Expandir Menu PrincipalPesquisarPor Estado

Concurso Soldado da Polícia Militar MG - CFSd QPPM 2017

Polícia Militar de Minas Gerais abre certame com 429 vagas para o Curso de Formação de Soldados, agora com exigência de nível superior.

Publicado em Comunicar erro

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informa a abertura de novo concurso público, regido pelo edital DRH/CRS Nº 13/2016, que se propõe a selecionar candidatos para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) do Quadro de Praças da PM (QPPM), para o ano de 2017. Serão preenchidas neste ano 429 vagas, sendo 386 para o sexo masculino e 43 vagas para o sexo feminino.

Em relação ao concurso anterior, houve mudança no requisito mínimo de escolaridade, que passa a ser nível superior completo em qualquer área. Além disso, os interessados devem estar quites com as obrigações eleitorais e militares; ter entre 18 e 30 anos de idade na data da inclusão; possuir idoneidade moral e altura mínima de 1,60m; ter sanidade física, mental, aptidão física e ser aprovados em avaliação psicológica. Confira os outros requisitos no edital.

O ingresso do candidato aprovado no CFSd dar-se-á na graduação de Soldado 2ª Classe, o qual perceberá remuneração básica inicial de R$ 3.278,74.

Inscrições

As inscrições serão feitas via internet, por meio do sítio da PMMG (http://www.policiamilitar.mg.gov.br/crs), no período entre 21 de outubro a 19 de novembro de 2016. Quem tiver dificuldade de acesso à internet poderá comparecer às unidades cujos endereços estão relacionados no edital. A taxa de inscrição custa o mesmo valor praticado na última seleção, R$ 122,95.

Provas e Curso PMMG 2017

O processo seletivo consistirá em duas fases:

  • 1ª - provas de conhecimentos (objetiva e dissertativa), realizadas na cidade de Belo Horizonte, provavelmente em 08 de janeiro de 2017. As questões objetivas serão de língua portuguesa, direito penal, direito constitucional, direito penal militar, estatística, direitos humanos e legislação extravagante. A redação será sobre tema fornecido no momento da prova, contendo no máximo 30 linhas.
  • 2ª - avaliações psicológicas, teste de capacitação física, exames de saúde (preliminares e complementares) e exame toxicológico.

O Curso terá duração de nove meses, com início previsto para 03 de julho de 2017 e término em abril de 2018, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Concluído com aproveitamento o CFSd e satisfeitas todas as exigências, o Soldado 2ª classe será promovido a Soldado 1ª classe.

Edital e validade

O concurso PMMG terá validade de apenas 30 dias, prorrogáveis uma única vez e por igual período, lembrando que o edital não contempla a reserva de vagas para os portadores de necessidades especiais, tendo em vista a natureza do cargo.

Todas as publicações do concurso devem ser obrigatoriamente conferidas pelos candidatos, no site oficial da PMMG:

https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/crs/conteudo.action?conteudo=107122&tipoConteudo=noticia

Concursos RelacionadosVagas
CEMIGTelecomNível Superior11
CIAS - Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde Níveis Médio e Superior247
FUNAI EstagiárioVárias
Prefeitura de UberlândiaTodos os níveis de escolaridade643
SEPLAG - Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais Administrador público e Especialista em políticas públicas e gestão governamental 40
UFTM - Universidade Federal do Triângulo MineiroAssistente em administração10
UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro Níveis Médio e Superior25
Câmara de Morada Nova de MinasNíveis Fundamental e MédioVárias
Câmara de Ouro Verde de Minas Todos os níveis de escolaridade6
Câmara de Vargem AlegreTodos os níveis de escolaridade7
Veja todos » Concursos Abertos