Processo seletivo SEAP MA: vagas para diferentes unidades prisionais

Confira os editais de nº 194 a 202/2020 do processo seletivo SEAP MA (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão).

Processo seletivo Seap MA: a imagem mostra um caderno aberto

Vagas na administração penitenciária do Maranhão - Foto: Pixabay

Publicados os novos editais de números 194 a 202/2020 do processo seletivo SEAP MA (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão). Por meio desses documentos, será feita a reposição futura de vagas nas unidades prisionais de Coroatá, Imperatriz, Pinheiro, Timon, São Luis, Grajaú, Porto Franco e Balsas.

As oportunidades temporárias são todas para constituição de cadastro de reserva nas seguintes ocupações:

  • Agente Penitenciário Masculino (editais 194 a 198/2020 e 202/2020);
  • Auxiliar de Segurança Penitenciária (editais 198 a 201/2020).

Do ponto de vista da instrução escolar, para a primeira ocupação é necessário possuir curso de graduação em qualquer área de formação, enquanto que para o outro cargo basta ter o ensino médio completo ou o ensino profissionalizante.

Além disso, os interessados devem ter acima de 18 anos, aptidão física e mental, idoneidade e conduta ilibada, não possuir antecedentes criminais, entre outros requisitos.

Inscrição ao processo seletivo SEAP MA

Os candidatos que se enquadrarem nas condições expostas nos editais devem manifestar a intenção de participar por meio do site da SEAP.

O prazo de inscrição terminará no dia 28 de setembro de 2020 e solicita-se a doação de um livro paradidático novo ou usado como "taxa de inscrição".

O livro poderá ser de obras literárias variadas, tais como narrativas, poesia, textos clássicos e outros. A intenção é contribuir com a criação de bibliotecas nas Unidades Prisionais. 

Remuneração

Os servidores que forem selecionados e oportunamente convocados para contratação irão exercer suas atividades numa jornada de 40 horas semanais.

Essa jornada poderá ser cumprida como plantonista (escalas de 12 horas contínuas por 36 horas contínuas de descanso) ou como diarista (8 horas diárias). 

A remuneração para Agente Penitenciário Temporário Masculino será de R$ 3.283,56 (subsídio), já levando-se em conta as vantagens pecuniárias.

Já a remuneração para Auxiliar de Segurança Penitenciária Temporário Masculino será de R$ 1.500,00, também já acrescida das vantagens. 

Seleção dos candidatos ao processo seletivo SEAP MA

A primeira fase do certame será composta apenas pela análise dos currículos apresentados. 

Para esse primeiro momento é de fundamental importância que todas as informações prestadas na ficha de inscrição estejam corretas. 

As cópias dos documentos necessários são: identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor com quitação eleitoral, carteira de situação militar (dispensa, reservista ou certificado), comprovante de escolaridade e outros que comprovem qualificações profissionais. 

A segunda e última fase será a realização do teste de aptidão física. Nesse momento o candidato deverá apresentar-se adequadamente vestido (traje de prática esportiva). 

Os testes avaliativos serão: flexão abdominal, flexão de braço com apoio sobre o solo e teste Shuttle Run (corrida de ir e vir).

Editais completos e atualizações diretamente disponíveis no site da SEAP MA.

Alberto Vicente
Redator
Formado em Letras pela UEFS, colabora com o time Concursos no Brasil desde 2011, produzindo conteúdos sob medida para os seus leitores. Começou a escrever textos para a internet no ano de 1997 e não parou mais.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Maranhão diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Prefeitura de Carutapera
Todos os níveis de escolaridade
189
Prefeitura de Itinga do Maranhão
Nível Médio
17
Prefeitura de Jenipapo dos Vieiras
Todos os níveis de escolaridade
159
Prefeitura de São Pedro dos Crentes
Todos os níveis de escolaridade
60
Veja todos » Concursos Abertos