Concurso UFOP Técnicos Administrativos

Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, preencherá vagas para Técnicos Administrativos.

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais, anunciou por meio do edital n.º 11, de 7 de fevereiro de 2018, a realização de concurso público destinado à seleção de 12 Técnicos Administrativos em Educação. Os contratados irão receber remuneração de R$ 2.446,96, por jornada de quatro horas semanais.

Cargos
Assistente em Administração e Técnico de Laboratório (Mecânica dos Solos/Pavimentos/Mecânica dos Solos/Rejeitos de Mineração/Sedimentometria/Mecânica das Rochas e Geossintéticos).

Inscrições e provas

As inscrições, no valor de R$ 48,00, serão realizadas a partir das 9h do dia 26 de fevereiro até o dia 2 de março de 2018, no site www.concurso.ufop.br.

O concurso será constituído de provas de conhecimentos específicos e língua portuguesa, previstas para 13 de maio de 2018, das 14 às 18 horas, na cidade de Ouro Preto, em local a ser informado no comprovante definitivo de inscrição. Já o resultado final do concurso será divulgado em seu endereço eletrônico até o dia 1 de junho de 2018, e a homologação do mesmo posteriormente publicada no Diário Oficial da União.

Este concurso será válido por dois anos, prorrogável por igual período, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado concurso no Diário Oficial de União (DOU).

Edital e atualizações: http://www.concurso.ufop.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5252&Itemid=66

***

Dicas para as provas UFOP: Hardware e Software

Neste certame da UFOP, as provas conterão questões de Informática. Confira alguns dos assuntos incluídos no programa de provas do edital.

Hardware e Software

Em primeiro lugar, vale a pena definir a diferença entre os dois conceitos muito conhecidos no mundo da tecnologia: hardware e software. Enquanto o hardware equivale a todos os componentes, materiais, equipamentos físicos do computador. É a máquina, o que se pode tocar, por exemplo. Já o software é a parte “abstrata”, que ajuda o computador realizar todo o processamento de dados. O software são os programas que serão instalados.

Componentes funcionais

O computador tem diversos dispositivos e componentes que permitem toda a funcionalidade do equipamento, ou seja, o hardware é composto por muitos dispositivos. São eles:
Unidade Central de Processamento

Mais conhecido como CPU, esta parte tem como objetivo dar instruções aos programas, de modo que sejam executados corretamente. A CPU interpreta as funções dos programas também.

Memória

Para que haja o processamento automático de dados e o armazenamento das informações, a memória é um dos componentes principais do computador. É nela que os programas também serão guardados. Há dois tipos de memória: memória principal, composta da RAM e ROM, focada em armazenamento temporário dos dados; e a memória secundária que permite o armazenamento permanente dos dados. A memória secundária, por exemplo, pode ser o disco rígido.

Unidades de Entrada e Saída

As unidades de entrada e saída buscam criar a conexão entre a máquina com o ambiente externo. Ou seja, são mais componentes do hardware. Essa conexão serve para transmitir, transferir e compartilhar informações. São unidades de E/S (também chamados de periféricos):

Teclado: permite que o usuário opere a máquina;
Drive: é a unidade de disco que transfere dados e programas para a máquina;
HD: o disco rígido ou HD tem um maior processamento de dados e pode ser armazenado uma grande quantidade de dados.
Monitor: a importância do monitor para a máquina é que ele permite que o usuário tenha acesso visual aos programas e às instruções do computador. É por meio do monitor que se pode visualizar o que está sendo mostrado e representado.
Mouse: o mouse é um periférico de extrema preciosidade, visto que é capaz de se deslocar sobre uma superfície plana e ainda movimentar o cursor da tela do monitor, facilitando a operação feita pelo usuário.
Impressoras: elas servem para imprimir documentos e informações de arquivos. Como se fosse uma fotocópia da tela. Atualmente se utilizam muito a impressora de jato de tinta ou laser. Geralmente, o scanner vem acoplado com a impressora, para que a informação do papel seja copiada para o computador.
Modem: o modem é um dispositivo de entrada e saída que tem a capacidade de fazer com que computadores conversem entre si, por meio da internet, por exemplo.

Saiba tudo na Apostila - ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO - UFOP 2018

Alguns sites úteis para revisar estes conteúdos:

http://www.aprendainformaticafacil.com.br/2013/02/componentes-do-computador.html

http://www.ufpa.br/dicas/mic/mic-e-s.htm,

http://www2.ic.uff.br/~aconci/componentes.html

Tópico: UFOP

Compartilhe