Edital Concurso UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – PR

Ministério da Educação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Comissão Permanente de Concurso Público
EDITAL Nº 007/2011 – PS - DV

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante Portaria Interministerial MP/MEC nº 253, de 26.07.2011, publicada no D.O.U. de 27 subsequente, torno público que, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Dois Vizinhos, sita na Estrada para Boa Esperança, km 04, Comunidade São Cristóvão, no período de 31.10.2011 a 28.11.2011, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o preenchimento de 02 (duas) vaga(s) para Professor Substituto da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na área/subárea especificada no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1.1. Não ser docente vinculado à Lei nº 7.596/87 (PUCRCE) ou Lei nº 11.784/2008.

1.2. Atender aos requisitos do Anexo I.

1.3. Nos termos da Lei nº 8.745/93, fica impedido de assumir o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei nº 8.745/93, nos últimos 24 meses.

1.4. Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei nº 8.112/90.

1.5. No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta no Anexo I.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, das 8h do dia 31 de outubro de 2011 às 20h do dia 28 de novembro de 2011.

2.1.1. Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para o acesso, no horário das 14h (quatorze) às 17h (dezessete), nos dias úteis, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, Câmpus Dois Vizinhos, sita na Estrada para Boa Esperança, km 04, Comunidade São Cristóvão - Dois Vizinhos - PR.

2.1.2. Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário, podendo pagá-lo, preferencialmente nas agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, até o dia 29 de novembro de 2011.

2.2. A inscrição somente será confirmada após a informação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição.

2.3. A partir do dia 01 de dezembro de 2011, o candidato deverá consultar, via internet, se foi confirmado o pagamento da sua inscrição, bem como o ensalamento (local das provas). A UTFPR disponibilizará computador e atendentes para os candidatos que tenham dificuldade de acesso à Internet, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, sita na Estrada para Boa Esperança, km 04, Comunidade São Cristóvão - Dois Vizinhos - PR.

2.4. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto nº 6.593, de 02.10.2008.

3. DA PROVA ESCRITA

3.1. A Prova Escrita para cada área será dissertativa, sobre tema a ser sorteado dentre os tópicos que compõe o Programa, constante no Anexo II deste edital.

3.2. A prova Escrita será realizada no dia 05 de dezembro de 2011, às 09h, com sorteio ponto às 8h, na UTFPR - Câmpus Dois Vizinhos, localizado na Estrada para Boa Esperança, km 04, Comunidade São Cristóvão - Dois Vizinhos - PR.

3.3. Após o sorteio do tema, o candidato terá 1 (uma) hora livre para consulta bibliográfica, transcorrido este prazo, terá início a prova, com duração de 3 (três) horas.

3.4. Serão considerados aprovados, na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos.

3.5. Os candidatos não convocados para a Prova de Desempenho Didático estarão automaticamente excluídos do Processo Seletivo.

4. DO SORTEIO DO PONTO PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

4.1. A data, o local e o horário do sorteio de ponto serão divulgados junto com o Resultado da Prova Escrita.

5. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

5.1. A data, o local e o horário para a prova de desempenho didático serão divulgados junto com o Resultado da Prova Escrita.

5.2. Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos na quantidade prevista no anexo I, desde que tenham obtido a nota mínima para aprovação na Prova Escrita, conforme subitem 3.4.

5.3. A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula, de no máximo 30 minutos, perante a Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.

5.4. O tema da Prova de Desempenho Didático será sorteado com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência e será único para todos os candidatos da respectiva área, extraído do programa da Área de Conhecimento que compõe o Anexo I do presente Edital.

5.4.1. A presença do candidato no sorteio do ponto é facultativa.

5.4.2. Os pontos sorteados serão divulgados em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço www.utfpr.edu.br.

5.5. A ordem para apresentação dos candidatos nessa prova será correspondente à ordem alfabética dos candidatos.

5.6. Os recursos didáticos de que os candidatos pretendam fazer uso durante a prova, com exceção de quadro-negro, giz e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

5.7. Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora, uma via do "Curriculum Vitae" documentado, e um plano de aula em três vias idênticas, contendo:

a) identificação do tema;

b) desenvolvimento do tema;

c) lista de exercícios (quando houver);

d) identificação dos pré-requisitos;

e) modo de avaliar o aprendizado;

f) objetivos instrucionais;

g) bibliografia.

6. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

6.1. Os candidatos serão classificados em função da pontuação nas Provas Escrita e de Desempenho Didático, através do cálculo de Média Aritmética Simples. As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

7. DA APROVAÇÃO

7.1. Serão considerados aprovados os candidatos cuja Média Aritmética Simples entre as Provas Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 50 (cinqüenta) e que as notas em cada uma das provas não sejam inferiores a 50 (cinqüenta) pontos.

7.2. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei n° 10.741/2003.

7.2.1. Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência, para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

a) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático,

b) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita,

c) for mais idoso.

8. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1. O resultado da Prova Escrita será publicado em Edital, no endereço constante no subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, às 18 horas, do dia 06 de dezembro de 2011.

8.2. O resultado final será publicado em Edital, no endereço constante no subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, às 18 horas, do dia 09 de dezembro de 2011.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. O não-pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do processo seletivo.

9.2. Os candidatos aprovados serão contratados para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, na forma da Lei nº 8.745/93, como Docente Substituto da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR, conforme constante do Anexo I, respeitada a classificação obtida, constituindo-se também em cadastro reserva.

9.3. Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar, no ato da contratação, que satisfaz os requisitos constantes no Anexo I.

9.4. O candidato, quando for convocado, terá 24 horas para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 02 (dois) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua contratação.

9.5. O presente Processo Seletivo terá validade pelo período de 01 (um) ano.

9.6. Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente da Comissão

Permanente de Concurso Público.

Curitiba, 26 de outubro de 2011.

Adelaide Strapasson

Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público

De acordo:

Carlos Eduardo Cantarelli

Reitor

.....

ANEXO I AO EDITAL Nº 007/2011 - PS - DV

CÂMPUS DOIS VIZINHOS

PROFESSOR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

Área/Subárea

VG

PDD

CH

Turno

Requisitos

Matemática

01

06

40

M/T

Licenciado em Matemática, preferencialmente com Especialização.

Educação / Educação Rural

01

06

40

M/T

Graduado em Pedagogia, preferencialmente com Especialização.

VG: - número de vagas

PDD: - número de candidatos convocados para as provas de desempenho didático

CH: - carga horária

TURNO: (M: manhã; T: tarde; N: noite)

REMUNERAÇÃO

TITULAÇÃO

Tempo Integral (40 horas)

Vencimento Básico

GEDBT 1

R.T. 2

TOTAL

Graduação

R$ 1.115,02

R$ 1.015,31

R$ 0,00

R$ 2.130,33

Especialização

R$ 1.291,52

R$ 1.018,63

R$ 168,02

R$ 2.478,17

Mestrado

R$ 1.495,94

R$ 1.021,95

R$ 771,21

R$ 3.289,10

Doutorado

R$ 1.495,94

R$ 1.021,95

R$ 1.782,11

R$ 4.300,00

1 GEDBT = Gratificação Específica de Atividade Docente 2 RT = Retribuição Por Titulação

TAXA DE INSCRIÇÃO (40h)

R$ 53,00

.....

ANEXO II AO EDITAL Nº 007/2011 - PS - DV

ÁREA/SUBÁREA: MATEMÁTICA CARGO: Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

CÂMPUS: Dois Vizinhos

PROGRAMA

1) Funções reais de uma variável. Limites e continuidade de funções reais;
2)
Derivadas, diferenciais, Integrais e aplicações;
3)
Geometria Analítica plana;
4)
Didática da Matemática;
5)
Matrizes e operações, sistemas lineares e determinantes;
6)
Matemática financeira;
7)
Vetores, espaços vetoriais, transformações lineares e autovalores e autovetores;
8)
Progressões, análise combinatória, probabilidade e trigonometria;
9)
Geometria Euclidiana Plana e Espacial;
10)
Teoria de conjuntos, estruturas algébricas, lógica de argumentação e inferência lógica.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

OBS: A bibliografia contempla os livros/materiais considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

ALENCAR FILHO, E. Iniciação à lógica matemática. 21 ed. São Paulo: Nobel, 2002. 203 p.

ANTON, H.; BIVENS, I.; DAVIS, S. Cálculo. 8 ed. Porto Alegre: Bookman, 2007, 1 v.

BARBOSA, J. L. M. Geometria euclidiana e plana. 10 ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2006. 222 p.

CRESPO, A. A. Matemática Financeira Fácil. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 255 p.

FERREIRA, R. S. Matemática Aplicada as Ciências Agrárias. Viçosa: UFV, 2001. 333 p.

GUIDORIZZI, H. L. Um curso de Cálculo. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. 1 v.

IESDE Brasil S/A. Matemática. Curitiba: IESDE, 2005. 290 p.

IEZZI, G. Fundamentos da matemática elementar. 8ed. São Paulo: Atual, 2004. v.1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11.

KOLMAN, B. Introdução à Álgebra Linear com Aplicações. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998. 554 p.

LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica. 3 ed. São Paulo: Harbra, 1994. 1 v.

LAY, D. C. Álgebra Linear e suas aplicações. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. 504 p.

PILLETTI, C. Didática Geral. 21 ed. São Paulo: Ática, 1998. 258 p.

REZENDE, E. Q. F. Geometria Euclidiana Plana. 2 ed. São Paulo: Unicamp, 2008. 260 p.

ROSA NETO, E. Didática da matemática. 11 ed. São Paulo: Ática, 1998. 224 p.

ÁREA/SUBÁREA: EDUCAÇÃO /EDUCAÇÃO RURAL CARGO: Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

CÂMPUS: Dois Vizinhos

PROGRAMA

1) Projeto Político Pedagógico - Ações e Práticas sob os fundamentos da Educação do campo;

2) A Educação do Campo no contexto da Educação Brasileira;

3) Prática pedagógica e estágio supervisionado - a especificidade da educação do campo;

4) Perspectivas teórico-metodológicas para construção do planejamento pedagógico a partir da concepção de Educação do Campo;

5) Concepção de Educação do Campo: das proposições dos movimentos sociais às políticas educacionais em curso no Brasil;

6) Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico para a construção da escola do campo em sua totalidade.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

OBS: A bibliografia contempla os livros/materiais considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

ALVES, Gilberto Luiz. Educação no campo: recortes no tempo e no espaço. Campinas: Autores Associados, 2009.

ARROYO, Miguel, FERNANDES, Bernardo Mançano. Por uma educação básica do campo: a educação básica e o movimento social no campo. V.2. Brasília, 1999.

ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Monica Castagna. Por uma educação do campo. São Paulo: Vozes, 2004.

AZEVEDO, Janete Maria Lins de. A educação como política pública. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. RESOLUÇÃO CNE/CEB 1, DE 3 DE ABRIL DE 2002. Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Básica.

CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. Disponível em: http://bibliotecadigital.conevyt.org.mx/colecciones/documentos/Catedra_Andre s_Bello/Agosto%202007/Lecturas/escuela_del_campo.pdf. Acesso em 18/10/2010.

DUARTE, Newton. Vigotski e o "aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigostkiana. São Paulo: Cortez, 2000.

DUARTE, Valdir. Escolas públicas do campo: problemática e perspectivas. Francisco Beltrão: ASSESSOAR, 2003.

FREITAS, Luís Carlos da. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 5 ed. Campinas: Papirus, 1995.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

LIBÂNEO, José Carlos et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

LIMA, Antonio Bosco de (org) Estado, políticas educacionais e gestão compartilhada. São Paulo: Xamã, 2004.

LOMBARDI, José Claudinei; JACOMELI, Mara Regina M.; SILVA, Tânia Mara T. da. O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas. Campinas - SP: Autores Associados; HISTEDBR; UNISAL, 2005.

MARTINS, Aracy Alves. Educação do campo: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: AUTENTICA, 2009.

NOGUEIRA, F.M.G. (org) Estado e Políticas Sociais no Brasil. Cascavel: Edunioeste, 2001.

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. (org) Gestão Educacional: novos olhares, novas abordagens. 3 ª ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

PARO, Vitor. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997.

PICONEZ, Stela C. Bertolo. (Coord.). A Prática de Ensino e o Estagio Supervisionado. Coleção Magistério Formação e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Papirus, 1991.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2005.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas-SP: Autores Associados, 2002.

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