

32

TÉCNICO EM
SEGURANÇA DO
TRABALHO

30H/S

Ensino Médio Profissional voltado para área.

R$ 650,00

-

1

1

2

Elaborar, participar da elaboração e implementar política de saúde e segurança no trabalho; realizar auditorias, acompanhamento e avaliação na área.

33

TOPÓGRAFO

30H/S

Ensino Médio Profissional em Topografia, Cartografia ou Geodésia

R$ 650,00

-

1

0

1

Exercer todos os trabalhos de âmbito cartográfico e topográfico, assim como a organização e conservação do cadastro dos terrenos do Território.

NÍVEL SUPERIOR

34

ADVOGADO

30H/S

Bacharelado em Direito com registro na OAB.

R$ 1.500,00

**

2

1

3

Desenvolver atividades de assistência jurídica ao poder executivo municipal; defender os direitos e interesses do município; emitir petições, contestações, réplicas, memoriais, razões e minutas nos processos judiciais e administrativos; redigir contratos e demais instrumentos pertinentes.

35

AGRÔNOMO

30H/S

Curso Superior em Agronomia

R$ 1.200,00

**

1

0

1

Desenvolver atividades de planejamento, otimização e avaliação das atividades agropecuárias no Município.

36

ARQUEÓLOGO

30H/S

Bacharelado em Arqueologia

R$ 1.200,00

**

1

0

1

Planejar, organizar, administrar, dirigir e supervisionar as atividades de pesquisa, executar serviços de análise, classificação, interpretação e informação científica de interesse arqueológico no município.

37

ARQUITETO
URBANISTA

30H/S

Curso Superior em Arquitetura e Urbanismo

R$ 1.200,00

**

1

0

1

Desenvolver atividades de execução de projetos e coordenar construção ou a reforma de prédios e espaços públicos.

38

ASSISTENTE
SOCIAL

30H/S

Curso Superior em Assistência Social

R$ 1.200,00

**

2

1

3

Desenvolver atividades de planejamento, assessoramento e execução de programas e projetos vinculados à gestão de políticas Sociais.

39

AUDITOR
EM SAÚDE

30H/S

Curso Superior Completo em qualquer área de saúde com registro no Conselho de Classe competente, e Especialização em Auditoria

R$ 1.200,00

**

1

0

1

Avaliar a qualidade do atendimento prestado ao paciente e a necessidade da hospitalização; Analisar os procedimentos médicos de alto custo e materiais especiais, prontuários, exames, prescrições e documentos; Identificar irregularidades (negociação de glosas), verificando se os serviços cobrados são compatíveis com os realizados; Atuar corretivamente, com análise qualitativa e quantitativa de custos, nas próprias entidades hospitalares; efetuar auditoria e análise pré e pós pagamento de faturas médicas; Cumprir e aplicar leis do regulamento da Secretaria e do SUS; Desenvolver ações de saúde coletiva: assessorar e prestar suporte técnico de gestão em saúde.

40

AUDITOR
FISCAL

30H/S

Curso Superior Completo

R$ 1.200,00

**

1

0

1

Efetuar estudos e prestar assessoramento na formulação de políticas de diretrizes financeiras e tributárias do município; examinar a regularidade dos processos de arrecadação, fiscalização e recolhimento das receitas municipais bem como dos processos de despesas.

41

BIÓLOGO

30H/S

Curso Superior em Biologia

R$ 1.200,00

**

1

0

1

Formular e elaborar estudos e projetos nos vários setores da biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionarem à prevenção, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando, direta ou indiretamente, atividades desses trabalhos.

42

BIOMÉDICO/PLANTÃO

24H/S

Curso Superior Completo em Bioquímica, com registro no conselho fiscalizador da profissão.

R$ 1.200,00

**

3

1

4

Efetuar análises clínicas laboratoriais no campo da hematologia, bioquímica, urianálise, parasitologia, bacteriologia, microbiologia, imunologia; Examinar os respectivos laudos e encaminhá-los ao médico do paciente; Realizar atividades de ensino, aprendizagem e pesquisas; Administrar de forma genérica os trabalhos do laboratório; Exercer outras atividades pertencentes ao cargo.

43

CONTADOR

30H/S

Curso Superior em Ciências Contábeis

R$ 1.200,00

**

1

0

1

Coordenar, supervisionar, orientar e/ou executar atividades de Contabilidade e Finanças em geral, de acordo com as exigências legais e administrativas.

44

ENFERMEIRO/
PLANTÃO

24H/S

Curso Superior completo em Enfermagem, com registro no Conselho Regional de Enfermagem.

R$ 1.200,00

__

7

1

8

Atendimento de enfermagem necessário para reanimação e estabilização do paciente, no local do evento e durante o transporte do mesmo. Desenvolver a metodologia da assistência de enfermagem em todos os níveis de atuação; Supervisionar e avaliar as ações de enfermagem da equipe no Atendimento Pré-hospitalar Móvel, Hospitalar e Unidades de atendimento ambulatorial; Planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar Planos de Intervenção de Enfermagem; Participar de investigações epidemiológicas; Elaborar e participar de projetos educativos visando à melhoria da saúde da população; Fazer controle de qualidade do serviço nos aspectos inerentes a sua profissão.

45

ENGENHEIRO
CIVIL

30H/S

Curso Superior em Engenharia Civil

R$ 1.200,00

**

1

1

2

Assessorar tecnicamente as diversas atividades da prefeitura em matérias atinentes a sua área de formação profissional, contribuindo nas ações comerciais, de operação e manutenção, elaboração e gerenciamento de projetos, em segurança e meio ambiente, pesquisa e desenvolvimento, de modo a garantir os melhores padrões de qualidade aos processos afeitos ao município.

46

ENGENHEIRO
DA COMPUTAÇÃO

30H/S

Ensino Superior em Engenharia da Computação

R$ 1.200,00

**

1

0

1

Atuar nos projetos de redes operacionais nos órgãos administrativos

47

FARMACÊUTICO

30H/S

Curso Superior Completo em Farmácia, com registro no conselho fiscalizador da profissão.

R$ 1.200,00

__

2

1

3

Assistência Farmacêutica: Desenvolvimento de atividades de execução, educação, supervisão, acompanhamento e avaliação da assistência farmacêutica, bem como o controle, padronização, armazenamento, distribuição e transporte de produtos da área farmacêutica, tais como: medicamentos, alimentos especiais, imunobiológicos, domissanitários e insumos correlatos; Orientação sobre o uso de produtos e prestação de serviços farmacêuticos; Participação na elaboração, coordenação e implementação de políticas de medicamentos fármaco-vigilância; Participar de processos educativos, de formação e de ações coletivas e de vigilância em saúde.

48

FISIOTERAPEUTA

30H/S

Curso Superior Completo em Fisioterapia, com registro no conselho fiscalizador da profissão.

R$ 1.200,00

__

1

1

2

Executar métodos e técnicas fisioterápicas, com finalidade de manter, desenvolver ou restaurar, reabilitando a capacidade física do paciente, após diagnóstico, desenvolver atividades de habilitação através de fontes geradoras termoterápicas, crioterápicas, fototerápicas, eletroterápicas, sonidoterápicas, e aeroterápicas, além de agentes cinésio-mecanoterápicos e outros mais advindos da evolução dos estudos e da produção científica da área da saúde nas diversas áreas assistenciais.

49

FONAUDIÓLOGO

30H/S

Curso Superior Completo em Fonoaudiologia, com registro no conselho fiscalizador da profissão.

R$ 1.200,00

__

1

1

2

Executar métodos e técnicas terapêuticas para facilitação da comunicação através do desenvolvimento e aperfeiçoamento da linguagem oral e escrita, tratamento dos distúrbios da voz, da função vestibular, da fala, da fluência, das funções orofaciais e da deglutição, atendimento a pacientes internados e ambulatoriais.

50

GESTOR
DE RH

30H/S

Curso Superior em Psicologia ou Administração de Empresas

R$ 1.200,00

**

1

1

Planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos.

51

MÉDICO
ANESTESISTA/
PLANTONISTA

24H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão, e Título de Especialista em Anestesia, fornecido pela AMB ou Residência Médica Concluída.

R$ 1.908,10

R$ 2.200,00 (Art. 3º da LC nº 05/2010)

3

1

4

Aspectos médico-legais e responsabilidade ética em anestesia. Realizar todos os tipos de anestesias, em todos os tipos de cirurgias. Avaliação, medicação e preparação do pré-anestésico, monitorização de pacientes anestesiados, entubação traqueal, acompanhamento na sala de recuperação pós-anestésica, preenchimento de ficha anestésica; Desenvolver atividades de ensino e aprendizado; Supervisionar residentes; Executar atividades qualificadas na área, quando solicitado pela instituição, dentro da rede de ações e serviços do Hospital de Trauma.

52

MÉDICO
CARDIOLOGISTA

20H/S

Curso Superior Completo em medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão, e Título de especialidade concedido pela Sociedade Brasileira da especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

1

1

2

Efetuar exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos, realizar outras formas de tratamento, fazer cirurgias, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, de acordo com a especialidade.

53

MÉDICO
CIRURGIÃO
GERAL/
DIARISTA

20H/S

Curso Superior Completo em medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão e Título de especialidade concedido pela Sociedade Brasileira da especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

R$ 1.100,00 (Art.7º da LC nº17/2011)

1

0

1

Prestar atendimento integral a pacientes internados, atender pacientes em situação de urgência e emergência. Supervisionar residentes, executar demais atividades qualificadas na área, quando solicitado pela instituição, dentro da rede de ações e serviços da rede hospitalar, bem como preenchimento de AIH e desenvolver atividades de ensino e aprendizagem. Realizar consultas, exames e atendimentos médicos, emitindo diagnósticos, prescrevendo medicamentos e realizando outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos de medicina terapêutica e de emergência terapêutica para promover a saúde do indivíduo. Elaborar e coordenar a implantação de normas de organização e aperfeiçoamento das equipes que atuam na área de saúde. Opinar tecnicamente nos processos de padronização, aquisição, distribuição, instalação e manutenção de equipamentos e materiais para área de saúde. Examinar pacientes diagnosticando, prescrevendo tratamento, prestando orientações e solicitando hospitalização e/ou encaminhando para outros tipos de tratamento indicados ao caso. Requisitar, analisar e interpretar exames complementares de laboratório para fins de diagnóstico e acompanhamento clínico de pacientes.

54

MÉDICO
CIRURGIÃO
VASCULAR

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão, e Título de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

R$ 1.100,00 (Art.7º da LC nº17/2011)

1

0

1

Atendimento ambulatorial da clínica Angiológica, realizar exames específicos pré e pós operatórios, nas cirurgias realizadas, proceder a cirurgias. Interpretação de estudos hemodinâmicos com indicação da terapeuta apropriada. Interpretação de exames complementares aos pacientes nos diversos setores. Avaliar e acompanhar pacientes. Atender urgências, emergências e internação, preenchimento de AIH, desenvolver atividades de ensino e aprendizado. Supervisionar residentes, coordenar e executar demais atividades qualificadas na área, quando solicitado pela instituição, dentro da rede de ações e serviços do Hospital de Trauma.

55

MÉDICO
CLÍNICO
GERAL/
PLANTONISTA

24H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão, e Título de Especialidade concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

R$ 2.200,00 (Art. 3º da LC nº 05/2010)

9

1

10

Prestar atendimento integral a pacientes internados e em ambulatório, atender pacientes em situação de urgência e emergência. Supervisionar residentes, executar demais atividades qualificadas na área, quando solicitado pela instituição, dentro da rede de ações e serviços da rede hospitalar, bem como preenchimento de AIH e desenvolver atividades de ensino e aprendizagem. Realizar consultas, exames e atendimentos médicos, emitindo diagnósticos, prescrevendo medicamentos e realizando outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos de medida terapêutica e de emergência, para promover a saúde do indivíduo. Elaborar e coordenar a implantação de normas de processos de padronização, aquisição, distribuição, instalação e manutenção de equipamentos e materiais para a área de saúde. Examinar pacientes diagnosticando, prescrevendo tratamento, prestando orientações e solicitando hospitalização e/ou encaminhado para outros tipos de tratamento indicados ao caso. Requisitar, analisar e interpretar exames complementares de laboratório para fins de diagnóstico e acompanhamento clínico de pacientes.

56

MÉDICO
DERMATOLOGISTA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão, Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

1

1

2

Realizar diagnósticas e tratamentos de doenças da pele.

57

MÉDICO DO
TRABALHO

20 H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão, e Título de Especialista em Medicina do Trabalho.

R$ 1.908,10

-

1

0

1

Promover o controle médico de saúde ocupacional e meio ambiente do trabalho, interagindo com os diversos órgãos e entes municipais para propor soluções quanto a problemas de saúde funcional; realizar exames médicos ocupacionais dos servidores; diagnosticar, através de consultas, vistorias e exames, doenças que atingem os profissionais, designando o grau de insalubridade quando identificada; apresentar medidas precaucionais aos possíveis eventos como fator indicador de doenças do trabalho, desempenhar demais atividades inerentes à função

58

MÉDICO
ENDOCRINOLOGISTA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão, Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

1

1

2

Realizar diagnósticos e tratamentos das doenças que afetam as glândulas.

59

MÉDICO
ENDOSCOPISTA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão, Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

1

0

1

Realizar tratamentos das afecções ou traumatismos das vias aéreas ou digestivas.

60

MÉDICO
GASTROENTEREOLOGISTA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão, Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

1

1

2

Desenvolver procedimentos de atividades gastroenterológica.

61

MÉDICO GERIATRA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão, Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB, Residência Médica concluída ou Curso de Especialização em Geriatria emitido por Instituição de Ensino Superior reconhecido pelo MEC.

R$ 1.908,10

-

1

0

1

Efetuar exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos, realizar outras formas de tratamento, fazer cirurgias, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, de acordo com a especialidade.

62

MÉDICO
GINECOLOGISTA/
OBSTETRA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão, Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

2

1

3

Efetuar atendimento médico ambulatorial; Emitir diagnósticos; Fazer Cirurgias; Emitir laudos de exames complementares inerentes à especialidade; Prescrever medicamentos; Realizar outras formas de tratamento, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica de acordo com a especialidade ou nível de atendimento exigido; Cumprir e aplicar leis e regulamentos da Secretaria e do SUS; Desenvolver ações de saúde coletiva; Assessorar e prestar suporte técnico de gestão em saúde.

63

MÉDICO
MASTOLOGISTA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão, Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

1

1

2

Efetuar exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos, realizar outras formas de tratamento, fazer cirurgias, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, de acordo com a especialidade.

64

MÉDICO NEFROLOGISTA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão, e Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

1

0

1

Emitir diagnósticos e outras formas de tratamento.

65

MÉDICO
NEONATOLOGISTA/
PLANTONISTA

24H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão, e Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

R$ 2.200,00 (Art. 3º da LC nº 05/2010)

3

1

4

Exercer atividades da Medicina Perinatal e Neonatal, de forma a atingir o benefício da saúde das grávidas e recém-nascidos.

66

MÉDICO
NEUROLOGISTA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão, Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

1

1

2

Desenvolver ações contra patologias do sistema nervoso.

67

MÉDICO
OBSTETRA/
PLANTONISTA

24H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão, e Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

R$ 2.200,00 (Art. 3º da LC nº 05/2010)

3

1

4

Efetuar atendimento médico ambulatorial; Emitir diagnósticos; Fazer Cirurgias; Emitir laudos de exames complementares inerentes à especialidade; Prescrever medicamentos; Realizar outras formas de tratamento, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica de acordo com a especialidade ou nível de atendimento exigido; Cumprir e aplicar leis e regulamentos da Secretaria e do SUS; Desenvolver ações de saúde coletiva; Assessorar e prestar suporte técnico de gestão em saúde.

68

MÉDICO
OFTALMOLOGISTA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão, e Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

4

1

5

Realizar exames periódicos, emitir diagnósticos e realiza outras formas de tratamento para enfermidades na região ocular.

69

MÉDICO ORTOPEDISTA
/TRAUMATOLOGISTA -
PLANTONISTA

24H/S

Curso Superior Completo em Medicina com registro no conselho fiscalizador da profissão, e Título de Especialista concedido peça Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

R$ 2.200,00 (Art. 3º da LC nº 05/2010)

1

1

2

Efetuar atendimentos médicos ambulatoriais; Emitir diagnósticos; Fazer cirurgias; Emitir laudos de exames complementares inerentes a especialidade; Prescrever medicamentos; Realizar outras formas de tratamento, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica de acordo com a especialidade ou nível de atendimento exigido; Cumprir as leis e regulamentos da SUS; Desenvolver ações de saúde coletiva; Assessorar e prestar suporte técnico na sua área de atuação.

70

MÉDICO
OTORRINOLARINGOLOGISTA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselhofiscalizador da profissão, e Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

2

1

3

Promover formas de tratamento para as afecções e anomalias dos ouvidos, nariz e garganta, empregando meios clínicos ou cirúrgicos para recuperação do paciente.

71

MÉDICO
PEDIATRA/
PLANTONISTA

24H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho da profissão, e Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

R$ 2.200,00 (Art. 3º da LC nº 05/2010)

9

1

10

Prescrever formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, prestando assistência médica específica às crianças até a adolescência para avaliar, prevenir ou recuperar a sua saúde.

72

MÉDICO
PEDIATRA/
DIARISTA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho da profissão, e Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

5

1

6

Efetuar exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos, realizar outras formas de tratamento, fazer cirurgias, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, de acordo com a especialidade.

73

MÉDICO
PERITO
PREVIDENCIÁRIO

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho fiscalizador da profissão.

R$ 1.908,10

-

1

1

2

Executar perícias médicas relacionadas aos benefícios previdenciários; Avaliar o efetivo comprometimento da capacidade laboral e a possibilidade de readaptação em outra função do portador da doença.

74

MÉDICO
PNEUMOLOGISTA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho da profissão, e Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

1

1

2

Prescrever medicamentos e outras formas de tratamentos para patologia clínica ou cirúrgica do aparelho respiratório ou vias respiratórias.

75

MÉDICO
PROCTOLOGISTA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho da profissão, e Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

1

1

2

Examinar o paciente segundo as técnicas da semiologia médica.

76

MÉDICO
PSIQUIATRA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho da profissão, e Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

3

1

4

Tratar de afecções psicopatológicas, empregando técnicas especiais, para reabilitar o paciente.

77

MÉDICO
RADIOLOGISTA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho da profissão, e Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

1

0

1

Realizar exames periódicos, emitir diagnóstico.

78

MÉDICO
REUMATOLOGISTA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho da profissão, e Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

1

1

2

Atendimento em pacientes com queixas reumáticas e procedimentos em reumatologia

79

MÉDICO
SANITARISTA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho profissional, e Título de Especialista em Saúde Pública.

R$ 1.908,10

-

1

0

1

Desenvolver ações de proteção à saúde.

80

MÉDICO
ULTRASSONOGRAFISTA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho da profissão, e Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

1

1

2

Diagnosticar e emitir laudos de exames ultrassonográficos.

81

MÉDICO
UROLOGISTA

20H/S

Curso Superior Completo em Medicina, com registro no conselho da profissão, e Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Especialidade/AMB ou Residência Médica concluída.

R$ 1.908,10

-

4

1

5

Emitir formas de tratamento para as afecções e anomalias do sistema urinário, empregando processos adequados e instrumentação específica, tratamento cirúrgicos.

82

MÉDICO
VETERINÁRIO

20H/S

Curso Superior em Medicina Veterinária, com registro no conselho da profissão.

R$ 1.908,10

-

1

0

1

Praticam clínica médica veterinária em todas as suas especialidades; contribuem para o bem-estar animal; podem promover saúde pública e defesa do consumidor; exercem defesa sanitária animal; desenvolvem atividades de pesquisa e extensão; atuam nas produções industrial e tecnológica e no controle de qualidade de produtos. Fomentam produção animal; atuam nas áreas comercial agropecuária, de biotecnologia e de preservação ambiental; elaboram laudos, pareceres e atestados; assessoram a elaboração de legislação pertinente. (descrição pelo CBO)

83

NUTRICIONISTA

30H/S

Curso de Graduação em Nutrição reconhecido pelo MEC e registro no conselho da profissão

R$ 1.200,00

__

2

1

3

Prestam assistência nutricional a indivíduos e coletividades (sadios e enfermos); planejam, organizam, administram e avaliam unidades de alimentação e nutrição; efetuam controle higiênico-sanitário; participam de programas de educação nutricional; podem estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Atuam em conformidade ao manual de boas práticas. (descrição pelo CBO)

84

ODONTÓLOGO

30H/S

Curso Superior em Odontologia e registro no conselho da profissão.

R$ 1.200,00

__

9

1

10

Diagnosticar e tratar afecções da boca, dentes e região maxilofacial, utilizando processos clínicos ou cirúrgicos para promover e recuperar a saúde bucal e geral.

85

PROCURADOR
AUTÁQUICO

30H/S

Bacharelado em Direito com registro na OAB.

R$ 1.500,00

**

1

0

1

Voltados para área contenciosa; consultiva nas áreas de previdência, cível, trabalhista, administrativa e investimento; contingenciamento judicial, subsidiar, analisar e avaliar processos de pensões, aposentadorias e outros correlatos, pareceres administrativos, análises e elaboração de contratos e instrumentos em geral.

86

PSICÓLOGO
(CLÍNICO)

30H/S

Curso Superior de Psicologia

R$ 1.200,00

__

9

1

10

Proceder ao estudo e avaliação dos mecanismos do comportamento humano, elaborando e aplicando técnicas psicológicas, para possibilitar a orientação, seleção e treinamento ao campo profissional e o diagnóstico e terapia clínica.

87

TURISMÓLOGO

30H/S

Curso Superior de Turismo

R$ 1.200,00

**

1

0

1

Analisar e elaborar planos para o desenvolvimento do turismo de uma forma consciente; baseando-se em fatores sociais, culturais e econômicos do município; elaborar e coordenar trabalhos técnicos, estudos, pesquisas e projetos em diferentes áreas do turismo municipal; coordenar projetos e treinamentos de pessoal na área relacionados ao patrimônio material e imaterial do Município.

88

ZOOTECNISTA

30H/S

Curso Superior em Zootecnia

R$ 1.200,00

**

1

0

1

Realizar atividades relativas a estudo e controle da reprodução, aprimoramento genético e nutrição dos animais.

TOTAL DE CARGOS - GRUPOS I E II

490

* CG = VAGAS PARA CONCORRÊNCIA GERAL; PD=VAGAS RESERVADAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA; TOT=TOTAL DE VAGAS

** Gratificações de 50%, 70% e 100% - LC n° 17/2011, a ser regulamentada por Decreto Municipal, com implementação em 01.01.2012.

ANEXO II

DECLARAÇÃO DE PERTINÊNCIA À FAMÍLIA DE BAIXA RENDA

Declaro, para efeito de solicitação da isenção da taxa de inscrição no Concurso Igarassu 2011, sob as penas da lei, que atendo aos requisitos para obtenção daquele beneficio e que sou membro de família de baixa renda, conforme definições, adotadas pelo Decreto nº 6.135, de 2007, 26 de junho de 2007, transcritas a seguir.

Decreto nº 6.135, de 2007 - (Definições)

Para fins deste decreto, adotam-se as seguintes definições:

I. Família: a unidade nuclear composta por um ou mais indivíduos, eventualmente ampliada por outros indivíduos que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todos moradores em um mesmo domicílio.

II. Família de baixa renda: sem prejuízo do disposto no inciso I:

a) Aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo; ou

b) A que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos;

III. Domicílio: o local que serve de moradia à família;

IV. Renda familiar mensal: a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da família, não sendo incluídos no cálculo aqueles percebidos dos seguintes programas:

a) Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;

b) Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano;

c) Programa Bolsa Família e os programas remanescentes nele unificados;

d) Programa Nacional de Inclusão do Jovem - Pró-Jovem;

e) Auxílio Emergencial Financeiro e outros programas de transferência de renda destinados à população atingida por desastres, residente em Municípios em estado de calamidade pública ou situação de emergência; e

f) Demais programas de transferência condicionada de renda implementados por Estados, Distrito Federal ou Municípios;

V. Renda familiar per capita: razão entre a renda familiar mensal e o total de indivíduos na família.

Local / Data: ________/________/__________

Nome: __________________________________________________________________________

Assinatura: ______________________________________________________________________

Referência: Lei Complementar n° 15/2011 de 09 de agosto de 2011 e Lei nº 14.016 de 23 de março de 2010.

ANEXO III

PROGRAMAS

LÍNGUA PORTUGUESA

CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

  • Análise, compreensão e interpretação de textos de gêneros variados (por exemplo: notícias, artigos de opinião, poemas, contos, entrevistas, anúncios publicitários etc.), para reconhecer os seguintes aspectos: a) o tema ou a ideia global do texto; b) o argumento principal defendido pelo autor; c) o objetivo ou a finalidade com que o texto foi escrito; d) a síntese de seu conteúdo global; e) as características do tipo ou do gênero textual; f) a fidelidade de paráfrases a seus segmentos de origem; g) relações do texto com outros textos (intertextualidade); h) relações do texto com o contexto sociocultural em que está inserido; i) informações explícitas e implícitas veiculadas; j) características da linguagem utilizada pelo autor; k) relações lógico-discursivas (por exemplo: causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição etc.) presentes no texto; l) elementos que asseguram a continuidade do texto; m) relações de sentido entre palavras (sinonímia e antonímia); n) efeitos (de ênfase, contraste, ironia, atenuação, dúvida, humor etc.) pretendidos pelo uso de certos recursos lexicais e gramaticais; o) efeitos de sentido de elementos morfossintáticos: o valor semântico de radicais, prefixos e sufixos; o uso de neologismos e de empréstimos linguísticos; flexões (regulares e irregulares) do verbo; regência (nominal e verbal), concordância (nominal e verbal) e ordem das palavras ou expressões no enunciado; p) a função de recursos gráficos (parênteses, aspas, tipos de letras, formatos do texto, entre outros) e de elementos não-verbais (como imagens, gráficos, tabelas etc.); q) efeitos de sentido dos sinais de pontuação; r) aspectos das convenções ortográficas.

LÍNGUA PORTUGUESA

CARGOS: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL (1° AO 5° ANO), TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, AUXILIAR EDUCACIONAL, AGENTE ADMINISTRATIVO, AGENTE ARRECADADOR, AGENTE CADASTRADOR IMOBILIÁRIO MERCANTIL, AUXILIAR DE CONTABILIDADE, DESENHISTA PROJETISTA, FISCAL DE OBRAS, FISCAL SANITÁRIO, TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, TOPÓGRAFO, GUARDA MUNICIPAL, AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO, AUXILIAR DE LABORATÓRIO, TÉCNICO EM ENFERMAGEM/ PLANTONISTA, TÉCNICO EM IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA, TÉCNICO EM LABORATÓRIO/ PLANTONISTA, TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA E TÉCNICO EM RAIOS-X.

  • Análise e compreensão de textos, para entender: a língua e as variedades lingüísticas, ideia global, argumento principal; elementos da textualidade (clareza, coerência e coesão); elementos que comprometem a clareza textual; a linguagens verbal e não verbal na construção do texto; nível (formal e informal); o texto, o parágrafo e a frase; os elementos da comunicação; a palavra e o seu significado (sinonímia, antonímia e ambiguidade); níveis da significação (denotação e conotação); figuras e vícios de linguagem; a natureza das mensagens e as funções da linguagem; os elementos que compõem uma narrativa (espaço, tempo, personagem principal e secundárias, conflitos e solução); textos do cotidiano (provérbios, histórias em quadrinhos, fábulas, contos, e-mail, bilhetes, textos; relações semânticas (causalidade, temporalidade, conclusão, finalidade, adição, comparação, explicação) estabelecidas entre parágrafos, períodos ou orações.
  • Morfologia: estrutura e formação de palavras; elementos mórficos e seus significados; classes de palavras (substantivo, verbo, pronome, artigo, adjetivo, advérbio, preposição, numeral, conjunção e interjeição).
  • Sintaxe: Frase, oração e período; tipos de período; Termos essenciais da oração: sujeito e predicado; Termos integrantes da oração: complementos nominais, complementos verbais (objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial, predicativo do objeto), agente da passiva; Termos acessórios da oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto; vocativo; Período simples e período composto; Colocação das palavras na oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal, colocação pronominal.
  • Fonologia: sons e letras, sílabas, encontros vocálicos, dígrafos, encontros consonantais, ortografia, regras de acentuação gráfica, pontuação (conforme o acordo ortográfico da Língua Portuguesa).

LÍNGUA PORTUGUESA

CARGOS: BIBLIOTECÁRIO, PEDAGOGO, PROFESSORES 6° AO 9° ANO (EXCETO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA), PROFESSOR INSTRUTOR DE LIBRAS, ADVOGADO, PROCURADOR AUTÁRQUICO, AGRÔNOMO, ARQUEÓLOGO, ARQUITETO URBANISTA, AUDITOR FISCAL, CONTADOR, ENGENHEIRO CIVIL, ENGENHEIRO DA COMPUTAÇÃO, GESTOR DE RECURSOS HUMANOS, TURISMÓLOGO, ZOOTECNISTA, MÉDICOS (TODAS AS ESPECIALIDADES), ASSISTENTE SOCIAL, AUDITOR EM SAÚDE, BIÓLOGO, BIOMÉDICO/PLANTÃO, ENFERMEIRO/ PLANTÃO, FARMACÊUTICO, FISIOTERAPEUTA, FONOAUDIÓLOGO, NUTRICIONISTA, ODONTÓLOGO E PSICÓLOGO (CLÍNICO).

  • Análise e compreensão de textos de variados gêneros, para reconhecer: o tema principal e os secundários; a síntese do seu conteúdo global; as ideias principais e secundárias; a finalidade com que o texto foi escrito; as características do gênero ou do tipo de texto; os elementos linguísticos que contribuem para a textualidade (coesão, coerência, informatividade, intertextualidade etc.); as informações explícitas e implícitas veiculadas; as características da linguagem utilizada; o uso e o efeito de formas variantes; a função textual de elementos não verbais; os aspectos do léxico e sua contribuição para os sentidos pretendidos pelo autor; o uso de neologismos e de empréstimos linguísticos;
  • As relações lógico-discursivas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição etc.) presentes no texto; as relações de sentido (sinonímia e antonímia) entre palavras, períodos ou parágrafos; os níveis da significação (denotação e conotação);
  • A função textual das figuras de linguagem; o uso dos elementos que compõem uma narrativa (espaço, tempo, personagens principal e secundárias, conflitos e solução);
  • Os aspectos morfossintáticos (valor semântico de radicais, prefixos e sufixos; flexões (regulares e irregulares) do verbo; regência (nominal e verbal); concordância (nominal e verbal); ordem das palavras ou expressões no enunciado); efeitos de sentido dos sinais de pontuação; aspectos das convenções ortográficas (conforme o último Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa)

MATEMÁTICA

CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

  • Números Inteiros e Racionais: Operações, propriedades e ordenação.
  • Cálculo simples de percentagens.
  • Regra de três simples e composta. Grandezas e Medidas: reconhecimento e equivalência de medidas de comprimento, área, volume, tempo e temperatura.
  • Tratamento da Informação: leitura e interpretação de dados apresentados por tabelas, listas, gráficos e diagramas

MATEMÁTICA

CARGOS: AGENTE ADMINISTRATIVO, AGENTE ARRECADADOR, AGENTE CADASTRADOR IMOBILIÁRIO MERCANTIL, AUXILIAR DE CONTABILIDADE, DESENHISTA PROJETISTA, FISCAL DE OBRAS, FISCAL SANITÁRIO, TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, TOPÓGRAFO E GUARDA MUNICIPAL.

  • Conjuntos, representação gráfica e algébrica de conjuntos; tipos de conjuntos; relações de pertinência, inclusão, igualdade e desigualdade entre conjuntos, subconjuntos; união, intersecção e diferença de conjuntos; complementar de um conjunto. Operações entre conjuntos.
  • Números naturais. Operações com números naturais e suas propriedades: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação.
  • Divisibilidade; critérios de divisibilidade. Divisores, fatores e múltiplos de um número.
  • Números primos. Decomposição em fatores primos.
  • Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.
  • Números racionais. Forma fracionária e forma decimal de números racionais.
  • Simplificação de frações, reduzindo duas ou mais frações ao mesmo denominador, tipos de frações, forma mista, frações equivalentes. Operações com números racionais fracionários e decimais: adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação.
  • Números inteiros. Operações com números inteiros e suas propriedades: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação.
  • Expressões numéricas. Termo desconhecido. Resolução de problemas.
  • Regra de três simples e composta. Porcentagem. Razões e proporções.
  • Juros simples e compostos.
  • Média aritmética simples e ponderada.
  • Geometria: ponto, reta e plano. Figuras geométricas, área e volume das figuras geométricas. Giros e ângulos. Polígonos, triângulos, quadriláteros. Circunferência e círculo. Geometria espacial. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo: unidades de medida; transformação das unidades de medida.
  • Problemas envolvendo medidas.
  • Equação e inequação do 1º grau com até duas variáveis. Equação inequação do 2º grau. Sistema de equações. Função de 1º grau, função de 2º grau e função exponencial. Introdução à trigonometria.
  • Matrizes e sistemas lineares.
  • Números complexos.
  • Progressão aritmética e progressão geométrica.
  • Probabilidade e análise combinatória.

INFORMÁTICA BÁSICA

CARGOS: AUXILIAR ADMINISTRATIVO, AGENTE ADMINISTRATIVO, AGENTE ARRECADADOR, AGENTE CADASTRADOR IMOBILIÁRIO MERCANTIL, AUXILIAR DE CONTABILIDADE, DESENHISTA PROJETISTA, FISCAL DE OBRAS, FISCAL SANITÁRIO, TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, TOPÓGRAFO, GUARDA MUNICIPAL, AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO, AUXILIAR DE LABORATÓRIO, TÉCNICO EM ENFERMAGEM/ PLANTONISTA, TÉCNICO EM IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA, TÉCNICO EM LABORATÓRIO/ PLANTONISTA, TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA, TÉCNICO EM RAIOS-X, BIBLIOTECÁRIO, PEDAGOGO, AGRÔNOMO, ARQUEÓLOGO, ARQUITETO URBANISTA, AUDITOR FISCAL, CONTADOR, ENGENHEIRO CIVIL, ENGENHEIRO DA COMPUTAÇÃO, GESTOR DE RECURSOS HUMANOS, TURISMÓLOGO E ZOOTECNISTA.

  • Conhecimentos básicos sobre o uso e a administração dos sistemas operacionais Windows e Linux;
  • Conhecimento de uso e administração de aplicativos básicos de automação de escritório (MS Office e Open Office - processadores de texto e planilhas eletrônicas);
  • Internet e Intranet: conceitos, programas de navegação na internet e correio eletrônico

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE IGARASSU

CARGOS: AUXILIAR ADMINISTRATIVO, TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, AUXILIAR EDUCACIONAL, AGENTE ADMINISTRATIVO, AGENTE ARRECADADOR, AGENTE CADASTRADOR IMOBILIÁRIO MERCANTIL, AUXILIAR DE CONTABILIDADE, DESENHISTA PROJETISTA, FISCAL DE OBRAS, FISCAL SANITÁRIO, TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, TOPÓGRAFO, GUARDA MUNICIPAL, AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO, AUXILIAR DE LABORATÓRIO, TÉCNICO EM ENFERMAGEM/ PLANTONISTA, TÉCNICO EM IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA, TÉCNICO EM LABORATÓRIO/ PLANTONISTA, TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA E TÉCNICO EM RAIOS-X, BIBLIOTECÁRIO, PEDAGOGO, PROFESSORES (6° AO 9° ANO), PROFESSOR INSTRUTOR DE LIBRAS, ADVOGADO, PROCURADOR AUTÁRQUICO, AGRÔNOMO, ARQUEÓLOGO, ARQUITETO URBANISTA, AUDITOR FISCAL, CONTADOR, ENGENHEIRO CIVIL, ENGENHEIRO DA COMPUTAÇÃO, GESTOR DE RECURSOS HUMANOS, TURISMÓLOGO, ZOOTECNISTA, MÉDICOS (TODAS AS ESPECIALIDADES), ASSISTENTE SOCIAL, AUDITOR EM SAÚDE, BIÓLOGO, BIOMÉDICO/PLANTÃO, ENFERMEIRO/ PLANTÃO, FARMACÊUTICO, FISIOTERAPEUTA, FONOAUDIÓLOGO, NUTRICIONISTA, ODONTÓLOGO E PSICÓLOGO (CLÍNICO).

  • Aspectos Históricos do Município de Igarassu;
  • Período Colonial;
  • Capitania Hereditária de Pernambuco;
  • O ciclo da cana-de-açúcar;
  • A invasão Holandesa;
  • Igarassu no Período do Império;
  • Igarassu no Período Republicano;
  • Principais Monumentos Históricos de Igarassu.
  • Aspectos Geográficos do Município de Igarassu:
  • Área e limites;
  • Clima;
  • Relevo;
  • Vegetação e Recursos Hídricos;
  • População e uso do solo;
  • Principais Atividades econômicas;
  • Áreas de preservação ambiental.

Fontes:

IBGE/Censo 2010; http://www.igarassu.pe.gov.br/conteudo/164/Nossa%20Hist%C3%B3ria - PREFEITURA MUNICIPAL

http://www.bde.pe.gov.br/ - BDE/PE - Agência Condepe/Fidem

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CARGOS: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL (1° AO 5° ANO), PROFESSORES (6° AO 9° ANO), PROFESSOR INSTRUTOR DE LIBRAS, TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS E AUXILIAR EDUCACIONAL.

  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei nº 9.394/96-Título I ao V, Art. 3º, 27 - Princípios e fins da Educação nacional (atualizações).
  • Constituição Federal de 1988, Art.210- Parágrafo Único;
  • Lei nº 9.475/97 - altera o artigo 33 da LDBEN - Lei nº 9.394/96. Lei dos nove anos (9 anos)- nº 11.274, de 06/02/2006; Art.3º modifica o Art. 32 da Lei n 9394/96 e 4º modifica o § 2º e o inciso I do § 3º do Art. 87 da Lei nº9394/96I;
  • Art.5º e 6º. Resolução nº 02/98 - CEB/CNE. Parecer nº 04/98 - CEB/CNE. Resolução nº03/2002 - CEE/AL. Parecer nº 06/2002 - CEB/CNE.
  • Diretrizes Curriculares Nacionais: Educação Infantil e Ensino Fundamental e Ensino Médio, (Educação Básica).
  • Gestão Escolar;
  • Planejamento Escolar;
  • Avaliação da Aprendizagem;
  • Projeto Político Pedagógico;
  • Plano de Desenvolvimento Educacional;
  • Formação continuada. Parâmetros Curriculares Nacionais.

CONHECIMENTOS SOBRE SUS

CARGOS: AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO, AUXILIAR DE LABORATÓRIO, TÉCNICO EM ENFERMAGEM/ PLANTONISTA, TÉCNICO EM IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA, TÉCNICO EM LABORATÓRIO/ PLANTONISTA, TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA, TÉCNICO EM RAIOS-X, MÉDICOS (TODAS AS ESPECIALIDADES), ASSISTENTE SOCIAL, AUDITOR EM SAÚDE, BIÓLOGO, BIOMÉDICO/PLANTÃO, ENFERMEIRO/ PLANTÃO, FARMACÊUTICO, FISIOTERAPEUTA, FONOAUDIÓLOGO, NUTRICIONISTA, ODONTÓLOGO E PSICÓLOGO (CLÍNICO).

  • Constituição da República Federativa do Brasil - Art.196 a 200; Emenda Constitucional nº. 29;
  • Sistema único de saúde: princípios, diretrizes e normas; conjuntura atual da saúde no Brasil; modelos e estratégias de atenção à saúde;
  • Leis Orgânicas da Saúde: Lei 8.080/90, de 19 de setembro de 1990 e Lei 8.142/90, de 28 de dezembro de 1990;
  • Sistema Único de Saúde(SUS);
  • A Gestão do SUS;
  • Normas Operacionais Básicas do SUS - NOB /1991; NOB / 1993; NOB / 1996. - NOAS / 2001;
  • Atenção Primária e Promoção da Saúde; Participação e Controle Social.

CONHECIMENTOS DE CLÍNICA MÉDICA/CLÍNICA CIRÚRGICA/URGÊNCIA MÉDICA

CARGO: MÉDICO (TODAS AS ESPECIALIDADES)

  • Doenças infecciosas.
  • Artrites e artropatias.
  • Sepse e antibioticoterapia.
  • Anemias.
  • Assistência clínica ao paciente oncológico.
  • Hepatites e hepatopatias.
  • Diarréias agudas e crônicas.
  • Doenças pépticas e hemorragia digestiva.
  • Insuficiência cardíaca, arritmias e outras cardiopatias.
  • Hipertensão arterial.
  • Choque e reanimação cárdio-respiratória.
  • Grandes síndromes geriátricas.
  • Diabetes mellitus.
  • Doenças da tireóide e adrenais.
  • Dislipidemias e Síndrome metabólica.
  • Insuficiência renal e nefropatias.
  • Infecção do trato urinário.
  • Distúrbios hidro-eletrolíticos.
  • Infecções respiratórias.
  • Asma e DPOC.
  • Tromboembolismo pulmonar.
  • Colagenoses e vasculites.
  • Distúrbios psiquiátricos comuns na prática clínica.
  • Distúrbios da consciência.
  • Interpretação clínica de exames laboratoriais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ADVOGADO

  • DIREITO CONSTITUCIONAL: Normas constitucionais: aplicabilidade e eficácia, noções de hermenêutica constitucional. Constituição Federal: Dos Princípios Fundamentais, Dos Direitos e Garantias Fundamentais (direitos individuais, coletivos e sociais), Da Organização do Estado (União, Estados Federados, Municípios, Distrito Federal e Territórios), Da organização dos Poderes (Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário, sistemas de controle de constitucionalidade e das funções essenciais à Justiça).
  • DIREITO ADMINISTRATIVO: Princípios constitucionais da administração pública. Princípios doutrinários da administração pública. Atos administrativos. Improbidade administrativa, Lei nº. 8.429/92.
  • DIREITO CIVIL: Lei de Introdução ao Código Civil (aplicação da lei no tempo e no espaço, hierarquia, integração e interpretação das leis). Das pessoas - das pessoas naturais: personalidade e capacidade, dos direitos de personalidade, ausência; das pessoas jurídicas: disposições gerais; Direito de Família (do casamento, do regime de bens entre os cônjuges, dos alimentos, da união estável, da separação e do divórcio. Tutela e curatela e do poder familiar).
  • DIREITO PROCESSUAL CIVIL: Jurisdição e competência. Ação: conceito, classificação, espécies, natureza jurídica e condições. Processo: conceito e natureza jurídica. Processo de conhecimento, processo cautelar. Sujeitos da relação processual. Parte, capacidade de ser parte e capacidade de estar em juízo. Dos prazos.
  • DIREITO PENAL: Princípios constitucionais aplicáveis ao Direito Penal (art. 5º. incisos XXXIX a XLVII - Constituição Federal); Código Penal (parte geral: da aplicação da lei penal, do crime, da imputabilidade penal, do concurso de pessoas e das espécies de pena); Código Penal (parte especial - dos crimes contra a vida, contra o patrimônio e contra a dignidade sexual).
  • DIREITO DO TRABALHO: Direito do Trabalho. Conceito. Princípios. Fontes. Interpretação e aplicação do Direito do Trabalho. Renúncia e transação. Organização da Justiça do Trabalho no Brasil. Composição e funcionamento. Competência de Justiça do Trabalho. Jurisdição e competência dos órgãos da Justiça do Trabalho. Súmulas e Orientações Jurisprudenciais dos Tribunais do Trabalho. Agentes Públicos. Agentes Políticos. Servidores Públicos. Empregados Públicos. Vinculação legal e vinculação contratual. Espécies. Caracterização. Terceirização. Responsabilidade do tomador do serviço por débitos trabalhistas e por danos materiais e morais. Empreitada e subempreitada. Regimes Jurídicos Funcionais. Regime Estatutário. Regime Trabalhista. Contrato temporário. Regime dos servidores de organizações sociais e fundações públicas de direito privado. Regimes Previdenciários: Regime Geral de Previdência Social e Regimes próprios dos servidores públicos. Cargos e empregos de confiança de empresas públicas e sociedades de economia mista. Contrato de Trabalho. Definição. Elementos essenciais e acidentais. Nulidade e Anulabilidade. Espécies. Alteração, suspensão e interrupção do contrato de trabalho. Duração do trabalho. Horário. Jornada. Períodos de descanso. Regime de compensação. Terminação do contrato de trabalho. Causas. Estabilidade. Garantia do emprego. FGTS. Aviso Prévio. Desvio de função. Direitos e vantagens dos empregados públicos e empregados de entidades da Administração Indireta. Sistema remuneratório. Vencimento. Teto remuneratório. Vantagens pecuniárias. Adicionais. Gratificações.
  • Remuneração e salário. Conceito. Distinção. Proteção do salário. Princípios salariais. Isonomia e equiparação salarial. Direitos Sociais dos Servidores. Acidente de trabalho. Responsabilidade civil e previdenciária. Organização sindical. Princípios. Unicidade sindical. Receitas sindicais. O servidor público e a sindicalização. Negociação coletiva. Mediação. Arbitragem. Convenção coletiva. Acordo coletivo. Direito de greve.
  • DIREITO TRIBUTÁRIO: Conceito de tributo. Espécies de tributos. Natureza jurídica específica dos tributos. Sistema constitucional tributário. Princípios constitucionais tributários. Competência tributária. Imunidades. Fontes do direito tributário. Legislação tributária: vigência, aplicação, integração e interpretação. Obrigação tributária: Classificação. Fato gerador: Hipótese de incidência e seus aspectos e fato imponível. Capacidade tributária ativa e passiva. Sujeição passiva tributária: contribuinte; responsável tributário. Responsabilidade tributária: dos sucessores, de terceiros e pessoal. Responsabilidade por infrações. Denúncia espontânea. Crédito tributário. Lançamento e suas modalidades. Revisão do lançamento. Suspensão, extinção e exclusão. Garantias e privilégios. Preferências e cobrança em falência. Responsabilidade dos sócios em sociedades por quotas de responsabilidade limitada. Alienação de bens em fraude à Fazenda Pública. 8. Administração tributária: fiscalização, dívida ativa, certidões. Processo administrativo tributário. Processo judicial tributário: execução fiscal; ação anulatória de débito fiscal; ação de repetição de indébito; ação de consignação em pagamento; ação declaratória; medida cautelar fiscal; mandado de segurança.Lei nº 11.101/2005 (recuperação judicial/falências). Tributos de competência municipal: fato gerador, base de cálculo e sujeitos passivos. IPTU. ISS. ITBI. Taxas municipais. Contribuições municipais. Repartição constitucional de receitas tributárias
  • DIREITO AMBIENTAL: Legislação Ambiental: Código Florestal (Lei n° 4771/65 e suas alterações. Política Nacional do Meio Ambiente (Lei n° 6938/81, alterada pelas leis 7804/89 e 10165/2000); Lei nº 5.887, de 09 de maio de 1995 (Política Estadual do Meio Ambiente) e suas alterações; Lei Estadual nº 14.249, de 17 de dezembro de 2010 e Lei Federal nº 11.284, de 2 de março de 2006 (Gestão de Florestas Públicas).

AGENTE ADMINISTRATIVO

  • Conceitos básicos de Administração: Conceitos, funções básicas da administração: planejamento: tipos, organização, direção e controle.
  • Gráficos da organização, liderança e motivação, cultura organizacional e comunicação.
  • Recursos Humanos e Departamento de Pessoal: Recrutamento e seleção de pessoal, administração de cargos e salários, avaliação de desempenho, plano de carreira, treinamento e desenvolvimento, qualidade de vida no trabalho, relações trabalhistas e sindicatos, saúde e segurança no ambiente de trabalho, folha de pagamento, benefícios sociais, obrigações trabalhistas, ética e responsabilidade social.
  • Administração de Materiais e Patrimônio: A importância da área de materiais, organização da área de materiais, logística de armanezagem, transporte e distribuição.
  • Organização, Sistemas e Métodos: Sistemas administrativos, sistemas de informações gerenciais, departamentalização, formulários, manuais administrativos, arranjo físico (layout), delegação, centralização e descentralização. Lei nº 8.112/90 e lei nº. 9527/97, lei 8.666 de 23/06/93 e suas alterações: Lei 8.883/94.

AGENTE ARRECADADOR

  • Do Sistema Tributário Municipal.
  • Das Infrações, Penalidades e demais
  • Comunicações Legais.
  • Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU: Da Incidência e do Fato Gerador,
  • Isenção, Dos Contribuintes e Dos Responsáveis, Da Base de Cálculo, Das Alíquotas, Do Lançamento, do Recolhimento, Da Inscrição no Cadastro Imobiliário e das Multas.
  • Imposto Sobre Transmissão "Intervivos" de Bens e de Direitos a eles relativos - ITBI: Da Incidência e do Fato Gerador, Da Não-Incidência, Da Isenção, Dos Contribuintes e Dos Responsáveis, Da Base de
  • Cálculo e das Alíquotas, Do Lançamento, Do Recolhimento, Das Obrigações Acessórias e Das Penalidades.
  • Taxa de Limpeza Pública: Da Incidência e do Fato Gerador, Isenção, Do Contribuinte, Da Base de Cálculo, Do. Lançamento e Do Recolhimento.
  • Contribuição de Iluminação Pública (Lei nº 2433/2002): Da Incidência e do Fato Gerador, Isenção, Do Contribuinte, Da Base de Cálculo, Do Lançamento e Da Arrecadação.
  • Contribuição de Melhoria: Da Incidência e do Fato Gerador, Da Não-Incidência, Isenção, Dos Contribuintes e dos Responsáveis, Da Base de Cálculo, Do Lançamento e Do Recolhimento.
  • Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza - ISS: Da Incidência e do Fato Gerador, Da Não-Incidência, Isenção, Dos Contribuintes e dos Responsáveis, Do Local, Da Prestação, Do Serviço, Da Base de Cálculo e das Alíquotas, Do Arbitramento, Da Estimativa, Do Lançamento, Do Recolhimento, Das Obrigações Acessórias.
  • Taxas de Licença e de Serviços Diversos: Da Incidência e do Fato Gerador, Isenção, Das Obrigações Acessórias, da Inaptidão, Da Inscrição e Do Cancelamento da Licença.
  • A Administração Tributária: Da Fiscalização, Da Competência, Do Auditor do Tesouro Municipal, Do Regime Especial de Fiscalização.
  • Da Atualização e Juros de Mora: Da Dívida Ativa. Do Procedimento Fiscal Administrativo. (Referência Legal Exclusiva. Lei nº 2.393, de 28.12.2001)

AGENTE CADASTRADOR IMOBILIÁRIO MERCANTIL

  • Do Sistema Tributário Municipal;
  • Das Infrações, Penalidades e demais Cominações Legais;
  • Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU: Da Incidência e do Fato Gerador, Isenção, Dos Contribuintes e Dos Responsáveis, Da Base de Cálculo, Das Alíquotas, Do Lançamento, do Recolhimento, Da Inscrição no Cadastro Imobiliário e das Multas.
  • Imposto Sobre Transmissão "Intervivos" de Bens e de Direitos a eles relativos - ITBI: Da Incidência e do Fato Gerador, Da Não-Incidência, Da Isenção, Dos Contribuintes e Dos Responsáveis, Da Base de Cálculo e das Alíquotas, Do Lançamento, Do Recolhimento, Das Obrigações Acessórias e Das Penalidades.
  • Taxa de Limpeza Pública: Da Incidência e do Fato Gerador, Da Isenção, Do Contribuinte, Da Base de Cálculo, Do Lançamento e Do Recolhimento.
  • Contribuição de Iluminação Pública (Lei nº 2433/2002): Da Incidência e do Fato Gerador, Isenção, Do Contribuinte, Da Base de Cálculo, Do Lançamento e Da Arrecadação.
  • Contribuição de Melhoria: Da Incidência e do Fato Gerador, Da Não-Incidência, Isenção, Dos Contribuintes e dos Responsáveis, Da Base de Cálculo, Do Lançamento e Do Recolhimento.
  • Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza - ISS: Da Incidência e do Fato Gerador, Da Não-Incidência, Isenção, Dos Contribuintes e dos Responsáveis, Do Local Da Prestação Do Serviço, Da Base de Cálculo e das Alíquotas, Do Arbitramento, Da Estimativa, Do Lançamento, Do Recolhimento, Das Obrigações Acessórias.
  • Taxas de Licença e de Serviços Diversos: Da Incidência e do Fato Gerador, Isenção, Das Obrigações Acessórias, Da Inaptidão, Da Inscrição e Do Cancelamento da Licença.
  • A Administração Tributária: Da Fiscalização, Da Competência, Do Auditor do Tesouro Municipal, Do Regime Especial de Fiscalização.
  • Da Atualização e Juros de Mora: Da Dívida Ativa. Do Procedimento Fiscal Administrativo. (Referência Legal Exclusiva. Lei nº 2.393, de 28.12.2001)

AGRÔNOMO

  • Horticultura Geral: Classificação, Propagação, Sementeiras. Olericultura: Instalação de horta, principais cultura, roseiras.
  • Fruticultura: Classificação, Poda das plantas frutíferas.
  • Fertilidade e Adubação: Nitrogênio, fósforo e potássio, matéria orgânica, pH e micronutrientes, índices de salinidade, acidez e alcalinidades, Fertilizantes.
  • Irrigação por aspersão e infiltração
  • Drenagem dos solos.
  • Práticas de conservação do solo.
  • Viveiro de plantas ornamentais e Arborização: Benefícios, características, especificações técnicas de plantio, podas e controle de pragas e doenças.
  • Tratos culturais e fitossanitários em hortas, pomares e viveiros.
  • Tecnologia de produtos agropecuários.

ARQUEÓLOGO

  • A Arqueologia como ciência.
  • Arqueologia Histórica e Patrimônio.
  • A legislação arqueológica.
  • Métodos de datação. As técnicas de registro no campo e laboratório.
  • Os vestígios líticos: caracterização técnica e tipológica.
  • A cerâmica arqueológica: análise e classificação.
  • Os grafismos rupestres: abordagens interpretativas.
  • Os vestígios esqueletais humanos: resgate e conservação.
  • A análise estratigráfica: subsídio para a contextualização dos artefatos.
  • A conservação e restauro de artefatos arqueológicos.
  • O inventário arqueológico: tratamento, organização e conservação dos vestígios arqueológicos.

ARQUITETO URBANISTA

  • Projeto de arquitetura e engenharia: arquitetônico, instalações hidrossanitárias, prevenção contra incêndio;
  • Especificação de materiais;
  • Métodos e técnicas de desenho e projeto;
  • Definição de programa funcional da edificação;
  • Estudos de viabilidade técnica- financeira;
  • Controle ambiental das edificações (térmico acústico e luminoso). Projetos complementares - especificação de materiais e serviços, dimensionamento básico e compatibilização;
  • Construção e organização do canteiro de obras;
  • Execução de fundações, estrutura em concreto, madeira, alvenaria e aço.
  • Coberturas e impermeabilização.
  • Perícia e legislação pertinente.
  • Análise de contratos para execução de obras.
  • Normas técnicas, legislação profissional.
  • Legislação ambiental e urbanística.
  • Projeto de Urbanismo.
  • Métodos e técnicas de desenho e projeto urbano.
  • Dimensionamento e programação dos equipamentos públicos e comunitários. Sistema viário (hierarquização e dimensionamento e geometria).
  • Sistemas de infra-estrutura de parcelamentos urbanos: energia, pavimentação saneamento ambiental (drenagem, abastecimento, coleta e tratamento de esgotos, coleta e destinação de resíduos sólidos).
  • Noções de sistema cartográfico e de geoprocessamento.
  • Planejamento urbano.
  • Uso do solo.
  • Gestão urbana e instrumentos de gestão (planos diretores, análise de impactos ambientais urbanos).
  • Licenciamento ambiental. Instrumentos econômicos e administrativos. Aspectos sociais e econômicos do planejamento urbano.
  • Patrimônio histórico.
  • Projetos e obras de restauro e revitalização de edificações e sítios históricos. Legislação pertinente, segundo o IPHAN (Lei n.° 6.292/1975, Decreto n.° 25/1937 e Instrução Normativa n.° 1/2003).
  • Acessibilidade: NBR 9050.
  • Avaliação: avaliação de imóveis urbanos e rurais com o uso de tratamento científico segundo a NBR 14.653, partes 1, 2, 3 e 4. Ergonomia: Norma Regulamentadora n.° 17 e Portaria n.° 3.214/77 do Ministério do Trabalho.
  • Normas regulamentadoras de segurança do trabalho. Princípios de racionalização de energia e eco-eficiência.
  • Legislação, Regulamentos e Normas Brasileiras sobre Incorporações Imobiliárias.
  • Conhecimento dos Programas e Intervenções do Ministério do Turismo. Programação, controle e fiscalização de obras. Orçamento e composição de custos, levantamento de quantitativos, planejamento e controle físico-financeiro. Acompanhamento e aplicação de recursos (medições, emissão de faturas, controle de materiais).
  • Licitação e contratos, conforme a Lei n.° 8.666 e atualizações (ênfase no capítulo 1 - seções I a IV, capítulo 2 - na íntegra, capítulo 3- seções III a V). Planejamento urbano: sustentabilidade urbana (Agenda Habitat, Estatuto da Cidade e Agenda 21). Princípios de planejamento e de orçamento público.
  • Noções de Direito Administrativo.
  • Legislação Ambiental.

ASSISTENTE SOCIAL

  • Legislação da Saúde: Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II - Seção II); Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOB-SUS/1996; Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS - SUS/2001.
  • O debate contemporâneo sobre o Serviço Social: reflexões sobre teoria em suas relações com as demandas à profissão.
  • Políticas Sociais e Direitos Sociais no Brasil, seus desdobramentos históricos e político-sociais.
  • Políticas de governo para o desenvolvimento sustentável: o Serviço Social e as políticas de proteção ambiental. Avaliação de Políticas Sociais.
  • Pesquisa em Serviço Social - a construção do conhecimento; metodologias qualitativas e sua aplicação pelo Serviço Social.
  • Assistência social com a garantia de direitos.
  • Estratégias e procedimentos teórico-metodológicos em Serviço Social. - Articulação com a situação de intervenção.
  • Serviço Social e movimentos sociais: concepção e suas expressões no Brasil
  • Processo de Trabalho e Serviço Social.
  • Legislação Profissional.

AUDITOR EM SAÚDE

  • Procedimentos de auditoria em sistema de saúde: definições e conceitos; Objetivos, tipos e campos de atuação.
  • Auditoria em Saúde.
  • 2.1.Auditoria analítica.
  • 2.2.Auditoria operativa.
  • Apuração de denuncia.
  • Financiamento no SUS: programas financiados pelo piso de atenção básica. Fundo Municipal de Saúde. Gestão de recursos financeiros do SUS.
  • Orçamento como instrumento de controle.
  • Avaliação de serviços de saúde - objetivos, estratégias, conceito de eficácia, eficiência e efetividade.
  • Normas de vigilância sanitária para estabelecimento de saúde.
  • Auditoria dos procedimentos do Sistema de Informações Hospitalares e do Sistema de Informações Ambulatoriais.
  • Auditoria do Sistema Municipal de Saúde.
  • Procedimentos para pagamento de produção ambulatorial no SUS, para liberação de autorização de internação hospitalar e autorização de procedimentos de alta complexidade.
  • Programa de Saúde da família.
  • Programa saúde da mulher, da criança e do idoso. Programas de controle da hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase, DST e AIDS.
  • Programa de saúde bucal.
  • Quadro clínico, diagnóstico laboratorial e diferencial e tratamento das doenças do aparelho digestivo, cardiovascular, respiratório, urinário, do sistema hematopoiético, nervoso e endocrinopatias. Neoplasias benignas e malignas.
  • Política Nacional de Medicamentos - Portaria n.º 3.916, de 30 de outubro de 1998.
  • Documentos oficiais: Constituição Brasileira 1988 na área de Saúde; Código de Defesa do Consumidor; Código de Ética Medica; Código de Ética de Enfermagem; Código de Ética de Odontologia; Código de Ética de Farmácia.
  • Legislação específica/Portarias: Resoluções do Conselho Nacional de Saúde n.ºs.: CNS 316 de 04/04/2002 e CNS nº333/2003; Decreto Federal n.º1651/95; Instrução Normativa STN n.º03, de 18/04/93; Decreto Federal n.º1232/94. PT/GM n.º673/03; Lei Federal n.º8142/90; Lei n.º8689/93; Emenda Constitucional n.º29/00; Resoluções do Conselho Federal de Medicina: CFM n.º 1331, de 21/09/1989; CFM n.º1342, de 08/03/1991; CFM n.º 1352, de 17/01/1992; CFM n.º 1466, de 13/09/1996.
  • Para o monitoramento do Desempenho Hospitalar,SESAB Manuais: orientações técnicas do SAI e SIH/2003; Manual do sistema de informações hospitalares/2004; Bases técnicas para autorização de procedimentos de alta complexidade - APAC-ONCO, 2003; orientações técnicas para aplicação de glosas em auditoria do SUS, 2005; guia básico de indicadores 2002.
  • Ética e legislação profissional.

AUDITOR FISCAL

  • NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Os Poderes do Estado e as respectivas funções. Formas de Estado. Formas e sistemas de governo. Teoria Geral da Constituição. Controle de constitucionalidade no Direito Brasileiro.Princípios fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil. Direitos e Garantias Fundamentais. Organização do Estado Brasileiro. Organização dos Poderes.Finanças Públicas.Ordem econômica e financeira.
  • NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Administração Pública: espécies, formas e características. Princípios da Administração Pública. Teoria geral da função pública. Espécies de regimes jurídicos, sua natureza e características. O servidor público e a Constituição Federal de 1988. Regime Jurídico dos Servidores Públicos. Serviço público: conceito e natureza; modalidades e formas de prestação. Regime jurídico da licitação e dos contratos. Administração: análise da legislação; obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação de licitação; procedimentos, anulação e revogação; modalidades de licitação. Teoria geral do Ato Administrativo: conceitos, classificação, espécies, elementos, requisitos e atributos do ato administrativo: o ato administrativo e os direitos dos administradores. Poderes administrativos.Controle da Administração Pública: espécie de controle e suas características; seus efeitos na prestação dos serviços públicos. Controle da Administração Pública: conceito, tipos, forma - controle externo, controle interno, controle parlamentar, controle social, controle jurisdicional. Responsabilidade Civil da Administração.
  • DIREITO TRIBUTÁRIO: Conceito. Princípios. Normas gerais. Obrigação tributária: elementos constitutivos e espécies. Fato gerador.Sujeitos ativos e passivos. Crédito tributário: natureza, lançamento, suspensão, extinção e exclusão.Sistema Tributário Nacional: Princípios constitucionais tributários. Repartição constitucional de competências tributárias. Fundos de Participação. Limitações ao poder de tributar e Renúncias de receitas. Impostos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Administração tributária. Processo tributário. Prescrição e decadência. Competência. Vigência. Solidariedade. Capacidade tributária. Domicílio. Responsabilidade. Dívida ativa. Lei Complementar Federal n.° 123/2006 - Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Lei Complementar n.° 116/2003 - Regulamentação Geral do ISS no Campo Tributário.
  • LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DO MUNICÍPIO DE IGARRASSU: Lei Orgânica do Município de Igarassu - PE. Código Tributário do Município de Igarassu - PE LEI - 2.393/2001 e modificações posteriores.
  • NOÇÕES DE DIREITO CIVIL. A empresa, o empresário e o estabelecimento empresarial, nome empresarial. Empresário individual. Sociedades empresárias e simples: conceito, ato constitutivo, personalidade jurídica, contrato social, classificação e tipos de sociedades, direitos, deveres e responsabilidades dos sócios, administração e gerência. Sociedade limitada.
  • Sociedades por ações. Registro público de empresas. Contratos comerciais: compra e venda mercantil, alienação fiduciária em garantia, arrendamento mercantil, concessão e representação comercial, franquia mercantil, cartões de crédito. Aquisição da propriedade imóvel: registro de imóveis, acessão física, compra e venda. Direitos Reais sobre bens imóveis: enfiteuse, servidões, uso, usufruto e habitação, do direito do promitente comprador. Cessão de direitos de bens imóveis. NOÇÕES DE DIREITO PENAL: Crimes contra a fé pública; crimes contra a administração pública; crimes de responsabilidade dos servidores públicos; crimes de abuso de autoridade - Lei n.° 4.898/65 e alterações; enriquecimento ilícito; Lei de Improbidade - Lei n.° 8.429/92 e alterações; crimes contra a ordem tributária - Lei n.° 8.137/90 e alterações; Lei Contra o Sistema Financeiro.
  • AUDITORIA CONTÁBIL/FISCAL: Auditoria: Conceito. Auditoria Interna e Auditoria Independente. Procedimentos de Auditoria. Papéis de Trabalho. Fraude e erro. Planejamento de Auditoria. Relevância. Risco de Auditoria. Supervisão e Controle de Qualidade. Avaliação dos Controles Internos. Avaliação do Sistema Contábil. Aplicação de procedimentos de Auditoria. Amostragem estatística em auditoria. Estimativas Contábeis. Transações com partes relacionadas. Relatório Circunstanciado. Normas de Auditoria Independente. Normas de Auditoria Interna. Ética profissional em Auditoria.
  • CONTABILIDADE GERAL: Contabilidade geral: conceito, noções básicas, objeto, finalidade, usuários e funções. Patrimônio: conceito, bens, direitos e obrigações. Equação patrimonial, origem e aplicação de recursos. Conceitos contábeis básicos: contas, lançamentos, método das partidas dobradas. Balanço patrimonial: apresentação e composição. Apresentação da demonstração do resultado. Tipos de sociedades.

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

  • Atribuições do ACD na equipe de trabalho.
  • Doenças da Boca-cárie e controle dentário, periodontopatias.
  • Câncer bucal, fissuras lábio-palatais, controle de placa bacteriana.
  • Anatomia dos dentes e da boca.
  • Cronologia da erupção dentária-A dentição decídua e permanente.
  • Uso de fluoretos e selantes.
  • Hábitos alimentares e consumo de açúcar.
  • Acolhimento odontológico do paciente.
  • A contaminação e o controle de infecção cruzada na prática odontológica.
  • Tipos de Esterilização.
  • Manutenção de Equipamento Odontológico.
  • Riscos ocupacionais e sua prevenção.
  • Ética profissional.

AUXILIAR DE CONTABILIDADE

  • Contabilidade Geral - Conceito, objetivos, campo de atuação.
  • Patrimônio: formação, composição. Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, Equação Fundamental do Patrimônio, Variações Patrimoniais: receita e despesa.
  • Escrituração: Mecanismo de Débito e Crédito, as Contas: função e funcionamento. Plano de contas, Sistema de Escrituração.
  • Demonstrações contábeis: balanço patrimonial (etapas do levantamento, regularização de contas).
  • Depreciação, Amortização e Exaustão.
  • Provisões e Reservas.
  • Demonstração do Resultado do Exercício.
  • Contabilidade Pública - Conceitos.
  • Escrituração: Funcionamento das contas nos sistemas orçamentário, financeiro e patrimonial.
  • Registro de Operações típicas: Receita efetiva e por mutações patrimoniais.
  • Restos a pagar processados e não-processados.
  • Encerramento do exercício: Operações de encerramento no Sistema Orçamentário, Financeiro e Patrimonial. Orçamento Público; Proposta orçamentária: receita, despesa, adiantamentos, créditos adicionais; receita e despesa extraorçamentária.

AUXILIAR DE LABORATÓRIO

  • Vidraria Básica, utilizada em laboratório para análises clínicas.Reconhecimento, manuseio, lavagem e secagem.
  • Desinfecção de material de laboratório e de material colheita de amostras para exames bioquímicos, bacteriológicos e parasitológicos. Descontaminação de ambientes. Agentes químicos mais utilizados. Preparo de material para colheita de amostras.
  • Esterilização Equipamentos de Laboratórios. Utilização e conservação: microscópios, estufas, balanças analítica e semi-analítica destiladores, centrífugas. Técnicas de pesagens, filtração, decantação e centrifugação
  • Conservação de material biológico. Baixas temperaturas, liofilização. Meios de conservação
  • Técnicas de colheita de material biológico (sangue, urina, fezes, escarro, secreções, lesões de pele). Tipos e usos de anticoagulantes e meios de enriquecimento.
  • Reagentes: graus de pureza química, conservação, armazenamento e manuseio de ácidos, bases, produtos cáusticos, sais.
  • Controle de estoque de material utilizado em laboratório.
  • Biossegurança em laboratório de análises clínicas; Classificação dos Níveis de biossegurança. Noções de segurança sobre manuseio de produtos químicos e biológicos. Equipamentos de Proteção Individual e Equipamentos de Proteção Coletiva.Procedimentos padrão no derramamento acidental de substancias químicas.
  • Manuseio e descarte de material biológico contaminado e substâncias químicas..
  • A água como reagente. Contaminantes da água e como evitá-los. Destilação, deionização
  • Preparo de meios de cultura para bacteriologia. Conceitos de concentração de soluções: Percentual p/v, Molaridade. Medidas de volume e massa.

AUXILIAR EDUCACIONAL

  • Educação Infantil na perspectiva histórica;
  • O papel social da educação infantil;
  • Educar e cuidar;
  • A organização do tempo e do espaço na educação infantil;
  • A documentação Pedagógica (planejamento, registro, avaliação);
  • Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: Pedagogia da infância, dimensões humanas;
  • Os direitos da infância e relação creche família;
  • As instituições de educação infantil como espaço de produção das culturas infantis.
  • Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil.
  • Parâmetros básicos de infra?estrutura para instituições de educação infantil.
  • Referencial curricular nacional para a educação infantil.
  • Política nacional de educação: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação.

BIBLIOTECÁRIO

  • Documentação e Informação: Conceitos Básicos.
  • Planejamento e Organização de Bibliotecas. Ação Cultural em Bibliotecas - Programas de Leitura e Programas Culturais.
  • Representação Temática de Materiais de Bibliotecas - CDD.
  • Representação Descritiva de Materiais de Bibliotecas - Código AACR2.
  • Serviço de Referencia para Bibliotecas.
  • Serviços de Recuperação e Disseminação da Informação em Bibliotecas.
  • Administração de Recursos Humanos em Bibliotecas.
  • Desenvolvimento e preservação de Coleção.
  • Tecnologias aplicadas a unidades de informação.
  • Novas tecnologias - Internet, ferramentas de busca, bases de dados eletrônicas e GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos.
  • Fontes de informações.

BIÓLOGO

  • Legislação da Saúde: Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II - Seção II); Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOB-SUS/1996; Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS - SUS/2001.
  • Membranas e organelas celulares: estrutura e função.
  • Núcleo celular interfásico e em divisão em células animais e vegetais, incluindo o processo de recombinação genética.
  • Mendelismo e neo-mendelismo, ligação gênica e mapas genéticos, caracteres quantitativos, função e regulação gênica.
  • Mecanismos de evolução, formação e evolução das espécies.
  • Reinos monera, protista e fungi: características gerais, reprodução e importância.
  • Tecidos animais e vegetais.
  • Classificação, reprodução e importância econômica das algas do reino planta, das briófitas e pteridófitas, das gimnospermas e angiospermas.
  • Funções vitais e estruturas relacionadas aos animais invertebrados e vertebrados. Sistemas integradores e regulação funcional, incluindo regulação hormonal no homem.
  • Microbiologia: citologia e classificação bacterianas, esterilização, coloração, meios de cultura, isolamento e identificação de germes patogênicos para o homem, coprocultura, urinocultura, hemocultura, cultura de secreções, antibiograma.
  • Parasitologia e micologia: relação parasito-hospedeiro, morfologia, biologia, epidemiologia, diagnóstico laboratorial e profilaxia. Principais protozoários, helmintos e fungos.
  • Relações entre os seres vivos, poluição do ar, da água e do solo, interferência do homem na natureza.

BIOMÉDICO - PLANTÃO

  • HEMATOLOGIA: princípios, prática, controle de qualidade. Hemostasia: fatores reguladores, coagulação. Provas de coagulação. Plaquetas avaliação laboratorial. Imunohematologia: Sistemas ABO, Rh, DHPN, provas de compatibilidade transfusional, pesquisa de anticorpos irregulares. Interpretação clínica do hemograma. Hematopoiese. Doenças dos Eritrócitos Doenças Leucocitárias.
  • UROANÁLISE: Testes da função renal, teste de filtração glomerular, clereance; análise física, química e microscópica da urina. Achados laboratoriais nas nefropatias. Análise de cálculo renal: composição e importância terapêutica
  • BIOQUÍMICA: controle de qualidade, valores de referência e intervalo de referência; sistemas analíticos e aplicações; automação em bioquímica. Avaliação da função hepática. Lipídios. Disliproteinemias. Metabolismo dos carboidratos. Determinação dos intermediários metabólicos (uréia, creatina, creatinina, amônia, acido úrico), íons inorgânicos (cálcio, fósforo, magnésio, ferro, cobre e zinco).
  • HORMONOLOGIA: Determinação laboratorial dos hormônios da tireóide, dos estrogênios, da testosterona e da prolactina.. Interpretação de resultados. Avaliação da eritropoietina.
  • IMUNOLOGIA: linfócitos CD4/CD8; células fagocíticas, plasmócitos Avaliação laboratorial e função na resposta imune. Estrutura e função biológica dos anticorpos; complemento; Avaliação laboratorial da imunocompetência. Técnicas para Imunodiagnóstico: princípios, prática e interpretação dos resultados. Diluições para sorologia
  • Doenças reumáticas, imunodeficiências de linfócitos B; Síndrome de imunodeficiência adquirida.Características e Diagnostico laboratorial.
  • Marcadores de hepatite, marcadores tumorais. Diagnóstico das infecções congênitas sífilis, toxoplasmose, rubéola
  • BIOSSEGURANÇA: Boas práticas laboratoriais (BPL), Níveis de biossegurança, Equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC), Mapas de risco, Segurança Química, Resíduos de Serviços de Saúde (RSS),
  • Diagnóstico bacteriológico, e/ou sorológico das diarréias. Prováveis agentes patogênicos.
  • Parasitologia humana: parasitos do trato gastrointestinal, parasitos dos tecidos. Características biológicas, patogenia e diagnóstico laboratorial
  • Avaliação laboratorial de líquido seminal. Liquor, secreção vaginal, oro-faringe.
  • Princípios da instrumentação: Nefelometria, Densitometria, Citometria de fluxo. Espectrofotometria, Automação em laboratório de análises clínicas. Fases pré e pós analíticas do processo laboratorial.

CONTADOR

  • Noções gerais, campo de aplicação, objeto, comparações com a contabilidade empresarial. Regimes contábeis: Conceito, princípios, regimes e regime adotado no Brasil.
  • Orçamento público: Significado e processo, definição, princípios orçamentários, ciclo orçamentário, orçamento por programas, categorias de programação, orçamento base zero.
  • Receita pública: Conceito, classificação, receita orçamentária e extra orçamentária, estágios, restituição e anulação de receitas, escrituração, divida ativa.
  • Despesa pública: Conceito e classificação. Licitação; Conceito, legislação aplicada, edital, modalidades de licitação. Estágios da despesa: fixação da despesa, empenho, liquidação da despesa.
  • Restos a pagar, divida pública e regime de adiantamento.
  • Patrimônio público: Variações patrimoniais, variações ativas e passivas e suas escrituração.
  • Créditos adicionais: Conceito, classificação e escrituração.
  • Balanços: Conceito, balanço orçamentário, financeiro e patrimonial.
  • Tomadas e prestações de contas, controle interno e externo.

DESENHISTA PROJETISTA

§ Interpretação de Projetos: arquitetura, estrutura, instalações elétricas, instalações hidro-sanitárias,

§ Prevenção contra incêndio.

§ Planejamento de obras e serviços de engenharia.

§ Cronograma Físico-Financeiro.

§ Orçamento obras e serviços de engenharia.

§ Reajuste de preços.

§ Medições de obras e serviços de engenharia.

§ Controle de contratos.

§ Fiscalização de obras e serviços de engenharia.

§ Planejamento e controle da manutenção de prédios.

§ Custos aplicativos à manutenção, programação e execução de serviços.

§ Conhecimento em fundações, estruturas, alvenarias, revestimentos de pisos e paredes, cobertas, instalações elétricas e hidro-sanitárias, impermeabilização, esquadrias e pinturas.

§ Noções da Lei 8.666/93; 13. Noções de Excel e de MS-Project.

ENFERMEIRO/PLANTONISTA

  • Assistência de enfermagem nas doenças infecto-contagiosas.
  • Assistência de enfermagem aos pacientes em situações clínicas cirúrgicas relativas aos sistemas cardiovascular, grastro-intestinal, respiratório, renal, músculo-esquelético, neurológico e endócrino.
  • Atuação do enfermeiro no centro cirúrgico, centro de material e esterilização.
  • Atuação do enfermeiro na prevenção e controle de infecção hospitalar.
  • Assistência de enfermagem em saúde mental.
  • Saúde coletiva:
  • Programa Nacional de Imunização.
  • Indicadores de Saúde.
  • Vigilância sanitária.
  • Programas de saúde.
  • Enfermagem na Saúde da Mulher.
  • Enfermagem na Saúde da Criança
  • Enfermagem e o Adolescente.

ENGENHEIRO CIVIL

§ Interpretação de Projetos: arquitetura, estrutura, instalações elétricas, instalações hidro-sanitárias, prevenção contra incêndio.

§ Planejamento de obras e serviços de engenharia.

§ Cronograma Físico-Financeiro.

§ Orçamento obras e serviços de engenharia.

§ Reajuste de preços. Medições de obras e serviços de engenharia.

§ Controle de contratos.

§ Fiscalização de obras e serviços de engenharia.

§ Planejamento e controle da manutenção de prédios.

§ Custos aplicativos à manutenção, programação e execução de serviços.

§ Conhecimento em fundações, estruturas, alvenarias, revestimentos de pisos e paredes, cobertas, instalações elétricas e hidro-sanitárias, impermeabilização, esquadrias e pinturas.

§ Noções da Lei 8.666/93; 13. Noções de Excel e de MS-Project.

ENGENHEIRO DA COMPUTAÇÃO

§ Arquitetura TCP/IP e OSI: conceitos e características.

§ Tipos e topologias de redes: redes geograficamente distribuídas; redes locais; comunicação via satélite; topologias ponto a ponto e multiponto.

§ Camada de enlace: camadas e sub-camadas; controles, detecção e correção de erros; CSMA/CD/CA; ethernet; fast ethernet; gigabit ethernet; comutação (switching); spanning tree protocol (IEEE 802.1d); bridges, switches, roteadores e gateways; VLAN (IEEE 802.1Q).

§ Camadas de rede e de transporte: comutação de pacotes; protocolos de roteamento; flooding; distance vector; OSPF, BGP e RIP; port-based network Access control (IEEE 802.1x).

§ Camada de aplicação: qualidade de serviço (QoS); disponibilidade para voz, vídeo interativo, videostreaming e dados; serviços integrados; serviços diferenciados; classe de serviço (CoS). MPLS: arquitetura e operação de redes privadas virtuais (VPN) baseadas em MPLS; topologias full-meshed e huband-spoke; técnicas de tunelamento.

§ VoIP e telefonia IP: conceitos e requisitos para a convergência de voz e dados.

§ Redes sem fio: padrão IEEE 802.11 e wireless LAN. Gerência de rede: conceitos, fundamentos e protocolos SNMP v1, v2, v2c e v3.

§ Comunicação de voz: conceitos de telefonia; características de sistemas PABX.

FARMACÊUTICO

  • Fármacos que agem nos SNA e SNC
  • Fármacos que atuam sobre os outros sistemas orgânicos -Aparelho Respiratório, Aparelho urinário, Aparelho Digestivo, Sistema Cardiovascular.
  • Antimicrobianos.
  • Antinflamatórios.
  • Antineoplásicos
  • Análises Clínicas: Bioquímica. Parasitologia. Bacteriologia. Hematologia.
  • Nutrição Parenteral Total, portaria 272 de 08 de abril de 1998
  • Leis que regem a criação dos CFF e CRF / Atribuições do Farmacêutico.
  • Controle de Infecção Hospitalar. (portaria 2616 de 12 de maio de 98; Lei 9431 de 06 de janeiro de 1997 e RDC 48 de 02 de junho de 2000)
  • Portaria dos Medicamentos Controlados. (portaria 344 de 12 de maio de 1998)
  • Leis dos Genéricos. (Lei 9787 de 10 de fevereiro de 1999)

FISCAL DE OBRAS

§ Leitura e interpretação de projetos arquitetônico e complementares.

§ Manutenção e utilização de ferramentas, máquinas e equipamentos.

§ Instruções de trabalho (execução e manutenção) de elétrica predial e residencial, hidráulica, carpintaria, pintura, alvenaria, drenagem, telefonia e revestimentos cerâmicos/argamassados.

§ Conceitos básicos de eletricidade, materiais elétricos, tipos de instalações elétricas. Conhecimento em baixa tensão.

§ Conceitos básicos de carpintaria de fôrma.

§ Esquadrias de madeira.

§ Escoramentos.

§ Assentamento de revestimentos cerâmicos e tacos.

§ Especificações de materiais.

§ Preparação, transporte, lançamento, adensamento e cura de concretos. Preparação e aplicação de argamassas. Tipos de argamassas. Execução de fundações em concreto-armado, tais como: viga baldrame, sapata, radier, blocos e estacas. Elevação de paredes de alvenaria.

§ Conceitos básicos de topografia.

§ Conhecimento de manuseio, armazenamento, controle de estoque e entrega de materiais.

§ Montar e desmontar andaimes.

§ Conceitos básicos de telefonia e hidráulica. Noções de drenagem.

  • 15 Tipos de tintas, diluentes e vernizes. Formas de aplicação e preparo de superfícies.

§ Materiais de construção. Execução de obras e noções de segurança do trabalho e primeiros socorros.

§ Acompanhamento e fiscalização de obras de Engenharia Civil.

FISCAL SANITÁRIO

§ Noções de microbiologia e biossegurança.

§ Conceitos básicos de análises clínicas.

§ Vigilância Epidemiológica.

§ Sistema Nacional de Vigilância sanitária.

§ Serviços profilaxia e política sanitária.

§ Inspeção: aspectos gerais, finalidade, etapas e tipos de inspeção.

§ Normas de inspeção de estabelecimentos onde sejam comercializados, distribuídos ou fabricados alimentos.

§ Coleta de amostras de gêneros alimentícios para análise em laboratório.

§ Boas práticas de manipulação alimentar.

§ Normas de inspeção de estabelecimentos de saúde.

§ Legislação Sanitária.

FISIOTERAPEUTA

§ Fisioterapia respiratória em UTI;

  • Fisiologia pulmonar - gasometria arterial.
  • Insuficiência respiratória aguda e crônica.
  • Infecção do aparelho respiratório.
  • Avaliação fisioterápica do paciente crítico.
  • Ventilação mecânica - vias aéreas artificiais: Indicações e complicações da ventilação mecânica, Modos de ventilação mecânica, Desmame da ventilação mecânica.
  • Fisioterapia em traumato-ortopedia.
  • Fisioterapia em reumatologia.
  • Fisioterapia em angiologia.
  • Fisioterapia em neurologia.
  • Fisioterapia em hanseníase.
  • Fisioterapia em ginecologia.
  • Fisioterapia em amputados - Órteses e próteses.

FONOAUDIÓLOGO

  • Anatomo-fisiologia aplicada à Fonoaudiologia em suas especificidades: audiologia, linguagem, motricidade orofacial e voz;
  • Audiologia: anatomo-fisiologia do sistema auditivo, patologias do sistema auditivo, psicoacústica, testes básicos de avaliação audiológica e avaliações eletrofisiológicas;
  • Linguagem: diferentes abordagens em aquisição da linguagem oral (normalidade); distúrbios da linguagem oral; aquisição da leitura e da escrita; distúrbios da leitura e da escrita; gagueira patológica e gagueira fisiológica; afasia; autismo X síndrome de Asperger. A linguagem do idoso. Entrevista inicial nos diferentes quadros patológicos da linguagem. Processo de avaliação fonoaudiológica e planejamento terapêutico. Alta fonoaudiológica. Prevenção dos distúrbios da linguagem.
  • Motricidade orofacial: neuroanatomia e neurofisiologia do sistema estomatognático. Entrevista inicial na clínica da motricidade orofacial. Prevenção, avaliação e tratamento das funções do sistema estomatognático (deglutição, sucção, respiração, mastigação e fonoarticulação). Prevenção e tratamento de alterações sensoriais e motoras em recém-nascidos de risco - prática do aleitamento materno, lactentes e crianças com disfunções neuromotoras, malformações ou síndromes orofaciais, jovens e adultos com alterações morfofuncionais orofaciais, adaptação de prótese dentária, adulto e idoso com patologias e demências senis, alterações do envelhecimento.
  • Voz: neuroanatomia e neurofisiologia dos sistemas envolvidos na produção da voz. Entrevista inicial nos distúrbios da voz, métodos de avaliação vocal, diagnóstico diferencial das alterações vocais, prevenção e intervenção fonoaudiológica nos transtornos da voz nas diversas faixas etárias. Estética vocal.
  • Ética e legislação profissional: prática do exercício profissional fundamentada nos princípios éticos e legislativos constantes no atual Código de Ética da Fonoaudiólogica e na Lei que regulamenta a profissão do fonoaudiólogo. Direitos e deveres para com o exercício profissional.

GESTOR DE RH

  • Recrutamento e seleção: Conceitos, objetivos e procedimentos.
  • Técnicas de seleção / Avaliação de candidatos.
  • Educação profissional: planejamento, treinamento e desenvolvimento.
  • Métodos e técnicas de ensino.
  • Administração dos cargos e da remuneração.
  • Estudo dos cargos: levantamento, descrição, análise e avaliação.
  • Avaliação de desempenho: conceitos, objetivos, métodos e tendências.
  • Relação de trabalho: o sindicalismo e os meios de ação sindical, negociação, convenção e acordos coletivos.
  • Gestão da qualidade.
  • Direito administrativo: administração pública, administração direta e indireta, fundações e autarquias.

GUARDA MUNICIPAL

  • Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais - art. 5° da constituição federal de 1988: Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Conceitos, Destinatários dos Direitos Fundamentais e princípio da Universalidade Relativização e Restrições aos Direitos Fundamentais; Direito à vida; Direito à Liberdade; Princípio da Igualdade; Princípio da legalidade e da Anterioridade Penal; Liberdade da Manifestação do Pensamento; Inviolabilidade da Intimidade, Vida Privada, Honra e Imagem; Inviolabilidade do Lar; Sigilo de Correspondência e de Comunicação; Liberdade de Locomoção; Direito de Reunião e de Associação; Direito de Propriedade; Vedação ao Racismo; Garantia às Integridades Física e Moral do Preso; Vedação às Provas Ilícitas; Princípio da Presunção de Inocência; Privilégio Contra a Auto-Incriminação
  • Lei 2.485/2003, de 03 de novembro de 2003 e suas alterações.
  • Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
  • Estatuto do Idoso, Lei N.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003;
  • Lei n. 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro e suas alterações.
  • Anexo I da Lei n. 9.5039, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro.
  • Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN): 04/1998; 05/1998; 11/1998; 24/1998; 26/1998; 36/1998; 38/1998; 39/1998; 46/1998; 53/1998; 63/1998; 82/1998; 110/2000; 160/2004; 168/2005; 169/2005; 182/2005; 192/2006; 203/2006; 05/2006; 206/2006; 222/2007; 230/2007; 231/2007; 235/2007; 241/2007; 242/2007; 268/2008; 269/2008; 273/2008; 277/2008; 285/2008; 302/2008; 303/2008; 304/2008; 315/2009; 321/2009; 324/2009; 336/2009; 346/2010; 347/2010; 349/2010; 350/2010; 356/2010; 358/2010; 360/2010; 363/2010; 372/2011; 379/2011 e 391/2011.

MÉDICO ANESTESISTA PLANTONISTA

  • Avaliação,preparo e sistematização pré-operatório. Fatores de Risco. Fármacos pré-anestésicos.
  • Monitorização básica e invasiva: fundamentos da Monitorização. Principais Sistemas de interesse em Anestesia.
  • Anestesia Inalatória: aspectos físico-químicos e farmacocinéticos dos principais agentes inalatórios. Mecanismos de ação dos agentes inalatórios. Ação sobre os diversos aparelhos.
  • Anestesia Venosa: principais agentes venosos - farmacologia comparada. Indicações dos principais agentes em diferentes situações clínicas. Técnicas de anestesia venosa.
  • Bloqueio Neuromuscular: junção mioneural - fisiologia, fisiopatologia e papel dos íons. Farmacocinética e farmacodinâmica dos bloqueadores neuromusculares. Doenças que afetam a transmissão neuromuscular.
  • Bloqueio subaracnóideo e peridural: técnicas, indicações e complicações do bloqueio subaracnóideo e peridural. Anatomia da coluna vertebral, medula espinhal e fibra nervosa. Fisiologia do liquor e da condução do estimulo nervoso.
  • Anestesia em Obstetrícia: alterações fisiológicas da gestação. Anestesia para Cirurgia Cesariana. Anestesia para Parto Normal.
  • Anestesia em Pediatria: fisiologia da criança e do recém nato. Anestesia no Neonato. Anestesia Regional em Pediatria.
  • Anestésicos Locais: classificação e propriedades fisicoquímicas. Cinética do bloqueio nervoso, latência e duração. Reações tóxicas, prevenção e tratamento.
  • Anestesia em Urgências: avaliação do estado clínico, jejum e volemia. Monitorização. Trauma e queimados.
  • Recuperação Anestésica: organização e requisitos mínimos. Complicações específicas e tratamento. Critérios de alta.
  • Reanimação Cardiorrespiratória: diagnóstico, classificação, prevenção e tratamento.

MÉDICO CARDIOLOGISTA

  • Anatomia e fisiologia do aparelho cardiovascular. Semiologia do aparelho cardiovascular.
  • Métodos Diagnósticos: eletrocardiografia. Ecocardiografia, medicina nuclear, hemodinâmica, ressonância magnética, radiologia.
  • Cardiopatias congênitas cianóticas e acianóticas: Diagnóstico e tratamento.
  • Hipertensão arterial. Isquemia miocárdica. Doença reumática. Valvulopatias.
  • Miocardiopatias.
  • Insuficiência cardíaca congestiva. Doença de Chagas.
  • Arritmias cardíacas.
  • Marca-passos artificiais.
  • Endocardite infecciosa, doenças do pericárdio e doenças da aorta.
  • Embolia pulmonar - Hipertensão pulmonar - cor pulmonar - infecções pulmonares.
  • Patologias sistêmicas e aparelho cardiovascular.

MÉDICO CIRURGIÃO GERAL - PLANTONISTA

  • Cuidados pré e pós operatórios.
  • Infecção em cirurgia.
  • Nutrição em cirurgia.
  • Equilíbrio hidroeletrolitico e ácido-básico.
  • Afecções cirúrgicas do esôfago, estomago, duodeno e colon.
  • Afecções cirúrgicas do fígado, pâncreas, baço, vesícula e vias biliares.
  • Hérnias.
  • Obstrução intestinal.
  • Choque.
  • Queimaduras.

MÉDICO CIRURGIÃO VASCULAR

  • Varizes.
  • Linfangites e linfedema.
  • Isquemia arterial aguda e crônica - Claudicação intermitente.
  • Trombose venosa superficial e profunda;
  • Embolia pulmonar. Interrupção da veia cava.
  • Fistulas arteriovenosas-Hemodinâmica e fisiopatologia. Acessos vasculares para hemodiálise.
  • Aneurismas da aorta abdominal e dos membros Diagnóstico e tratamento.
  • Insuficiência vascular cerebral.
  • Microangiopatia diabética - Pé diabético - Neuropatia isquêmica.
  • Amputações - Indicações - Níveis. Técnicas.

MÉDICO CLÍNICO GERAL/PLANTONISTA

  • Propedêutica em clínica médica.
  • Nutrição e doenças nutricionais.
  • Antibióticos, quimioterápicos e corticóides.
  • Epidemiologia, etiologia clínica, diagnóstico laboratorial e diagnóstico diferencial das afecções do: Aparelho digestivo: esofagite gastrite, úlcera péptica, doença intestinal inflamatória, hepatopatias e insuficiência hepática;
  • Aparelho cardiovascular: angina pectoris, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca;
  • Sistema Hematopoiético: anemias, leucoses, linfomas e coagulopatias.
  • Sistema renal: infecções do trato urinário, insuficiência renal aguda e crônica;
  • Aparelho respiratório: pneumonia, bronco pneumonia, DPOC e asma.
  • Doenças do colágeno: febre reumática artrite reumatóide e LES.
  • Doenças Infectoparasitárias: parasitoses intestinais, filariose, leptospirose, hepatites infecciosas, AIDS, sífilis, hanseníase, tuberculose, cólera, dengue, febre tifóide, meningoencefalite.
  • Doenças neoplásicas: aspectos, diagnósticos das doenças tumorais do aparelho respiratório e digestivo.
  • Diabetes mellitus
  • Envenenamentos agudos; Intoxicação.
  • Sepsis: quadro clínico, métodos diagnósticos e terapia de suporte.
  • Acidente Vascular Cerebral.

MÉDICO DERMATOLOGISTA

  • Acne e erupções acneformes. Afecções do tecido conectivo Alterações morfológicas cutâneas epiderme-dérmicas
  • Afecções dos anexos cutâneos. Erupções por Drogas. Infecções e Infestações.
  • Dermatoses por vírus. Dermatoses por riquétsias. Piodermites e outras dermatoses por bactérias
  • Tuberculose e Micobacterioses atípicas
  • Hanseníase - Sífilis e DST.
  • Micoses Superficiais. Micoses Profundas.
  • Leishmaniose e outras Dermatoses por protozoários. Dermatozooses
  • Inflamações e granulomas não infecciosos - Cistos e Neoplasias
  • Dermatologia em Saúde Pública. AIDS
  • Dermatoses Ocupacionais

MÉDICO DO TRABALHO

  • Noções gerais de medicina.
  • Bioestatística.
  • Epidemiologia.
  • Doenças infecciosas.
  • Sistema imunitário e suas doenças.
  • Sistema respiratório e suas doenças.
  • Sistema cardiovascular e suas doenças.
  • Sistema geniturinário e suas doenças.
  • Sistema digestivo e suas doenças.
  • Sistema endócrino e suas doenças.
  • Sistema locomotor e suas doenças.
  • Sistema neurológico e suas doenças.
  • Órgãos dos sentidos e suas doenças.
  • Psiquismo e suas doenças.
  • Metabolismo e suas doenças.
  • Distúrbios nutricionais.
  • Dermatologia.
  • Hematologia.
  • Genética e noções de doenças hereditárias.
  • Saúde do trabalhador.
  • Noções de estatística e epidemiologia em medicina do trabalho.
  • Noções de fisiologia do trabalho: órgãos dos sentidos; metabolismo e alimentação; sistemas respiratório, cardiovascular e locomotor.
  • Doenças profissionais e doenças ligadas ao trabalho: pneumoconioses, asma ocupacional, neoplasias, surdez, hepatopatias, nefropatias, doenças infecciosas, doenças cardiovasculares, hematopatias, LER/DORT, entre outras.
  • Sofrimento psíquico e psicopatologia do trabalho, incluindo o estresse relacionado ao trabalho e o uso de álcool e outras drogas.
  • Agentes físicos e riscos à saúde.
  • Agentes químicos e riscos à saúde; noções de toxicologia.
  • Agentes biológicos e riscos à saúde.
  • Ergonomia e melhoria das condições de trabalho: conceitos e princípios da ergonomia; carga de trabalho; organização do trabalho; trabalho sob pressão temporal; novas tecnologias, automação e riscos à saúde.
  • Trabalho noturno e em turnos: riscos à saúde e noções de cronobiologia.
  • Acidentes do trabalho: definições e prevenção.
  • Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT): composição, funcionamento e atribuições.
  • Avaliação e controle de riscos ligados ao ambiente de trabalho.

§ Acompanhamento médico de portadores de doenças crônicas em medicina do trabalho.

  • Legislação relacionada à saúde e à segurança do trabalho, incluindo legislação acidentária e normas internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
  • Previdência Social: funcionamento, legislação e conduta médico-pericial.
  • Normas regulamentadoras aprovadas pela Portaria doMinistério do Trabalho n.° 3.214/1978.
  • Etimologia das DORTs e fatores estressantes em ambiente de trabalho.
  • Anatomia do sistema osteomuscular.
  • Avaliação de incapacidade laborativa e processos de reabilitação profissional.

MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA

  • Diabetes mellitus. Complicações agudas e crônicas.
  • Síndrome metabólica.
  • Tireopatias. Hipertireoidismo, hipotireoidismo. Bócio. Neoplasias da tireóide.
  • Síndrome de Cushing Hipercortisolismo.
  • Insuficiência adrenal.
  • Hiperparatireoidismo.
  • Acromegalia.
  • Crescimento e desenvolvimento. Deficiência de GH.
  • Obesidade.
  • Dislipidemias.
  • Disfunção gonadal. Hipogonadismo. SOP.

MÉDICO ENDOSCOPISTA

  • Preparo, sedação e monitoração em endoscopia digestiva.
  • Esofagites pépticas e cáusticas: diagnóstico, complicações e conduta endoscópica.
  • Hipertensão Portal: varizes esôfago-gástricas, gastropatia da hipertensão portal. Diagnóstico e conduta endoscópica.
  • Doenças pépticas gastroduodenais: gastrites, duodenites. Diagnóstico diferencial.
  • Colites específicas e inespecíficas.
  • Doenças inflamatórias intestinais.
  • Diagnóstico diferencial.
  • Neoplasias benignas e malignas do trato gastrointestinal alto e baixo. Diagnóstico endoscópico.
  • Técnicas de ressecção endoscópica de lesões neoplásicas epiteliais e sub-epiteliais do trato gastrointesinal alto e baixo.
  • Doenças das vias bíleopancreáticas: litíase biliar. Neoplasias. Complicações, diagnóstico e conduta endoscópica.
  • Emergências em endoscopia digestiva.
  • Ética e legislação profissionais (recomendações da ANVISA e CFM).

MÉDICO GASTROENTEROLOGISTA

  • Doenças esofágicas.
  • Doença ácido-péptica. Gastrites. Ulcera péptica.
  • Doença pancreática-pancreatites.
  • Doença hepática e do trato biliar. Hepatites virais. Imunização. Cirrose. Abscesso hepático piogênico.
  • Icterícia- diagnóstico diferencial.
  • Ascite.
  • Hemorragias digestivas. Varizes gastrointestinais.
  • Náuseas, vômitos, obstrução intestinal.
  • Diarréias agudas e crônicas.
  • Parasitoses intestinais. Esquistossomose mansonica.
  • Doenças inflamatórias intestinais-Doença de Crohn. Retocolite ulcerativa.
  • Manifestações gastrointestinais das doenças sistêmicas- vasculites, lúpus eritematoso sistêmico.
  • Alcoolismo e sua repercussão no trato digestivo.
  • Neoplasias gastrintestinais.
  • Tumores neuroendócrinos. Síndrome carcinoide.

MÉDICO GERIATRA

  • Envelhecimento fisiológico. Epidemiologia do envelhecimento. Avaliação Geriátrica Global. Escalas de avaliação funcional.
  • Nutrição e envelhecimento.
  • Princípios de farmacologia em idosos. Iatrogenias farmacológicas.
  • Problemas psiquiátricos na velhice: depressão, transtorno bipolar do humor, transtornos de ansiedade.
  • Distúrbios hidroeletrolíticos no idoso.
  • Pneumonias e DPOC no idoso.
  • Sepse no idoso.
  • Infecção do trato urinário no idoso. Insuficiência renal aguda e crônica. Incontinência urinária.
  • Hipertensão arterial sistêmica. Insuficiência cardíaca. Insuficiência coronariana crônica. Fibrilação atrial. Endocardite infecciosa no idoso.
  • Diabetes melitus. Distúrbios funcionais da tiróide no idoso. Osteoporose. Deficiência de vitamina D no idoso.
  • Acidente vascular cerebral no idoso.
  • Demências degenerativas. Demências potencialmente reversíveis. Delirium. Doença de Parkinson. Tremor essencial.
  • Síndrome de Imobilização.
  • Úlceras de pressão.
  • Instabilidade postural e quedas.

MÉDICO GINECOLOGISTA - OBSTETRA

  • Propedêutica Ginecológica.
  • Ciclo menstrual.
  • Endocrinologia Ginecológica.
  • Reprodução Humana, Planejamento familiar.
  • Patologias benignas e malignas dos genitais externos e internos.
  • Patologias mamárias.
  • Distopia genital.
  • Doença inflamatória pélvica, DST.
  • Endometriose.
  • Infertilidade.
  • Climatério.
  • Emergências Ginecológicas e obstetrícias.

MÉDICO MASTOLOGISTA

  • Embriologia, anatomia e fisiologia da mama.
  • Aspectos patológicos das lesões mamárias.
  • Doenças benignas da mama doença fibrocistica, fibroadenoma e abcesso da mama.
  • Descarga mamilar - ectasia ductal, papiloma intraductal e carcinoma.
  • Oncologia clinica e mastologia.
  • Cito-prevenção em Mastologia.
  • Meios diagnósticos para os tumores da mama. Alterações radiológicas e ultrasonograficas das mamas.
  • Tratamento cirúrgico das patologias mamárias.
  • Rastreamento, estadiamento e tratamento do câncer de mama.

MÉDICO NEFROLOGISTA

  • Exame físico, estrutura e função renal. Métodos diagnósticos.
  • Distúrbios hidro-eletrolíticos e do metabolismo ácido-básico.
  • Insuficiência renal aguda e crônica
  • Diálise e transplante renal.
  • Distúrbios glomerulares, doença tubulo-intersticial do rim.
  • Litíase renal.
  • Diabetes e sua repercussão no aparelho renal.
  • Hipertensão arterial sistêmica e repercussões renais. Hipertensão renovascular.
  • Cistos renais.
  • Infecção urinária.
  • Anomalias do trato urinário.
  • Tumores renais.

MÉDICO NEONATOLOGISTA - PLANTONISTA

  • Aleitamento materno.
  • Avaliação do estado nutricional do recém-nascido (RN).
  • Características anatomo-fisiológicas do RN. Exame físico e neurológico.
  • RN de alto risco.
  • RN com retardo do crescimento intrauterino-PIG.
  • Prematuridade. Posmaturidade.
  • Afecções respiratórias do RN.
  • Toco traumatismo.
  • Imunologia do feto e do RN.
  • Infecções perinatais.
  • Anomalias congênitas.
  • Icterícia do RN e colestase neonatal.
  • Nutrição enteral do prematuro.
  • Nutrição parenteral.
  • Distúrbios metabólicos-glicose, cálcio e magnésio.
  • Filho de mãe diabética.
  • Uso de drogas na gestação e repercussões no feto e no RN.
  • Emergência em neonatologia.
  • Anóxia neonatal.
  • Reanimação neonatal.
  • Problemas de adaptação metabólica.
  • Insuficiência cardíaca congestiva.
  • Distúrbios hidroeletroliticos.

MÉDICO NEUROLOGISTA

  • Cefaléias
  • Doenças cérebros-vasculares
  • Epilepsias
  • Demências
  • Doenças infecciosas e parasitárias do sistema nervoso.
  • Parkinsonismo: idiopático (doença de Parkinson) e secundário.
  • Doenças musculares, da junção neuromuscular e neuropatias periféricas.
  • Tumores intracranianos e raquimedulares
  • Traumatismo crânio-encefálico e traumatismo raqui-medular.
  • Noções de neuroimagem e de eletrofisiologia: eletroencefalografia e eletroneuromiografia e potenciais evocados

MÉDICO OBSTETRA - PLANTONISTA

  • Anatomia da pelve e estática fetal;
  • Assistência ao Pré-Natal de baixo risco e alto risco, cardiopatias, pneumopatias, endocrinopatias, doenças autoimunes, hipertensão arterial, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS;
  • Mecanismo do trabalho de parto;
  • Assistência ao parto normal;
  • Hemorragias da primeira e da segunda metade da gravidez.
  • Prematuridade.
  • Gemelaridade.
  • Cesariana.
  • Pré-eclampsia e eclampsia.
  • Doença hemolítica perinatal.
  • Sofrimento fetal (agudo e crônico).
  • Doença Trofoblástica gestacional.
  • Emergência em obstetrícia e ginecologia.

MÉDICO OFTALMOLOGISTA

  • Afecções da pálpebra.
  • Afecções da conjuntiva, da córnea e da esclera.
  • Afecções do trato uveal.
  • Doenças da retina.
  • Afecções do cristalino.
  • Glaucoma.
  • Estrabismo.
  • Neuroftalmologia.
  • Refração.
  • Urgências em Oftalmologia.
  • Traumatismos oculares.

MÉDICO ORTOPEDISTA - TRAUMATOLOGISTA PLANTONISTA

  • Afecções ortopédicas comuns na infância. Epifisiólise proximal do fêmur. Poliomielite: fase aguda e crônica. Osteomielite aguda e crônica. Pioartrite.
  • Tuberculose ósteoarticular. Paralisia obstétrica.
  • Braquialgias, artrite degenerativa da coluna cervical; síndrome do escaleno anterior e costela cervical.
  • Ombro doloroso.
  • Lombociatalgias: artrite degenerativa da coluna lombo-sacra; hérnia de disco; espondilose.
  • Tumores ósseos benignos e malignos.
  • Fraturas e luxações da coluna cervical, dorsal e lombar. Fratura da pélvis. Fratura do acetábulo. Fratura e luxação dos ossos dos pés. Fratura e luxação dos joelhos. Lesões meniscais e ligamentares. Fratura diafisária do fêmur. Fratura tanstrocanteriana. Fratura do colo do fêmur, do ombro; da clavícula e extremidade superior e diáfise do úmero; da extremidade distal do úmero.
  • Luxação do cotovelo e fratura da cabeça do rádio.
  • Fratura diafisária dos ossos do antebraço. Fratura de Colles e Smith.
  • Luxação do carpo. Fratura do escafóide.
  • Traumatologia da mão: fratura metacarpiana e falangeana. Ferimento da mão.

MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA

  • Doenças da faringe e da laringe.
  • Afecções do nariz e dos seios paranasais.
  • O ouvido externo.
  • O ouvido médio.
  • O ouvido externo.
  • Afecções otológicas e rinosinusais.
  • Semiologia da função auditiva.
  • Semiologia da função vestibular.
  • Interpretação dos resultados na avaliação audiológica. (Características comportamentais e audiométricas das perdas auditivas, classificação das perdas auditivas quanto à topografia e grau, configuração dos achados audiométricos).
  • Prótese auditiva - Características físicas e eletroacústicas; moldes auriculares; avaliação, prescrição e indicação; aconselhamento e orientação.
  • Emergências em Otorrinolaringologia.

MÉDICO PEDIATRA - DIARISTA

  • Morbimortalidade da infância - Aleitamento materno e alimentação na infância.
  • Crescimento e desenvolvimento normais e seus desvios.
  • Imunizações;
  • Afecções cardiorrespiratórias.
  • Afecções do aparelho digestivo.
  • Afecções do aparelho genitourinário.
  • Doenças infecciosas e parasitárias.
  • Encefalopatias crônicas não evolutivas.
  • Tumores do SNC na infância e hipertensão intracraniana - Epilepsia.
  • Urgência em neurologia infantil - Traumatismos crânio-encefalicos e raquimedulares.

MÉDICO PEDIATRA - PLANTONISTA

  • Crise convulsiva febril.
  • Asma brônquica aguda.
  • Desidratação.
  • Acidentes, queimaduras e intoxicações.
  • Parada cardiorrespiratória.
  • Procedimentos de urgência.

MÉDICO PERITO PREVIDENCIÁRIO

  • Medicina Geral:
  • Ética médica-profissional;
  • Epidemiologia - conceito de epidemia, endemia e pandemia; Índices e coeficientes sanitários;
  • Conduta médica-pericial;
  • Noções gerais de áreas médicas, cínica médica, cirurgia, gineco-obstetrícia, psiquiatria e ortopedia.
  • Medicina do Trabalho
  • Segurança e Saúde do trabalho - OIT: Convenção n° 81 - Inspeção do Trabalho (Decreto n° 95.461, de 11/12/1987); Convenção n° 139 - Prevenção e controle de riscos profissionais causados por substâncias ou agentes cancegírenos (Decreto n° 157, de 02/06/1991); Convenção n° 148 - Proteção dos Trabalhadores contra os riscos profissionais devidos à contaminação do ar, ruído, às vibrações no local de trabalho(Decreto n° 93.413, de 15/10/1986); Convenção n° 155 - Segurança e Saúde dos Trabalhadores (Decreto n° 1.254, de 29/09/1994;
  • Seguridade Social - conceituação, organização e princípios constitucionais;
  • Legislação Previdenciária - Lei n° 8.212, de 24/07/1991;
  • Regulamentação da Previdência Social - Decreto n° 3.048, de 06/05/1999.
  • Lei de Benefício 8.213/1991

MÉDICO PNEUMOLOGISTA

  • Anatomofisiologia do Sistema Respiratório. Farmacologia do Sistema Respiratório. Mecanismos de Defesa Pulmonar.
  • Pneumopatias-diagnóstico clínico, radiológico convencional e digital, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultra-sonografia do tórax e Cintilografia pulmonar.
  • Avaliação funcional pulmonar.
  • Infecções Respiratórias Agudas- pneumonias e broncopneumonias.
  • Manifestações Pulmonares na Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS).
  • Pneumopatias Intersticiais.
  • Tuberculose pulmonar. Micoses pulmonares.
  • Doenças da Pleura.
  • Pneumotórax.
  • Câncer do Pulmão.
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica. Asma.
  • Distúrbios da Respiração Durante o Sono.
  • Aspergilose broncopulmonar alérgica. Alveolite Alérgica Extrínseca (Pneumopatias de Hipersensibilidade)
  • Insuficiência respiratória aguda.
  • Pneumopatias Profissionais. Sarcoidose. Síndrome Pulmão-Rim.
  • Manifestações Pulmonares das Colagenoses.
  • Tromboembolismo Pulmonar.Hipertensão Pulmonar e Cor Pulmonale.
  • Síndrome da Angústia Respiratória no Adulto (SARA)

MÉDICO PROCTOLOGISTA

  • Anatomia e fisiologia do cólon, reto e ânus.
  • Métodos diagnósticos em Coloproctologia.
  • Cirurgia videolaparoscópica
  • colorretal.
  • Doença hemorroidária.
  • Abscessos e fístulas anorretais.
  • Fissura anal.
  • Doença pilonidal sacrococcígea.
  • Prolapso retal.
  • Doenças sexualmente transmissíveis em Coloproctologia.
  • Incontinência anal.
  • Obstrução intestinal.
  • Pólipos e síndromes polipóides do intestino grosso.
  • Prevenção do câncer colorretal.
  • Câncer do cólon, reto e anus.
  • Megacólon chagásico.
  • 16. Doença de Crohn. Retocolite ulcerativa.
  • Doença isquêmica do cólon e reto.
  • Doença diverticular do cólon.
  • Hemorragia digestiva baixa.
  • Colostomias e ileostomias.

MÉDICO PSIQUIATRA

  • Concepção psicossomática; psicoimunologia.
  • Observação Psiquiátrica: amamnese, exame somático, exame mental e exames complementares.
  • Transtornos mentais orgânicos.
  • Alcoolismo.
  • Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e delirantes.
  • Transtorno do humor.
  • Transtornos neuróticos, relacionados ao stress e somatoformes.
  • Transtornos da personalidade.
  • Transtornos alimentares.
  • Psicofarmacologia.
  • Terapêuticas biológicas em Psiquiatria.
  • Transtornos emocionais e do comportamento com início usualmente ocorrendo na infância e adolescência;
  • As psicoterapias.
  • Saúde mental: Psiquiatria preventiva e da comunidade
  • Emergências psiquiátricas.

MÉDICO RADIOLOGISTA

  • Física das radiações. Efeitos biológicos das radiações. Técnicas radiológicas. Formação de imagem radiográfica, controle de qualidade. Proteção radiológica. Fundamentos da tomografia computadorizada e da ressonância magnética. Contrastes radiológicos.
  • Imagenologia do tórax: Doenças pleuro-pulmonares. Massas Torácicas Tórax nas emergências. Tórax em pediatria. Alterações intersticiais, alveolares e mistas.
  • Imagenologia do aparelho digestivo: Métodos e patologias mais comuns. Abdome agudo. Estudo contrastado. Aparelho digestivo em pediatria.
  • Aparelho Urinário: Imagenologia do aparelho urinário. Métodos. Massas renais. Trauma renal. Estudo contrastado. Aparelho urinário em pediatria.
  • Mastóides.
  • Sistema músculo-esquelético: Imagenologia das lesões ósseas, musculares e articulares Doenças inflamatórias. Massas tumorais. Coluna vertebral.
  • Crânio e face -órbita e seios da face.
  • Primeiros socorros.Choque anafilático.
  • Imagenologia do S.N. C - Traumatismo cranioencefalico, acidentes vasculares cerebrais. S.N.C. em pediatria.
  • Mamografia: Técnicas de posicionamento. Tumores benignos. Tumores malignos.
  • Radiologia intervencionista. Noções básicas, indicações e análises.
  • Densitometria óssea - Noções básicas, Indicações e análises.
  • Sistema cardiovascular.

MÉDICO REUMATOLOGISTA

  • Exame clínico do paciente reumático
  • Mecanismos etiopatogênicos da dor,da inflamação e da autoimunidade
  • Doenças difusas do tecido conjuntivo; espondiloartropatias; vasculites
  • Doenças reumáticas de partes moles; fibromialgia
  • Enfermidades da coluna vertebral
  • Osteoartrose; artrites microcristalinas
  • Doenças osteometabólicas
  • Artrites infecciosas; neoplasias articulares
  • Doenças sistêmicas com manifestações articulares
  • Enfermidades reumáticas da criança e do adolescente.

MÉDICO SANITARISTA

  • Conjuntura atual da política de saúde no Brasil; Modelos e estratégias de atenção à saúde.
  • Estatística aplicada à Saúde Coletiva: classificação das variáveis; medidas de tendência central e de dispersão; distribuição de freqüências; interpretação de gráficos e tabelas; índices, razões, proporções e coeficientes.
  • Estatística vital: conceitos básicos; Atestado de Óbito; Declaração de Nascido Vivo; indicadores demográficos; Sistemas de Informação em Saúde: SIM, SINASC, SINAN, SIAB, SIH-SUS, SIA-SUS.
  • Panorama Sanitário Brasileiro: transição demográfico-epidemiológica; evolução e determinantes do perfil de morbimortalidade da população brasileira nas últimas décadas.
  • Epidemiologia: conceitos fundamentais; mensuração da morbimortalidade; indicadores de saúde; distribuição das doenças segundo pessoa, tempo e lugar; epidemias e endemias: conceitos fundamentais, classificação e técnicas de detecção (diagrama de controle); desenhos epidemiológicos.
  • Epidemiologia das doenças infecciosas: conceitos fundamentais do processo de transmissão de doenças relativos ao agente, hospedeiro e ambiente; vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis;
  • Epidemiologia das doenças e agravos não transmissíveis: política de promoção da saúde.
  • Vigilância epidemiológica: conceitos fundamentais; etapas do processo de trabalho; níveis de prevenção.
  • Vacinação: fundamentos básicos da imunização; tipos de agentes imunizantes; Programa Nacional de Imunização; calendário vacinal; planejamento e estratégias de vacinação; contraindicações gerais; reações adversas; avaliação de eficácia e cobertura vacinal.
  • Epidemiologia aplicada à administração e ao planejamento dos serviços de saúde: enfoque de risco; diagnóstico sanitário; estabelecimento de prioridades; avaliação de programas, serviços e sistemas locais de saúde.
  • Planejamento e Gestão em Saúde: aspectos históricos do planejamento em saúde no Brasil; métodos de planejamento e programação em saúde; parâmetros gerais para cálculo de recursos; gestão de recursos humanos.
  • Programas de Saúde: Criança; Mulher; Adolescente; Idoso; Controle de Hipertensão e Diabetes; Saúde Bucal; DST-AIDS; Tuberculose; Hanseníase e Saúde Mental.

MÉDICO ULTRASSONOGRAFISTA

  • Ultrasonografia abdominal - técnica, propriedades físicas. Fígado-:anatomia, abscessos, hematomas, lesões expansivas, primárias e secundárias, linfomas hepatopatias crônicas. Baço: anatomia ultrasonografia, aspectos patológicos. Vesícula biliar: litiase, colecistite e tumores de vias biliares - diagnóstico diferencial das icterícias. Tumores no pâncreas, lesões inflamatórias e tumorais.
  • Rim: Uropatias obstrutivas, processos inflamatórios, lesões expansivas, nefropatias crônicas, traumatismos. Rim transplantado. Bexiga: Capacidade vesical e volume pós-miccional, tumores, anomalias congênitas. Processos inflamatórios uretrais. Próstata e vesícula seminal.
  • Retroperitônio, adrenais, grandes vasos. Linfoma.
  • Ovários, trompas e útero; diagnóstico diferencial de massas pélvicas
  • Ultra-sonografia extra-abdominal; crânio, transfontanela. Hidrocefalia; hemorragia intracraniana, más formações cerebrais, tumores cerebrais, infecções e distúrbios vasculares,
  • Olho, órbita, face e pescoço. Glândulas salivares. Tireóide. Paratireóide
  • Mama.
  • Escroto e pênis.
  • Extremidades e articulações.
  • Tórax e diafragma.
  • Ultra-sonografia obstétrica: anatomia fetal, idade gestacional, perfil biofísico fetal, abortamento, gestação ectópica, anomalias e óbito fetal, crescimento intra-uterino retardado, gestação de alto risco, gestação múltipla, placenta e cordão umbilical.

MÉDICO UROLOGISTA

  • Anatomia, embriologia e anomalias do sistema geniturinário.
  • Litiase urinária.
  • Infecções do trato geniturinário - cistite, pielonefrite, prostatite e epididimite.
  • Hematuria-diagnóstico diferencial.
  • Incontinência urinária.
  • Bexiga Neurogênica.
  • Doenças vasculares do aparelho geniturinário.
  • Doenças do testículo e bolsa escrotal.
  • Tuberculose do aparelho urinário.
  • Doenças sexualmente transmissíveis.
  • Disfunção erétil. Impotência sexual.
  • Neoplasias do sistema geniturinário.
  • Traumatismos do sistema geniturinário.
  • Cirurgias do aparelho geniturinário - Cirurgias por vídeo laparoscopia
  • Transplante renal.

MÉDICO VETERINÁRIO

  • Saúde Pública: Introdução à saúde pública (conceitos, divisões e relações).
  • Saneamento: importância do solo, da água e do ar na saúde do homem e dos animas; poluição e contaminação da água, do solo, do ar; processos de correção e saneamento.
  • Epidemiologia e profilaxia geral: Epidemiologia geral (definições, conceitos e agentes etiológicos).
  • Zoonoses: Epidemiologia e profilaxia das zoonoses do contágio direto e indireto (raiva, carbúnculo, hidatidose, brucelose, teníase, triquinose, toxoplasmose, toxinfecção, tétano, ancilostomose, estrongilose, encefalomielite, leishmaniose, leptospirose, doença de chagas, esquistossomose, peste, tipo murino, febre amarela silvestre, dengue, filariose e malária).
  • Tecnologia dos alimentos: manipulação e conservação dos alimentos; conservação pelo dessecamento, pela salga e pela salmoura; conservação pelo frio (armazenagem, estocagem e alterações físico-químicas); resíduos químicos na carne; controle de qualidade dos pescados frescos, congelados, curados e semiconservados; manipulação e acondicionamento e conservação do leite e seus derivados; manipulação conservação e acondicionamento das carnes e seus derivados (bovino, suínos e aves).
  • Código de ética profissional.

NUTRICIONISTA

  • Unidades de Alimentação e Nutrição-objetivos e características, planejamento físico, recursos humanos, abastecimento e armazenamento, custos, lactário, banco de leite e cozinha dietética
  • Nutrição Normal: definição, leis da alimentação. Requerimentos e recomendações de nutrientes
  • Planejamento, avaliação e cálculo de dietas e ou cardápio para: adultos, idosos, gestantes, nutrizes, lactentes, pré-escolar e escolar, adolescente e coletividade sadia
  • Diagnósticos Antropométricos: padrões de referência. Indicadores: vantagens, desvantagens e interpretação. Avaliação nutricional do adulto: índice de massa corporal (classificação de GARROW).
  • Dietoterapia nas enfermidades digestivas: trato gastrointestinal / glândulas anexas
  • Dietoterapia nas enfermidades renaise do sistema cardiovascular
  • Dietoterapia nos distúrbios metabólicos: obesidade: Diabete Mellitus e dislipidemias;
  • Dietoterapia nas carências nutricionais: desnutrição energético-protéica, anemias nutricionais e carência de vitamina A.
  • Terapia nutricional enteral e parenteral

ODONTÓLOGO

  • Epidemiologia das doenças bucais no Brasil. Índices epidemiológicos específicos em saúde bucal.
  • Aparelho estomatognático: desenvolvimento da face, cavidade oral e dentes. Diagnóstico, semiologia buco facial, exames complementares.
  • Cariologia: etiologia, diagnóstico e tratamento da doença cárie dentária com ênfase na prevenção e promoção à saúde bucal. Métodos de prevenção da cárie dentária.
  • Patologia periodontal: diagnóstico e tratamento; placa bacteriana. Métodos de prevenção da doença periodontal.
  • Cistos e tumores odontogênicos e não odontogênicos. Lesões mais freqüentes da cavidade bucal: candidíase, gengivo - estomatite herpética, lesões herpéticas secundárias, tuberculose, sífilis e AIDS. Algias oro - faciais, tipos, diagnósticos diferenciais, distúrbios psicogênicos.
  • Preparo cavitário típico e atípico: conceitos atuais, materiais usados em dentística, proteção do complexo dentino - pulpar. Princípios gerais do preparo cavitário. Materiais restauradores.
  • Patologia pulpar e periapical: características clínicas. Emergência e Urgência em odontologia.
  • Traumatismo dental, fraturas das coroas e raízes. Terapêutica Odontológica - analgésicos, antiinflamatórios, antibióticos e analgésicos de uso local em odontologia.
  • Educação em Saúde Bucal. Diagnóstico bucal: patologia dos tecidos moles e duros da cavidade oral.
  • Técnicas de anestesia intra-oral. Princípios básicos do atendimento em odontopediatria. Materiais restauradores e protetores. Fluorterapia - uso sistêmico e tópico. Aspectos toxicológicos e clínicos. Dentição decídua - tratamento e prognóstico.
  • Emergências em odontologia. Endodontia. Medicação e antibioticoterapia sistêmica. Técnicas radiográficas intra e extra-orais. Efeitos biológicos dos raios X e interpretação radiográfica. Terapêutica de emergência/urgência em odontologia.
  • Hepatites virais (A, B e C). Imunizações. Medidas de precaução universal. Lavagem das mãos. Uso de barreiras protetoras. Conduta frente a acidentes de trabalho. Normas de controle de infecção no ambiente de trabalho. Biossegurança na prática odontológica.
  • Traumatismos em dentes anteriores. Exame clínico e radiográfico. Classificação. Lesões das estruturas dentárias mineralizadas, da polpa e dos tecidos periodontais.
  • Dentição permanente - tratamento e diagnóstico. Trinca do esmalte. Fratura não complicada da coroa. Fratura de coroa e raiz. Concessão. Subluxação. Luxação. Deslocamento completo do dente.

PEDAGOGO

  • Desenvolvimento de técnicas pedagógicas para elaboração, análise e avaliação do desempenho e eficácia de programa de educação e formação.
  • Elaboração de programas de capacitação de adulto e pessoal técnico.
  • Conhecimento técnico de formação de adultos e educação para as organizações; processos de mudanças/agentes de mudança; teorias do comportamento humano.
  • Planejamento, elaboração de estratégias de formação, de conteúdos programáticos e de avaliação.
  • Processos de treinamento e desenvolvimento para o ensino-aprendizagem; Acompanhamento e avaliação de programas de treinamento e desenvolvimento.
  • Métodos e técnicas em treinamento e desenvolvimento de pessoas. Legislação Educacional - LDB No 9.394/1996e suas regulamentações para a Educação Básica e a Educação Profissional. Lei No 10.172/2001 - Plano Nacional de Educação.
  • A organização curricular da escola: A organização dos contextos; A concepção integrada do currículo; O desafio da interdisciplinaridade e de transdisciplinaridade na organização dos conteúdos.
  • O Planejamento do ensino: Elementos constitutivos; As seqüências didáticas e as seqüências do conteúdo; O processo de construção do conhecimento na escola; A avaliação no processo de ensino-aprendizagem; O papel do Pedagogo na organização pedagógica da prática educativa escolar.

PROCURADOR AUTÁRQUICO

  • DIREITO CONSTITUCIONAL: 1. Constituição: conceito, objeto e classificações. 1.1. Supremacia da Constituição. 1.2. Aplicabilidade e interpretação das normas constitucionais. 1.3.Princípios fundamentais da Constituição Federal e da Constituição Estadual. 2. Direitos e garantias fundamentais. 2.1. Direitos e deveres individuais e coletivos 2.2. Direitos sociais.2.3. Direitos políticos. 3. Organização do Estado 3.1. Organização político-administrativa: União, Estados federados e Municípios. 3.2. Intervenção nos Estados e Municípios. 3.3.Administração pública. 4. Organização dos Poderes. 4.1 Poder Legislativo. 4.2 Poder Executivo. 4.3. Poder Judiciário. 4.4. Supremo Tribunal Federal. 4.5. Supremo Tribunal Federal 4.6 Tribunais Superiores. 4.7 Funções essenciais à justiça: Ministério Público, Advocacia Pública e Defensoria Pública. 4.5. Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil. 5. A Ordem Econômica. 5.1. Princípios gerais da atividade econômica. 5.2. Política Agrícola e Fundiária e Reforma Agrária. 6. A Ordem Social. 6.1. Do meio ambiente. 6.2. Dos índios. 6.3. Dos remanescentes das comunidades dos quilombos. Do controle da constitucionalidade: sistemas. 6.4.Ação Declaratória de Constitucionalidade e Ação Direta de Inconstitucionalidade. 7. Do Sistema Tributário Nacional.
  • DIREITO ADMINISTRATIVO: 1. Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. Anulação e revogação. Prescrição. Improbidade administrativa (lei n° 8.429/92). 2. Controle da administração pública. Domínio público. Bens públicos: classificação administração e utilização. 3. Contrato administrativo: conceito, peculiaridades, controle, formalização e execução. Licitação: princípios, obrigatoriedade, dispensa e exigibilidade, procedimentos e modalidades. Concessão e autorização de bens públicos. 4. Responsabilidade Civil da Administração. Direitos e Deveres dos Servidores Públicos. Processo administrativo: conceito, princípios, fases e modalidades. 5. Poderes da administração. O poder de policia. 6. Intervenção do estado na propriedade: desapropriação, servidão administrativa, requisição, ocupação provisória e limitação administrativa. 7. Reversibilidade dos bens.8. Desapropriação: 8.1. Bens suscetíveis de desapropriação. 8.2. Competência para decretá-la. 8.3. Desapropriação judicial por necessidade, utilidade pública e interesse social. 8.4. Indenização e seu conceito legal. 8.5. Caducidade da desapropriação. 8.6. Imissão na posse do imóvel desapropriado.
  • DIREITO CIVIL: 1. Das pessoas naturais e jurídicas. 1.1 Capacidade, domicilio, registro. 1.2. Bens: conceito e classificação. 2. Dos fatos e atos jurídicos: forma, prova, modalidades, defeitos nulidade, anulabilidade, inexistência, ineficácia e conseqüência. 2.1. Dos atos ilícitos. 2.2. Da prescrição. 3. Registros públicos. 3.1. Registro civil das pessoas jurídicas e físicas. 3.2. Registros de títulos e documentos. 3.3. Registros facultativos e obrigatórios de imóveis (Lei federal nº 6.015/73 e suas alterações, inclusive a Lei Federal nº 10.267/2001). 3.4. Posse e propriedade: conceito, classificação, aquisição, perda, proteção e efeitos. 3.5. Direitos de vizinhança. 4. Dos direitos reais sobre coisas alheias: hipoteca, penhor, usufruto e servidões. Condomínio. Condomínio predial. 5. Das modalidades das obrigações. Dos efeitos das obrigações. Da cessão de crédito. 6. Dos contratos. Generalidades, elementos e efeitos dos contratos. Teoria da imprevisão e revisão contratual. Da compra e venda; da doação; da locação; do empréstimo; do deposito; do mandato e da fiança. 7. Sucessão: disposições gerais, ordem de vocação hereditária, capacidade sucessória, direito de representação, transmissão da herança, herança jacente, aceitação e renuncia da herança. Sucessão: capacidade para testar, parte disponível, legados e codicilo, deserdação, substituição, sonegados, indignidade, colação, pagamentos das dividas e garantias, partilha e sobrepartilha. 8. Responsabilidade civil do Estado e do particular.
  • DIREITO PROCESSUAL CIVIL: 1.Da jurisdição. 2. Da ação. 3. Competência: conceito, territorial, objetiva e funcional. 3.1 Modificação e conflito. Conexão e continência. 3.2. Processo e procedimento: natureza e princípios, formação, suspensão e extinção. 3.3. Pressupostos processuais. Tipos de procedimentos. 3.4. Prazos. Preclusão. Prescrição. Decadência. 3.5. Sujeitos do processo. 3.6. Das partes e dosprocuradores. 3.7.Do juiz, do Ministério Público e dos auxiliares da justiça. 3.8.Dos atos processuais. 4. Petição inicial: conceito, requisitos 4.1. Pedidos: espécies, modificação, cumulação. 4.2. Causa de pedir. 4.3. Despacho liminar: objeto, natureza, de conteúdo positivo, de conteúdo negativo. 4.4. Da citação. 4.5. Da resposta do réu: contestação, exceções, reconvenção. 4.6. Revelia. 4.7. Direitos disponíveis. 4.8. Providências preliminares e julgamento. 4.9. Antecipação da tutela. 5. Prova: conceito, modalidades, princípios gerais, objeto, ônus, procedimentos. 5.1. Da audiência. 5.2. Da sentença: requisitos, publicação. 5.3. Da coisa julgada: conceito, limites objetivos e subjetivos; coisa julgada formal e coisa julgada material. 6. Recursos: conceito, fundamentos, princípios, classificação, pressupostos, intrínsecos e extrínsecos de admissibilidade, efeitos, juízo de mérito. 6.1. Apelação. 6.2. Agravo de instrumento. 6.3. Embargos infringentes, de divergência e de declaração. 6.4. Recurso especial. 6.5. Recurso extraordinário. 6.6. Ação rescisória. 6.7. Nulidades. 7. Processo de execução: pressupostos e princípios informativos. 7.1. Espécies de execução. 7.2. Embargos do devedor: natureza jurídica, cabimento e procedimento. 7.3. Embargos de terceiro: natureza jurídica, legitimidade e procedimento. 7.4. Execução fiscal. 7.5. Da execução contra a Fazenda Pública. 8. Processo e ação cautelares. 8.1. Procedimento cautelar comum e procedimentos cautelares específicos. 8.2. Juizados especiais cíveis; procedimento. 9. Ação de usucapião. 9.1. Ação civil pública, ação popular e mandado de segurança coletivo. 9.2. Mandado de segurança. Ação monitória.
  • DIREITO PREVIDENCIÁRIO:Regime Previdenciário do Servidor Publico. Regime Geral da Previdência Social. Regime Previdenciário Especial. Previdência Complementar. Contributividade e Solidariedade. Emendas Constitucionais n° 20/1998, 41/2003 e 47/2005. Aposentadoria: Modalidades, proventos. Cumulação de proventos. Pensões Benefícios previdenciários. Segurados e beneficiários. Aposentadoria especial no serviço público.
  • DIREITO TRIBUTÁRIO: 1. Conceito de tributo. Espécies de tributos. Natureza jurídica específica dos tributos. 2. Sistema constitucional tributário. Princípios constitucionais tributários. Competência tributária. Imunidades. 3. Fontes do direito tributário 4. Legislação tributária: vigência, aplicação, integração e interpretação. 5. Obrigação tributária: Classificação. Fato gerador: Hipótese de incidência e seus aspectos e fato imponível. 6. Capacidade tributária ativa e passiva. Sujeição passiva tributária: contribuinte; responsável tributário. Responsabilidade tributária:dos sucessores, de terceiros e pessoal. Responsabilidade por infrações. Denúncia espontânea. 7. Crédito tributário. Lançamento e suas modalidades. Revisão do lançamento. Suspensão, extinção e exclusão. Garantias e privilégios. Preferências e cobrança em falência. Responsabilidade dos sócios em sociedades por quotas de responsabilidade limitada. Alienação de bens em fraude à Fazenda Pública. 8. Administração tributária: fiscalização, dívida ativa, certidões. 9. Processo administrativo tributário. 10. Processo judicial tributário: execução fiscal; ação anulatória de débito fiscal; ação de repetição de indébito; ação de consignação em pagamento; ação declaratória; medida cautelar fiscal; mandado de segurança.11. Lei nº 11.101/2005 (recuperação judicial/falências) 12. Tributos de competência municipal: fato gerador, base de cálculo e sujeitos passivos. IPTU. ISS. ITBI. Taxas municipais. Contribuições municipais. 13. Repartição constitucional de receitas tributárias
  • DIREITO FINANCEIRO: 1. Conceito e objeto.2. Competência legislativa: normas gerais e específicas. 3. Lei no 4.320/64. Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/00).4. Orçamento Público: conceito e natureza jurídica. Orçamento participativo5. Princípios orçamentários.6. Regime constitucional: Finanças Públicas.7. Vedações constitucionais em matéria orçamentária 8. Normas gerais de Direito Financeiro.9. Processo orçamentário: calendário de elaboração e execução das leis orçamentárias, metas técnicas e instrução do orçamento público.10. Leis orçamentárias: Lei Orçamentária Anual; Lei de Diretrizes Orçamentárias e Plano Plurianual.11. Créditos adicionais.12. Processo legislativo orçamentário. 13. Exercício financeiro. 14. Receita pública: conceito, classificações e espécies. Entrada e receita. Estágios, dívida ativa. Receitas creditícias. Repartição constitucional de receitas tributárias (receitas transferidas constitucionais). Renúncia. Teoria dos preços. Movimentos de caixa.11 15. Espécies Tributárias: Imposto. Taxa. Empréstimos compulsórios.Contribuição de melhoria. Preço. Contribuições especiais.16. Despesa pública: conceito, classificação e espécies. Estágios da despesa: empenho, liquidação, ordem de pagamento e pagamento. Controle das despesas. Regime contábil da despesa. Restos a pagar e despesas de exercícios anteriores. 17. Programação financeira.18. Precatórios judiciais. 19. Crédito público: natureza jurídica, disciplina constitucional dos créditos e empréstimos públicos; classificação dos créditos públicos; Técnica do crédito público. Regime constitucional da dívida pública brasileira; dívida pública fundada, consolidada e mobiliária. Controle, fiscalização e prestação de contas. Extinção. Execução. Garantias. Operações de crédito. 20. Competências constitucionais sobre dívida pública. 21. Fiscalização financeira e orçamentária. 22. Controle externo: Poder Legislativo e Tribunais de Contas. 23. Controle interno.
  • DIREITO AMBIENTAL: 1. Legislação Ambiental: Código Florestal (Lei n° 4771/65 e suas alterações;. Política Nacional do Meio Ambiente (Lei n° 6938/81, alterada pelas leis 7804/89 e 10165/2000); Lei nº 5.887, de 09 de maio de 1995 (Política Estadual do Meio Ambiente) e suas alterações; Lei Estadual nº XXXX e Lei Federal nº 11.284, de 2 de março de 2006 (Gestão de Florestas Públicas).

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTL DO 1º AO 5º ANO

  • MATEMÁTICA: Conjunto dos números naturais (N): Operações(adição/subtração/multiplicação/divisão/potenciação/radiciação). Expressões numéricas; Teoria dos números: pares/ ímpares/ múltiplos/ divisores/ primos/ compostos/ fatoração/ divisibilidade/MMC e MDC. Conjunto dos números racionais relativos (Q): Frações ordinárias e decimais; Operações: adição/ subtração/multiplicação/divisão/potenciação/radiciação/simplificação/ordem. Sistema de medidas e mudanças de unidade (comprimento, massa, volume, capacidade e áreas de superfícies). Conjunto dos números inteiros relativos (Z): Propriedades. Comparação; Operações: adição/subtração/multiplicação/divisão/potenciação. Cálculo das áreas das figuras geométricas planas (quadrado, retângulo, paralelogramo e triangulo). Cálculo do volume de sólidos geométricos (cubo e paralelepípedo). Função polinomial real. Função do 1º e 2º graus. Equação do 1º e 2º graus. Expressões numéricas: valor numérico, produtos notáveis, simplificação, fatoração. Inequações do 1º e 2º graus e Sistemas de equações. Matemática financeira: Razão, proporção, divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem e juros. Noções de Probabilidade e Estatística. Educação Matemática: perspectivas atuais; construtivismo e educação matemática; etnomatemática; o conhecimento matemático e suas características; os objetivos do ensino de matemática na escola; a construção dos conceitos matemáticos. O conteúdo de matemática no ensino fundamental: seleção e organização para propostas alternativas de educação. Aspectos metodológicos do ensino da Matemática.
  • CIÊNCIAS: Objetivo do ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e em suas diferentes modalidades: Terra e Ambiente: Movimento da terra, tempo, ano, calendário e estações do ano; Planeta: história, estrutura e transformações no tempo e no espaço; Ambientes: fisionomia, constituição, dinâmica e equilíbrio; Seres Vivos: Organização funcional e utilização como recurso natural; Matéria, energia e recursos naturais. Ser Humano: Desenvolvimento e Saúde; Reprodução e Sexualidade; Organismo Humano; Saúde, ambiente e convívio.
  • HISTÓRIA: Relações sociais no espaço em que a criança vive. Relações de parentesco. Tipos de organizações familiares. Semelhanças e diferenças entre os grupos sociais da comunidade. A diversidade étnica e as desigualdades sociais. Relações de trabalho existentes no meio em que a criança vive. Noções das atividades relativas ao trabalho dos grupos sociais; Relações sociais decorrentes das atividades de trabalho. Construção das Noções de Tempo. Noções elementares de tempo: períodos do dia, calendário e os diversos instrumentos de contagem do tempo; Noções básicas de marcação do tempo histórico. A construção do Espaço Social: movimentos de população. As diferentes fontes históricas (iconografia, documentos pessoais, objetos de cultura material, textos históricos, relato oral, etc); As correntes migratórias no Brasil; Noções básicas da ocupação do território brasileiro. Aspectos gerais da Historia de Pernambuco e, em especial, Igarassu.
  • GEOGRAFIA: Espaço vivido e percebido. O eu e o outro; O grupo da família; Os grupos da escola; Os grupos do bairro; Diferenças sociais e culturais. Espaço representado. Organização e orientação espacial (pontos de referências situacionais e relacionais); Noções de escala; Representação simbólica; Figuras cartográficas (tipos de gráficos e mapas). O Ambiente em que vivemos. Campo e cidade; A natureza e sua dinâmica; Trabalho e a organização do espaço geográfico. Aspectos Geográficos de Pernambuco e, em especial, de Igarassu. Hidrografia; Relevo; População; Biodiversidade e Questão Ambiental.

PROFESSOR DE CIÊNCIAS DE 6º AO 9º ANO

  • Terra e Universo: O céu e os instrumentos de observação; O sistema solar; O planeta Terra: sua história, estrutura e transformação no tempo e no espaço; Os movimentos realizados pela Terra, suas causas e conseqüências; A gravitação e as suas conseqüências; Vida, ambiente e recursos tecnológicos; Os diferentes ambientes, seus elementos bióticos e abióticos e as interações e inter-relações existentes entre eles; Visão ambiental envolvendo os aspectos: econômicos, políticos, sociais e históricos, resgatando a relação de equilíbrio homem/natureza; Os seres vivos, suas diferentes representações e participações nas cadeias ecológicas, bem como suas causas e conseqüências; Matéria e energia, resgatando suas diferentes fontes, formas, aplicações e os recursos tecnológicos utilizados.
  • Ser humano e saúde: As funções vitais e suas interdependências com o meio para uma vida saudável; A coordenação neurológica e hormonal das funções humanas; Anatomia, fisiologia e programa de saúde dos aparelhos: digestivos, circulatório, respiratório e excretor; Os movimentos e a sustentabilidade do organismo humano num processo saudável de execução; Reprodução humana e sexualidade numa abordagem biopsicossocial.
  • Avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências: construção de competências e habilidades.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º AO 9º ANO

  • Esquema corporal
  • Expressão corporal (dramatização, representação mímica, interpretação - coreografias, atividades mímicas, expressivas e criativas).
  • Brincadeiras (populares).
  • Gincanas.
  • Jogos populares (simbólicos imitação, sensoriais, didático) de salão (carta, dama, domina, pega-varetas, de memórias, xadrez, encaixes e pré-desportivos).
  • Dança (brinquedos cantados, cantigas de rodas, folguedos, danças populares e regionais).
  • Processo de ensino aprendizagem e regras atuais de:
  • 7.1. Atletismo (corrida, salto em distancia e arremesso).
  • 7.2. Ginástica (elementos); Lutas (capoeira); Handebol; Voleibol; Futebol de salãonBasquetebol.
  • O papel do professor de Educação Física.
  • Considerações metodológicas.
  • Critérios de avaliação em Educação Física.

PROFESSOR DE ESPANHOL DO 6º AO 9º ANO

  • Objetivos do Ensino de Espanhol nas séries finais do Ensino Fundamental
  • Interpretação de textos extraídos de jornais, revistas, livros (ficção e não ficção), brochuras, manuais, propagandas, e outras publicações, considerando o interesse dos alunos e a relevância do tema; Identificação de idéias centrais, secundárias, implícitas e intertextuais; Identificação e interpretação de referências culturais.
  • Vocabulário e gramática
  • Reflexão sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais, significativos para a compreensão e produção de textos.
  • Abordagem lexical
  • Inferência de significado de palavras novas a partir do contexto e de elementos gramaticais; Identificação de palavras chave; Identificação de Relações Léxicas: Sinônimos e Antônimos; Identificação de palavras compostas; Cuidado especial com as palavras cognatas.
  • Temas gramaticais
  • Grupos Nominais; Referência Lexical e Gramatical; Verbos, Modos, Vozes; Tempos Verbais; Palavras e expressões indicadoras de freqüência; Marcadores de seqüência cronológica; Imperativo, comandos; Partitivos; Substantivos; Qualificadores (Pronomes Indefinidos); Locuções Perifrásticas; Comparações; Marcadores de concessão, condição, conseqüência, resultado; Orações, Ordem e Colocação de Elementos da oração; Preposições: lugar, posição, direção, distância; Advérbios; Indicadores de obrigação, permissão, explicação, reformulação e conclusão; Discurso Indireto; Hipótese, condições e suposições (orações condicionais); Infinitos e Gerúndios; Pronomes Pessoais; Colocação de Pronomes; Pronomes Reflexivos; Verbos Irregulares. Mudanças de Radical; Demonstrativos e Possessivos; O Adjetivo; Números; Conjunções. Conjunções mais comuns, indicando: adição, alternativa, contraste, causa, conseqüência, afirmação, negação, dúvida, condição e, temporalidade.
  • Avaliação da aprendizagem no ensino de Espanhol: construção de competências e habilidades.

PROFESSOR DE GEOGRAFIA DO 6º AO 9º ANO

  • A Geografia como conhecimento científico. O objeto de estudo da Geografia: o espaço geográfico. As diversas áreas da Geografia. Aplicações da Geografia.
  • O planeta Terra. Os principais movimentos da Terra e suas conseqüências geográficas. As representações cartográficas. A estrutura interna da Terra e suas principais características. As placas litosféricas. As interações natureza-sociedade. A questão ambiental.
  • A atmosfera terrestre. As camadas da atmosfera. A dinâmica da atmosfera. Os elementos e fatores responsáveis pela diversificação climática. Os tipos de climas e suas influências sobre a cobertura vegetal. Problemas ambientais atmosféricos.
  • O relevo terrestre: fatores endógenos e exógenos. Os diversos tipos de relevo. As rochas e os solos. Problemas ambientais geomorfológicos.
  • Os recursos hídricos e sua utilização pelo homem. Oceanos, mares, lagos e rios: principais características. Transposição do Rio São Francisco.
  • A população mundial: conceitos fundamentais, dinâmica e distribuição espacial. População e meio ambiente. Migrações, xenofobia.
  • As desigualdades de desenvolvimento econômico-social no mundo. O modo de produção capitalista. As experiências socialistas no mundo. As transformações do Leste europeu. As áreas de economia subdesenvolvida. As áreas de economia desenvolvida. Os blocos econômicos e a formação dos grandes mercados. A globalização e seus efeitos sobre o espaço geográfico. Conflitos do Oriente Médio.
  • O espaço brasileiro. Os principais aspectos do quadro natural. A evolução do povoamento e a imigração estrangeira no país. A dinâmica populacional. Características do processo de urbanização. O espaço agrário: condicionantes naturais e socioeconômicos que influenciaram a agropecuária nacional. Os problemas agrários brasileiros, territórios, quilombos e indígenas. As atividades industriais. As fontes de energia. O comércio e os serviços. Os transportes e as comunicações.
  • A organização regional no Brasil. As principais características naturais e socioeconômicas das grandes regiões brasileiras.
  • A organização dos poderes no Brasil. A ordem econômica e financeira do Brasil.
  • Aspectos geográficos do Estado de Pernambuco.

PROFESSOR DE HISTÓRIA DO 6º AO 9º ANO

  • O Processo de Sedentarização na Antiguidade Ocidental.
  • As transformações derivadas da Revolução Agrícola no Oriente Médio, Índia e China;
  • Politeísmo e monoteísmo na formação das sociedades do Egito, da Mesopotâmia e do Oriente Próximo.
  • Sociedade e trabalho na Antiguidade Clássica
  • A formação das cidades - Estado e suas contradições;
  • As lutas sociais no mundo greco-romano;
  • Grécia e Roma: as raízes culturais do mundo ocidental - a helenização.
  • A Europa Feudal
  • O Feudalismo e as relações sociais servis;
  • A Igreja e a hegemonia política, econômica e cultural;
  • A dinamização da sociedade urbana.
  • As sociedades modernas
  • A Reforma Protestante.
  • O Estado Absolutista.
  • A expansão comercial e marítima européia.
  • O Mercantilismo.
  • Primeiros passos da colonização portuguesa.
  • A economia açucareira
  • A pecuária nos sertões,
  • Extrativismo vegetal e mineral
  • Escravidão e resistência.
  • Colonizações Espanhola, Inglesa, Holandesa e Francesa na América.
  • As revoltas no Brasil Colonial: Palmares, Beckman, Emboabas, Mascates, Vila Rica, Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana
  • A independência das colônias americanas: Brasil e Estados Unidos
  • As revoluções burguesas na Inglaterra e na França
  • A primeira e a segunda Revolução Industrial
  • A Revolução Francesa
  • A era napoleônica
  • O século XIX na História do Brasil
  • As revoluções de 1830,1848 e 1871 na Europa
  • O Segundo Reinado no Brasil
  • Abolição
  • República.
  • Dinâmica e funcionamento das sociedades industriais contemporâneas
  • Capitalismo e imperialismo: A partilha da Ásia e da África
  • Intervenções estatais na economia: New Deal -EUA/1929 e planos qüinqüenais na URSS.
  • A industrialização no Brasil: na Era Vargas, no período JK e na Época do "Milagre Brasileiro"
  • Urbanização e trabalho no século XX na América Latina e no Brasil
  • Lutas operárias no Brasil no início do Século XX.
  • Trabalhismo e populismo na Era Vargas.
  • Populismo na América Latina: Argentina e México.
  • A reorganização dos movimentos sindicais no Brasil nos Anos 70: o novo sindicalismo
  • Economia e sociedade no Pós - Guerra.
  • Processo de industrialização e as novas tecnologias.
  • Formação de blocos econômicos na nova divisão internacional.
  • A Guerra Fria.
  • Cidadania, movimentos sociais e questões étnicas a partir de 1960.
  • As lutas pela conquista dos direitos civis nos EUA. Apartheid.
  • Europa nos anos 60: Paris 1968 e a "Primavera de Praga"
  • Cultura e participação nos anos 60 no Brasil
  • A questão do negro e da violência urbana no Brasil atual.
  • O movimento feminista
  • Militarismo e autoritarismo na América Latina.
  • Golpe civil - militar de 1964 e a Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento
  • Governos militares na América Latina nas décadas de 70 e 80.
  • Os movimentos de oposição ao regime militar: luta pela anistia, "Diretas já" e movimentos sociais urbanos.
  • Tensões que envolvem o uso e a posse da terra na História do Brasil
  • A Lei de Terras de 1850.
  • A transição da mão - de - obra escrava para o trabalho livre no Brasil do século XIX. O Êxodo Rural e as relações de exploração e expropriação do Trabalhador Rural no Brasil Atual.
  • A questão da Reforma Agrária e os Movimentos Sociais no campo no Brasil atual.
  • A História de Pernambuco no período republicano até os dias atuais.
  • Os atuais conflitos do Oriente Médio.

PROFESSOR DE INFORMÁTICA DO 6º AO 9º ANO

  • Pacote Office XP/2003/2007/2010;
  • Internet Explorer; Conceitos em Hardware; conectividade e configuração de ambiente de usuário;
  • Sistemas Operacionais Windows (XP/2003/Vista/7): Instalação e configuração;
  • Sistemas de Arquivos; Serviços de rede em ambiente Windows IIS, DNS, WINS, DHCP, Grupos de Usuários e Unidades Organizacionais, Domínios, Sites, Diretivas de Grupo, Backup;
  • Jogos educativos, aplicação e acompanhamento do aluno em softwares educacionais construtivistas e instrucionistas.
  • O uso do computador na Escola, as novas tecnologias, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e a formação docente, o papel do Professor na era digital e a utilização da tecnologia como meio de pesquisa e ferramenta no processo de ensino aprendizagem;
  • Sistema Operacional Linux;
  • Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Portais de Informação, Bibliotecas Virtuais; Sistemas Multimídia, Linguagem, Multimídia, Hipertexto e Hipermídia.
  • Conceito de Internet;
  • Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet/ Intranet;
  • Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico;
  • Procedimentos, aplicativos e tipos de computadores, conceitos de hardware e de software;
  • Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup);
  • Conceitos de organização gerenciamento de arquivos, pastas e programas, instalação de periféricos;
  • Principais aplicativos comerciais para MS-Windows: Word (2007); Excel (2007)

PROFESSOR DE INGLÊS DO 6º AO 9º ANO

  • Objetivos do Ensino de Inglês nas séries finais do Ensino Fundamental
  • Leitura: compreensão e interpretação de textos extraídos de jornais, revistas, livros (ficção e não-ficção), brochuras e manuais.
  • Gramática contextualizada, abrangendo:
  • Tempos verbais: simples e compostos formas afirmativa, negativa e interrogativa.
  • Palavras e expressões indicadoras de freqüência
  • Modais indicadores de: possibilidade, obrigação, permissão, pedidos, convites,
  • Imperativo: instruções;
  • Indicação de lugar, posição, direção e distância
  • Pronomes pessoais (retos e oblíquos), possessivos, demonstrativos, indefinidos e relativos
  • Verbos preposicionados (prepositional verbs)
  • Comparações
  • O sufixo-ing como substantivo, adjetivo e verbo.
  • Marcadores de: adição, alternativa, contraste, causa, concessão, condição, conseqüência, resultado, enumeração, reforço, explicação, reformulação e conclusão.
  • Voz passiva
  • Avaliação da aprendizagem no ensino de Inglês: construção de competências e habilidades.

PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6º AO 9º ANO

  • O texto e suas propriedades: intertextualidade (relações entre textos); coerência e coesão: relações de continuidade entre as partes do texto; conectores e as relações criadas entre orações; concentração em um tema específico; tipos e gêneros orais e escritos de texto; objetivos comunicativos dos textos, suporte, interlocutores envolvidos, contextos sociais de uso da linguagem; identificação da tese do texto; relação entre tese e argumentos; partes principais e secundárias no texto; conflito gerador do enredo e outroselementos de uma narrativa; diferentes formas de tratar uma informação.
  • Aspectos da compreensão do texto: localização de informações explícitas e implícitas em textos de diferentes gêneros e funções; interpretaçãocom o auxílio de material gráfico diverso (tipos, tamanhos e cor de letras) e com auxílio de imagens e outros sinais não verbais; posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou tema; relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido: efeitos de ironia ou humor em textos variados; variação linguística: marcas linguísticas que evidenciam o nível (formal ou informal) da interação entre locutor e interlocutor; relaçõesentre oralidade e escrita.
  • Aspectos do léxico da língua: significado (literal e metafórico) de palavras e expressões; processos de formação de palavras; neologismos; estrangeirismos; efeitos decorrentes da escolha de uma determinada palavra ou expressão (efeitos de ênfase, de reiteração, de contraste; de ironia; de expressão de dúvida ou de certeza etc.); expressões fixas ("expressões idiomáticas") e provérbios;
  • Aspectos da gramática da língua: efeitos dos sinais de pontuação; efeitos de recursosmorfossintáticos (como inversão na ordem das palavras, uso dos pronomes, uso dos artigos, uso dos diferentes tempos e modos verbais, da transição de uma palavra de uma classe para outra etc. e até mesmo da "transgressão de uma regra gramatical); atenção às regras da concordância e da regência de verbos e nomes; atenção às regras da ortografia oficial (segundo o Novo Acordo Ortográfico)

PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO 6º AO 9º ANO

  • Objetivos do ensino da matemática nas séries finais do Ensino Fundamental
  • Geometria Euclidiana
  • Ângulos
  • Relações métricas nas figuras planas
  • Áreas de figuras planas
  • Circunferência e círculo
  • Geometria do espaço
  • Área e volume do prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera.
  • Geometria Analítica Plana: Ponto, reta, circunferência e cônicas
  • Funções: conceitos e propriedades, funções polinomiais, funções modulares, funções exponenciais logarítmicas e funções trigonométricas
  • Matrizes, determinantes e sistemas lineares:
  • Progressões aritméticas e geométricas
  • Análise combinatória e probabilidade
  • Números complexos
  • Polinômios e equações polinomiais
  • Estatística: Média moda e mediana, desvio padrão e leitura e interpretação de gráficos
  • Avaliação da aprendizagem no Ensino da
  • Matemática: construção de competências e habilidades

PROFESSOR INSTRUTOR DE LIBRAS

  • Fundamentos da Educação Especial: História e Política da Educação de Surdos no Brasil e no Mundo.
  • Concepções de Deficiência Auditiva e/ou Surdez.
  • Identidade e Cultura Surda.
  • Desenvolvimento e Aprendizagem do Aluno Surdo.
  • Os Processos de Integração e Inclusão do Aluno Surdo na Rede Regular de Ensino.
  • A Sociedade, a Escola e a Família da Criança Surda.
  • LEI DE LIBRAS - Lei 10.436/02 de 24 de abril de 2002. - Decreto n. 5.626 de 22 de dezembro de 2005 que regulamenta a Lei de Libras - Noções de linguística e gramática das Línguas de Sinais.
  • Processo de Formação dos Sinais.
  • Uso dos Pronomes: pessoais, possessivos, interrogativos, indefinidos, demonstrativos e advérbios de lugar na LIBRAS.
  • Os Numerais: cardinais (número/quantidade), ordinais e monetários na LIBRAS.
  • Os Tipos de Frases: afirmativa, interrogativa, exclamativa, negativa, exclamativa/interrogativa e negativa/interrogativa na LIBRAS.
  • Advérbio de tempo na LIBRAS.
  • Uso das Expressões Idiomáticas Relacionadas ao Ano Sideral na LIBRAS.
  • Os Adjetivos na LIBRAS.
  • Os Comparativos de igualdade, inferioridade e superioridade na LIBRAS.
  • Os Tipos de Verbos existentes na LIBRAS e o Uso dos Classificadores e Adjetivos descritivos na LIBRAS.

PSICÓLOGO - CLÍNICO

  • A psicologia como ciência.
  • Diferentes escolas, diferentes campos de atuação e tendências teóricas;
  • Métodos e técnicas de Avaliação Psicológicas;
  • Psicopatologia e o método clínico.
  • Modos de funcionamento normal e patológico do psiquismo humano;
  • A ética, sua relação com a cultura e sua influência na constituição do psiquismo;
  • Psicologia Social e os Fenômenos de Grupo: a comunicação, as atitudes, o processo de socialização, os grupos sociais e seus papéis;
  • Psicologia Institucional e seus métodos de trabalho;
  • Psicologia na reforma psiquiátrica, o psicólogo e a saúde pública;
  • Teorias e técnicas psicoterápicas;
  • Processo psicodiagnóstico; Terapia na saúde mental; Psicologia do desenvolvimento;
  • Psicologia da aprendizagem;
  • Psicologia familiar - Criança e adolescente;
  • Tratamento psicoterápico de portadores de HIV/AIDS;
  • Psicologia institucional e processo grupal;
  • Legislação: Código de Ética profissional do Psicólogo.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM /PLANTONISTA

  • Atuação do Técnico no atendimento à satisfação das necessidades básicas do paciente.
  • Assistência da enfermagem no auxílio ao diagnóstico e tratamento: sinais vitais, coleta de material para exames, administração de medicamentos, curativos, sondagens.
  • Atuação do técnico na assistência ventilatória: drenagem postural, nebulização, oxigenoterapia, aspiração de secreções.
  • Assistência de enfermagem ao paciente em parada cardiorrespiratória.
  • Papel do Técnico na prevenção e controle de infecção hospitalar. Métodos de esterilização.
  • Assistência de enfermagem em Unidade cirúrgica: pré, trans e pós operatório.
  • Atuação do Técnico nos Programas de Saúde: pré-natal, puericultura, imunização, hipertensão, diabetes, tuberculose, DST/AIDS, adolescentes, prevenção de câncer cérvico-uterino.
  • Atuação do Técnico no trabalho de parto e cuidados com o recém- nascido. Noções de Ética e Legislação que regulamentam o exercício profissional e os direitos do cliente

TÉCNICO EM IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA

  • Tendões, vasos, nervos e articulações.
  • Imobilizações provisórias.
  • Imobilizações definitivas gerais; goteiras; trações; talas metálicas; enfaixamentos; aparelhos gessados.
  • Imobilizações definitivas especiais: no esporte, imobilização para mãos e pés.
  • Imobilizações nas amputações-modelagem do coto, janela no gesso.
  • Técnica de imobilizações. Leito gessado.
  • Materiais utilizados para imobilizações.
  • Trações.
  • Cuidados pré, durante e após as imobilizações.
  • Complicações de imobilizações.
  • Tendões, vasos, nervos e articulações.
  • Imobilizações provisórias.
  • Imobilizações definitivas gerais; goteiras; trações; talas metálicas; enfaixamentos; aparelhos gessados.
  • Imobilizações definitivas especiais: no esporte, imobilização para mãos e pés.
  • Imobilizações nas amputações-modelagem do coto, janela no gesso.
  • Técnica de imobilizações. Leito gessado.
  • Materiais utilizados para imobilizações.
  • Trações.
  • Cuidados pré, durante e após as imobilizações.
  • Complicações de imobilizações.

TÉCNICO EM LABORATÓRIO / PLANTONISTA

  • Microscopia e Citologia: O Microscópio tipos de microscópios e importância, Morfologia, estrutura celular Divisão celular: mitose e meiose. Ovogênese, espermatogênese e fecundação.
  • Histologia normal, tecidos. Conceito, classificação dos tecidos.
  • Processos patológicos gerais: inflamação e degeneração.
  • Vidraria Básica, utilizadas em laboratório para análises clínicas.Pipetas e Micropipetas; tubos eppendorf, tubos falcon, Reconhecimento, Manuseio, lavagem e secagem.
  • Elementos químicos nomes e símbolos. Preparo de soluções: concentração de soluções Molaridade, Normalidade. Percentual P/V, Cálculos químicos e formulas. Soluções tampão. Titulometria pH.A água como reagente. Controle de qualidade. Deionização, Destilação.
  • Sangue: Métodos de Colheita, anticoagulantes. Hemograma, Leucograma. Tempo de coagulação. Hematócrito. Sistema ABO e RH.
  • Urina: Colheita de urina, conservação, preparo de amostras. Sedimentoscopia, Cultura bacteriológica, Sumário de urina.
  • Parasitologia humana: Parasitos do trato gastrointestinal. Colheita de material para análise, Métodos de concentração de ovos, cistos e larvas. Parasitos do sangue. Colheita de material para análise e colorações mais usadas
  • Análises bacteriológicas de secreções geniturinárias, orofaringe, lesões. Liquor. Colheita, material utilizado e meios de cultura mais freqüentes, para cultura e antibiograma.
  • Noções de biossegurança em laboratório de análises clínicas. Classificação dos Níveis de biossegurança.Noções de segurança sobre manuseio de produtos químicos e produtos biológicos contaminados. Descarte. Técnicas de descontaminação e esterilização de vidraria e material biológico.
  • Princípios básicos de calorimetria e ótica. Aparelhos fotocolorimétricos. Microscopia.

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

  • Nutrição Básica - papel dos alimentos na alimentação e nutrição.
  • Grupos de Alimentos - pirâmide alimentar e as porções dos alimentos.
  • Técnica Dietética - métodos de preparação e cocção de alimentos.
  • Alimentação saudável para os diferentes grupos etários.
  • Distribuição de refeições - modalidades e características.
  • Higiene dos alimentos - Boas Práticas na produção de refeições; estocagem e combate aos principais agentes de deterioração dos alimentos.
  • Saúde ambiental e tratamento de resíduos.
  • Noções do funcionamento e organização da unidade de alimentação e nutrição.
  • Nutrição e saúde coletiva - programas de intervenção nutricional e vigilância alimentar e nutricional.

TÉCNICO EM RAIO X

  • Noções básicas sobre radiações. Riscos de radiação em Radiologia diagnóstica. Meios de Proteção.
  • Aparelhos de raios-x. Grades, cones, colimadores, écrans, intensificadores. Câmara Escura. Revelação manual e automática. Componentes da câmara escura; Filmes: Revelador, fixador e componente.
  • Membro Superior: Mão - Ossos do corpo - quirodáctilos; Mão-Corpo estranho; Idade óssea - Punho; Cotovelo Antebraço: Ombro - Omoplata - acrômio clavicular - Articulação externa clavicular;
  • Membro Inferior: Pé - Ante pé - Retropé - Calcâneo. Pés planos. Articulação tíbio-társica (rupturas ligamentares). Perna. Joelho. Rótula. Fêmur, colo do fêmur.
  • Articulação coxo-femoral. Bacia. Púbis. Articulação sacro- ilíaca.
  • Escanograma, Coluna Vertebral, Coluna Cervical, Coluna Torácica, Coluna lombo-sacra, Cóccix. Alterações de curvatura.
  • Crânio: Radiografias panorâmicas, Radiografias do crânio no politraumatizado. Sela túrcica.
  • Mastóides. Seios da face.
  • Radiografias simples de abdômen e do tórax.
  • Exames contrastados. Noções de Hemodinâmica.

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

  • Antecedente histórico da segurança e medicina do trabalho.
  • Legislação aplicada à segurança e medicina do trabalho - Constituição Federal, Legislação Previdenciária, Legislação Trabalhista - Consolidação das Leis Trabalhistas e Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e do Emprego.
  • Conceito Legal de Acidente de Trabalho e de Doenças do Trabalho.
  • Conceito Prevencionista de Acidentes.
  • Estatística de Acidentes de Trabalho - Taxa de Freqüência e de Gravidade.
  • Responsabilidade civil e criminal decorrentes de acidentes de trabalho.
  • Técnicas de Cadastro,
  • Investigação e análise de acidentes.
  • Higiene do Trabalho e os Agentes Ambientais'.
  • Prevenção e Controle de Riscos; Técnicas de inspeção de segurança; Sistemas de proteção coletiva e individual.
  • Sinalização de Segurança.
  • Proteção ao meio-ambiente; controle de resíduos e efluentes industriais.
  • Condições Sanitárias e de Conforto no Local de Trabalho.
  • Sistema de Gestão (BS 8800, OHSAS 18001, ISO 14000); SESMT - Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho e CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; RCMSO - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional.
  • Laudo Técnico de condições ambientais do trabalho - LTCAT; Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP.
  • Instalações e Serviços em Eletricidade.
  • Proteção contra incêndios e explosões.
  • Ergonomia.
  • Noções de Primeiros Socorros.

TOPÓGRAFO

  • Conceitos básicos que envolvem a topografia: trigonometria, sistemas de coordenadas, unidades de medidas, plano topográfico local, efeito de curvatura da terra, orientação e escalas.
  • Instrumentos topográficos: escrição e manejo.
  • Planimetria: medições de dista ncias e ângulos; taqueometria e topometria.
  • Altimetria: nivelamento geométrico, taqueométrico e trigonométrico.
  • Levantamentos planialtimétricos.
  • Propagação de Erros.
  • Interpretação, análise, elaboração e atualização de plantas e mapas topográficos.
  • Representação da planimetria e do relevo do terreno.
  • Avaliação de comprimentos, azimutes, áreas e volumes.
  • Normas Técnicas. Noções de aerofotogrametria e de sensoriamento remoto.
  • Tecnologias da Topografia Automatizada.
  • Noções de SIGs.
  • Aplicações e metodologias de sistemas posicionamento por satélite.

TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS

  • Fundamentos da Educação Especial: História e Política da Educação de Surdos no Brasil e no Mundo.
  • Concepções de Deficiência Auditiva e/ou Surdez.
  • Identidade e Cultura Surda; Desenvolvimento e Aprendizagem do Aluno Surdo.
  • Os Processos de Integração e Inclusão do Aluno Surdo na Rede Regular de Ensino.
  • A Sociedade, a Escola e a Família da Criança Surda.
  • LEI DE LIBRAS - Lei 10.436/02 de 24 de abril de 2002. - Decreto n. 5.626 de 22 de dezembro de 2005 que regulamenta a Lei de Libras - Noções de linguística e gramática das Línguas de Sinais.
  • Compreensão acerca do ato de interpretar e suas implicações.
  • Competências de um profissional tradutor intérprete.
  • A atuação de intérprete de língua de sinais e sua relação com a ética.
  • Mitos sobre o profissional intérprete.
  • Identificação dos Modelos de Interpretação: Situações que exigem um posicionamento ético do intérprete de língua de sinais.

TURISMÓLOGO

  • Turismo: análise estrutural; metodologia de pesquisa; análise macroeconômica.
  • Sociologia do lazer e do turismo.
  • Hotelaria.
  • Turismo, meio ambiente e patrimônio cultural.
  • Geografia, meios de transporte, bens culturais e turismo.
  • Marketing turístico.
  • Sustentabilidade.
  • Capacidade de carga e impactos do turismo (dimensões): ambiental, econômica, social, cultural e política.
  • Técnicas de relações públicas e eventos.
  • Política Nacional de Turismo.
  • Conhecimentos sobre a elaboração, execução e análise de projetos.
  • Aspectos gerenciais de hospitalidade e lazer, Técnicas de pesquisa e metodologia em turismo.
  • Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008 (Política Nacional de Turismo e decreto no 7.381, de 02 de dezembro de 2010 que regulamenta a lei anterior.

ZOOTECNISTA

  • Forragicultura: Formação e manejo de pastagens e capineiras; Principais espécies forrageiras, Métodos de formação, Sistemas de partejo, Conservação de pastagens, Controle de Invasoras;
  • Bovinocultura de corte: Ezoognósia; Nomenclatura do exterior, Determinação da idade, Pelagem, Aprumos. Raças Taurinas e Zebuínas; Diferenças morfofisiológicas, Características das principais raças com aptidão para produção de carne, Registro genealógico de zebuínos.
  • Manejo produtivo e reprodutivo; Manejo de bezerros - Matrizes e reprodutores, Manejo sanitário e alimentar das diferentes categorias animais, todos de reprodução (Monta natural, Monta controlada, Inseminação artificial, Estação de Monta), Eficiência reprodutiva (Puberdade, Idade à primeira cobertura, Número de serviços, Idade ao primeiro parto, Taxa de natalidade, Intervalo de partos, Período de serviços, Período de gestação, Período de lactação, Período seco, Taxa de Substituição ou de reforma e vida útil ou produtiva.
  • Instalações e equipamentos: Currais, Brete, Tronco de contenção, Silos, Piquetes, Balanças, Máquinas Forrageiras, Tatuador, Ferro de Marcação, "Burdizzo" e outros.
  • Bovicultura do leite: Tipo leiteiro; Conformação de uma vaca leiteira, principais raças com aptidão para produção de leite. Manejo produtivo e reprodutivo; Manejo de bezerro - novilhas - vacas gestantes - vacas secas e reprodutoras, Manejo de ordenhas, Manejo sanitário e alimentar do gado leiteiro, Inseminação artificial, Eficiência reprodutiva. Instalações e equipamentos; Estábulos - Salas de Ordenha - Ordenhadeiras mecânica - Resfriadores de leite - Galpões - Silos e outros.
  • Suinocultura: Raças; Características das principais raças. Manejo produtivo e reprodutivo; Manejo de leitões recém-nascidos, Manejo de fêmeas nas fases de gestação e lactação, Arroçamento nas diversas fases da criação, Idade e peso recomendadas para monta, Detectação do movimento ideal para monta e/ou Inseminação artificial. Instalações e equipamentos; higiene e desinfecção, Dimensionamento para as diversas fases da criação.
  • Avicultura: Manejo de pintos - frangos - poedeiras - matrizes e reprodutores, Medidas profiláticas, Programas de luz, Alimentação. Instalação e equipamentos; Higiene e desinfecção, Dimensionamento de acordo com a faixa etária e aptidão produtiva, Campâmelas - Círculos de proteção - Comedouros - Bebedouros - Dedicador.
  • Equideocultura: Tipos de raças; Animais de sela- Tração e corridas, Características das principais raças eqüinas de acordo com as aptidões. Manejo produtivo e reprodutivo; Manejo de potros - éguas solteiras - éguas em gestão - Criadeiras e Garanhões, Manejo sanitário e alimentar das diferentes categorias animais, eficiência reprodutora. Instalações e equipamentos,
  • Nutrição de Ruminantes e Não Ruminantes: Aspectos anatomofisiológicos dos aparelhos digestivos de ruminantes e monogástricos. Principais fisiológicos ligados à Digestão - Absorção - Metabolismo e Excreção de Ruminantes e monogástricos. Metabolismo e funções em ruminantes e monogástricos; Água, Proteínas, Carboidratos, Lipídeos, Vitaminas e minerais. Cálculo de rações para ruminantes e monogástricos.

ANEXO IV

PROGRAMA - PROVA PRÁTICA DE LIBRAS

TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS

  • Leitura e interpretação de texto: Língua Brasileira de Sinais /Português Oral e Português Oral / Língua Brasileira de Sinais;
  • Organização textual, coerência e coesão.

PROFESSOR INSTRUTOR DE LIBRAS

  • Leitura e interpretação de texto: Língua Brasileira de Sinais Português / Língua Brasileira de Sinais.

ANEXO V

CRONOGRAMA PARA OS CARGOS DO GRUPO I

DATA

EVENTO- GRUPO I

07/12/2011 a 27/12/2011

Inscrições através da internet no endereço eletrônico www.fadurpe.com.br/igarassu

07/12/2011 a 14/12/2011

Período para solicitação de isenção da taxa de inscrição.

22/12/2011

Divulgação da relação nominal dos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição.

27/12/2011

Último dia para inscrições e para requerer atendimento especial para pessoa com deficiência

28/12/2011

Último dia para pagamento da taxa de inscrição através de boleto.

09/01/2012 a 12/01/2012

Período para consulta de dados cadastrais, para conferência, reclamação das divergências e alterações na inscrição e impressão do Cartão de Inscrição sob a responsabilidade do candidato.

15/01/2012

Provas objetivas para os Cargos: Tradutor Intérprete de Libras, Auxiliar Educacional, Bibliotecário, Pedagogo, Professor de Educação Infantil do 1° ao 5° ano, Professor de Ciências (6° ao 9o ano), Professor de Educação Física (6° ao 9o ano), Professor de Espanhol (6° ao 9o ano), Professor de Geografia (6° ao 9o ano), Professor de História (6° ao 9o ano), Professor de Informática (6° ao 9o ano), Professor de Inglês (6° ao 9o ano), Professor de Língua Portuguesa (6° ao 9o ano), Professor de Matemática (6° ao 9o ano) e Professor Instrutor de Libras.

Divulgação das provas objetivas e dos gabaritos preliminares no endereço eletrônico www.fadurpe.com.br/igarassu

16/01/2012, 17/01/2012 e 18/01/2012

Recursos quanto aos itens da prova objetiva e/ou dos seus respectivos gabaritos preliminares.

25/01/2012

Resultado final da prova objetiva e classificação final para os cargos com concurso em etapa única (Auxiliar Educacional, Bibliotecário e Pedagogo).

Convocação dos habilitados para a Prova de Títulos para os todos os cargos de Professor.

Convocação dos habilitados para a Prova de Prática para os cargos de Tradutor-Intérprete de Libras e de Professor Instrutor de Libras.

26/01/2012 e 27/01/2012

Prova de títulos para todos os cargos Professor (Entrega de Documentos).

29/01/2012

Prova de Prática para os cargos de Tradutor-Intérprete de Libras e de Professor Instrutor de Libras.

31/01/2012

Resultado provisório da prova de títulos para os cargos de Professor e resultado da Prova Prática.

01/02/2012, 02/02/2012 e 03/02/2012

Recurso quanto à pontuação na prova de títulos para os cargos de Professor.

07/02/2012

Resultado final da prova de títulos e classificação final para todos os cargos do Grupo I.

CRONOGRAMA PARA OS CARGOS DO GRUPO II

DATA

EVENTO- GRUPO II

07/12/2011 a 30/12/2011

Inscrições através da internet no endereço eletrônico www.fadurpe.com.br/igarassu

07/12/2011 a 14/12/2011

Período para solicitação de isenção da taxa de inscrição.

22/12/2011

Divulgação da relação nominal dos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição.

30/12/2011

Último dia para inscrições e para requerer atendimento especial para pessoa com deficiência

02/01/2012

Último dia para pagamento da taxa de inscrição através de boleto.

12/01/2012 a 19/01/2012

Período para consulta de dados cadastrais, para conferência, reclamação das divergências e alterações na inscrição e impressão do Cartão de Inscrição sob a responsabilidade do candidato.

22/01/2012

Provas objetivas para os Cargos: Advogado, Procurador Autárquico, Agrônomo, Arqueólogo, Arquiteto Urbanista, Auditor Fiscal, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro da Computação, Gestor de Recursos Humanos, Turismólogo, Zootecnista, Médicos (todas as especialidades), Assistente Social, Auditor em Saúde, Biólogo, Biomédico/Plantão, Enfermeiro/ Plantão, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo (Clínico), Agente Administrativo, Agente Arrecadador, Agente Cadastrador Imobiliário Mercantil, Auxiliar de Contabilidade, Desenhista Projetista, Fiscal de Obras, Fiscal Sanitário, Técnico em Segurança do Trabalho, Topógrafo, Guarda Municipal, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Laboratório, Técnico em Enfermagem/ Plantonista, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Laboratório/ Plantonista, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Raios-X e Auxiliar Administrativo

Divulgação das provas objetivas e dos gabaritos preliminares no endereço eletrônico www.fadurpe.com.br/igarassu

23/01/2012, 24/01/2012 e 25/01/2012

Recursos quanto aos itens da prova objetiva e/ou dos seus respectivos gabaritos preliminares.

31/01/2012

Resultado final da prova objetiva e classificação final para os cargos com concurso em etapa única.

Convocação dos habilitados para a Prova de Títulos para os todos os cargos de Advogado e Procurador Autárquico

Convocação dos candidatos para o Exame de Aptidão Física para o cargo de Guarda Municipal.

02 e 03 /02/2012

Prova de títulos para todos os cargos de Advogado e Procurador Autárquico (Entrega de Documentos).

05/02/2012

Exame de Aptidão Física para o cargo de Guarda Municipal

09/02/2012

Resultado provisório da prova de títulos para os cargos de Advogado e Procurador Autárquico resultado do Exame de Aptidão Física

10/02/2012

Recurso quanto à pontuação na prova de títulos para os cargos de Advogado e Procurador Autárquico

15/02/2012

Resultado final da prova de títulos e classificação final para todos os cargos do Grupo II

Concurso relacionado:Prefeitura de Igarassu - PE promove novo processo seletivo