Edital Concurso ITAI - Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação – PR

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO
004/2012
CONTRATAÇÃO IMEDIATA E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA

O Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação, também designado pela sigla ITAI, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, inscrito no CNPJ n.º 01.573.107/0001-91, com sede à av. Tancredo Neves, 6731, Parque Tecnológico Itaipu, CEP 85857-970, torna pública a realização do processo seletivo para a contratação imediata e formação do Cadastro de Reserva de Pessoal para o cargos de Analista de Suporte Junior e Analista de Sistemas Junior.

1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O meio oficial para divulgação do presente edital, aditivos, anexos, informações complementares, instruções, comunicados e resultados referentes a este processo seletivo será o endereço eletrônico www.itai.org.br.

1.2 O processo seletivo será executado pelo ITAI e será realizado na cidade de Foz do Iguaçu - PR.

2 NUMERO DE VAGAS

2.1 NUMERO DE VAGAS:

- Número de vagas: 04 (quatro) vagas, de acordo com o quadro abaixo.

Cargo

Contratação Imediata

Cadastro de Reserva

Analista de Suporte

1

1

Analista de Sistemas

4

3 REQUISITOS DO CANDIDATO

3.1 FORMAÇÃO ACADÊMICA:

a) Candidatos formados nos cursos de: Ciência da Computação, Sistemas de Informações ou cursos afins em Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC.

Para a vaga de Analista de Sistemas:

◦ Possuir conhecimentos nas linguagens Java, C, C++ e PHP;

◦ Possuir conhecimentos em desenvolvimento de software para visualização e comunicação de dados e WEB;

◦ Desejável experiência em trabalho por projetos;

◦ Desejável experiência em PMBOK;

◦ Desejável conhecimento nos SGBDs MySQL e PostgreSQL;

◦ Desejável conhecimento em GNU/Linux;

◦ Desejável carteira de habilitação categoria B;

◦ Habilidade essenciais para o preenchimento da vaga: iniciativa, flexibilização, disciplina, persistência, comunicação, criatividade, organização, capacidade de liderança, fidelidade aos compromissos assumidos, capacidade para atuar em equipe e na resolução de conflitos.

Para a vaga de Analista de Suporte:

◦ Possuir conhecimento intermediário no ambiente em GNU/Linux;

◦ Possuir conhecimento intermediário em Redes de Computadores;

◦ Possuir carteira de habilitação categoria B;

◦ Desejável conhecimento nas seguintes ferramentas: iptables, bind, apache, MySQL, PostgreSQL, LDAP, Samba, Expresso, Squid, Bacula, KVM (Kernel Based Virtual Machine), Subversion e Redmine.

◦ Desejável certificação LPI-1 e LPI-2;

◦ Habilidade essenciais para o preenchimento da vaga: iniciativa, flexibilização, disciplina, persistência, comunicação, criatividade, organização, capacidade de liderança, fidelidade aos compromissos assumidos, capacidade para atuar em equipe e na resolução de conflitos.

4 DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

Para o cargo de Analista de Sistemas:

◦ Atuar em áreas de desenvolvimento de sistemas;

◦ Desenvolver sistemas para aplicação em Sistemas de Supervisão e Controle;

◦ Desenvolver sistemas WEB;

◦ Desenvolver sistemas para o ambiente GNU/Linux; Para o cargo de Analista de Suporte:

◦ Atuar em áreas de suporte técnico e infraestrutura;

◦ Manter e melhorar o ambiente de servidores e serviços do Instituto;

◦ Desenvolver políticas de segurança para acesso à informação.

5 DO PROVIMENTO DOS CARGOS A PARTIR DO CADASTRO RESERVA

5.1 O candidato que obtiver a primeira classificação para vaga de analista de suporte será chamado para contratação imediata, os três melhores classificados para vaga de analista de sistemas serão encaminhados para o cadastro de reservas do ITAI e conforme disponibilidade do instituto serão convocados para compor o quadro de funcionários. A contratação ocorrerá através de contrato por prazo tempo DETERMINADO de 1 (um) ano, podendo ser renovado por mais 1 (um) ano.

5.2 A medida que for sendo necessário o provimento dos Cargos deste Processo Seletivo, os candidatos aprovados no Cadastro Reserva serão chamados, de acordo com a ordem de classificação no Cadastro de Reserva de Pessoal que melhor atenda às necessidades da vaga oferecida, conforme entendimento do ITAI. O Cadastro de Reserva terá validade de 1 (um) ano, podendo ser renovado por mais 1 (um) ano.

5.3 Antes de serem confirmados nos Cargos, os candidatos classificados e chamados para provimento das vagas deverão submeter-se a Avaliação Médica e Análise de Documentação conduzida pelo ITAI.

5.4 Os Exames Médicos Clínicos e Complementares (P.C.M.S.O. - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) informará se o candidato é APTO ou INAPTO para exercer o cargo/função.

5.5 O contrato somente será celebrado se o candidato atender, cumulativamente, no ato da contratação, aos seguintes requisitos:

a) Apresentar cópia do diploma ou declaração da Instituição de Ensino certificando a conclusão do Curso Universitário, constituindo documento indispensável;

b) Ter certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino;

c) Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;

d) Entregar toda a documentação e fornecer todas as informações necessárias para a celebração do contrato pela CLT - Consolidação das Leis do Trabalho;

e) Os candidatos de outras nacionalidades deverão estar com sua situação de permanência no território brasileiro devidamente regular, nos termos da Lei Nº 6.815/1980, que regula a situação jurídica de estrangeiros no Brasil (autorização de trabalho/vistos) e as Resoluções Administrativas e Regulamentos Normativos expedidos pelo Conselho de Imigração do Ministério do Trabalho, em vigor;

f) Em caso de candidatos com formação acadêmica no estrangeiro, deverão ainda, promover a revalidação do diploma estrangeiro, nos termos da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, regulamentada por resoluções do Conselho Nacional de Educação.

6 DO CONTRATO DE TRABALHO

6.1 Os candidatos classificados neste Processo Seletivo, chamados para integrar o quadro de empregados do ITAI, considerados aptos na avaliação médica, e que estiverem com a documentação de admissão em ordem será contratado por um período de um (01) ano, a partir da divulgação do resultado final do presente processo seletivo no site do ITAI, podendo ser prorrogável por até igual período, através de CONTRATO POR TEMPO DETERMINADO.

6.2 Após o período máximo de dois (02) anos, atendendo satisfatoriamente aos requisitos do cargo, poderá ter seu contrato de trabalho modificado para a condição "POR TEMPO INDETERMINADO".

6.3 A relação de emprego será regida pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, pela Convenção Coletiva do Trabalho e Acordos firmados com o Sindicato da classe.

6.4 A jornada de trabalho será de 8 (oito) horas diárias e de 44 (quarenta e quatro) horas semanais.

7 BENEFÍCIOS E SALÁRIO:

- Plano de Saúde: Unimed

- Vale Alimentação: R$ 350,00

- Seguro de Vida: Empresarial

- Salário R$ 1.832,81 (Um mil oitocentos e trinta e dois reais e oitenta e um centavos).

8 DAS VEDAÇÕES À CONTRATAÇÃO

8.1 Não ser ex-empregado do instituto demitido por justa causa.

9 DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

9.1 A inscrição no presente Processo Seletivo implica no conhecimento e na tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

9.2 Para se inscrever neste processo seletivo, o candidato deve preencher o ficha de inscrição e currículo (ANEXO 2) e enviar para o e-mail rh@itai.org.br, no período de 16/07/2012 a 30/07/2012, (até as 23:59 horas, observando o horário oficial de Brasília/DF), recebendo, neste caso, e-mail de resposta que valerá como comprovante de inscrição.

9.3 O e-mail de resposta, que valerá como comprovante de inscrição, será respondido em três dia útil após o envio do e-mail de inscrição pelo candidato. Solicita-se ao candidato aguardar o prazo de resposta.

9.4 É de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas na ficha de inscrição e no currículo do candidato. O candidato que prestar qualquer declaração falsa, não preenchê-la de forma correta e completa ou não satisfazer a todas as condições enumeradas neste Edital, terá cancelada sua inscrição e serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que classificado nas provas e avaliações.

9.5 Na ficha de inscrição o candidato deve fornecer o número do documento de identidade que será utilizado por ele para identificar-se no dia da aplicação da prova de conhecimento técnico Teórico e Prático, o qual poderá ser:

a) Carteiras Expedidas pelos Ministérios Militares, pelas Secretarias;

b) Segurança Pública ou pelos Corpos de Bombeiros Militares;

c) Carteiras Expedidas pelos Órgãos Fiscalizadores do Exército;

d) Passaporte;

e) Certificado de Reservista;

f) Carteira de Trabalho;

g) Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo, com foto);

h) Carteira Expedidas pelo Conselho de Classe.

9.6 Não serão aceitos como documentos de identidade: Certidão de Nascimento, Título de Eleitor, Carteira de Estudante, Carteiras Funcionais sem valor de identidade, nem documentos legais, não identificáveis e/ou danificados.

10 DO PROCESSO SELETIVO

10.1 É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova e entrevista e o comparecimento nos horários determinados.

10.2 O candidato poderá receber via e-mail, comunicado informando local e horário de realização da prova e entrevista sendo de sua exclusiva responsabilidade a manutenção/atualização de seu correio eletrônico.

10.3 A Seleção dos candidatos ocorrerá mediante a realização das seguintes etapas classificatórias e sucessivas:

ETAPA

PROCEDIMENTO

PESO

Etapa

Análise Curricular (Com base nas informações constante na ficha de inscrição e currículo, ANEXO 2).

20

Etapa

Prova de Conhecimento Técnico Teórico e Prático

50

Etapa

Entrevista Técnica e Comportamental

30

10.4 Havendo empate na última etapa, será utilizada a maior nota curricular para desempate, posteriormente a maior nota na prova.

10.5 Todas as etapas são classificatórias e eliminatórias, o não comparecimento por parte do candidato na etapa 2 ou 3 implica na desclassificação do mesmo no processo seletivo.

10.6 Serão classificados na Prova de Competência, os candidatos que obtiver pontuação geral na prova igual ou superior a 60%.

10.7 ITAI, no uso de suas atribuições, poderá a qualquer momento reavaliar o critério de classificação na prova ou entrevista, e se julgar necessário, subtrair a pontuação geral na prova em até 10%, desde que essa pontuação não seja inferior a 50%.

10.8 A entrevista será realizada por uma banca composta por profissionais da área gestora, Recursos Humanos, diretoria e outros que o Instituto julgar necessário. O objetivo é levantar e checar maiores informações a respeito do participante, identificar a capacidade de comunicação e verificar a adequação do perfil do candidato ao cargo.

10.9 Será classificado para contratação o candidato que obtiver a maior nota no somatório de todas as etapas no decorrer deste processo seletivo, sendo a última fase - Entrevista - a nota mínima deverá ser igual ou superior a 60%.

10.10 Todas as etapas são eliminatórias e classificatórias, portanto, o fato do candidato ter realizado a última Etapa - Entrevista, não é garantia de contratação.

10.11 Os candidatos aprovados e classificados, de acordo com o subitem 10.3 deste Edital, serão convocados conforme a demanda de necessidade do ITAI.

10.12 A aprovação e a classificação final geram, para o candidato, apenas a expectativa de direito à contratação. Durante o período de validade do Cadastro Reserva de Pessoal, o ITAI reserva-se o direito de proceder às contratações, em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço, de acordo com o número de vagas que venham a surgir.

11 DA CONTRATAÇÃO

11.1 Os candidatos classificados de acordo com o subitem 10.3 convocados dentro do número de vagas do Cadastro de Reservas de Pessoal, obedecida a estrita ordem de classificação, serão convocados para contratação através do site oficial do Instituto a partir do resultado final do Processo Seletivo, ou ainda, por contato telefônico com o candidato classificado.

11.2 O não pronunciamento do candidato, em um prazo de 05 (cinco) dias úteis, após o resultado final ou contato telefônico, permitirá ao ITAI excluí-lo do Processo Seletivo.

12 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 A qualquer tempo poderá ser anulada a inscrição e a contratação do candidato, se verificada falsidade nas declarações ou quaisquer irregularidades nos documentos apresentados.

12.2 O candidato deverá manter atualizado seu endereço, telefone e e-mail no ITAI, durante o período de validade do Processo Seletivo. É de responsabilidade do candidato as consequências de eventual incorreções dessas informações.

12.3 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de aditivos, informações complementares, instruções, comunicados e resultados referentes a este processo seletivo no endereço eletrônico www.itai.org.br.

12.4 Todas as informações relativas a este Processo Seletivo, após a publicação do resultado final, deverão ser obtidas no ITAI.

12.5 Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria do ITAI.

12.6 Informações complementares estarão disponíveis no site do ITAI: www.itai.org.br ou poderão ser solicitadas pelo telefone: (45) 3576-7107 com Luciane Knasel.

Foz do Iguaçu, 16 de julho de 2012.

13 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS

13.1 Cargo Analista de Sistemas

TEMA

ITENS

Sistema Operacional GNU/Linux

-Ambiente Shell

-Estrutura de diretórios

-Conceitos básicos sobre o kernel

Engenharia de Software

- Diagramas UML

- Processo Unificado de Software

- Conceitos de Metodologia Ágil

Banco de Dados

-Conceitos

-Formas normais

-Linguagem SQL

-Conceitos sobre MySQL e

PostgreSQL

Linguagens de programação

-Java

-PHP

-C

-C++

Conceitos gerais

-Algoritmos e estruturas de dados

-Orientação a Objetos

13.2 Cargo Analista de Suporte

TEMA

ITENS

Sistema Operacional GNU/Linux

-Ambiente Shell

-Estrutura de diretórios

-Conceitos sobre o kernel

Redes de Computadores

-Topologias de redes de computadores

-Arquitetura e protocolos de redes de comunicação

-Redes sem fio

-Elementos de interconexão de

redes (hubs, switches, gateways, roteadores)

Aplicações

-Apache

-KVM

-Squid

-Iptables

-Samba

-Subversion

-Redmine

-Expresso

-MySQL e PostgreSQL

-Bacula

-Bind

ANEXO 1

INSTITUTO DE TECNOLOGIA APLICADA E INOVAÇÃO EDITAL 004/2012

CRONOGRAMA DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

Vaga de Analista de Sistemas e Suporte

Período

Etapa

16 de julho à 30 de julho de 2012

Divulgação e Inscrições

31 de julho à 03 de agosto de 2012

Análise curricular

04 de agosto de 2012

Prova

A partir de 08 de agosto de 2012

Entrevista

15 de agosto de 2012

Resultado Final

Concurso relacionado:ITAI – PR publica edital de processo seletivo