Edital Concurso Prefeitura de Piúma – ES

Prefeitura Municipal de Piúma/ES
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA PROFESSOR
MINUTA EDITAL/SEME Nº /2013

O Prefeito do Município de Piúma, Estado do Espírito Santo, considerando o disposto no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, da Lei Municipal 1.828 de 23 de dezembro de 2011, torna pública a abertura de processo seletivo simplificado para a contratação temporária dos seguintes servidores:

  • Professor A - para exercer a função de Regência de Turma em escolas municipais de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Professor B - para exercer a função de Regência de Turma em escolas munici- pais nos anos finais do Ensino Fundamental.
  • Professor PP - para exercer a função de planejamento, orientação, coordenação pedagógica.

1. DO DESEMPENHO DAS FUNÇÕES

1.1. As funções indicadas no presente edital são para atendimento às necessidades temporárias e de interesse público, no âmbito da Secretaria de Educação no Município de Piúma.

2. DO OBJETIVO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

2.1. O presente edital tem como objetivo selecionar profissionais para atuarem na rede Municipal de Ensino no ano letivo de 2013.

2.2. As funções, requisitos, carga horária e número de vagas encontram-se no presente Edital (Anexo I).

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. Os candidatos classificados no Concurso Público nº 001/2011, para o cargo de Professor A e Professor B (de acordo com a área), ainda não convocados para ingresso, estarão automaticamente inscritos e poderão comparecer para a contratação nos termos deste Edital, obedecida a ordem de classificação, considerando primeiro a do Concurso Público do Edital nº 001/2011.

3.2. Os candidatos que concordarem com a contratação temporária, deverão comparecer no 01/02/2013, pessoalmente ou por intermédio de representante legal no Centro de Formação Continuada, localizado na Rua Jair Novaes, nº 56, Centro, Piúma/ES, munidos da documentação exigida por este Edital, para contratação imediata.

3.3. Enquadrar-se comprovadamente à previsão do Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 e suas alterações, no caso de candidato portador de deficiência.

3.4. O candidato que não comparecer neste dia, será considerado como desistente para esta contratação, não afetando em nada a sua classificação originária na listagem do Concurso Público do Edital 001/2011 para ingresso e efetivação.

3.5. O candidato que não se inclui nos itens acima, deverá fazer a sua inscrição no perí- odo de 25 a 28/01/2013, comparecendo pessoalmente ou através de representante legal na Secretaria Municipal de Educação, na Rua Aníbal de Souza Gonçalves, 18, prédio do CEM, 2º andar, bairro Acaiaca, Piúma/ES, munido da documentação exigida por este Edital. (Cronograma completo conforme Anexo II).

3.6. A Secretaria Municipal de Educação poderá autorizar a extensão de carga horária mediante justificativa e solicitação formal da direção escolar, nos termos da legislação em vigor.

3.7. Não será cobrada taxa de inscrição do candidato.

3.8. Respeitados os aspectos legais e as exigências contidas no presente Edital, será permitido ao candidato efetuar no máximo 02 (duas) inscrições em disciplina/ cargo.

3.9. O candidato que fizer duas inscrições deverá entregar todos os documentos exigi- dos em duplicidade, ou seja, cada envelope contendo os documentos exigidos para o referido campo de atuação pleiteado, acompanhado da respectiva ficha de inscrição (A- nexo III).

3.9. A disciplina Educação Física deverá ser ministrada por professor devidamente habili- tado e registrado no Conselho Regional de Educação Física, conforme Lei Federal nº 9.696 de 01/09/1998.

4. DOS REQUISITOS

4.1. O candidato aprovado e classificado neste Processo Seletivo Simplificado, na forma estabelecida neste Edital, será contratado temporariamente, se atendidas às seguintes exigências:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado que goze das prerrogativas do Art. 12 da Constituição da República;

b) gozar dos direitos políticos;

c) ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de admissão;

d) estar quite com as obrigações eleitorais;

e) estar quite com as obrigações do Serviço Militar, quando se tratar de candidatos do sexo masculino; e

g) possuir habilitação escolar/profissional, conforme exigência do pré-requisito constante do Anexo I.

5. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

5.1 O candidato do item 3.4, para a inscrição, faz-se necessária a apresentação dos documentos, que serão contados em conjunto com o funcionário recebedor da inscrição, devendo o candidato, a vista do funcionário, lacrar em envelope e rubricar no anverso os seguintes documentos:

a) Cópia xerográfica do Documento de identidade;

b) Cópia xerográfica do CPF/CIC;

c) Cópia xerográfica de Comprovante de residência;

d) Certidão de contagem de tempo serviço prestado compatível com o cargo pleiteado, emitida pelo órgão empregador.

e) Cópia autenticada dos documentos de Titulação acadêmica exigida em pré-requisito;

f) Cópia autenticada das Titulações para efeito de prova de títulos.

5.2 - Não serão aceitos protocolos de documentos, nem documentos por fac-símile.

6. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CONTRATAÇÃO

6.1 O candidato, quando no ato da apresentação faz-se necessário entregar uma foto 3X4 e cópias autenticadas dos seguintes documentos:

a) Título de Eleitor, bem como comprovante de estar em dia com a Justiça Eleitoral;

b) CPF;

c) PIS/PASEP;

d) Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS);

e) Documento de identidade de reconhecimento nacional, que contenha fotografia;

f) Certificado de Reservista, para os candidatos do sexo masculino;

g) Certidão de Nascimento ou de Casamento;

h) Certidão de Nascimento e comprovante de frequência escolar dos filhos menores de

18 anos e respectiva caderneta de vacinação para os menores de 05 anos;

i) Comprovante de escolaridade exigida para provimento do cargo pretendido, adquirida em instituição de ensino oficial legalmente reconhecida pelo MEC;

j) Comprovante de endereço;

k) Certidão Negativa Criminal;

l) Declaração de Bens e valores que compõem o seu patrimônio;

m) Comprovante de experiência ou habilitação para o cargo conforme exigido no ANEXO I, deste Edital;

n) Para os cargos de profissão regulamentada, deverá ser apresentado o respectivo registro no Conselho de Classe.

o) Declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo (acúmulo de cargo), emprego ou função pública, nos termos do Inciso XVI, alíneas "a", "b" e "c", e inciso XVII do artigo 37 da Constituição Federal;

7. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

7.1. O processo seletivo simplificado será realizado em uma fase de caráter classificatória

a) Análise do tempo de serviço (Quadro I);

b) Análise de Formação Acadêmica (Quadro II).

8. DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

8.1. Será considerado como Exercício Profissional, o Tempo de Serviço prestado, em conformidade com o cargo pleiteado.

8.2. Não será computado como Tempo de Serviço Público Municipal o tempo de servidores que constam no banco de dados do Departamento de Pessoal como "Inativos", ou seja, tempo de serviço já utilizado para aposentadoria do servidor.

8.3. O tempo de serviço público prestado será pontuado com o valor de 01 (um ponto) por mês de trabalho, até um total de 50 (cinquenta meses), conforme Quadro I.

9. DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

9.1. Visa avaliar titulação acadêmica na área relacionada ao cargo objeto do presente edital (quadro II).

9.2. A documentação de escolaridade expedida por órgão de outro país deverá ser validada por instituição nacional responsável.

9.3. Os cursos de especialização deverão ter duração mínima de 360 (trezentos e ses- senta) horas e deverão ser reconhecidos pelo MEC.

9.4. Os cursos de mestrado e doutorado deverão ser reconhecidos ou recomendados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

9.5. Para efeitos de pontuação no processo seletivo, fica vedada a apresentação de dois ou mais títulos de Especialização, Mestrado e Doutorado.

9.6. Não contará para efeitos de pontuação na análise de títulos, a especialização exigida como pré-requisito para concorrer à função.

9.7. Os candidatos que se declararam portadores de deficiência comporão lista classificatória específica além da lista classificatória geral.

10. DA CLASSIFICAÇÃO, RESULTADOS E PRAZOS DE VALIDADE

10.1. O resultado do processo seletivo será disponibilizado no quadro de avisos da sede da Prefeitura e da SEME e no site www.piuma.es.gov.br conforme o cronograma (anexo II).

10.2. O comprovante de titulação acadêmica (pré-requisito) deverá ser apresentado quando o candidato for convocado para o trabalho. Havendo divergência na documentação apresentada o candidato será reclassificado de acordo com a nova pontuação.

10.3. Havendo empate na classificação final dos candidatos aprovados, a preferência será, respectivamente, do candidato:

a) com maior pontuação na titulação acadêmica;

b) com maior tempo de serviço;

c) que tiver mais idade.

10.4. Para a comprovação de atendimento à condição de portador de deficiência o candidato inscrito nesta condição deverá apresentar laudo médico, original ou cópia autenti- cada em cartório, emitido nos últimos seis meses, tendo como referência a data da chamada, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como à provável causa da deficiência e sua correlação com a previsão do Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 e suas alterações.

10.5. Havendo empate no item 10.4(Portador de deficiência), serão observados os critérios de desempate conforme item 10.03, alíneas a),b) e c).

10.6. A inobservância do disposto no item 10.4 acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas conforme previsão do item 12.1 deste edital ficando o candidato sujei- to à observância de sua classificação na lista geral de resultado do processo seletivo.

10.8. O laudo médico na versão original ou cópia autenticada em cartório terá validade para este processo seletivo e não será devolvido.

10.9 O candidato contratado na condição de deficiente perderá automaticamente sua classificação na lista geral de resultado do processo seletivo.

11. DA REVISÃO E RECURSOS

11.1. O pedido de revisão deverá ser dirigido à Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Aníbal de Souza Gonçalves, 18 - Bairro Acaiaca - Piúma/ES, no dia .30/01/2013, de 08:00 às 12:00 horas. (Anexo II)

11.2. A solicitação deverá ser feita em formulário próprio (Anexo IV).

11.3. O pedido de revisão de tempo de serviço público municipal deverá ser acompanhado da Certidão de Contagem de Tempo de Serviço, emitida pelo Departamento de Recursos Humanos.

11.4. O pedido de revisão de títulos deverá ser acompanhado de cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão de curso.

11.5. Não serão aceitos pedidos de revisão feitos por Correios, Fax, E-mail, etc.

11.6. As solicitações de revisão que não estiverem fundamentadas serão imediatamente indeferidas.

12. DISPOSIÇÕES COMPLEMENTARES

12.1. Do total das contratações realizadas para cada cargo/disciplina durante o ano letivo de 2013 será respeitada a proporção de 20 X 1 para contratação de candidatos portado- res de deficiência na forma do Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, e suas alterações.

12.2. A escolha das vagas, surgidas após o processo inicial de contratação, seguirá a partir do último contratado, respeitando a classificação de origem deste candidato.

12.3. Nenhum candidato poderá alegar desconhecimento das instruções contidas neste Edital.

12.4. A aprovação neste Processo Seletivo Simplificado não implica em contratação imediata, mas apenas a expectativa de ser convocado, seguindo rigorosa ordem de clas- sificação, ficando a convocação condicionada à existência de vaga e ao excepcional in- teresse e conveniência do Município de Piúma.

12.5. Fica instituída a Comissão do Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de Professor A, Professor B e Professor PP, constituída dos seguintes servi- dores do magistério lotados na Secretaria Municipal de Educação composta pelos servi- dores:

Andressa Rangel Checon Paulino - Matrícula nº 5086

Israel Muniz Guimarães - Matrícula nº 246

Márcia Moreira de Araújo - Matrícula nº 109

Scheila Mezadri Mulinari - Matrícula nº 5271

12.6. De acordo com a legislação processual civil em vigor será a comarca de Piúma o foro competente para julgar as demandas judiciais decorrentes do presente Processo Seletivo Simplificado.

12.7. Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão Municipal de Designação, observados os princípios e normas que regem a administração pública.

Piúma/ES, 23 de janeiro de 2013.

SAMUEL ZUQUI
Prefeito Municipal

QUADRO I - TEMPO DE SERVIÇO NA FUNÇÃO

Função

Especificação

Pontuação

Professor A

Tempo de Serviço Público prestado como Professor, atuante na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

01 ponto por mês de exercício profissional, até o limite máximo de 50 pontos.

Professor B

Tempo de Serviço Público prestado como Professor, atuante nos anos finais do Ensino Fundamental.

01 ponto por mês de exercício profissional, até o limite máximo de 50 pontos.

Professor PP

Tempo de Serviço Público prestado como Profes- sor/Pedagogo.

01 ponto por mês de exercício profissional, até o limite máximo de 50 pon- tos.

QUADRO II TITULAÇÃO ACADÊMICA

Título

Pontuação

Titulo de doutor na área, limitado a um título*

20 pontos

Título de mestre na área, limitado a um título*

15 pontos

Título de especialista na área, com no mínimo 360 horas, limitado a um título*

10 pontos

Título de curso na área, com no mínimo 180 horas, realizado a partir de 2009, limitado a um título*

05 pontos

*Serão aceitos os cursos de especialização reconhecidos pelo MEC e os de mestrado e doutorado reconhecidos ou recomendados pela CAPES.

Obs. Não contará para efeitos de pontuação na análise de títulos, a especialização exigida como pré-requisito para concorrer à função.

ANEXO I - INFORMAÇÕES SOBRE OS CARGOS E FUNÇÕES OBJETO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

FUNÇÃO

Nº VAGAS

CADASTRO RESERVA

HORAS SEMANAIS

VENCIMENTO MENSAL/R$

REQUISITOS

Professor A - PA para exercer a função de Regência de turma em esco- las municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

32

24 horas

1.258,81

Ensino Superior Completo c/ Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Séries Iniciais e/ou Educação Final do Ensino Fundamental ou Licenciatura em Pedagogia, regulamentada pela Resolução CNE/CP n° 1, de 15/05/2006 ou Curso Normal Superior cursado em Instituição reconhecida pelo MEC, com habilitação em Séries Iniciais e/ou Educação Infantil.

Professor B - PB para exercer a função de Regência de Turma em escolas municipais nos anos finais do Ensino Fundamental:

Portugues

História

Matemática

Geografia

Ciências

Educação Física Inglês

Artes/musica

.

3

4

5

3

5

7

3

14

24 horas

1.258,81

Ensino Superior Completo c/ Licenciatura Plena específica para o cargo na área pleiteada (Artes, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ensino Religio- so, Ciências, Inglês, Educação Física e Música). O candidato que cursou complementação pedagógi- ca deverá apresentar o certificado da mesma, acrescido de histórico escolar. Registro na entidade profissional competente, quando for o caso.

Professor PP - para exercer a função de planejamento, orientação, coordenação pedagógica.

06

24 horas

1.258,81

Ensino Superior Completo c/ Licenciatura Plena específica para o cargo. O candidato que cursou complementação pedagógica deve- rá apresentar o certificado da mesma, acrescido de histórico es- colar. Registro na entidade profis- sional competente, quando for o caso.

ANEXO II - CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

Atividade

Data

Inscrição de candidatos não constantes das listagens do Concurso Público do Edital nº 001/2011.

De 25 - 28/01/2013

Divulgação do 1º resultado

29/01/2013, a partir de 14 h

Interposição de Recursos

30/01/2013

Divulgação do resultado final

31/01/2013, a partir de 14 h

Chamada dos candidatos classificados para escolha das vagas

01/02/2013

08 h - Professor A e Professor PP

13 h - Professor B

Concurso relacionado:Prefeitura de Piúma - ES abre seleção