Edital Concurso SAAE de Pirajuí – SP

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO
Nº. 01/2012, DE 27 DE OUTUBRO DE 2012.

DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS VISANDO A CONTRATAÇÃO EM EMPREGO PÚBLICO, REGIDOS PELO REGIME JURÍDICO CELETISTA - CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO CLT, DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO MUNICIPAL VIGENTE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE PIRAJUI, ESTADO DE SÃO PAULO.

O SAAE - SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE PIRAJUI, através de seu Diretor Geral, o Senhor Luís Fernando Genovez da Rocha, no uso de suas atribuições legais e em consonância com a Legislação Federal, Estadual e Municipal, faz saber a todos quantos o presente Edital virem ou dele tomarem conhecimento, que será realizado, pelo INSTITUTO ATHENAS em locais e horários a serem divulgados, CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA A CONTRATAÇÃO EM 07 (SETE) VAGAS DE EMPREGOS PÚBLICOS, para a vaga relacionada por este Edital, regido pelo Regime Jurídico Celetista,com suas respectivas denominações, número de vagas, pré-requisitos, jornada de trabalho e salário base inicial, abaixo especificados. O presente Concurso Público será regido de acordo com a Constituição Federal de 05 de outubro de 1988, a Lei Orgânica Municipal, as demais Leis e Decretos Municipais em vigor, bem como com as presentes Instruções Especiais que regulamentarão todo o Concurso Público ora instaurado e os Anexos I e II que compõem o presente Edital para todos os efeitos, a saber:

DAS INSTRUÇÕES ESPECIAIS

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1 - DOS EMPREGOS

1.1.- DA CARACTERIZAÇÃO DOS EMPREGOS A SEREMCONTRATADOS ATRAVÉS DO PRESENTE CONCURSO PÚBLICO.

DENOMINAÇÃO DOS EMPREGOS

Nº. DE VAGAS

SALÁRIO MENSAL

CARGA HORÁRIA SEMANAL

ESCOLARIDADE

TAXA DE INSCRIÇÃO

01.- .Agente de Serviços Gerais.

04

R$ 630,73 + abono + cesta básica.

44 horas

Primeiro Grau (Ensino Fundamental) incompleto.

R$ 23,00

02.- Almoxarife/comprador(a).

01

R$ 1.239,00 + abono + cesta básica.

44 horas

Segundo Grau (Ensino Médio) ou Técnico completo.

R$ 40,00

03.- Encanador

01

R$ 717,00 + abono + cesta básica.

44 horas

Primeiro Grau (Ensino Fundamental) incompleto

R$ 28,00

04.- Encarregado da Lançadoria

Cadastro Reserva

(00)

R$ 1.065,42 + abono + cesta básica.

44 horas

Segundo Grau (Ensino Médio) completo

R$ 35,00

05.- Leitor(a) de Hidrômetro.

01

R$ 630,73 + abono + cesta básica.

44 horas

Segundo Grau (Ensino Médio) completo.

R$ 35,00

06.- Operador de Bombas

Cadastro Reserva

(00)

R$ 630,73 + abono + cesta básica.

12x24x36 horas

Primeiro Grau (Ensino Fundamental) completo.

R$ 28,00

1.1.1. - A fiscalização de todos os atos do Concurso Público ficará sob a responsabilidade de uma Comissão a ser indicada pelo Diretor Geral do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pirajuí, com membros pertencentes ou não ao seu Quadro de Servidores, de reconhecida idoneidade moral.

1.2. - DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATRIBUIÇÕES E TAREFAS ESSENCIAIS DOSEMPREGOS:

1.2.1. -Agente de Serviços Gerais: Executa serviços em diversas áreas da organização, exercendo tarefas de natureza operacional em obras públicas e manutenção dos próprios municipais e outras atividades correlatas.

1.2.2. -Almoxarife/comprador(a): Organiza e/ou executa serviços de almoxarifado como recebimento, registro, guarda, fornecimento e inventário de materiais, observando as normas e dando orientação sobre o desenvolvimento desses trabalhos, para manter o estoque em condições de atender às unidades administrativas, bem como providenciar aquisição de materiais diversos e inerentes à autarquia.

1.2.3. - Encarregado da Lançadoria: Executa serviços gerais de escritório das diversas unidades administrativas, como a classificação de documentos e correspondências, transcrição de dados, lançamentos, prestação de informações, arquivo, digitação em geral, e outras atividades correlatas.

1.2.4. - Leitor(a) de Hidrômetro: Mede o consumo de água, entrega os avisos correspondentes e atividades correlatas.

1.2.5. - Operador de Bombas: Opera em estação de bombeamento, acionando seus equipamentos e controlando, seu funcionamento, para transladar substâncias líquidas aos locais de armazenamento, tratamento, utilização ou eliminação.

CAPÍTULO II

2 - DAS INSCRIÇÕES

2.1. - Sem o recolhimento da taxa de inscrição não será efetivada a inscrição do candidato.

2.2.- O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado em dinheiro ou em cheque. As inscrições feitas com cheques somente serão consideradas efetivadas após a respectiva compensação.

2.3.- Somente terá validade a inscrição do Candidato que estiver com o comprovante de recolhimento do valor da taxa de inscrição constante do subitem 1.1. deste Edital, que será cobrada a título de reembolso de despesas com materiais e serviços.

2.4.- A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na aceitação tácita das Normas, condições e Princípios estabelecidos neste Edital, na Lei Orgânica do Município e nas demais Normas Legais pertinentes, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento de qualquer natureza.

2.5.- No ato da inscrição, o candidato deverá, sob as penas da Lei, declarar:

2.5.1. - Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português a quem foi deferida a igualdade nas condições previstas no Decreto Federal nº. 70.436, de 18 de Abril de 1972, ou ainda estrangeiro na forma disposta na Legislação pertinente.

2.5.2. - Ter, até 30 (trinta) dias após a data de encerramento das inscrições, no mínimo 18 (dezoito) anos completos.

2.5.3. - Possuir habilitação, na data da posse, para o emprego a que concorre.

2.5.4. - Estar quite com as obrigações militares, quando for o caso.

2.5.5. - Estar em gozo de seus direitos civis, políticos e eleitorais.

2.5.6. - Gozar de boa saúde física e não ser portador de deficiência incompatível com o exercício das funções atinentes ao emprego a que concorre.

2.5.7. - Não ser aposentado por invalidez e nem estar com idade de aposentadoria compulsória, ou seja, 70 anos, em obediência ao Art. 40, inciso II da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988.

2.5.8. - Ter boa conduta.

2.5.9. - Não receber proventos de aposentadoria oriundos de emprego ou função exercidos perante a União, Estados, Distrito Federal, Municípios e suas Autarquias, Empresas ou Fundações, conforme preceitua o artigo 37, § 10º da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988, com redação dada pela Emenda Constitucional nº. 20, de 15/12/98, ressalvadas as acumulações permitidas pelo inciso XVI do citado Dispositivo Constitucional, os empregos eletivos e os empregos em comissão.

2.5.10. - A Ficha de Inscrição deverá estar correta e totalmente preenchida, sendo todas as informações de sua responsabilidade.

2.5.11. - Nenhum documento será retido no momento da inscrição.

2.6. - A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na aceitação tácita das Normas, Condições e Princípios estabelecidos neste Edital, na Lei Orgânica do Município e nas demais Normas legais pertinentes, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento de qualquer natureza.

2.7. - O candidato que vier a ser habilitado no presente Concurso Público de que trata este Edital poderá ser contratado, por prazo indeterminado no emprego se atendidas, à época, todas as exigências para a contratação ora descrita, obedecida a disponibilidade financeira e para atender o interesse público.

2.8. - O valor da taxa de inscrição não será devolvido, salvo se o evento não se realizar.

2.9. - Encerrado o prazo das inscrições será publicada, por meio de relação, os Empregos com suas inscrições indeferidas individualmente; em não havendo publicação, todas as inscrições serão consideradas deferidas.

2.9.1. - As inscrições indeferidas trarão o nome do candidato e a indicação do respectivo motivo do indeferimento e serão publicadas no Mural da sede da Autarquia.

2.9.2. - Do indeferimento da inscrição, caberá recurso, no prazo de 04 (quatro) dias corridos, a contar da data de sua divulgação, que será analisado e dado o Parecer pela respectiva Comissão.

2.9.3. - Interposto o Recurso nos termos do subitem acima e não julgado no prazo de 04 (quatro) dias, o candidato poderá participar condicionalmente da prova que se realizar, até a decisão do Recurso, permanecendo no Concurso Público, se este lhe for favorável e dele sendo excluído, se negado.

2.10. - Se aprovado no Concurso Público, o candidato, por ocasião da contratação, deverá provar que possui as condições para o exercício das funções do respectivo emprego, apresentando todos os documentos exigidos pelo presente Edital e outros que lhe forem solicitados, confrontando-se então declaração e documentos, sob pena de perda do direito à vaga.

2.11. - O candidato assume todas as responsabilidades legais por quaisquer declarações falsas prestadas. O Instituto Athenas não se responsabiliza por informações e endereços incorretos ou incompletos, fornecidos pelo candidato ou seu procurador.

2.12. - A Comissão de Concurso Público poderá se necessário, anular todo e qualquer ato que anteceder à homologação dele, desde que verificada falsidade, a qualquer tempo, na documentação apresentada pelo candidato, ou o não atendimento a todos os requisitos fixados, constando declaração falsa ou inexata de dados.

VIA INTERNET

2.13.- As inscrições serão efetuadas através da INTERNET, de acordo com o item 2.13.1. no período compreendido de 29 de Outubro a 11 de Novembro de 2012. Neste período o horário para início das inscrições no  dia 29 de Outubro de 2012 será a partir das  13h00min e, término no dia  11 de Novembro de 2012 às  24h00min. Sendo que, o pagamento da taxa a ela pertinente,  será exclusivamente por meio de boleto bancário,  que deverá ser alvo de autenticação automática no próprio boleto,  PAGÁVEL SOMENTE EM AGÊNCIA BANCÁRIA E PREFERENCIALMENTE NO BANCO SANTANDER e poderá ser efetuado até o primeiro dia útil após o encerramento das inscrições, dentro do horário de expediente Bancário.

2.13.1.- Para inscrever-se via INTERNET, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.institutoathenas.com.br durante o período das inscrições e, através dos links referentes ao Concurso Público, preencher sua Ficha de Inscrição, conforme os procedimentos estabelecidos abaixo:

2.13.1.1.- Ler e aceitar o Requerimento, preencher o Formulário de Inscrição, conferir as informações digitadas e transmitir os dados pela Internet.

2.13.1.2.- O candidato que realizar sua inscrição via internet deverá imprimir o Boleto Bancário disponível ao término do preenchimento de sua inscrição e, efetuar o pagamento da taxa, PAGÁVEL EM AGÊNCIA BANCÁRIA e preferencialmente no Banco do Santander.

2.13.1.3.- As inscrições efetuadas via Internet somente serão válidas após a confirmação do pagamento do valor da taxa de inscrição, em favor do Instituto Athenas S/S Ltda., não sendo aceitos depósitos em caixa rápido.

2.13.1.4.-O descumprimento das instruções para inscrição via Internet implicará na não efetivação da inscrição.

2.13.1.5.- Somente o pagamento da taxa de inscrição via internet, correspondente a  boleto eletrônico já impresso, poderá ser efetivado  até o primeiro dia útil após o encerramento das inscrições, dentro do horário de expediente bancário.

2.14.- O candidato poderá retirar o Edital Regulador do Concurso Público no endereço eletrônico indicado no subitem

2.13.1.O Instituto Athenas S/S Ltda. e a Autarquia Municipal não se responsabilizarão por pedidos de inscrição, via internet, que deixarem de ser concretizados por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

2.15.- A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na aceitação tácita das Normas, condições e Princípios estabelecidos neste Edital, na Lei Orgânica do Município e nas demais Normas Legais pertinentes, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento de qualquer natureza.

2.16.- O candidato que vier a ser habilitado no Concurso Público de que trata este Edital poderá preencher o  Emprego se atendidas, à época, todas as exigências ora descritas, observando-se o limite de vagas existentes, bem como a disponibilidade financeira.

2.17.- O valor da taxa de inscrição não será devolvido, salvo se o evento não se realizar.

2.18.- Encerrado o prazo das inscrições, será publicada pela Comissão do Concurso Público por meio de relação, as inscrições deferidas no geral e as indeferidas individualmente; em não havendo publicação, todas as inscrições serão consideradas deferidas.

2.18.1.- As inscrições indeferidas trarão o nome do Candidato e a indicação do respectivo motivo do indeferimento e serão publicadas.

2.18.2.- Do indeferimento da inscrição, caberá Recurso, no prazo de 02 (dois) dias corridos, a contar da data de sua divulgação, à Comissão do Concurso Público Municipal, sendo remetidos os Recursos ao Instituto Athenas S/S Ltda., que os analisará no prazo de 02 (dois) dias.

2.18.3.- Interposto o Recurso nos termos do subitem acima e não julgado no prazo de 02 (dois) dias, o Candidato poderá participar condicionalmente das provas que se realizarem, até a decisão do Recurso, permanecendo no Concurso, se este lhe for favorável, e dele sendo excluído, se negado.

2.19.- O Candidato assume todas as responsabilidades legais por quaisquer declarações falsas prestadas. O Instituto Athenas não se responsabiliza por informações e endereços incorretos ou incompletos.

2.27.- A Comissão Municipal do Concurso Público poderá se necessário, anular todo e qualquer ato que anteceder à Homologação dele, desde que verificada falsidade, a qualquer tempo, na documentação apresentada pelo Candidato, ou o não atendimento a todos os requisitos fixados, constando declaração falsa ou inexata de dados.

3 - DOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA(S).

3.1.- Entende-se como pessoa portadora de deficiência, o(a) cidadão(ã) que apresente, em certo grau, uma deficiência motriz ou sensorial, com caráter de cronicidade e persistência de alteração de vida.

3.2.- Às pessoas portadoras de deficiência, é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público, dando atendimento ao que dispõe a Constituição Federal de 05 de Outubro de 1988, no artigo 37, Inciso VIII, devidamente regulamentado nos termos do Decreto Federal nº. 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que Regulamenta a Lei Federal nº. 7.853, de 24 de outubro de 1989, nos termos do parágrafo 1º do art. 37(O Candidato portador de deficiência, em razão da necessária igualdade de condições, concorrerá a todas as vagas, sendo reservado no mínimo o percentual de cinco por cento em face da classificação obtida), desde que a deficiência de que são portadores seja compatível com as atribuições do cargo pretendido.

3.3.- Os Candidatos portadores de deficiência(s) participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais Candidatos, no que se refere ao conteúdo, avaliação, duração, horário e local de aplicação das provas.

3.3.1.- A aptidão física do Candidato e a capacidade funcional para o exercício da atividade pública serão comprovadas em perícia médica determinada pela Administração Pública Municipal. O Candidato, cuja deficiência não for configurada, será desclassificado da lista de deficientes ou quando esta for considerada incompatível com a função a ser desempenhada, será desclassificado do Concurso.

3.4.- Aos portadores de deficiência(s) física e sensorial ficam reservadas  5% (cinco por cento) da quantidade de vagas, por  emprego constante deste Edital, os quais não serão discriminados pela sua condição, exceto para os empregos que não possibilitem as suas contratações pelas características de atribuições e desempenhos, incompatíveis com a deficiência possuída.

3.4.1.- Inexistindo Candidatos portadores de deficiência(s) as vagas serão preenchidas por Candidatos não portadores de deficiência(s);

3.4.2.- Aqueles que portarem deficiência compatível com a função do respectivo emprego,e desejarem prestar o Concurso nesta condição, deverão manifestar-se no ato da inscrição, declarando na Ficha de Inscrição essa condição e a deficiência da qual é portador, apresentando, além dos documentos acima relacionados, Laudo Médico, atestando essa condição, a espécie, o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao Código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência. Esse Laudo será retido e ficará anexado à Ficha de Inscrição. Caso o Candidato não anexe o Laudo Médico, não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção na Ficha de Inscrição.

3.4.3.- Os Candidatos que concorrerem na condição prevista no subitem acima serão classificados em lista separada.

3.5.- Os deficientes visuais (cegos) que se julgarem amparados pelas Disposições Legais poderão prestar as provas mediante leitura ou por meio do Sistema Braille. Os referidos Candidatos deverão levar, para esse fim, no dia da aplicação das provas, reglete e punção.

3.5.1.- O Candidato cego ou amblíope que necessitar de prova especial, de sala ou condições especiais para se submeter às provas e demais situações previstas neste Edital, deverá solicitar, por escrito, à Comissão Municipal do Concurso Público  até o último dia de encerramento das inscrições, a confecção de prova em Braille ou ampliada, ou ainda de providências quanto às condições especiais, juntando, nos casos de ambliopia, Atestado médico comprobatório dessa situação, nos termos do item 3.4.2.; por outro lado, não se responsabilizarão a Comissão Municipal de Concurso Públicoe o Instituto Athenas por casos excepcionais que não tenham sido comunicados no prazo devido.

3.5.2.- O Candidato portador de deficiência(s) que necessitar de tempo adicional para a realização das provas deverá requerê-lo no prazo e na forma citados no subitem anterior, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.

3.5.3.- Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo: miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

3.5.4.- Os deficientes visuais que não solicitarem a prova especial no prazo citado no subitem 3.5.1. não terão direito a prova especialmente preparada seja qual for o motivo alegado.

4 - DAS PROVAS

4.1. - A seleção dos candidatos no Concurso Público se efetivará mediante processo específico que constará de Prova Objetiva - versando sobre Conhecimentos Gerais e Específicos de sua área; sendo que para o emprego de Agente de Serviços Gerais e Encanador, haverá ainda - Entrevistas, e Prova Prática. Sendo que, haverá uma combinação específica de Conteúdos Programáticos, os quais visam medir os conhecimentos profissionais (teóricos e/ou práticos) que o candidato deva deter para exercer as funções do emprego, tudo conforme segue neste capítulo.

4.2. - As provas versarão sobre os Programas e as Bibliografias, constantes do Anexo I do presente Edital, e serão realizadas de acordo com as regras constantes do Anexo II, também do presente Edital.

5 - DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS

5.1. - As provas objetivas, entrevistas e prova prática, realizar-se-ão nos dias, horários e locais a serem oportunamente publicados nas Rádios e Jornal local e no mural da sede do SAAE, na Rua Abel de Oliveira, nº 51 - Pirajuí/SP..

5.1.1. - Ao candidato só será permitida a realização da prova na data, no local e no horário constantes do Edital de Convocação devidamente publicado conforme estabelece o item acima.

5.1.2. - É de inteira responsabilidade dos candidatos acompanharem a publicação do Edital de Convocação para realização das provas, bem como de todos os Editais e comunicados referentes ao Concurso Público ou procurar pelas publicações que serão afixadas na sede da Empresa Municipal de Saúde de Dracena.

5.2. - Na data prevista, os candidatos deverão apresentar-se no mínimo 30 (trinta) minutos antes do horário determinado para o início das provas e não serão admitidos nos locais de prova os candidatos que se apresentarem após o horário estabelecido para o início dos exames.

5.3. - O ingresso nos locais de prova será permitido apenas aos candidatos que apresentarem o comprovante de inscrição, acompanhado de Documento hábil de Identificação (original) com foto. Serão considerados como documentos de identidade as carteiras ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pelo Ministério das Relações Exteriores, Cédulas de Identidade para Estrangeiros (no prazo de validade), configurando-se na Cédula de Identidade - (R.G.), e ainda a Carteira fornecida por Órgãos ou Conselhos de Classe, que por Lei Federal, valem como documentos de identidade, por exemplo, as emitidas pelos Conselhos Regionais ou Autarquias Corporativas, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Certificado Militar, e não sendo aceitos, carteiras funcionais, carteira de estudante, crachás, certidão de nascimento, protocolos, identidade funcional, título de eleitor, carteira nacional de habilitação (emitida anteriormente à Lei nº. 9.503/97) identidade funcional de natureza pública ou privada, e outros não admitidos oficialmente como documento hábil de identificação e principalmente os documentos sem foto.

5.4. - Os documentos apresentados deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir clareza na identificação do candidato.

5.5. - O candidato não poderá ter acesso ao local de provas portando armas.

5.6. - O candidato deverá comparecer ao local designado às provas munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis preto nº. 2 e borracha macia.

5.7. - A inviolabilidade das provas será comprovada no posto de execução, no momento do rompimento do lacre dos envelopes na presença dos candidatos.

5.8. - Durante a execução das provas não será tolerada a utilização de livros (consultas bibliográficas de qualquer espécie), manuais, notas ou impressos, revista ou folheto, bem como o uso de máquina calculadora ou qualquer outro instrumento de cálculo ou utilizar-se de meios de comunicação com o exterior, utilizando-se de qualquer tipo de equipamento eletrônico (telefone celular, Pager, bips etc.).

5.9. - Será excluído do Concurso Público o candidato cujo comportamento for considerado inadequado,, comunicando-se com terceiros ou perturbando, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos; além disso, serão tomadas medidas saneadoras para estabelecer e resguardar a execução individual e correta das provas.

5.10. - Será excluído ainda do Concurso Público o candidato que, além das demais hipóteses previstas neste Edital:

5.10.1. - Apresentar-se para a prova em outro local que não o previsto no Edital de Convocação.

5.10.2. - Não comparecer à prova, seja qual for o motivo alegado.

5.10.3. - Ausentar-se da sala de aplicação das provas sem o acompanhamento de um fiscal.

5.10.4. - Ausentar-se da sala de aplicação das provas levando qualquer tipo de material, sem autorização ou, ao final, levar o Caderno de Questões de Provas.

5.10.5. - Ausentar-se do local de provas antes de decorrido o prazo mínimo de 30 (trinta) minutos, após o seu início, qualquer que seja o motivo alegado.

5.10.6. - Lançar mão de meios ilícitos para a execução da prova.

5.10.7. - Não devolver integralmente o material recebido e posteriormente solicitado.

5.11. - No ato da realização da prova objetiva, serão fornecidos o Caderno de Questões e a Folha Definitiva de Respostas e a Intermediária (Gabarito definitivo e de rascunho).

5.12. - O candidato lerá as questões no Caderno de Questões e marcará suas respostas na Folha Intermediária (Gabarito de rascunho) e, ao término da solução da prova, transcreverá suas respostas na Folha de Respostas Definitiva (Gabarito Oficial), com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

5.13. - A Folha Definitiva de Respostas (Gabarito Oficial) será o único documento válido para a correção das provas; o preenchimento dela é da inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder de conformidade com as instruções específicas contidas neste Edital e na própria Folha (Gabarito).

5.14. - Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente no gabarito.

5.15. - O candidato deverá assinalar suas respostas no Cartão de Respostas (Gabarito definitivo), que lhe será entregue no início da prova.

5.15.1. - Somente serão permitidos assinalamentos no Cartão de Respostas feitos pelo próprio candidato, vedada qualquer colaboração ou participação de terceiros.

5.15.2. - Na correção do Cartão de Respostas (Gabarito definitivo), será atribuída nota zero às questões rasuradas, com mais de uma opção assinalada ou em branco, com emenda ou rasura, ainda que legível, campo com marcação não-preenchido integralmente e as marcações que estiverem em desacordo com este Edital e com o determinado no próprio gabarito.

5.15.3. - Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às respostas e assinaturas, pois qualquer marca poderá prejudicar a correção das provas e consequentemente o desempenho do candidato.

5.15.4. - Sob nenhuma hipótese, haverá a substituição do Cartão de Respostas por erro do candidato.

5.16. - O candidato que, eventualmente, necessitar alterar algum dado constante da Ficha de Inscrição, em virtude de eventuais erros de digitação, nome, número de documento de identidade, sexo, data de nascimento, endereço ou telefone (dados que constarão da Ficha de Inscrição) ou realizar alguma reclamação, sugestão e/ou recurso, deverá procurar a Sala de Coordenação, no local e no dia em que estiver prestando a prova e fazê-lo em formulário específico para tal fim.

5.17. - No decorrer da prova, se o candidato observar qualquer anormalidade gráfica ou irregularidade na formulação de alguma questão, ou mesmo que não esteja ela prevista no Programa, deverá manifestar-se ao Fiscal de Sala que, consultando a Comissão, encaminhará solução imediata ou anotará na folha de ocorrências para posterior análise.

5.17.1. - Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos presentes às provas, independentemente da formulação dos recursos.

5.18. - O candidato somente poderá apresentar recurso relativo às questões das provas, indicando a(s) questão(ões) e o(s) ponto(s) a ser(em) objeto(s) de revisão. O citado recurso deverá ser interposto no prazo de 48 (quarenta e oito) horas contadas a partir do primeiro dia útil seguinte à data da divulgação oficial dos resultados.

5.19. - O recurso deverá conter todos os dados que informem a identidade do reclamante e seu número de inscrição, bem como seu endereço completo, inclusive o respectivo CEP.

5.20. - As provas objetivas de todos os candidatos devem ser corrigidas de acordo com o novo gabarito, se houver alteração do gabarito oficial, por força do julgamento de recurso.

5.21. - Interposto o recurso, este deverá ser resolvido por meio de decisão fundamentada no prazo máximo de 04 (quatro) dias úteis.

5.22. - O candidato não habilitado será excluído do Concurso Público.

5.23. - Ao terminar a prova, o candidato deverá entregar ao Fiscal o Caderno de Questões, a folha de respostas, bem como todo e qualquer material cedido para a execução das provas.

5.24. - A Folha Intermediária de Respostas (Gabarito rascunho) ficará com o candidato, para conferência com o Gabarito Oficial do Concurso Público a ser publicado posteriormente por meio da imprensa escrita e afixado no Mural de Avisos da sede da Empresa Municipal de Saúde de Dracena.

5.25. - Não haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou atraso do candidato na sua eliminação, seja qual for o motivo ou pretexto alegado.

6 - DO JULGAMENTO DAS PROVAS

6.1. - A aplicação das provas será constituída de uma etapa que será seletiva e eliminatória, consistindo em prova objetiva escrita de natureza teórica.

6.2. - A prova objetiva escrita de natureza teórica constará de teste de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas cada (de "A" a "E"). Sendo que, somente uma alternativa estará correta com relação ao enunciado da referida questão.

6.2.1. - As provas objetivas escritas para os Empregos de:1. - Almoxarife/comprador; 2. - Encarregado de Lançadoria e 3. - Leitor de Hidrômetro, serão avaliadas na escala de "0" (zero) a "100" (cem) pontos e terão caráter eliminatório e classificatório. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota mínima de "50" (cinquenta) pontos.

6.2.2. - As provas objetivas escritas para os Empregos de: 1. - Agente de Serviços Gerais; 2. - Encanador; Operador de Bombas serão avaliadas na escala de "0" (zero) a "100" (cem) pontos, bem como as provas práticas e entrevista, que terão a mesma pontuação. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota mínima de "50" (cinquenta) pontos na média aritmética obtida entre as três provas.

6.3.- Não será permitida vista de provas.

7 - DA CLASSIFICAÇÃO

7.1. - A nota final dos candidatos poderá ser de até no máximo 100 (cem) pontos.

7.2. - Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota final, enumerados em uma lista classificatória, com a relação de todos os candidatos aprovados por  emprego público. A respectiva lista, por  emprego público, estará em ordem de classificação final.

7.2.1. - A Classificação Final será publicada por Edital e afixada no Mural de Avisos da sede da Autarquia.

7.2.2. - Fica vedada a divulgação dos nomes dos candidatos reprovados.

7.2.3. - No prazo de 3 (três) dias, a contar da data da publicação da listagem de Classificação Final, o candidato classificado poderá apresentar recurso à Comissão, o que será admitido para o único efeito de correção de notório erro de fato.

7.3. - No caso de igualdade na nota final, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

7.3.1. - Obtiver maior nota em Conhecimentos Específicos.

7.3.2. - Tiver o maior número de filhos menores de 21 (vinte e um) anos no dia de sua inscrição.

7.3.3. - For casado ou viúvo.

7.3.4. - For o mais idoso, com exceção dos candidatos com mais de 60 (sessenta) anos para os quais será aplicado o Estatuto do Idoso.

7.3.5. - As condições de fato a serem consideradas são aquelas constantes da Ficha de Inscrição, não havendo autorização para mudança destes dados "a posteriore".

7.4. - Decorridas todas as etapas e todos os prazos legais, caberá ao Presidente da Autarquia a homologação do Resultado Final deste Concurso Público, no máximo em 30 (trinta) dias, podendo, a partir daí, convocar, para contratação, os candidatos aprovados, obedecendo rigorosamente à ordem de classificação obtida.

8 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. - Das decisões da Comissão caberão recursos fundamentados ao Presidente da referida Comissão, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, contados da divulgação oficial do ato recorrido.

8.2. - Os recursos deverão ser interpostos por petição endereçada ao Presidente da Comissão, acompanhada das razões, devendo ser protocolados na sede da Autarquia.

8.2.1. - Somente serão apreciados os recursos expressos em termos convenientes, que apontarem circunstâncias que os justifiquem e interpostos dentro do prazo.

8.2.2. - O recurso interposto por procuradores só será aceito se estiver acompanhado do respectivo instrumento de mandato, com firma reconhecida e cópia reprográfica do documento de identidade do procurador.

8.3. - Todos os recursos recebidos deverão ser encaminhados à Comissão, para análise e manifestação a propósito do arguido.

8.3.1. - Admitido o recurso e diante da análise apresentada, decidirá a Comissão, conforme o caso, pela reforma ou manutenção do ato recorrido, dando-se ciência ao interessado.

8.3.2. - Interposto o recurso, este deverá ser resolvido no prazo máximo de 03 (três) dias.

8.4. - O recurso interposto fora do prazo previsto no item 8.1. será desconsiderado e indeferido imediatamente.

8.5. - O candidato classificado deverá manter, durante o prazo de validade do Concurso Público, o seu endereço atualizado, para eventuais convocações pela imprensa e/ou pessoalmente, não lhe cabendo qualquer reclamação, caso não seja possível convocá-lo por falta da citada atualização.

8.6. - A convocação para contratação dos candidatos habilitados obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos mesmos, de acordo com as necessidades, não gerando o fato da aprovação direito à contratação.

8.6.1. - A convocação  para contratação será enviada ao candidato aprovado com no mínimo 03 (três) dias de antecedência, do início da contagem do prazo marcado para o comparecimento. O não comparecimento, no prazo determinado, implicará em desistência tácita e na perda dos direitos decorrentes do Concurso Público, sendo assim convocado o candidato seguinte, obedecendo-se sempre rigorosamente à ordem de classificação final.

8.7. - Para efeito de contratação, fica o candidato habilitado e convocado sujeito à aprovação em exames médicos, de caráter eliminatório; os que não lograrem aprovação não serão contratados.

8.7.1. - Os candidatos convocados que não comparecerem para realização de exames médicos serão considerados desistentes, exaurindo assim o direito à sua contratação.

8.7.2. - Os candidatos habilitados e aprovados nos exames médicos serão convocados para procederem à aceitação da vaga oferecida.

8.8. - Para a contratação, o candidato também deverá apresentar todos os documentos exigidos pelo presente Edital e demais documentos legais, sob pena de perda do direito à vaga.

8.8.1. - Para a contratação não serão aceitos protocolos e nem fotocópias reprográficas não autenticadas dos documentos.

8.8.2. - O candidato que, contratado, deixar de entrar em exercício, nos termos legais, perderá os direitos decorrentes de sua contratação.

9 - DA CONTRATAÇÃO

9.1. - A aprovação neste Concurso Público assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das Disposições Legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade deste Concurso Público.

9.2.-Na hora das contratações dos candidatos aprovados serão determinados o horário, o dia e o local à apresentação do mesmo.

9.3. - O presente Concurso Público terá o prazo de validade, para todos os efeitos, de 02 (dois) ano, contados a partir da data da publicação da homologação oficial do resultado final de cada emprego, podendo inclusive o prazo ser prorrogado por mais 02 (dois) anos, desde que exista interesse público para tanto.

9.3.1. - O prazo de validade do Concurso e o prazo de prorrogação, se houver, alcançarão os  Empregos que vagarem no decorrer destes prazos, sendo os candidatos remanescentes contratados, desde que haja interesse Público.

9.3.2. - O período de validade estabelecido para o Concurso não gera a obrigatoriedade de aproveitar todos os candidatos aprovados, reservando-se o direito de proceder às contratações em número que atenda aos interesses e às necessidades dos serviços, de acordo com a disponibilidade orçamentário-financeira.

9.3.3. - A aprovação e a classificação definitiva geram, para o candidato, apenas o direito à preferência na contratação.

10 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. - A determinação do local das provas é atribuição exclusiva da Autarquia.

10.2. - Será excluído do Concurso, por ato da Comissão, sem prejuízo das medidas de ordem Administrativa, Civil e Criminal, o candidato que:

a) Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata.

b) Agir com incorreção, violência, descortesia para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação das provas e demais atividades, ou mesmo, por qualquer razão tentar tumultuá-la.

c) Apresentar-se com vestimentas inadequadas, embriagado ou sob o efeito de entorpecentes.

d) For surpreendido utilizando-se de meios proibidos por este Edital.

e) For responsável por falsa identificação pessoal.

f) Utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Processo.

g) Efetuar inscrição fora do prazo previsto.

h) Deixar de atender a convocação ou qualquer outra orientação da Comissão.

10.3. - A inexatidão das afirmativas e/ou a existência de irregularidades de documentos, mesmo que verificadas posteriormente, acarretarão a nulidade da inscrição e a desqualificação do candidato, com todas as suas decorrências, sem prejuízo das medidas de ordem Administrativa, Civil e Criminal.

10.4. - Por razões de ordem técnica, segurança e de direitos autorais, fica proibida a transcrição total ou parcial de questões da prova; ademais não será fornecido nenhum exemplar ou cópia do Caderno de Provas a candidatos, as autoridades ou a Instituições de Direito Público ou Privado, mesmo após o encerramento do Processo.

10.4.1. - Após 180 (cento e oitenta) dias os cadernos de provas serão incinerados.

10.5. - Todas as publicações e comunicações relativas ao presente Processo serão feitas em Jornal e no Mural da sede da Autarquia.

10.6. - O candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis, a partir da publicação do ato, para a interposição de recursos ou pedidos de revisão de notas e/ou classificação, sempre por meio de protocolo, ressalvados os prazo específicos já estabelecidos neste Edital.

10.7. - Todos os casos omissos, controversos e problemáticos que surgirem em relação ao presente Concurso e que não tenham sido expressamente previstos no presente Edital e na Legislação municipal, serão resolvidos sempre pela Comissão, de acordo com as normas pertinentes e "ad referendum"pelo Diretor Geral da Autarquia.

10.8. - Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, ou até a data da convocação dos candidatos para a prova correspondente, circunstância esta que será mencionada em Edital ou aviso a ser publicado na Imprensa.

Pirajuí, 22 de Outubro de 2012.

Luís Fernando Genovez da Rocha

Diretor Geral

ANEXO I - SAAE - SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE PIRAJUI

DOS PROGRAMAS E DAS BIBLIOGRAFIAS REFERENTES ÀS PROVAS A SEREM APLICADAS.

Os itens das provas objetivas avaliarão habilidades mentais que vão além do mero conhecimento memorizado, abrangendo compreensão, análise e avaliação, valorizando a capacidade de raciocínio. As questões abrangerão tanto os itens relacionados nos Programas quanto o Material Bibliográfico recomendado conjunta ou separadamente.

As questões não contemplarão as alterações realizadas pelo Acordo Ortográfico em virtude do mesmo permitir ainda, neste momento, a utilização das duas formas.

PARA OS CARGOS DE ENSINO MÉDIO: ALMOXARIFE/COMPRADOR, ENCARREGADO(a) DA LANÇADORIA e LEITOR(a) DE HIDRÔMETRO.

Programa:

I. - LÍNGUA PORTUGUESA:

01.- Colocação de linguagem.

02.- Confronto e Reconhecimento de frases corretas e incorretas.

03.- Emprego de tempos e modos verbais.

04.- ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem:- Figuras de palavras ou tropos, Figuras de pensamento, Figuras de construção ou sintaxe e Vícios de linguagem.

05.- Flexão Nominal e Verbal

06.- FONOLOGIA: Conceitos básicos, Classificação dos fonemas, Sílabas, Encontros Vocálicos, Encontros Consonantais, Dígrafos e Divisão Silábica.

07.- MORFOLOGIA: Estrutura e formação das palavras, Conceitos básicos, Processos de formação das palavras, Derivação e composição, Prefixos, Sufixos, Composição, Tipos de Composição, Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares e Classes de palavras.

08.- Orações Subordinadas e Coordenadas

09.- ORTOGRAFIA: Conceitos básicos, O Alfabeto português e Orientações ortográficas.

10.- PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen, O uso da Crase, Emprego dos Sinais de Pontuação, Interpretação e análise de textos

11.- Pronomes: Emprego, formas de tratamento e colocação.

12.- SINTAXE: Termos Essenciais da Oração, Termos Integrantes da Oração, Termos Acessórios da Oração e Vocativos, Orações Subordinadas e Coordenadas, Concordância Verbal e Nominal, Regência Verbal e Nominal, Colocação dos Termos da Oração, Colocação dos pronomes oblíquos e átonos, uso da próclise, uso da ênclise, funções e emprego "que" e "se".

13.- Termos Acessórios da Oração e Vocativos.

14.- Termos Essenciais da Oração.

15.- Termos Integrantes da Oração.

II. - MATEMÁTICA:

01. - Análise Combinatória, Anagramas e Permutações.

02. - Conjunto de Números Reais, inteiros e fracionários.

03. - Equações de 1º e 2º Graus, exponencial e logarítmica (resolução de problemas).

04. - Equação da reta, Equação da circunferência, Estatística (moda, mediana e média aritmética).

05. - Equações fracionárias e exponenciais.

06. - Geometria Plana e Espacial: Área, Perímetro e Volume.

07. - Grandezas Diretamente e Inversamente proporcionais.

08. - Porcentagem e Juros Simples.

09. - Sequência: PA (Progressão Aritmética) e PG (Progressão Geométrica).

10. - Probabilidade.

11. - Radicais propriedades e Operações (Raiz quadrada)

12. - Relações métricas no triângulo retângulo.

13. - Resoluções, situação, problemas.

14. - Regra de três simples e composta.

15. - Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo e volume.

16. - Sistemas Lineares, com duas ou mais incógnitas.

17. - Trigonometria no triângulo Retângulo (seno, cosseno, tangente).

18. - Interpretação e análise de gráficos.

III. - CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA - CONCEITOS BÁSICOS:

1. Assuntos correlatos, gerais e específicos da área de Informática.

2. Componentes do Sistema Informático.

3. Computador: Evolução histórica e suas gerações.

4. Conceitos Básicos de Informática.

5. Definições da área de informática.

6. Informação: definição, tipos e respectiva quantificação.

7. Noção de hardwares e softwares.

8. Processamento de informação: constituintes e conceitos gerais.

9. Sistemas Gerenciais.

1. - ALMOXARIFE/COMPRADOR:

I. - LÍNGUA PORTUGUESA (conforme o programa acima).

II. - MATEMÁTICA (conforme o programa acima).

III. - CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA (conforme o programa acima).

IV. - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

01.- Balanço Patrimonial:

- Conceito.

- Demonstração do resultado do exercício.

- Estrutura do ativo e do passivo.

02.- Boletim de Caixa e Bancos.

03.- Classificação da Receita (orçamentária e extra orçamentária).

04.- Classificação Econômica.

05.- Classificação Funcional - Programática.

06.- Conciliação Bancária.

07.- Conhecimentos básicos e rotinas de serviço de tesouraria.

08.- Controle de estoque.

09.- Controle de patrimônio.

10.- Créditos Adicionais.

11.- Demonstrativos Financeiros.

12.- Despesa Pública (orçamentária e Extra orçamentária).

13.- Dívida Ativa.

14.- Empenho (ordinário, estimativa e global).

15.- Escrituração contábil - contas:

- Débito e crédito.

- Plano de contas.

- Princípio básico da escrituração.

- Regime de caixa e de competência.

16.- Guarda de bens e numerários.

17.- Lançamento de entrada e saída de materiais.

18.- Liquidação da despesa.

19.- Livro Caixa.

20.- Movimento Bancário.

21.- Noções básicas de contabilidade Pública

22.- Orçamento público.

23.- Patrimônio Público:

- Conceito.

- Estrutura.

24.- Prática bancária.

25.- Recebimento e pagamentos

26.- Receita Pública.

27.- Restos a pagar.

28.- Sistemas Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e Econômico.

29.- Variações Patrimoniais.

Legislação Básica Mínima:

- Lei Federal n.º 4.320/64.

2. - ENCARREGADO DE LANÇADORIA:

I. - LÍNGUA PORTUGUESA (conforme o programa acima).

II. - MATEMÁTICA (conforme o programa acima).

III. - CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA (conforme o programa acima).

III. - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Assuntos correlatos à respectiva área.

- Código Tributário Nacional - Lei 5.172 de 25 de outubro de 1.966.

- Código Tributário Municipal - Lei 662/76 de 21 de dezembro de 1976 e suas legislações específicas na área tributária.

- Constituição Federal: artigos 29 a 31, 37 a 43, 165 a 169.

- Controle da Administração Pública.

- Crédito Tributário.

- Dívida Ativa.

- Domínio Público.

- Elementos de Direito Constitucional.

- Empregos Públicos.

- Execuções e Cobranças.

- Finanças Públicas.

- Fixação de subsídios na esfera Municipal.

- Funções Públicas.

- Intervenção na propriedade e Atuação no Domínio Econômico.

- Licitações.

- Noções Preliminares de Direito.

3. - LEITURISTA DE HIDRÔMETRO:

I. - LÍNGUA PORTUGUESA (conforme o programa acima).

II. - MATEMÁTICA (conforme o programa acima).

III. - CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA (conforme o programa acima).

V. - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

01. - Arquivo, classificação e organização de Documentos.

02. - Assuntos correlatos e gerais à respectiva área.

03. - Cadastro (organizações e alterações).

04. - Emissão de Contas.

05. - Necessidades administrativas.

06. - Organização dos trabalhos do dia-a-dia.

07. - Padrões estéticos estabelecidos, visando à produção de documentos.

08. - Planilhas (organização e cálculos).

09. - Práticas do Serviço de Expediente.

10. - Redação de memorandos, circulares, relatórios e ofícios.

11. - Rotinas Administrativas.

12. - Serviços Gerais de escritório.

13. - Sistemas de Comunicação administrativa.

14. - Técnicas Bancárias.

PARA O CARGO DE ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO: 3. - OPERADOR DE BOMBAS.

I. - LÍNGUA PORTUGUESA:

01.- Análise de concordância, de regência e colocação.

02.- Análise e interpretação de textos.

03.- Classes de palavras.

04.- Colocação de pronomes nas frases.

05.- Concordância verbal e nominal: Regência verbal e nominal.

06.- Conjugação de verbos.

07.- Correção de textos.

08.- Flexão nominal e verbal.

09.- Formas de tratamento.

10.- Morfologia: classificação e flexão das palavras.

11.- Ortografia oficial.

12.- Pontuação.

13.- Preposições e conjunções.

14.- Redação oficial de cartas, ofícios, requerimentos, telegramas e certidões.

15.- Regência verbal e nominal.

16.- Separação silábica.

17.- Significado das palavras.

18.- Sintaxe:- termos essenciais da oração.

19.- Verbos.

II.- MATEMÁTICA:

01. - Conjunto de números: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, operações, expressões (cálculo), problemas e raiz quadrada.

02. - Equações: 1º. e 2º. Graus.

03.- Estatística: moda, mediana e média.

04. - Geometria Plana e espacial: área, perímetro e volume.

05.- Interpretação e análise de gráficos.

06. - Juros simples.

07. - MDC e MMC - cálculo - problemas.

08. - Porcentagem.

09. - Razão e proporção.

10. - Regras de três simples.

11. - Sistema de Medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade e tempo.

12. - Sistema Monetário Nacional (Real).

13. - Trigonometria no Triangulo Retângulo.

III.- CONHECIMENTOS GERAIS:

01.- A questão da cidadania no tempo e em diferentes espaços.

02.- Assuntos da atualidade: acontecimentos nacionais e internacionais abordados em jornais, revistas, programas de Rádio e T/V.

03. -Atualidades Nacionais e Internacionais.

04.- Capitais, Continentes e Adjetivos Pátrios

05.- Cultura Geral e Brasileira.

06.- Curiosidades.

07.- Ecologia e meio-ambiente.

08.- Economia, Política e Sociedade no Brasil e no Mundo.

09.- Estudos Sociais.

10.- História Geral e do Brasil.

11.- Literatura Brasileira e Mundial.

12. - Países.

FONTES:- Almanaque - Editora Abril - Guia dos Curiosos - Brasil, Marcelo Duarte - Editora Schwarcz Ltda.; Imprensa escrita (Principais Jornais e Revistas do País), Falada e Televisiva e Livros diversos sobre Estudos Sociais, Meio Ambiente, Geografia e História.

IV - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS.

01.- Assuntos e correlatos gerais a respectiva área.

02.- Boletins.

03.- Consertos, instalação, reparos ou substituição de encanamentos, registros, torneiras, chuveiros, conexões, aquecedores elétricos e etc.

04.- Conhecimento de análise de desenhos, especificações, esquemas e outras informações.

05.- Conhecimento de aparelhos de medição, ferramentas e equipamentos da profissão.

06. - Conhecimento de montagem de quadros de comando, ligação de motores de bomba d'água e chaves de partida.

07.- Conhecimento de qualidade e segurança.

08.- Conhecimento de trabalhos rotineiros do Encanador.

09.- Conservação de ferramentas, equipamentos e materiais.

10.- Conservação, instalação e montagem de Sistemas de tubulações de implantação e manutenção das redes de água e esgoto e de realização de ligações de água e esgoto.

11.- Conservação, instalação e montagem de Sistemas de tubulações de material metálico ou não metálico.

12.- Controle de amperagem e registro de entrada e saída de água.

13.- Controle do nível de água dos reservatórios, Controle de pressão de bomba.

14.- Equipamentos de Segurança e Segurança do Trabalho.

15.- Estruturação de instalações hidráulicas.

16.- Identificação de defeitos diversos em instalações hidráulicas, Rede de Distribuição e em instalações internas em geral.

17.- Instalação, Conserto e manutenção de hidráulica, em PVC soldável e roscável, ferro e cobre, água quente e fria.

18.- Instalação e manutenção de equipamentos e sistemas hidráulicos.

19.- Instalação e Manutenção de redes de distribuição e encanamentos de água e esgoto.

20.- Instalação e Manutenção de Caixas d'água.

21.- Instalação da rede de água e esgoto de obras da Construção Civil.

22.- Instalação de rede primária e secundária de água e esgoto.

23.- Instrumentos de marcação e traçagem.

24.- Leitura de informações em croquis, esquemas ou projetos.

25.- Limpeza e conservação de motores e local de trabalho.

26.- Manutenção corretiva e preventiva e conservação de equipamentos de trabalho e de instalações hidráulicas.

27.- Noções de Hidráulica.

28.- Noções de projeto hidráulico, de vazão e pressão, perda de carga, perda por conexões, problemas com ar no encanamento, etc.

29.- Noções sobre normas de Segurança do trabalho.

30.- Reparos e substituições de peças.

31.- Segurança do Trabalho.

32.- Técnicas de uso, manuseio, Conservação e Armazenamento de instrumentos, equipamentos, ferramentas comuns e específicas da Profissão.

33.- Uso de Equipamentos de Proteção Individual.

V - PROVA PRÁTICA

PARA O CARGO DE ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO: 4. - AGENTE DE SERVIÇOS GERAIS e 5. - ENCANADOR.

I. - LÍNGUA PORTUGUESA:

01.- Análise de concordância, de regência e colocação.

02.- Análise e interpretação de textos.

03.- Colocação de pronomes nas frases.

04.- Concordância verbal e nominal: Regência verbal e nominal.

05.- Correção de textos.

06.- Flexão nominal e verbal.

07.- Morfologia: classificação e flexão das palavras.

08.- Ortografia oficial.

09.- Preposições e conjunções.

10.- Redação oficial de cartas, ofícios, requerimentos, telegramas e certidões.

11.- Separação silábica.

12.- Significado das palavras.

13.- Verbos.

II.- MATEMÁTICA:

01. - Conjunto de números: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, operações, expressões (cálculo), problemas e raiz quadrada.

02. - Equações: 1º. e 2º. graus.

03. - Geometria Plana e espacial: área, perímetro e volume.

04.- Interpretação e análise de gráficos.

05. - MDC e MMC - cálculo - problemas.

06. - Porcentagem.

07. - Regras de três simples.

08. - Sistema de Medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade e tempo.

09. - Trigonometria no Triangulo Retângulo.

III.- CONHECIMENTOS GERAIS:

01.- A questão da cidadania no tempo e em diferentes espaços.

02.- Assuntos da atualidade: acontecimentos nacionais e internacionais abordados em jornais, revistas, programas de Rádio e T/V.

03.- Capitais, Continentes e Adjetivos Pátrios

04.- Cultura Geral e Brasileira.

05.- Ecologia e meio-ambiente.

06.- Economia, Política e Sociedade no Brasil e no Mundo.

07.- História Geral e do Brasil.

08.- Literatura Brasileira e Mundial.

FONTES:- Almanaque - Editora Abril - Guia dos Curiosos - Brasil, Marcelo Duarte - Editora Schwarcz Ltda.; Imprensa escrita (Principais Jornais e Revistas do País), Falada e Televisiva e Livros diversos sobre Estudos Sociais, Meio Ambiente, Geografia e História.

4. - AGENTE DE SERVIÇOS GERAIS:

I. - LÍNGUA PORTUGUESA (conforme o programa acima).

II. - MATEMÁTICA (conforme o programa acima).

III. - CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA (conforme o programa acima).

IV - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS.

01.- Assuntos Correlatos e Gerais da respectiva área.

02.- Capinação.

03.- Colocação de hidrômetros.

04.- Conhecimento e habilidades elementares.

05.- Conservação de Equipamentos, ferramentas, utensílios e materiais.

06.- Conservação e Limpeza de áreas verdes, praças, ruas, terrenos baldios e outros logradouros públicos.

07.- Conservação e Manutenção de Próprios Municipais.

08.- Escavações.

09.- Equipamentos de Segurança.

10.- Ligações de redes de água e esgoto.

11.- Limpeza de poços.

12.- Limpeza de valas e caixas de inspeção.

13.- Noções Básicas de instalações e manutenções elétricas.

14.- Noções de Assentamento de tubos de concreto.

15.- Noções de Capinação, limpeza, transporte de entulhos e varrição.

16.- Noções de Compactação de solo.

17.- Noções quanto à preparação de argamassa, massa corrida, reboco e tintas, visando o assentamento de tijolos, pisos, pinturas de paredes e outros.

18.- Plantio de gramas e árvores.

19.- Produtos de Higiene e Limpeza - Usos, indicações, dosagens, formas de utilização.

20.- Reparos em geral de bombas, mecânica, eletricidade, telefonia, laboratório, leituras, revisões, pinturas e construções.

21.- Segurança no Trabalho.

22.- Trabalhos Braçais.

23.- Tarefas manuais de caráter simples.

V. - PROVA PRÁTICA.

4. - ENCANADOR:

I. - LÍNGUA PORTUGUESA (conforme o programa acima). II. - MATEMÁTICA (conforme o programa acima).

III. - CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA (conforme o programa acima).

IV - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

01.- Concertos, instalação, reparos ou substituição de encanamentos, registros, torneiras, chuveiros, conexões, aquecedores elétricos e etc.

02.- Conhecimento de análise de desenhos, especificações, esquemas e outras informações.

03.- Conhecimento de aparelhos de medição, ferramentas e equipamentos da profissão.

04. - Conhecimento de montagem de quadros de comando, ligação de motores de bomba d'água e chaves de partida.

05.- Conhecimento de qualidade e segurança.

06.- Conhecimento de trabalhos rotineiros do Encanador.

07.- Conservação de ferramentas, equipamentos e materiais.

08.- Conservação, instalação e montagem de Sistemas de tubulações de implantação e manutenção das redes de água e esgoto e de realização de ligações de água e esgoto.

09.- Conservação, instalação e montagem de Sistemas de tubulações de material metálico ou não metálico.

10.- Equipamentos de Segurança e Segurança do Trabalho.

11.- Estruturação de instalações hidráulicas.

12.- Identificação de defeitos diversos em instalações hidráulicas, Rede de Distribuição e em instalações internas em geral.

13.- Instalação, Conserto e manutenção de hidráulica, em PVC soldável e roscável, ferro e cobre, água quente e fria.

14.- Instalação e manutenção de equipamentos e sistemas hidráulicos.

15.- Instalação e Manutenção de redes de distribuição e encanamentos de água e esgoto.

16.- Instalação e Manutenção de Caixas d'água.

17.- Instalação da rede de água e esgoto de obras da Construção Civil.

18.- Instalação de rede primária e secundária de água e esgoto.

19.- Instrumentos de marcação e traçagem.

20.- Leitura de informações em croquis, esquemas ou projetos.

21.- Manutenção corretiva e preventiva de equipamentos e de instalações hidráulicas.

22.- Noções de Hidráulica.

23.- Noções de projeto hidráulico, de vazão e pressão, perda de carga, perda por conexões, problemas com ar no encanamento, etc.

24.- Noções sobre normas de Segurança do trabalho.

25.- Reparos e substituições de peças.

26.- Segurança do Trabalho.

27.- Técnicas de uso, manuseio, Conservação e Armazenamento de instrumentos, equipamentos, ferramentas comuns e específicas da Profissão.

28.- Uso de equipamentos de proteção individual.

ANEXO II

DOS PRINCÍPIOS DE QUE TRATA O EDITAL

EMPREGOS

PROVA ESCRITA

Nº. de Questões

Nº. de questões/Matérias

Pontos e duração da Prova

PROVA PRÁTICA

1. - Agente de Serviços Gerais

40

10 Português;

10 Matemática;

10 Conhecimentos Gerais;

10 Conhecimentos Específicos.

100 - 2h30m

Executará serviços em área determinado do SAAE, ou seja, tarefas de natureza operacional e de manutenção dos próprios da Autarquia.

2. - Almoxarife/comprador

40

10 Português;

10 Matemática;

10 Conhecimentos em Informática;

10 Conhecimentos Específicos.

100 - 2h30m

Não haverá

3. - Leiturista de Hidrômetro

30

10 Português;

10 Matemática;

10 Conhecimentos em Informática;

10 Conhecimentos Específicos.

100 - 2h30m

Não haverá

4. - Operador de Bombas

40

10 Português;

10 Matemática;

10 Conhecimentos Gerais;

10 Conhecimentos Específicos.

100 - 2h30m

Prova Prática na respectiva área e de acordo com as funções a ser realizadas no cotidiano do SAAE, o candidato deverá demonstrar conhecimentos Operacionais em estação de bombeamento, acionando seus equipamentos e controlando seu funcionamento, para transladar substâncias líquidas aos locais de armazenamento, tratamento, utilização ou eliminação.

5. - Encanador

40

10 Português;

10 Matemática;

10 Conhecimentos Gerais;

10 Conhecimentos Específicos

100 - 2h30m

100 - 15 min

100 - 15 min

Executará trabalho pertinente à sua área de atuação com a utilização de ferramentas.

6. - Encarregado(a) da Lançadoria

40

10 Português;

10 Matemática;

10 Conhecimentos em Informática;

10 Conhecimentos Específicos.

100 - 2h30m

Não haverá

Concurso relacionado:Concurso SAAE de Pirajuí - SP