Concurso Sejusp MS: previsão de 228 vagas para Analistas e Agentes

Concurso Sejusp MS foi autorizado em 2018, mas até agora edital não foi liberado! Previsão de 228 vagas para níveis médio e superior. Leia mais!

Concurso SEJUSP MS: a foto mostra agentes socioeducativos

Novo edital da Sejusp ainda não tem data para ser lançado. - Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O concurso Sejusp MS foi autorizado há dois anos por meio do Decreto nº 15.031/2018.

Desta forma, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul poderá contratar 228 novos servidores da área socioeducativa, já que o órgão público está desde 2013 sem reposições de vagas nos cargos de Analista de Medidas Socioeducativas e de Agente de Segurança Socioeducativa.

Mas, até o momento, o certame não tem organizadora contratada ou previsão de lançamento de um novo edital.

Situação atual do concurso Sejusp MS

A situação atual do concurso Sejusp MS é de grande expectativa, pois existe a intenção do governo sul-mato-grossense de viabilizar este edital o quanto antes. Assim, apesar dos poucos avanços burocráticos após a autorização, o certame prossegue na agenda do estado. 

Antes de ser autorizado oficialmente, o então secretário da SAD (Secretaria de Administração e Desburocratização), Carlos Alberto de Assis, já havia dado adiantado detalhes sobre o certame.

Toda a responsabilidade de estabelecer as normas e os procedimentos para o recrutamento e a seleção dos candidatos ficará a cargo da SAD, em conjunto com a Sejusp MS.

Contudo, de 2018 até agora, os próximos passos, que deveriam ser a contratação da organizadora e o consequente lançamento do edital, não foram dados.

Por isso, aguarde novas informações a qualquer momento!

Concurso Sejusp MS: cargos e vagas previstas

A distribuição das vagas do futuro concurso da Sejusp MS será a seguinte, de acordo com a autorização válida:

  • 201 vagas para a ocupação de Agente de Segurança Socioeducativa; e 
  • 27 vagas para a ocupação de Analista de Medidas Socioeducativas.

O cargo de Agente de Segurança Socioeducativa tem como requisito básico o ensino médio completo.

Analista de Medidas Socioeducativas tem como requisito o ensino superior completo nas áreas com demanda de vagas (Psicologia e Serviço Social). 

Concurso Sejusp MS: remuneração e benefícios

Os valores remuneratórios abaixo não estão atualizados, porém podem servir de base para os candidatos interessados: 

  • Agente de Segurança Socioeducativa: salário inicial de R$ 2.757,80; e 
  • Analista de Medidas Socioeducativas, nas áreas de Psicologia e Serviço Social: salário inicial em torno de R$ 4.879,19.

Concurso Sejusp MS: o que fazem esses servidores?

Agente de Segurança Socioeducativa 

Os servidores que assumem o cargo de Agente de Segurança Socioeducativa em geral fazem a contagem dos adolescentes em toda passagem de plantão e realizam intervenções pedagógicas nos processos socioeducativos dos adolescentes.

Essas tarefas são feitas na base do diálogo, de orientações técnicas e administrativas. Eles também acompanham os adolescentes em atividades externas, cuidando de sua guarda e proteção e desempenham uma série de outras atribuições inerentes ao cargo.

Analista de Medidas Socioeducativas

Esse servidor realiza acolhimento e avaliação inicial dos adolescentes e suas família, além de atendimento personalizado e grupal ao adolescente e sua família, quando necessário.

Também fazem a investigação diagnóstica sobre o desenvolvimento intelectual, emocional psicossocial, interesses e aptidões dos adolescentes e executam diversas outras tarefas próprias do seu nível profissional.

Último concurso Sejusp MS

Regido pelo edital 1/2013, o último concurso público da Sejusp de Mato Grosso do Sul ofereceu vagas na então chamada carreira de Gestão de Medidas Socioeducacionais, que faz parte do Quadro de Pessoal da Superintendência de Assistência Socioeducativa.

Foram 28 vagas para Agente de Ações Socioeducacionais, nível médio; e apenas duas para Gestor de Ações Socioeducacionais, para Psicólogos.

As taxas de inscrição da época foram de R$ 88,85 para o cargo de nível médio e de R$ 142,16 para o de nível superior.

Etapas do concurso Sejusp MS

Os candidatos do concurso Sejusp MS 2013 passaram pelas etapas de:

  • Prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de títulos, de caráter classificatório.

A avaliação escrita foi realizada na capital, Campo Grande, e teve duração de quatro horas. O formato foi de questões com cinco alternativas e apenas uma considerada correta.

Os conteúdos cobrados foram de Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Gerais. Listaremos os conteúdos mais detalhadamente na sequência desta notícia.

A prova de títulos foi uma etapa da qual somente participaram os concorrentes às vagas de nível superior devidamente aprovados na primeira etapa.

Os títulos considerados naquela avaliação foram:

  • Diploma de curso de pós-graduação em nível de doutorado na área de Direitos Humanos ou Segurança Pública;
  • Diploma de curso de pós-graduação em nível de mestrado na área de Direitos Humanos ou Segurança Pública;
  • Certificado de curso de pós-graduação, em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 horas-aula, na área de Direitos Humanos ou Segurança Pública; e
  • Certificado de curso de capacitação ou treinamento relacionado à área de Direitos Humanos ou Segurança Pública.

O que estudar para concurso Sejusp MS

O programa abaixo fez parte das provas do último concurso da Sejusp de Mato Grosso do Sul.

Ele pode ajudar os candidatos que ainda não começaram a estudar a elaborar uma programação preparatória. Confira:

Programa das provas de Agente de Ações Socioeducativas

Língua Portuguesa

  • Leitura e entendimento de textos.
  • Encontros vocálicos: hiato, ditongo, tritongo. Encontros consonantais. Dígrafos. Divisão silábica. Tonicidade.
  • Ortografia.
  • Acentuação gráfica. Reforma ortográfica 2009. Uso do acento indicador de crase.
  • Sinais de pontuação: uso dos sinais de pontuação.
  • Significação das palavras: sinônimos e antônimos, homônimos, parônimos e homógrafos, denotação e conotação.
  • Formação de palavras.
  • Classificação, flexão e emprego das palavras.
  • Termos da oração: essenciais, integrantes e acessórios.
  • Regência nominal e verbal.
  • Concordância nominal e verbal.
  • Colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos.
  • Forma e grafia de algumas palavras e expressões: por que/ por quê/ porque/ porquê; onde/aonde; mas/mais; a/há; demais/de mais; mal/mau.
  • Coesão e coerência textual.

Conhecimentos específicos

  • As políticas públicas e o Estado.
  • Os Direitos Humanos.
  • A globalização do crime e violência.
  • Jovem e violência no Brasil.
  • A educação como um processo de mudança.
  • Trabalho, educação, cultura e participação: juventude e sociedade.
  • Os aspectos sociais, psicológicos e biológicos da adolescência e da puberdade.
  • Socialização e grupos sociais: interação e desenvolvimento.
  • Crenças, valores, símbolos e normas.
  • Desigualdades de classe, de gênero e de etnia.
  • Discriminação e preconceito.
  • Inclusão e exclusão.
  • Pobreza e desigualdade social.
  • Mediação, gestão de conflitos e crise.
  • Ética.
  • Primeiros Socorros.

Conhecimentos gerais

  • Lei Federal n. 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (atualizado).
  • Lei Federal n. 12.594/2012 - Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE.
  • Resolução CONANDA n. 119/2006 - Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito da Criança e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. CONANDA/2006.
  • Constituição Federal: Título II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capítulo I, art. 5º - Direitos e deveres individuais e coletivos; Título III - Da organização do Estado - Capítulo VII, da Administração Pública - Seção I - Disposições Gerais, artigo 37 e Seção II, dos Servidores Públicos, artigo 39 a 41; Título VIII - Da ordem Social, Capítulo VII - Da família, da criança, do adolescente, do jovem e do idoso, artigos 227 a 230.
  • Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças - Decreto n. 99.710/1990.
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos, Resolução 217 a (III) - Assembleia Geral das Nações Unidas - 10/12/1948.
  • Declaração Universal dos Direitos das Crianças - de 20/11/1959 - UNICEF - ratificada pelo Brasil em 24 de setembro de 1990.

Programa de provas do cargo de Analista de Ações Socioeducativas 

Língua Portuguesa

  • Fonologia: sons e letras; ortoepia e prosódia; divisão silábica.
  • Acentuação gráfica, ortografia. Reforma ortográfica de 2009.
  • Morfologia: estrutura das palavras; formação de palavras; classes de palavras: forma e função.
  • Sintaxe: (a) analítica: período simples; período composto; (b) das relações: concordância, regência e colocação.
  • Crase.
  • Pontuação.
  • Semântica: denotação, conotação; sinonímia e antonímia; campo semântico, hiponímia, hiperonímia, polissemia; ambiguidade.
  • Estilística: linguagem figurada; figuras de linguagem.
  • Textualidade: coesão, coerência.
  • Variação linguística.
  • Compreensão e interpretação de textos.

Conhecimentos gerais

  • Lei Federal n. 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (atualizado).
  • Lei Federal n. 12.594/2012 - Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE.
  • Resolução CONANDA n. 119/2006. - Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito da Criança e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. CONANDA/2006.
  • Constituição Federal: Título II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capítulo I, art. 5º - Direitos e deveres individuais e coletivos; Título III - Da organização do Estado - Capítulo VII, da Administração Pública - Seção I - Disposições Gerais, artigo 37 e Seção II, dos Servidores Públicos, artigo 39 a 41; Título VIII - Da ordem Social, Capítulo VII - Da família, da criança, do adolescente, do jovem e do idoso, artigos 227 a 230.
  • Lei n. 1102/90 - Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Mato Grosso do Sul.
  • Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças - Decreto n. 99.710/1990.
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos, Resolução 217 a (III) - Assembleia Geral das Nações Unidas - 10/12/1948.
  • Declaração Universal dos Direitos das Crianças - de 20/11/1959 - UNICEF - ratificada pelo Brasil em 24 de setembro de 1990.
  • Decreto n. 11.945, de 14/10/2005 - Organiza a carreira Gestão de Medidas Socioeducacionais.

Conhecimentos específicos

No concurso anterior, como houve vagas para a área de Psicologia, foram cobrados conhecimentos específicos dessa área.

Portanto, no próximo concurso serão duas áreas específicas: Psicologia e Serviço Social.

Sobre a Sejusp MS

A SEJUSP de Mato Grosso do Sul atua por meio das suas unidades administrativas e por meio dos seus órgãos de regime especial. Possui, entre diversas outras, as seguintes competências:

  • A promoção das medidas necessárias à preservação da ordem e da segurança públicas, à defesa dos direitos humanos, e à incolumidade da pessoas e do patrimônio, por meio de suas unidades e órgãos subordinados;
  • O estabelecimento do Plano Geral de Policiamento do Estado, visando à execução articulada e coordenada das ações da Polícia Civil e da Polícia Militar;
  • A coordenação e a supervisão da aplicação das leis de trânsito, observadas as competências do Estado, exercendo o seu controle nos centros urbanos, e a fiscalização nas rodovias estaduais e, por delegação dos Municípios, nas áreas urbanas;
  • A proposição de normas para aplicação da legislação do trânsito, considerada a competência do Estado, coordenando e exercendo a supervisão técnica, o acompanhamento e a avaliação da execução dessas atividades;
  • A elaboração de planos para a prevenção do tráfico e a execução de ações, em articulação com os órgãos federais competentes, de fiscalização e repressão à comercialização e ao uso de entorpecentes;
  • Coordenação, o acompanhamento e a fiscalização da apuração das ações ou omissões de agentes públicos, civis ou militares.

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