Concurso PC MG: 1,5 mil vagas CONFIRMADAS

O último concurso PC MG (Polícia Civil de Minas Gerais) aconteceu em 2013 e há grande expectativa que um novo certame seja lançado em breve.

Concurso PC MG: imagem mostra galpão da policia civil de minas gerais com avião na frente

Edital segue sem previsão. - Foto: Wikimedia Commons

O concurso PC MG (Polícia Civil de Minas Gerais) irá oferecer 1.514 vagas para diferentes cargos. Sabe-se que o órgão está se preparando e estudando os trâmites da seleção. No entanto, ainda não há previsão para lançamento de edital por enquanto.

Situação atual do concurso PC MG

O delegado-geral da Polícia Civil de Minas Gerais, Wagner Pinto de Souza, solicitou a abertura de 1.514 vagas para novo certame. O pedido foi feito junto com o governador do estado, Romeu Zema, considerando as mais de 7 mil vacâncias no órgão. 

De acordo com o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, o déficit do órgão chega a mais de 41% no total de efetivos. Quando olhado de perto, segundo informações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o número cresce para 49,2% no cargo de Escrivão e 44,1% entre Delegados. Esse concurso é muito aguardado, uma vez que existe a falta de mais de 7 mil policiais civis.

O Concursos no Brasil entrou em contato com a assessoria da PC MG que confirmou a solicitação das vagas. Veja a resposta completa:

Concurso PC MG anterior

O último concurso PC MG foi realizado em 2013 contando com diferentes certames para diferentes cargos de níveis médio, técnico e superior. A banca organizadora responsável pela seleção foi a Fundação Maria Resende Costa – Fumarc e a oferta total era de 1.517 vagas. As oportunidades foram divididas da seguinte maneira:

  • Médico Legista: 121 vagas;
  • Perito Criminal: 95 vagas;
  • Analista: 415 vagas;
  • Técnico Assistente: 886 vagas.

Remunerações e benefícios

De acordo com os últimos editais do concurso PC MG, as remunerações podem variar entre R$3.688,59 e R$ 17 mil, dependendo do nível de escolaridade do cargo, bem como as promoções de cada função.

Concurso PC MG: etapas

De acordo com o edital anterior da PC MG, é provável que as etapas do novo certame sejam de:

  • Prova de Conhecimentos (Objetiva);
  • Avaliação Psicológica;
  • Exames Biomédicos e Biofísicos;
  • Investigação Social;
  • Curso de Formação Policial (Aspirantado).

Os conteúdos das provas objetivas podem variar de cargo para cargo. Sendo assim, mesmo antes de o edital ser lançado, vale conferir o que já foi abordado anteriormente e começar a estudar agora para deixar seu cronograma de estudos no ritmo certo.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Minas Gerais diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Câmara de Arantina
Todos os níveis de escolaridade
5
Câmara de Coroaci
Todos os níveis de escolaridade
4
Câmara de Ressaquinha
Todos os níveis de escolaridade
4
Câmara de Teófilo Otoni
Todos os níveis de escolaridade
8
Câmara de Timóteo
Níveis Médio e Superior
15
CBM - MG
Níveis Médio e Superior
40
Prefeitura de Belo Oriente
Todos os níveis de escolaridade
79
Prefeitura de Campo Belo
Todos os níveis de escolaridade
87
Prefeitura de Cascalho Rico
Todos os níveis de escolaridade
113
Prefeitura de Chiador
Níveis Médio e Superior
18
Veja todos » Concursos Abertos