Edital Concurso Prefeitura de Jaborandi – BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE JABORANDI
ESTADO DA BAHIA
EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO n. º 01/2011

A PREFEITURA MUNICIPAL DE JABORANDI- Estado da Bahia, torna público na forma prevista no Artigo 37 da Constituição Federal a abertura de inscrições ao CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, para o preenchimento das vagas permanentes dos cargos abaixo especificados e as que vagarem dentro do prazo de validade previsto no presente Edital, além da formação de Cadastro de Reserva, nos casos específicos indicados no Anexo I. O Concurso Público será regido pelas instruções especiais constantes do presente instrumento, Lei Orgânica e Legislação municipal pertinente. O presente Concurso Público será realizado sob a responsabilidade da Prefeitura do Município e executado pela empresa SC - Assessoria Pedagógica. As Etapas relativas aos Exames Médicos e aos demais procedimentos pré-admissionais são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Jaborandi-Bahia, tendo caráter eliminatório.

1. DOS CARGOS, NÚMERO DE VAGAS E SALÁRIOS

1.1. Os cargos colocados em Concurso, bem como os respectivos salários, escolaridade mínima exigida e ainda valores para as taxas de inscrição ao presente certame são os constantes do Anexos I que integra este Edital.

1.2. As vagas colocadas em Concurso encontram-se também no Anexo I.

1.3. As vagas serão preenchidas obedecendo-se a ordem de classificação e na medida das necessidades da Administração Municipal.

1.4. Ficam reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas para cada cargo para pessoas portadoras de necessidades especiais, desde que tal necessidade especial não seja incompatível com o exercício do cargo pleiteado, as quais terão classificação distinta dos demais candidatos:

a) A solicitação de recursos especiais será atendida obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

b) A não solicitação de recursos especiais no ato da inscrição implica a sua não concessão no dia da realização das provas.

1.4.1. Às pessoas portadoras de qualquer necessidade especial e que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas pelo inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal, de 5/10/1988, e do artigo 03 do Decreto n. 3298/1999 e alterações posteriores, que regulamenta a Lei n. 7.853/1999, é assegurado o direito de inscrição para os cargos oferecidos neste Edital, desde que a deficiência de que são portadoras, seja compatível com as atribuições do cargo em provimento.

1.4.2 Em obediência ao disposto no item anterior fica reservado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas existentes para cada cargo, de acordo com o § 1º. do artigo

37 do Decreto n. 3.298/1999. Consideram-se pessoas portadoras de necessidades especiais aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no artigo 4º, do Decreto Federal nº 3.298 de 20/12/1999, alterado pelo Decreto Federal nº 5.296 de 02/12/2004.

1.4.3 Considera-se pessoa com necessidades especiais aquela que se enquadra nas categorias discriminadas no artigo 4º. Do Decreto n.3.298/99 e suas alterações posteriores, no Decreto n. 5296/2004, assim definidas:

a) deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, parapesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetrapesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, jemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita, ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;

b) deficiência auditiva: perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz; c) deficiência visual: cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60º.; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores;

d) deficiência mental: funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais, utilização dos recursos da comunidade; saúde e segurança; habilidades acadêmicas; lazer e trabalho;

e) deficiência múltipla: associação de duas ou mais deficiências.

1.4.4  No ato de inscrição, o candidato portador de necessidade especial deverá requerer condições diferenciadas para a realização das provas, mediante apresentação de laudo médico válido comprovando tais necessidades especiais;

1.4.4.1 São condições diferenciadas: prova ampliada, prova em Braile, solicitação de ledor, intérprete de libras, intérprete para leitura labial, mobiliário especial, etc.

1.4.5 O atendimento às condições diferenciadas solicitadas ficará sujeito à análise de razoabilidade.

1.4.6 O candidato que se declarar portador de necessidade especial participará do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que diz respeito ao conteúdo das provas, à avaliação das provas e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida.

1.4.7 As vagas reservadas serão liberadas aos demais candidatos, caso não tenha ocorrido inscrição para o concurso ou aprovação de candidato com portador de necessidade especial.

1.4.8 Os candidatos que, no ato da inscrição, não atenderem aos dispositivos mencionados no item 1.4.3, não serão considerados portadores de necessidades especiais e não terão provas especiais preparadas.

1.4.9 O candidato portador de necessidade especial que não realizar a inscrição conforme as instruções deste Edital perderá o direito de concorrer à reserva de vagas anteriormente referida.

1.4.10 Após a investidura no cargo, a necessidade especial não poderá ser argüida para justificar a concessão de aposentadoria antes de atendidos os critérios legais para tal fim.

1.4.11 Por medida de segurança, as provas dos candidatos portadores de necessidades especiais poderão ser gravadas ou filmadas.

1.4.12 Havendo número insuficiente de candidatos habilitado para as vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais (denominado pela lei vigente de portadores de deficiência/deficientes), estas serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância da ordem de classificação.

1.5. O candidato, ao optar por um dos cargos, estará concorrendo, exclusivamente, às vagas existentes para o Cargo pretendido. Quando optar por um dos cargos previstos no ANEXO I deste Edital, o candidato concorrerá exclusivamente para a vaga reservada àquele cargo não lhe dando a sua pontuação direito a pleitear nenhuma outra vaga.

1.6. O candidato ao não aceitar a nomeação para qualquer uma localidade/distrito integrante do município de Jaborandi, Bahia, perderá os direitos decorrentes da sua aprovação no certame.

2. DOS CARGOS

2.1. DOS CARGOS POSTOS EM CONCURSO

2.1.1. Serão postos em concurso os cargos relacionados no Anexo I deste Edital, onde estarão também indicados os pré-requisitos de escolaridade mínima, o número de vagas de cada cargo posto em Concurso, bem como o salário inicial para os mesmos;

2.1.2. As descrições sumárias dos cargos em concurso podem ser vistas nas Leis Municipais Nº 328/2009 e 346/2010 que reestruturam o quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Jaborandi, Bahia.

2.1.3. Os pré-requisitos de escolaridade referidos no item 2.1.1. serão comprovados obrigatoriamente pela apresentação de diplomas e todos os demais documentos solicitados quando dos atos de investidura.

3. DOS VENCIMENTOS

Serão atribuídas as remunerações apresentadas, conforme Anexo I deste Edital.

4. DO REGIME JURÍDICO DOS CARGOS

O regime jurídico de trabalho para os aprovados, e efetivamente designados para o exercício das suas funções, será o Estatutário, vinculado ao Regime Geral da Previdência Social-INSS.

4.1. DA JORNADA DE TRABALHO

A jornada de trabalho dos cargos postos em concurso é a indicada no Anexo I, que integra este Edital.

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1. Para que se proceda a inscrição o candidato deverá primeiramente comparecer ou fazer representar-se, mediante instrumento público, na sede da Prefeitura Municipal de Jaborandi, Bahia, localizada à Avenida Francisco Moreira Alves, 45, Centro, Jaborandi, Bahia, CEP.: 47.655-000, de 21 A 30/11 /2011, no horário comercial, munido de:

a) cédula de identidade ou outro documento de identificação que contenha fotografia e filiação (original e fotocópia);

b) (original), devidamente quitado, na tesouraria em boleto específico para o concurso público em nome da Prefeitura Municipal de Jaborandi, disponível no local das inscrições;

c) somente será admitido o recolhimento das taxas de inscrição efetivado em espécie na tesouraria da Prefeitura Municipal. Serão inválidos os depósitos efetuados em quaisquer outras instituições financeiras, caixas eletrônicos ou equipamentos assemelhados;

d) procuração com firma reconhecida, quando for o caso.

5.1.2. Comprovado o recolhimento do valor devido pela sua inscrição o candidato, após receber a "Ficha de Inscrição", deverá lê-la atenciosamente, e preencher todos os seus campos, sem rasuras, datando e assinando o requerimento, sendo de sua inteira responsabilidade as informações prestadas ali, sobretudo quanto à denominação do cargo e o seu código no certame, uma vez que, havendo divergência entre um e outro, prevalecerá o código informado pelo candidato.

5.1.3. Entregar ao encarregado da inscrição os documentos exigidos para a inscrição ao cargo escolhido.

5.1.4. O documento de identidade cuja cópia necessariamente deverá ser entregue ao preposto no ato da inscrição, sob pena de nulidade da mesma, exceto nos casos de perda, furto ou roubo, devidamente comprovada através do registro da ocorrência em órgão policial, expedido há no máximo, 30 dias, deverá ser o mesmo que o candidato apresentará para a realização das provas do concurso, sob pena de não ser admitido no reduto onde elas forem aplicadas.

5.1.5. Não haverá inscrição condicional. Não será permitida a transferência do valor pago como taxa de inscrição para outra pessoa, assim como a transferência da inscrição para pessoa diferente daquela que a realizou. Efetivada a Inscrição, não serão aceitos pedidos para qualquer alteração na ficha de Inscrição, bem como não haverá devolução da importância paga a título de ressarcimento das despesas com materiais e serviços em hipótese nenhuma.

5.1.6. A comprovação dos demais requisitos para eventual assunção será exigida dos candidatos habilitados e convocados para admissão, quando dos atos de investidura.

5.1.7. O preposto credenciado pela Coordenação do Concurso para recebimento das inscrições, após a verificação e recebimento dos documentos exigidos, efetivará a inscrição e entregará ao candidato os originais da documentação apresentada e o COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO.

5.1.8. NO COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO constará:

a) o nome completo do candidato;

b) denominação do cargo pretendido;

c) data da Inscrição;

d) autenticação e assinatura do responsável pelo recolhimento da inscrição;

e) Assinatura do candidato.

5.1.9. O COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO, acompanhado da cédula de Identidade e do Cartão de Confirmação da Inscrição, todos no original, serão os documento exigidos para a participação nas provas deste Concurso.

5.1.10. Em nenhuma hipótese será fornecida segunda via do COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO.

5.1.11. Aqueles que declararem na ocasião da inscrição ser portador de necessidades especiais, deverão, quando do ato da inscrição, requerer condições diferenciadas para realização das provas, acompanhado do respectivo Laudo Médico e explicitação do CID.

5.2. São condições para inscrição:

5.2.1 Ser brasileiro ou estrangeiro nos termos da Emenda Constitucional, n.º 19/98 e não registrar antecedentes criminais, com sentença penal condenatória transitada em julgado que impeça legalmente o exercício de função pública.

5.2.2 Ter, até a data da posse, idade mínima de 18 anos; gozar de boa Saúde Física e Mental; estar no gozo dos direitos Políticos e Civis e, se, do sexo masculino, estar quite com o Serviço Militar.

5.2.3 Estar ciente que se aprovado quando da nomeação deverá comprovar que preenche todos os requisitos exigidos para o cargo, constantes do presente Edital, sob pena de perda do direito à vaga.

5.2.4 Não ter sido demitido por ato de improbidade ou exonerado "a bem do serviço público", mediante decisão transitada em julgado em qualquer esfera governamental.

5.2.5 Se aprovado e nomeado, o candidato, por ocasião da posse deverá apresentar, além dos documentos constantes no presente Edital, os seguintes: Título Eleitoral e comprovante de ter votado nas duas últimas eleições, Identidade, Quitação com o Serviço Militar (quando for o caso), C.P.F., PIS/PASEP, Prova de Escolaridade e título de especialidade se for o caso, duas fotos 3X4, Declaração de não ocupar cargo público e remunerado ou Declaração positiva nos casos dos acúmulos permitidos pela Lei, atestados de antecedentes criminais estadual e municipal; comprovante da habilitação legal para o exercício do cargo, exames médicos admissionais, identificação de conta corrente no Banco do Brasil e demais necessários que lhe forem então solicitados, sob pena de perda do direito à vaga.

5.3 Os realizadores e os responsáveis pelo presente Concurso Público eximem-se das despesas com viagens e estada dos candidatos para prestar a prova do Concurso. È de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de todos os atos e informes pertinentes ao certame, não podendo ser alegado o desconhecimento do que for publicado a respeito pelos meios e formas previstos neste Edital.

5.3.1 Não serão aceitas inscrições por depósito em caixa eletrônico, via postal, fac- símile (fax), transferência, DOC, ordem de pagamento, condicionais e/ou extemporâneas ou por qualquer outra via que não as especificadas neste Edital.

5.3.2 Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste Edital.

5.3.3 A candidata lactante que necessitar amamentar durante a realização da prova, poderá fazê-lo em sala reservada, para tanto é necessário que o requeira, observando os procedimentos constantes do item específico deste Edital, para adoção das providências necessárias.

5.3.4 Não haverá compensação do tempo de amamentação em favor da candidata lactante.

5.3.5 A criança deverá permanecer no ambiente reservado para amamentação, acompanhada de adulto responsável por sua guarda (familiar ou terceiro indicado pela candidata no ato da inscrição e devidamente identificado pelos organizadores como tal).

5.3.6 Nos horários previstos para amamentação, a candidata lactante poderá retirar-se temporariamente da sala de prova, acompanhada de uma fiscal.

5.3.7 Na sala reservada para amamentação, ficarão somente a candidata lactante, a criança e uma fiscal, sendo vedada a permanência de quaisquer outras pessoas.

6. DAS PROVAS

6.1. DO CONTEÚDO E DOS PROGRAMAS DAS PROVAS

6.1.1. O concurso consistirá de Provas de Conhecimento, Provas de Títulos, Exame Psicotécnico, além de Prova Prática para os candidatos aos cargos de Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Esporte, Auxiliar de Laboratório, Ajudante de Oficina, Ajudante de Operador de Máquinas, Copeira, Servente, Carpinteiro, Mecânico, Operador de Máquinas, Coveiro, Gari e Pedreiro, sendo estas Provas Práticas objetos de Edital específico.

6.1.1.1. As Provas de Conhecimento (escritas) terão caráter eliminatório/habilitatório.

6.1.1.2. A Prova de Título terá caráter exclusivamente classificatório.

6.1.1.3. A Prova Prática para os cargos de Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Esporte, Auxiliar de Dentista, Ajudante de Oficina, Ajudante de Operador de Máquinas, Copeira, Servente, Carpinteiro, Mecânico, Operador de Máquinas, Coveiro, Gari e Pedreiro terá caráter eliminatório.

6.1.2. Para as Provas Práticas, não será atribuído o critério de notas. O objetivo será determinar se o candidato está APTO ou INAPTO para o cargo que escolheu e dos seus resultados não caberá recursos.

6.1.3. A Prova de Título terá caráter exclusivamente classificatório.

6.1.4. As Provas de Conhecimento conterão questões objetivas e serão elaboradas de acordo com os programas fixados para cada cargo conforme especificado no Anexo III deste Edital.

6.1.5. Do exame PSICOTÉCNICO:

6.1.5.1. O exame Psicotécnico, de caráter eliminatório, será realizado para todos os candidatos, após a publicação do resultado preliminar de todas as etapas do certame: Prova Objetiva de Conhecimentos + Prova títulos + Prova Prática e cuja classificação seja correspondente a até DUAS VEZES o número das vagas previstas para os referidos cargos.

6.1.5.2. O local e a data para realização dos exames psicotécnicos serão publicados nos meios de comunicação especificados.

6.1.5.3. Informações complementares a respeito da avaliação psicológica constarão de Edital específico de convocação para esta fase.

6.1.5.4. E o candidato deverá acompanhar a publicação do Edital de Convocação.

6.1.5.5. Os exames psicotécnicos serão compostos por métodos e técnicas de avaliação, conforme abaixo:

6.1.5.5.1. Para a realização dos exames psicotécnicos e atos pertinentes ao processo, serão utilizados procedimentos e instrumentos técnicos que atendam às normas em vigor do Conselho Federal de Psicologia.

6.1.5.5.2. Os exames psicotécnicos destinam-se à avaliação do perfil do candidato é constituído por um rol de características de personalidade e inteligência que permitem ao indivíduo adaptar-se e apresentar desempenho positivo enquanto ocupante do cargo a que se destina o concurso.

6.1.5.5.3. A inaptidão nos exames psicotécnicos não pressupõe a existência de transtornos mentais; indica, tão somente, que o avaliado não atendeu, à época dos exames, aos parâmetros exigidos para o exercício das funções.

6.1.5.5.4. Os resultados finais serão obtidos por meio da análise técnica global de todo o material produzido pelo candidato no transcorrer desta etapa do Concurso, sendo observadas as orientações e parâmetros contidos nos manuais dos instrumentos técnicos utilizados nas avaliações.

6.1.5.5.5. Para a divulgação dos resultados, bem como os motivos que ensejaram as inaptidões dos candidatos, será observado o previsto na Resolução Nº. 01/2002 do Conselho Federal de Psicologia.

6.1.5.6. A Avaliação Psicológica será realizada em duas etapas:

6.1.5.6.1. Coletiva: constituída pela aplicação simultânea de técnicas e métodos de avaliação psicológica, a todos os candidatos convocados (divididos em turmas);

6.1.5.6.2. Individual: constituída por procedimentos técnicos de aplicação individual.

6.1.5.7. Da análise do exame psicotécnico resultará o seguinte parecer:

6.1.5.7.1 Apto: significando que o candidato apresentou, nesta avaliação, perfil psicológico pessoal compatível com o perfil psicológico profissional, descrito neste comunicado;

6.1.5.7.2 Inapto: significando que o candidato não apresentou, nesta avaliação, perfil psicológico pessoal compatível com o perfil psicológico profissional, descrito neste comunicado;

6.1.5.7.3. Ausente: significando que o candidato não foi avaliado em razão do não comparecimento em uma ou mais etapas da Avaliação Psicológica.

6.1.5.8. Serão utilizados dentro de uma análise objetiva, os seguintes aspectos: Inteligência geral (trabalho intelectual preciso, adaptabilidade e sociabilidade). Raciocínio Verbal (compreensão verbal, comunicação, síntese, expansão do vocabulário).

Raciocínio Abstrato (aptidão para resolver problemas, capacidade de previsão e planejamento).

Raciocínio Numérico (raciocinar indutiva e dedutivamente).

Relações Espaciais (pensar em termos espaciais, discriminação visual e habilidade de imaginar com eficiência a percepção do espaço e reagir com precisão).

Atenção concentrada (agir com rapidez e exatidão a execução de tarefas simples, de natureza perceptiva).

6.2. DA DATA, LOCAL E HORÁRIO DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.2.1. Todas as Provas do certame serão realizadas no município de Jaborandi, Bahia, em data, horário e local indicados no Cartão de Confirmação da Inscrição e/ou no site www.scconcurso.com.br, sendo que a previsão para todas as fases do certame constam do cronograma que integra o presente Edital.

6.2.2. As provas escritas terão a duração de 04 (quatro) horas, já incluído o tempo da transcrição das respostas para o gabarito ótico definitivo. O candidato que porventura sentir-se mal durante a realização das provas, poderá interrompê-las até que se restabeleça, no próprio local de realização das provas. Caso o candidato não se restabeleça em tempo hábil para terminar sua prova dentro do horário estabelecido, estará eliminado do Concurso Público.

6.3. DOS PROCEDIMENTOS E REGRAS QUE REGEM A APLICAÇÃO DAS PROVAS

6.3.l. Somente será admitido à sala de provas o candidato que apresentar documento que legalmente o identifique, como: Carteira e/ou cédula de Identidade expedidas pelas Secretarias da Segurança, pela Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores, Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que por Lei Federal valem como documento de identidade, como por exemplo, CRM, CREA, OAB, CRC, COREN, etc., a Carteira de Trabalho e Previdência Social (modelo novo), bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia), na forma da Lei Federal nº. 9.503 de 23/09/1997. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há no máximo, 30 dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

6.3.l.l. Os portões dos locais onde serão realizadas as Provas de conhecimentos serão fechados exatamente 10 (dez) minutos antes do horário estabelecido para o início das mesmas, a se verificar no relógio do Coordenador do Concurso, sendo o padrão a hora de Brasília, não sendo admitido, seja qual for o motivo, a entrada de candidato após o fechamento dos mesmos. Assim, fica estabelecido que os portões dos locais das provas objetivas serão fechados às

07:50 (sete horas e cinquenta minutos) para as provas realizadas no período da manhã e às 13:50 (treze horas e cinquenta minutos) para as provas realizadas no período da tarde, se for o caso.

6.3.l.l.l.  Recomenda-se ao candidato chegar ao local para realização das Provas de Conhecimento com antecedência mínima de, pelo menos, 30 (trinta) minutos para o horário de fechamento dos portões. À critério da organizadora, poderá, em caso fortuito ou de força maior, ser concedida tolerância no horário de fechamento dos portões.

6.3.2. Somente será admitido à sala onde serão aplicadas as provas o candidato que estiver munido do documento original com o qual se inscreveu, excetuada a hipótese prevista no item 6.3.1 quanto aos casos de perda, roubo ou furto. Em todo caso, os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

6.3.3. O candidato deverá assinalar a resposta que considerar correta na Folha de Respostas, com  caneta esferográfica de tinta azul do tipo transparente.

6.3.4. Durante a realização da Prova não será permitido ao candidato o uso ou mesmo porte de telefones celulares, relógios de qualquer tipo, boné, chapéu, óculos escuros, pagers, protetor auricular, máquinas calculadoras ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico. Todos os pertences do candidato que se enquadrarem nas proibições deste item serão depositados em local designado pela organização do certame, que, no entanto, se exime de responsabilidade pela sua guarda.

6.3.5. Não serão computadas questões em que o candidato tenha assinalado mais de uma resposta por qualquer motivo (erro, mudança de opinião, etc.), ou respostas que contenham emendas ou rasuras feitas pelo candidato, ainda que legíveis e com observações feitas em qualquer parte da Folha de Respostas, da qual, em nenhuma hipótese, será fornecida segunda via.

6.3.6. Para a segurança dos candidatos e garantia da lisura do certame, a organizadora do concurso poderá proceder, visando perfeita identificação, à coleta da impressão digital de todos os candidatos no dia da realização das provas. Se for o caso, a qualquer tempo, essa coleta poderá ser novamente realizada para confronto com as impressões digitais coletadas quando da realização das provas em questão.

6.3.7. Não será permitido o acesso ao estabelecimento de aplicação das Provas o candidato que tenha chegado após o fechamento dos portões, resultando o seu retardamento em sua exclusão do Concurso.

6.3.8. Durante a realização das provas, em todas as fases, só terão acesso ao local os candidatos e a equipe de aplicação, assim como os membros da Comissão de Concurso e o pessoal de apoio por ela requisitado. Após o término da(s) prova(s), o candidato deverá deixar imediatamente as dependências do prédio escolar, sendo terminantemente proibido de fazer contato com candidatos que ainda não terminaram a(s) prova(s), sob pena de ser excluído do Concurso Público.

6.3.9. Só serão consideradas para efeito de correção das Provas Escritas as respostas que estiverem assinaladas na Folha de Respostas correspondente, independentemente de estarem marcadas ou transcritas, respectivamente, no Caderno de Provas.

6.4. DA AVALIAÇÃO DAS PROVAS

6.4.1. Para todos os cargos que exigem Ensino Fundamental, 4ª série do Ensino Fundamental e Alfabetizado a prova objetiva constará de: Conhecimentos Gerais: Língua Portuguesa 04 (quatro) questões, Matemática 03 (três) questões, Atualidades 03 (três) questões e Conhecimentos Específicos 10 (dez) questões serão objetivas e totalizarão 20 (vinte) questões no valor de 05 (cinco) pontos para cada questão, conforme ANEXO V deste Edital.

6.4.2. Para todos os cargos que exigem Nível Médio e Nível Superior a prova objetiva constará de: Conhecimentos Gerais: Língua Portuguesa 07 (sete) questões, Matemática 07 (sete) questões e Atualidades 06 (seis) questões no valor de 02 (dois) pontos para cada questão e de Conhecimentos Específicos 10 (dez) questões no valor de 03 (três) pontos para cada questão, a prova de redação conterá uma questão, no valor de 30 (trinta) pontos. Conforme ANEXO V deste Edital.

6.4.3. Para o nível médio e nível superior que exigem prova de Redação:

a) A prova de redação será avaliada considerando-se caligrafia, objetividade, coerência com o tema, sentido lógico e a coesão textual, eliminando-se aquelas que fujam do tema proposto.

b) Não merecerão correção as Redações dos candidatos que, após efetuada a correção das provas objetivas não tenha possibilidade matemática de atingir o mínimo de 50% de acerto do total de pontos válidos. Em tais casos, quando da divulgação do resultado final do Concurso, será assinalado 0,0 (zero) no campo correspondente às notas da prova de redação.

6.4.4. Considerar-se-á habilitado o candidato que obtiver o mínimo de 50(cinqüenta) pontos na prova escrita.

6.4.5. O candidato que não obtiver pontos (zerar) em quaisquer das provas escritas (Conhecimentos Gerais ou Conhecimentos Específicos), estará automaticamente eliminado do Concurso.

6.4.6. Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada nas primeira e segunda fases do processo seletivo, seja qual for o motivo alegado.

6.4.7. Será eliminado o candidato que:

obtiver zero em qualquer uma das Provas de Conhecimento;

não atingir 50% da Prova escrita;

For considerado INAPTO na Prova Prática.

6.4.8. Não haverá 2ª (segunda) chamada ou repetição de provas resultante da ausência do candidato, o que acarretará a sua exclusão do Concurso, seja qual for o motivo alegado.

6.4.9. Não haverá, salvo se fundamentada em erro técnico e desde que em questões discursivas, vista ou revisão de Provas.

6.4.10. A Prova de Títulos será avaliada segundo o disposto no ANEXO II do presente Edital e ainda obedecerá aos seguintes dispositivos:

6.4.10.1. A Prova de Títulos, cuja pontuação máxima é de 10 pontos, é de caráter classificatório e a ela poderão se submeter os candidatos a todos os cargos em concurso, de acordo com o especificado no Anexo II deste Edital, não eliminados nas Provas Escritas. Serão convocados para prova de títulos somente 03(três) vezes o número de vagas oferecidas por categoria, respeitados os empates na última posição.

6.4.10.2. Aos pontos apurados na Prova de Títulos serão somados a nota obtida pelo candidato na Prova Escrita para o cálculo da sua Nota Final.

6.4.11. A Prova de Títulos que será avaliada segundo o disposto no ANEXO II do presente Edital e obedecerá a dispositivos constantes de Edital específico para tal fim, a ser publicado nas formas e nos meios usuais pela Prefeitura Municipal de Jaborandi, Bahia, em tempo hábil.

7. DA HABILITAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO DO CANDIDATO

7.1. DA HABILITAÇÃO DO CANDIDATO

7.1.1. Considera-se habilitado o candidato que tenha obtido o mínimo de 50% de acerto na Prova Escrita.

7.1.2. O candidato que obtiver zero em qualquer uma das provas escritas será considerado não-habilitado e não fará parte da lista de habilitados.

7.2. DA CLASSIFICAÇÃO DO CANDIDATO

7.2.1. A Nota Final é resultante da soma da pontuação obtida nas provas escritas somada com a Nota da Prova de Títulos.

7.2.1.1. Os candidatos serão nomeados para cada secretaria/localidade ou distrito, atendendo às conveniências da Administração Municipal, ou seja, à necessidade de preenchimento das vagas, observando-se sempre a ordem de classificação.

7.2.1.2. A nota da prova de Títulos será o resultado da soma dos Títulos apresentados pelos candidatos, sendo que a pontuação máxima a ser acrescida por títulos será de dez pontos, descartando-se o que passar deste limite, conforme quadro do ANEXO II.

7.2.1.3. Só serão considerados os títulos dos candidatos que tenham obtido resultado igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos na prova escrita e considerados aptos na prova prática, quando for o caso.

7.2.1.4. A Nota Final dos candidatos resultará da pontuação obtida nas Provas escritas acrescida da pontuação obtida na Prova de Títulos. Outras informações referentes a prova de títulos serão contadas no edital de convocação específico para tal fim.

7.2.2. Após proceder à classificação e habilitação dos candidatos, ocorrendo empate de pontos obtidos por dois ou mais candidatos, terá preferência, para admissão, a se comprovar junto à Secretaria de Administração de Jaborandi, Bahia, já nos atos admissionais, fase de inteira responsabilidade desta instância, o candidato que, em sucessivo:

a) Tenha idade igual ou superior a 60 anos, conforme determina a Lei nº 10.741/03 (Estatuto do Idoso, art. 27, parágrafo único);

b) Tenha obtido maior pontuação na prova escrita;

c) Tenha obtido maior pontuação na prova de Títulos;

d) Resida no município de Jaborandi- Bahia a pelo menos um ano completo;

e) Possua a maior prole, juridicamente comprovada;

f) Tenha atuado como jurado a partir da vigência da lei n 11.689, de 9 de junho de 2008. g) Persistindo o empate, após a aplicação de todos os critérios anteriores, ocorrerá Sorteio Público, realizado pela Comissão Especial do Concurso, com a presença dos candidatos empatados.

7.2.2.1. Os candidatos em situação de empate serão convocados, quando do chamamento para o provimento da vaga, a apresentarem os documentos comprobatórios na forma do disposto no item 7.2.2., sendo que a aplicação dos critérios de desempate, respeitados todos os parâmetros estabelecidos por este Edital, serão de inteira responsabilidade da Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Jaborandi, Bahia.

7.2.2.2. Caso o servidor não comprove as condições de preferência no prazo estipulado referido no item anterior, não concorrerá ao desempate ocupando, automaticamente, o último lugar dentre aqueles que detiveram pontuações idênticas.

8. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1. O gabarito das Provas Escritas será divulgado até 72 (setenta e duas) horas após a sua realização, na forma e pelos meios usuais de divulgação deste Concurso pela Prefeitura do Município de Jaborandi- Bahia-Bahia e no sítio www.scconcurso.com.br .

8.2. Os resultados do Concurso serão divulgados através de edital específico a ser publicado nos termos e locais habituais de publicidade dos atos administrativos do Município de Jaborandi- Bahia-Bahia e no sítio www.scconcurso.com.br .

8.2.1. A Prefeitura Municipal divulgará oficialmente o resultado final do Concurso por meio de Relação de Candidatos habilitados contendo a Nota Final, por cargo, em ordem de classificação.

8.3. A Secretaria da Administração da Prefeitura Municipal convocará os candidatos habilitados, por ordem de classificação e de acordo com a necessidade do serviço, para a realização dos exames de aptidão física e para que procedam a entrega da documentação exigida.

8.3.1. A Secretaria da Administração convocará os candidatos habilitados portadores de deficiência para apresentarem, além da documentação exigida no item 8.3, atestado de aptidão física para o exercício do cargo ao qual se candidatou, expedido pela Unidade de Inspeção Médica competente.

9. DOS RECURSOS

9.1. É facultado ao candidato apresentar Recurso quanto ao conteúdo das questões até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do Gabarito Oficial das Provas Escritas, o mesmo se aplicando ao julgamento dos títulos apresentados. Os recursos deverão ser destinados a SC- Assessoria Pedagógica, localizada à Avenida João Deolino Alves,

32, A, Bairro Santa Rita, CEP.: 46 400 000, Caetité, Bahia, exclusivamente via SEDEX, com aviso de recebimento(AR).  Somente serão conhecidos os recursos encaminhados por este meio e que sejam entregues no endereço anteriormente informado em até cinco dias úteis após o prazo final para interposição de recursos. Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente, que não obtiveram os pontos na correção inicial.

9.1.1. Computar-se-á o prazo referido neste item excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento, ficando o mesmo prorrogado até o primeiro dia útil quando seu termo final recair em feriado ou em dia que, por qualquer motivo, não haja expediente.

9.1.2. O Recurso, para ter conhecimento, deverá obrigatoriamente adequar-se aos seguintes parâmetros, além de atender à forma de envio descrita no item 9.1., sendo que, se qualquer um deles faltar, o recurso será sumária e inapelavelmente desprovido:

a) folhas separadas para questões/itens diferentes;

b) em cada folha: identificação do candidato; do cargo ao qual está concorrendo; indicação do número da questão/item, da resposta marcada pelo candidato e da resposta divulgada;

c) para cada questão/item, argumentação lógica e consistente, digitada em uma única lauda do ti po "A4" , bem como a bibliografia que a fundamente, anexando cópia dos trechos utilizados para fundamentação.

d) capa única constando o nome, o número de inscrição, o endereço completo, inclusive com o respectivo CEP e a assinatura do candidato;

e) os recursos deverão ser digitados, sob pena de serem preliminarmente indeferidos.

f) admitir-se-á um único recurso por candidato, desde que devidamente fundamentado.

g) recursos inconsistentes ou fora das especificações estabelecidas neste edital não serão conhecidos.

9.1.3. Não terá conhecimento recursos contra o resultado obtido na Prova Prática ou Exame Psicotécnico.

9.2. O Recurso interposto fora do prazo previsto neste Edital não será conhecido pela Prefeitura. A eliminação do candidato em razão de não-comparecimento à prova ou a sua expulsão da sala de prova em razão de comportamento indevido, não poderá ser objeto de recurso.

9.3. Em hipótese alguma será aceito revisão de recurso, recurso do recurso ou recurso de gabarito final definitivo. Havendo provimento de Recurso, será republicado o Gabarito ou outro documento, conforme for o caso, nos locais habituais de publicidade dos Atos Administrativos do Município e no sítio www.scconcurso.com.br ..

10. DA HOMOLOGAÇÃO

10.1. O Prefeito Municipal homologará o Concurso no prazo máximo previsto em legislação específica, contado a partir da publicação do resultado final de cada fase do mesmo.

11. DA ADMISSÃO

11.1. Reserva-se ao Município o direito de convocar para admissão os candidatos classificados nos estritos termos de suas necessidades obedecendo, em qualquer hipótese, à ordem de classificação e limite das vagas oferecidas, e os concursados convocados e nomeados cumprirão estágio probatório durante três anos, avaliado por Comissão de Desempenho do exercício funcional para aquisição da estabilidade, podendo ser demitido o candidato nomeado que não preencher os requisitos legais do Estágio Probatório, sob o crivo de regular procedimento administrativo, v.g, súmula números 20 e 21 do STF.

11.2. O prazo de validade do Concurso será de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período, contados da data de sua homologação final.

11.3. Durante o prazo máximo previsto no item anterior, não será realizado novo Concurso para os cargos onde houverem candidatos habilitados.

11.4. O candidato habilitado no Concurso que não preencher, no ato da convocação para admissão, todos os requisitos exigidos neste Edital será desclassificado sumariamente.

11.5. Todos os atos de investidura são de exclusiva responsabilidade da Secretaria de Administração/Prefeitura Municipal de Jaborandi- Bahia.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. A Inscrição do candidato, que é da sua inteira responsabilidade, importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação das condições do Concurso Público, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

12.2. Os ocupantes das vagas oferecidas neste Edital, admitidos sem Concurso Público, e fora do prazo estabelecido na Constituição Federal que os considerem estáveis, terão seus contratos rescindidos por ato legal da Prefeitura Municipal de Jaborandi- Bahia.

12.3. O candidato que recusar a nomeação ou deixar de entrar em exercício no prazo legal perderá os direitos decorrentes de sua classificação.

12.4. A convocação dos candidatos habilitado se dará em função das necessidades da Prefeitura, não havendo obrigatoriedade de preenchimento imediato de todos os cargos vagos postos em Concurso.

12.5. Somente será realizado novo Concurso Público para preenchimento das vagas idênticas àquelas objeto deste Concurso, quando já tiverem sido convocados todos os candidatos nele habilitados para as vagas definidas por este Edital.

12.5.1. Para as vagas que decorrerem de vacância, serão convocados os candidatos remanescentes, com observância rigorosa da ordem de classificação.

12.6. O tempo mínimo de permanência na sala de aplicação das provas é de 1h00min (uma hora).

12.6.1. Os candidatos poderão levar seu Caderno de Provas somente após decorridas 3h00min.(três) horas do seu início. Em hipótese alguma o candidato poderá levar o Caderno de Provas antes do horário permitido.

12.6.2. Os Cadernos de Provas não levados pelos candidatos após a aplicação das Provas, serão incinerados. Todos os documentos apresentados para Prova de Títulos, cuja devolução não for solicitada no prazo de 90 dias, contados a partir da homologação do resultado final do concurso, serão incinerados. Decorridos 120 (cento e vinte) dias após a homologação do resultado final do Concurso, os Cartões Resposta, serão incinerados.

12.6.3. Após a saída definitiva da sala os candidatos não poderão retornar para retirar o Caderno de Provas.

12.6.4. Ao terminar a prova, o candidato entregará obrigatoriamente ao Fiscal de Sala o seu Cartão Respostas e a folha de Redação, quando for o caso.

12.6.5. A Prefeitura Municipal de Jaborandi- Bahia e a Empresa realizadora do Concurso Público não se responsabilizam pelo fornecimento de quaisquer cursos, textos, apostilas ou outras publicações referentes a este Concurso.

12.7. Os itens deste Edital, inclusive o cronograma de execução previsto, poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, ou por motivo de força maior, até a data da convocação dos candidatos para a prova correspondente, circunstância que constará em Edital.

12.8. A inexatidão das afirmativas ou a irregularidade de documentos ou outra qualquer irregularidade constatada no decorrer do processo, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato do Concurso, anulando-se todos os atos decorrentes de sua inscrição.

12.9. Os candidatos habilitados e convocados deverão dirigir-se à Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Jaborandi, Bahia, a fim de tratar dos documentos e exames necessários à admissão, conforme publicamente chamados para tanto forem.

12.10. Será considerada, para efeito de elaboração de questões, a legislação atualizada até a data de publicação deste Edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos até esta data na avaliação na prova objetiva.

12.11. Será considerado, a critério da organizadora, desde que explícito no enunciado da questão, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, promulgado pelo Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008.

12.12. Os casos omissos serão resolvidos pela Prefeitura Municipal.

JABORANDI- BAHIA, 07 de novembro de 2011.

José Dias da Silva

Prefeito Municipal

José Alves Ferreira Primo

Secretário de Administração

ANEXO I

QUADRO DOS CARGOS EFETIVOS E CADASTRO DE RESERVA DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL - JABORANDI - BAHIA

Cód. de Inscrição

Cargo

Habilitação Mínima

Exigida

Jornada de Trabalho

Vencimento Básico

(R$) - Mensal

Nº. de Vagas

TAXA DE INSCRIÇÃO (em R$)

01

Assistente Social

Nível Superior Completo

40h

1600,00

01

90,00

02

Coordenador Pedagógico

Nível Superior Completo em

Pedagogia

40h

1.394,90

01

70,00

03

Dentista

Nível Superior Completo na

área - registro no CRO

40h

2.200,00

04

90,00

04

Dentista - Buco-Maxilo

Nível Superior Completo na

área - registro no CRO

20h

1.500,00

01

90,00

05

Dentista - Endodontista

Nível Superior Completo na

área - registro no CRO

20h

1.500,00

01

90,00

06

Dentista - Periodontista

Nível Superior Completo na

área - registro no CRO

20h

1.500,00

01

90,00

07

Enfermeiro

Nível Superior Completo em

Enfermagem - Registro no

COREN- BA

40h

2.200,00

04

90,00

08

Especialista em Vigilância

Epidemiológica e

Ambiental

Nível Superior Completo

20h

1.100,00

01

70,00

09

Especialista Vigilância

Sanitária

Nível Superior Completo-

Registro no Conselho correspondente

20h

1.100,00

01

70,00

10

Farmacêutico Bioquímico*

Nível Superior Completo em

Farmácia e Registro no

Conselho correspondente

40h

2.200,00

01

CR

*

90,00

11

Medico - Anestesista

Nível Superior Completo em

Medicina com habilitação na área específica - Registro no

CRM

20h

4.000,00

01

110,00

12

Medico - Auditor

Nível Superior Completo em

Medicina com habilitação na área específica - Registro no

CRM

20h

1.500,00

01

90,00

13

Medico - Cardiologista

Nível Superior Completo em

Medicina com habilitação na área específica - Registro no CRM

20h

4.000,00

01

110,00

14

Medico - Clinico Geral

Nível Superior Completo em

Medicina com habilitação na área específica - Registro no CRM

40h

8.000,00

04

110,00

15

Medico - Dermatologista

Nível Superior Completo em

Medicina com habilitação na área específica - Registro no CRM

24h

3.800,00

01

110,00

16

Medico - Endocrinologista

Nível Superior Completo em

Medicina com habilitação na área específica - Registro no

CRM

20h

4.800,00

01

110,00

17

Medico - Ginecologista

Obstetra

Nível Superior Completo em

Medicina com habilitação na área específica - Registro no

CRM

24h

4.000,00

01

110,00

18

Medico - Neurologista

Nível Superior Completo em

Medicina com habilitação na área específica - Registro no

CRM

20h

4.000,00

01

110,00

19

Medico - Ortopedista

Nível Superior Completo em

Medicina com habilitação na área específica - Registro no

CRM

20h

4.000,00

01

110,00

20

Medico - Pediatra

Nível Superior Completo em

Medicina com habilitação na área específica - Registro no

CRM

20h

4.000,00

01

110,00

21

Medico - Radiologista

Nível Superior Completo em

Medicina com habilitação na área específica - Registro no CRM

20h

3.500,00

01

110,00

22

Medico Cirurgião Geral

Nível Superior Completo em

Medicina com habilitação na área específica - Registro no CRM

24h

4.000,00

01

110,00

23

Medico Urologista

Nível Superior Completo em

Medicina com habilitação na área específica - Registro no CRM

20h

4.000,00

01

110,00

24

Nutricionista

Nível Superior Completo em

Nutrição - registro no CRN

40h

1.800,00

01

90,00

25

Professor de Educação

Física

Nível Superior Completo em

Educação Física

40h

1.300,00

01

70,00

26

Professor de Informática

Nível Médio Completo + curso

de aperfeiçoamento ou formação na área de informática com no mínimo 360 h

40h

600,00

02

30,00

27

Professor Nível III

Nível Superior Completo em

Pedagogia

20h

697,45

37

50,00

28

Psicólogo

Nível Superior Completo em

Psicologia e Registro no

Conselho correspondente

40h

1800,00

02

90,00

29

Psiquiatra

Nível Superior Completo em

Medicina com habilitação na área específica - Registro no

CRM

20h

3.000,00

01

110,00

30

Terapeuta Ocupacional

Nível Superior Completo na

área e Registro no Conselho correspondente

30h

1.300,00

01

70,00

31

Fisioterapeuta

Nível Superior Completo na

área e Registro no Conselho correspondente

30h

1.300,00

01

CR

*

70,00

32

Técnico de Enfermagem**

Nível Médio Completo -Técnico

em Enfermagem - Registro no

Conselho correspondente

40h

714,00

12

50,00

33

Técnico em Laboratório**

Nível Médio Completo e curso

técnico de patologia clínica ou equivalente

40h

714,00

02

50,00

34

Agente Administrativo com

informática

Nível Médio Completo

40h

684,00

05

50,00

35

Auxiliar Administrativo

com informática

Nível Médio Completo

40h

665,00

02

50,00

36

Auxiliar de Contabilidade

Nível Médio Completo

40h

665,00

01

50,00

37

Auxiliar de Arrecadação

Nível Médio Completo

40h

665,00

01

50,00

38

Auxiliar de Biblioteca

Nível Médio Completo

40h

665,00

01

50,00

39

Auxiliar de DENTISTA - ADC E/OU ASB**

Nível Médio Completo e

registro no conselho de classe- CRO-BA

40h

612,00

04

50,00

40

Auxiliar de Esporte**

Nível Médio Completo

40h

665,00

01

50,00

41

Secretario Escolar

Nível Médio Completo

40h

612,00

02

50,00

42

Telefonista

Nível Médio Completo

40h

550,00

01

30,00

43

Ajudante de Oficina**

Nível Fundamental

40h

665,00

02

50,00

44

Ajudante de Operador de

Maquinas**

Nível Fundamental

40h

665,00

03

50,00

45

Copeira**

Nível Fundamental

40h

550,00

01

30,00

46

Servente**

Nível Fundamental

40h

545,00

01

30,00

47

Carpinteiro**

4ª Série do Ensino Fundamental

40h

665,00

01

50,00

48

Mecânico**

4ª Série do Ensino Fundamental

40h

916,00

02

50,00

49

Operador de Maquinas**

4ª Série do Ensino Fundamental

40h

916,00

04

50,00

50

Coveiro**

Alfabetizado

40h

550,00

01

30,00

51

Gari**

Alfabetizado

40h

550,00

20

30,00

52

Pedreiro**

Alfabetizado

40h

865,00

01

50,00

*CR= Cadastro de Reserva **Cargos com aplicação também de prova prática

ANEXO II

Títulos a serem julgados

TÍTULOS

QUANTIDADE DE TÍTULOS

PONTUAÇÃO

UNITÁRIA

MÁXIMA

Diploma, Certificado ou Declaração Original de Conclusão de Curso de Graduação, quando não for pré- requisito para o cargo.

1,0

1,0

1,0

Certificado de curso de especialização, em nível de pós- graduação, com carga horária mínima de 360 horas, na área específica que concorre.

2,0

0,5

1,0

Diploma, devidamente registrado, de curso de pós- graduação, em nível de mestrado (título de mestre) na área específica que concorre.

2,0

0,5

1,0

Aprovação comprovada em concurso público estando relacionado diretamente com a nomenclatura do cargo a que concorre até o limite de 02 (dois) para efeito de pontuação.

2,0

1,0(por aprovação)

2,0

Experiência Profissional em Serviço Público ou na iniciativa privada, estando relacionado diretamente com a nomenclatura do cargo a que concorre, até o limite de 05 (cinco) anos para efeito de pontuação, desde que comprovada de acordo ESPECIFICAÇÕES CONSTANTES DO Edital específico a ser publicado quando da convocação para a Prova de Títulos.

5,0

1,0 (por ano de trabalho completo)

5,0

TOTAL DE PONTOS

10 PONTOS

ANEXO III Programas

Para os cargos que exigem Ensino Superior

Língua Portuguesa

Fonemas; letras e sílabas; ortografia; acentuação e pontuação; categorias gramaticais variáveis e invariáveis; frase; orações e período; termos essenciais; integrantes e acessórios da oração; concordância verbal e nominal; interpretação de texto.

Matemática Aplicada e Raciocínio Lógico Matemático

Conjuntos numéricos (Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais e Reais) e suas operações. Progressões. Razão e proporção. Regra de três simples. Porcentagem. Juros simples. Estruturas lógicas. Lógica de argumentação. Diagramas lógicos. Álgebra linear. Análise combinatória. Probabilidade. Estatística. Indicadores demográficos. Estruturas demográficas (pirâmide etária). Fenômenos demográficos (mortalidade, natalidade, nupcialidade, movimentos migratórios). Sistemas de medida: comprimento, massa, capacidade, área, volume, tempo, sistema monetário brasileiro.

Atualidades

Temas de interesse político, econômico ou social veiculados, nos últimos dois anos, através de veículos de grande circulação/alcance (rádio, televisão, jornais e/ou revistas, internet, etc.).

Conhecimentos Específicos

Assistente Social:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional,normas e diretrizes. Mundialização do capital e suas repercussões. Constituição e (contra) reforma do Estado brasileiro. política nacional de assistência social, sistema único da assistência social (SUAS) - princípios, diretrizes e financiamento, leis do Suas e previdência. Questão Social e suas múltiplas expressões. Política social no Brasil: história, fundamentos e intervenção profissional nas políticas setoriais. Trajetória histórica da Seguridade social e desafios para o Serviço Social na contemporaneidade. História do Serviço Social no Brasil. Debate teórico- metodológico, ético-político e técnico-operativo do Serviço Social. Pesquisa, consultoria e Assessoria em Serviço Social e Saúde. Aspectos contemporâneos sobre família e sociedade. Serviço Social e interdisciplinaridade. Instrumentalidade do Serviço Social. Reforma sanitária e política de saúde na atualidade. A atuação do Serviço Social nas instituições de Saúde. Leis, regulamentações, estatutos e demais resoluções relacionadas ao trabalho profissional do Assistente Social. Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social. Legislação aplicada: Constituição Federal (artigos 196 a 200), Emenda Constitucional n. 29, de 13/9/2000, Lei 8.080, de 19/9/91990, Lei 9.836, de 23/9/1999, Lei 11.108, de 07/4/2005, Lei 10. 424, de 15/4/2002 , Lei 8.142, de 28/12/1990. Lei do sistema único da assistência social.

Coordenador Pedagógico:

Saberes e práticas voltados para o desenvolvimento de competências afetivas, sociais e culturais. Escola: Currículo e diversidade. Concepção sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem: desenvolvimento da competência leitora e os saberes escolares Organização dos conteúdos de aprendizagem - O desenvolvimento da competência leitora. Elementos da prática pedagógica: Gestão escolar, planejamento, currículo, regimento, metodologia e avaliação. Projeto Político Pedagógico. Estrutura e Funcionamento da escola. Pensadores da Educação. Ética. Educação, teorias, abordagens e concepções pedagógicas. Educação Brasileira - correntes e tendências. Enfoques da didática nas tendências pedagógicas e epistemológicas. Didática: democratização do ensino; formação de professores. Relação professor - Aluno. Os estágios do desenvolvimento cognitivo. Função do planejamento e projeto na prática educativa. Diagnóstico e Programação; Planejamento participativo. Competências e Habilidades. Currículo Escolar. Avaliação: visão construtiva do erro; avaliação mediadora; avaliação - ação libertadora. Alfabetização construtivista e letramento: linguística, fala, escrita e leitura da criança. PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Da educação. Dos princípios e fins da educação nacional. Do direito à educação e do dever de educar. Da organização da educação nacional. Dos níveis e das modalidades de educação e ensino: da composição dos níveis escolares; da educação básica: das disposições gerais, da educação infantil, do ensino fundamental, da EJA. Da educação especial. Dos profissionais da educação. Dos Recursos financeiros. Das disposições gerais. Das disposições transitórias. Estatuto da criança e do adolescente, na íntegra. Educação na Constituição Brasileira: fins e objetivos da educação nacional; deveres do Estado para com a educação; princípios orientadores do ensino; papel do Estado na implementação da política educacional. Estrutura e funcionamento do Conselho Municipal de Educação.

Dentista:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional,normas e diretrizes. Anatomia: pares cranianos, vascularização e músculos da face, embriologia; anestesia: drogas; equipamento; técnicas de anestesia regional em Odontologia; Complicações; biossegurança: conceitos usados em biossegurança, equipamentos de proteção individual (EPI), métodos de esterilização, classificação de Spaulding de objetos e áreas segundo os níveis de desinfecção e esterilização, infecção cruzada, descarte do lixo; PGRSS; dentística: uso do flúor; carie dental; nomenclatura das cavidades, instrumentos, preparo e isolamento do campo operatório, materiais restauradores, proteção do complexo dentina / polpa, restaurações diretas, restaurações indiretas, oclusão; farmacologia: princípios e macanismos da antibioticoterapia e prescrição de antibióticos, interações medicamentosas, controle da dor e da inflamação,utilização de medicamentos em pacientes medicamente comprometidos e em Odontopediatria; imunologia: sistema imune; inflamação; resposta imunológica aos micróbios; reações de hipersensibilidade; auto- imunidade; imunodeficiências; histologia: desenvolvimento, estrutura e função dos dentes e tecidos associados; patologia: lesões pulpoperiapicais, alterações de desenvolvimento dos dentes, manifestações bucais de doenças sistêmicas, cistos e tumores odontogênicos, lesões de tecidos moles, patologia óssea; saúde coletiva: caracterização e hierarquização de problemas, epidemiologia aplicada à odontologia, índices e indicadores, promoção de saúde e prevenção das doenças bucais, PGRSS. Código de Ética Odontológica. Legislação aplicada: Constituição Federal (artigos 196 a 200), Emenda Constitucional n. 29, de 13/9/2000, Lei 8.080, de 19/9/91990, Lei 9.836, de 23/9/1999, Lei 11.108, de 07/4/2005, Lei 10. 424, de 15/4/2002 , Lei 8.142, de 28/12/1990.

Dentista Buco-Maxilo:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional,normas e diretrizes. Anatomia: pares cranianos, vascularização e músculos da face, embriologia; anestesia: drogas; equipamento; técnicas de anestesia regional em Odontologia; Complicações; biossegurança: conceitos usados em biossegurança, equipamentos de proteção individual (EPI), métodos de esterilização, classificação de Spaulding de objetos e áreas segundo os níveis de desinfecção e esterilização, infecção cruzada, descarte do lixo; PGRSS; cirurgia: princípios da cirurgia; princípios da exodontia; infecções; tratamento das lesões patológicas orais; traumatologia oral e maxilofacial; deformidades dentofaciais; desordens temporomandibulares e dor facial; tratamento do paciente hospitalizado; dentística: uso do flúor; carie dental; nomenclatura das cavidades, instrumentos, preparo e isolamento do campo operatório, materiais restauradores, proteção do complexo dentina / polpa, restaurações diretas, restaurações indiretas, oclusão; farmacologia: princípios e macanismos da antibioticoterapia e prescrição de antibióticos, interações medicamentosas, controle da dor e da inflamação,utilização de medicamentos em pacientes medicamente comprometidos e em Odontopediatria; imunologia: sistema imune; inflamação; resposta imunológica aos micróbios; reações de hipersensibilidade; auto-imunidade; imunodeficiências; histologia: desenvolvimento, estrutura e função dos dentes e tecidos associados; odontopediatria: cronologia da erupção, métodos preventivos e restauradores; patologia: lesões pulpoperiapicais, alterações de desenvolvimento dos dentes, manifestações bucais de doenças sistêmicas, cistos e tumores odontogênicos, lesões de tecidos moles, patologia óssea; saúde coletiva: caracterização e hierarquização de problemas, epidemiologia aplicada à odontologia, índices e indicadores, promoção de saúde e prevenção das doenças bucais, PGRSS. Código de Ética Odontológica. Legislação aplicada: Constituição Federal (artigos 196 a 200), Emenda Constitucional n. 29, de 13/9/2000, Lei 8.080, de 19/9/91990, Lei 9.836, de 23/9/1999, Lei 11.108, de 07/4/2005, Lei 10. 424, de 15/4/2002 , Lei 8.142, de 28/12/1990.

Dentista -Endodontista:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional,normas e diretrizes. Anatomia: pares cranianos, vascularização e músculos da face, embriologia; anestesia: drogas; equipamento; técnicas de anestesia regional em Odontologia; Complicações; biossegurança: conceitos usados em biossegurança, equipamentos de proteção individual (EPI), métodos de esterilização, classificação de Spaulding de objetos e áreas segundo os níveis de desinfecção e esterilização, infecção cruzada, descarte do lixo; PGRSS; cirurgia: princípios da cirurgia; princípios da exodontia; infecções; tratamento das lesões patológicas orais; traumatologia oral e maxilofacial; deformidades dentofaciais; desordens temporomandibulares e dor facial; tratamento do paciente hospitalizado; dentística: uso do flúor; carie dental; nomenclatura das cavidades, instrumentos, preparo e isolamento do campo operatório, materiais restauradores, proteção do complexo dentina / polpa, restaurações diretas, restaurações indiretas, oclusão; endodontia: procedimentos para o diagnóstico; emergência em dor orofacial de natureza odontogênica: diagnóstico e tratamento endodôntico; endodontia e dor facial de natureza não-odontogênica; seleção de casos e plano de tratamento; morfologia dentária e cavidades de acesso; desenvolvimento, estrutura e função da polpa; patologia periapical; microbiologia e imunologia; instrumentos, materiais e aparelho; resposta da polpa à cárie e aos procedimentos odontológicos; traumatismo dentário; farmacologia em endodontia; cirurgia em endodontia; controle da dor e da ansiedade; clareamento de dentes vitais e não vitais; restauração do dente tratado endodonticamente; farmacologia: princípios e macanismos da antibioticoterapia e prescrição de antibióticos, interações medicamentosas, controle da dor e da inflamação,utilização de medicamentos em pacientes medicamente comprometidos e em Odontopediatria; imunologia: sistema imune; inflamação; resposta imunológica aos micróbios; reações de hipersensibilidade; auto-imunidade; imunodeficiências; histologia: desenvolvimento, estrutura e função dos dentes e tecidos associados; odontopediatria: cronologia da erupção, métodos preventivos e restauradores; patologia: lesões pulpoperiapicais, alterações de desenvolvimento dos dentes, manifestações bucais de doenças sistêmicas, cistos e tumores odontogênicos, lesões de tecidos moles, patologia óssea; saúde coletiva: caracterização e hierarquização de problemas, epidemiologia aplicada à odontologia, índices e indicadores, promoção de saúde e prevenção das doenças bucais, PGRSS. Código de Ética Odontológica. Legislação aplicada: Constituição Federal (artigos 196 a 200), Emenda Constitucional n. 29, de 13/9/2000, Lei 8.080, de 19/9/91990, Lei 9.836, de 23/9/1999, Lei 11.108, de 07/4/2005, Lei 10. 424, de 15/4/2002 , Lei 8.142, de 28/12/1990.

Dentista Periodontista:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional,normas e diretrizes. Anatomia: pares cranianos, vascularização e músculos da face, embriologia; anestesia: drogas; equipamento; técnicas de anestesia regional em Odontologia; Complicações; biossegurança: conceitos usados em biossegurança, equipamentos de proteção individual (EPI), métodos de esterilização, classificação de Spaulding de objetos e áreas segundo os níveis de desinfecção e esterilização, infecção cruzada, descarte do lixo; PGRSS; dentística: uso do flúor; carie dental; nomenclatura das cavidades, instrumentos, preparo e isolamento do campo operatório, materiais restauradores, proteção do complexo dentina / polpa, restaurações diretas, restaurações indiretas, oclusão; farmacologia: princípios e macanismos da antibioticoterapia e prescrição de antibióticos, interações medicamentosas, controle da dor e da inflamação,utilização de medicamentos em pacientes medicamente comprometidos e em Odontopediatria; imunologia: sistema imune; inflamação; resposta imunológica aos micróbios; reações de hipersensibilidade; auto- imunidade; imunodeficiências; histologia: desenvolvimento, estrutura e função dos dentes e tecidos associados; periodontia: anatomia do periodonto; etiologia e patogênese das doenças periodontais; microbiologia; efeitos das condições sistêmicas sobre o periodonto; tratamento das infecções periodontais; interelação entre periodontia e outras especialidades; patologia: lesões pulpoperiapicais, alterações de desenvolvimento dos dentes, manifestações bucais de doenças sistêmicas, cistos e tumores odontogênicos, lesões de tecidos moles, patologia óssea; saúde coletiva: caracterização e hierarquização de problemas, epidemiologia aplicada à odontologia, índices e indicadores, promoção de saúde e prevenção das doenças bucais, PGRSS. Código de Ética Odontológica. Legislação aplicada: Constituição Federal (artigos 196 a 200), Emenda Constitucional n. 29, de 13/9/2000, Lei 8.080, de 19/9/91990, Lei 9.836, de 23/9/1999, Lei 11.108, de 07/4/2005, Lei 10. 424, de 15/4/2002 , Lei 8.142, de 28/12/1990.

Enfermeiro:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional, normas e diretrizes. Aspectos Éticos e Legais de Enfermagem.Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Cálculo de medicação. Técnicas de Enfermagem gerais. Constituição Federal - Artigos: 194 a 200, 220 e 227. Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Legislação aplicada: Constituição Federal (artigos 196 a 200), Emenda Constitucional n. 29, de 13/9/2000, Lei 8.080, de 19/9/91990, Lei 9.836, de 23/9/1999, Lei 11.108, de 07/4/2005, Lei 10. 424, de 15/4/2002 , Lei 8.142, de 28/12/1990. S U S. Legislação e Portarias. Modelos de Atenção a Saúde. Prevenção e Promoção a Saúde. Estratégia do Programa Saúde da Família. A enfermagem e o cuidado na saúde da família. Processo saúde doença das famílias e do coletivo. SIAB como instrumento de trabalho da equipe no Programa Saúde a Família: a especificação do enfermeiro. A visita domiciliar no contexto do Programa Saúde da Família. Fases do planejamento, organização e controle do serviço de enfermagem. Planejamento estratégico como instrumento de gestão e assistência. Promoção da saúde e segurança no trabalho. Saúde da Criança: Ações de enfermagem na promoção da Saúde infantil. Parâmetros de crescimento e desenvolvimento infantil nas diferentes faixas etárias. SISVAN. RN de risco e de crianças de baixo peso. Condutas de enfermagem em pediatria. Aleitamento materno. Transtornos comuns da infância. Assistência de enfermagem à criança com diarréia aguda e desidratação. Transtornos mais comuns na infância. Saúde da Mulher: Sistematização da assistência de enfermagem no pré-natal. Distúrbios ginecológicos da puberdade até o climatério. Sexualidade da mulher e auto-cuidado. Saúde da Mulher no curso da vida. Temas relacionados à saúde do Adulto e do Idoso: Educação para o auto-cuidado. Cuidados de Enfermagem no atendimento das necessidades básicas do cliente /paciente. Ações que visam à prevenção, tratamento e controle de doenças infecto contagiosas e/ou crônicas. Necessidades nutricionais nos diferentes períodos da vida. Tratamento de feridas. O processo de envelhecimento nos aspectos fisiológicos, sociais e patológicos. Temas relacionados à Vigilância epidemiológica: A prevenção e o controle das doenças transmissíveis no PSF. Atuação da equipe na Vigilância epidemiológica. Perfil epidemiológico da comunidade. Aspectos gerais das imunizações. Temas relacionados à Saúde Mental: Saúde Mental no PSF. Reconhecer as categorias de transtornos mentais e de comportamento. História das Políticas de Saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde (Legislação, Lei 8080/90, Lei 8142/90 e Normas Operacionais Básicas do SUS). Saúde Coletiva (Pública)

Especialista em vigilância epidemiológica e ambiental:

Política de Meio Ambiente; Educação Ambiental: Bases filosóficas da questão ambiental; Fundamentos da questão ambiental; Fundamentos da ecologia; Política de Educação ambiental nas escolas e na comunidade; Métodos e Técnicas de análise ambiental; Estrutura e funcionamento do ensino ambiental; Didática; Diagnóstico ambiental; Impacto ambiental - análise e relatórios; Trabalho e cidadania; Gestão de recursos naturais. Proteção Do Meio Ambiente: Direito ambiental; Economia ambiental; Desenvolvimento sustentável; Qualidade e meio ambiente; Saúde, segurança e meio ambiente; Planejamento urbano. Ciências do Ambiente. Projetos Ambientais. Legislação Ambiental. Hidrogeologia. Hidrologia. Geomorfologia e Uso e Ocupação do Solo. Biomas. Ecossistemas. Aspectos éticos relacionados à profissão. Lei Orgânica do Município de Jaborandi, Bahia. Código Florestal nº 4.771/65, Lei de Política Nacional do Meio Ambiente nº 6.938/81, Regulamentação para os Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Epidemiologia descritiva: tempo, pessoa e lugar; SUS, modelos assistenciais e vigilância da saúde; Indicadores epidemiológicos de morbidade e mortalidade; Transição epidemiológica: padrões de morbimortalidade da população brasileira; Investigação de casos e epidemias/Classificação das epidemias/Curva epidêmica; Doenças de Notificação Compulsória/Portaria SVS/MS Nº. 104, de 25 de janeiro de 2011; Sistemas de Informações em Saúde e Vigilância Epidemiológica/Sistema de Vigilância de casos e epidemias; Regulamento Sanitário Internacional 2005 (RSI-2005); Diretrizes Nacionais do Programa de Controle da Dengue.

Especialista em vigilância Sanitária:

Vigilância Sanitária: Conceitos; Áreas de abrangência; Competências/ Funções. Diretrizes de organização da vigilância sanitária no serviço de saúde. Lei nº 8.080/90 - Lei Orgânica da Saúde. Organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Lei n° 8.142/90 - Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS. Lei n° 9.782/99 - Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e dá outras providências. Fundamentos de Vigilância Sanitária. Poder de Polícia. Doença de Chagas; Febre Amarela; Leishmaniose Tegumentar Americana; Raiva. Programa Nacional de Controle da Dengue: Fundamentação; Objetivos; Metas; Componentes; Indicadores de acompanhamento; Programa Nacional de Controle da Dengue - Amparo Legal às ações de campo, imóveis fechados, abandonados, ou com acesso não permitido pelo morador, Liberdade individual e controle sanitário. Conceitos básicos do Bem Estar Animal. Lei Orgânica do Município de Jaborandi, Bahia.

Farmacêutico - Bioquímico:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional, normas e diretrizes. Diretrizes para estruturação de farmácias no âmbito do Sistema Único de Saúde, Manual farmacoterapêutico para melhoria das práticas em farmácia hospitalar, A Assistência Farmacêutica na Atenção à Saúde. Legislação Trabalhista na área de Prevenção de Riscos e Acidentes; Controle da Qualidade; Conceitos, Procedimentos e Interpretação de Resultados em Parasitologia Clínica; Conceitos, Procedimentos e Interpretação de Resultados em Imunologia Clínica; Conceitos, Procedimentos e Interpretação de Resultados em Hematologia; Conceitos, Procedimentos e Interpretação de Resultados em Microbiologia Clínica; Conceitos Procedimentos e Resultados em Bioquímica-Clínica Uroanálise. Biossegurança: equipamentos de proteção individual e equipamentos de contenção, mapas de risco. Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Legislação: Código de Ética Farmacêutica. Legislação aplicada: Constituição Federal (artigos 196 a 200), Emenda Constitucional n. 29, de 13/9/2000, Lei 8.080, de 19/9/91990, Lei 9.836, de 23/9/1999, Lei 11.108, de 07/4/2005, Lei 10. 424, de 15/4/2002 , Lei 8.142, de 28/12/1990.

Médico Anestesista:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional,normas e diretrizes. Sistema nervoso. Sistema respiratório. Sistema cardiocirculatório. Sistema urinário. Sistema digestivo. Metabolismo. Sistema endócrino e substâncias moduladoras. Farmacologia dos sistemas nervoso, cardiovascular e respiratório. Reposição e transfusão. Preparo pré-anestésico. Anestesia inalatória e venosa. Física e anestesia. Farmacocinética e farmacodinâmica da anestesia inalatória. Farmacologia dos anestésicos locais. Bloqueios subaracnoídeos, peridural e periféricos. Anestesia e sistema endócrino. Hipotermia. Transmissão e bloqueio neuromuscular. Anestesia em: obstetrícia e ginecologia, cirurgia abdominal, pediatria, neurocirurgia, urologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia plástica e cirurgia buco- maxilofacial, cirurgia torácica, em urgências e em geriatria. Anestesia ambulatorial e para procedimentos diagnósticos. Anestesia e sistema cardiovascular. Recuperação anestésica. Complicações da anestesia. Choque. Parada cardíaca e reanimação. Monitorização e terapia intensiva. Ventilação artificial. Dor. Código de Ética Médica.

Médico Auditor:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional, normas e diretrizes. Código de Ética Médica. Definições de auditoria. Assistência média complementar. Normas técnicas para análise de procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais. As glosas e as cobranças indevidas. Auditor médico do Sistema único de Saúde (SUS). Glosa: conceitos; legitimidade; aplicação; fundamentação; motivos. Resolução CFM nº 1.614/2001. Legislação do SUS. Sistema de Avaliação e Controle/Processo de Auditoria Médica; Auditoria Operacional; Auditoria Analítica; Indicadores de Serviços de Saúde; Rotinas do Processo de Auditoria; Autorização para Procedimentos Médicos/Hospitalares; Papel do Auditor. Programação dos serviços de saúde nos diferentes níveis de complexidade. Epidemiologia Geral: Determinação do processo saúde-doença; Estatística vital; Epidemiologia das doenças de notificação compulsória e das mais prevalentes no Brasil/Bahia;

Médico - Cardiologista:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional, normas e diretrizes. Código de Ética Médica.Insuficiência cardíaca; Doença reumática; Doença arterial coronariana; Valvulopatias; Miocardiopatias; Endocardiopatias; Doenças do pericárdio; Cardiopatias congênitas; Hipertensão arterial sistêmicas; Arritmias cardíacas; Dislipidemias; Terapia trobolítica; Embolia pulmonar; Cardiopatias e gravidez; Exames complementares em cardiologia; Terapêutica medicamentosa e invasiva em cardiologia (procedimentos e cirurgia cardiovascular).

Médico Clínico Geral:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional,normas e diretrizes. Doenças cardiovasculares: avaliação e tratamento do paciente com doença cardiovascular. Insuficiência cardíaca. Cardiomiopatias. Doença arterial coronária. Arritmias. Doenças do miocárdio e pericárdio. Hipertensão arterial sistêmica. Doenças vasculares periféricas. Diagnóstico diferencial de dor torácica. Alterações eletrocardiográficas. Doenças valvar e da aorta. Doenças pulmonares: avaliação e tratamento do paciente com doença respiratória. Doença intersticial e infiltrativa. Doenças pulmonares obstrutivas. Doenças da pleura e mediastino. Neoplasia pulmonar. Síndrome da apneia do sono e doenças pulmonares ambiental e ocupacional. Doenças renais: avaliação e tratamento do paciente com doença renal. Distúrbios eletrolíticos e de fluidos. Doenças glomerular, vascular renal. Insuficiência renal aguda e crônica. Desordens não glomerulares. Doenças gastroinstestinais: avaliação e tratamento das principais manifestações clínicas das doenças gastrointestinais. Doenças do esôfago, do estômago e duodeno. Doença inflamatória intestinal. Neoplasias do trato gastrointestinal e doenças do pâncreas. Doenças do fígado e sistema bilear: avaliação laboratorial do fígado. Icterícia. Hepatite aguda e crônica. Insuficiência hepática. Cirrose e suas complicações. Doenças da vesícula biliar e trato biliar. Neoplasias do fígado. Doenças infiltrativas e vascular. Doenças hematológicas: desordens da hemostasia (sangramento e trombose). Avaliação e tratamento das anemias. Avaliação da leucocitose e leucopenia. Doenças do metabolismo: obesidade. Anorexia nervosa e bulimia. Desordens do metabolismo dos lípides. Doenças endocrinológicas: doenças da tireóide. Diabetes mellito. Hipoglicemia e insuficiência adrenal. Doenças musculoesqueléticas e do tecido conectivo: avaliação e tratamento do paciente com doença reumática. Artrite reumatóide. Lúpus eritematoso sistêmico. Espondiloartropatias. Síndrome do anticorpo-fosfolípide. Esclerose sistêmica. Osteoratrites. Gota e desordens do tecido mole não articular. Doenças ósseas e do metabolismo ósseo: osteoporose. Doenças da paratireoide e distúrbios do cálcio. Doenças infecciosas. Doenças neurológicas/psiquiátricas: avaliação do paciente neurológico. Desordens da consciência. Demência e distúrbios de memória. Doenças cerebrovasculares. Cefaléias. Avaliação das síncopes. Miastenia gravis. Doença de Parkinson. Diagnóstico diferencial da síndrome convulsiva. Distúrbios ansiosos e depressão. Urgências e emergências: reanimação cardiopulmonar. Avaliação e tratamento inicial do paciente em choque. Imobilizações e cuidados no local do acidente. Atendimento inicial ao paciente traumatizado. Diagnóstico e tratamento inicial das emergências diabéticas. Anafilaxia e reações alérgicas agudas. Controle agudo da dor. Diagnóstico e tratamento inicial das síndromes coronárias agudas. Diagnóstico e tratamento inicial da embolia de pulmão. Insuficiência respiratória aguda. Hemorragias digestivas. Anestesia para realização de suturas e drenagem de abcessos. Principais problemas médicos relacionados aos idosos. Rastreamento de doenças cardiovasculares e do câncer. Prevenção do câncer. Exame periódico de saúde. Promoção da saúde: controle da obesidade, tabagismo e vacinação. Preenchimento de receitas médicas. Código de Ética Médica. Legislação aplicada: Constituição Federal (artigos 196 a 200), Emenda Constitucional n. 29, de 13/9/2000, Lei 8.080, de 19/9/91990, Lei 9.836, de 23/9/1999, Lei 11.108, de 07/4/2005, Lei 10. 424, de 15/4/2002 , Lei 8.142, de 28/12/1990.

Médico Dermatologista:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional, normas e diretrizes. Código de Ética Médica.A Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica do SUS: Artigos 196 a 200 da Constituição Federal, Leis Federais 8080 e 8142, de 1990, NOB - Norma Operacional Básica/96 - Operacionalização do SUS no Município. Políticas de Saúde no Brasil: da VII à X Conferência Nacional de Saúde, organização dos serviços de saúde, níveis de atenção, modelos assistenciais. Erupções eczematosas, eritemato- escamosas, eritemato-purpúricas, papulo-pruriginosas, vésico-bolhosas. Afecções ulcerosas de membros inferiores. Acne e erupções acneiformes. Lúpus eritematoso. Dermatomiosite e esclerodermia: quadro clínico; diagnóstico e tratamento. Vasculites. Piodermites. Doenças sexualmente transmissíveis. Hanseníase. Micoses superficiais. Paracoccidiodomicose e outras micoses profundas. Dermatoviroses. Leishmaniose tegumentar americana e outras dermatoses zooparasitárias. Erupções por drogas e toxinas. Tumores benignos e malignos da pele. Afecções congênitas e hereditárias; ictiose, epidermólise bolhosa, xeroderma pigmentoso, urticária pigmentosa, neurofibromatose, doença de Hailey-Hailey, moléstia de Darier, incontinência pigmentar.

Médico - Endocrinologista:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional, normas e diretrizes. Código de Ética Médica.Neuroendocrinologia: tumores hipofisários; hipopituitarismo; hiperprolactinemia; acromegalia; diabetes insipidus; síndrome de secreção inapropriada de ADH. Crescimento e desenvolvimento: testes diagnósticos para deficiência de hormônio do crescimento; investigação da criança com baixa estatura; puberdade atrasada; puberdade precoce. Tireopatias: nódulos tireoideanos; câncer da tireoide; hipotireoidismo; hipertireoidismo; bócio nodular tóxico; tireoidites; emergências tireoideanas. Doenças adrenais: incidentalomas: insuficiência adrenal; síndromes hipercortisolêmicas; Feocromocitoma; hiperaldosteronismo; hiperplasia adrenal congênita; Sistema reprodutivo: hipogonadismo; criptorquidismo; micropênis; ginecomastia; amenorreia; climatério e menopausa. Pâncreas endócrino: diabetes mellitus; diagnóstico, classificação, tratamento, complicações crônicas, cetoacidose diabética, estado hiperosmolar, diabetes mellitus na gravidez; hipoglicemias. Dislipidemias e obesidade. Doenças osteometabólicas: hiperparatiroidismo primário e secundário. Hipoparatiroidismo; osteoporose; doença de Paget. Outros temas: hiperandrogenismo; distúrbios endócrinos na SIDA; neoplasias endócrinas múltiplas; princípios e aplicações de testes hormonais em endocrinologia.

Médico - Ginecologista Obstetra:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional,normas e diretrizes. Ginecologia - Anatomia. Embriologia do sistema urogenital e mamário. Semiologia. Propedêutica em ginecologia. Fisiologia. Bioesteroidogênese e farmacologia dos hormônios. Puberdade normal e anormal. Síndrome pré-menstrual. Vulvovaginites.Sangramento uterino anormal.Endometriose. Dor pélvica. Doença inflamatória pélvica. Climatério. Amenorréias. Hiperandrogenismo. Hiperprolactinemias. Estados interssexuais. Infertilidade. Anticoncepção. Doenças sexualmente transmissíveis. Patologia benigna de mama. Patologia benigna de vulva. Patologia benigna de vagina. Patologia benigna de colo uterino. Patologia benigna de corpo uterino. Patologia benigna de ovário. Patologia maligna de mama. Patologia maligna de vulva e vagina. Patologia maligna de colo uterino. Patologia maligna de corpo uterino. Patologia maligna de ovário. Distopias genitais. Emergências ginecológicas. Ginecologia operatória. Aspectos ético e médico - legais em ginecologia. Legislação aplicada: Constituição Federal (artigos 196 a 200), Emenda Constitucional n. 29, de 13/9/2000, Lei 8.080, de 19/9/91990, Lei 9.836, de 23/9/1999, Lei 11.108, de 07/4/2005, Lei 10. 424, de 15/4/2002 , Lei 8.142, de 28/12/1990.

Obstetrícia - Embriogênese e desenvolvimento fetal. Anexos do embrião e feto. Trocas materno ovulares. Endocrinologia do ciclo gestativo. Estudo da bacia. Estática fetal. Contratilidade uterina. Mecanismo de parto. Alterações do organismo materno na gravidez. Propedêutica na gravidez: Diagnóstico de gravidez, anamnese, exame físico, exames complementares. Assistência pré-natal. Parto, puerpério e lactação normais (estudo clínico e assistência). Analgesia e anestesia. Doenças intercorrentes do ciclo grávido puerperal. Doença hipertensiva (específica e não específica) da gestação. Abortamento. Prenhez ectópica. Neoplasia trofoblástica gestacional. Implantações heterotrópicas da placenta. DPP. Distúbios da hemocoagulação, embolia amniótica e choque. Polidramnia, oligodramnia e amniorrexe prematura. Prematuridade. Gemelidade. Hidropsia fetal imune e não imune. Gravidez prolongada. Patologia das membranas, placenta e cordão umbilical. Anomalias congênitas. Gravidez de alto risco. Medicina fetal. Patologias do parto, puerpério e lactação. Tocurgia. Indicações de cirúrgias no ciclo gestativo. Mortalidade materna e perinatal. Aspectos médico-legais e éticos em obstetrícia. Código de Ética Médica.

Médico Neurologista:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional, normas e diretrizes. Código de Ética Médica.. Manifestações neurológicas do diabete. Disfunção cerebral mínima. Epilepsia e desordens convulsivas. Cefaléias. Doenças extrapiramidais. Doenças infecciosas. Esclerose múltipla. Miastenia grave. Neuropatias. Doenças Vasculares - aspectos neurológicos. Hemorragias subaracnóides. Síndrome de hipertensão intracraniana. Síndrome de hérnia de disco lombar e cervical. Líquor céfaloraquidiano. Paralisia facial.

Médico Ortopedista:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional, normas e diretrizes. Histologia: histopatologia e embriologia do aparelho locomotor. Fisiologia e mineralização do osso. Anatomia do aparelho locomotor. Semiologia e propedêutica do aparelho locomotor. Doenças osteometabólicas. Infecção osteoarticular. Tromboembolismo. Anomalias congênitas do membro superior. Anomalias congênitas da coluna vertebral. Anomalias congênitas do membro inferior. Displasias. Líquido sinovial. Artrites. Tendinites e tenossinovites. Bursites. Sinovites. Osteocondrites. Osteonecrose. Miosites. Espondilites. Entesopatias. Artrose. Patologias degenerativas do aparelho locomotor. Síndromes compressivas neurológicas. Paralisia cerebral. Tumor ósseo maligno. Tumor ósseo benigno. Pseudotumores. Doença de Paget. Síndromes compartimentais. Paralisia obstétrica. Artrogripose. Necrose avascular. Patologias da fise.

Deformidades de eixo dos membros inferior e superior. Desvios da coluna vertebral. Lombalgia e lombociatalagia. Hérnia discal. Espondilólise. Espondilolistese. Estenose de canal vertebral. Discrepância de comprimento dos membros. Deformidades adquiridas do pé. Metatarsalgia. Marcha normal. Distúrbios da marcha. Amputações. Artroscopia. Artroplastia. Enxertia óssea e cutânea. Cintigrafia óssea. Radiologia ortopédica. Tomografia computadorizada do esqueleto. Ressonância magnética osteoarticular. Lesões nervosas relacionadas à hanseníase. Tratamento de deformidades e seqüelas da hanseníase. Lesões ortopédicas relacionadas ao diabetes. Pé diabético. Consolidação das Fraturas. Cicatrização tendinosa e ligamentar. Biomecânica das fraturas. Classificação das fraturas. Fraturas expostas. Atendimento ao politraumatizado. Fraturas por arma de fogo. Fraturas patológicas. Fratura por estresse. Gangrena gasosa. Complicações da fratura e das luxações. Tromboembolismo. Infecção pós-traumática. Fixação interna das fraturas. Fixação externa. Métodos de tratamento de fraturas e luxações. Técnica AO. Princípios de osteossíntese. Planejamento pré-operatório. Astroscopia. Amputações. Fraturas e luxações do membro inferior. Fraturas e luxações da pelves. Fraturas e luxações da cintura escapular. Fraturas e luxações do membro superior. Fraturas e luxações da coluna vertebral. Lesões meniscais. Lesões ligamentares. Lesões tendinosas. Instabilidade articular. Luxação recidivante. Descolamento epifisário. Trauma fisário. Fratura em galho verde. Fratura sub- perióstica. Deformidade plástica. Fratura obstétrica. Síndrome da criança espancada. Código de Ética Médica. Legislação aplicada: Constituição Federal (artigos 196 a 200), Emenda Constitucional n. 29, de 13/9/2000, Lei 8.080, de 19/9/91990, Lei 9.836, de 23/9/1999, Lei 11.108, de 07/4/2005, Lei 10. 424, de 15/4/2002 , Lei 8.142, de 28/12/1990.

Médico Pediatra:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica Política Nacional,normas e diretrizes. Ações básicas de saúde: Aleitamento materno. Imunizações. Crescimento e desenvolvimento. Terapia de reidratação oral. Infecções respiratórias agudas. Prevenção de acidentes. Adolescência: Anorexia e bulimia. Crescimento e desenvolvimento. Uso de drogas ilícitas. Contracepção. Doenças sexualmente transmissíveis. Vulvovaginites. Alergia e Imunologia. Asma. Rinite. Dermatite atópica. Urticária e angioedema. Reações a drogas. Imunodeficiências primárias. Cardiologia: Cardiopatias congênitas. Insuficiência cardíaca. Hipertensão arterial. Dermatologia: Infecções bacterianas. Infecções fúngicas. Infecções virais. Zoodermatoses. Reações a insetos. Emergência: Aspiração e ingestão de corpo estranho. Choque e suporte hemodinâmico. Distúrbios hidreletrolíticos e ácido-básicos. Ressuscitação cardiopulmonar. Politraumatismo. Traumatismo crânio encefálico. Coma. Queimaduras. Cetoacidose diabética. Insuficiência supra-renal. Crises cianóticas. Anafilaxia. Abdome agudo. Intoxicações exógenas. Endocrinologia: Baixa estatura. Puberdade precoce. Hiperplasia adrenal congênita. Diabetes mellitus. Genética: Erros inatos do metabolismo. Síndrome de Down e outras síndromes cromossômicas. Gastroenterologia e hepatologia: Diarréia aguda, persistente e crônica. Dor abdominal. Constipação intestinal. Refluxo gastroesofágico. Doença péptica. Doença celíaca. Encoprese. Alergia alimentar. Hematologia e oncologia: Anemias carenciais e hemolíticas. Púrpuras. Desordens hemorrágicas. Leucemias. Linfomas. Tumor de Wilms. Tumores de sistema nervoso central. Infectologia: Febre de origem obscura. Adenomegalias. Dengue. Febre amarela. Infecções de vias aéreas superiores (virais, otites, sinusites, amigdalites). Laringites. Epiglotite. Sarampo. Rubéola. Exantema súbito. Eritema infeccioso. Escarlatina. Estafilococcias. Estreptococcias. Endocardite. Varicela. Infecção por herpes simples e zoster. Hepatites. Caxumba. Difteria. Coqueluche. Mononucleose infecciosa. Citomegalovirose. Tétano. Raiva. Sífilis. Toxoplasmose. Parasitoses intestinais. Coxsakioses. Sepse. SIDA/AIDS. Infecções osteo-articulares. Meningites. Encefalites. Leptospirose. Nefrologia e urologia: Infecção do trato urinário. Síndrome nefrítica. Síndrome nefrótica. Hematúria. Insuficiência renal. Urolitíase. Fimose. Balanopostite. Enurese noturna. Neonatologia: Assistência ao recém-nascido na sala de parto. Recém-nascido a termo, pré e pós-termo; PIG,AIG e GIG. Asfixia perinatal. Infecções congênitas e adquiridas. Distúrbios respiratórios. Distúrbios metabólicos. Sepse. Patologias cirúrgicas. Icterícia fisiológica e patológica. Neurologia: Convulsões. Cefaléia. Desordens motoras. Desvios do desenvolvimento psicomotor. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Distúrbios do sono. Autismo. Dificuldade de aprendizado escolar. Nutrologia: Alimentação no lactente e na criança. Desnutrição. Dislipidemias. Obesidade. Ortopedia: Luxação congênita do quadril. Pé torto congênito. Escoliose. Doenças do joelho e quadril. Pneumologia: Pneumonias. Derrame pleural. Bronquiolites. Abscesso pulmonar. Fibrose cística. Tuberculose. Reumatologia:. Febre reumática. Artrite idiopática juvenil. Lupus eritematoso sistêmico. Dermatomiosite. Doença de Kawasaki. Psicologia: Transtornos de ansiedade. Transtorno bipolar. Depressão. Esquizofrenia. Abuso e negligência. Código de Ética Médica. Legislação aplicada: Constituição Federal (artigos 196 a 200), Emenda Constitucional n. 29, de 13/9/2000, Lei 8.080, de 19/9/91990, Lei 9.836, de 23/9/1999, Lei 11.108, de 07/4/2005, Lei 10. 424, de 15/4/2002 , Lei 8.142, de 28/12/1990.

Médico - Radiologista:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional, normas e diretrizes. Código de Ética Médica.Física das radiações. Efeitos biológicos das radiações. Técnicas radiológicas. Formação de imagem radiográfica, controle de qualidade. Proteção radiológica. Fundamentos da tomografia computadorizada e da ressonância magnética. Contrastes radiológicos. Imagenologia do tórax: Doenças pleuro-pulmonares. Massas Torácicas Tórax nas emergências. Tórax em pediatria. Alterações intersticiais, alveolares e mistas. Imagenologia do aparelho digestivo: Métodos e patologias mais comuns. Abdome agudo. Estudo contrastado. Aparelho digestivo em pediatria. Aparelho Urinário: Imagenologia do aparelho urinário. Métodos. Massas renais. Trauma renal. Estudo contrastado. Aparelho urinário em pediatria. Mastóides. Sistema músculo-esquelético: Imagenologia das lesões ósseas, musculares e articulares Doenças inflamatórias. Massas tumorais. Coluna vertebral. Crânio e face-órbita e seios da face. Choque anafilático. Primeiros socorros. Imagenologia do S.N. C - Traumatismo cranioencefalico, acidentes vasculares cerebrais. S.N.C. em pediatria. Mamografia: Técnicas de posicionamento. Tumores benignos. Tumores malignos. Radiologia intervencionista. Noções básicas, indicações e análises. Densitometria óssea - Noções básicas, Indicações e análises. Sistema cardiovascular.

Médico Cirurgião Geral:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional,normas e diretrizes. Resposta endócrina e metabólica ao trauma; Líquidos, Eletrólitos e Choque; Princípios hematológicos em cirurgia; Nutrição em cirurgia; Cicatrização da ferida; Princípios do preparo pré-operatório e pós-operatório; Infecção cirúrgicas e escolha de antibióticos; Problemas cirúrgicos no paciente imunossuprimido; Complicações cirúrgicas; Cirurgia no idoso; Tratamento cirúrgico de Obesidade Mórbida; Princípios de anestesiologia; Cirurgia minimamente invasiva; Atendimento inicial ao politraumatizado; Trauma abdominal, torácico e cervical. Queimaduras; Insuficiência respiratória; Transplantes; TCE e TRM; Hemorragia digestiva; Abdome agudo; Doenças cirúrgicas do esôfago; Doenças cirúrgicas do estômago e duodeno; Doenças cirúrgicas do fígado, pâncreas e vias biliares; Doenças cirúrgicas da tireóide; Doenças cirúrgicas do intestino delgado, cólon, reto e anus. Doenças cirúrgicas da supra renal. Doenças cirúrgicas do baço. Doenças cirúrgicas do pulmão. Doenças cirúrgicas da mama. Código de Ética Médica.

Médico Urologista:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional, normas e diretrizes. Código de Ética Médica.Anatomia, embriologia e anomalias do sistema geniturinário. Litiase urinária. Infecções do trato geniturinário - cistite, pielonefrite, prostatite e epididimite. Hematuria-diagnóstico diferencial. Incontinência urinária. Bexiga Neurogênica. Doenças vasculares do aparelho geniturinário. Doenças do testículo e bolsa escrotal. Tuberculose do aparelho urinário. Doenças sexualmente transmissíveis.Disfunção erétil. Impotência sexual. Neoplasias do sistema geniturinário. Traumatismos do sistema geniturinário. Cirurgias do aparelho geniturinário - Cirurgias por vídeo laparoscopia. Transplante renal.

Nutricionista:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional,normas e diretrizes. Programa Educando com a Horta Escolar. Nutrientes: definições e classificação; funções, digestão, absorção, transporte e excreção. Energia. Água, eletrólitos e equilíbrio ácido-base. Fontes alimentares. Deficiência e toxicidade. Nutrição: alterações fisiológicas nos diversos ciclos de vida: primeiro ano de vida, pré-escolar, escolar, adolescente, gestante, nutriz, adulto e idoso; recomendações nutricionais. Avaliação Nutricional: conceitos, métodos de avaliação nos diferentes ciclos de vida; Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Terapia Nutricional: nas patologias cardiovasculares e pulmonares; nas patologias do sistema digestivo e glândulas anexas; nas afecções endócrinas e do metabolismo; nas patologias do sistema renal e das vias urinárias; nas doenças infectoparasitárias; na doença neoplásica; na obesidade; nas anemias; no estresse metabólico; nas alergias e intolerâncias alimentares; na desnutrição protéico-energética. Métodos de Suporte Nutricional. Epidemiologia dos Distúrbios Nutricionais: obesidade, desnutrição protéico-energética; anemia ferropriva; hipovitaminose A. Controle Higiênico-Sanitário: fundamentos microbiológicos; contaminação, alteração e conservação de alimentos; toxinfecções alimentares. Técnica Dietética: conceitos, classificação, características dos alimentos; pré-preparo e preparo dos alimentos. Educação, Saúde e Nutrição: aspectos, conceitos e métodos de ensino envolvidos na prática da Educação e Saúde. Integralidade. Evolução e mudanças nos hábitos alimentares. Políticas, Programas e Projetos de Saúde: SUS; Política Nacional de Alimentação e Nutrição; Programa Saúde da Família; Bolsa Família; Programa Saúde do Adolescente; Programa de Saúde do Idoso, Programa de Saúde da Mulher. Código de Ética do Nutricionista (CFN). Legislação aplicada: Constituição Federal (artigos 196 a 200), Emenda Constitucional n. 29, de 13/9/2000, Lei 8.080, de 19/9/91990, Lei 9.836, de 23/9/1999, Lei 11.108, de 07/4/2005, Lei 10. 424, de 15/4/2002 , Lei 8.142, de 28/12/1990.

Professor de Educação Física:

Elementos da prática pedagógica: Gestão escolar, planejamento, currículo, regimento, metodologia e avaliação. Gestão Democrática do Ensino Público. Projeto Político Pedagógico. Estrutura e Funcionamento da escola. Pensadores da Educação. Ética. Educação, teorias, abordagens e concepções pedagógicas. Educação Brasileira - correntes e tendências. Enfoques da didática nas tendências pedagógicas e epistemológicas. PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da criança e do adolescente, na íntegra. Políticas, Programas e Projetos de Saúde: SUS; Política Nacional de Alimentação e Nutrição; Programa Saúde da Família; Bolsa Família; Programa Saúde do Adolescente; Programa de Saúde do Idoso, Programa de Saúde da Mulher. Conceitos, princípios, finalidades objetivos da Educação Física: condicionamento físico, legislação, metodologia, organização desportiva, pedagogia; recreação; Fundamentos técnicos e táticos, regras, equipamentos e instalações utilizadas nos seguintes desportos: atletismo, basquetebol, ginástica olímpica, handebol, natação,voleibol, futebol; futebol de salão(futsal). A utilização da dança no ensino básico. Princípios Fundamentais: conceitos (anatomia, biometria, biomecânica, fisiologia do esforço, socorro de urgência).

Professor de Informática:

Elementos da prática pedagógica: Gestão escolar, planejamento, currículo, regimento, metodologia e avaliação. Gestão Democrática do Ensino Público. Projeto Político Pedagógico. Estrutura e Funcionamento da escola. Ética. PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Da educação. Dos princípios e fins da educação nacional. Do direito à educação e do dever de educar. Da organização da educação nacional. Dos níveis e das modalidades de educação e ensino: da composição dos níveis escolares; da educação básica: das disposições gerais, da educação infantil, do ensino fundamental, da EJA. Da educação especial. Dos profissionais da educação. Dos Recursos financeiros. Das disposições gerais. Das disposições transitórias. Estatuto da criança e do adolescente, na íntegra. Pacote Office 2000/XP/2003; Internet Explorer; Conceitos em Hardware; conectividade e configuração de ambiente de usuário; Sistemas Operacionais (98/2000/XP/2003): Instalação e configuração; Sistemas de Arquivos; Serviços de rede em ambiente Windows IIS, DNS, WINS, DHCP, Grupos de Usuários e Unidades Organizacionais, Domínios, Sites, Diretivas de Grupo, Backup; Jogos educativos, aplicação e acompanhamento do aluno em softwares educacionais construtivistas e instrucionistas. O uso do computador na Escola, as novas tecnologias, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e a formação docente, o papel do Professor na era digital e a utilização da tecnologia como meio de pesquisa e ferramenta no processo de ensino aprendizagem; Sistema Operacional Linux; Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Portais de Informação, Bibliotecas Virtuais; Sistemas Multimídia, Linguagem, Multimídia, Hipertexto e Hipermídia.

Professor Nível III:

Elementos da prática pedagógica: Gestão escolar, planejamento, currículo, regimento, metodologia e avaliação. Gestão Democrática do Ensino Público. Projeto Político Pedagógico. Estrutura e Funcionamento da escola. Pensadores da Educação. Ética. Educação, teorias, abordagens e concepções pedagógicas. Educação Brasileira - correntes e tendências. Enfoques da didática nas tendências pedagógicas e epistemológicas. Didática: democratização do ensino; formação de professores. Relação professor - Aluno. Os estágios do desenvolvimento cognitivo. Função do planejamento e projeto na prática educativa: Marco Referencial, Marco Doutrinal e Marco Operativo; Diagnóstico e Programação; Planejamento participativo. Objetivos Educacionais. Competências e Habilidades. Currículo Escolar. Avaliação: visão construtiva do erro; avaliação mediadora; avaliação - ação libertadora. Alfabetização construtivista e letramento: linguística, fala, escrita e leitura da criança. PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Da educação. Dos princípios e fins da educação nacional. Do direito à educação e do dever de educar. Da organização da educação nacional. Dos níveis e das modalidades de educação e ensino: da composição dos níveis escolares; da educação básica: das disposições gerais, da educação infantil, do ensino fundamental, da EJA. Da educação especial. Dos profissionais da educação. Dos Recursos financeiros. Das disposições gerais. Das disposições transitórias. Estatuto da criança e do adolescente, na íntegra. Educação na Constituição Brasileira: fins e objetivos da educação nacional; deveres do Estado para com a educação; princípios orientadores do ensino; papel do Estado na implementação da política educacional.

Psicólogo:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional, normas e diretrizes. Fundamentos e Ética na Psicologia; Bases biológicas do comportamento; A evolução e as raízes biológicas do comportamento; O cérebro e o sistema nervoso; Sensação, Percepção, Consciência, Desenvolvimento, Motivação e Aprendizagem; Gênero e Sexualidade; Personalidade; Conhecimento e pensamento: Memória, Pensamento e a linguagem. A pessoa no contexto: o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento social. Cognição social e emoção. Influências Sociais e Relacionamentos. Diferenças Individuais: Inteligência e Personalidade. Psicopatologia. Tratamento de transtornos Mentais. Terapias.Transtornos Psicológicos. Código de ética, Leis e Portarias relacionadas à prática profissional. Programas, políticas e projetos federais que abrangem a Psicologia. Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Programa de Proteção Social Básica. Psicologia Clínica, Social e da Saúde, Psicopatologia Geral, TCC - Terapia Comportamental Cognitiva. Psicologia Social e Institucional. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Psicoterapia breve. Psicopatologias. Recrutamento e Seleção. Treinamento. Adolescência. Concepção interacionista, Piaget e Vygotsky, As etapas do desenvolvimento cognitivo e afetivo. O desenvolvimento de crianças e adolescentes. Legislação. História das Políticas de Saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde (Legislação, Lei 8080/90, Lei 8142/90 e Normas Operacionais Básicas do SUS). Saúde Coletiva (Pública). Reforma Psiquiátrica; Saúde Mental Coletiva; Grupos (terapêuticos, operativos, de apoio); Psicologia das Instituições e Organizacional, Psicologia Comunitária.Legislação aplicada: Constituição Federal (artigos 196 a 200), Emenda Constitucional n. 29, de 13/9/2000, Lei 8.080, de 19/9/91990, Lei 9.836, de 23/9/1999, Lei 11.108, de 07/4/2005, Lei 10. 424, de 15/4/2002 , Lei 8.142, de 28/12/1990.

Psiquiatra:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional, normas e diretrizes. Código de Ética Médica Saúde Mental Comunitária: Definição; Diferenciação em relação à psiquiatria convencional; Saúde Mental no Brasil: Legislação e portaria 224/MS; recursos extra hospitalares e seus objetivos.; Conhecimentos gerais dos transtornos psiquiátricos a saber: Transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substância psicoativa; Esquizofrenia e transtornos delirantes; Transtornos do humor; Transtornos alimentares; Transtornos neuróticos, relacionados ao estresse e somatoformes; Transtornos mentais de comportamentos associados ao puerpério, não classificados em outros locais; Transtornos de personalidade e de comportamentos em adultos; Transtornos hipercinéticos (infância e adolescência); Transtornos de conduta (infância e adolescência); Transtornos mistos de conduta e emoção (infância e adolescência)

Terapeuta Ocupacional:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional, normas e diretrizes. O terapeuta ocupacional como agente de saúde e no processo de educação popular em um programa comunitário. Dinâmica de Terapia Ocupacional na Assistência Comunitária e nos grupos populares. O papel do terapeuta ocupacional na equipe interdisciplinar no processo de prevenção primária e seus programas de ação. A comunidade e a abordagem sociocultural na Terapia Ocupacional nesse processo. A criança, o adolescente e o idoso. Marginalização e a atuação do terapeuta ocupacional. Análise de atividades profissionais para detecção e encaminhamento de doenças ocupacionais. Atuação do terapeuta ocupacional nas creches e a estimulação essencial como medida preventiva. Intervenção da Terapia Ocupacional. Psiquiátrica. Papel do terapeuta ocupacional na equipe interdisciplinar em Saúde Mental. A Terapia Ocupacional em grupo: questões teóricas e técnicas. O terapeuta ocupacional na orientação familiar e como agente multiplicador frente à Comunidade. O terapeuta ocupacional e sua atuação nos programas de prevenção e assistência à excepcionalidade. Código de Ética Profissional. Fundamentos históricos e epistemológicos da Terapia Ocupacional. Prática profissional do Terapeuta Ocupacional. Relação da Terapia Ocupacional com os Sistemas de Saúde. Legislação aplicada: Constituição Federal (artigos 196 a 200), Emenda Constitucional n. 29, de 13/9/2000, Lei 8.080, de 19/9/91990, Lei 9.836, de 23/9/1999, Lei 11.108, de 07/4/2005, Lei 10. 424, de 15/4/2002 , Lei 8.142, de 28/12/1990

Fisioterapeuta:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional,normas e diretrizes. Neurologia:Exame neurológico ( marcha e estática, força e tono, coordenação e ataxia, reflexos, nervos cranianos, Neuroplasticidade -aprendizado e memória, recuperação celular após lesão, efeitos da reabilitação na plasticidade, Sistema Somatossensorial neurônios somatossensoriais periféricos, sistema colunar dorsal/ lemnisco medial, colunas antero- laterais, Sistema motor - Distúrbio do neurônio motor inferior, Síndrome do neurônio motor superior, avaliação e tratamento fisioterapêutico das lesões do neurônio motor superior e inferior, Cérebro - distúrbios das áreas específicas do córtex cerebral. Controle postural, Controle motor.Fisioterapia Respiratória: Avaliação respiratória do paciente crítico, peep como recurso fisioterapêutico, ventilação não invasiva, treinamento dos músculos respiratórios, manobras de higiene brônquica, oxigenoterapia, pressões respiratórias máximas, cuidados com a via aérea artificial, ventilação mecânica, modos ventilatórios, monitorização ventilatória do paciente crítico, métodos de desmame da prótese ventilatória. Fisioterapia em Traumatologia e Ortopedia: Sinais clínicos em condições músculo-esqueléticas, Intervenção fisioterapêutica na fase aguda pós trauma, Intervenção fisioterapêutica no pós-operatório músculo- esquelético, Modelos de intervenção fisioterapêutica nas lesões de partes moles - lesões e patologias mio-tendino-fasciais, Intervenção fisioterapêutica nas disfunções e processos que comprometam as Unidades Funcionais Superior e Inferior, Programas de intervenção fisioterapêutica nas diversas patologias e disfunções osteo-articulares, Modelos de intervenção fisioterapêutica nas patologias e disfunções da coluna vertebral, Recursos fisioterapêuticos mais indicados nas disfunções, processos e patologias músculo-esqueléticos.Código de Ética Profissional de Fisioterapia e terapia Ocupacional. Legislação aplicada: Constituição Federal (artigos 196 a 200), Emenda Constitucional n. 29, de 13/9/2000, Lei 8.080, de 19/9/91990, Lei 9.836, de 23/9/1999, Lei 11.108, de 07/4/2005, Lei 10. 424, de 15/4/2002 , Lei 8.142, de 28/12/1990.l

Para os cargos que exigem Nível Médio Completo

Língua Portuguesa

Fonemas. Letras e sílabas. Ortografia. Acentuação e pontuação. Categorias gramaticais variáveis e invariáveis. Frase. Orações e período. Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração.

Concordância verbal e nominal. Interpretação de texto(s). Redação. Textos oficiais.

Matemática

Conjuntos numéricos (Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais e Reais) e suas operações. Sistema Binário. Equações de 1º grau, 2º grau, Exponenciais e Logarítmicas. Funções de 1º grau, 2º grau, Exponenciais e Logarítmicas. Sistema de equações do 1º e 2º graus com duas variáveis. Expressões e equações algébricas. Progressões. Razão e proporção. Regra de três: simples e composta. Regra de sociedade. Porcentagem. Juros: simples e composto. Desconto simples e composto. Análise combinatória. Probabilidade. Estatística. Sistemas de medida: comprimento, massa, capacidade, área, volume, tempo, sistema monetário brasileiro.

Atualidades

Temas de interesse político, econômico ou social veiculados, nos últimos dois anos, através de veículos de grande circulação/alcance (rádio, televisão, jornais e/ou revistas, internet,etc.).

Conhecimentos Específicos

Técnico em Enfermagem:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional, normas e diretrizes. Fundamentos de Enfermagem. Lei do exercício profissional. Ética e legislação profissional. Noções de Farmacologia. Admissão, alta, óbito. Assistência de enfermagem ao exame físico. Enfermagem nos exames complementares. Assistência de enfermagem aos pacientes graves e agonizantes e preparo do corpo pós morte. Tratamento e assistência de enfermagem em: clínica médica, emergências, clínica médico-cirúrgica, pediatria, psiquiatria, ginecologia e obstetrícia, neonatologia. Doenças infecto parasitárias. Programa de imunização e rede de frios, conservação de vacinas, esquema básico de vacinação, vias de administração. Políticas Públicas de saúde. Saúde do idoso. Procedimentos técnicos relacionados ao conforto e à segurança do paciente: higiene, massagem de conforto, posições para exames, transporte do paciente e paciente terminal. Técnicas básicas: sinais vitais, medicação, coleta de material para exames, técnicas de curativo, crioterapia e termoterapia, nebulização, oxigenoterapia e sondagens. Controle de infecção hospitalar: assepsia e antissepsia, esterilização, controle e prevenção de infecção hospitalar. Atuação do técnico de enfermagem na unidade de: clínica médica, cirúrgica, pré e pós operatório, emergências, hemorragia, envenenamento, choque, queimaduras, insuficiência respiratória e ressuscitação cardiopulmonar. Saúde da mulher: gravidez e suas complicações, parto e suas complicações, assistência do puerpério e suas complicações, prevenção do câncer cérvico-uterino e mama, planejamento familiar. Lei Orgânica do Município de Jaborandi, Bahia.

Técnico de Laboratório:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional, normas e diretrizes. Coleta de amostras biológicas; Conservação e manipulação de amostras biológicas; Operação de equipamentos em análises clínicas; Execução de técnicas hematológicas; Execução de técnicas bioquímicas; Execução de técnicas para urina; Preparação de reagentes e soluções; Elaboração de resultados de análise laboratorias; Conservação, limpeza e manuseio de material de consumo e permanente do laboratório clínico; Matemática aplicada; Organização do processo de trabalho em laboratório de análises clínica Promoção da biossegurança e saúde no trabalho. Ética profissional. Lei Orgânica do Município de Jaborandi, Bahia. Legislação aplicada: Constituição Federal (artigos 196 a 200), Emenda Constitucional n. 29, de 13/9/2000, Lei 8.080, de 19/9/91990, Lei 9.836, de 23/9/1999, Lei 11.108, de 07/4/2005, Lei 10. 424, de 15/4/2002, Lei 8.142, de 28/12/1990.

Agente Administrativo:

Ética profissional. Conceitos de internet e intranet; ferramentas e aplicações de informática; sistemas operacionais Editores de Texto; Planilhas Eletrônicas; Bancos de Dados; Navegadores (browsers) de internet; Correio Eletrônico; procedimento para realização de cópia de segurança (backup); conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso; Hardware: microcomputador - configuração básica e componentes; impressoras - classificação, noções gerais e operação; outros periféricos, aplicação, funcionamento básico, padrões. Documentos oficiais: Redação, protocolo, arquivamento. de documentos. Organização de agendas. Atendimento ao público. Uso corporativo dos meios de comunicação no serviço público. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (com as alterações introduzidas pelas Emendas Constitucionais): Dos Princípios Fundamentais (arts. 1º a 4º); Dos Direitos e Garantias Fundamentais (arts. 5º ao 17);. Da Organização do Estado;. Da Organização político-administrativa da República Federativa do Brasil (arts. 18 e 19); Da Administração Pública (arts. 37 a 41); Direito Administrativo: conceito, fontes e evolução. Da administração Pública: conceito, princípios, finalidade, Administração Pública direta e indireta, entidades políticas e administrativas, órgãos e agentes públicos, poderes e deveres do administrador público. Ato Administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécies, motivação e invalidação. Procedimento Administrativo. Contrato administrativo: conceito, características, espécies, inexecução e extinção. Licitação: conceito, finalidade, princípios, modalidades, dispensa e inexigibilidade, procedimento, anulação e revogação. Lei Orgânica do Município de Jaborandi-Bahia.

Auxiliar Administrativo com informática:

Conceitos de internet e intranet; ferramentas e aplicações de informática; sistemas operacionais Editores de Texto; Planilhas Eletrônicas; Bancos de Dados; Navegadores (browsers) de internet; Correio Eletrônico; procedimento para realização de cópia de segurança (backup); conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso; Hardware: microcomputador - configuração básica e componentes; impressoras - classificação, noções gerais e operação; outros periféricos, aplicação, funcionamento básico, padrões. Manutenção corretiva e preventiva aos principais periféricos de rede de microcomputadores, hub, switch, cabeamento, placas de comunicação, modens, no break, scanner, impressora, leitora de código de barras, pen drive, câmaras de vídeo captura, entre outros. Suporte técnico a rede e navegação de Browser.Implantação e atualização de pacote de automoção de escritório (MS - Office e Open Office), segurança da informação em redes, eletricidade / eletrônica, interlocução com usuário, atendimento a usuário utilizando voz sobre IP, atendimento a usuário via internet, sistemas de atendimento em help desk ou SAC. Ética profissional. Atendimento ao público. Uso corporativo dos meios de comunicação no serviço público. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (com as alterações introduzidas pelas Emendas Constitucionais): Dos Princípios Fundamentais (arts. 1º a 4º); Dos Direitos e Garantias Fundamentais (arts. 5º ao 17);. Da Organização do Estado;. Da Organização político-administrativa da República Federativa do Brasil (arts. 18 e 19); Da Administração Pública (arts. 37 a 41); Direito Administrativo: conceito, fontes e evolução. Da administração Pública: conceito, princípios, finalidade, Administração Pública direta e indireta, entidades políticas e administrativas, órgãos e agentes públicos, poderes e deveres do administrador público. Ato Administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécies, motivação e invalidação. Procedimento Administrativo. Contrato administrativo: conceito, características, espécies, inexecução e extinção. Licitação: conceito, finalidade, princípios, modalidades, dispensa e inexigibilidade, procedimento, anulação e revogação. Lei Orgânica do Município de Jaborandi-Bahia.

Auxiliar de Contabilidade:

Contabilidade geral: conceitos, objeto, fins e aplicação; princípios contábeis; atos e fatos contábeis; estática patrimonial; escrituração; operações com mercadorias; ajustes; apuração do resultado e sua distribuição; demonstrações contábeis de acordo com a lei vigente. Contabilidade de custos: conceitos, objeto, finalidade e terminologia; classificação de custos, receitas e despesas; sistema de apropriação de custos: processos, ordem de serviços; avaliação de estoques; materiais, produtos acabados, produtos em elaboração e contabilização: plano de custos, integração da contabilidade de custos com a contabilidade geral. Matemática financeira: juros simples e compostos, regra de três, descontos, sistemas de amortizações; taxas equivalentes proporcionais nominais e reais e capitalização. Conceitos de internet e intranet; ferramentas e aplicações de informática; sistemas operacionais Editores de Texto; Planilhas Eletrônicas; Bancos de Dados; Navegadores (browsers) de internet; Correio Eletrônico; procedimento para realização de cópia de segurança (backup); conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso; Hardware: microcomputador - configuração básica e componentes; impressoras - classificação, noções gerais e operação; outros periféricos, aplicação, funcionamento básico, padrões.; noções de sistemas administrativos, contabilidade geral, estoque, ativo imobilizado, contas a receber e a pagar, administração de pessoal, empenho de despesas. Direito Constitucional :Dos atos normativos; Organização dos Poderes; Mecanismo de freios e contrapesos; Estado democrático de direito; Direito e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos. Noções de Direito Administrativo: Administração Pública. Procedimentos administrativos. Atributos do ato administrativo: presunção de legitimidade, imperatividade e auto-executoriedade. Responsabilidade civil do administrador. Responsabilidade por atos legislativos e judiciais. Lei Orgânica do Município de Jaborandi-Bahia.Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal de Jaborandi-Bahia.

Auxiliar de Arrecadação:

Lei Orgânica do Município de Jaborandi-Bahia. Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal de Jaborandi-Bahia. Direito Constitucional : Dos atos normativos; Organização dos Poderes; Mecanismo de freios e contrapesos; Estado democrático de direito; Direito e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos. Noções de Direito Administrativo: Administração Pública. Procedimentos administrativos. Atributos do ato administrativo: presunção de legitimidade, imperatividade e auto-executoriedade. Responsabilidade civil do administrador. Responsabilidade por atos legislativos e judiciais. Economia: Contabilidade Nacional. Sistemas de contas nacionais . As contas nacionais no Brasil. Economia Regional: as teorias da localização e organização espacial da economia. Aspectos econômicos e sociais do Município de Jaborandi-Bahia: ocupação territorial, processo político, espaço geográfico, infra-estrutura econômica e social.

Finanças públicas: Papel do Estado na Economia. O Estado Brasileiro e o Desenvolvimento Econômico. Teoria do Gasto Público. Receita Pública e Tributação. Sistema tributário nacional e federalismo fiscal. Orçamento público no Brasil. Informática - Conceitos básicos de computação e microinformática. Conceitos de internet e intranet; ferramentas e aplicações de informática; sistemas operacionais Editores de Texto; Planilhas Eletrônicas; Bancos de Dados; Navegadores (browsers) de internet; Correio Eletrônico; procedimento para realização de cópia de segurança (backup); conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso; Hardware: microcomputador - configuração básica e componentes; impressoras - classificação, noções gerais e operação; outros periféricos, aplicação, funcionamento básico, padrões. Legislação Tributária Municipal.

Auxiliar de Biblioteca:

Organização e administração de bibliotecas. Seleção e aquisição de obras em geral. Conservação de acervo. Estatísticas e relatórios. Arquivística. Noções de reprografia. Processamento técnico.

Catalogação. Classificação. Bibliografia e referência. Obras nacionais e internacionais. Orientação ao usuário. Divulgação de serviços. Disseminação seletiva da informação. Informatização. Ação cultural nas bibliotecas. Informática - Conceitos básicos de computação e microinformática. Conceitos de internet e intranet; ferramentas e aplicações de informática; sistemas operacionais Editores de Texto; Planilhas Eletrônicas; Bancos de Dados; Navegadores (browsers) de internet; Correio Eletrônico; procedimento para realização de cópia de segurança (backup); conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso; Hardware: microcomputador - configuração básica e componentes; impressoras - classificação, noções gerais e operação; outros periféricos, aplicação, funcionamento básico, padrões.. Lei Orgânica do Município de Jaborandi-Bahia. Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal de Jaborandi-Bahia.

Auxiliar de Dentista - ADC E/ OU ASB:

Reforma Sanitária Brasileira e a Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS; Princípios fundamentais, diretrizes, atribuições e competências das esferas governamentais do SUS; Promoção e proteção da saúde; Formas de financiamento e custeio do SUS; Noção de cidadania e controle social do SUS, Pacto pela Saúde - Consolidação do SUS e suas Diretrizes Operacionais; Atenção Básica- Política Nacional,normas e diretrizes.Atribuições do ACD na equipe de trabalho. Acolhimento do paciente. Noções de Biossessegurança. Anatomia Odontológica (cabeça, boca, língua, dentes e alvéolos). Noções de higiene e profilaxia. Mecanismo e transmissão de doenças (agente etiológico, período de incubação, transmissão, sinais e sintomas das DST/AIDS, tuberculose, hepatite A, sarampo, meningite). Cárie dentária. Ética. Limpeza - desinfecção e esterilização de artigos odontológicos - categorias de artigos odontológicos - descontaminação prévia - atividade dos produtos químicos - esterilização por vapor saturado sob pressão (autoclave) - esterilização do material pelo processo de calor seco (estufa) - limpeza - desinfecção e descontaminação localizada de superfícies. Sistema único de Saúde. Princípios básicos e diretrizes do SUS - Constituição Federal - 1988 - Capítulo II - Seguridade Social. Leis Orgânicas de Saúde (8.080/90 e 8.142/90 - 8ª e 9ª Conferência Nacional de Saúde). Aspectos éticos relacionados à profissão. Lei Orgânica do Município de Jaborandi, Bahia. Legislação aplicada: Constituição Federal (artigos 196 a 200), Emenda Constitucional n. 29, de 13/9/2000, Lei 8.080, de 19/9/91990, Lei 9.836, de 23/9/1999, Lei 11.108, de 07/4/2005, Lei 10. 424, de 15/4/2002 , Lei 8.142, de 28/12/1990.

Auxiliar de Esporte:

Cultura das Atividades Físicas/Movimento Humano (jogos, lutas, danças, ginásticas, esportes, lazer e recreação); Equipamento e Materiais (diferentes equipamentos e materiais e suas possibilidade de utilização na ação pedagógica e técnico científica com as manifestações de Atividade Física/Movimento Humano); Atividade Física/Movimento Humano Saúde e Qualidade de Vida (aptidão física e aspectos preventivos e terapêuticos do exercício físico); Abordagens da Educação Física Escolar.Crescimento e Desenvolvimento Corporal; Primeiros Socorros; Organização de Eventos. Conceitos de internet e intranet; ferramentas e aplicações de informática; sistemas operacionais Editores de Texto; Planilhas Eletrônicas; Bancos de Dados; Navegadores (browsers) de internet; Correio Eletrônico; procedimento para realização de cópia de segurança (backup); conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso; Hardware: microcomputador - configuração básica e componentes; impressoras - classificação, noções gerais e operação; outros periféricos, aplicação, funcionamento básico, padrões.. Lei Orgânica do Município de Jaborandi-Bahia. Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal de Jaborandi-Bahia.

Secretário Escolar:

Lei Orgânica do Município de Jaborandi - Bahia. Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal de Jaborandi - Bahia. Ética profissional. Atendimento ao público. Uso corporativo dos meios de comunicação no serviço público. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (com as alterações introduzidas pelas Emendas Constitucionais): Dos Princípios Fundamentais (arts. 1º a 4º);

Dos Direitos e Garantias Fundamentais (arts. 5º ao 17);. Da Organização do Estado;. Da Organização político-administrativa da República Federativa do Brasil (arts. 18 e 19); Da Administração Pública (arts. 37 a 41). Estrutura e funcionamento dos Conselhos Municipais de Educação. Documentos escolares: solicitação, expedição, arquivamento. Normas de conduta do funcionário e funcionamento do serviço público, direitos e deveres do funcionário, atendimento ao público; ética profissional. Escrituração escolar. Organização de arquivos. Relações interpessoais e liderança de equipes. Informática aplicada à gestão escolar. Lei Nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional e Estatuto da criança e do adolescente, na íntegra. Conceitos de internet e intranet; ferramentas e aplicações de informática; sistemas operacionais Editores de Texto; Planilhas Eletrônicas; Bancos de Dados; Navegadores (browsers) de internet; Correio Eletrônico; procedimento para realização de cópia de segurança (backup); conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso; Hardware: microcomputador - configuração básica e componentes; impressoras - classificação, noções gerais e operação; outros periféricos, aplicação, funcionamento básico, padrões.

Telefonista:

Qualidade no atendimento ao público Relacionamento interpessoal; Forma de atendimento ao público; Uso corporativo dos meios de comunicação no serviço público. Postura do(a) telefonista; História do telefone; DDD - DDI; Códigos especiais de serviço telefônico; PABX - PBX - KS;Telefones de uso público;Tarifação das chamadas interurbanas;Serviços interativos; Discagem direta a cobrar; Serviços 0800 e 0300; Atendimento simultâneo; Consulta e conferência;Transferência automática da chamada;Conhecimento de teclado; Skype: uso e conceito. Conceitos de internet e intranet; ferramentas e aplicações de informática; sistemas operacionais Editores de Texto; Planilhas Eletrônicas; Bancos de Dados; Navegadores (browsers) de internet; Correio Eletrônico; procedimento para realização de cópia de segurança (backup); conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso; Hardware: microcomputador - configuração básica e componentes; impressoras - classificação, noções gerais e operação; outros periféricos, aplicação, funcionamento básico, padrões.

Para os cargos que exigem Nível Fundamental

Língua Portuguesa

Encontros vocálicos e consonantais. Divisão silábica. Ortografia. Acentuação gráfica, a crase. Estrutura e formação das palavras. Classes gramaticais variáveis e invariáveis. Termos da oração, orações coordenadas e subordinadas. Sintaxe de concordância, sintaxe de regência, sintaxe de colocação. Pontuação e Interpretação de texto(s).

Matemática

Sistema de numeração. O conjunto dos números: Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais e Reais. Equações do 1º grau e do 2º grau. Sistema de equações do 1º grau com duas variáveis. Expressões e equações algébricas. Razão. Proporção. Regra de três simples. Porcentagem. Juros. Sistema de medidas - comprimento, massa, capacidade, área, volume. Sistema monetário brasileiro.

Sistema de numeração: base de contagem, posição dos algarismos, relação de ordem (maior, menor, diferente, etc.). Operações com números naturais, problemas. Operações com números racionais, problemas. Medida de tempo. Sistema de medidas - comprimento, massa, capacidade, área, volume. Sistema monetário brasileiro.

Atualidades

Temas de interesse político, econômico ou social veiculados, nos últimos dois anos, através de veículos de grande circulação/alcance (rádio, televisão, jornais e/ou revistas, internet,etc.).

Conhecimentos Específicos

Ajudante de Oficina:

Normas de conduta do funcionário, e funcionamento do serviço público, segurança no trabalho. Veículos Automotivos; Motores de Combustão: Gasolina e Diesel e bi-combustível; Sistema elétrico;

Sistema de alimentação de combustível; Sistema de refrigeração; Lubrificação; Regulagem e manutenção; Sistema de Transmissão de Potência; Componentes mecânicos (diferencial, caixa de câmbio, etc.); Sistema hidráulico; Funcionamento; Manutenção; Processos para Reparo e Manutenção; Soldagem e Oxicorte; Conformação de chapas; Corte; Dobramento; Calandragem; Usinagem;

Torneamento; Fresamento; Furacão; Retificação; Pintura. - Uso de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs.

Ajudante de Operador de Máquinas:

Normas de conduta do funcionário, e funcionamento do serviço público, segurança no trabalho, noções de mecânica, manutenção básica e funcionamento de máquinas pesadas, técnicas básicas de movimentação de carga e descarga. Noções básicas de higiene e limpeza. Cuidados elementares com o patrimônio. Guarda e armazenagem de materiais e utensílios. Uso correto de ferramentas, utensílios e equipamentos; manutenção e conservação de ferramentas, utensílios e equipamentos.

Copeira:

Normas de conduta do funcionário, e funcionamento do serviço público, segurança no trabalho, direitos e deveres do funcionário, atendimento ao público, técnicas de organização e serviço de copa, técnicas de preparar, conservar e servir café e chás regras gerais de manutenção e limpeza de equipamentos de copa, outras questões inerentes ao exercício da função.

Servente:

Normas de conduta do funcionário, e funcionamento do serviço público, segurança no trabalho, direitos e deveres do funcionário, atendimento ao público, técnicas de limpeza e conservação de edificações, regras gerais de manutenção e limpeza de equipamentos de escritório, outras questões inerentes ao exercício da função.

Para o cargo que exige 4ª série do Ensino Fundamental e Alfabetizado

Língua Portuguesa

Interpretação de textos. Ortografia. Acentuação gráfica. Sílaba (divisão e classificação). Substantivo, adjetivo e pronome. Sinônimos e antônimos. Singular, plural, masculino, feminino.

Matemática

Sistema de numeração: base de contagem, posição dos algarismos, relação de ordem (maior, menor, diferente, etc.). Operações com números naturais, problemas. Operações com números racionais, problemas. Medida de tempo. Sistema de medidas - comprimento, massa, capacidade, área, volume. Sistema monetário brasileiro.

Atualidades

Temas de interesse político, econômico ou social veiculados, nos últimos dois anos, através de veículos de grande circulação/alcance (rádio, televisão, jornais e/ou revistas, internet,etc.).

Conhecimentos Específicos

Carpinteiro:

Normas de conduta do funcionário e de funcionamento do serviço público, direitos e deveres do funcionário; Conhecimentos das ferramentas, Sistema métrico linear, Cubicação de madeira, Normas de segurança, Prática da função.

Mecânico:

Normas de conduta do funcionário e de funcionamento do serviço público, direitos e deveres do funcionário; Conhecimentos das ferramentas, Conhecimentos da norma de segurança, Explosão, Óleos e lubrificantes, Motor, Transmissão, Suspensão, Ignição, Conhecimentos básicos da função.

Operador de Máquinas

Normas de conduta do funcionário e de funcionamento do serviço público, direitos e deveres do funcionário noções elementares de mecânica e funcionamento de máquinas pesadas, técnicas básicas de movimentação de carga e descarga, operação de máquinas pesadas, manutenção e conservação de máquinas pesadas. Código de Trânsito Brasileiro; Regras de circulação; Sinalização de trânsito; Normas de segurança; Normas de segurança veicular.

Coveiro:

Normas de conduta do funcionário e de funcionamento do serviço público, direitos e deveres do funcionário; Ferramentas utilizadas; Tipos de sepulturas; Validade da aquisição dos terrenos; A exumação; O enterro; Edificações.

Gari:

Normas de conduta e funcionamento do serviço público, segurança no trabalho, direitos e deveres do funcionário, técnicas corretas de varrição de ruas, uso, manutenção preventiva e conservação dos diversos materiais de trabalho e outros aspectos próprios da função.

Pedreiro:

Normas de conduta do funcionário e de funcionamento do serviço público, segurança no trabalho, orçamento simplificado, leitura e execução de plantas baixas. Conhecimento sobre locação da obra; materiais básicos de construção civil - areia, cimento, cal, pedra etc.; equipamentos e máquinas; nível e prumo; concretos e argamassas; fundações; alvenarias; lajes; materiais de acabamento; impermeabilização.

- Sugestão para estudo em todas as áreas ou nível de escolaridade: quaisquer obras atualizadas sobre os conteúdos específicos exigidos.

Anexo IV Cronograma

FASE

DATA OU PERÍODO

PROVÁVEIS

Publicação do Edital de abertura das inscrições

07/11/2011

Inscrições

28/11 A 02/12/2011

Divulgação das inscrições homologadas e indeferidas

12/12/2011

Prova objetiva

18/12/2011

Divulgação do gabarito

21/12/2011

Publicação da relação de classificados

01/02/2012

Publicação do Edital para entrega de títulos

06/02/2012

Prazo para entrega de Títulos

09 e 10/02/2012

Divulgação do resultado das provas Títulos

23/02/2012

Publicação do Edital de convocação para as Provas Práticas

27/02/2012

Prova Prática

04/03/2012

Divulgação do resultado das provas práticas

06/03/2012

Publicação do Edital de convocação para o Psicotécnico

06/03/2012

Psicotécnico

11/03/2012

Divulgação do resultado do Psicotécnico

13/03/2012

Publicação do Edital com resultado final do certame

13/03/2012

Prazo recursal onde couber

Até 48 horas após a divulgação do ato a ser contestado

Resposta aos recursos em todas as fases

Até cinco dias úteis após o recebimento das contestações

ANEXO V

Avaliação das provas

Para todos os cargos que exigem Nível Fundamental, 4ª série do Ensino Fundamental e Alfabetizado

Provas

Nº de questões

Peso

Pontuação

Objetivas, múltipla escolha, (a, b, c, d)

Conhecimentos

Gerais

Língua

Portuguesa

04

05

20

Matemática

03

05

15

Atualidades

03

05

15

Conhecimentos Específicos

10

05

50

Total

100

Para todos os cargos que exigem Nível Médio e Nível Superior

Provas

Nº de questões

Peso

Pontuação

Objetivas, múltipla escolha, (a, b, c, d, e)

Conhecimentos

Gerais

Língua

Portuguesa

07

02

14

Matemática

Aplicada e Raciocínio Lógico Matemático

07

02

14

Atualidades

06

02

12

Conhecimentos Específicos

10

03

30

Redação

01

30

30

Total

100

Concurso relacionado:Prefeitura de Jaborandi (BA) publica edital de processo seletivo