Concurso Cariacica - ES: PROVAS ADIADAS!

Mais um importante edital foi lançado no Espírito Santo. Concurso Cariacica abre vagas na Guarda Municipal e é regido pelo edital 001/2020.

Concurso Cariacica - ES

O concurso contará com seis etapas de classificação. - Foto: Pexels

Um importante concurso público foi lançado no Estado do Espírito Santo. Trata-se do novo concurso Cariacica, Prefeitura Municipal, que desta vez abre oportunidades para o cargo de Guarda Municipal. Vale lembrar que houve um concurso recente neste Município, em 2019 (veja os detalhes aqui).

De acordo com o edital 001/2020, sob o comando do IBADE (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo), o concurso vai recompor o quadro de vagas do cargo de Guarda Municipal I, cuja escolaridade básica é o ensino médio. A sua validade inicial será de dois anos, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período.

Confira os detalhes sobre o cargo

Além de possuir, como dissemos antes, o ensino médio completo, o candidato interessado em concorrer a uma das vagas de Guarda Municipal precisa possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir no mínimo na categoria “AB”. 

São apenas 50 vagas previstas no edital, com vencimento inicial básico de R$ 1.700,00 por mês, para o cumprimento de uma jornada semanal de 40 horas de trabalho.

Vale ressaltar que essa jornada de trabalho poderá ocorrer em turnos diurnos e noturnos, até mesmo em finais de semana ou escalas de plantão, conforme as demandas inerentes à atividades.

E quais são os outros requisitos necessários?

  • Ser brasileiro ou estrangeiro conforme a legislação citada no edital;
  • Estar em pleno gozo dos direitos políticos;
  • Estar em regularidade com as obrigações militares e eleitorais;
  • Ter idade mínima de 18 anos e máxima de 45 anos;
  • Estar em boas condições de saúde física e mental compatíveis com o exercício do cargo; e
  • Não encontrar-se incompatibilizado para o serviço público em razão de penalidade sofrida.

Como se candidatar às vagas

Para se inscrever basta acessar o site do IBADE até o dia 16 de fevereiro de 2020, e pagar uma taxa no valor de R$ 56,00.

Quem optar por solicitar a isenção dessa taxa deverá comprovar, dentro do prazo proposto, que se enquadra em uma das condições previstas.

Detalhes sobre as etapas do concurso Cariacica

Os inscritos participarão das seguintes etapas: prova objetiva; prova de capacidade física; avaliação psicológica; exames médicos; investigação de conduta social; e Curso Intensivo de Formação e Capacidade Física, este último sob a responsabilidade da Prefeitura, e não do IBADE.

As provas objetivas, fase importante por ter caráter classificatório e eliminatório (ou seja, quem não for aprovado não avança para as outras etapas), estavam previstas para o dia 29 de março de 2020, de acordo com edital retificado. 

Entretanto, por causa da pandemia de coronavírus (Covid-19), elas foram adiadas conforme comunicado oficial! A nova data para aplicação das provas ainda não foi divulgada. O candidato precisa ficar atento ao site da banca organizadora para acompanhar o novo cronograma. Mais informações podem ser acessadas no site da organização.

Essa primeira etapa terá duração de quatro horas e versará sobre os conteúdos listados no edital, nas áreas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática Básica e Conhecimentos Específicos. O critério mínimo de aprovação nesta etapa é de 50% de aproveitamento.

Da prova de capacidade física participarão os candidatos dentro do quantitativo de quatro vezes o número total de vagas para o cargo, guardadas as proporções previstas no edital. Essa etapa envolverá os exercícios de flexão de braço no solo, abdominal remador e corrida de 12 minutos.

A avaliação psicológica, por sua vez, será um processo que, segundo o edital, empregará "um conjunto de procedimentos objetivos e científicos que permite identificar se o candidato preenche os padrões psicológicos exigidos e as características para um melhor desempenho da função".

Dessa forma, serão analisados itens como: controle emocional, ansiedade, atenção concentrada, memória, impulsividade, iniciativa, realização, comunicação, disciplina, entre outros.

Algumas atividades dos Guardas Municipais

Estes servidores do Município desempenham uma série de atribuições importantes, a exemplo de: realizar o patrulhamento preventivo, promovendo ações de diminuição da violência; apoiar e garantir as ações de fiscalização do Município; e garantir a preservação da segurança e da ordem pública nos eventos realizados no Município.

Além dessas três primeiras atribuições, vale salientar que o GCM de Cariacica deve: atuar nas operações e serviços que forem de responsabilidade do Município; registrar as ocorrências; atuar na operação de sistemas de videomonitoramento em vias públicas; e desempenhar outras atribuições correlatas.

Edital completo

Aos candidatos nós enfatizamos que é de extrema importância a leitura obrigatória e atenta de todo o edital, seus anexos e demais atualizações. Para isso, os candidatos precisam acompanhar a página do IBADE durante todo o tempo em que durar a participação efetiva no certame.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Cariacica diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
CONDOESTE ES
Níveis Fundamental e Médio
10
Prefeitura de São Roque do Canaã
Níveis Médio e Superior
17
Prefeitura de Vitória
Nível Superior
27
Veja todos » Concursos Abertos