Edital Concurso SPTrans - São Paulo Transporte S.A – SP

SÃO PAULO TRANSPORTE S.A. - SPTrans
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 001/2012
EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

A São Paulo Transporte S. A - SPTrans informa a abertura de Processo Seletivo Público para vários cargos, organizado e aplicado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Fundação VUNESP, regido pelas Instruções Especiais e Anexos, que constituem partes integrantes deste Edital.

INSTRUÇÕES ESPECIAIS

I - DOS CARGOS E DAS VAGAS

1. O presente Processo Seletivo Público destina-se ao preenchimento de vagas existentes e futuras, até o vencimento de seu prazo de validade.

1.1. A reserva de vaga ao candidato com deficiência seguirá o disposto no Decreto Federal nº 3.298/1999.

2. Os códigos dos cargos, os cargos, o número de vagas, os salários, a jornada de trabalho mensal e os requisitos exigidos são os estabelecidos na tabela a seguir:

Códigos dos Cargos

Cargos

Nº de Vagas

Salários (R$)

Jornada de Trabalho Mensal

Requisitos Exigidos

Total

Pessoa com Deficiência

001

Agente de Serviços Operacionais - Serviços de Manutenção Geral

1

-

2.358,08

200h

- Ensino Fundamental Completo

- 06 meses de experiência em atividades do cargo

002

Ajudante Geral - Manutenção Predial

1

-

1.116,99

200h

- Ensino Fundamental Completo

- 06 meses de experiência em atividades do cargo

003

Ajudante Geral - Serviços Gerais

1

-

1.116,99

200h

- Ensino Fundamental Completo

- 06 meses de experiência em atividades do cargo

004

Copeiro

1

-

1.116,99

200h

- Ensino Fundamental Completo

- 6 meses de experiência em atividades do cargo

005

Agente de Informações

30

2

1.041,31

180h

- Ensino Médio Completo

006

Auxiliar de Enfermagem do Trabalho

1

-

1.572,06

200h

- Ensino Médio Completo e Curso de Auxiliar de Enfermagem

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

007

Guincheiro

1

-

2.358,08

200h

- Ensino Médio Completo

- CNH - Categoria "E", sem restrição para o exercício de atividade remunerada

- 6 meses de experiência em atividades do cargo

008

Mensageiro

5

1

846,20

200h

- Ensino Médio Completo

009

Técnico de Edificações

2

1

2.990,73

200h

- Técnico ou Tecnólogo em Construção Civil

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

- 06 meses de experiência em atividades do cargo

010

Técnico de Informática

3

1

2.990,73

200h

- Ensino Médio Completo e Técnico em Informática ou Superior Completo nas áreas de Tecnologia da Informação

- Registro, com situação regular na respectiva Entidade de Classe

- 6 meses de experiência em atividades do cargo ou de suporte em Informática

011

Técnico de Manutenção - Elétrica

1

-

2.990,73

200h

- Ensino Médio Completo e Curso Técnico Eletroeletrônico ou Eletrotécnico

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

- 06 meses de experiência em atividades do cargo

012

Técnico de Medições - Rede Elétrica

3

1

2.990,73

200h

- Ensino Médio Completo e Técnico em Elétrica ou Eletrônica ou Superior Completo em Tecnologia Elétrica ou Eletrônica

- Registro, com situação regular na respectiva Entidade de Classe

- 6 meses de experiência em atividades do cargo

013

Técnico de Processos Administrativos Júnior - Administração Geral

134

7

1.692,93

200h

- Ensino Médio Completo

014

Técnico de Sistema de Transporte Júnior

50

3

1.692,93

200h

- Ensino Médio Completo

- CNH - Categoria "D" sem restrição para o exercício de atividade remunerada

015

Telefonista

1

-

1.116,99

180h

- Ensino Médio Completo e Curso de Telefonista ou Telemarketing

- 6 meses de experiência em atividades do cargo

016

Advogado Pleno - Administrativo

6

1

4.721,79

200h

- Ensino Superior Completo em Direito

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

017

Advogado Pleno - Cível

2

1

4.721,79

200h

- Ensino Superior Completo em Direito

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

018

Advogado Pleno - Trabalhista

1

-

4.721,79

200h

- Ensino Superior Completo em Direito

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

019

Advogado Pleno - Tributário

3

1

4.721,79

200h

- Ensino Superior Completo em Direito

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

020

Analista de Comunicação Pleno

4

1

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Comunicação Social-Jornalismo ou Jornalismo

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

021

Analista de Gestão Pleno - Administração Geral

12

1

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Administração de Empresas ou Ciências Econômicas ou Contábeis

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

022

Analista de Gestão Pleno - Cargos, Salários e Carreira

2

1

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Administração de Empresas ou Ciências Econômicas

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

023

Analista de Gestão Pleno - Compras

1

-

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Administração de Empresas ou Ciências Econômicas

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

024

Analista de Gestão Pleno - Contábil

2

1

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Ciências Contábeis

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

025

Analista de Gestão Pleno - Desenvolvimento de Recursos Humanos

3

1

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Pedagogia ou Psicologia

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

026

Analista de Gestão Pleno - Econômico Financeiro

1

-

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Administração de Empresas ou Ciências Econômicas ou Contábeis ou Matemática ou Estatística

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

027

Analista de Gestão Pleno - Financeiro

1

-

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Ciências Econômicas ou Contábeis ou Administração de Empresas

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

028

Analista de Gestão Pleno - Folha de Pagamento

1

-

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Administração de Empresas ou Ciências Econômicas

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

029

Analista de Gestão Pleno - Licitações e Contratos

2

1

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Administração de Empresas ou Ciências Econômicas ou Direito

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

030

Analista de Gestão Pleno - Planejamento Estrutural

5

1

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia (Civil, Aeronáutica, Naval, Mecânica ou de Produção) ou Administração de Empresas ou Ciências Econômicas ou Geografia ou Estatística ou Ciências Sociais ou Sociologia ou Gestão de Políticas Públicas ou Tecnologia (Transporte Terrestre ou Logística)

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

031

Analista de Gestão Pleno - Preços e Custos (Compras Gerais)

2

1

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Administração de Empresas ou Ciências Econômicas ou Direito

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

032

Analista de Gestão Pleno - Preços e Custos (Obras e Serviços de Engenharia)

1

-

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Engenharia Civil

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

033

Analista de Gestão Pleno - Transporte

4

1

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Administração de Empresas ou Ciências Econômicas ou Engenharia Civil ou Arquitetura e Urbanismo ou Tecnologia (Logística ou Transporte Terrestre)

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

034

Analista de Informática I

7

1

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Tecnologia da Informação (Matemática, com ênfase em Sistemas ou Ciências da Computação ou Análise de Sistemas ou Engenharia da Computação)

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

035

Analista de Marketing Pleno

3

1

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda ou Marketing

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

036

Analista de Marketing Pleno - Web Designer

1

-

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Tecnologia ou Programação em Web Designer

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

037

Arquiteto Pleno - Arquitetura e Urbanismo

2

1

4.721,79

200h

- Ensino Superior Completo em Arquitetura e Urbanismo

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

038

Assistente Social

1

-

3.329,30

180h

- Ensino Superior Completo em Serviço Social

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

039

Auditor Pleno

1

-

3.699,22

200h

- Ensino Superior Completo em Ciências Contábeis

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

040

Engenheiro Pleno - Engenharia Civil

12

1

4.721,79

200h

- Ensino Superior Completo em Engenharia Civil

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

041

Engenheiro Pleno - Engenharia Elétrica

2

1

4.721,79

200h

- Ensino Superior Completo em Engenharia Elétrica

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

042

Engenheiro Pleno - Engenharia Veicular

3

1

4.721,79

200h

- Ensino Superior Completo em Engenharia (Mecânica ou Eletrotécnica ou de Produção Mecânica ou Produção Elétrica)

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

043

Médico Auditor - Plano de Saúde

1

-

3.789,35

120h

- Ensino Superior Completo em Medicina

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe

- 6 meses de experiência no exercício da profissão

044

Médico do Trabalho

2

1

3.789,35

120h

- Ensino Superior Completo em Medicina

- Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe,

- Certificado de Conclusão do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho com o respectivo registro no Ministério do Trabalho, ou Certificado de Residência Médica em Saúde do Trabalhador (ou denominação equivalente) reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica do MEC,

- 6 meses de experiência como Médico do Trabalho ou em residência acima descrita.

3. Os salários dos cargos têm como base o mês de maio/2011.

3.1 Além do salário previsto, os profissionais que vierem a ser contratados, farão jus aos benefícios oferecidos pela SPTrans, obedecidos a legislação e o acordo coletivo de trabalho vigentes.

4. A contratação e o exercício profissional para quaisquer cargos serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho e demais normas aplicáveis.

5. Todo candidato aprovado e que vier a ser contratado deverá prestar serviços em locais e horários estabelecidos pela SPTrans, podendo ser diurno e/ou noturno, em dias da semana, sábados, domingos e feriados. Os ocupantes dos cargos de Guincheiro e de Técnico de Sistema de Transporte Júnior prestarão serviços em regime de escala de serviço e folga.

6. O resumo das atribuições dos cargos deste Processo Seletivo Público encontra-se no Anexo I, deste Edital.

7. A contratação do candidato, estará condicionada:

a) a aprovação no Processo Seletivo Público na forma definida neste Edital;

b) estar no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

c) atender aos critérios e procedimentos definidos no Decreto Municipal 53.177/2012;

d) não registrar antecedentes criminais;

e) não ter sido demitido por justa causa da SPTrans ou sua antecessora;

f) comprovar o(s) requisito(s) previsto(s) no item 2, capítulo I, deste edital, para o cargo ao qual concorre;

g) estar em dia com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, também com as obrigações militares;

h) apresentar declaração de bens e valores que constituam patrimônio e, se casado(a), a do cônjuge;

i) entregar toda a documentação solicitada pela SPTrans.

II - DAS INSCRIÇÕES

1. O candidato deverá tomar conhecimento de todos os requisitos exigidos para o cargo pretendido antes de recolher o valor da inscrição, objetivando evitar ônus desnecessários.

2. A inscrição implicará o completo conhecimento e a tácita aceitação das normas legais e pertinentes e condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos e nas condições previstas em Lei, sobre os quais o candidato não poderá alegar qualquer espécie de desconhecimento.

2.1. É condição para inscrição, o candidato ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal e demais disposições de Lei, no caso de estrangeiro, ou cidadão português a quem tenha sido deferida a igualdade nas condições previstas pelo Decreto Federal nº 70.436, de 18 de abril de 1972.

3. A inscrição deverá ser efetuada das 10 horas de 13 de agosto de 2012 às 16 horas de 10 de setembro de 2012 (horário oficial de Brasília), exclusivamente pela internet, no site  www.vunesp.com.br, excetuada a do candidato que se sentir beneficiado pelo Decreto Municipal nº 51.446/2010, que deverá observar o disposto no item 7. e seus subitens deste Capítulo.

3.1. O candidato deverá optar somente por um cargo. Entretanto, caso seja efetuada mais de uma inscrição será considerado, para efeito deste Processo Seletivo Público, aquele em que o candidato estiver presente na prova objetiva, ficando eliminado nas demais opções.

4. Para inscrever-se, o candidato deverá, durante o período de inscrição:

a) acessar o site www.vunesp.com.br;

b) localizar, no site, o "link" correlato ao Processo Seletivo Público;

c) ler, na íntegra, o respectivo Edital;

d) preencher total e corretamente a ficha de inscrição;

d.1. optar pelo cargo em seleção, conforme consta do item 2. do Capítulo I;

e) transmitir os dados da inscrição, clicando no botão "Enviar Solicitação";

f) imprimir o boleto bancário;

g) efetuar o pagamento correspondente da taxa de inscrição, até a data limite para encerramento das inscrições (atenção para o horário bancário), conforme segue:

g.1. cargos com exigência de Ensino Fundamental Completo R$ 30,00 g.2. cargos com exigência de Ensino Médio Completo e Ensino Técnico Completo R$ 40,00 g.3. cargos com exigência de Ensino Superior Completo R$ 70,00

4.1. O candidato que não tem acesso à internet poderá utilizar os computadores dos postos dos infocentros do Programa Acessa São Paulo, em um dos endereços disponíveis no site  www.acessasaopaulo.sp.gov.br (Atenção para os períodos e horários).

5. O correspondente pagamento do valor da taxa de inscrição poderá ser efetuado, em dinheiro ou em cheque, em qualquer agência bancária.

5.1. Se, por qualquer razão, o cheque for devolvido ou houver pagamento a menos do respectivo valor, a inscrição do candidato não será efetivada.

5.2. Não será aceito pagamento da taxa de inscrição por depósito em caixa eletrônico, pelos Correios, fac-símile, transferência, DOC, ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente, condicional ou fora do período de inscrição ou por qualquer outro meio que não o especificado neste Edital. O pagamento por agendamento somente será aceito se comprovada a sua efetivação dentro do período de inscrição.

5.3. Para o pagamento da taxa de inscrição, deverá somente utilizar o boleto bancário gerado no ato da inscrição, até a data limite do encerramento das inscrições (atenção para o horário bancário).

5.4. A efetivação da inscrição somente ocorrerá após a confirmação, pelo banco, do pagamento do boleto referente à taxa. A pesquisa para acompanhar a situação da inscrição poderá ser feita no site www.vunesp.com.br, na página do Processo Seletivo Público, a partir de 3 (três)dias úteis após o encerramento do período de inscrição.

5.4.1. Efetivada a inscrição, não será permitida alteração do cargo apontado na ficha de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

5.4.2. Caso seja detectada falta de informação, o candidato deverá entrar em contato com o Disque VUNESP (0xx11-3874-6300), em dias úteis, das 8 às 20 horas, para verificar o ocorrido.

5.5. Não haverá devolução da importância paga, ainda que efetuada a mais ou em duplicidade, nem isenção total ou parcial de pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

6. A devolução da importância paga somente ocorrerá se o Processo Seletivo Público não se realizar.

7. Amparado pelo Decreto Municipal nº 51.446/2010, poderá o candidato solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, obedecendo aos seguintes procedimentos:

7.1. acessar, no período das 10 horas de 13 de agosto de 2012 às 16 horas de 14 de agosto de 2012, o link próprio da página do Processo Seletivo Público, no site www.vunesp.com.br;

7.2. preencher total e corretamente o requerimento com os dados solicitados;

7.3. transmitir os dados da inscrição, clicando no botão "Enviar Solicitação";

7.4. imprimir o requerimento (até às 16 horas de 14 de agosto de 2012);

7.5. assinar o requerimento e encaminhar, juntamente com a declaração de que atende à(s) condição(ões) estabelecida(s) em Lei, por SEDEX, à Fundação VUNESP, indicando no envelope "Ref.: Processo Seletivo Público - SPTrans", ou entregar pessoalmente, nos dias úteis, das 9 às 16 horas, na Fundação VUNESP, sita na Rua Dona Germaine Burchard, 515 - Água Branca/Perdizes, São Paulo/SP, CEP 05002-062.

7.6. Não serão considerados os documentos entregues por outro meio que não o estabelecido no subitem 7.5. deste Capítulo e nem postados nos Correios ou entregues na Fundação VUNESP após 15 de agosto de 2012.

7.6.1. Caso o candidato utilize outro meio que não o estabelecido neste Edital, terá indeferido seu pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição e sua inscrição não será efetivada.

7.7. Não será aceita a entrega condicional ou complementação de documentos ou a retirada de documentos após a entrega da devida documentação.

7.8. Às 16 horas de 14 de agosto de 2012, o requerimento de isenção do pagamento da taxa de inscrição não estará mais disponível no site.

7.9. O candidato deverá, a partir das 14 horas de 29 de agosto de 2012, acessar o site  www.vunesp.com.br e verificar o resultado da solicitação pleiteada.

7.10. O candidato que tiver seu pedido de isenção deferido terá automaticamente sua inscrição efetivada, não havendo necessidade de qualquer outro procedimento.

7.11. Caso o pedido seja indeferido e o candidato queira entrar com recurso, deverá observar o disposto no Capítulo XI.

7.11.1. A partir das 14 horas de 06 de setembro de 2012, o candidato deverá acessar o site www.vunesp.com.br e verificar o resultado do recurso interposto.

7.12. O candidato que tiver a solicitação indeferida e/ou recurso indeferido, e queira participar do certame, deverá acessar novamente o "link" próprio na página do Processo Seletivo Público, no site www.vunesp.com.br, digitar seu CPF, imprimir o boleto bancário, bem como proceder ao correspondente pagamento, com o valor da taxa de inscrição plena, até 10 de setembro de 2012, devendo observar o disposto no item 4. e seus subitens deste Capítulo.

7.12.1. O candidato que não proceder ao recolhimento do valor da taxa não terá sua inscrição efetivada.

8. Às 16 horas de 10 de setembro de 2012, a ficha de inscrição e o boleto bancário não estarão mais disponíveis no site.

8.1. A Fundação VUNESP e a SPTrans não se responsabilizam por solicitação de inscrição pela internet não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

9. O descumprimento das instruções para inscrição implicará a não efetivação da inscrição.

10. O candidato será responsável por qualquer erro ou omissão e pelas informações prestadas na ficha e no requerimento de inscrição.

11. Informações complementares referentes à inscrição poderão ser obtidas no site  www.vunesp.com.br e, nos dias úteis, das 8 às 20 horas, pelo Disque VUNESP, telefone (0xx11) 3874-6300.

12. O candidato que necessitar de condições especiais para realização da(s) prova(s)/avaliação(ões) deverá, até

10 de setembro de 2012, encaminhar, por SEDEX, à Fundação VUNESP, indicando no envelope "Ref.: Processo Seletivo Público - SPTrans" - Solicitação de Condição Especial, ou entregar pessoalmente, nos dias úteis, das 9 às 16 horas, na Fundação VUNESP, sita na Rua Dona Germaine Burchard, 515 - Água Branca/Perdizes, São Paulo/SP, CEP 05002-062, solicitação com a sua qualificação completa e detalhamento dos recursos necessários.

12.1. O candidato que não o fizer durante esse período ou com a devida antecedência, para que possa ser providenciada a solicitação, e conforme o estabelecido no "caput" deste item, não terá as condições especiais providenciadas, seja qual for o motivo alegado.

12.2. O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise da razoabilidade e da viabilidade do pedido.

12.3. Para efeito do prazo estipulado neste Capítulo, será considerada, conforme o caso, a data da postagem fixada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT - ou a data do protocolo firmado pela Fundação VUNESP.

12.4. O candidato com deficiência deverá observar ainda o Capítulo III, deste Edital.

12.5. Em conformidade com o Decreto Municipal nº 51.180/2010, o candidato travesti ou transexual poderá solicitar a inclusão e uso do nome social para tratamento, devendo:

12.5.1. preencher e imprimir total e corretamente, durante o período de inscrição, o requerimento de solicitação de inclusão e uso do nome social, disponível, exclusivamente, no site www.vunesp.com.br, na página do Processo Seletivo Público, no link "Inscrições";

12.5.2. assinar e encaminhar, por SEDEX, à Fundação VUNESP, indicando no envelope "Ref.: Processo Seletivo Público - SPTrans" - Solicitação de Inclusão e Uso do Nome Social, ou entregar pessoalmente, nos dias úteis, das 9 às 16 horas, na Fundação VUNESP, sita na Rua Dona Germaine Burchard, 515 - Água Branca/Perdizes, São Paulo/SP, CEP 05002-062;

12.5.3. em atendimento ao parágrafo 3º do artigo 3º do Decreto Municipal nº 51.180/2010 quando das publicações no Diário Oficial da Cidade de São Paulo será considerado o nome civil.

13. São de exclusiva responsabilidade do candidato, sob as penas da Lei, todas as informações fornecidas e nas declarações firmadas no processo de inscrição (no requerimento de pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição, ou na ficha de inscrição como pagante).

III - DA PARTICIPAÇÃO DE CANDIDATO COM DEFICIÊNCIA

1. A participação de candidato com deficiência no presente Processo Seletivo Público será assegurada nos termos do artigo 37, inciso VIII, da Constituição Federal, na Lei Federal n° 7.853/1989, regulamentada pelo Decreto Federal n° 3.298/1999, assim como de demais legislações aplicável à matéria.

1.1. O candidato, antes de se inscrever, deverá verificar se as atribuições do cargo, especificadas no ANEXO I, são compatíveis com a sua deficiência.

2. Para concorrer como pessoa com deficiência, a limitação deverá estar enquadrada nos parâmetros definidos no artigo 4º e incisos do Decreto Federal nº 3.298/1999, com as modificações do Decreto Federal 5.296/2004 e na Súmula 377, do Superior Tribunal de Justiça.

3. Nos termos do Decreto Federal nº 3.298/99, artigo 37 parágrafos 1 e 2, o candidato concorrerá a todas as vagas, sendo reservado o percentual de 5% (cinco por cento) em face da classificação obtida. Caso a aplicação do percentual resulte em número fracionado, este será elevado até o primeiro número inteiro subsequente.

3.1. Para os cargos cuja oferta inicial é de 1 (uma) vaga, esta será preenchida pelo candidato que consta em primeiro lugar na lista geral. Havendo surgimento de novas vagas durante o prazo de validade deste Processo Seletivo Público, será observada a legislação que disciplina o assunto.

4. A pessoa com deficiência participará do certame em igualdade de condições com os demais candidatos, no que tange ao conteúdo das provas, avaliação e aos critérios de aprovação (nota mínima exigida para todos os candidatos), data, horário e local de aplicação das provas, nos termos do artigo 41 do Decreto Federal nº 3.298/1999.

5. Após o julgamento das provas, serão elaboradas duas listas por ordem de classificação com todos os habilitados, sendo uma geral, e outra especial, de candidatos com deficiência.

5.1. Não ocorrendo inscrição no Processo Seletivo Público ou aprovação de candidatos com deficiência, será elaborada somente a Lista de Classificação Final Geral.

6. Para a participação das Fases de Contratação, Capítulo XII deste Edital, comprovação de requisitos, exames médicos e entrega de documentos, serão convocados alternada e rigorosamente os candidatos aprovados, de acordo com a ordem de classificação das listas geral e especial, sujeitos aos critérios definidos no Capítulo XII e seus subitens.

7. A compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência apresentada pelo candidato será analisada durante o contrato de experiência, pela equipe multiprofissional designada pela SPTrans como previsto no Decreto Federal 3.298/1999.

7.1. A equipe multiprofissional será composta de três profissionais capacitados e atuantes nas áreas das deficiências em questão, sendo um deles médico, e três profissionais integrantes da carreira almejada pelo candidato.

8. Após a contratação do candidato com deficiência, essa não poderá ser arguida para justificar a concessão de readaptação do cargo e de aposentadoria por invalidez.

9. O candidato com deficiência, além de observar as disposições do Capítulo II, deste Edital, deverá especificar, na ficha de inscrição, o tipo de deficiência de que é portador, bem como encaminhar a seguinte documentação:

a) requerimento, contendo a identificação do candidato, Processo Seletivo Público e o cargo para o qual está inscrito e a necessidade ou não de prova especial (braile ou ampliada) e de condições especiais, inclusive de tempo para sua realização;

b) laudo médico que ateste a espécie, o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação das suas provas.

9.1. O tempo para a realização das provas, para os candidatos com deficiência, poderá ser diferente, desde que requerido no mesmo documento citado no subitem 9., alínea "a", com justificativa devidamente acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.

10. A documentação referida no item 9 deverá ser:

a) entregue, pessoalmente ou por portador, das 9 às 16 horas, nos dias úteis, durante o período de inscrição, na Fundação VUNESP, Rua Dona Germaine Burchard, 515 - Água Branca - São Paulo/SP; ou

b) encaminhada pelos Correios, por SEDEX ou por outra modalidade de correspondência com Aviso de Recebimento (AR), para a Fundação VUNESP, sita na Rua Dona Germaine Burchard, 515 - Água Branca - São Paulo/SP - CEP 05002-062, indicando no envelope:

À Fundação VUNESP

Processo Seletivo Público da SPTrans

Participação de Candidato com Deficiência

Rua Dona Germaine Burchard, 515 - Água Branca/Perdizes - 05002-062 - São Paulo - SP

10.1. Para efeito dos prazos estipulados nas alíneas "a" e "b" deste item, será considerada, conforme o caso, a data de postagem fixada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT - ou a data do protocolo firmado pela Fundação VUNESP.

11. O candidato que não declarar no ato de inscrição possuir deficiência e/ou não enviar documentação, conforme previsto no item 9. deste Capítulo, não será considerado como tal, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação, não terá sua prova especial preparada ou as condições especiais providenciadas, seja qual for o motivo alegado.

11.1. O atendimento às condições especiais pleiteadas ficará sujeito, por parte da Fundação VUNESP, a análise da razoabilidade e da viabilidade do solicitado.

12. Após o prazo de inscrição, fica proibida qualquer inclusão ou exclusão de candidato da lista especial de candidatos com deficiência.

IV - DAS PROVAS

1. O Processo Seletivo Público constará das seguintes provas:

Cargos

Provas

Nº de Questões

Agente de Serviços Operacionais - Serviços de Manutenção Geral

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

- Matemática

Conhecimentos Específicos

Prova Prática

10

10

20

--

Ajudante Geral - Manutenção Predial

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

- Matemática

Conhecimentos Específicos

15

15

10

Ajudante Geral - Serviços Gerais

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

- Matemática

20

20

Copeiro

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

- Matemática

Conhecimentos Específicos

10

10

20

Agente de Informações

Mensageiro

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

- Matemática

- Atualidades

- Noções de Informática

15

15

10

10

Auxiliar de Enfermagem do Trabalho

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

- Matemática

Conhecimentos Específicos

10

10

30

Guincheiro

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

- Matemática

Conhecimentos Específicos

Prova Prática

Avaliação Psicológica

15

15

20

--

--

Técnico de Edificações

Técnico de Informática

Técnico de Medições - Rede Elétrica

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

- Matemática

Conhecimentos Específicos

10

10

30

Técnico de Manutenção - Elétrica

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

- Matemática

Conhecimentos Específicos

Prova Prática

10

10

30

--

Técnico de Processos Administrativos Júnior - Administração Geral

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

- Matemática

Conhecimentos Específicos

Prova de Redação

15

15

20

--

Técnico de Sistema de Transporte Júnior

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

- Matemática

Conhecimentos Específicos

Prova Prática

Avaliação Psicológica

10

10

30

--

--

Telefonista

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

- Matemática

- Atualidades

Conhecimentos Específicos

20

10

10

10

Advogado Pleno - Administrativo

Advogado Pleno - Cível

Advogado Pleno - Trabalhista

Advogado Pleno - Tributário

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

Conhecimentos Específicos

Prova Prático-Profissional

10

60

--

Analista de Comunicação Pleno

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

- Raciocínio Lógico

- Atualidades

Conhecimentos Específicos

Prova de Redação

10

10

10

30

--

Analista de Gestão Pleno - Administração Geral

Analista de Gestão Pleno - Cargos, Salários e Carreira

Analista de Gestão Pleno - Desenvolvimento de Recursos Humanos

Analista de Gestão Pleno - Folha de Pagamento

Analista de Gestão Pleno - Licitações e Contratos

Assistente Social

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

- Raciocínio Lógico

- Noções de Informática

Conhecimentos Específicos

Prova de Redação

10

10

10

30

--

Analista de Informática I

Analista de Marketing Pleno - Web Designer

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

- Raciocínio Lógico

- Atualidades

Conhecimentos Específicos

10

10

10

30

Analista de Gestão Pleno - Compras

Analista de Gestão Pleno - Contábil

Analista de Gestão Pleno - Econômico Financeiro

Analista de Gestão Pleno - Financeiro

Analista de Gestão Pleno - Planejamento Estrutural

Analista de Gestão Pleno - Preços e Custos (Compras Gerais)

Analista de Gestão Pleno - Preços e Custos (Obras e Serviços de Engenharia)

Analista de Gestão Pleno - Transporte

Analista de Marketing Pleno

Arquiteto Pleno - Arquitetura e Urbanismo

Auditor Pleno

Engenheiro Pleno - Engenharia Civil

Engenheiro Pleno - Engenharia Elétrica

Engenheiro Pleno - Engenharia Veicular

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

- Raciocínio Lógico

- Noções de Informática

Conhecimentos Específicos

10

10

10

30

Médico Auditor - Plano de Saúde

Médico do Trabalho

Prova Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Língua Portuguesa

- Raciocínio Lógico

- Política de Saúde

Conhecimentos Específicos

10

10

10

30

1.1. As provas objetiva, prática, de redação e a prático-profissional terão caráter eliminatório e classificatório.

1.2. A avaliação psicológica terá caráter eminentemente eliminatório.

2. A prova objetiva, para todos os cargos, visa avaliar o conhecimento geral do candidato, bem como capacidade de análise, entendimento e interpretação de informações, habilidade de trabalhar com estrutura lógica das relações, capacidade dedutiva e conhecimentos técnicos específicos do cargo.

2.1. A prova objetiva será composta de questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada uma, sendo uma alternativa correta, e versará sobre os conteúdos programáticos estabelecidos no Anexo II.

3. A prova prático-profissional, para o cargo de Advogado Pleno (Administrativo, Cível, Trabalhista e Tributário), visa avaliar o grau de conhecimento e a capacidade de argumentação técnica do candidato, necessários ao desempenho do cargo.

3.1. A prova prático-profissional, composta por uma peça processual na área de atuação do cargo, será aplicada em período diferente da prova objetiva e versará sobre os conteúdos programáticos estabelecidos no Anexo II.

4. A prova de redação, para os cargos de Técnico de Processos Administrativos Júnior, Analista de Gestão Pleno - Administração Geral, Analista de Gestão Pleno - Cargos, Salários e Carreira, Analista de Gestão Pleno - Desenvolvimento de Recursos Humanos, Analista de Gestão Pleno - Folha de Pagamento, Analista de Gestão Pleno - Licitações e Contratos e Assistente Social, tem o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. O candidato deverá produzir texto narrativo, dissertativo e/ou descritivo.

4.1. A prova de redação consistirá em um tema formulado pela Banca Examinadora e será realizada concomitantemente com a Prova Objetiva.

5. A prova prática, para os cargos de Agente de Serviços Operacionais - Serviços de Manutenção Geral, Guincheiro, Técnico de Manutenção - Elétrica e Técnico de Sistema de Transporte Júnior, visa avaliar por meio de demonstração prática o conhecimento e as habilidades do candidato para as atividades do cargo a que concorre.

5.1. A prova prática para os cargos de:

a) Agente de Serviços Operacionais - Serviços de Manutenção Geral consistirá na execução prática de um procedimento de manutenção predial, predeterminado, com base nas atribuições do cargo e nos conhecimentos específicos constantes do Anexo II.

b) Guincheiro, consistirá na remoção e estacionamento de ônibus e será realizada em percurso e local preestabelecido. Serão utilizados guinchos (modelos Volvo ou Scania) para reboque de um ônibus Mercedes Benz e serão observadas capacidade de controle do veículo, segurança e habilidade das manobras para o manuseio do equipamento e atendimento às regras de trânsito. Serão considerados, também, os dados previstos nas atribuições do cargo e nos conhecimentos específicos do Anexo II.

c) Técnico de Manutenção - Elétrica, consistirá na execução de atividades predeterminadas, voltadas aos sistemas e instalações elétricas de edificações necessárias para o exercício do cargo e nos conhecimentos específicos do Anexo II.

d) Técnico de Sistema de Transporte Júnior, consistirá na condução de veículo Van em um percurso preestabelecido. Serão observadas capacidade de controle, segurança e habilidade na condução do veículo e atendimento às regras de trânsito. Serão considerados, também, os dados previstos nas atribuições do cargo e nos conhecimentos específicos do Anexo II.

6. A avaliação psicológica, para os cargos de Guincheiro e Técnico de Sistema de Transporte Júnior, consistirá da aplicação de instrumentos (entrevistas, técnicas psicológicas e/ou testes a serem desenvolvidos individualmente ou em grupo) que identifiquem as características emocionais e de personalidade do indivíduo, considerando as peculiaridades do cargo e área de atuação, nas condições atuais da SPTrans, descritas no Perfil Psicológico - Anexo IV.

6.1. A avaliação psicológica será realizada com base na Lei Federal nº 4.119/1962, no Decreto Federal nº 53.464/1964, na Lei Federal nº 5.766/1971, na Resolução CFP nº 01/2002, na Resolução CFP nº 02/2003, alterada pela de nº 06/2004, e no Decreto Federal nº 6.944/2009, alterado pelo Decreto Federal nº 7.308/2010.

7. O tempo de realização das provas objetiva e de redação, conforme o caso será o descrito a seguir:

a) 3 (três) horas para os cargos: Agente de Serviços Operacionais - Serviços de Manutenção Geral, Ajudante Geral - Manutenção Predial, Ajudante Geral - Serviços Gerais, Agente de Informações, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Copeiro, Guincheiro, Mensageiro, Técnico de Edificações, Técnico de Informática, Técnico de Manutenção - Elétrica, Técnico de Sistema de Transporte Júnior, Telefonista e Técnico de Medições - Rede Elétrica;

b) 3 (três) horas e trinta minutos para os cargos: Analista de Gestão Pleno - Compras, Analista de Gestão Pleno - Contábil, Analista de Gestão Pleno - Econômico Financeiro, Analista de Gestão Pleno - Financeiro, Analista de Gestão Pleno - Planejamento Estrutural, Analista de Gestão Pleno - Preços e Custos (Compras Gerais), Analista de Gestão Pleno - Preços e Custos (Obras e Serviços de Engenharia), Analista de Gestão Pleno - Transporte, Analista de Informática I, Analista de Marketing Pleno - Web Designer, Analista de Marketing Pleno, Arquiteto Pleno - Arquitetura e Urbanismo, Auditor Pleno, Engenheiro Pleno - Engenharia Civil, Engenheiro Pleno - Engenharia Elétrica, Engenheiro Pleno - Engenharia Veicular, Médico Auditor - Plano de Saúde, Médico do Trabalho e Técnico de Processos Administrativos Júnior;

c) 4 (quatro) horas para os cargos: Advogado Pleno (Administrativo, Cível, Trabalhista e Tributário), Analista de Comunicação Pleno, Analista de Gestão Pleno - Administração Geral, Analista de Gestão Pleno - Cargos, Salários e Carreira, Analista de Gestão Pleno - Desenvolvimento de Recursos Humanos, Analista de Gestão Pleno - Folha de Pagamento, Analista de Gestão Pleno - Licitações e Contratos e Assistente Social.

8. A prova prático-profissional para os cargos de Advogado Pleno (Administrativo, Cível, Trabalhista e Tributário), terá a duração de 2 (duas) horas e 30 (trinta) minutos.

9. O tempo de realização da prova prática será o descrito a seguir:

a) 20 (vinte) minutos: para os cargos de Guincheiro e Técnico de Sistema de Transporte Júnior;

b) o tempo de realização da prova prática, para os cargos de Agente de Serviços Operacionais - Serviços de Manutenção Geral e Técnico de Manutenção - Elétrica será de acordo com as atividades a serem desenvolvidas, e informado aos candidatos no início da sua realização.

10. O tempo de realização da avaliação psicológica, para os cargos de Guincheiro e Técnico de Sistema de Transporte Júnior, será o padronizado para cada instrumento de avaliação (entrevistas, técnicas psicológicas e/ou testes a serem desenvolvidos individualmente ou em grupo), e informado aos candidatos no início de sua realização.

V - DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS

1. As provas serão aplicadas na cidade de São Paulo.

1.1. Caso haja impossibilidade de aplicação de provas na cidade de São Paulo, por qualquer motivo, a Fundação VUNESP poderá aplicá-las em municípios vizinhos.

2. O candidato somente poderá realizar as provas na data, horário/turma e local constantes do respectivo Edital de Convocação.

2.1. Toda convocação oficial para realização das provas será feita por meio de Edital de Convocação a ser publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, divulgado pela internet, no site da SPTrans (www.sptrans.com.br) e no site da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br).

2.1.1. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações e divulgações, não podendo o candidato alegar qualquer espécie de desconhecimento ou justificar sua ausência ou atraso para realização de qualquer uma das etapas.

3. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da(s) prova(s), constante do Edital de Convocação, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para seu início, munido de:

a) original de um dos seguintes documentos de identificação: Cédula de Identidade (RG), Carteira de Identidade expedida pelas Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro da Polícia Militar, Carteira de Órgão ou Conselho de Classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certificado Militar (quando for o caso), Carteira Nacional de Habilitação, expedida nos termos da Lei Federal nº 9.503/1997, ou Passaporte;

b) caneta esferográfica transparente de tinta de cor azul ou preta, lápis preto e borracha macia;

c) comprovante de pagamento da taxa de inscrição, quando da prova objetiva e de redação, conforme o caso, ou prático-profissional, em se tratando da hipótese prevista no subitem 1.2. do Capítulo VI.

3.1. Somente será admitido na sala ou local de realização da(s) prova(s) o candidato que apresentar um dos documentos discriminados na alínea "a" deste item, desde que permita, com clareza, a sua identificação.

3.1.1. O candidato que não apresentar original de documento de identificação, conforme disposto no "caput" deste item, não realizará a(s) prova(s), sendo considerado ausente e eliminado do Processo Seletivo Público.

3.2. Não serão aceitos protocolos, cópia dos documentos citados, ainda que autenticada, boletim de ocorrência ou quaisquer outros documentos não constantes deste Edital, nem carteira funcional de ordem pública ou privada.

4. Não será admitido no prédio o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o seu início.

5. Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato, nem aplicação da(s) prova(s) fora do local, data e horário/turma preestabelecido.

6. O candidato não poderá ausentar-se da sala sem o acompanhamento de um fiscal.

7. O candidato que, eventualmente, necessitar alterar algum dado cadastral, no dia da realização da(s) prova(s), deverá solicitar, ao fiscal da sala/turma, formulário específico para tal finalidade. O formulário deverá ser datado e assinado pelo candidato e entregue ao fiscal. O candidato que queira fazer alguma reclamação ou sugestão deverá procurar a sala de coordenação no local em que estiver realizando a prova.

7.1. O candidato que não atender aos termos dispostos no "caput" deste item deverá arcar, exclusivamente, com as consequências advindas de sua omissão.

8. Durante a realização da(s) prova(s), não serão permitidas qualquer espécie de consulta bibliográfica, impressos, anotações e/ou outro tipo de pesquisa, utilização de máquina calculadora, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, walkman, reprodutor de áudio ou de qualquer material que não seja o fornecido pela Fundação VUNESP.

8.1 O candidato que necessitar usar boné, gorro, chapéu, protetor auricular ou óculos de sol deverá ter justificativa médica e o(s) objeto(s) será(ão) verificado(s) pela coordenação. Constatado qualquer problema, o candidato poderá ser excluído do Processo Seletivo Público.

8.2. O candidato que estiver portando qualquer equipamento eletrônico de comunicação deverá mantê-lo desligado até a saída do prédio onde estiver realizando a(s) prova(s).

8.3. A Fundação VUNESP poderá utilizar saco plástico para a guarda de objetos pessoais do candidato, principalmente equipamento eletrônico de comunicação e relógio.

9. Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação da(s) prova(s) em virtude de afastamento, por qualquer motivo, de candidato da sala/turma.

10. Excetuada a situação prevista no subitem 1.3. do Capítulo VI, não será permitida a permanência de qualquer acompanhante nas dependências do local de realização das provas, podendo ocasionar inclusive a não participação do(a) candidato(a) no Processo Seletivo Público.

11. A Fundação VUNESP não se responsabilizará por danos, perda ou extravio de documentos ou objetos, ocorridos no local de realização das provas.

12. É reservado à Fundação VUNESP, caso julgue necessário, o direito de utilizar detector de metais e/ou proceder à identificação especial colhendo a impressão digital do candidato, sendo que, na impossibilidade de o candidato realizar o procedimento, esse deverá registrar sua assinatura, em campo predeterminado, por três vezes.

12.1. A autenticação digital ou assinatura do candidato visa atender ao disposto no subitem 3.5. do Capítulo XII.

13. Será excluído do Processo Seletivo Público o candidato que:

a) não comparecer a qualquer uma das provas, conforme convocação oficial, seja qual for o motivo alegado;

b) não apresentar documento de identificação conforme previsto no item 3, deste Capítulo;

c) ausentar-se do local de realização da prova sem o acompanhamento de um fiscal;

d) for surpreendido em comunicação com outro candidato ou terceiros, verbalmente ou por escrito, bem como fazendo uso de material não permitido para a realização da prova ou de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação;

e) lançar mão de meios ilícitos para executar a prova;

f) não devolver ao fiscal da sala a folha de respostas, o caderno de questões da prova objetiva e, conforme o caso, o caderno da prova de redação e o da prova prático-profissional ou qualquer outro material de aplicação da prova prática e da avaliação psicológica;

g) fizer anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer material que não o fornecido pela Fundação VUNESP e nem copiar questões, em parte ou completa na folha de respostas intermediária;

h) estiver portando arma, mesmo que possua o respectivo porte;

i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

j) agir com incorreção ou descortesia para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação da prova;

k) durante o processo, não atender às disposições estabelecidas neste Edital.

VI - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

1. As provas objetiva, de redação e prático-profissional, conforme o caso, têm data prevista para serem aplicadas em 11 de novembro de 2012. As provas objetiva e de redação serão aplicadas, concomitantemente, às 14 horas, e a prático-profissional às 9 horas.

1.1. A confirmação da data e do horário e a informação sobre o local e sala para a realização da(s) prova(s) deverá ser acompanhada pelo candidato por meio de Edital de Convocação a ser publicado, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

1.1.2. Nos 3 (três) dias que antecederem à data prevista para a realização da(s) prova(s), o candidato poderá ainda:

a) consultar os sites www.vunesp.com.br e www.sptrans.com.br; ou

b) contatar o Disque VUNESP (0xx11) 3874-6300, em dias úteis, das 8 às 20 horas.

1.1.3. O horário de início da(s) prova(s) será definido em cada sala de aplicação, após os devidos esclarecimentos.

1.2. Eventualmente, se, por qualquer que seja o motivo, o nome do candidato não constar do Edital de Convocação para a prova objetiva e, conforme o caso, prova de redação ou prático-profissional, esse deverá acessar o site  www.vunesp.com.br ou contatar o Disque VUNESP, nos dias úteis, das 8 às 20 horas, pelo telefone (0xx11) 3874-6300, para verificar o ocorrido.

1.2.1. Ocorrendo o caso constante no "caput" deste item, poderá o candidato participar do Processo Seletivo Público e realizar a prova objetiva e, conforme o caso, prova de redação ou prático-profissional, se apresentar o respectivo comprovante de pagamento efetuado nos moldes previstos neste Edital, devendo, para tanto, preencher e assinar, no dia da prova, formulário específico.

1.2.2. A inclusão de que trata o "caput" deste item será realizada de forma condicional, sujeita à posterior verificação da regularidade da referida inscrição.

1.2.3. Constatada eventual irregularidade da inscrição, a inclusão do candidato será automaticamente cancelada, sem direito à reclamação, independentemente de qualquer formalidade, considerados nulos todos os atos dela decorrentes.

1.3. Em caso de necessidade de amamentação durante as provas objetiva, redação e prático-profissional, e tão somente nesses casos, a candidata deverá levar um acompanhante com mais de 18 anos de idade, devidamente comprovada, que ficará em local reservado para tal finalidade e será responsável pela guarda da criança.

1.3.1. No momento da amamentação, a candidata deverá ser acompanhada por uma fiscal.

1.3.2. Não haverá compensação do tempo de amamentação à duração da prova da candidata.

2. No ato da realização da prova objetiva, o candidato receberá a folha de respostas e o caderno de questões da prova, sendo de responsabilidade do candidato a conferência de seus dados pessoais e do material entregue pela Fundação VUNESP.

2.1. O candidato deverá transcrever as respostas para a folha de respostas, com caneta esferográfica transparente de tinta de cor azul ou preta, e assinar no campo apropriado.

2.2. A folha de respostas, cujo preenchimento é de responsabilidade do candidato, é o único documento válido para a correção eletrônica.

2.3. Não será computada questão com emenda ou rasura, ainda que legível, nem questão não respondida ou que contenha mais de uma resposta, mesmo que uma delas esteja correta.

2.4. Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às respostas ou à assinatura, sob pena de acarretar prejuízo ao desempenho do candidato.

2.5. Em hipótese alguma, haverá substituição da folha de respostas por erro do candidato.

2.6. Após o término do prazo previsto para a duração da prova, não será concedido tempo adicional para o candidato continuar respondendo questão objetiva ou procedendo à transcrição para a folha de respostas.

2.6.1. Ao final da prova, o candidato deverá entregar a folha de respostas e o caderno de questões da prova objetiva, completos, ao fiscal da sala.

2.6.2. Depois de transcorrido o tempo de 50% (cinquenta por cento) da duração da prova, ou ao seu final, o candidato poderá sair levando, apenas, a folha intermediária de respostas fornecida pela Fundação VUNESP.

2.6.3. O exemplar em branco do caderno de questões da prova objetiva estará disponível no site www.vunesp.com.br, no link "prova", na página do Processo Seletivo Público, a partir das 14 horas do primeiro dia útil subsequente ao de sua realização.

3. Da prova objetiva e de redação (quando for o caso)

3.1. No ato da realização das provas objetiva e de redação, o candidato receberá a folha de respostas, o caderno de questões da prova objetiva e o caderno de redação, sendo de responsabilidade do candidato a conferência de seus dados pessoais e do material entregue pela Fundação VUNESP.

3.2. O candidato deverá transcrever as respostas para a folha de respostas, com caneta esferográfica transparente de tinta de cor azul ou preta, e assinar no campo apropriado.

3.3. A folha de respostas, cujo preenchimento é de responsabilidade do candidato, é o único documento válido para a correção eletrônica.

3.4. Não será computada questão com emenda ou rasura, ainda que legível, nem questão não respondida ou que contenha mais de uma resposta, mesmo que uma delas esteja correta.

3.5. Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às respostas ou à assinatura, sob pena de acarretar prejuízo ao desempenho do candidato.

3.6. Em hipótese alguma, haverá substituição da folha de respostas por erro do candidato.

4. Na prova de redação, o candidato deverá assinar única e exclusivamente no local destinado especificamente para essa finalidade, não podendo conter rubrica ou qualquer palavra e/ou marca que identifiquem o candidato, sob pena de identificação de seu caderno e, consequentemente, de anulação de sua prova.

4.1. A prova de redação deverá ser manuscrita, em letra legível, com caneta esferográfica transparente de tinta de cor azul ou preta, não sendo permitida a interferência e/ou participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado fiscal transcritor. Nesse caso, o candidato deverá ditar o texto, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais gráficos de acentuação e pontuação, para o fiscal designado pela Fundação VUNESP.

4.2. Não será admitido o uso de qualquer outra folha de papel - para rascunho ou como parte ou resposta definitiva - diversa das existentes no caderno. Para tanto, o candidato deverá atentar para os espaços específicos destinados para elaboração do texto, para rascunho e para resposta definitiva, a fim de que não seja prejudicado.

4.3. O texto definitivo será o único documento válido para a avaliação da prova de redação. O campo reservado para rascunho é de preenchimento facultativo e não será considerado para avaliação.

4.4. Em hipótese alguma, haverá substituição do caderno de redação por erro do candidato.

4.5. O candidato deverá observar, atentamente, os termos das instruções contidas na capa do caderno de questões e do caderno da prova de redação.

4.6. Após o término do prazo previsto para a duração das provas, não será concedido tempo adicional para o candidato continuar respondendo questão objetiva ou procedendo à transcrição para a folha de respostas e/ou para a parte definitiva do caderno da prova de redação.

4.6.1. Ao final das provas, o candidato deverá entregar a folha de respostas, o caderno de questões da prova objetiva e o caderno da prova de redação, completos, ao fiscal da sala.

4.7. Depois de transcorrido o tempo de 50% (cinquenta por cento) da duração das provas objetiva e de redação, ou ao seu final, o candidato poderá sair levando, apenas, a folha intermediária de respostas da prova objetiva fornecida pela Fundação VUNESP.

4.8. O exemplar dos cadernos de questões das provas objetiva e da prova de redação estará disponível no site www.vunesp.com.br, no link "provas", na página do Processo Seletivo Público, a partir das 14 horas do primeiro dia útil subsequente ao da realização das provas.

5. Da prova prático-profissional

5.1. A prova prático-profissional será realizada no mesmo local e mesma sala da prova objetiva, no período da manhã, e será realizada sem consulta.

5.2. Para realização da prova prático-profissional, o candidato deverá comparecer no dia, local e horário previstos no Edital de Convocação, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

5.3. O candidato deverá assinar única e exclusivamente no local destinado especificamente para essa finalidade, não podendo conter, em qualquer outro local do caderno da prova, nome, assinatura, rubrica ou qualquer palavra e/ou marca feita pelo candidato que possa permitir sua identificação, sob pena de ser atribuída nota zero a sua prova prático-profissional.

5.3.1. A prova prático-profissional deverá ser manuscrita, em letra legível, com caneta esferográfica transparente de tinta de cor azul ou preta, não sendo permitida a interferência e/ou participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado fiscal transcritor. Nesse caso, o candidato deverá ditar o texto, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais gráficos de acentuação e pontuação, para o fiscal designado pela Fundação VUNESP.

5.3.2. Não será admitido o uso de qualquer outra folha de papel - para rascunho ou como parte ou resposta definitiva - diversa das existentes no caderno. Para tanto, o candidato deverá atentar para os espaços específicos destinados para elaboração da peça, do rascunho e da resposta definitiva, a fim de que não seja prejudicado.

5.3.3. O texto definitivo será o único documento válido para a avaliação da prova prático-profissional. A parte para rascunho é de preenchimento facultativo e não será considerada para avaliação.

5.3.4. Em hipótese alguma, haverá substituição do caderno de prova por erro do candidato.

5.3.5. O candidato deverá observar, atentamente, os termos das instruções contidas no caderno da prova.

5.4. Após o término do prazo previsto para a duração da prova, não será concedido tempo adicional para o candidato continuar respondendo a peça ou procedendo à transcrição para a parte definitiva do caderno de prova.

5.5. Ao final da prova, o candidato deverá entregar o caderno da prova, completo, ao fiscal da sala.

5.6. Depois de transcorrido o tempo de 50% (cinquenta por cento) da duração da prova prático-profissional, ou ao seu final, o candidato poderá sair não levando nenhum material pertencente a prova.

5.7. O exemplar em branco do caderno da prova prático-profissional estará disponível no site www.vunesp.com.br, no link "provas", na página do Processo Seletivo Público, a partir das 14 horas do primeiro dia útil subsequente ao de sua realização.

6. Da prova prática

6.1. Serão convocados oportunamente para realizar prova prática somente os primeiros candidatos mais bem classificados na prova objetiva, mais os empatados na última colocação, conforme a seguir, sendo os demais candidatos eliminados deste Processo Seletivo Público:

Cargos

Nº de Candidatos

Agente de Serviços Operacionais - Serviços de Manutenção Geral

42

Guincheiro

65

Técnico de Manutenção - Elétrica

26

Técnico de Sistema de Transporte Júnior

720

6.2. Para a realização desta prova, o candidato deverá comparecer no dia, local e horário/turma previstos no Edital de Convocação, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento, portando consigo documento de identidade, no original, em conformidade com a alínea "a" do item 3. do Capítulo V - da Prestação das Provas e uma caneta esferográfica transparente de tinta de cor azul ou preta.

6.3. Além do documento de identidade o candidato aos cargos de Guincheiro ou de Técnico de Sistema de Transporte Júnior deverá apresentar a CNH original, e entregar uma cópia simples do original da CNH - Carteira Nacional de Habilitação, na categoria exigida como requisito, estabelecido no item 2. do Capítulo I, dentro do prazo de validade, não plastificada e em perfeito estado de conservação (não dilacerada).

6.3.1. O candidato somente poderá realizar a prova se estiver fazendo uso de óculos ou lente de contato quando houver essa exigência na CNH.

7. Da avaliação psicológica

7.1. Serão convocados oportunamente para realizar a avaliação psicológica todos os candidatos habilitados na prova prática.

7.2. Para a realização desta avaliação, o candidato deverá comparecer no dia, local e horário/turma previstos no Edital de Convocação, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento, portando documento de identidade, no original, em conformidade com a alínea "a" do item 3. do Capítulo V e uma caneta esferográfica transparente de tinta de cor azul ou preta.

7.2.1. O candidato que não apresentar um dos documentos, conforme disposto na alínea "a" do item 3. do Capítulo V, não realizará a avaliação psicológica, sendo considerado ausente e eliminado deste Processo Seletivo Público.

7.3. A avaliação psicológica será realizada por psicólogo a ser designado pela Fundação VUNESP, que emitirá parecer conclusivo dos candidatos aptos para o exercício do cargo.

7.4. Nenhum candidato poderá retirar-se do local da avaliação psicológica sem autorização expressa do responsável pela aplicação.

7.5. O candidato, ao terminar os testes, entregará ao aplicador todo o seu material de avaliação.

VII - DO JULGAMENTO DAS PROVAS

1. Da prova objetiva:

1.1. A prova objetiva tem por finalidade selecionar os candidatos que serão considerados habilitados de acordo com a pontuação obtida.

1.2. A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

1.2.1. A nota da prova objetiva será obtida pela fórmula:

NP = (Na x 100) / Tq

1.2.2. Legendas:

NP = Nota da prova

Na = Número de acertos do candidato

Tq = Total de questões da prova

1.3. Será considerado habilitado nesta prova o candidato que obtiver, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de acertos nas questões da prova objetiva e não zerar em nenhum dos componentes da respectiva prova.

1.4. O candidato não habilitado na prova objetiva ou aquele habilitado na prova objetiva, que, conforme o caso, não tiver sua prova de redação ou sua prova prático-profissional corrigida ou não convocado para realizar a prova prática será eliminado do Processo Seletivo.

2. Da prova de redação:

2.1. Somente serão corrigidas as provas de redação dos candidatos habilitados e mais bem classificados na prova objetiva, mais as dos empatados na última colocação, conforme a tabela a seguir. Os demais candidatos serão eliminados deste Processo Seletivo Público:

Cargos

Nº de Candidatos

Técnico de Processos Administrativos Júnior - Administração Geral

1000

Analista de Comunicação Pleno

100

Analista de Gestão Pleno - Administração Geral

300

Analista de Gestão Pleno - Cargos, Salários e Carreira

50

Analista de Gestão Pleno - Desenvolvimento de Recursos Humanos

60

Analista de Gestão Pleno - Folha de Pagamento

50

Analista de Gestão Pleno - Licitações e Contratos

100

Assistente Social

50

2.2. A prova de redação terá, na sua correção, a atribuição de nota de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.

2.3. Serão considerados os seguintes critérios de avaliação:

2.3.1. Conteúdo: obediência à proposta e desenvolvimento da mesma, apropriação adequada da coletânea de textos subsidiários, com eventual apresentação de material externo a essa coletânea;

2.3.2. Estrutura: adequação à estrutura do gênero textual pedido e coerência;

2.3.3. Forma: coesão - sintaxe e pontuação; modalidade - adequação vocabular; regras da Língua Portuguesa - ortografia, morfologia, etc;

2.4. Será considerado habilitado, na prova de redação, o candidato que obtiver nota igual ou superior a 10 (dez) pontos.

2.5. Será atribuída nota zero à prova de redação que:

a) for assinada ou redigida fora dos locais apropriados;

b) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;

c) for escrita a lápis, em parte ou em sua totalidade;

d) estiver em branco;

e) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível;

f) fugir ao tema ou gênero textual propostos;

g) apresentar o texto definitivo em menos de 15 linhas efetivamente escritas.

2.6. O candidato não habilitado na prova de redação será eliminado do Processo Seletivo Público.

3. Da prova prático-profissional:

3.1. Será corrigida a prova prático-profissional somente dos candidatos habilitados e mais bem classificados na prova objetiva, mais as dos empatados na última colocação, conforme a tabela a seguir, sendo os demais candidatos eliminados deste Processo Seletivo Público:

Cargos

Nº de Candidatos

Advogado Pleno - Administrativo

80

Advogado Pleno - Cível

80

Advogado Pleno - Trabalhista

80

Advogado Pleno - Tributário

80

3.2. A prova prático-profissional será avaliada na escala de 0 (zero) a 40 (quarenta) pontos.

3.3. Na prova prático-profissional será avaliada a capacidade do candidato em desenvolver a questão apresentada, com clareza, coerência e objetividade. Serão avaliadas, ainda, a organização do texto, a análise e síntese dos fatos examinados, assim como a correção gramatical. Serão levados em conta o raciocínio jurídico, a fundamentação e a sua consistência, a capacidade de interpretação e exposição e a técnica profissional demonstrada.

3.3.1. Será atribuída nota 0 (zero) à prova que:

a) apresentar peça jurídica inadequada ao tema proposto;

b) fugir ao tema proposto;

c) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (com desenhos, números e palavras soltas ou em versos);

d) for escrita a lápis, em parte ou em sua totalidade;

e) estiver em branco;

f) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível;

g) apresentar nome, rubrica, assinatura, sinal ou marca que possa permitir a identificação do candidato;

h) apresentar o texto definitivo fora do espaço reservado para tal.

3.3.2. Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 20 (vinte) pontos na prova prático-profissional.

4. Da prova prática:

4.1. A prova prática será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

4.2. Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.

4.3. O candidato não habilitado na prova prática, será excluído do Processo Seletivo Público.

5. Da avaliação psicológica:

5.1. Na avaliação psicológica, será considerado "apto" o candidato que apresentar características compatíveis com o perfil psicológico estabelecido para o exercício do cargo, identificados por meio dos instrumentos psicológicos utilizados.

5.2. Nenhum candidato considerado "inapto" será submetido à nova avaliação psicológica no presente Processo Seletivo Público.

5.3. O candidato poderá solicitar, mediante requerimento enviado por SEDEX ou protocolado na Fundação VUNESP, no horário das 8 às 17 horas, dirigido ao Presidente da Comissão do Processo Seletivo Público, o procedimento denominado "entrevista devolutiva" para conhecimento das razões de sua "inaptidão", se julgar necessário, obedecendo ao prazo de 10 dias úteis após a publicação do resultado desta avaliação.

5.3.1. Atendendo aos ditames da ética psicológica, esse procedimento somente será divulgado ao candidato, pessoal e individualmente, necessitando ser agendado com o profissional responsável pela aplicação, em sua sede de trabalho, na cidade de São Paulo-SP, uma vez que não é permitida a remoção dos testes do candidato do seu local de arquivamento público (Código de Ética dos Psicólogos e artigo 8º da Resolução CFP nº 01/2002).

5.4. A SPTrans publicará a lista nominal dos candidatos considerados "aptos" na avaliação psicológica e apenas o número de inscrição dos candidatos "inaptos".

5.5. Os candidatos considerados "inaptos" e os ausentes na avaliação psicológica serão excluídos do Processo Seletivo Público.

VIII - DA PONTUAÇÃO FINAL

1. A pontuação final do candidato corresponderá a nota da prova objetiva e, conforme o caso, a somatória das notas obtidas na prova objetiva e de redação; prova objetiva e prático-profissional ou prova objetiva e prática.

IX - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

1. Em caso de igualdade da pontuação final, por cargo, serão aplicados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate ao candidato:

a) Com idade igual ou superior a 60 anos, nos termos da Lei Federal nº 10.741/2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

1.1. para os cargos de Advogado Pleno (Administrativo, Cível, Trabalhista e Tributário) o candidato:

b) que obtiver maior nota na prova Prático-Profissional;

c) que obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos;

d) que obtiver maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa;

e) mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos.

1.2. para o cargo de Agente de Informações e Mensageiro o candidato:

b) que obtiver maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa;

c) que obtiver maior número de acertos nas questões de Matemática;

d) que obtiver maior número de acertos nas questões de Atualidades;

e) que obtiver maior número de acertos nas questões de Noções de Informática;

f) mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos.

1.3. para os cargos de Agente de Serviços Operacionais - Serviços de Manutenção Geral, Guincheiro, Técnico de Manutenção - Elétrica e Técnico de Sistemas de Transporte Júnior o candidato:

b) que obtiver maior nota na prova Prática;

c) que obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos;

d) que obtiver maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa;

e) que obtiver maior número de acertos nas questões de Matemática;

f) mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos.

1.4. para os cargos de Ajudante Geral - Manutenção Predial, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Copeiro, Técnico de Edificações, Técnico de Informática, Técnico de Medições - Rede Elétrica o candidato:

b) que obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos;

c) que obtiver maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa;

d) que obtiver maior número de acertos nas questões de Matemática;

e) mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos.

1.5. para o cargo de Ajudante Geral - Serviços Gerais o candidato:

b) que obtiver maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa;

c) que obtiver maior número de acertos nas questões de Matemática;

d) mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos.

1.6. para o cargo de Analista de Comunicação Pleno o candidato:

b) que obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos;

e) que obtiver maior número de acertos nas questões de Raciocínio Lógico;

f) que obtiver maior número de acertos nas questões de Atualidades;

g) mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos.

1.7. para os cargos de Analista de Gestão Pleno - Administração Geral, Analista de Gestão Pleno - Cargos, Salários e Carreira, Analista de Gestão Pleno - Desenvolvimento de Recursos Humanos, Analista de Gestão Pleno - Folha de Pagamento, Analista de Gestão Pleno - Licitações e Contratos e Assistente Social o candidato:

b) que obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos;

c) que obtiver maior nota na prova de Redação;

d) que obtiver maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa;

e) que obtiver maior número de acertos nas questões de Raciocínio Lógico;

f) que obtiver maior número de acertos nas questões de Noções de Informática;

g) mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos.

1.8. para os cargos de Analista de Informática I e Analista de Marketing Pleno - Web Designer o candidato:

b) que obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos;

c) que obtiver maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa;

d) que obtiver maior número de acertos nas questões de Raciocínio Lógico;

e) que obtiver maior número de acertos nas questões de Atualidades;

f) mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos.

1.9. para os cargos de Analista de Gestão Pleno - Compras, Analista de Gestão Pleno - Contábil, Analista de Gestão Pleno - Econômico Financeiro, Analista de Gestão Pleno - Financeiro, Analista de Gestão Pleno - Planejamento Estrutural, Analista de Gestão Pleno - Preços e Custos (Compras Gerais), Analista de Gestão Pleno - Preços e Custos (Obras e Serviços de Engenharia), Analista de Gestão Pleno - Transporte, Analista de Marketing Pleno, Arquiteto Pleno - Arquitetura e Urbanismo, Auditor Pleno, Engenheiro Pleno - Engenharia Civil, Engenheiro Pleno - Engenharia Elétrica e Engenheiro Pleno - Engenharia Veicular o candidato:

b) que obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos;

c) que obtiver maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa;

d) que obtiver maior número de acertos nas questões de Raciocínio Lógico;

e) que obtiver maior número de acertos nas questões de Noções de Informática;

f) mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos.

1.10. para os cargos de Médico Auditor - Plano de Saúde e Médico do Trabalho o candidato:

b) que obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos;

c) que obtiver maior número de acertos nas questões de Política de Saúde;

d) que obtiver maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa;

e) que obtiver maior número de acertos nas questões de Raciocínio Lógico;

f) mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos.

1.11. para o cargo de Técnico de Processos Administrativos Júnior - Administração Geral, o candidato:

b) que obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos;

c) que obtiver maior número de acertos nas questões de Prova de Redação;

d) que obtiver maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa;

e) que obtiver maior número de acertos nas questões de Matemática;

f) mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos.

1.12. para o cargo de Telefonista o candidato:

d) que obtiver maior número de acertos nas questões de Matemática;

e) que obtiver maior número de acertos nas questões de Atualidades; f) mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos.

X - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL E HOMOLOGAÇÃO

1. Os candidatos aprovados serão classificados por ordem decrescente da pontuação final, após a aplicação dos critérios de desempate, por cargo, cujo resultado será homologado pela SPTrans.

XI - DOS RECURSOS

1. O prazo para interposição de recurso será de 2 (dois) dias úteis contados do 1º dia útil imediatamente seguinte ao da data da publicação, no Diário Oficial da Cidade de São Paulo e/ou imprensa local até a homologação ou do fato que lhe deu origem.

1.1. O candidato que tiver seu pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição indeferido, e queira entrar com recurso, deverá acessar o site www.vunesp.com.br, na página do Concurso, o link "inscrições" nos 2 (dois) dias úteis subsequentes ao da divulgação do resultado dos pedidos de isenção, preenchendo todos os campos solicitados.

1.2. No caso de indeferimento à solicitação de isenção da taxa de inscrição, o candidato deverá proceder conforme estabelecido no subitem 4. do Capítulo II.

2. Para recorrer contra a aplicação das provas objetiva, prático-profissional, de redação, prática e da avaliação psicológica, do gabarito, dos resultados e da classificação prévia do Processo Seletivo Público, o candidato deverá utilizar o campo próprio para interposição de recursos, no endereço  www.vunesp.com.br, na página do Processo Seletivo Público, no link "recursos", e seguir as instruções ali contidas.

2.1. Quando o recurso se referir ao gabarito da prova objetiva, deverá ser elaborado de forma individualizada, ou seja, 1 (um) recurso para cada questão e a decisão será tomada mediante parecer técnico da Banca Examinadora.

3. Na eventualidade de haver questão(ões) anulada(s), a pontuação equivalente será atribuída a todos os candidatos presentes na prova objetiva.

3.1. O gabarito divulgado poderá ser alterado em função da análise dos recursos interpostos e, caso haja anulação ou alteração do gabarito, as provas serão recorrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo.

3.2. No caso de provimento de recurso interposto dentro das especificações, poderá, eventualmente, alterar a nota/classificação inicial obtida pelo candidato para uma nota/classificação superior ou inferior, ou, ainda, poderá ocorrer a desclassificação do candidato que não obtiver nota mínima exigida para habilitação. Nestas hipóteses haverá a republicação do resultado.

4. No caso de recurso em pendência à época da realização de alguma das etapas do Processo Seletivo Público, o candidato poderá participar condicionalmente da etapa seguinte.

5. A decisão do deferimento ou indeferimento de recurso, até a homologação dos resultados, será objeto de divulgação no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, e/ou imprensa local, no site da SPTrans (www.sptrans.com.br) e no da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br ), com exceção do resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição, que será divulgado oficialmente apenas no site da Fundação VUNESP.

6. Após a homologação dos resultados, os recursos deverão ser dirigidos à Comissão de Seleção Pública da SPTrans, por meio de carta, conforme modelo constante do Anexo V, que deverá ser entregue pessoalmente no endereço: Rua Santa Rita, 500, Pari - São Paulo-Capital.

6.1. Em caso de recurso do resultado do exame médico admissional, deverá ser anexada a contra prova, com data de realização não superior a 30 (trinta) dias da data do resultado que deu origem ao recurso.

7. A decisão do deferimento ou indeferimento de recurso, após a homologação, será publicada no site da SPTrans, no campo específico destinado à este processo Seletivo Público.

8. Não será reconhecido como recurso:

8.2 que não atenda às instruções constantes do link "Recursos" na página específica deste Processo Seletivo Público;

8.3. interposto por meio de fax, e-mail ou por qualquer outro meio além do previsto neste Capítulo;

8.4. que não contenha fundamentação e embasamento.

9. Não será aceito pedido de revisão de recurso e/ou recurso de recurso.

10. Não haverá, em hipótese alguma, vistas de prova.

11. A Banca Examinadora e a Comissão de Seleção Pública da SPTrans, constituem última instância para os recursos, sendo soberanas em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

XII - DAS FASES DE CONTRATAÇÃO

1. Comprovação de Requisitos

1.1. A SPTrans convocará os candidatos para comprovação de requisitos de acordo com seu interesse e em número que atenda as necessidades dos serviços, e de acordo com a ordem de classificação obtida.

1.2. A convocação para confirmação de requisitos será realizada por meio da publicação no site www.sptrans.com.br, podendo ser acrescida de telegrama, meio eletrônico ou telefone, devendo o candidato comparecer ao local, em data e horário estabelecidos. O não comparecimento do candidato, seja qual for o motivo alegado, o eliminará deste Processo Seletivo Público.

1.3. Quando convocado, o candidato deverá apresentar o documento original, em bom estado e sem rasuras e cópia simples, dos documentos especificados a seguir, para serem vistados no ato da verificação.

1.3.1. Escolaridade: certificado de conclusão do curso exigido, histórico escolar ou declaração de escola credenciada pelo Ministério de Educação e Cultura - MEC, com firma reconhecida.

1.3.2. Experiência: deverá atender uma das seguintes opções:

a) se da iniciativa privada: competente registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social em cargos/funções cuja denominação seja compatível com aquela a que está concorrendo. No caso de registros com nomenclatura diferente, o candidato deverá apresentar Atestado ou Declaração do Empregador;

b) se de órgão público: atestado, certidão ou declaração original, expedido pelo órgão competente, com firma reconhecida do preposto que o assina;

Nota: As declarações, atestados ou certidões deverão ser feitas em papel timbrado e conter, obrigatoriamente: nome do cargo/função, atribuições do cargo exercido, identificação, assinatura e firma reconhecida do empregador/preposto.

c) se autônomo: apresentação de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) ou Nota Fiscal (no caso de empresa individual), referente ao tempo exigido para comprovação do requisito.

1.4. O candidato que não comprovar os requisitos será eliminado deste Processo Seletivo Público.

2. Exame Médico Admissional

2.1. A SPTrans convocará os candidatos para exame médico admissional, de acordo com seu interesse e em número que atenda às suas necessidades.

2.1.1. O candidato que comprovar os requisitos exigidos neste Edital poderá ser encaminhado para exame médico admissional, após a comprovação de requisitos ou em outra data definida pela SPTrans. Neste caso a convocação será realizada por meio da publicação no site www.sptrans.com.br, podendo ser acrescida de telegrama, meio eletrônico ou telefone, devendo o candidato comparecer ao local, data e horários estabelecidos. O não comparecimento do candidato, seja qual for o motivo alegado, o eliminará deste Processo Seletivo Público.

2.2. O exame médico admissional avaliará a condição de saúde do candidato para desenvolver as atividades previstas para o cargo ao qual se candidata, sendo considerado apto ou não.

2.2.1. O exame médico admissional será realizado por profissionais indicados pela SPTrans.

2.2.2. O candidato será submetido a exame clínico geral, quando serão avaliados: relação peso-altura, frequência cardíaca, pressão arterial, inspeção geral, exames dos sistemas músculo esquelético e cardiorrespiratório.

2.3. De acordo com o exigido para cada cargo e a critério médico, poderão ser solicitados exames complementares e especializados, inclusive os das áreas de oftalmologia e otorrinolaringologia.

2.3.1. A conclusão da avaliação médica será expedida com base nas condições de saúde apresentadas pelo candidato no momento do exame clínico e, caso apresente qualquer contra-indicação médica para exercer as atividades do cargo, não será admitido.

2.3.2. A critério da SPTrans, o candidato poderá ser convocado para reavaliação médica admissional, e ser considerado Apto ou Inapto para o cargo.

2.4. Os candidatos Inaptos serão eliminados deste Processo Seletivo Público.

3. Entrega de Documentos para Contratação

3.1. O candidato aprovado no exame médico admissional será convocado para contratação por meio da publicação no site www.sptrans.com.br, podendo ser acrescido de telegrama, meio eletrônico ou telefone, obedecida a ordem de classificação final.

3.2. Na hipótese de existir pendência de resultado de recurso, de candidato melhor classificado será feita a contratação em número igual ao necessário menos um, até a solução da pendência. Se indeferido o recurso, será convocado o próximo classificado.

3.3. Na contratação, deverão ser comprovadas as condições definidas no item 7. do Capítulo I e apresentados os documentos mencionados no Anexo III, que serão analisados. A inexatidão, incorreção ou não entrega de qualquer um dos documentos poderá eliminar o candidato da contratação.

3.4. A SPTrans poderá requerer outros documentos que julgar necessários.

3.5 A SPTrans, no momento do recebimento dos documentos para a contratação, afixará 1 (uma) fotografia atualizada 3x4 cm do candidato no Cartão de Autenticação Digital - CAD, e, coletará a impressão digital no Cartão, para confirmação da digital e/ou assinatura, coletados no dia da realização da(s) prova(s).

3.6. Todos os documentos especificados neste Capítulo e Anexo III deverão ser entregues em cópias reprográficas e acompanhadas dos originais, para serem vistadas no ato da contratação.

3.6.1. Os documentos originais, deverão estar em bom estado de conservação e legíveis, de modo a permitir, com clareza, a identificação dos dados neles contidos.

3.7 Para contratação não serão aceitos protocolos.

3.8 A não entrega dos documentos na conformidade deste Edital impedirá a formalização do ato da contratação.

3.9. O contrato de trabalho terá, o prazo de experiência máxima de até 90 (noventa) dias, incluindo prorrogações, conforme dispõe o parágrafo único do artigo 445 da CLT.

3.10. Durante o período de experiência será avaliada a condição de adaptação do profissional à empresa, cargo e grupo de trabalho, considerando as normas internas da SPTrans.

XIII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. A inscrição do candidato implicará a completa ciência das normas e condições estabelecidas neste Edital e nas demais normas legais pertinentes, sobre as quais não poderá o candidato alegar desconhecimento.

2. A aprovação e classificação final geram para o candidato apenas a expectativa de direito à contratação e a preferência na contratação.

3. O candidato será considerado desistente ou excluído tacitamente do Processo Seletivo Público quando não comparecer às convocações nas datas e horários fixados.

3.1. O candidato que desejar desistir deste Processo Seletivo Público deverá manifestá-lo por escrito à Comissão do Processo Seletivo Público - SPTrans.

4. O prazo de validade deste Processo Seletivo Público será de 2 (dois) anos, contados da data da homologação de cada cargo, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da SPTrans.

4.1. O candidato aprovado deverá manter seu endereço atualizado até que se expire o prazo de validade do Processo Seletivo Público.

5. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais atualizações ou retificações, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, e/ou nos sites www.vunesp.com.br e www.sptrans.com.br, devendo o candidato observar o disposto no item 1 deste Capítulo.

6. A legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste Edital e as alterações posteriores não serão objeto de avaliação das provas deste Processo Seletivo Público.

7. As informações sobre o presente Processo Seletivo Público, até a publicação da classificação final, serão prestadas pela Fundação VUNESP, por meio do Disque VUNESP, pelo Telefone (11) 3874-6300, nos dias úteis, das 8 às 20 horas, e pela internet, nos sites www.vunesp.com.br e www.sptrans.com.br, sendo que após a homologação da classificação final, as informações serão de responsabilidade da SPTrans, e publicadas no site www.sptrans.com.br.

8. Em caso de alteração de algum dado cadastral, até a emissão da classificação final, o candidato deverá requerer pessoalmente a atualização à Fundação VUNESP, após o que e durante o prazo de validade deste certame, à área de Desenvolvimento de Recursos Humanos da SPTrans, Rua Santa Rita, 500 - Pari, nos dias úteis, no horário das 9 às 16 horas.

9. A SPTrans e a Fundação VUNESP se eximem das despesas decorrentes de viagens e estadas dos candidatos para comparecimento a qualquer etapa deste Processo Seletivo Público, bem como da responsabilidade sobre material e/ou documentos eventualmente esquecidos ou danificados no local de prova.

10. A SPTrans e a Fundação VUNESP não emitirão Declaração de Aprovação no Processo Seletivo Público, sendo a publicação no Diário Oficial da Cidade de São Paulo documento hábil para fins de comprovação da aprovação.

11. Todas as convocações, avisos e resultados oficiais referentes a este Processo Seletivo Público serão comunicados e/ou publicados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, divulgados nos sites www.vunesp.com.br e www.sptrans.com.br, até a homologação e após no site da SPTrans (www.sptrans.com.br), sendo de inteira responsabilidade do candidato o seu acompanhamento, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

11.1. A SPTrans e a Fundação VUNESP não se responsabilizam por eventuais prejuízos ao candidato decorrentes de endereço residencial não atualizado, endereço de difícil acesso, correspondência devolvida pela ECT por razões diversas de fornecimento e/ou endereço errado do candidato ou correspondência recebida por terceiros.

12. Toda menção a horário neste Edital e em outros atos dele decorrentes terá como referência o horário oficial de Brasília.

13. Os questionamentos relativos a casos omissos ou duvidosos serão julgados pela Comissão do Processo Seletivo Público, nomeada pelo Diretor Presidente da SPTrans.

14. Sem prejuízo das sanções criminais cabíveis, a qualquer tempo, a SPTrans poderá anular a inscrição, prova, contratação do candidato ou encerrar o contrato de trabalho, uma vez verificadas falsidades de declaração ou irregularidade documental.

15. Se constatada, a qualquer tempo, irregularidade substancial insanável, a SPTrans poderá anular, no todo ou em parte, o Processo Seletivo Público.

16. Decorridos 120 (cento e vinte) dias da data da homologação e não caracterizando qualquer óbice, é facultada a incineração das provas e demais registros escritos, mantendo-se, porém, pelo prazo de validade do Processo Seletivo Público, os registros eletrônicos.

ANEXO I - ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

CARGOS (em ordem alfabética)

RESUMO DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO

Advogado Pleno (Administrativo, Cível, Trabalhista e Tributário)

Realizar atividades para defesa dos interesses da empresa junto às instâncias judiciais, de forma preventiva ou corretiva, estudando e elaborando pareceres, respondendo consultas, pesquisando e interpretando a legislação, e outras tarefas necessárias ao desenvolvimento das atividades descritas, dentro da área de atuação.

Agente de Informações

Realizar e registrar os atendimentos aos usuários do serviço Atende e/ou serviço de concessão de bilhete único aos passageiros especiais, via central telefônica, prestando informações sobre o serviço.

Agente de Serviços Operacionais - Serviços de Manutenção Geral

Executar serviços diversos de manutenção predial civil, hidráulica, marcenaria, serralheria, manutenção de móveis, materiais de escritório e equipamentos, incluindo serviços de reparos, construção, reforma, montagem, instalação e pintura.

Ajudante Geral - Manutenção Predial

Auxiliar na execução dos serviços gerais de conservação e manutenção das instalações prediais da empresa.

Ajudante Geral - Serviços Gerais

Executar serviços gerais no apoio as áreas, abastecendo materiais de consumo, carregando, descarregando e transportando volumes.

Analista de Comunicação Pleno

Produzir textos, acompanhar publicações, realizar e acompanhar entrevistas nos diversos veículos de comunicação.

Analista de Gestão Pleno - Administração Geral

Elaborar, acompanhar e controlar processos, contratos e serviços de natureza administrativa.

Analista de Gestão Pleno - Cargos, Salários e Carreira

Desenvolver trabalhos voltados à administração de cargos e salários e planejamento das ações de recursos humanos.

Analista de Gestão Pleno - Compras

Realizar a aquisição de insumos de produção e demais materiais utilizados pela empresa, ao menor preço possível dentro dos padrões estabelecidos de prazo e qualidade dos produtos e serviços.

Analista de Gestão Pleno - Contábil

Realizar análise contábil e fiscal, classificando documentos, efetuando lançamentos e conciliações de contas patrimoniais e de resultados.

Analista de Gestão Pleno - Desenvolvimento de Recursos Humanos

Desenvolver, implantar e avaliar projetos voltados a seleção, treinamento e desenvolvimento dos profissionais da empresa.

Analista de Gestão Pleno - Econômico Financeiro

Desenvolver atividades no controle, análise e realização de cálculos de estudos de impactos nas áreas, apurando valores de acordo com as solicitações recebidas.

Analista de Gestão Pleno - Financeiro

Desenvolver atividades no controle, análise e realização de cálculos, apurando valores de acordo com as normas financeiras.

Analista de Gestão Pleno - Folha de Pagamento

Desenvolver trabalhos voltados à administração de recursos humanos da empresa, nas atividades folha de pagamento.

Analista de Gestão Pleno - Licitações e Contratos

Elaborar editais de licitação, realizando o acompanhamento e controle do processo, desde a abertura do processo de licitação até a efetivação do contrato.

Analista de Gestão Pleno - Planejamento Estrutural

Desenvolver estudos e projetos de planejamento de transporte urbano e metropolitano de passageiros.

Analista de Gestão Pleno - Preços e Custos (Compras Gerais)

Realizar estudos de custos e formação de preços para serviços e aquisição de bens e elaboração de orçamentos estimativos.

Analista de Gestão Pleno - Preços e Custos (Obras e Serviços de Engenharia)

Realizar estudos de custos e formação de preços para serviços e aquisição de bens e elaboração de orçamentos estimativos para contratação de serviços de engenharia.

Analista de Gestão Pleno - Transporte

Elaborar, implantar e avaliar ações voltadas ao sistema de transporte, acompanhando as atividades de planejamento, programação, controle operacional e fiscalização.

Analista de Informática I

Elaborar e acompanhar o desenvolvimento de sistemas informatizados, executando as etapas de implantação e controle do desempenho dos trabalhos, de acordo com as diretrizes e objetivos estabelecidos.

Analista de Marketing Pleno

Executar atividades pertinentes à área, que auxiliem na divulgação e promoção da Empresa.

Analista de Marketing Pleno - Web Designer

Executar atividades pertinentes à área, que auxiliem na divulgação e promoção da Empresa.

Arquiteto Pleno - Arquitetura e Urbanismo

Elaborar, acompanhar e fiscalizar a execução de projetos de arquitetura e urbanismo.

Assistente Social

Elaborar, implantar e acompanhar programas e atividades de serviço social e benefícios.

Auditor Pleno

Auditar os processos de trabalho com base nas normas internas e legislação vigente.

Auxiliar de Enfermagem do Trabalho

Efetuar a triagem e encaminhamento de funcionários para atendimento médico e dar o apoio às ações de prevenção a saúde do trabalhador.

Copeiro

Preparar e servir café, chá, sucos e outros alimentos a empregados e visitantes, seguindo as normas de higiene no manuseio e conservação dos alimentos.

Engenheiro Pleno - Engenharia Civil

Elaborar projetos, acompanhar e fiscalizar a prestação de serviços de manutenção e obras civis para o sistema de transporte.

Engenheiro Pleno - Engenharia Elétrica

Desenvolver atividades de engenharia nos serviços de manutenção de rede de contato de trólebus, estações transformadoras retificadoras, circuitos de telecomando e tele supervisão, oficinas e laboratórios e modernização da rede de contato da central de comando operacional.

Engenheiro Pleno - Engenharia Veicular

Participar de estudos e projetos para o desenvolvimento e atualização de tecnologia veicular para o sistema de transporte coletivo urbano.

Guincheiro

Conduzir veículos de grande ou média capacidade, realizar remoções para desobstrução viária e movimentação dos veículos nos pátios da SPTrans.

Médico Auditor - Plano de Saúde

Executar perícia e avaliação das contas médicas da empresa, analisando e emitindo pareceres nos assuntos relacionados à gestão do plano de saúde da empresa.

Médico do Trabalho

Atender e avaliar as condições de saúde dos empregados e candidatos aos postos de trabalho na empresa, propondo planos e procedimentos para a melhoria dos aspectos ergonômicos e prevenção de doenças ocupacionais.

Mensageiro

Coletar e entregar materiais e documentos diversos, dentro ou fora da empresa mediante programação definida pelo supervisor.

Técnico de Edificações

Auxiliar na elaboração, de projetos, fiscalização e medição de serviços de manutenção e construção de edificações da empresa, terminais e corredores do sistema de transporte coletivo municipal.

Técnico de Informática

Prestar suporte técnico aos usuários, nos aspectos de hardware, software, rede de dados, acompanhamento e manutenção dos equipamentos de informática.

Técnico de Manutenção - Elétrica

Executar e fiscalizar serviços de manutenção elétrica nas edificações da empresa e nos Terminais e Corredores do Sistema de Transporte Coletivo Municipal.

Técnico de Medições - Rede Elétrica

Acompanhar, inspecionar, fiscalizar e coletar dados e informações, conforme normas e procedimentos estabelecidos, para os serviços de manutenção e operação da rede de contato de trólebus, circuito de telecomando e tele supervisão, oficinas e laboratórios, modernização de rede de contato e central de comando operacional.

Técnico de Processos Administrativos Júnior - Administração Geral

Desenvolver atividades administrativas como atendimento telefônico, controle e encaminhamento de processos e documentos, redação/digitação de correspondências, elaboração de cálculos, gráficos e planilhas e alimentando banco de dados diversos.

Técnico de Sistema de Transporte Júnior

Fiscalizar os serviços de transporte sob regime de concessão ou permissão do Município e dar atendimento às ocorrências do transporte coletivo sob pneus na cidade de São Paulo.

Telefonista

Atender ligações telefônicas, prestar informações e operar equipamentos de telefonia para redirecionamento de ligações.

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