Concurso SEFAZ ES 2021: provas remarcadas; até R$ 12 MIL

Concurso SEFAZ ES 2021 anuncia 150 vagas (já incluído o cadastro reserva). Confira o cargo em disputa, os requisitos para concorrer e como será a avaliação.

As provas relativas ao edital nº 01/2021 do concurso público da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo foram reagendadas. A aplicação dos exames está sob os cuidados da FGV - Fundação Getúlio Vargas, organizadora do concurso SEFAZ ES

De acordo com o comunicado mais recente, as provas objetiva e discursiva para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual estão marcadas para 29 de agosto de 2021, em dois turnos:

  • Conhecimentos específicos - das 8h às 12h;
  • Conhecimentos gerais -  das 14h30 às 19h, simultaneamente à prova discursiva.

As inscrições puderam ser feitas pelo site da FGV - Fundação Getúlio Vargas, das 16h do dia 31 de maio às 16h do dia 05 de julho de 2021.

Concurso SEFAZ ES: cargo em disputa

Todas as oportunidades que estão sendo ofertadas são para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, que receberá subsídio de R$ 12.492,19 para atuar em jornada de 40 horas semanais.

Para concorrer à vaga, é necessário possuir curso de nível superior. Confira como serão distribuídas as 150 vagas do concurso SEFAZ ES:

  • Vagas imediatas (50): 34 vagas de ampla concorrência; 5 vagas para pessoas com deficiência (PCD); 9 vagas para negros; 2 vagas para indígenas;
  • Cadastro reserva (100): 70 vagas de ampla concorrência; 10 vagas para pessoas com deficiência (PCD); 17 vagas para negros; 3 vagas para indígenas.

Como será a avaliação dos candidatos?

O concurso SEFAZ ES será composto pelas seguintes etapas:

  • Prova objetiva, etapa de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva, etapa de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de títulos, etapa de caráter classificatório.

As provas escritas serão realizadas na data provável de 29 de agosto de 2021, no município de Vitória.

No dia da prova, o candidato deverá comparecer com antecedência mínima de uma hora, munido de caneta esferográfica de tinta azul, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição e documento de identidade original.

Além disso, em virtude da pandemia do coronavírus, será obrigatório o uso de máscara de proteção individual que cubra total e simultaneamente boca e nariz. Também será verificada a temperatura do candidato, sendo encaminhados para uma sala extra aqueles que estiverem com temperatura corporal acima de 37,8°C.

Prova objetiva

A prova objetiva terá 110 questões, sendo 50 questões de Conhecimentos Gerais (peso 1) e 60 questões de Conhecimentos Específicos (peso 2).

  • Conhecimentos Gerais: 10 questões de Língua Portuguesa, 6 questões de Raciocínio Lógico e Matemática Financeira, 6 questões de Direito Empresarial, 6 questões de Direito Constitucional, 6 questões de Direito Administrativo, 6 questões de Direito Civil e Penal e 10 questões de Contabilidade Geral;
  • Conhecimentos Específicos: 15 questões de Direito Tributário, 15 questões de Legislação Tributária do Espírito Santo, 10 questões de Contabilidade Avançada e de Custos, 10 questões de Tecnologia da Informação aplicada à Auditoria Tributária e 10 questões de Auditoria Tributária.

Considerando os pesos de cada questão, a prova objetiva valerá até 170 pontos, e para ser aprovado nessa etapa, o candidato deverá:

  • Obter a nota mínima de 25 pontos em Conhecimentos Gerais;
  • Obter a nota mínima de 60 pontos em Conhecimentos Específicos;
  • Obter a nota mínima de 102 pontos na soma das notas das provas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos;
  • Se classificar até a 300ª posição, observadas as reservas de vagas e respeitados os empates na última colocação.

Prova discursiva

A prova discursiva acontecerá no mesmo dia da prova objetiva, no turno da tarde, e será composta por uma questão de conhecimento específico, valendo até 30 pontos.

Para ser aprovado nesta etapa, o candidato deverá obter a nota mínima de 12 pontos e só serão corrigidas as provas dos candidatos que forem aprovados na prova objetiva dentro do quantitativo correspondente a seis vezes o número de vagas efetivas.

Prova de títulos

A prova de títulos valerá seis pontos, conforme os seguintes critérios de pontuação:

TítuloPontuação por títuloPontuação máxima
Pós-graduação em nível de especialização com carga horária mínima de 360 horas-aula1 ponto1 ponto
Pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado2 pontos2 pontos
Pós-graduação stricto sensu em nível de doutorado3 pontos3 pontos

Todos os títulos apresentados deverão ser correspondentes aos conhecimentos do cargo em disputa, conforme previsto em edital.

Critérios de desempate

No caso de empate entre candidatos com a mesma nota final, terá preferência na classificação, sucessivamente, o candidato que:

  1. Tiver idade igual ou superior a 60 anos, conforme o disposto no Estatuto do Idoso;
  2. Obtiver o maior número de acertos em Conhecimentos Específicos;
  3. Obtiver a maior nota na prova discursiva;
  4. Obtiver o maior número de acertos em Legislação Tributária do Estado do Espírito Santo;
  5. Obtiver o maior número de acertos em Direito Tributário;
  6. Obtiver o maior número de acertos em Tecnologia da Informação aplicada à Auditoria Fiscal;
  7. Obtiver o maior número de acertos em Língua Portuguesa;
  8. Tiver exercido a função de jurado, nos termos do Art. 440 do Código de Processo Penal;
  9. Possuir a maior idade.

Validade do certame

O prazo de validade do concurso SEFAZ ES é de dois anos, a contar da data de homologação do seu resultado final. Esse prazo poderá ser prorrogado por igual período.

Mais informações

Ficou com alguma dúvida sobre o concurso SEFAZ ES 2021? O edital completo pode ser conferido na edição de 27 de maio de 2021 do Diário Oficial do Estado do Espírito Santo (DOE ES).

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o concurso público, envie um e-mail para concursosefazes21@fgv.br ou mande uma mensagem pelo site da FGV.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Espírito Santo diretamente no seu e-mail

Veja mais concursos abertos »

Especial Concurso BB

Veja mais »