Edital Concurso Prefeitura de Rio das Flores – RJ

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DAS FLORES
SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 01/2012
PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS

1. CRONOGRAMA PREVISTO *

ATIVIDADES

DATAS

HORÁRIO

- Período de inscrições - Presencial

- 14 de fevereiro de 2012 a 16 de março de 2012- exceto dias 17, 20, 21 e 22 de fevereiro de 2012.

De Segunda a Sexta, das 10h às 16h no Posto de Inscrição Presencial.

- Período de inscrições - Via Internet

- 14 de fevereiro de 2012 a 18 de março de 2012

A partir das 10h do dia 14/02/2012 até as 23h e 59min do dia 18/03/2012.

- Período para solicitação de isenção da tarifa de inscrição

- 14 e 15 de fevereiro de 2012.

Das 10h às 16h, somente no Posto de Inscrição Presencial.

- Divulgação do Resultado das solicitações de isenção da tarifa de inscrição

- 28 de fevereiro de 2012.

A partir das 15h no Posto de Inscrição Presencial e via Internet.

- Entrega dos Cartões de Confirmação de Inscrição (CCI) *

- Disponível no Posto de Inscrição Presencial, do dia 19 e 20 de abril de 2012, ou 24 horas via Internet, no site www.iesap.com.br, disponível até o dia da realização da prova.

De 10h às 16h para os inscritos - via Presencial.

A partir das 10h do dia 19/04/2012 via Internet.

- Data prevista para realização das Provas **

- 20 de maio de 2012.

- 27 de maio de 2012.

- 3 horas e 30 minutos de duração em horário e local constantes do Cartão de Confirmação de Inscrição - CCI.

- Divulgação dos Gabaritos**

22 de maio de 2012.

29 de maio de 2012.

A partir das 15h na Internet e no Posto de Inscrição Presencial.

- Prazo para interposição de recursos contra o gabarito da prova objetiva

24 e 25 de maio de 2012.

31 de maio e 01 de junho de 2012.

De 10h às 16h, somente no Posto de Inscrição Presencial.

- Divulgação do Resultado da Prova Objetiva

19 de junho de 2012.

A partir das 15h na internet e no Posto de Inscrição Presencial.

- Data prevista para divulgação do Resultado Final e Homologação do Concurso

- 29 de junho de 2012.

A partir das 15h no local da inscrição Presencial e na Internet.

* Podendo sofrer alteração com prévio aviso.

** A data, a hora e o local das provas constarão no Cartão de Confirmação de Inscrição - CCI.

EDITAL Nº 01/2012
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE RIO DAS FLÔRES, no uso de suas atribuições, torna público o presente edital de abertura de concurso público para provimento de cargos efetivos, sob o regime estatutário, da Prefeitura Municipal de Rio das Flôres, com base nas Leis Complementares Municipais n°.113 e 114 de 03 de novembro de 2011 de criação dos respectivos cargos, nas condições a seguir estabelecidas:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O concurso público será regido por este Edital e executado pelo Instituto Escola Superior de Aperfeiçoamento Profissional - IESAP.

1.2 Este Edital contém as cláusulas e condições que regem este concurso conforme a legislação vigente. A realização da inscrição implica a concordância do candidato com as regras aqui estabelecidas, com renúncia expressa a quaisquer outras.

1.2.1 O concurso público aqui referido será eliminatório, constando de prova com questões objetivas de múltipla escolha, valendo um total de 100 (cem) pontos.

1.2.2 Será eliminado do presente concurso o candidato que não obtiver, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) dos pontos da prova objetiva.

1.3 Os candidatos que concorrem ao cargo de Servente de Obras, além da Prova Objetiva, deverão submeter-se a 01 (uma) etapa eliminatória - Prova Prática conforme as regras estabelecidas a seguir:

1.3.1 Serão convocados para a Prova Prática os 60 (sessenta) primeiros classificados no resultado final da primeira etapa - prova objetiva - do cargo de Servente de Obras.

1.3.2 Deverão atender no mínimo a 50% dos critérios definidos na data de realização da prova, que constará na elaboração de atividade inerente ao cargo, conforme quadro demonstrativo abaixo, item 1.3.4, avaliado por uma comissão específica a ser nomeada e divulgada no órgão oficial de imprensa do Município de Rio das Flôres.

1.3.3 Esta prova é Eliminatória e o candidato será considerado APTO ou INAPTO.

1.3.4 Só será considerado APTO o candidato que obtiver no mínimo 50% do total de pontos possíveis na avaliação que constará dos testes relacionados a seguir:

Tipo de Avaliação

Pontuação

Procedimento a ser realizado

Tempo máximo para realização / tentativas

Capacidade física

2,5

Levantamento e transporte de materiais (saco de cimento de 50 kg , manilhas, etc.)

01 (uma) tentativa

Demonstração de conhecimento e capacidade técnica

2,5

Abertura e escavação de valas (tamanho 50cmx50cm)

01 (uma) tentativa

Prática no manuseio de ferramentas

2,5

A utilização correta das ferramentas e a atenção e segurança quando trabalhando

01 (uma) tentativa

Preparo de concreto

2,5

Quantidade e identificação dos materiais a serem utilizados.

01 (uma) tentativa

Total de pontos possíveis

10

Obs.: Pontuação igual ou maior que 05 - APTO / Menor que 05 - INAPTO

2. DOS CARGOS E DAS VAGAS

2.1 Os cargos por área, as vagas, a qualificação mínima, a carga horária e os vencimentos estão estabelecidos no Anexo I deste Edital.

2.2 Às pessoas portadoras de necessidades especiais é assegurado o direito de se inscreverem no presente concurso público para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras. Em obediência ao disposto no Art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal; e art. 338, inciso I Constituição do Estado do Rio de Janeiro; Lei nº 2155 de 19/06/2001 e Decreto 3.298 de 20.12.99, que regulamenta a Lei 7.853 de

26.10.1989. Sendo a elas reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas, desprezadas as frações, conforme discriminado no Anexo I.

2.3 As pessoas portadoras de necessidades especiais, no caso da inexistência de vagas, previstas no item 2.2, poderão participar do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, inclusive no que se refere ao conteúdo e avaliação, data, horário e local de realização das provas.

2.4 Consideram-se pessoas portadoras de necessidades especiais e/ou deficiência aquelas que se enquadrem nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99.

2.5 No ato da inscrição, o candidato portador de necessidades especiais que desejar concorrer às vagas reservadas aos portadores de deficiência, deverá, necessária e obrigatoriamente, declarar em sua ficha de inscrição, sua condição de portador de necessidade especial e a deficiência de que é portador.

2.6 Na hipótese do item anterior, o interessado deverá apresentar até o dia 16 de março 2012, via sedex (Para o endereço: Rua Teófilo Otoni nº 82, 21º andar - Centro - Rio de Janeiro, CEP: 20090-070) ou presencialmente (no Posto de Inscrição Presencial), o Laudo Médico detalhado, que indique a espécie e o grau de deficiência de que é portador, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, sua provável causa e, caso necessite de tratamento diferenciado no dia da Prova do concurso, deverá requerê-lo no ato da inscrição, sendo obrigatório anexar junto ao Laudo Médico uma cópia do documento de identidade autenticado em cartório, recente.

2.7 Na falta de Laudo Médico ou não contendo as informações anteriormente mencionadas, o requerimento de inscrição será processado como candidato não portador de necessidade especial, mesmo que declarada tal condição.

2.8 O candidato portador de necessidades especiais que, no ato da inscrição não declarar essa condição, não poderá interpor recurso em favor de sua situação.

2.9 Os candidatos que, no ato da inscrição, se declararem portadores de necessidades especiais, no caso de aprovação no concurso, terão seus nomes publicados em lista à parte.

2.10 O candidato portador de necessidades especiais, aprovado no concurso, será submetido à perícia médica realizada por junta médica oficial do município de Rio das Flôres, que avaliará o grau da respectiva deficiência, assim como a compatibilidade desta com o exercício do cargo.

2.11 Caso a deficiência declarada não seja ratificada pela junta médica oficial do Município, o candidato será considerado eliminado do concurso.

2.12 As vagas destinadas aos candidatos inscritos na condição de portadores de necessidades especiais que, não forem providas por falta de candidatos, sejam por eliminação ou reprovação dos mesmos serão revertidas para os demais candidatos ao cargo, com estrita observância da ordem classificatória.

2.13 O não comparecimento do candidato aprovado, portador de necessidades especiais, no período estipulado para o exame pela junta médica oficial do município de Rio das Flôres, implicará em sua eliminação do presente concurso.

2.14 Após a investidura do candidato no cargo, a deficiência não poderá ser alegada para justificar a concessão de aposentadoria.

3. DOS REQUISITOS PARA A POSSE

3.1. Por ocasião da posse serão exigidos dos candidatos aprovados, obedecendo-se rigorosamente a classificação final divulgada pela PREFEITURA DE RIO DAS FLÔRES, os seguintes requisitos:

3.1.1 Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data da posse;

3.1.2 Ter sido aprovado e classificado em todas as etapas do respectivo concurso na forma estabelecida neste Edital;

3.1.3 Quitação com as obrigações militares, para candidato do sexo masculino;

3.1.4 Quitação com as obrigações eleitorais;

3.1.5 Comprovação da escolaridade exigida, diploma ou certidão expedida pela Instituição que se formou e registro no órgão da classe, quando for o caso;

3.1.6 Comprovante de quitação com o órgão de classe, quando for o caso;

3.1.7 Declaração negativa de acumulação proibida de cargo público na forma da lei;

3.1.8 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo/área de especialização;

3.1.9 Possuir a qualificação mínima exigida para a nomeação e posse, em conformidade com o disposto no Anexo I deste Edital;

3.1.10 Apresentar Declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio, bem como os demais documentos necessários ao assentamento individual;

3.1.11 Ter situação regularizada perante o Órgão fiscalizador do exercício profissional (Conselho Regional da Classe/Registro Profissional), quando for o caso;

3.1.12 Apresentar certidão negativa de que esteja no cumprimento de qualquer sentença penal transitada em julgado;

3.1.13 Caso o candidato não possa comprovar o exigido e/ou declarado, serão anulados sumariamente a inscrição e todos os atos dela decorrentes;

4. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

4.1 São condições para inscrição:

4.1.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e esteja no gozo dos direitos políticos, conforme o Decreto Federal nº 70.436, de 18/04/72 e a Constituição Federal, § 1º do art. 12, comprovado por documento oficial fornecido pelo Ministério da Justiça. Nesta hipótese, não serão aceitos quaisquer protocolos de requerimento;

4.1.2 Encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

4.1.3 Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data da Posse.

4.2 Valor da Tarifa de Inscrição:

NÍVEL

VALOR DA INSCRIÇÃO (R$)

Fundamental Completo

35,00

Médio Completo

60,00

Superior Completo

80,00

4.3 Ao se inscrever, o Candidato deverá optar e escrever o código do cargo e a área pretendida, observada a relação constante do Anexo I deste Edital.

4.4 A inscrição poderá ser realizada via Internet ou Presencial.

4.5 O valor da tarifa de inscrição foi estabelecido de acordo com o nível de escolaridade e remuneração do cargo ao qual o candidato deseja concorrer.

4.6 Será admitido requerimento de isenção do pagamento da tarifa de inscrição, aos comprovadamente hipossuficientes, nos termos a seguir, conforme Decreto Federal nº6593 de 02 de outubro de 2008:

4.6.1 No período de 14 a 15 de fevereiro de 2012, o candidato, comprovadamente sem condições financeiras de pagar a tarifa de inscrição, pessoalmente ou por procurador com poderes específicos mediante procuração devidamente autenticada em cartório, requererá em formulário próprio, a ser obtido no local de inscrição presencial, no endereço situado à Rua Coronel Eurico de Castro, n° 05 - Centro - Rio das Flôres/RJ- PRODERJ, a isenção do respectivo pagamento.

4.6.2 A caracterização da hipossuficiência está condicionada à declaração expressa do candidato, em formulário próprio, que será fornecido no local de inscrição presencial, de que sua situação econômica não lhe permite pagar a tarifa de inscrição sem prejuízo do sustento próprio ou de sua família, respondendo civil e criminalmente pelo teor de sua declaração.

4.6.3 A condição de hipossuficiente econômico será comprovada mediante a apresentação, no ato da solicitação de isenção, de cópias, acompanhadas do original, em envelope tamanho ofício, da Carteira de Trabalho e Previdência Social que contenham a foto, a qualificação do candidato e a anotação do último contrato de trabalho, com a correspondente data de saída anotada, e da primeira página subseqüente em branco, ou através de documento idôneo também original com cópia que comprove que o candidato, anteriormente a esse requerimento:

a) teve extinto o vínculo empregatício;

b) teve extinto o vínculo com o poder público;

c) encerrou o exercício de atividade profissional legalmente reconhecida, na condição de autônomo, mediante a apresentação do contrato de prestação de serviços expirado ou rescindido;

d) ou apresentar recibo de salário - holerite emitido por instituição pública ou privada - em que comprove receber o valor líquido de até 50% (cinquenta por cento) do salário mínimo nacional, vigente à época da inscrição, como renda familiar mensal "per capita", devendo incluir os documentos de despesas, tais como: recibos de aluguel, conta de energia elétrica, telefone, despesas médicas, dentre outras que comprove e caracterize a situação de hipossuficiência do candidato.

4.6.4 É prevista a possibilidade de isenção da tarifa de inscrição para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto nº6135, de 26 de junho de 2007, indicando seu Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico, e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº6135, de 2007.

4.6.5 A documentação comprobatória da condição de hipossuficiente econômico será analisada pela comissão de acompanhamento do concurso, nomeada pelo IESAP juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome - MDS, que decidirá sobre a concessão ou não da isenção da tarifa de inscrição, o resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro de 2012, no endereço eletrônico do IESAP - www.iesap.com.br e no posto de inscrição presencial.

4.6.6 Para efeito de análise da documentação comprobatória da condição de hipossuficiente econômico e possível deferimento do pedido de isenção, não será considerada sob qualquer hipótese as cópias da Carteira de Trabalho e Previdência Social que estiverem em branco, ressalvado o disposto no item 4.6.3 e, ainda, não serão aceitas as cópias que contiverem rasuras, borrões ou quaisquer alterações que impossibilitem a análise ou gerem suspeição quanto à validade e veracidade da documentação apresentada.

4.6.7 O candidato cujo requerimento de isenção da tarifa de inscrição for indeferido, se assim o desejar, poderá efetivar sua inscrição nos termos dos itens 4.7 ou 4.8, deste edital.

4.6.8 Será aceito apenas um Requerimento de Isenção por candidato; no caso de recebimento de dois ou mais requerimentos, a Comissão de Acompanhamento do Concurso nomeada pelo IESAP considerará, para fins de análise e possível validação, o requerimento referente à última inscrição efetuada.

4.7 INSCRIÇÃO VIA INTERNET:

4.7.1 Acessar o site www.iesap.com.br, onde estarão disponíveis o Edital, o Cronograma e o Requerimento de Inscrição.

4.7.2 Ler todo o Edital antes de efetuar e confirmar a inscrição.

4.7.3 Preencher e conferir com atenção o Requerimento de Inscrição, em especial, a área, o nome e o código do cargo ao qual pretende concorrer, no período compreendido a partir das 10h do dia 14 de fevereiro de 2012 até as 23h e 59min do dia 18 de março de 2012 (horário de Brasília).

4.7.4 Após a conferência do preenchimento da ficha de inscrição, confirmar envio, gerar e Imprimir o boleto bancário.

4.7.5 Efetuar o pagamento, somente por meio de boleto bancário específico, até a data do vencimento, emitido após a conclusão de preenchimento do Requerimento de Inscrição on-line, sendo este o único meio aceito para a efetivação da inscrição.

4.7.6 Não serão aceitos depósitos bancários em cheques e/ou dinheiro, ainda que efetuados no caixa humano ou eletrônico, bem como, o boleto pago de forma indevida ou fora do vencimento, como forma de pagamento da Tarifa de Inscrição.

4.7.7 A inscrição só será efetivada após a confirmação, pela Instituição Bancária, do pagamento do boleto bancário.

4.7.8 O candidato deverá certificar-se de que sua inscrição foi efetuada depois de 04 (quatro) dias úteis após o pagamento do boleto bancário, através do site www.iesap.com.br.

4.7.9 Caso não tenha sido efetivada a inscrição, o candidato deverá comparecer ao Posto de Inscrição no período de 14 de fevereiro de 2012 a 16 de março de 2012, localizado a Rua Coronel Eurico de Castro, n° 05 - Centro - Rio das Flôres/RJ- PRODERJ , de 2ª a 6ª feira no horário de 10h às 16h, exceto dias 17, 20, 21 e 22 de fevereiro de 2012, portando o boleto bancário pago e o Requerimento de Inscrição impresso ou enviá-los, por fax, para o telefone (0xx21) 2510.3847.

4.7.10 O valor referente à tarifa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por determinação judicial.

4.7.11 O candidato portador de necessidades especiais, quando do preenchimento do Requerimento de Inscrição, deverá assinalar sua condição no campo apropriado a este fim. Obrigatoriamente deverá declarar se deseja concorrer às vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais, e, se necessário, indicar o método através do qual deseja realizar a prova: Ledor ou prova ampliada, e/ou solicitar a realização da prova em sala de fácil acesso, no caso de dificuldade de locomoção, sob pena de não ter a prova preparada em condições especiais, seja qual for o motivo alegado, posteriormente.

4.7.12 A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

4.7.13 Aquele que, no Requerimento de Inscrição, não declarar ser portador de necessidades especiais, concorrerá somente às vagas regulares.

4.7.14 O candidato deverá indicar claramente, no Requerimento de Inscrição, o Código, o nome do Cargo e a Área para o qual concorre, sendo de sua inteira responsabilidade o preenchimento correto.

4.7.15 O IESAP não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por quaisquer motivos, sejam de ordem técnica dos equipamentos, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados por procedimento indevido dos usuários.

4.7.16 As informações relativas ao certame estarão disponíveis no site www.iesap.com.br, no ato da inscrição, e não eximem o candidato do dever de acompanhar, através do Órgão de Imprensa Oficial do Município de Rio das Flôres, no "Boletim Informativo", as publicações de todos os Atos e Editais referentes ao Concurso.

4.7.17 O descumprimento das instruções implicará a não efetivação da inscrição.

4.7.18 O candidato é responsável pelas informações prestadas no Requerimento de Inscrição, arcando com as conseqüências de eventuais erros no preenchimento desse documento.

4.7.19 A opção do candidato deverá ser efetivada no momento da inscrição, sendo vedada ao candidato qualquer alteração posterior ao pagamento da tarifa de inscrição. Havendo necessidade de alteração, deverá efetuar uma nova inscrição, sem devolução do valor da tarifa anteriormente paga.

4.7.20 O candidato inscrito terá exclusiva responsabilidade pelas informações cadastrais fornecidas, inclusive sob as penas da Lei.

4.8. INSCRIÇÃO PRESENCIAL

4.8.1 O candidato deverá dirigir-se ao posto de Inscrição, localizado à Rua Coronel Eurico de Castro, n° 05 - Centro - Rio das Flôres/RJ- PRODERJ, de 2ª a 6ª feira no horário de 10h às 16h, no período de 14 de fevereiro a 16 de março de 2012, exceto dias 17, 20, 21 e 22 de fevereiro de 2012.

4.8.2 No posto de inscrição haverá funcionários do IESAP, devidamente identificados, gerando o boleto que deverá ser pago em espécie (dinheiro) no caixa humano, em qualquer Agência Bancária, em favor do Instituto Escola Superior de Aperfeiçoamento Profissional - IESAP. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar ao Representante do IESAP, o documento de identidade original com foto, válido em todo território nacional.

4.8.3 Conferir e assinar o Requerimento de Inscrição, impresso no ato da inscrição, observando o código e o nome, por extenso, do cargo a que deseja concorrer.

4.8.4 Após o preenchimento da Ficha de inscrição o candidato deverá imprimir o boleto bancário para pagamento, constando o valor a ser pago, nome e CPF do candidato, o mesmo deverá ser conferido no ato de sua entrega.

4.8.5 Efetuar o pagamento, somente por meio de boleto bancário específico, até a data do vencimento, emitido após a conclusão do preenchimento do Requerimento de Inscrição on-line, sendo este o único meio aceito para a efetivação da inscrição.

4.8.6 A inscrição só será validada após a confirmação do pagamento do Boleto bancário da inscrição.

4.8.7 Não serão aceitos depósitos bancários em cheques e/ou dinheiro, ainda que efetuados no caixa humano ou eletrônico, bem como, boleto pago de forma indevida ou fora do vencimento, como forma de pagamento da Tarifa de Inscrição.

4.8.8 O simples recolhimento da tarifa de inscrição no Banco não significa inscrição no concurso.

4.8.9 Em caso de impedimento, poderá o candidato efetuar a inscrição por intermédio de procurador, mediante a entrega de procuração com fins específicos para tal, com firma reconhecida, acompanhada de cópia do documento de identidade, autenticada em cartório, do candidato e apresentação da identidade original com foto do procurador nomeado.

4.8.10 O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador no Requerimento de Inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros de preenchimento do documento.

4.8.11 Após o pagamento, retornar ao Posto de Inscrição com o comprovante de pagamento do boleto bancário e solicitar o Manual do Candidato.

5. DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

5.1 Para os Candidatos inscritos via Presencial, o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) deverá ser retirado no Posto de Inscrição Presencial, localizado à Rua Coronel Eurico de Castro, n° 05 - Centro - Rio das Flôres/RJ- PRODERJ, no período de 19 e 20 de abril de 2012, de 10h às 16h, podendo ainda ser retirado via internet, através do site: www.iesap.com.br.

5.2 No caso dos candidatos inscritos via Internet, o candidato deverá imprimir o seu Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), através do site www.iesap.com.br, a partir das 10h do dia 19 de abril de 2012, disponível até o dia da realização da prova, onde estarão disponíveis a data, o horário e o local de realização da prova.

5.3 É dever do candidato, confirmar se as informações declaradas no momento da inscrição estão corretas.

5.4 Havendo inexatidão nas informações constantes do Cartão de Confirmação de Inscrição via internet, o candidato deverá proceder à necessária correção on-line, através do e-mail riodasflores@iesap.com.br, no prazo máximo de até 08 (oito) dias antes da realização da prova.

5.5 O CCI devidamente retificado estará disponível na Internet através do site: www.iesap.com.br.

5.6 Serão de responsabilidade exclusiva do candidato às conseqüências advindas da não verificação do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), bem como da não solicitação da correção no prazo estabelecido no Cronograma do Concurso, de conformidade com o disposto no item 5.4.

6. DAS PROVAS

6.1 As provas objetivas, de caráter classificatório e eliminatório, serão realizadas em DIA, HORA e LOCAL constantes do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).

6.2 As Provas serão aplicadas no Município de Rio das Flores, podendo em caso de necessidade, ser aplicada também em Municípios vizinhos.

6.3 O Candidato deverá apresentar obrigatoriamente o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) no dia da realização da Prova, juntamente com o documento de identidade original com o qual efetuou sua inscrição.

6.4 As provas poderão ser aplicadas em dias de sábado, domingo ou feriado.

6.5 Os conteúdos programáticos das provas por cargos e por disciplinas estão descritos no Anexo II do presente edital e serão entregues aos candidatos no ato da inscrição presencial ou deverão ser impressos, pelo candidato, no caso de inscrição via internet.

6.6 As provas objetivas, constituídas de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, com 04 (quatro) alternativas (A, B, C e D) e uma única opção correta, estão assim especificadas:

6.5.1 Grupo I - Área Educação

Nível de escolaridade

Cargo

Fundamental

Faxineiro; Servente; Merendeira e Auxiliar de Biblioteca.

Médio

Professor Docente I; Inspetor de Alunos e Monitor Infanto-Juvenil.

Superior

Pedagogo; Psicopedagogo; Professor Docente II - Matemática; Professor Docente II - Língua Portuguesa; Professor Docente II - Educação Artística; Professor Docente II - Educação Física; Professor Docente II - Formação Humana; Professor Orientador Educacional e Instrutor de Informática.

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

2,0

10 pontos

Raciocínio Matemático

05

1,0

05 pontos

Conhecimentos Pedagógicos

05

1,0

05 pontos

Legislação e história do município de Rio das Flôres

10

2,0

20 pontos

Conhecimentos específicos do cargo

15

4,0

60 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

6.5.2 Grupo II - Área Saúde

Nível de escolaridade

Cargos

Fundamental

Auxiliar de Cuidador.

Médio

Auxiliar de Odontologia e Cuidador.

Superior

Coordenador de Abrigo; Assistente Social; Fonoaudiólogo; Psicólogo; Odonto Pediatra; Endodontista; Cirurgião Buco Maxilo; Médico Psiquiatra; Médico Neurologista; Farmacêutico; Médico Veterinário e Biólogo Sanitarista.

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

2,0

10 pontos

Raciocínio Matemático

05

1,0

05 pontos

Legislação do Sistema Único de Saúde - SUS

05

1,0

05 pontos

Legislação e história do município de Rio das Flôres

10

2,0

20 pontos

Conhecimentos específicos do cargo

15

4,0

60 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

6.5.3 Grupo III - Área Administração

Nível de escolaridade

Cargos

Fundamental

Motorista Classe D; Almoxarife e Auxiliar de Escritório.

Médio

Salva Vidas; Assistente Administrativo; Técnico em Contabilidade e Técnico em Manutenção de Computador.

Superior

Contador; Gestor de Recursos Humanos e Analista Administrativo e Jurídico.

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

2,0

10 pontos

Raciocínio Matemático

05

1,0

05 pontos

Noções de Administração

05

1,0

05 pontos

Legislação e história do município de Rio das Flôres

10

2,0

20 pontos

Conhecimentos específicos do cargo

15

4,0

60 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

6.5.4 Grupo IV - Área Obras

Nível de escolaridade

Cargos

Fundamental

Servente de Obras; Bombeiro Hidráulico; Operador de Máquina; Eletricista; Pedreiro; Carpinteiro; Jardineiro; Limpador de Piscina; Operador de Motosserra; Coveiro e Gari.

Médio

Fiscal de Posturas

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

2,0

10 pontos

Raciocínio Matemático

05

1,0

05 pontos

Noções de Administração

05

1,0

05 pontos

Legislação e história do município de Rio das Flôres

10

2,0

20 pontos

Conhecimentos específicos do cargo

15

4,0

60 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

7. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

7.1 O candidato só poderá fazer a prova de acordo com as regras a seguir:

7.1.1 Chegar com antecedência mínima de uma hora do horário determinado para o início das provas, pois, os portões de acesso ao local de realização das provas, serão fechados, impreterivelmente, 15 (quinze) minutos antes do horário indicado para início das provas, conforme previsto no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI);

7.1.2 Portar caneta esferográfica de tinta azul ou preta;

7.1.3 Apresentar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) e o documento de identidade original com foto, o qual efetivou a inscrição.

7.2 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelo Corpo de Bombeiros; Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista (sexo masculino), Passaporte (dentro da validade), Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo e dentro da validade) e cédulas de identidade expedidas por Órgãos ou Conselhos de Classe (dentro da validade).

7.3 O documento de identidade deverá estar em perfeito estado de conservação, e dentro da validade, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato (foto e assinatura).

7.4 Não serão aceitos protocolos ou quaisquer outros documentos que impossibilitem a identificação do candidato, bem como a verificação de sua assinatura.

7.5 O candidato impossibilitado de apresentar no dia da aplicação da prova, o documento de identidade original com foto, com o qual efetivou a inscrição, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial em conjunto com outro documento oficial que contenha fotografia e assinatura.

7.6 Nenhum candidato fará prova fora do dia, horário e local fixado.

7.7 Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada nem justificativa de falta, sendo considerado eliminado do concurso público o candidato que faltar à prova.

7.8 Após o fechamento dos portões de acesso aos locais de provas, não será permitida a entrada de candidatos, sob hipótese alguma.

7.9 Somente, após, decorrido 01 (uma) hora do início da prova, o candidato poderá retirar-se da sala de provas, mesmo que tenha desistido do concurso.

7.10 O tempo de duração da prova objetiva inclui a marcação do Cartão de Respostas.

7.11 No caso de prova realizada com o auxílio de um fiscal ledor - para candidatos portadores de deficiência visual - este, além de auxiliar na leitura da Prova, também transcreverá as respostas para o Cartão de Respostas do candidato, sempre sob a supervisão de outro fiscal devidamente treinado. Ao término da prova, será lavrado um termo no qual o candidato concordará com as marcações que foram efetuadas.

7.12 Durante a realização da prova, não será permitida a comunicação entre os candidatos, o empréstimo de qualquer material, a utilização de telefones celulares, rádios e gravadores digitais, máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta e não será permitido o porte de arma.

7.13 Em nenhuma hipótese haverá substituição do Cartão de Respostas, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato os prejuízos advindos de marcações efetuadas incorretamente, emenda ou rasura, ainda que legíveis.

7.14 Ao candidato somente será permitido levar o Caderno de Questões da Prova Objetiva faltando uma hora para o horário de término das provas.

7.15 Os Cadernos de Questões da Prova Objetiva devolvidos pelos candidatos serão inutilizados.

7.16 Ao terminar a prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, o Cartão de Respostas devidamente preenchido e o seu Caderno de Questões da Prova Objetiva, ressalvado o disposto no subitem 7.14.

7.17 Os 03 (três) últimos candidatos deverão permanecer em sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído a prova ou o tempo tiver se esgotado e, após serem registrados seus nomes na Ata das Provas, pela fiscalização.

7.18 O candidato que insistir em sair da sala, descumprindo os dispostos nos subitens 7.9 e 7.17, deverá assinar o Termo de Desistência e, caso se negue, será lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado por dois outros candidatos, pelos fiscais e pelo coordenador do local.

7.19 Qualquer observação por parte dos candidatos será igualmente lavrada em ata, ficando seus nomes e números de inscrição registrados pelos fiscais.

7.20 Não será permitido o ingresso de pessoas estranhas ao concurso público no local de prova, com exceção dos candidatos portadores de necessidades especiais e das candidatas que estejam amamentando, lactantes, os quais poderão dispor de acompanhantes, que ficarão em dependências designadas pelo coordenador do local.

7.21 Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas, inclusive aquele decorrente de afastamento do candidato da sala de prova, devidamente acompanhado por um fiscal, para fins de necessidades fisiológicas.

7.22 O candidato não poderá alegar desconhecimento dos locais de realização das provas como justificativa por sua ausência. O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, será considerado como desistência do candidato e resultará em sua eliminação do concurso.

8. DA EXCLUSÃO DO CONCURSO

Será excluído do concurso o candidato que:

8.1 Faltar ou chegar atrasado à Prova Objetiva e as demais etapas do processo, seja qual for à justificativa, pois em nenhuma hipótese haverá segunda chamada.

8.2 Deixar de apresentar os documentos obrigatórios exigidos.

8.3 Utilizar, no local das provas, telefone celular, bip, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda eletrônica, notebook, calculadora, palmtop, relógios de qualquer espécie ou qualquer outro meio de comunicação.

8.4 Dispensar tratamento inadequado ou descortês a qualquer pessoa envolvida e/ou autoridade presente à aplicação das provas, bem como perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

8.5 Utilizar-se, no decorrer das provas, de qualquer fonte de consulta, máquinas calculadoras ou similares, ou for surpreendido em comunicação verbal, escrita ou gestual com outro candidato.

8.6 Quebrar o sigilo das provas mediante qualquer sinal que possibilite a sua identificação.

8.7 Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o Cartão de Respostas.

8.8 Ausentar-se da sala, após ter assinado a Lista de Presença, sem o acompanhamento do fiscal.

8.9 Recusar-se a entregar o Cartão de Respostas ao término do tempo destinado para a realização das provas.

8.10 Deixar de preencher o Cartão de Respostas e assinar a Lista de Presença.

8.11 Estabelecer comunicação com outros candidatos, tentar ou usar meios ilícitos ou fraudulentos, efetuar empréstimos de material ou, ainda, praticar atos de indisciplina contra as demais normas contidas neste Edital. Será eliminado também o candidato que comportar-se de maneira desrespeitosa ou inconveniente.

8.12 Utilizar-se de processos ilícitos, constatados após a prova, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafotécnico, o que acarretará a anulação de sua prova e a sua eliminação automática do concurso.

8.13 Deixar de apresentar-se, quando convocado, ou não cumprir, nos prazos estabelecidos, os procedimentos necessários para a convocação.

8.14 Deixar de apresentar qualquer um dos documentos que atendam aos requisitos estipulados neste Edital.

8.15 Será considerado desistente e, portanto, eliminado do concurso, o candidato que não comparecer nas datas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Administração de Rio das Flôres, para o preenchimento da vaga para a qual foi classificado, tendo em vista a premência de tempo para o preenchimento dos cargos.

8.16 Caso haja desistências, a vaga será preenchida pela Prefeitura Municipal de Rio das Flôres que, promoverá tantas convocações quantas julgar necessárias durante o período de validade do concurso, obedecendo-se rigorosamente a ordem de classificação.

8.17 O candidato que não comparecer à chamada para preenchimento de vaga, nos termos deste item 8, no prazo estabelecido, será eliminado do concurso.

9. DO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

9.1 O prazo para interposição de recursos será de 48 (quarenta e oito) horas, iniciando-se este no dia seguinte da data de divulgação dos gabaritos, no horário de 10h às 16h, de acordo com o previsto no CCI.

9.2 O requerimento deverá ser redigido em formulário próprio, disponível no Posto de Inscrição Presencial, em conformidade com o modelo constante do Anexo III, deste edital, elaborado para cada questão, com indicação precisa daquilo em que o candidato julgar-se prejudicado, e devidamente fundamentado, devendo ser entregue ao representante do IESAP, no endereço localizado à Rua Coronel Eurico de Castro, n° 05 - Centro - Rio das Flôres/RJ- PRODERJ, nas datas indicadas no cronograma do concurso, constante deste Edital, e no CCI, no horário de 10h às 16h.

9.3 O candidato deverá comprovar as alegações com a citação de artigos de legislação, itens, páginas de livros, nomes de autores, juntando cópias dos comprovantes.

9.4 O candidato deverá dirigir-se ao posto de inscrição, a fim de providenciar pessoalmente a entrega do recurso no período e horário descritos no item 9.1.

9.5 Será indeferido liminarmente o recurso que não estiver fundamentado ou for interposto fora do prazo previsto no cronograma, ou que contiver como fundamentação, cópia dos argumentos apresentados em outros recursos.

9.6 Não serão aceitos recursos encaminhados por fax ou Internet.

9.7 Constitui última instância, para recursos, a decisão da Banca Examinadora, que é soberana em suas decisões, razão pela qual serão indeferidos liminarmente recursos adicionais.

9.8 Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente. Se houver alteração, por força de impugnações, do gabarito oficial, tal alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

10. DO RESULTADO FINAL E DA CLASSIFICAÇÃO PARA TODOS OS CARGOS

10.1 O Resultado final com a classificação dos aprovados será publicado no Órgão Oficial de Imprensa do município de Rio das Flôres, no "Boletim Informativo" e disponibilizado no site www.iesap.com.br.

10.2 Os candidatos serão classificados de acordo com o somatório total dos valores decrescentes das notas finais obtidas no concurso.

10.3 Em caso de igualdade de pontos na classificação final, na situação em que nenhum dos candidatos possua idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completos até o último dia de inscrição pela internet, serão adotados, os seguintes critérios de desempate para todos os cargos, considerando a seguinte ordem:

1º) maior número de pontos na prova de Conhecimentos Específicos;

2º) maior número de pontos na prova de Língua Portuguesa;

3º) maior número de pontos na prova de Legislação e História do Município de Rio das Flôres;

4º) mais idade.

10.4 Em observância à Lei n.º10.741, de 1º de outubro de 2003, os candidatos por ela amparados terão critério de desempate diferenciado.

10.5 Em caso de igualdade de pontos na classificação final, na situação em que, pelo menos um dos candidatos empatados possua idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completos até o último dia de inscrição pela internet, será adotada a mesma ordem dos critérios em relação aos critérios apresentados no subitem 10.3, à exceção do critério de mais idade, que, em atendimento à Lei citada no subitem anterior, passa a ser o primeiro critério a ser considerado.

10.6 A classificação dentro do número de vagas definidos neste edital, não assegurará ao candidato o direito de ingresso imediato na Prefeitura Municipal de Rio das Flôres, mas, apenas, a expectativa de ser nela admitido, segundo a ordem de classificação, ficando a concretização deste ato condicionada às observâncias legais pertinentes e, sobretudo, à conveniência da administração municipal.

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 O presente concurso terá validade de 02 (dois) anos, a partir da data de sua homologação, podendo o mesmo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal. O candidato aprovado, quando convocado para tomar posse, poderá a critério da Prefeitura Municipal de Rio das Flôres, ser designado para exercer as suas atividades em qualquer área do mesmo, respeitada a sua qualificação profissional.

11.2 Os candidatos aprovados e não classificados no número de vagas definidas neste edital, serão mantidos em cadastro de reserva e poderão ser convocados para contratação em virtude do surgimento e disponibilidade de vagas futuras, observado o item 11.1, devendo no ato da convocação apresentar a documentação que comprove as suas habilitações, assim como, os devidos documentos de identificação.

11.3 Os avisos e resultados pertinentes às aplicações das provas serão publicados no Órgão de Imprensa Oficial do Município de Rio das Flôres, no "Boletim Informativo" e disponibilizados no site www.iesap.com.br, ficando sob a responsabilidade do candidato, acompanhar as publicações referentes ao certame.

11.4 As convocações são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Rio das Flôres.

11.5 A prestação de declaração falsa ou inexata e/ou a não apresentação de qualquer documento exigido importará em insubsistência de inscrição, nulidade de habilitação e perda dos direitos decorrentes, sem prejuízo das sanções aplicáveis à falsidade de declaração, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

11.6 O candidato é responsável pela atualização do endereço residencial durante a realização do concurso público junto ao IESAP, e, após a homologação, junto a Prefeitura Municipal de Rio das Flôres.

11.7 A não atualização poderá gerar prejuízos ao candidato, sem nenhuma responsabilidade para o IESAP e para a Prefeitura Municipal de Rio das Flôres.

11.8 O concurso será regulado por este Edital sendo organizado e executado pelo IESAP.

11.9 Este Edital estará à disposição na Internet através do site www.iesap.com.br.

11.10 A Coordenação do concurso poderá divulgar, sempre que houver necessidade, normas complementares, listas de classificados e avisos oficiais sobre o concurso.

11.11 A inscrição no concurso vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa aceitação, por parte do candidato, de todas as condições, normas e exigências constantes deste Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

11.12 O candidato deverá observar rigorosamente o Edital e retificações (caso ocorram), sendo de sua inteira responsabilidade o acompanhamento da publicação e divulgação de atos e comunicados.

11.13 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso, constituída pelo IESAP, em comum acordo com a Prefeitura Municipal de Rio das Flôres.

Rio das Flôres/RJ, 03 de fevereiro de 2012.

Luis Carlos Ferreira dos Reis

Prefeito

ANEXO I

DEMONSTRATIVO DE CARGOS, QUALIFICAÇÃO, CARGA HORÁRIA, VAGAS E VENCIMENTOS ÁREA EDUCAÇÃO

NÍVEL FUNDAMENTAL

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

100.

Faxineiro

1° Segmento do Ensino Fundamental.

40h

17

03

622,73

101.

Servente

1° Segmento do Ensino Fundamental.

40h

04

-

622,73

102.

Merendeira

1° Segmento do Ensino Fundamental.

40h

02

-

622,73

103.

Auxiliar de Biblioteca

Ensino Fundamental Completo.

40h

01

-

622,73

NÍVEL MÉDIO

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

104.

Professor Docente I

Ensino Médio Completo com Curso de Formação de Professores ou Curso normal, reconhecido pelo MEC

25h

14

02

725,77

105.

Inspetor de Alunos

Ensino Médio Completo.

40h

07

-

622,73

106.

Monitor Infanto-Juvenil

Ensino Médio Completo.

40h

12

-

725,77

NÍVEL SUPERIOR

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

107.

Pedagogo

Curso Superior em Pedagogia.

20h

01

-

991,89

108.

Psicopedagogo

Curso Superior com Curso de Pós- Graduação em Psicopedagogia, devidamente credenciado pelo Conselho Federal de Educação.

20h

02

-

1.137,06

109.

Professor Docente II - Matemática

Curso Superior com Licenciatura Plena e habilitação na Disciplina.

20h

01

-

991,89

110.

Professor Docente II - Língua Portuguesa

Curso Superior com Licenciatura Plena e habilitação na Disciplina.

20h

01

-

991,89

111.

Professor Docente II - Educação Artística

Curso Superior com Licenciatura Plena e habilitação na Disciplina.

20h

03

-

991,89

112.

Professor Docente II - Educação Física

Curso Superior com Licenciatura Plena e habilitação na Disciplina.

20h

07

-

991,89

113.

Professor Docente II - Formação Humana

Curso Superior em Pedagogia com Licenciatura Plena.

20h

01

-

991,89

114.

Professor Orientador Educacional

Curso de Graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional ou Curso de Pós-Graduação em Orientação Educacional, devidamente credenciado pelo Conselho Federal de Educação.

25h

07

-

991,89

115.

Instrutor de Informática

Curso Superior Completo em Informática ou Curso de Pós- graduação na área.

40h

12

-

840,00

TOTAL GERAL DE VAGAS DA ÁREA EDUCAÇÃO

92

05

-

ANEXO I

DEMONSTRATIVO DE CARGOS, QUALIFICAÇÃO, CARGA HORÁRIA, VAGAS E VENCIMENTOS ÁREA SAUDE

NÍVEL FUNDAMENTAL

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

200.

Auxiliar de Cuidador

1° Segmento do Ensino Fundamental.

40h

01

-

622,73

NÍVEL MÉDIO

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

201.

Auxiliar de Odontologia

Ensino Médio Completo com habilitação na área.

40h

01

-

622,73

202.

Cuidador

Ensino Médio Completo.

40h

01

-

622,73

NÍVEL SUPERIOR

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

203.

Coordenador de Abrigo

Curso Superior Completo.

40h

01

-

800,00

204.

Assistente Social

Curso Superior em Serviço Social com registro no respectivo Conselho de Classe.

30h

03

01

1.209,66

205.

Fonoaudiólogo

Curso Superior com especialização na área e registro no respectivo Conselho de Classe.

30h

01

-

1.451,57

206.

Psicólogo

Curso Superior de Psicologia e registro no respectivo Conselho de Classe.

30h

03

01

892,50

207.

Odonto Pediatra

Curso Superior de Odontologia com habilitação específica na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.

30h

01

-

1.741,88

208.

Endodontista

Curso Superior de Odontologia com habilitação específica na Disciplina e registro no respectivo Conselho de Classe.

30h

02

-

1.741,88

209.

Cirurgião Buco Maxilo

Curso Superior de Odontologia com Especialização em Cirurgia Buco-Maxilo e registro no respectivo Conselho de Classe.

30h

01

-

1.741,88

210.

Médico Psiquiatra

Curso Superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.

30h

01

-

1.741,88

211.

Médico Neurologista

Curso Superior de Medicina com especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.

30h

01

-

1.741,88

212.

Farmacêutico

Curso Superior de Farmácia e registro no respectivo Conselho de Classe.

40h

02

-

1.600,00

213.

Médico Veterinário

Curso Superior de Medicina Veterinária com registro no respectivo Conselho de Classe.

30h

01

-

1.741,88

214.

Biólogo - Sanitarista

Curso Superior de Biologia com especialização na área e registro no respectivo Conselho de Classe.

40h

01

-

1.260,00

TOTAL GERAL DE VAGAS DA ÁREA SAÚDE

21

02

ANEXO I

DEMONSTRATIVO DE CARGOS, QUALIFICAÇÃO, CARGA HORÁRIA, VAGAS E VENCIMENTOS ÁREA ADMINISTRAÇÃO

NÍVEL FUNDAMENTAL

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

300.

Motorista Classe D

1° segmento do Ensino Fundamental.

40h

07

-

725,77

301.

Almoxarife

Ensino Fundamental Completo.

40h

02

-

622,73

302.

Auxiliar de Escritório

Ensino Fundamental Completo.

40h

10

02

622,73

NÍVEL MÉDIO

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

303.

Salva Vidas

Ensino Médio Completo com curso na área.

40h

01

-

622,73

304.

Assistente Administrativo

Ensino Médio Completo.

40h

06

02

622,73

305.

Técnico em Contabilidade

Ensino Médio com Formação e registro Técnico Profissionalizante no CRC, devidamente reconhecido pelo MEC.

40h

02

-

919,31

306.

Técnico em Manutenção de Computador

Ensino Médio Completo com Formação Técnica em Informática, reconhecido pelo MEC.

40h

02

-

840,00

NÍVEL SUPERIOR

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

307.

Contador

Curso Superior em Ciência Contábeis com registro no CRC, na categoria Contador.

40h

02

-

1.741,88

308.

Gestor de Recursos Humanos

Curso Superior de Administração ou Curso Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, com Registro no respectivo Conselho de Classe.

40h

01

-

1.600,00

309.

Analista Administrativo e Jurídico

Curso Superior Completo em Direito, Ciências Contábeis, Administração ou Economia com Registro no Respectivo Conselho de Classe.

40h

04

-

1.600,00

TOTAL GERAL DE VAGAS DA ÁREA ADMINISTRAÇÃO

37

04

-

ANEXO I

DEMONSTRATIVO DE CARGOS, QUALIFICAÇÃO, CARGA HORÁRIA, VAGAS E VENCIMENTOS ÁREA OBRAS

NÍVEL FUNDAMENTAL

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

400.

Servente de Obras

1° segmento do Ensino Fundamental.

40h

35

-

622,73

401.

Bombeiro Hidráulico

1° segmento do Ensino Fundamental.

40h

03

-

725,77

402.

Operador de Máquina

1° segmento do Ensino Fundamental.

40h

01

-

725,77

403.

Eletricista

1° segmento do Ensino Fundamental.

40h

01

-

725,77

404.

Pedreiro

1° segmento do Ensino Fundamental.

40h

04

-

622,73

405.

Carpinteiro

1° segmento do Ensino Fundamental.

40h

02

-

622,73

406.

Jardineiro

1° segmento do Ensino Fundamental.

40h

06

-

622,73

407.

Limpador de Piscina

1° segmento do Ensino Fundamental.

40h

01

-

622,73

408.

Operador de Motosserra

1° segmento do Ensino Fundamental.

40h

01

-

622,73

409.

Coveiro

1° segmento do Ensino Fundamental.

40h

01

-

622,73

410.

Gari

1° segmento do Ensino Fundamental.

40h

02

-

622,73

NÍVEL MÉDIO

CÓDIGO

CARGO

QUALIFICAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS GERAL

VAGAS NEC ESP

SALÁRIO BASE - R$

411.

Fiscal de Posturas

Ensino Médio Completo.

40h

02

-

622,73

TOTAL GERAL DE VAGAS DA ÁREA OBRAS

59

-

-

TOTAL GERAL DE VAGAS NO CONCURSO

A) GERAL

B) RESERVADAS PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (5%)

(A+B) TOTAL GERAL

209

11

220

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

GRUPO I - ÁREA DE EDUCAÇÃO - TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL

- PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Raciocínio Matemático

Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Propriedades, múltiplos e divisores. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porcentagem. Propriedades. Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento, área, volume e massa; sistema monetário brasileiro. Jogos e desafios da matemática.

3. Conhecimentos Pedagógicos

A natureza do trabalho pedagógico: fundamentação filosófica, política e educacional. Aspectos sociais e filosóficos da educação. O papel social da educação e da escola. A escolarização desigual e suas explicações. A relação escola- cultura. Concepções liberais e progressistas da educação: contribuições e limites. Pedagogia tradicional, nova, tecnicista, libertária e teorias reprodutivistas. Didática e cotidiano escolar. Planejamento e avaliação pedagógica. As contribuições das tendências pedagógicas para a educação. Concepções de currículo. Modalidades de gestão. Avaliação do ensino x aprendizagem. Fracasso escolar. A educação inclusiva. Cotidiano da escola: interdisciplinaridade, conselho de classe e conselho escolar. Currículo escolar. Conceitos de Letramento e Alfabetização.

4. Legislação e História do Município de Rio das Flôres

Lei Orgânica do Município de Rio das Flôres: Título I - Da Organização do Município. Capítulo I. Do Município: Art. 1º a 3º. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 4º a 8º. Capítulo II. Da Competência do Município: Art. 9º a 11º. Capítulo III. Das Vedações: Art. 12º. Título II - Da Organização dos Poderes: Capítulo I. Do Poder Legislativo: Art. 13º a 58º. Capítulo II. Do Poder Executivo: Art. 59º a 87º. Título IV - Da Ordem Econômica e Social. Capítulo IV. Da Família, da Educação, da Cultura e do Desporto. Art. 163º a 177º. Título V - Disposições Gerais e Transitórias. Art. 191º a 197º. História de Rio das Flôres: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turísticos, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Rio das Flôres.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

GRUPO I - ÁREA DE EDUCAÇÃO - TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR

- PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Raciocínio Matemático

Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Propriedades, múltiplos e divisores. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porcentagem. Propriedades. Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento, área, volume e massa; sistema monetário brasileiro. Tópicos de matemática financeira: Juros Simples: Cálculo do montante e do Principal. Equivalência de capitais a juros simples. Juros compostos: Cálculo do montante e do principal. Tarifa de juros: cálculo de tarifa de juros efetiva e nominal. Jogos e desafios da matemática.

3. Conhecimentos Pedagógicos

A natureza do trabalho pedagógico: fundamentação filosófica, política e educacional. Aspectos sociais e filosóficos da educação. O papel social da educação e da escola. A escolarização desigual e suas explicações. A relação escola- cultura. Concepções liberais e progressistas da educação: contribuições e limites. Pedagogia tradicional, nova, tecnicista, libertária e teorias reprodutivistas. Didática e cotidiano escolar. Planejamento e avaliação pedagógica. As contribuições das tendências pedagógicas para a educação. Psicologia genética: estudo do desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança e do adolescente e suas implicações prático-pedagógicas. As contribuições de Piaget e Vygotsky à Educação. Pedagogia de Projeto: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Planejamento educacional, de ensino, curricular e projeto pedagógico da escola. Concepções de currículo. Modalidades de gestão. Avaliação do ensino x aprendizagem. Fracasso escolar. A educação inclusiva. Cotidiano da escola: interdisciplinaridade, conselho de classe e conselho escolar. Currículo escolar. Conceitos de Letramento e Alfabetização.

4. Legislação e História do Município de Rio das Flôres

Lei Orgânica do Município de Rio das Flôres: Título I - Da Organização do Município. Capítulo I. Do Município: Art. 1º a 3º. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 4º a 8º. Capítulo II. Da Competência do Município: Art. 9º a 11º. Capítulo III. Das Vedações: Art. 12º. Título II - Da Organização dos Poderes: Capítulo I. Do Poder Legislativo: Art. 13º a 58º. Capítulo II. Do Poder Executivo: Art. 59º a 87º. Título IV - Da Ordem Econômica e Social. Capítulo IV. Da Família, da Educação, da Cultura e do Desporto. Art. 163º a 177º. Título V - Disposições Gerais e Transitórias. Art. 191º a 197º. História de Rio das Flôres: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turísticos, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Rio das Flôres.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

GRUPO II - ÁREA DE SAÚDE - TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL

- PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos.

Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Raciocínio Matemático

Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Propriedades, múltiplos e divisores. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porcentagem. Propriedades.

Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento, área, volume e massa; sistema monetário brasileiro. Jogos e desafios da matemática.

3. Legislação do Sistema Único de Saúde - SUS

Lei n.º 8.080/1990 e as suas atualizações. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e dá outras providências. Lei n.º 8.142/1990 e as suas atualizações. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Norma Operacional Básica do SUS - NOB-SUS 01/96; e Norma Operacional de Assistência à Saúde - NOAS - SUS 2002.

4. Legislação e História do Município de Rio das Flôres

Lei Orgânica do Município de Rio das Flôres: Título I - Da Organização do Município. Capítulo I. Do Município: Art. 1º a 3º. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 4º a 8º. Capítulo II. Da Competência do Município: Art. 9º a 11º. Capítulo III. Das Vedações: Art. 12º. Título II - Da Organização dos Poderes: Capítulo I. Do Poder Legislativo: Art. 13º a 58º. Capítulo II. Do Poder Executivo: Art. 59º a 87º. Título IV - Da Ordem Econômica e Social. Capítulo II. Da Previdência e Assistência Social. Art. 158º a 159º. Capítulo III. Da Saúde. Art. 160º a 162º. Título V - Disposições Gerais e Transitórias. Art. 191º a 197º. História de Rio das Flôres: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turísticos, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Rio das Flôres.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

GRUPO II - ÁREA DE SAÚDE - TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR

- PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos.

Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Raciocínio Matemático

Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Propriedades, múltiplos e divisores. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porcentagem. Propriedades.

Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento, área, volume e massa; sistema monetário brasileiro. Tópicos de matemática financeira: Juros Simples: Cálculo do montante e do Principal. Equivalência de capitais a juros simples. Juros compostos: Cálculo do montante e do principal. Tarifa de juros: cálculo de tarifa de juros efetiva e nominal. Jogos e desafios da matemática.

3.Legislação do Sistema Único de Saúde - SUS

Lei n.º 8.080/1990 e as suas atualizações. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e dá outras providências. Lei n.º 8.142/1990 e as suas atualizações. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Norma Operacional Básica do SUS - NOB-SUS 01/96; e Norma Operacional de Assistência à Saúde - NOAS - SUS 2002.

4. Legislação e História do Município de Rio das Flôres

Lei Orgânica do Município de Rio das Flôres: Título I - Da Organização do Município. Capítulo I. Do Município: Art. 1º a 3º. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 4º a 8º. Capítulo II. Da Competência do Município: Art. 9º a 11º. Capítulo III. Das Vedações: Art. 12º. Título II - Da Organização dos Poderes: Capítulo I. Do Poder Legislativo: Art. 13º a 58º. Capítulo II. Do Poder Executivo: Art. 59º a 87º. Título IV - Da Ordem Econômica e Social. Capítulo II. Da Previdência e Assistência Social. Art. 158º a 159º. Capítulo III. Da Saúde. Art. 160º a 162º. Título V - Disposições Gerais e Transitórias. Art. 191º a 197º. História de Rio das Flôres: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turísticos, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Rio das Flôres.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

GRUPOS III - ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO E GRUPO IV- ÁREA DE OBRAS - TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL - PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Raciocínio Matemático

Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Propriedades, múltiplos e divisores. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porcentagem. Propriedades. Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento, área, volume e massa; sistema monetário brasileiro. Jogos e desafios da matemática.

3. Noções de Administração

Princípios fundamentais de administração nos setores público e privado. A teoria da burocracia. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Princípios de administração gerencial setor público. Funções do Administrador. Processo administrativo. Processo decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de planejamento e técnicas para tomada de decisão. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Motivação. Comunicação. Liderança. Processo de controle. Indicadores de desempenho: eficiência, eficácia e efetividade.

4. Legislação e História do Município de Rio das Flôres

Lei Orgânica do Município de Rio das Flôres: Título I - Da Organização do Município. Capítulo I. Do Município: Art. 1º a 3º. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 4º a 8º. Capítulo II. Da Competência do Município: Art. 9º a 11º. Capítulo III. Das Vedações: Art. 12º. Título II - Da Organização dos Poderes: Capítulo I. Do Poder Legislativo: Art. 13º a 58º. Capítulo II. Do Poder Executivo: Art. 59º a 87º. Título III - Da Organização Administrativa Municipal. Capítulo VII. Da Administração Tributária e Financeira. Art. 123º a 150º. Título IV - Da Ordem Econômica e Social. Capítulo V. Da Política Urbana. Art. 178º a 183º. Título V - Disposições Gerais e Transitórias. Art. 191º a 197º. História de Rio das Flôres: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turísticos, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Rio das Flôres.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

GRUPOS III - ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO E GRUPO IV- ÁREA DE OBRAS - TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR

- PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos.

Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Raciocínio Matemático

Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Propriedades, múltiplos e divisores. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porcentagem. Propriedades.

Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento, área, volume e massa; sistema monetário brasileiro. Tópicos de matemática financeira: Juros Simples: Cálculo do montante e do Principal. Equivalência de capitais a juros simples. Juros compostos: Cálculo do montante e do principal. Tarifa de juros: cálculo de tarifa de juros efetiva e nominal. Jogos e desafios da matemática.

3. Noções de Administração

Princípios fundamentais de administração nos setores público e privado. A teoria da burocracia. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Princípios de administração gerencial setor público. Funções do Administrador. Processo administrativo. Processo decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de planejamento e técnicas para tomada de decisão. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Motivação. Comunicação. Liderança. Processo de controle. Indicadores de desempenho: eficiência, eficácia e efetividade. Controles financeiros e orçamentários.

4. Legislação e História do Município de Rio das Flôres

Lei Orgânica do Município de Rio das Flôres: Título I - Da Organização do Município. Capítulo I. Do Município: Art. 1º a 3º. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 4º a 8º. Capítulo II. Da Competência do Município: Art. 9º a 11º. Capítulo III. Das Vedações: Art. 12º. Título II - Da Organização dos Poderes: Capítulo I. Do Poder Legislativo: Art. 13º a 58º. Capítulo II. Do Poder Executivo: Art. 59º a 87º. Título III - Da Organização Administrativa Municipal. Capítulo VII. Da Administração Tributária e Financeira. Art. 123º a 150º. Título IV - Da Ordem Econômica e Social. Capítulo V. Da Política Urbana. Art. 178º a 183º. Título V - Disposições Gerais e Transitórias. Art. 191º a 197º. História de Rio das Flôres: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turísticos, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Rio das Flôres.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

GRUPO I - ÁREA DE EDUCAÇÃO - TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL

- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Faxineiro

Apresentação Pessoal, Meio Ambiente, Qualidade na Prestação de Serviços, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Cidadania e Mercado de Trabalho, Teoria e Técnicas Profissionais, Organização e Planejamento das Tarefas e Prática Supervisionada. Limpeza de pisos, tapetes, móveis e objetos diversos. Limpeza de paredes, tetos, portas, rodapés, luminárias, vidraças, vasos e pias. Transporte de móveis, máquinas e utensílios. Uso e cuidados com materiais de limpeza e higiene, detergente, desinfetante e defensivo. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

2. Servente

Apresentação Pessoal, Meio Ambiente, Qualidade na Prestação de Serviços, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Cidadania e Mercado de Trabalho, Teoria e Técnicas Profissionais, Organização e Planejamento das Tarefas e Prática Supervisionada. Limpeza de pisos, tapetes, móveis e objetos diversos. Limpeza de paredes, tetos, portas, rodapés, luminárias, vidraças, vasos e pias. Transporte de móveis, máquinas e utensílios. Uso e cuidados com materiais de limpeza e higiene, detergente, desinfetante e defensivo. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

3. Merendeira

Atividades específicas teóricas inerentes ao cargo; Boas maneiras; Comportamento no ambiente de trabalho; Organização do local de trabalho; Noções básicas de preparação de alimentos; Trabalho de Cozinha: preparo de café, lanches e refeições em geral; Guarda e conservação de alimentos; Controle de Estoque de Material de cozinha; Relatório de pedidos de materiais de consumo gêneros alimentícios; Higiene Pessoal, ambiental e de materiais de consumo. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

4. Auxiliar de Biblioteca

Tratamento da informação: representação descritiva e temática; tombamento; preparo físico do material. Atendimento ao usuário: circulação; empréstimo; recuperação do material no acervo; serviço de referência. Formação do acervo: seleção e aquisição; preservação. História da escrita. História do livro. História da biblioteca. A importância do ato de ler. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

GRUPO I - ÁREA DE EDUCAÇÃO - TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Professor Docente I

O sistema escolar brasileiro segundo a legislação atual; a construção do conhecimento; orientações metodológicas para a educação infantil: atividades adequadas e utilização de jogos na aprendizagem; o processo de ensino e aprendizagem: a ação pedagógica; A avaliação da aprendizagem. Educação Fundamental: Objetivos gerais. O atendimento em creches e pré-escolas: características gerais. A concepção de criança enquanto sujeito social e histórico. Brincar: o significado da brincadeira na formação da criança. Interação social: diversidade e individualidade. A aprendizagem significativa e os conhecimentos prévios: a resolução de problemas. O profissional da Educação fundamental: características essenciais, Ética profissional. A organização do currículo: orientações didáticas, objetivos e conteúdos. A formação pessoal e social: concepção e aprendizagem. A criança de 06 a 10 anos: orientações didáticas quanto aos conteúdos: nome, imagem, independência e autonomia, respeito à diversidade, identidade de gênero, interação, jogos e brincadeiras, cuidados especiais. O erro construtivo. Língua Portuguesa: o ensino da Língua Portuguesa no âmbito da educação fundamental: o processo de aquisição da leitura e da escrita. Compreensão e interpretação de texto: relacionar palavras, expressões ou estruturas oracionais a outras de sentido oposto, análogo ou equivalente. Compreender o sentido de certos termos e expressões à luz de um dado contexto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Matemática: O ensino da matemática no âmbito do ensino fundamental: objetivos e metodologia, noções básicas com operações matemáticas: soma, diminuição, subtração e divisão. Sistemas de numeração. Conjuntos numéricos. Operações: múltiplos, divisores. Frações. Números decimais. Estudos Sociais e Geografia: As Regiões Brasileiras - Aspectos físico, econômico e humano: Região Norte; Região Nordeste; Região Sudeste; Região Sul; Região Centro-Oeste. Brasil: estados e capitais. Assuntos atuais sobre o contexto político, financeiro e esportivo no cenário nacional e internacional. História do Brasil: O descobrimento do Brasil: os primeiros habitantes. Brasil Colônia: as primeiras expedições; as capitanias hereditárias; Brasil Império: proclamação da Independência; primeiro reinado; período regencial; segundo reinado; abolição da escravatura. Brasil República. Os Governos Militares. A Nova República. Ciências: O Ar Atmosférico: composição; camadas da atmosfera; pressão atmosférica; direção e velocidade dos ventos; importância do ar e dos ventos. Água: composição; ciclo da água; estados físicos e mudanças de estado; qualidade da água. O Solo: as camadas da terra; o solo e o subsolo; o solo e o plantio; irrigação e drenagem; composição das rochas. Os Animais: classificação; principais características e exemplos dos grandes grupos de invertebrados; principais características e exemplos dos grandes grupos de vertebrado. Os Vegetais: classificação; principais características e exemplos dos grandes grupos de vegetais. O Corpo Humano: a) células: estruturas e funções; b) tecidos: classificação e principais características; c) órgãos e sistemas: locomoção, digestão, respiração, circulação, excreção, reprodução, coordenação nervosa, órgãos dos sentidos. Meio Ambiente: cadeia alimentar, desequilíbrio ecológico. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

2. Inspetor de Alunos

Deveres do funcionário municipal; Deveres e obrigação do inspetor de alunos; Disciplina e vigilância dos alunos; Hierarquia na escola; Controle e movimentação do aluno; Orientação aos alunos quanto às normas da Escola; Controle e movimento dos alunos nas imediações da Escola; Colaborar na instrução e divulgação de avisos; Observar e orientar os setores, sobre o comportamento dos alunos; Apoio aos professores; Colaboração nas atividades extra-classe; Primeiros socorros aos alunos; Outras tarefas auxiliares; Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei Estadual nº 3621/01 que dispõe sobre a proibição de fumar nas escolas; Telefones de emergência: Pronto Socorro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

3. Monitor Infanto-Juvenil

Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA; Constituição Federal: Políticas Públicas para a Educação Infantil; Organização do trabalho pedagógico da Educação Infantil; Projetos pedagógicos para o trabalho em Educação Infantil; Registros, planejamento e avaliações na Educação Infantil; Pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Infantil; Educação, cultura e infância; Formação do professor de Educação Infantil; Teorias Educacionais que fundamentam a Educação Infantil; Legislação inerente à Educação e ao Ensino Público, conforme consta da Constituição Federal e da Legislação Infraconstitucional. LDB. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

GRUPO I - ÁREA DE EDUCAÇÃO - TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Pedagogo

A Formação do Pedagogo e seus campos de atuação. O pensamento pedagógico Brasileiro: rupturas e continuidades. A organização da Educação Nacional - os níveis e as modalidades da Educação e de Ensino: Educação Básica e Educação Superior. Políticas Públicas - Programas e ações do Ministério da Educação e de suas diversas Secretarias nas últimas décadas: limites e alcances. Legislação atualizada sobre a Educação Brasileira: Constituição Federal, Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBN; Lei nº 8069/90: Estatuto da Criança e do Adolescente; Pareceres CNE/CP nº 05/2005, 01/2006; Lei nº 10.172/2001 -Plano Nacional de Educação (PNE). Referencias de qualidade para EAD 2003 e 2007. Legislação de EAD. Sistemas de Avaliação da Educação Básica e do Ensino Superior. Gestão do Ensino Superior. Legislação e Políticas Educacionais Brasileiras: LDBEN n° 9394/96 e atualizações; Lei n° 10172 - Plano Nacional de Educação ( PNE) ; Constituição Brasileira; Estatuto da Criança e do Adolescente; Pareceres CNE/CP n° 05/2005,01/2006. Tendências e concepções pedagógicas: Pressupostos teóricos e orientações didáticas. Relação entre escola e sociedade. .Parâmetros Curriculares Nacionais. Conteúdo Básico Comum (CBC). Temas Transversais. Construção coletiva do Projeto Político Pedagógico; Papel do Pedagogo na concretização do currículo escolar. Interdisciplinaridade; O papel do pedagogo e o trabalho pedagógico: organização dos tempos e espaços escolares, princípios da gestão escolar democrática, planejamento pedagógico, métodos , técnicas e avaliações. As avaliações sistêmicas: Provinha Brasil, Prova Brasil, SAEB, ENEM, SIMAVE e o IDEB. Estrutura e funcionamento das instâncias colegiadas. Conselho de classe. Educação inclusiva. Família: Conceitos, Família na contemporaneidade, Relações e conflitos familiares, Convivência familiar e comunitária. O desenvolvimento da criança e do adolescente. Adolescência e Juventude. Questionamentos sobre a importância dos cuidados na Primeira Infância/Desenvolvimento Infantil. Organização do trabalho pedagógico na escola. Dificuldades de aprendizagem. Fracasso escolar. População em situação de rua. Trabalhos em grupo e a organização do trabalho sócioeducativo. Violência: a) formas de violência: negligência, física, psicológica, sexual (abuso e exploração). Educação Social: a) fundamentos b) conceito c) Pedagogia Social d) Educação Social e contexto da intervenção e) O papel do educador e relação educador-educando. Parâmetros Curriculares Nacionais. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e alterações. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

2. Psicopedagogo

Trajetória da Psicologia; Ética profissional da Psicologia; Fundamentos da psicologia Institucional; Noções gerais de psicologia; A instituição escolar; A política social no Brasil e o processo de organização das instituições escolares; Psicodiagnóstico; Estudos de Piaget; Estudos de Vigotsky; Problemas de aprendizagem na escola; O fracasso escolar e suas implicações para a psicopedagogia. O desenvolvimento da criança e do adolescente. Elementos do processo de ensino-aprendizagem: motivação, memória, atenção, retenção, organização das informações. Família. O lúdico como instrumento de aprendizagem. O corpo na aprendizagem Problemas de comportamento. Dificuldades de aprendizagem Fracasso escolar. Modalidades de aprendizagem. Avaliação psicopedagógica Intervenção psicopedagógica. O processo de aprendizagem. Abordagem cognitivo-comportamental. Transtorno de ansiedade. Esquizofrenia. Autismo. Dependência química. Importância das intervenções com a família. Estatuto da criança e do adolescente-ECA. Cidadania. Parâmetros Curriculares Nacionais. Fundamentação Teórica e a Formação do Psicopedagogo: A construção teórica da Psicopedagogia na produção de uma prática clínica: Psicopedagogia individual e grupal e Psicopedagogia Institucional; Objeto de estudo e âmbito de atuação da Psicopedagogia; - Fundamentos da prática: diferentes abordagens, diferentes estilos do ensinar e do aprender; Ética do trabalho psicopedagógico. Epistemologia do Conhecimento e Bases Neuroanátomo-funcionais da Aprendizagem. Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica: Epistemologia Construtivista. O processo de aprender. A construção do conhecimento: teorias psicogenéticas. Interação entre aprendizado e desenvolvimento; A autonomia e suas implicações na Educação; Introdução ao estudo do sistema nervoso, da motricidade e das funções mentais superiores; Os distúrbios de aprendizagem; Características Básicas do Diagnóstico Psicopedagógico; O uso do lúdico e a entrevista operativa centrada na aprendizagem (EOCA); Vínculos com a aprendizagem - testes projetivos psicopedagógicos; A práxis pedagógica nos diferentes níveis de ensino: jogos na intervenção psicopedagógica. Psicopedagogia e Contextos de Aprendizagem: Desenvolvimento da linguagem e aquisição da leitura e da escrita; Desenvolvimento emocional e afetivo e implicações na aprendizagem; Desenvolvimento cognitivo e processos de pensamento lógico-matemático. O desenvolvimento da criança e do adolescente. Elementos do processo de ensino-aprendizagem: motivação, memória, atenção, retenção, organização das informações. Família. O lúdico como instrumento de aprendizagem. O corpo na aprendizagem. Problemas de comportamento. Dificuldades de aprendizagem. Fracasso escolar. Modalidades de aprendizagem. Avaliação psicopedagógica. Intervenção psicopedagógica. O processo de aprendizagem. Abordagem cognitivo-comportamental. Transtorno de ansiedade. Esquizofrenia. Autismo. Dependência química. Importância das intervenções com a família. ECA. Cidadania. Parâmetros Curriculares Nacionais. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

3. Professor Docente II - Matemática

Sistemas de numeração. Conjuntos numéricos. Operações: múltiplos, divisores. Frações. Números decimais. Medidas: área, perímetros, comprimento, capacidade, volume. Simetria. Função de primeiro e segundo grau. Porcentagens, Possibilidades e estatísticas. Gráfico. Ângulos, Proporcionalidade. Equações e inequações de primeiro e segundo graus. Sistema de Equações. Polígonos. Funções e relações. Trigonometria no triângulo. Semelhança. Congruência. Teoremas: Tales e Pitágoras. Círculos. Noções de probabilidade. Geometria: figuras geométricas planas: quadrado, retângulo, triângulo, círculo; sólidos geométricos: cubo, paralelepípedo, prisma, cilindro, pirâmide, cone; esfera: cálculo de perímetros, áreas e volumes. Tópicos de matemática financeira: Juros Simples: Cálculo do montante e do Principal - Equivalência de capitais a juros simples. Juros Compostos: Cálculo do Montante e do Principal - Equivalência de capitais a juros compostos. Taxa de juros: Taxa de juros efetiva e nominal -Cálculo da taxa efetiva a partir da taxa nominal - taxas equivalentes em períodos quaisquer. Fatoração. Polinômios (operações). Lógica. Jogos e desafios da matemática. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

4. Professor Docente II - Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto: relacionar palavras, expressões ou estruturas oracionais a outras de sentido oposto, análogo ou equivalente. Compreender o sentido de certos termos e expressões à luz de um dado contexto. Aprender ou inferir, em qualquer nível de generalidade pontos de vista, idéias ou sentimentos. Distinguir afirmações acessórias. Compreender inter-relações de idéias. Estruturas e processos gramaticais: a oração e seus constituintes. Os processos sintáticos: coordenação e subordinação. Classificação das orações. Colocação dos termos na frase. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Classificação das orações. Estrutura e formação das palavras. Emprego das classes de palavras. Flexão das palavras. Unidades fonológicas: os fonemas vocálicos. Os fonemas consonantais. A sílaba: padrões silábicos. Encontros consonantais e vocálicos. Fonemas e letras. Pontuação: empregos dos sinais de pontuação. Acentuação gráfica. O ensino da Língua Portuguesa na Escola de 1º e 2º graus: alfabetização, objetivos e metodologia. Processo de aquisição da leitura e da escrita. A constituição do leitor/autor. Formação do usuário da língua. Linguagem verbal (oral e escrita) e não-verbal (gestual, musical, plástica, cênica). Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

5. Professor Docente II - Educação Artística

História da arte. Movimentos artísticos. O lúdico na obra de arte. Arte - educação. Psicologia da arte. Processo de criação. Percepção. Cor, disco cromático, espectro. Criatividade: conceito, originalidade, criatividade e desenvolvimento, inibição, processo e produto. Percepção: o mundo sonoro, o visual, o tátil. Aspectos formais da Educação Artística: linha, forma, superfície, volume, espaço, tempo, movimento, som, ruído, intensidade, timbre, altura, duração, ritmo, dinâmica. Integração através da arte. Artes Cênicas: história das artes cênicas; Papel das artes cênicas no processo educacional, teoria e prática; teatro e jogo. Artes Plásticas: história geral das artes; história e ensino da arte no Brasil; teoria da arte: arte como produção, conhecimento e expressão; a obra de arte e sua recepção; artes visuais: elementos de visualidade e suas relações; comunicação na contemporaneidade. Música: aspectos históricos da música ocidental; elementos estruturais da linguagem musical; tendências educacionais quanto ao ensino da música, na sala de aula; visão interdisciplinar do conhecimento musical. Dança: história da dança; papel da dança na educação; estrutura e funcionamento do corpo para a dança; proposta triangular: fazer, apreciar, contextualizar. As danças como manifestações culturais. Cultura musical brasileira. Folclore do Brasil. Hinos oficiais. Parâmetros curriculares. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

6. Professor Docente II - Educação Física

Fundamentos da Educação Física: aspectos neuro-fisiológicos, psicossociais e pedagógicos. Crescimento, desenvolvimento motor e aprendizagem motora. Caracterização do processo de crescimento. Psicologia do desenvolvimento. Fatores que interferem no crescimento. Desenvolvimento e aprendizagem. Fases do desenvolvimento. Aprendizagem motora e cognitiva. Psicomotricidade. Objetivos e conteúdos da Educação Física em função do nível de desenvolvimento da criança e do adolescente. Organização desportiva: torneios, campeonatos, competições, colônia de férias. Educação Física escolar: criança e adolescente; materiais; atividades e jogos esportivos - culturais. Desportos: técnicas fundamentais e regras oficiais. Recreação: conceito e finalidades. Educação para o lazer. Jogo: conceito e valor. Noções de primeiros socorros. Cinesiologia. Fisiologia desportiva. Didática específica da disciplina. Técnicas e instrumentos de medida e avaliação em Educação Física. Organização de competição. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

7. Professor Docente II - Formação Humana

A auto-estima; Socialização; Família; Relacionamentos pessoais e interpessoais; Valores, ética e Cidadania; A cultura: natureza e cultura, cultura e história, cultura e religião. Educação inclusiva. Família: Conceitos, Família na contemporaneidade, Relações e conflitos familiares, Convivência familiar e comunitária. O desenvolvimento da criança e do adolescente. Adolescência e Juventude. Questionamentos sobre a importância dos cuidados na Primeira Infância/Desenvolvimento Infantil. Organização do trabalho pedagógico na escola. Dificuldades de aprendizagem. Fracasso escolar. População em situação de rua. Trabalhos em grupo e a organização do trabalho sócioeducativo. Violência: a) formas de violência: negligência, física, psicológica, sexual (abuso e exploração). Educação Social: a) fundamentos b) conceito c) Pedagogia Social d) Educação Social e contexto da intervenção e) O papel do educador e relação educador-educando. O Sagrado e a Instituição da Religião: O sagrado e a religiosidade, manifestação e revelação. As finalidades da religião, fé e razão. Monoteísmo judaico e judaísmo: Pacto de Deus com o Povo Escolhido, Livros Históricos e Proféticos, a noção de Deus, ética judaica. A visão de mundo Cristã: o cristianismo: origem; visão cristã da humanidade; Deus e os homens: o pecado e a salvação. A Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa; A Reforma Protestante e a Contra-Reforma. Igrejas Protestantes e Evangélicas; Luterana/ Calvinista/ Anglicana/ Metodista/ Batista/ Pentecostais/ Adventistas. Islamismo: O que significa a palavra islã. O credo e as obrigações religiosas: os cinco pilares; Relações Humanas e éticas. Religiões com origem na Índia e no Extremo Oriente: Hinduísmo, Budismo e zen-budismo; Taoísmo, Confucionismo e Xintoísmo. Religiões Africanas e de Influência Africana: Religiões tribais ou primais: origem e desenvolvimento; Relações Brasil - África: umbanda e candomblé. Religião, Estudo e Poder - Ética e Cidadania. Outras alternativas religiosas: o Espiritismo; Ética e Religião: o bem o mal; A vida e a morte: a questão da moralidade; Movimento Ecumênico e Cidadania; Mito e religião; Religião e controle social. A Constituição Brasileira e a Religião. O ensino religioso na Escola Pública. A LDB e a Lei 9.475 em relação ao ensino religioso. O Ensino Religioso no contexto do Ensino Fundamental. Diversidades culturais religiosas no Brasil. Conteúdos do Ensino Religioso em diferentes denominações Religiosas. Pedagógicos/Legislação: Lei 9394/96 (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais; Tendências Pedagógicas: Parâmetros Curriculares Nacionais - Ética. Projeto Pedagógico Tradicional, Projeto Pedagógico Escola Nova, Projeto Pedagógico Tecnicista, Projeto Pedagógico Progressista; Concepções da teoria sócio-construtivista; Didática e Conhecimento; Planejamento Escolar (Elaboração de planos de ensino, de projetos); Contribuições da Psicologia para o processo de ensino aprendiz na Educação; Avaliação Escolar (concepções, funções, instrumentos). Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

8. Professor Orientador Educacional

Trajetória da Orientação Educacional no Brasil: perspectiva histórico - social - cultural - pedagógica; papel e função do Orientador Educacional no cotidiano escolar. Orientação Educacional e gestão democrática: contexto escolar e contexto social, as relações intra/extra escolares. Orientação Educacional e o processo de construção do conhecimento na escola: "saber" e "fazer" pedagógico; a organização do trabalho na escola e ação do Orientador Educacional no currículo. Orientação Educacional e as relações de trabalho: abordagens teóricas e considerações críticas. Orientação Profissional numa proposta renovadora. Educação e sociedade: tendências pedagógicas da educação brasileira; a escola e sua função social; a escola diante das realidades contemporâneas. Proposta educacional e pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos. O compromisso social e ético dos professores. Fracasso escolar. Avaliação de qualidade da educação no Brasil: o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação no Brasil) e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Parâmetros Curriculares Nacionais. Avaliação: seriação, ciclos, promoção. O funcionamento da escola: planejamento, prática docente, atividades de sala de aula. A ação do orientador educacional; limites e possibilidades. Alfabetização de adultos. Retrospectiva e atualidade sobre o analfabetismo no Brasil. A proposta teórico-metodológica de Paulo Freire para educação de jovens e adultos. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

9. Instrutor de Informática

Sistemas Operacionais; Windows 95/98/2000/NT; Noções de Hardware: instalação, uso e conceitos; Noções de Rede: Windows NT, Windows 2000 e Windows 98; Cuidados com equipamentos e programas; Limpeza do ambiente de trabalho; Segurança de dados: Backup, Antivírus. Relacionamento Interpessoal. História da Computação, Noções gerais de informática, Memória RAM, Word, Excel, Internet, sistema operacional Windows, Vírus, Noções de operações com arquivos em ambiente Windows , Conhecimentos básicos de arquivos e pastas (diretórios). Utilização do Windows Explorer: cópias, mover arquivos, criar diretórios, Conhecimentos básicos de editor de textos (ambiente Windows) criação de um novo documento, formatação e impressão, Conhecimentos básicos de planilha eletrônica (ambiente Windows) cálculo, formatação e impressão.Organização e Métodos de Processamento da Dados. Fundamentos de Processamento de Dados Hardware. Aplicativos e Utilitários de Software. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Ética profissional.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

GRUPO II - ÁREA DE SAÚDE - TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL

- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Auxiliar de Cuidador

Atualidades: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. Compreensão dos problemas que afetam a vida da comunidade, do município, do estado e do país. Administração pública: Constituição Federal de 1988, Capítulo VII, artigo nº. 37 a 43. Lei Orgânica do Município. Ética e cidadania. Noções básicas de Relações Humanas no Trabalho. Relacionamento interpessoal. Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do adolescente. Atenção à criança e ao adolescente abrigados. Processos educativos do ser-criança e ser-adolescente. Estatuto da Criança e do Adolescente. Diretrizes Nacionais para a Política Integral à infância e Adolescência. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

GRUPO II - ÁREA DE SAÚDE - TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Auxiliar de Odontologia

Processo saúde-doença; Políticas de Saúde no Brasil - SUS com ênfase na Atenção Básica; Bioética e ética profissional; Técnicas de Instrumentação; Materiais, medicamentos e instrumental odontológico (preparo, manipulação, acondicionamento, transporte e descarte); conceito de Urgência em Saúde Bucal; Primeiros Socorros; Estratégias de Acolhimento aos usuários; Cuidados odontológicos relacionados às várias fases do ciclo vital (idoso, criança, adulto, adolescente e gestante); Educação em Saúde Bucal; Trabalho em Equipe; Controle de infecção na prática odontológica; Ergonomia em odontologia; Equipamentos odontológicos: conservação e manutenção; Metodologia de avaliação das condições de saúde bucal; Modelos de atenção em saúde bucal; Biosegurança em Saúde Bucal; Administração e Gerenciamento em Saúde Bucal; Anatomia Dentária. Processo Saúde-doença. Promoção de Saúde: conceitos e estratégias. Educação para Saúde: conceitos e técnicas. Conceitos de prevenção e controle de doenças bucais para indivíduos, família e comunidade. Anatomia e fisiologia do corpo humano. Principais problemas de saúde da população e meios de intervenção. Método epidemiológico / indicadores de saúde. Doenças transmissíveis e não transmissíveis: conceitos e prevenção. Biossegurança em Odontologia. Bioética e ética profissional. Organização do ambiente de trabalho. Equipamentos e Instrumentais: nomenclatura, utilização, cuidados. Conservação e Manutenção de equipamentos odontológicos. Processos de limpeza, desinfecção e esterilização de instrumentais, equipamentos e ambientes odontológicos. Ergonomia: espaço físico, postura, posição de trabalho. Higiene Bucal: técnicas de escovação supervisionada, cuidados com aparelhos protéticos. Índices epidemiológicos utilizados em Odontologia. Preenchimento e controle de fichas clínicas, registros em Odontologia. Manejo de pacientes na clínica odontológica. Materiais odontológicos: nomenclatura, utilização, manipulação, armazenamento e controle de estoque. Utilização racional de fluoretos em Odontologia. Placa bacteriana: identificação, índices, fisiologia, patogenia, meios químicos e mecânicos utilizados para o seu controle. Principais problemas que afetam a saúde bucal: cárie, doença periodontal, má oclusão, lesões de tecidos moles - conceito, etiologia, evolução, transmissibilidade, medidas de promoção de saúde e prevenção da ocorrência das patologias. Radiologia odontológica: cuidados, técnicas de revelação. Programa Saúde da Família: atribuições específicas, filosofia, objetivos, métodos de trabalho. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

2. Cuidador

O cuidado, O autocuidado; Quem é o cuidador; O cuidador e a pessoa cuidada; O cuidador e a equipe de saúde; O cuidador e a família; Cuidando do cuidador, Dicas de exercícios para o cuidador, Avaliação do estilo de vida; Grupos de cuidadores; Serviços disponíveis e direitos do cuidador e da pessoa cuidada, Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), Benefícios previdenciários, Legislação importante, Órgãos de direitos, Rede de apoio social, Telefones úteis, Recomendações de endereços eletrônicos; Cuidados no domicílio para pessoas acamadas ou com limitações físicas, Higiene, Como proceder no banho de chuveiro com auxílio do cuidador, Como proceder no banho na cama, Assaduras, Cuidados com a boca, Doenças da boca, Cárie dental, Sangramento das gengivas, Feridas na boca; Alimentação saudável, Outras recomendações gerais para a alimentação; Orientação alimentar para aliviar sintomas, Náuseas e vômitos, Dificuldade para engolir (disfagia), Intestino preso (constipação intestinal), Gases (Flatulência), Alimentação por sonda (dieta enteral); Acomodando a pessoa cuidada na cama, Deitada de costas, Deitada de lado, Deitada de bruços; Mudança de posição do corpo, Mudança da cama para a cadeira, Quando o cuidador necessita de um ajudante para a passagem da cama para a cadeira, Ajudando a pessoa cuidada a caminhar; Exercícios, Exercícios respiratórios; Adaptações ambientais; Estimulando o corpo e os sentidos; Vestuário; Como ajudar na comunicação, Alterações que podem ser encontradas na comunicação; Dificuldade na memória: como enfrentá-la; Proteção à pessoa cuidada; Úlcera de pressão/Escaras/Feridas, Como prevenir as escaras, Tratamento das escaras; Auxiliando o intestino a funcionar; Cuidados no banho, Problemas com o sono; Demência; Cuidados com a medicação; Emergência no domicílio, Engasgo, Queda, Convulsão, Vômitos, Diarréia, Desidratação, Desmaio, Maus Tratos, O que o cuidador pode fazer diante de situações de maus tratos, Denúncia em caso de maus tratos, Como proceder no caso de óbito. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

GRUPO II - ÁREA DE SAÚDE - TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Coordenador de Abrigo

Ética profissional (sigilo). Noções Básicas do PNAS/SUAS. ECA - Estatuto da Criança e Adolescente - Lei Nº 8069 de 13/07/1990. Orientações técnicas para os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes. Plano Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente; Violência Doméstica (sexual física e psicológica). Desenvolvimento da criança e adolescente. Lei orgânica de Assistência Social LOAS. Noções do CRAS, CREAS e DAPS, bem como da Constituição Federal vigente. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

2. Assistente Social

Assistência Social e as esferas do Poder Público. Assistência Social: Definições, princípios, diretrizes e organização. Conselhos de Assistência Social. Formação profissional do assistente social na contemporaneidade. Desenvolvimento Social e Políticas de Habitação. Educação popular e Serviço Social. Legislação específica da área da assistência social. Municipalização e descentralização da assistência social. O programa comunidade solidária e a LOAS. Participação social: Associação de moradores, Conselhos Municipais, Movimentos Sociais. Planejamento social. Pobreza urbana, favelização, migração. Políticas Sociais. A relação público x privado: as Organizações Não Governamentais (ONGS); e as Organizações Sociais de Interesse Público (OSCIP). Políticas Sociais e direitos sociais. Políticas Sociais e Serviço Social. O debate contemporâneo sobre o Serviço Social: reflexões sobre teoria em suas relações com as demandas à profissão. Políticas Sociais e Direitos Sociais no Brasil: seus desdobramentos históricos e político-sociais. Políticas de governo para o desenvolvimento sustentável: o Serviço Social e as políticas de proteção ambiental. Avaliação de Políticas Sociais. Pesquisa em Serviço Social à construção do conhecimento; metodologias qualitativas e sua aplicação pelo Serviço Social. Assistência social com a garantia de direitos. Estratégias e procedimentos teóricos metodológicos em Serviços Sociais. Serviço Social e movimentos sociais: concepção e suas expressões no Brasil. Processo de Trabalho e Serviço Social. Ações preventivas junto à comunidade. Educação continuada por intermédio de palestras nos programas desenvolvidos pelo Governo Federal. Noções de administração: planejamento, organização e execução das atividades profissionais; trabalho em equipe. Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS. Estatuto do Idoso. Princípios éticos e legislação do exercício profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções sobre programas de atenção básica. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

2. Fonoaudiólogo

Anatomofisiologia aplicada à Fonoaudiologia em suas especificidades (voz, audiologia, linguagem, fala, motricidade oral), distúrbios da voz/linguagem/fala/audiologia/motricidade oral. Anatomo-fisiologia do sistema auditivo, psicoacústica, testes básicos de avaliação auditiva, avaliação audiológica, avaliações eletrofisiológicas, patologias do sistema auditivo, procedimentos clínicos dos exames audiológicos. Neonatologia: recém-nascido a termo; desenvolvimento oromotor normal; reflexos orais; funções reflexo-vegetativas; prematuridade. Avaliação e intervenção fonoaudiológica no R. N. pré-termo: teoria sincronoativa; estados comportamentais do recém-nascido; sucção não nutritiva; estimulação multimodal. Aleitamento materno. Neurologia: neuroanatomia e neurofisiologia aplicada aos distúrbios fonoaudiológicos: afasias, disartrias, apraxias, disfagias; alterações motoras e cognitivas associadas à afasias; demências: fatores etiológicos, tipos, repercussão; avaliação e intervenção terapêutica nos distúrbios de fala e linguagem de origem neurológica. Voz: distúrbios da voz e seus aspectos clínicos; avaliação vocal; diagnóstico diferencial; prevenção, intervenção e conduta terapêutica nos transtornos da voz. Motricidade Oral: Etiologia; caracterização e fatores predisponentes, sintomatologia, componentes do aparelho estomatognático, avaliação especificada dos órgãos fonoarticulatórios e das funções neurovegetativas. Da deglutição da respiração; da fala, da voz e da linguagem, abordagem avaliativa, diagnóstico e prognóstico dos distúrbios da motricidade oral, planejamento geral de terapia-prevenção e reabilitação. Linguagem: distúrbios de linguagem, prevenção e reabilitação. Distúrbios do Aprendizado: Avaliações, abordagens terapêuticas dos distúrbios da aprendizagem. Contextualizando os distúrbios do aprendizado no âmbito da educação nacional, as bases psicomotoras da aprendizagem. Fonoaudiologia Preventiva. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

3. Psicólogo

Histórico da Psicologia. Métodos da Psicologia. O Arco reflexo. A Inteligência. A Motivação e a Aprendizagem. A Psicossomática nos dias atuais: origem, conceito; evolução/objetivos. A Psicossomática e a formação do Psicólogo. Psicologia Escolar: problemas de aprendizagem-diagnóstico e aconselhamento psicológico, perspectiva histórica da Educação no Brasil, o enfoque psicanalítico, construtivista e interacionista no desenvolvimento da aprendizagem. A criança e o adolescente: Teorias do desenvolvimento da personalidade, conceitos fundamentais de Freud, Vygotsky e Piaget, Fatores que influenciam na socialização, família, escola, meios de comunicação, grupo social. Orientação vocacional: fatores envolvidos na escolha profissional, orientação e o mercado de trabalho, profissão e o perfil individual. Psicologia Social: comportamento dos indivíduos nos grupos, relação entre a sociedade, grupo, indivíduo e as instituições. Psicodiagnóstico: na escola e na instituição. Saúde mental: transtornos mentais e de comportamento. Transtornos de aprendizagem: atenção, memória, leitura/escrita, cálculo e linguagem Educação Especial o contexto escolar frente às dificuldades e os distúrbios de aprendizagem diagnóstico e intervenção nos transtornos de aprendizagem o indivíduo portador de necessidades especiais e a integração ao sistema educacional regular. Alfabetização de adultos. Retrospectiva e atualidade sobre o analfabetismo no Brasil. A proposta teórico-metodológica de Paulo Freire para educação de jovens e adultos. Experiências e projetos de alfabetização de adultos. Análise institucional; o cotidiano da escola como instrumento de análise dos mecanismos subjacentes ao sistema educacional: conteúdos manifestos e latentes; observação das relações intra e extra-escolares: método de observação-participante. A compreensão da instituição escolar como espaço de ação coletiva: a questão do grupo operativo, da transversalidade e de identificação dos analisadores. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

4. Odonto Pediatra

Psicologia Geral aplicada em odontopediatria. Análise Transacional. Preparo psicológico em odontopediatria. Anatomia comparada entre dentes decíduos e permanentes. Cronologia da erupção dentária. Exame diagnóstico e plano de tratamento. Radiologia em odontopediatria. Anestesia em odontopediatria. Análise das dentições decídua e mista. Cirurgia em odontopediatria. Cariologia - processo des/remineralização. Controle mecânico da placa bacteriana. Selantes de fossulas e fissuras. Flúor. Tratamento endodôntico em dentes decíduos - polpa viva. Tratamento endodôntico em dentes decíduos - polpa morta. Terapia pulpar em dentes permanentes jovens. Dentística em odontopediatria. Aspectos biomecânicos e preparos cavitários. Materiais forradores e restauradores. Tratamento Restaurador Atraumático (TRA). Terapêutica em odontopediatria. Trauma dentário. Recursos protéticos em odontopediatria. Odontologia para bebês. Atendimento odontológico a pacientes especiais. Conceitos básicos de farmacologia. Vias de administração de fármacos. Absorção e distribuição. Biotransformação e Eliminação de Fármacos. Antibióticos; Penicilinas e Cefalosporinas. Aminoglicosídeos; Tetraciclina e Cloranfenicol. Digitálicos. Antihipertensivos. Vasodilatadores. Vasodilatadores coronarianos. Hipnóticos. Barbitúricos. Hipnoanalgesicos. Antidepressivos. Neurolépticos. Ansioliticos. Anestésicos locais. Anestésicos gerais. Histamina e Antihistaminicos. Prostaglandinas e bradicinina. Antiinflamatórios não-esteroidais. Antiinflamatórios esteroidais. Analgésico-antipiréticos. Cariostáticos e cariogénicos. Antisépticos e desinfetantes. Hemostáticos. Fármacos e Gravidez. Antineoplásicos. Oclusão: anatomia funcional; Etiologia e identificação dos distúrbios funcionais do sistema mastigatório. Normas de Biossegurança na Clínica Odontológica: técnica de lavagem das mãos, uso de barreiras protetoras, descarte de lixo e material pérfuros cortantes, Hepatites virais (A, B e C); Aids na prática odontológica; Esterilização e desinfecção. Farmacologia e Terapêutica Medicamentosa: Vias de Administração das Drogas; Normas de Receituário e Notificação de Receita: Mecanismos de Ação, Indicações e Efeitos Adversos dos Antimicrobianos, Antiinflamatórios e Analgésicos; Prescrição Medicamentosa para Pacientes com Necessidades Especiais. Oclusão e Articulação Temporomandibular: Anatomia Funcional e Biomecânica do Aparelho Mastigatório; Critérios para uma Oclusão Funcional Normal; Sinais, Sintomas e Princípios de Tratamento das Disfunções Temporomandibulares. Ênfase em Saúde Coletiva. Doenças de Notificação Compulsória. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

5. Endodontista

Anatomia comparada entre dentes decíduos e permanentes. Cronologia da erupção dentária. Exame diagnóstico e plano de tratamento. Odontologia Social: caracterização e hierarquização de problemas; Políticas de recursos humanos em odontologia; Educação em saúde bucal; Epidemiologia aplicada à odontologia; Níveis de prevenção e de aplicação. Endodontia: Métodos de Diagnóstico; Tratamento Conservador da Polpa Dentária; Patologia Pulpar; Aspectos Microbiológicos em Endodontia; Patologia Pulpar e Periapical; Planejamento do Tratamento Endodôntico; Tratamento Endodôntico em Dentes com Polpa Viva e Polpa Morta; Morfologia Interna e Abertura Coronária; Preparo do Canal Radicular; Substâncias Químicas Auxiliares; Medicação Intracanal; Obturação do Canal Radicular. Radiologia: Técnicas Radiográficas Intrabucais; Métodos de Localização Radiográfica; Radiografias Panorâmicas; Anatomia Radiográfica Dentomaxilomandibular; Princípios de Interpretação Radiográfica; Aspectos Radiográficos das Alterações e Lesões do Órgão Dentário, Patologia e Clínica Odontológica: Semiologia: Exame Clínico, Lesões Fundamentais da Mucosa Bucal. Alterações dos Tecidos Mineralizados dos Dentes: Cárie Dentária, Anomalias de Desenvolvimento. Patologia dos Tecidos Periapicais: Pericementite; Abcesso Periapical; Granuloma Radicular; Cisto Radicular. Patologia dos Tecidos Periodontais: Gengivite; Periodontite. Processos Infecciosos da Cavidade Bucal: Osteomielite de maxilar e mandíbula; Viroses. Cistos e Tumores da Cavidade Bucal: Lesões pré-cancerosas; Neoplasias benignas da cavidade bucal; Neoplasias malignas da cavidade bucal e Processos Proliferativos Não Neoplásicos da Cavidade Bucal. Anestesiologia Local. Avaliação Clínica e Laboratorial do paciente. Biossegurança: A AIDS e a Prática Odontológica; Risco de Infecção pelo HIV: Doenças Passíveis de Transmissão durante o Tratamento Odontológico; Medidas de Precaução Padrão; Condutas Frente a Acidentes Profissionais. Farmacologia e Terapêutica Medicamentosa: Vias de Administração das Drogas; Normas de Receituário e Notificação de Receita: Mecanismos de Ação, Indicações e Efeitos Adversos dos Antimicrobianos, Antiinflamatórios e Analgésicos; Prescrição Medicamentosa para Pacientes com Necessidades Especiais. Oclusão e Articulação Temporomandibular: Anatomia Funcional e Biomecânica do Aparelho Mastigatório; Critérios para uma Oclusão Funcional Normal; Sinais, Sintomas e Princípios de Tratamento das Disfunções Temporomandibulares. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

6. Cirurgião Buco Maxilo

Anatomia da face. Pré e pós-operatório. Princípios de cirurgia. Assepsia, anti-sepsia e esterilização. Anestesia local em Odontologia. Diagnóstico por imagem: radiografias intra e extra-orais, radiografias convencionais da ATM, radiografia panorâmica, sialografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética e ultra-sonografia. Tratamento odontológico em pacientes com problemas sistêmicos. Terapêutica medicamentosa. Sedação em Odontologia. Cirurgia oral menor. Princípios e técnicas da exodontia. Cirurgia de dentes inclusos. Complicações das exodontias. Cirurgia para-endodôntica. Fístulas e comunicações bucosinusais. Cirurgia pré-protética. Cirurgia com finalidade ortodôntica. Infecções odontogênicas. Emergências médicas em odontologia. Doenças da articulação têmporo-mandibular. Fraturas de mandíbula: classificação, diagnóstico, tratamento e complicações. Fraturas do terço médio da face: cuidados de emergência, classificação, diagnóstico, tratamento e complicações. Fraturas Zigomáticorbitais: classificação, diagnóstico, tratamento e complicações. Fraturas panfaciais. Trauma dental e fraturas dento alveolares. Diagnóstico e tratamento das entidades patológicas. Biópsia de lesões. Cirurgias dos tumores e cistos odontogênicos. Cirurgia das glândulas salivares. Enxertos ósseos e biomateriais para reconstrução em cirurgia bucomaxilofacial. Cirurgia ortognática. Patologia. Glândulas salivares. Tumores benignos e malignos da cavidade oral. Tumores odontogênicos. Infecções odontogênicas. Infecções: bacterianas, virais, fúngicas da cavidade oral. Farmacologia. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Antibióticos. Analgésicos periféricos e centrais. Antinflamatórios esteroidais e não - esteroidais. Ansiolíticos. Anestésicos locais e técnicas intrabucais e extrabucais. Imaginologia. Radiografias convencionais: técnicas e indicações. Tomografia computadorizada: técnicas e indicações. USG: indicações. Ressonância nuclear magnética: indicações. Trauma facial. Terço inferior, médio e superior da face. Atendimento ao politraumatizado de emergência. Cirurgia oral menor. Biopsia. Cirurgia pré-protética. Cirurgia dos dentes inclusos. Tratamento de fístulas e comunicações buco-sinusais. Cirurgia ortognática. Exame clínico. Exame/ análise radiográfico. Indicações. Técnicas. Anticoagulação e tratamento dentário. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

7. Médico Psiquiatra

Psiquiatria social: o estatuto da criança e do adolescente; gravidez, maternidade e paternidade adolescentes; maus- tratos; a notificação; conselhos tutelares e juizados; projetos sociais; conceito de resiliência e de protagonismo juvenil; violência. Psiquiatria clínica. Retardo mental. Transtornos do desenvolvimento psicológico: transtornos invasivos do desenvolvimento. Transtornos emocionais e de comportamento com início usualmente ocorrendo na infância e adolescência: transtornos da atenção, atividade e controle do impulso; transtornos de conduta; transtornos emocionais e de funcionamento social com início na infância; transtornos de tique; encoprese, enurese, tartamudez; transtornos de alimentação na infância. Delirium, demência, transtornos amnésticos e outros transtornos cognitivos. Transtornos por uso de susbstâncias psicoativas. Esquizofrenia. Outros transtornos psicóticos: esquizoafetivo, esquizofreniforme, psicótico breve, delirante persistente, delirante induzido. Síndromes psiquiátricas do puerpério. Transtornos do humor. Transtorno obsessivo-compulsivo e transtornos de hábitos e impulsos. Transtornos fóbicos-ansiosos: fobia específica, social e agorafobia. Outros transtornos de ansiedade: pânico, ansiedade generalizada. Transtornos alimentares. Transtornos do sono. Transtornos de adaptação e transtorno de estresse póstraumático. Transtornos somatoformes. Transtornos dissociativos. Transtornos da identidade. Transtornos da personalidade. Transtornos factícios, simulação, não adesão ao tratamento. Retardo mental. Transtornos do desenvolvimento psicológico. Transtornos comportamentais e emocionais que aparecem habitualmente durante a infância ou adolescência. Transtornos psiquiátricos relacionados ao envelhecimento. Interconsulta psiquiátrica. Emergências psiquiátricas. Psicoterapia. Psicofarmacoterapia. Eletroconvulsoterapia. Reabilitação em psiquiatria. Epidemiologia dos transtornos psiquiátricos. Classificação em Psiquiatria. . Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

8. Médico Neurologista

Neuroanatomia. Fisiopatologia do sistema nervoso. Semiologia neurológica. Neuropatologia básica. Genética e sistema nervoso. Demências e transtornos cognitivos: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Disgenesias do sistema nervoso. Comas e alterações do estado de consciência: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Distúrbios do movimento: Doença de Parkinson, distonias, discinesias, tremores - investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento . Sono e suas patologias: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Patologias vasculares do sistema nervoso: acidentes vasculares cerebrais isquêmicos, acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos, hemorragia sub-aracnóide, vasculites: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento, uso de trombolíticos. Indicação cirúrgica na patologia vascular cerebral extra-craniana. Doenças desmielinizantes: esclerose múltipla, ADEM, neuromielite, óptica - investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento de surtos, uso de imunomoduladores, fisioterapia, orientação psicológica. Doenças degenerativas: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Doenças das raízes e nervos periféricos: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Doenças dos músculos e da placa neuromuscular: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento, indicação cirúrgica, crise miastênica e crise colinérgica. Doenças infecciosas e parasitárias: meningites e encefalites, Doença de Kreuzfeldt Jacob, Síndromeda imunodeficiência adquirida: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento, medidas preventivas. Doenças tóxicas e metabólicas; investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Epilepsias: classificação, investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento, drogas anti-epiléticas e indicação cirúrgica Estado de mal: diagnóstico e tratamento. Manifestações neurológicas das doenças sistêmicas: diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Neurologia do trauma. Tumores do sistema nervoso: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial, tratamento e indicação cirúrgica. Urgências em neurologia: paciente neurológico na unidade de terapia intensiva. Indicações e interpretação de: eletroencefalograma, eletroneuromiografia, punção e líquidocefalorraqueano, neuro-imagem (radiografia simples, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética convencional e funcional, angiografia, mielotomografia, ecodoppler de vasos cerebrais e transcranianos), potenciais evocados, mapeamento cerebral, video-eletroencefalograma e polissonografia. Dor: dor neuropática - investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento Cefaléias: classificação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Morte encefálica: diagnóstico e conduta. Alcoolismo e crise de abstinência. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

9. Farmacêutico

Fármacos que agem nos SNA e SNC. Fármacos que atuam sobre os outros sistemas orgânicos (Aparelho Respiratório, Aparelho urinário, Aparelho Digestivo, Sistema Cardiovascular). Antimicrobianos ,Antiinflamatórios, Antineoplásicos. Análises Clínicas: Bioquímica, Parasitologia, Bacteriologia ,Hematologia. Microbiologia dos Alimentos. Logística: técnica de abastecimento da farmácia, ponto de requisição, padrão de estocagem, guarda e conserva em almoxarifado; Rotina da dispensa para pacientes de ambulatório e de atendimento das enfermarias; Rotinas dos medicamentos controlados que causam dependência física e psíquica dentro da farmácia hospitalar; Exames laboratoriais de rotina em berçário, equipamentos e equipe técnica necessária; Esterilização por calor úmido e calor seco, conceito e finalidade; Conceito de dose unitária e individualizada; Conceito de distribuição de medicamentos e do papel do farmacêutico; Política de medicamentos. Leis que regem a criação dos CFF e CRF. Atribuições do Farmacêutico. Controle de Infecção Hospitalar. Portaria dos Medicamentos Controlados. Leis dos Genéricos. Princípios éticos e legislação do exercício profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

10. Médico Veterinário

Clínica médica e cirurgia veterinária. Doença infecto-contagiosas dos animais domésticos. Epidemiologia e saúde pública veterinária. Farmacologia e terepêutica médico-veterinária. Fisiologia dos animais domésticos. Inspeção e tecnologia de produtos de origem animal. Microbiologia e imunologia. Nutrição animal. Patologia médico-veterinária. Reprodução e fisiologia da reprodução animal. Biologia, Vigilância e Controle de populações de animais domésticos. Biologia, Vigilância e Controle de populações de animais sinantrópicos que podem causar agravos à saúde: Quirópteros, roedores, insetos rasteiros, artrópodes peçonhentos, mosquitos, carrapatos, pombos. Conhecimentos sobre animais silvestres.. Epidemiologia: Geral e Aplicada: princípios, definições e classificações. Cadeia epidemiológica de transmissão das doenças. Métodos epidemiológicos aplicados à saúde pública: Definições e conceitos, levantamentos de dados, estatística de morbidade, proporções, coeficientes e índices em estudos de saúde, coeficientes ou taxas de mortalidade, morbidade e letalidade. Diagnóstico, Prevenção e Controle das seguintes zoonoses: Raiva, Dengue, Febres Hemorrágicas, Febre Amarela, Encefalites, Leptospirose, Bruceloses, Tuberculoses, Salmoneloses, Estreptococoses e Estafilococoses, Doença de Lyme, Pasteureloses, Yersinioses, Clostridioses, Criptococose, Histoplasmose, Dermatofitoses, Leishmanioses, Toxoplasmoses, Doença de Chagas, Criptosporidiose, Dirofilariose, Toxocaríase, Teníase/Cisticercose, Equinococose, Ancilostomíases. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

11. Biólogo Sanitarista

Ecologia e manejo de comunidades terrestres: fitogeografia. Teoria e prática da conservação da biodiversidade. Destruição, fragmentação e degradação de habitats. Indicadores biológicos do estado e evolução das comunidades e ecossistemas. Efeito das perturbações naturais e antropogênicas sobre a estrutura e funcionamento de comunidades e ecossistemas. Restauração de ecossistemas degradados. Estudo de impacto ambiental e previsão do impacto ecológico.As características especiais de ambiente que interferem no padrão de saúde da população e os efeitos adversos à saúde relacionados à exposição a fatores de risco ambientais. Fatores de risco biológicos (vetores, hospedeiros e reservatórios e animais peçonhentos). Desastres naturais e acidentais com produtos perigosos (vírus, bactérias, parasitas, protozoários, venenos, toxina, substâncias químicas e radiação ionizante) que podem gerar doenças e agravos decorrentes de riscos não biológicos. Legislação específica das áreas de Vigilância Sanitária e Ambiental, Lei Federal nº 9.782/1999, Lei Federal nº 6.437/1977, Resolução ANVISA RDC nº 306/2004. Resolução ANVISA RDC nº 307/2002, Lei Estadual nº 3.982/1981, Portaria Estadual nº 2.101/1990, Lei Municipal nº 5503/99, Lei Municipal nº 5504/99, Resolução Estadual CIB nº 142/2008. Resolução Estadual CIB nº 142/2008. Fundamentos de Vigilância Sanitária. Poder de Polícia. Meio Ambiente - Poluição Ambiental. Vigilância em Saúde Ambiental. Lei Federal nº 11445/07. Decreto nº 5440 de 04 de maio de 2005. Água - Qualidade e sistema de abastecimento, esgotamento sanitário. Resíduos sólidos - sistema de limpeza pública, coleta, transporte, tratamento e destinação final. Processos de Tratamento de Água: Importância do abastecimento de água; água na transmissão de doenças, conhecimentos básicos de Sistema de Abastecimento de Água. Processos do Tratamento de Esgoto: Características de esgotos domésticos. Grau de Tratamento de Esgotos domésticos: preliminar, secundário, terciário. Processos de tratamento de esgotos, RDC ANVISA nºs 50/02 e suas atualizações e CONAMA 358/05, Portarias MS nº 3.252, de 22 de dezembro de 2009 e 518/2004, Lei Federal nº 8078/90. Doença de Chagas; Febre Amarela; Leishmaniose Tegumentar Americana; Raiva. Programa Nacional de Controle da Dengue 2002: Fundamentação; Objetivos; Metas; Componentes; Indicadores de acompanhamento; Programa Nacional de Controle da Dengue Amparo Legal às ações de campo, imóveis fechados, abandonados, ou com acesso não permitido pelo morador, Liberdade individual e controle sanitário. Manual de campo dos agentes de endemias - SVS - MS. Lei Federal 11350/06 e Lei municipal 7196/07 - Atribuições e competências dos Agentes de endemias. Manual de Controle de Roedores 2002- MS: Biologia e comportamento de roedores sinantrópicos; Classificação dos roedores; Diagnóstico de situação do problema roedor; Metodologia de Controle. Conceitos básicos do Bem Estar Animal. Programa de Vigilância e Controle da Esquistossomose: Moluscos; Aspectos Ecológicos; Técnicas malacológicas; Vigilância e Controle dos moluscos de importância Médica. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

GRUPO III - ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO - TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL

- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Motorista classe D

Legislação de trânsito - Código Nacional de Trânsito: Normas de Circulação; Infrações e Penalidades; Sinalização de Trânsito: Placas de Regulamentação, marcas viárias, gestos de sinalização. Noções básicas de mecânica e automóvel; uso de veículos e conservação. Normas de Direção defensiva. Noções de direitos humanos e cidadania: Dos Direitos e Garantias Fundamentais - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Art 5° a 13 da CF/88. Motores a explosão e a combustão. Motor a diesel e a gasolina. Defeitos mais freqüentes em veículos; Primeiros Socorros; Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

2. Almoxarife

Manter o rigoroso controle da entrada e saída de material, registrando em ficha própria; verificar periodicamente, pelo sistema de amostragem os saldo de estoque, apresentando ao seu chefe imediato relatórios pertinentes; conservar em ambiente próprio materiais cujas características assim o exijam; informar os processos de pagamento, atestando o recebimento do material e as condições em que os mesmos foram entregues; comunicar ao chefe imediato o prazo de validade de determinados produtos, com a devida atecedência responsabilizando-se pela deterioração de qualquer material em função do vencimento desse prazo; evitar que qualquer material atinja o estoque zero; executar tarefas afins. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

3. Auxiliar de Escritório

Gestão de documentos: protocolo, organização, arquivo e alfabetização. Ciclo vital dos documentos. Controle de ofícios e correspondências. Técnicas de agendamento. Formas de tratamento. Abreviações de tratamento de personalidades, seletividade de documentações, pautas e registro de reuniões; correspondência e redação técnica. Relações públicas e interpessoais. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

GRUPO III - ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO - TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Salva Vidas

Marinharia. Primeiros socorros: Respiração boca a boca; massagem cardíaca. Sobrevivência do Náufrago: material de salvatagem, luzes e marcas; sinais sonoros. Noções de Emergência. Doenças provocadas pela temperatura: queimadura, hipotermia. Afogamento. Traumatismos de crânio e raquimedular. Noções de fisiologia dos sistemas cardíaco, respiratório e circulatório. Noções de resgate e transporte. Conhecimento e uso de equipamentos. Capacidade de realizar exames primários e secundários permitindo uma adequada conduta de atendimento de emergência. Noções de natação. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

2. Assistente Administrativo

Administração: Conceito. Funções (planejamento, organização, direção e controle). Produtividade, eficiência, eficácia e efetividade. Planejamento estratégico, tático e operacional. Características, técnicas, ferramentas. Relação organização - ambiente. Estruturas organizacionais e organogramas: características, tipos, vantagens e desvantagens. Liderança: tipos de abordagens. Poder e influência. Comunicação. Habilidades interpessoais. Trabalho em equipe. Controle. Importância e fundamentos. Processo de controle. Instrumentos e ferramentas de controle do desempenho da organização. Temas contemporâneos da Administração. Qualidade Total, Reengenharia. Downsizing. Gestão do Conhecimento. Gestão de documentos. O ciclo vital dos documentos: arquivos correntes, intermediários e permanentes. Métodos de classificação dos documentos. Preservação de documentos. Administração Pública: Conceitos, elementos e poderes do Estado. Organização do Estado e da Administração. Governo e Administração Pública. Princípios da Administração Pública. Entidades políticas e administrativas. Natureza Jurídica e Características. Espécies da Administração Indireta. Características. Regime Jurídico, classificação e espécies. Organização Administrativa Brasileira. Órgãos e Entidades da Administração Federal. Natureza e competências. Princípios e Instrumentos. Poderes e deveres do administrador público. Poderes Administrativos vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia). Características e formas de atuações. Atos administrativos. Conceito, requisitos, elementos, atributos, classificação, espécies. Anulação e Revogação. Processo Administrativo. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

3. Técnico em Contabilidade

Orçamento Público: Conceito, Tipos de Orçamento, Princípios Orçamentários. O orçamento na Constituição de 1988: Plano Plurianual, Diretrizes orçamentárias, Orçamento Anual - conceito, vigência, processo legislativo e vedações. O ciclo orçamentário. Classificação legal: Receita orçamentária e Despesa orçamentária. Execução orçamentária e financeira: estágios da receita e da despesa, os restos a pagar, as despesas de exercícios anteriores o suprimento de fundos. Controle e Avaliação da Execução Orçamentária: o controle externo, o controle Interno - estrutura, competências e atribuições: Art. 70 ao 74, da CF/88. Contabilidade Pública: Conceito, exercício financeiro, regime contábil utilizado. Patrimônio na administração pública: conceito, aspecto qualitativo e aspecto quantitativo, avaliação dos elementos patrimoniais. Sistemas de Escrituração: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação. Registro de Operações Típicas: Sistemas orçamentário, financeiro e patrimonial. Demonstrativos da Gestão: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais: Conceito, elaboração, estrutura, interpretação das informações. Relatórios da Lei de responsabilidade Fiscal. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

4. Técnico Manutenção de Computador

Noções de Microinformática: Hardware e Software. Componentes do microcomputador e seu funcionamento. Sistema operacional Windows XP e Linux. Noções de rede de computadores. Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) numa perspectiva de inclusão social e digital, buscando integrar conteúdos (inter/mult/trans) disciplinares. Utilização de softwares educacionais; conceitos básicos em editoração eletrônica, sistemas operacionais proprietários e de código-fonte aberto; conceitos em navegação na internet, editoração eletrônica e ambientes gráficos. Hardware: computadores do tipo PC; componentes (identificação, instalação, identificação e correção de falhas); tecnologias atuais; manutenção preventiva e corretiva em impressoras laser, jato de tinta e de impacto; instalação de periféricos diversos. Software: instalação e configuração; conceitos básicos de sistemas operacionais Windows XP e Linux; instalação de aplicativos e dispositivos. Ferramentas de segurança (antivírus, antispyware, antispam, firewall, etc). Redes de computadores: tipos de redes; componentes de uma rede de computadores (Switch, roteador, etc..); configuração de interfaces; conhecimento básico sobre serviços; fundamentos de redes locais; conceitos de protocolo (TCP/IP); estruturação física e cabeamento; meios físicos de transmissão de dados. Ética Profissional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

GRUPO III - ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO - TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Contador

Orçamento Público: Conceito, Tipos de Orçamento, Princípios Orçamentários. O orçamento na Constituição de 1988: Plano Plurianual, Diretrizes orçamentárias, Orçamento Anual - conceito, vigência, processo legislativo e vedações. O ciclo orçamentário. Classificação legal: Receita orçamentária e Despesa orçamentária. Orçamento Programa: conceito e estrutura programática. Créditos Adicionais: conceito, finalidade, característica, forma de abertura e vigência: suplementares, especiais e extraordinários. Execução orçamentária e financeira: estágios da receita e da despesa, os restos a pagar, as despesas de exercícios anteriores o suprimento de fundos. Controle e Avaliação da Execução Orçamentária: o controle externo, o controle Interno: estrutura, competências e atribuições. Novos conceitos de avaliação com base na Eficiência, na Eficácia, na Economicidade e na Efetividade. Fiscalização Contábil, Financeira e Patrimonial - Art. 70 a 74, da CF/88. Contabilidade Pública: Conceito, exercício financeiro, regime contábil utilizado. Patrimônio na administração pública: conceito, aspecto qualitativo e aspecto quantitativo, avaliação dos elementos patrimoniais. Sistemas de Escrituração: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação. Registro de operações típicas: Sistemas orçamentário, financeiro e patrimonial. Demonstrativos da Gestão: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais - Conceito, elaboração, estrutura, interpretação e análise das informações. Relatórios da Lei de responsabilidade Fiscal. Auditoria: Conceitos, modalidades, origens e classificações. Normas de Auditoria: relativas à pessoa, a execução do trabalho e ao parecer do auditor. Papéis de trabalho: conceito, classificação, técnicas de elaboração. Auditoria no Setor Governamental: conceito, finalidade, Tipos e Formas de auditoria. Parecer de Auditoria no setor governamental. Lei Orgânica do Município de Rio das Flôres: Título I. Capitulo II. Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária: Art. 40º a 43º. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

2. Gestor de Recursos Humanos

Administração Pública. As Reformas Administrativas. Formas de Administração Pública. Administração direta e Indireta, Poderes da Administração Pública. Atos Administrativos. Atos da Administração: conceito, atributos, elementos, discricionariedade e vinculação, classificação e extinção. Decreto - Lei n° 200/67 e o 201/67. Administração de Recursos Humanos: Legislação e rotinas de pagamento de pessoal: contratos de trabalho; admissão; rescisão de contratos de trabalho (regras, verbas rescisórias, etc.); férias; jornada de trabalho (duração, hora-extra, etc.); trabalho noturno e trabalho em regime de turno ininterrupto de revezamento; FGTS. Rotinas, retenções e recolhimentos de natureza trabalhista, previdenciária e tributária. Negociação sindical: Noções básicas. Recrutamento e seleção: Elaboração de perfil (Conhecimento, Habilidade e Atitude); Divulgação e Captação de candidatos; Análise de currículos; Técnicas de entrevista (individual e grupo); Dinâmica de grupo (situacional, cases, jogos); Metodologia DISC (análise de perfil cargos x candidato). Treinamento e desenvolvimento: Desenvolvimento de Plano de Treinamento (Comportamental e Técnico); Avaliação de Treinamento (Avaliação de Reação, Avaliação de Aprendizagem, Mudança de Comportamento, Resultados para o Negócio); Elaboração e Acompanhamento orçamentário em T&D; Indicadores de T&D; Noções básicas de Gestão do conhecimento; Avaliação 360º; Estruturação dos critérios de avaliação (objetivos, metas, competências necessárias ao desempenho do cargo, etc.). Clima organizacional: estruturação do processo de realização de pesquisas de clima organizacional; avaliação dos resultados dos processos; implementação de planos de ação para melhoria do clima; comparação de resultados com o mercado (benchmarking). Gestão do conhecimento: Noções Básicas. Administração de planos de cargos, de remuneração e de benefícios: descrição de cargos; avaliação de cargos pela metodologia de pontos; Plano de Carreira (carreira em "Y" - benefícios); Benefícios Flexíveis (prós e contras). Lei Orgânica do Município de Rio das Flôres: Título II - Da Organização Municipal. Capítulo III. Da Administração Pública: Art. 14 a 38. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

3. Analista Administrativo e Jurídico

Teorias Administrativas: Principais escolas - características básicas e contribuições. Planejamento Estratégico: Conceitos. Princípios. Etapas. Níveis. Métodos. Gestão de Projetos: Conceitos. Fundamentos. Ciclo de vida. Ferramentas. Benefícios. Gestão de Processos: Definições. Componentes. Características. Benefícios. Objetivos do mapeamento. Cadeia de valor. Níveis de detalhamento dos processos. Notação. Ferramentas de mapeamento. Projeto de mapeamento. Indicadores. Gestão da qualidade: conceitos, objetivos, métodos e ferramentas. Comunicação como ferramenta de gestão. Formalização e fiscalização do contrato. Aspectos orçamentários e financeiros da execução do contrato. Sanção administrativa. Equilíbrio econômico-financeiro. Garantia contratual. Alteração do objeto. Prorrogação do prazo de vigência e de execução. Princípios e Regras Jurídicas. Importância, relevância e densidade dos Princípios. Aplicabilidade na Administração Pública. Princípios Constitucionais: Legalidade. Moralidade. Impessoalidade. Publicidade. Eficiência. Princípios Normativos e sua sistematização na Lei de Processo administrativo federal: Razoabilidade. Proporcionalidade. Motivação. Segurança Jurídica. Ampla defesa e Contraditório. Finalidade e Interesse Público. Lei nº. 9.784 de 29.01.99- art. 2º e Parágrafo único. Ato Administrativo e Ato Jurídico. Conceito. Elementos: Sujeito (competência). Finalidade. Forma. Motivo e Objeto- art.2º da lei nº 4.717/65-Ação Popular. Lei nº 9.784/99. Atributos: Legitimidade. Exigibilidade e Auto - Executoriedade. Classificação. Espécies. Extinção: Natural (por termo). Excepcional. Nulidade (art.2º da lei nº 4.717/65) - Ação Popular. Prescrição da ação administrativa: prescrição da ação disciplinar; prescrição da ação judicial. Prescrição ou decadência da nulidade dos atos administrativos. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

GRUPO IV - ÁREA DE OBRAS - TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL

- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Servente de Obras

Equipamentos e materiais utilizados na atividade; Execução de trabalhos de alvenaria e concretos; Diferentes processos de execução; Noções básicas de higiene: pessoal, ambiental, de utensílios e equipamentos; Noções de segurança do trabalho: acidentes do trabalho, conceitos, causas e prevenção; normas de segurança, conceito de proteção e equipamentos de proteção; Desenvolvimento de atividades relacionadas com a execução do serviço de auxiliar de pedreiro. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

2. Bombeiro Hidráulico

Montar, instalar, conservar e preparar sistemas de tubulação material metálico e não metálico, de alta ou baixa pressão; marcar, unir e vedar tubos, com auxilio de furadeira, esmeril, maçaricos e outros dispositivos mecânicos; instalar louças sanitárias, condutores, caixas-d'água, chuveiros e outras partes componentes de instalações hidráulicas; localizar e repara vazamentos; instalar registros e outros acessórios de canalização, fazendo as conexões necessárias para completar a instalação do sistema; manter em bom estado as instalações hidráulicas, substituindo ou reparando as partes componentes, tais como tubulações, válvulas, junções, aparelhos e revestimentos isolantes; orientar e treinar servidores que auxiliam na execução dos trabalhos típicos da classe; zelar pela conservação e guarda dos materiais, ferramentas e equipamentos que utiliza; manter Limpo e arrumado o local de trabalho; equisitar o material necessário à execução dos trabalhos; executar outras atribuições afins. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

3. Operador de Máquina

Operar tratores e reboques, para execução de serviços de carregamento e descarregamento de material, roçada de terrenos e limpeza de vias, praças e jardins; conduzir e manobrar a máquina, acionando o motor e manipulando os comandos de marcha e direção, para posicioná-Ia conforme as necessidades do serviço; operar mecanismos de tração e movimentação dos implementos da máquina, acionando pedais e alavancas de comando, para carregar ou descarregar terra, areia, cascalho, pedras e materiais análogos; zelar pela boa qualidade do serviço, controlando o andamento das operações e efetuando os ajustes necessários, a fim de garantir sua correta execução; por em prática as medidas de segurança recomendadas para a operação e estacionamento da máquina, a fim de evitar possíveis acidentes; limpar e lubrificar a máquina e seus implementos, seguindo as instruções de manutenção do fabricante, bem como providenciar a troca de pneus, quando necessária; efetuar pequenos reparos, utilizando as ferramentas apropriadas, para assegurar o bom funcionamento do equipamento; acompanhar os serviços de manutenção preventiva e corretiva da máquina e seus implementos e, após executados, efetuar os testes necessários; anotar, segundo normas estabelecidas, dados e informações sobre os trabalhos realizados, consumo de combustível, conservação e outras ocorrências, para controle da chefia; executar outras atribuições afins. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

4. Eletricista

Noções de Eletricidade: constituição da matéria; condutores; isolantes; carga elétrica; campos de força elétrica; trabalho; potencial elétrico; diferença de potencial; corrente elétrica; resistores; resistência elétrica em resistividade; condutância; condutividade; energia elétrica em resistores; potência elétrica em resistores; associação de resistores. Noções de Magnetismo: indução; força magnética; campo magnético; solenóide e eletroímãs; ímãs permanentes; materiais magnéticos e não-magnéticos. Noções de Eletromagnetismo: força eletromotriz induzida; princípio de funcionamento de um gerador de corrente contínua. Noções de Circuito de C.A. Monofásico e Trifásico: impedância, corrente, tensão; freqüência, potência; energia; fator de potência; conexão estrela; triângulo. Noções de instrumentos elétricos de medidas: Amperímetro; Voltímetro; Wattímetro; Varímetro; Cosfímetro e Frequencímetro. Montagens elétricas, manutenção corretiva em instalação elétrica. Confecção de instalações elétricas em prédios públicos. Equipamentos e materiais: conhecimento e finalidades. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

5. Pedreiro

Conhecimentos das ferramentas de trabalho. Conhecimentos da Função. Normas de segurança. Conhecimentos do sistema de metragem linear. Cubicagem. Conhecimentos dos materiais. Concretagem. Preparação de massas. Noções de assentamento de tijolos. Conhecimentos sobre construção de parede de canto em ângulo reto de tijolo de ½ vez e 1 vez. Ligação de paredes em ângulo reto e em cruz. Conhecimento sobre divisão, tipo de bloco de concreto e argamassas. Preparação da argamassa, assentamento de parede de bloco de concreto. Conhecimento sobre argamassa de reboco, chapisco e pontos de mestras. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

6. Carpinteiro

Descrição Analítica: Preparar e assentar assoalhos e madeiramentos para paredes, tetos e telhados, fazer e montar esquadrias, preparar e montar portas e janelas, cortar e colocar vidros, fazer reparos em diferentes objetos de madeira, consertar caixilhos de janelas, colocar fechaduras, construir e montar andaimes, construir coretos e palanques, construir e reparar madeiramentos de veículos, construir formas de madeira para aplicação de concreto, assentar marcos de portas e janelas, colocar cabos e afiar ferramentas, organizar pedidos de suprimentos de material e equipamentos para a carpintaria, operar com máquinas de carpintaria, tais como: serra circular, serra de fita, furadeira, desempenadeira e outras, zelar e responsabilizar-se pela limpeza, conservação e funcionamento da maquinaria e do equipamento de trabalho, calcular orçamentos de trabalho de carpintaria, orientar trabalhos auxiliares, executar outras tarefas afins. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

7. Jardineiro

Exercer atividades de trabalho em jardinagem, poda de árvores, cuidado com plantas em geral bem como atividades de menor complexidade. Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato. Leiturista-Leituras de hidrômetros nos imóveis; entrega de faturas de água, esgoto e serviços; inspeção rotineira de hidrômetros; serviços internos relacionados à área Comercial. -Executar demais serviços correlatos. cortadores de grama motorizado tipo giro zero, costal; podador e aparador de cerca viva. Solo, adubos químicos e orgânicos diversos, canteiros, saquinhos de mudas para plantio. Pragas, insetos diversos que atacam plantas em geral e seu controle. Defensivos químicos, sua utilização correta, suas características, aplicação e classificação. Proteção ambiental: árvores protegidas por lei, regulamentos e normas. Plantas nativas e exóticas, suas características: adubação, época de plantio e condução. Tipos de sistemas de irrigação de plantas de jardim e gramados. Ferramentas diversas para poda, plantio, manutenção de canteiros, roçada manual e limpeza. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

8. Limpador de Piscina

Limpeza da piscina. Tratamento físico: Sistema de circulação. Função dos filtros e manuseios dos registros. Aspirador. Tratamento químico: cálculo de volume de água da piscina e dosagem necessária de produtos químicos. O que é o pH e como ajustá-lo. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

9. Operador de Motosserra

Abordagem sobre a função básica do Operador de Motosserra; Noções básicas sobre os componentes da Motosserra e Itens de Segurança; Equipamentos de proteção individual; Ferramentas manuais auxiliares; Planejamento de trabalho; Verificação diária; Técnicas de operação; Manutenção preventiva. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

10. Coveiro

Brasil: regiões, estados e capitais. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Assuntos atuais sobre o contexto político, esportivo e social no cenário nacional. Argamassas: preparação da argamassa, assentamento de parede. Construção de parede de canto em ângulo reto com bloco de concreto; conhecimento sobre argamassa de reboco, chapisco. Noções de assentamento de tijolos, vedações utilizando argamassa. Manuseio de produtos de limpeza e ferramentas de trabalho. Noções de controle de material. Noções básicas de atendimento ao público. Prevenção de acidentes. Limpeza e manutenção de móveis e imóveis. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

11. Gari

Noções de higiene e limpeza; Destinação do lixo; Equipamentos para a segurança e higiene; Normas de segurança; Ética profissional. Noções básicas de administração pública municipal de acordo com o que dispõe a Lei Orgânica do Município de Rio das Flôres. Ética profissional. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Brasil: Regiões, Estados e Capitais. Atendimento ao Público. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Noções de Segurança no trabalho: acidentes no trabalho, conceitos, causas e prevenção. Noções de proteção ao meio ambiente e reciclagem.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

GRUPO IV - ÁREA DE OBRAS - TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÈDIO

- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Fiscal de Posturas

Conhecimentos básicos sobre fiscalização: competência para fiscalizar, ações fiscais, diligências, licenciamento, autorização, autos de infração, multas e outras penalidades, recursos. Poder de polícia. Legislação de obras e urbanismo. Regulamentação urbanística relativa a edificações particulares. Loteamento. Desapropriação. Desmembramento. Licenciamento de obras e instalações comerciais. Habite-se. Aplicações da legislação do Município; Processamento de Projetos e Construções Fiscalização de Obras e do Processo de Execução das Penalidades. Normas Gerais das Edificações. Higiene Pública. Segurança e Ordem Pública. Localização e Funcionamento de Estabelecimentos Comerciais, Industriais e Prestadores de Serviço. Poder de polícia municipal. Fiscalização: Acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura, etc.); Controle de materiais (cimento, agregados aditivos, concreto usinado, aço, madeira, materiais cerâmicos, vidro etc.); Controle de execução de obras e serviços. Documentação da obra: diários e documentos de legalização. Legislação específica para obras de engenharia civil: normas da ABNT, noções da Lei nº. 10.257, de 10 de julho de 2001 (denominada "Estatuto da Cidade"). Código Ambiental do Município de Rio das Flôres. Código Tributário do Município de Rio das Flôres. Fiscalização de Posturas. Legislação Municipal Específica; Funções do Fiscal; Hierarquia; Utilização de logradouros públicos; Muros, cercas e calçadas; Queimadas; Cortes de árvores; Clubes recreativos; Horários e forma de funcionamento de bancas de jornal, teatros, circos, farmácias, parques, etc.; Comércio ambulante; Aferição de pesos e medidas. Assuntos atuais sobre o contexto político, cultural e esportivo no cenário nacional e internacional. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Conceito de Internet e Intranet. Correio eletrônico. Ética profissional.

Concurso relacionado:Prefeitura de Rio das Flores - RJ anuncia processo seletivo