Concurso CBTU: Economia fixa quadro de pessoal próprio

Companhia Brasileira de Trens Urbanos: Portaria do Ministério da Economia aprova o quantitativo de pessoal próprio.

concurso cbtu

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) teve o seu quantitativo máximo de pessoal próprio fixado pela portaria nº 10.780/2019. A distribuição do seu quadro total de 4.545 servidores é a seguinte: 258 de reintegrados, 512 de anistiados e 3.775 de quadro permanente. 

A portaria ministerial é um ato burocrático que não significa, necessariamente, a realização imediata de um novo concurso público. Mas não deixa de ser animador para centenas de candidatos interessados, os quais devem seguir com seus estudos.

Benefícios dos empregados da CBTU

A CBTU oferece aos seus empregados, além do salário mensal, benefícios como: tíquete alimentação/refeição, 13º tíquete alimentação/refeição, cesta básica, assistência médica odontológica, previdência complementar, vale transporte, passe livre do metrô, auxílio creche ou auxílio materno infantil, auxílio para filho com necessidade especial. O regime de contratação é celetista.

Distribuição de pessoal da CBTU, segundo a portaria

Segundo a portaria, no total máximo de empregados anunciado estão contabilizados tanto os empregados efetivos, os contratados antes de 5/10/1988, os admitidos por concursos públicos, quanto os empregados que possuem cargos, empregos ou funções comissionadas.

Além destes, fazem parte do quadro de pessoal próprio da CBTU: os empregados que estão cedidos a outros órgãos e os requisitados de outros órgãos, os empregados que estão afastados por diversas razões e os contratados por tempo determinado em substituição aos empregados afastados por licença médica.

Vale ressaltar que empregados sob a condição de anistiados ou de reintegrados deverão ter seus postos extintos assim que terminarem os contratos dos atuais ocupantes.

A CBTU possui a competência para "gerenciar seu quadro próprio de pessoal, praticando atos de gestão para repor empregados desligados ou que vierem a se desligar do quadro funcional". Essa tarefa é realizada levando-se em consideração o limite de pessoal e as dotações orçamentárias.

Veja detalhes do último concurso CBTU

O último concurso foi realizado pela FUMARC e regido pelo edital n° 1/2016. A meta foi a formação de cadastro reserva para os cargos de Assistente Operacional, Assistente de Manutenção e Técnico Industrial. 

As oportunidades foram para profissionais de nível médio/técnico e os salários estavam entre R$ 1.487,03 e R$ 2.994,13.

Provas

A seleção consistiu de prova objetiva, prova de títulos, prova prática, avaliação psicológica, avaliação médica, checagem de pré-requisitos, comprovação de documentos e treinamento.

Especialidades dos cargos do concurso CBTU 2016 

  • Assistente Operacional: Operação de Estação
  • Assistente de Manutenção - Processo - Manutenção de Sistemas e Equipamentos Metroferroviários - Sistema I: Bombeiro Hidráulico, Caldeireiro Soldador, Eletricista de Autos, Eletricista Industrial, Marceneiro, Mecânica de Autos, Mecânica Industrial, Pedreiro, Pintor Industrial, Pintor Predial, Serralheiro, Via Permanente.
  • Técnico Industrial: Desenhista Projetista, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Estradas, Mecânica, Mecatrônica.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos CBTU diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
CREFITO 4
Níveis Médio e Superior
110
Câmara de Ressaquinha
Todos os níveis de escolaridade
4
Hospital Metropolitano Odilon Behrens
Níveis Médio e Superior
Várias
IPREMU
Todos os níveis de escolaridade
18
Prefeitura de Bias Fortes
Todos os níveis de escolaridade
58
Prefeitura de CaldasVárias
Prefeitura de Campo Belo
Todos os níveis de escolaridade
456
Prefeitura de Campo Belo
Todos os níveis de escolaridade
87
Prefeitura de Catas Altas
Nível Médio/Técnico
4
Prefeitura de Chiador
Todos os níveis de escolaridade
99
Veja todos » Concursos Abertos