Edital Jovem Aprendiz Embasa 2012

Edital de Abertura de Inscrição para o Programa Jovem Aprendiz da Área Administrativa da Embasa.

O Presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. - EMBASA, no uso de suas atribuições, em conformidade com disposto no art. 16 do Decreto Federal n.º 5.598/05, faz saber que estarão abertas as inscrições objetivando o provimento de vagas para Jovens Aprendizes na Área Administrativa, regendo-se pelas disposições do presente Edital.

1) Das Disposições Preliminares:

O Programa Jovem Aprendiz é um instrumento de formação profissional e integração social que possibilita aos jovens serem admitidos na condição de aprendizes, para desenvolverem as suas qualificações através de um programa de treinamento visando aquisição de conhecimentos teóricos e práticos de um ofício ou ocupação. O desenvolvimento da prática profissional acontecerá nas Unidades da EMBASA em Salvador.

2) Das inscrições:

2.1 - As inscrições para o preenchimento de 240 vagas serão realizadas pelas Voluntárias Sociais da Bahia, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, Largo do Campo Grande nº 331, acesso pela Ladeira da Fonte, sem ônus para os candidatos, no período de 27 e 28/02/2012 das 09h:00 às 17h:00.

2.2 - Distribuição das vagas

TURNO DE TRABALHO

Nº de VAGAS

Matutino

122

Vespertino

118

2.2.1 O candidato ao optar por se inscrever em determinado turno de trabalho não poderá, posteriormente, solicitar permuta.

2.2.2 O candidato durante todo o programa deverá cumprir, obrigatoriamente, a jornada de 20h semanais, sendo 4h diárias, no mesmo turno, não sendo possível redução da carga horária diária e/ou compensação da jornada.

2.3 - São condições para a inscrição:

2.3.1 ser brasileiro nato ou naturalizado;

2.3.2 ter nascido entre 09/04/1996 e 09/04/1998;

2.3.3 ter cursado os últimos três anos na rede pública de ensino ou instituições beneficentes, desde que não haja pagamento de mensalidades;

2.3.4 estar cursando o 8º ou 9º ano do ensino fundamental na rede pública ou estar cursando o Ensino Médio (antigo 2° grau), em escola da rede pú blica;

2.3.4.1 para os candidatos que estiverem cursando o ensino médio na esfera federal, somente será permitida a participação no processo seletivo se o curso for de Formação Geral e apresentar declaração da entidade de concentração das atividades em um único turno;

2.3.5 não ter nenhum membro da família participando de programas de aprendizagem;

2.3.5.1 na hipótese de lograr aprovação mais de um membro da família será priorizada a contração do adolescente que obtiver classificação mais alta;

2.3.6 não ter participado de programas de aprendizagem na área administrativa em outra instituição (Auxiliar de Escritório, em geral - CBO 4110-05);

2.3.7 estar inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF;

2.3.8 possuir Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS ou comprovante de solicitação;

2.3.9 possuir renda familiar de até dois salários mínimos; e

2.3.10 conhecer, atender e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital.

A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos anteriormente citados impedirá a inscrição do candidato e/ou a continuação dele no programa.

2.4 - No ato da inscrição, o candidato deverá estar munido de original e cópia dos documentos abaixo relacionados, em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, sua identificação:

2.4.1 comprovante de renda familiar de até dois salários mínimos;

2.4.2 carteira de identidade;

2.4.3 CPF;

2.4.4 CTPS ou comprovante de solicitação;

2.4.5 Atestado de Matrícula ou Frequência Escolar e cursando o 8º ou 9º ano do ensino fundamental na rede pública ou estar cursando o Ensino Médio (antigo 2° grau);

2.4.5.1 o candidato deverá ter cursado os últimos três anos em escola da rede pública;

2.4.6 Ficha de Inscrição preenchida - ANEXO I (disponibilizada no site das Voluntárias Sociais da Bahia (www.vsba.ba.gov.br).

2.5 Considera-se renda familiar a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da família. A comprovação da renda familiar deverá se efetivar por Declaração de Renda conforme modelo do ANEXO II deste Edital. O candidato deverá apresentar cópia dos comprovantes de renda de todos os membros da família.

2.5.1 Somente serão aceitos como comprovante de renda os seguintes documentos:

a) no caso de empregados de empresas privadas: cópia autenticada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotações do último contrato de trabalho (com as alterações salariais), e da primeira página subsequente em branco;

b) no caso de servidores públicos: cópia autenticada de contracheque atual e Declaração (ANEXO II);

c) no caso de autônomos: declaração de próprio punho dos rendimentos correspondentes a contratos de prestação de serviço e/ou contrato de prestação de serviços e recibo de pagamento autônomo (RPA);

d) no caso de desempregado: declaração de que está desempregado, não exerce atividade como autônomo, não participa de sociedade profissional; cópia autenticada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotação do último contrato de trabalho e da primeira página subsequente em branco ou com correspondente data de saída da anotação do último contrato de trabalho;

e) no caso de servidor público exonerado ou demitido: cópia autenticada do ato correspondente e sua publicação no órgão oficial, além dos documentos constantes da alínea "d" deste item.

f) no caso de beneficiário do "Bolsa Família", a comprovação de que a família está inscrita no aludido Programa Social do Governo Federal.

2.6. Será cancelada a inscrição do candidato que:

a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

b) fraudar e/ou falsificar documento.

A EMBASA e as Voluntárias Sociais da Bahia, a qualquer tempo, poderão realizar diligências relativas à situação declarada pelo candidato.

A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, relação às quais não poderá alegar desconhecimento. O candidato que realizar mais de uma inscrição valerá apenas a última.

O candidato deverá manter seu endereço, telefones e e-mails atualizados junto as Voluntárias Sociais para viabilizar os contatos necessários.

3) Do processo seletivo:

3.1 Etapas

1ª Etapa - provas objetivas.

2ª Etapa - análise do histórico escolar do último ano cursado que tem por objetivo avaliar o desempenho escolar do candidato.

As provas objetivas serão avaliadas numa escala de 0 (zero) a 75 (setenta e cinco) pontos e realizadas na data provável do dia 03/03/2012, no horário das 8h00min às 12h00min, em local a ser divulgado no site das Voluntárias Sociais da Bahia e da EMBASA (www.embasa.ba.gov.br), ou link que remeta a este site, através das VSBA.

O candidato deverá confirmar o local da prova no site das Voluntárias Sociais da Bahia (www.vsba.ba.gov.br) ou da EMBASA (www.embasa.ba.gov.br)

A análise do histórico escolar e da documentação acontecerá nas datas prováveis de 12 a 16/03/2012, sendo válido o histórico ou atestado escolar referente ao ano anterior cursado pelo candidato:

Análise do histórico ou atestado escolar: 0 (zero) a 25 (vinte e cinco) pontos, conforme tabela abaixo:

Média do Histórico Escolar

Pontos

menor que 5,0

0

5 a 5,9

5

6 a 6,9

10

Média do Histórico Escolar

Pontos

7 a 7,9

15

8 a 8,9

20

9 a 10

25

3.2 Provas Objetivas

3.2.1 Prova de múltipla escolha, com 25 (vinte e cinco) questões de matemática, 25 (vinte e cinco) questões de português e 25 (vinte e cinco) questões de conhecimentos gerais e cidadania, valendo 1 ponto cada questão;

3.2.2. as questões das provas serão de múltipla escolha, terão quatro opções (de A a D) e apenas uma resposta correta;

3.3 As provas serão eliminatórias, devendo o candidato obter o mínimo de 52% (treze questões) em cada disciplina separadamente, para ter a sua nota global contabilizada e somada a avaliação do histórico escolar.

3.4 Os candidatos serão classificados conforme a pontuação obtida nas provas objetivas mais análise do histórico escolar;

3.4.1 para critério de desempate será levado em conta a seguinte ordem:

a) obtiver maior pontuação em Português;

b) obtiver maior pontuação em Matemática;

c) obtiver maior pontuação em conhecimentos gerais e cidadania; e d) obtiver maior pontuação na Análise do Histórico Escolar.

3.4.2 o resultado das provas objetivas será publicado na data provável de 09/03/2012 na sede das Voluntárias Sociais da Bahia e nos seguintes sites: www.vsba.ba.gov.br e www.embasa.ba.gov.br

3.4.3 o resultado final do processo seletivo será publicado na data provável de 21/03/2012 no prédio e na sede das Voluntárias Sociais da Bahia e nos seguintes sites: www.vsba.ba.gov.br e www.embasa.ba.gov.br

3.5 Conteúdo das Provas

3.5.1 Português: compreensão e interpretação de texto. Ortografia. Acentuação gráfica. Pontuação. Divisão silábica. Substantivos e adjetivos (gênero, número e grau). Verbos (tempos e modos). Fonética e Fonologia: Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafos. Morfologia: classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral e verbo e sua flexões; advérbio, conjunção, preposição e interjeição.

3.5.2 Matemática: operações básicas, resolução de problemas envolvendo as operações básicas (soma, subtração, divisão e multiplicação), números e grandezas proporcionais, razões e proporções, regra de três simples e composta, porcentagem, juros simples.

3.5.3 Conhecimentos gerais e cidadania: tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental e ecologia, e suas vinculações históricas.

3.6 Das Provas Escritas:

3.6.1 Condições para realização

DATA

03/03/2012

ABERTURA DOS PORTÕES

07h30min

HORÁRIO

08h00min às 12h00min

LOCAL

A ser divulgado no site das VSBA em 01/03/2012

3.6.2 A prova terá a duração de 04 (quatro) horas;

3.6.3 o candidato deverá comparecer ao local designado para realização das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para o seu início, munido de Cédula de Identidade (RG) original;

3.6.4 os documentos apresentados deverão estar em perfeitas condições, permitindo a correta identificação. Não serão aceitos protocolos, nem cópias dos documentos citados, ainda que autenticadas, ou qualquer outro documento diferente do acima definido. Somente nos casos de roubo, furto ou perda deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial;

3.6.5 o candidato deverá realizar as provas munido somente de caneta esferográfica tinta preta ou azul;

3.6.6 não será permitido nenhum tipo de consulta para a realização das provas, assim como é terminantemente proibido durante o período de realização das mesmas a utilização de aparelhos eletro-eletrônicos, tipo telefones celulares, walkmans, aparelhos tipo Mini Player (mp3, mp4 e outros), ipods etc.;

3.6.7 não será permitida nenhum tipo de rasura ou marcação diferenciada na folha de respostas, sendo somente válida marcação única em campo específico;

3.6.8 o candidato terá direito de sair com o caderno de respostas após a efetivação de 3 (três) horas da realização das provas objetivas;

3.6.9 não será permitida a permanência ou circulação de candidatos nas áreas pertencentes ao local de realização das provas objetivas;

3.6.10 o gabarito de respostas das provas objetivas será divulgado 48h (quarenta e oito horas após a realização destas;

3.6.11 o candidato somente poderá realizar a prova na respectiva data, horário e local estabelecidos;

3.6.12 será automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que não comparecer à prova em data, local e horário previamente divulgados;

3.6.13 será excluído do processo o candidato que de maneira desonesta utilize-se de artifícios para obter vantagem pessoal dificultando assim o bom andamento do trabalho dos fiscais de prova;

3.6.14 não será permitida a entrada de candidatos após o fechamento dos portões.

4) Dos procedimentos pré-admissionais.

Após divulgação do resultado final, a EMBASA se responsabilizará pela realização dos exames admissionais que consistem em avaliação, por meio de exames médicos de inspeção clínica e exames complementares, para averiguar a aptidão física e mental do candidato para o exercício das atribuições da função a ser provida. Esses exames têm caráter eliminatório e são restritos ao candidato convocado para admissão.

O não comparecimento do candidato nas datas agendadas para a realização dos exames médicos admissionais, sem prévia justificativa por escrito, caracterizará desistência do processo seletivo.

5) Da contratação

Os candidatos selecionados e convocados para admissão terão contrato de aprendizagem por tempo determinado (02 anos), regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT (art. 428 e seguintes), sob o regime de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS (alíquota de 2%), submetendo-se à jornada de 20 (vinte) horas semanais e a uma remuneração mensal de meio salário mínimo durante o treinamento e de 2/3 do salário mínimo durante a prática supervisionada.

A EMBASA oferece benefícios sociais tais como: assistência médica, vale-transporte e outras vantagens a seus empregados, nos termos de suas normas internas.

O não atendimento à convocação para admissão, no prazo estabelecido pela Embasa, excluirá o candidato do processo seletivo.

Caso a admissão do candidato aprovado implique sua mudança de domicílio, todas as despesas daí decorrentes correrão às suas expensas, sem ônus algum para a EMBASA.

6) Do treinamento

Os candidatos selecionados, após contratação, terão Treinamento Teórico de Capacitação de 480h a ser realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia.

7) Da formação do aprendiz

7.1 curso teórico de formação (480 horas);

7.2 prática supervisionada na EMBASA (1420 horas);

7.3 todos os aprendizes que cumprirem o período do contrato receberão certificado de conclusão do Programa Jovem Aprendiz.

8) Das atribuições do Jovem Aprendiz da Área Administrativa

- prestar serviços simplificados de escritório nas áreas Contábil, Financeira, Controle de Pessoal, Patrimônio, Suprimento e Administração Geral;

- digitar documentos e preencher formulários;

- arquivar documentos pelos métodos alfabético e numérico;

- protocolar e distribuir documentos de interesse da Empresa;

- cadastrar, em sistema, Guia de Remessa de Correspondência;

- atender a cliente interno/externo, relacionando princípios ligados no atendimento ao público;

- solicitar cópia e/ou encadernação de documentos;

- realizar e receber ligações telefônicas, anotando recados quando necessário;

- desenvolver trabalhos em equipe, juntamente com os membros da Unidade;

- utilizar editor de texto, planilhas eletrônicas e outros aplicativos de informática;

- realizar outras atividades para as quais tenha recebido treinamento específico.

Salvador, 16 de fevereiro de 2012

BELARMINO DE CASTRO DOURADO

DIRETOR DE GESTÃO CORPORATIVA DA EMBASA

ANEXO III

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

ATIVIDADE

PERÍODO

Publicação do Edital

22/2/2012

Inscrição de Candidatos

27 e 28/02/2012

Divulgação dos Inscritos e locais das provas

01/3/2012

Provas Objetivas

03/3/2012

Divulgação do Gabarito

05/3/2012

Recursos

06 e 07/03/2012

Julgamento Recursos

08/3/2012

Divulgação do Resultado Provas Objetivas

09/3/2012

Entrevistas e Documentação

12 a 16/03/2012

Divulgação do Resultado Final

21/03/2012

Exames Admissionais

26 a 30/03/2012

Contratação

09 e 10/04/2012

Aula Inaugural

11/4/2012

Concurso relacionado:Programa Jovem Aprendiz Embasa 2012