Processo seletivo Receita Federal 3ª Região Fiscal: edital e inscrição

Processo seletivo Receita Federal 3ª Região Fiscal terá 20 vagas de início imediato para diversas áreas. As inscrições serão presenciais.

Foi divulgado o edital n° 02/2021 do processo seletivo Receita Federal 3ª Região Fiscal que tem como objetivo preencher 20 vagas de início imediato.

As vagas são temporárias para a cidade de São Luís, estado do Maranhão.

Processo seletivo Receita Federal 3ª Região Fiscal: vagas

  • Engenharia Mecânica: quatro vagas. Requer formação em Engenharia Mecânica, com experiência profissional mínima de dois anos na área;
  • Engenharia Química: quatro vagas. Requer formação em Engenharia Química ou Bacharelado em Química, com experiência profissional mínima de dois anos na área;
  • Engenharia Eletrônica:  quatro vagas. Requer formação em Engenharia Eletrônica, com experiência profissional mínima de dois anos na área;
  • Quantificação/mensuração de mercadorias a granel, sólido, líquido ou gasoso: oito vagas.

As vagas para quantificação e mensuração são para profissionais de qualquer das áreas fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea e áreas fiscalizadas pelo sistema CFT/CRT, com experiência profissional mínima de dois anos na área de arqueação.

Segundo o edital, “a remuneração pela prestação dos serviços de perícia será efetuada conforme o previsto nos arts. 34 a 40 e nas Tabelas do Anexo Único da IN RFB nº 1.800, de 2018” e outras determinações.

Processo seletivo Receita Federal 3ª Região Fiscal: inscrições

O registro para o processo seletivo Receita Federal pode ser feito entre os dias 26 e 30 de abril de 2021.

A inscrição deve ser realizada de forma presencial, na sede da Receita Federal 3ª Região Fiscal, localizada na Rua Oswaldo Cruz, n° 1618, 5º andar - setor "B", São Luís, Maranhão. O atendimento vai das 08h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30.

É necessário levar preenchido o formulário disponível no edital.

Não há previsão de cobrança de taxa de inscrição.

Processo seletivo Receita Federal: como será a seleção

A seleção dos candidatos inscritos no processo seletivo Receita Federal se dará mediante uma prova de títulos e terá os seguintes critérios e pontuações:

  • Tempo de atuação como perito credenciado pela IRF/SLS, na área específica: 1,0 ponto a cada dois anos, limitado a 5,0 pontos;
  • Tempo de experiência como empregado ou autônomo, na área específica: 1,0 ponto a cada dois anos, limitado a 4,0 pontos;
  • Curso de pós-graduação lato sensu na área específica: 1,0 ponto por curso, limitado a 4,0 pontos;
  • Curso de pós-graduação stricto sensu (conforme Resolução CNE/CES 1/2001 do MEC), na área específica: 2,0 pontos por curso, limitado a 4,0 pontos;
  • Curso de especialização na área específica com carga horária superior a 60 horas/aula: 0,5 ponto por curso, limitado a 1,0 ponto.

Edital completo

O edital completo do processo seletivo Receita Federal pode ser lido no site do Diário Oficial da União. Por lá será possível obter mais informações e detalhes.

Concurso Receita Federal com 3 mil vagas segue previsto

Além deste processo seletivo, o órgão fez um pedido para a abertura de 3.360 vagas no concurso Receita Federal. As remunerações esperadas podem variar entre R$ 3 mil e R$ 20 mil para os cargos de:

  • Auditor Fiscal da Receita Federal: 550 vagas solicitadas;
  • Analista Tributário da Receita Federal:1.500 vagas;
  • Analista Técnico-administrativo: 270 vagas solicitadas;
  • Assistente Técnico-administrativo: 1.000 vagas solicitadas;
  • Arquiteto: quatro vagas solicitadas;
  • Engenheiro: 16 vagas solicitadas;
  • Contador: 20 vagas solicitadas.

Atualmente, a Receita Federal está com um déficit de, mais ou menos, 22 mil servidores. Para que o edital seja lançado, ainda é necessária a autorização do governo. O certame deve contar com provas objetivas e discursivas e os aprovados serão convocados para um curso de formação profissional.

Vale ressaltar que o último concurso Receita Federal aconteceu em 2014, sendo assim, há um período de sete anos sem seleção para efetivos.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em São Luís diretamente no seu e-mail

Veja mais concursos abertos »

Especial Concurso BB

Veja mais »