Concurso PC - ES abrirá edital em breve

O concurso PC - ES (Polícia Civil do Espírito Santo) será realizado em breve, uma vez que a banca organizadora já foi definida.

O tão aguardado concurso PC - ES (Polícia Civil do Espírito Santo) está cada vez mais próximo de acontecer! A boa notícia foi divulgada por meio do aviso de dispensa de licitação, divulgado no Diário Oficial, que confirmou o Instituto AOCP como o escolhido para prestar os serviços técnico-especializados de planejamento, elaboração e execução do concurso.

Acredita-se que o contrato com a banca seja assinado nos próximos dias, para que, então, o edital possa ser publicado. O momento é de intensificar os estudos, para quem já vinha estudando, ou de começar a se preparar, para os novos candidatos.

A autorização para realização do concurso PC - ES foi feita pelo Governador do Espírito Santo no dia 31 de janeiro de 2018, através de uma coletiva de imprensa no Palácio Anchieta.

Ainda durante a coletiva foi confirmada a estimativa com o número de vagas e cargos que seriam disponibilizados. No total, o concurso ofertará cerca de 173 vagas de nível médio e superior, distribuídas entre os cargos de: Escrivão da Polícia, Perito Oficial Criminal, Psicólogo, Médico Legista, Auxiliar de Perícia Médico Legal, Investigador de Polícia e Assistente Social. 

Todos os cargos deverão possuir carga horária de 40 horas semanais, com exceção do cargo de Médico Legista que atuará em jornada de 30 horas semanais. 

Acredita-se que o concurso será constituído de quatro etapas:

  • 1ª etapa - Exame intelectual.
  • 2ª etapa:  Perícia médica (para candidatos com deficiência); Teste de aptidão física; Teste de digitação (para o cargo de Escrivão); Exame médico e toxicológico; Exame psicológico.
  • 3ª etapa: Investigação social.
  • 4ª etapa: Curso de formação.

O extrato do aviso de dispensa de licitação encontra-se no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo de 21 de setembro de 2018, página 31. As próximas atualizações sobre este concurso previsto serão divulgadas aqui no Concursos no Brasil. Aguardem!

Último Concurso PC - ES 

O último concurso da Polícia Civil aconteceu no ano de 2013 e contou com um total de 113 vagas. A empresa responsável pela organização deste concurso foi a FUNCAB.

As vagas foram distribuídas entre os cargos de Assistente Social, Delegado, Escrivão, Médico Legista, Perito Bioquímico Toxicologista, Perito Criminal, Perito Criminal Especial, Perito em Telecomunicações e Psicólogo.

O concurso teve três etapas: prova objetiva e discursiva; entrega da Ficha de Informações Confidenciais e Certidões Sócio-Criminais; exame psicopatológico - exame médico e toxicológico; exame psicopatológico - exame psicológico; teste de aptidão física e teste de digitação; e investigação social.

A prova objetiva foi constituída de 80 questões para o cargo de Delegado e 100 questões para os demais cargos. Os assuntos cobrados nesta avaliação envolveu as disciplinas de Língua Portuguesa; Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Penal/Legislação Extravagante; Direito Processual Penal/Legislação Extravagante; Direito Civil;  Raciocínio Lógico Matemático; Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Processual Penal; Noções de Direito Penal; e Conhecimentos Específicos, a depender do cargo escolhido.

Compartilhe