Concurso Guarda Municipal BH – MG: Banca definida!

O Concurso Guarda Municipal BH - MG (Belo Horizonte, Minas Gerais) abrirá 500 vagas para contratação imediata. Edital e inscrição abertos em breve!

Com 500 vagas imediatas e outras centenas para formação de cadastro reserva, a Prefeitura de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, confirmou a banca para o novo edital da Guarda Municipal (GMBH). O Concurso Guarda Municipal BH – MG vem sendo anunciado desde o final de 2017.

Ao todo, foram classificadas oito empresas organizadoras: Fundação Cefetminas, Integri Brasil, Ethos Concursos Públicos, Instituto AOCP, Fundação Guimarães Rosa, Consulplan, CKM Serviços e Inaz do Pará.

O nome da banca organizadora foi divulgado no dia 12 de dezembro de 2018 através do Diário Oficial. Deste modo, será a Fundação Guimarães Rosa a responsável.

A partir de agora, o próximo trâmite será a assinatura do contrato e o posterior lançamento do edital.

Vagas

O concurso Guarda Municipal BH - MG deverá, como dissemos, provavelmente deva preencher até 2 mil vagas, destas, apenas 500 vagas serão imediatas (as demais comporão cadastro reserva).

Para o cargo é exigido nível médio completo e boa aptidão física. A remuneração inicial é de R$ 2.801,29 incluindo já neste valor gratificação por disponibilidade integral no valor de R$ 271,09 e adicional por exercício de atividade de risco.

Provas Concurso Guarda Municipal BH – MG

Se o projeto básico for mantido na íntegra, ao todo, o concurso possuirá cinco etapas:

  • 1ª etapa consistirá de prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª etapa consistirá de prova de títulos, de caráter classificatório;
  • 3ª etapa consistirá de prova de capacidade física, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 4ª etapa consistirá de sindicância social, de caráter eliminatório; e
  • 5ª etapa consistirá de avaliação psicológica, de caráter eliminatório.

De acordo com o edital de licitação, a primeira etapa terá 50 questões envolvendo Língua Portuguesa, Legislação, Noções de Informática, Geografia Urbana e História da capital mineira, a saber, Belo Horizonte. Ao todo são 100 pontos, mas os candidatos deverão acertar ao menos 60% do questionário.

No teste de aptidão física os candidatos serão submetidos a flexões abdominais, corrida de 400 metros, barra horizontal para homens e barra horizontal estática para mulheres.

Sobre a Guarda Municipal de BH

Desde 2003 que a Guarda Municipal de Belo Horizonte foi criada, por força da lei 8.486, e está diretamente subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial. Atualmente, o efetivo é de 2.070 profissionais.

A função primordial da GMBH é defender o patrimônio público e, diante desta missão, realiza rondas e patrulhamento em unidades escolares, saúde, lazer entre outras que estão ligadas ao município. Atualmente é importante frisarmos que a GMBH possui status de Polícia Comunitária Preventiva.

Último Concurso Guarda Municipal BH

Em 2009 foi realizado o último concurso para a Guarda Municipal, de igual modo, pela mesma banca organizadora – Fundação Guimarães Rosa. À época, foram 600 vagas abertas com 570 para homens e 30 para mulheres.

Nesse último concurso os candidatos foram submetidos a prova objetiva de múltipla escolha, prova de títulos, prova de aptidão física, exame psicológico, sindicância social e exames médicos.

É importante frisar que tanto no último concurso realizado, quanto neste novo, haverá uma segunda fase importante, que é o curso de formação.

Compartilhe

Concursos RelacionadosVagas
Concurso PM MG 2018Oficial da polícia militar120
UFMG - Universidade Federal de Minas GeraisNível Superior29
Prefeitura de GuanhãesTodos os níveis de escolaridade140
Câmara de Chapada GaúchaTodos os níveis de escolaridade5
Câmara de Conselheiro Lafaiete Todos os níveis de escolaridade8
Câmara de GuaxupéTodos os níveis de escolaridade8
Câmara de GuiricemaTodos os níveis de escolaridade4
Câmara de PerdizesTodos os níveis de escolaridade11
Câmara de PiumhiNíveis Médio e Superior6
Câmara de Pouso AltoAuxiliar de serviços gerais e Procurador jurídico2
Veja todos » Concursos Abertos