Concurso CBTU: Economia fixa quadro de pessoal próprio

Companhia Brasileira de Trens Urbanos: Portaria do Ministério da Economia aprova o quantitativo de pessoal próprio.

concurso cbtu

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) teve o seu quantitativo máximo de pessoal próprio fixado pela portaria nº 10.780/2019. A distribuição do seu quadro total de 4.545 servidores é a seguinte: 258 de reintegrados, 512 de anistiados e 3.775 de quadro permanente. 

A portaria ministerial é um ato burocrático que não significa, necessariamente, a realização imediata de um novo concurso público. Mas não deixa de ser animador para centenas de candidatos interessados, os quais devem seguir com seus estudos.

Benefícios dos empregados da CBTU

A CBTU oferece aos seus empregados, além do salário mensal, benefícios como: tíquete alimentação/refeição, 13º tíquete alimentação/refeição, cesta básica, assistência médica odontológica, previdência complementar, vale transporte, passe livre do metrô, auxílio creche ou auxílio materno infantil, auxílio para filho com necessidade especial. O regime de contratação é celetista.

Distribuição de pessoal da CBTU, segundo a portaria

Segundo a portaria, no total máximo de empregados anunciado estão contabilizados tanto os empregados efetivos, os contratados antes de 5/10/1988, os admitidos por concursos públicos, quanto os empregados que possuem cargos, empregos ou funções comissionadas.

Além destes, fazem parte do quadro de pessoal próprio da CBTU: os empregados que estão cedidos a outros órgãos e os requisitados de outros órgãos, os empregados que estão afastados por diversas razões e os contratados por tempo determinado em substituição aos empregados afastados por licença médica.

Vale ressaltar que empregados sob a condição de anistiados ou de reintegrados deverão ter seus postos extintos assim que terminarem os contratos dos atuais ocupantes.

A CBTU possui a competência para "gerenciar seu quadro próprio de pessoal, praticando atos de gestão para repor empregados desligados ou que vierem a se desligar do quadro funcional". Essa tarefa é realizada levando-se em consideração o limite de pessoal e as dotações orçamentárias.

Veja detalhes do último concurso CBTU

O último concurso foi realizado pela FUMARC e regido pelo edital n° 1/2016. A meta foi a formação de cadastro reserva para os cargos de Assistente Operacional, Assistente de Manutenção e Técnico Industrial. 

As oportunidades foram para profissionais de nível médio/técnico e os salários estavam entre R$ 1.487,03 e R$ 2.994,13.

Provas

A seleção consistiu de prova objetiva, prova de títulos, prova prática, avaliação psicológica, avaliação médica, checagem de pré-requisitos, comprovação de documentos e treinamento.

Especialidades dos cargos do concurso CBTU 2016 

  • Assistente Operacional: Operação de Estação
  • Assistente de Manutenção - Processo - Manutenção de Sistemas e Equipamentos Metroferroviários - Sistema I: Bombeiro Hidráulico, Caldeireiro Soldador, Eletricista de Autos, Eletricista Industrial, Marceneiro, Mecânica de Autos, Mecânica Industrial, Pedreiro, Pintor Industrial, Pintor Predial, Serralheiro, Via Permanente.
  • Técnico Industrial: Desenhista Projetista, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Estradas, Mecânica, Mecatrônica.
Alberto Vicente
Redator
Formado em Letras pela UEFS, colabora com o time Concursos no Brasil desde 2011, produzindo conteúdos sob medida para os seus leitores. Começou a escrever textos para a internet no ano de 1997 e não parou mais.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos CBTU diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
AMEPI MG
Todos os níveis de escolaridade
1
Câmara de Coroaci
Todos os níveis de escolaridade
4
Câmara de Leandro Ferreira
Todos os níveis de escolaridade
2
Câmara Municipal de Santana do Paraíso2
CBM - MG
Níveis Médio e Superior
40
CEFET - Centro Federal de Educação de Minas Gerais8
CEFET - MG8
CIESP2
HOB
Nível Médio/Técnico
Várias
Prefeitura de Belo Oriente
Todos os níveis de escolaridade
79
Veja todos » Concursos Abertos