Concurso UFMS 2019: Edital para Técnico-Administrativos!

Edital nº 113/2018 do concurso UFMS 2019 (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) é publicado. Confira os detalhes das vagas, que são de nível superior.

De 15 de janeiro a 17 de março de 2019 estarão abertas as inscrições para a nova seleção de servidores do quadro de técnico-administrativo na UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O concurso UFMS 2019 abre sete vagas distribuídas para os cargos de Analista de Tecnologia da Informação, Administrador, Químico e Técnico em Assuntos Educacionais.

Todas as vagas disponíveis são para áreas específicas de formação de nível superior, a saber: Tecnologia da Informação,  Administração, Química, Pedagogia ou Licenciaturas.

Os futuros servidores vão ser lotados na Cidade Universitária, em Campo Grande. O concurso será realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), sob a supervisão do setor competente da UFMS.

Inscrições e provas do concurso UFMS 2019

As inscrições devem ser feitas pelo site https://concurso.fapec.org e a taxa será de R$ 150,00 para todos os cargos.

As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 28 de abril de 2019. As questões versarão sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Legislação e Conhecimentos Específicos (veja o detalhamento no final desta notícia).

Os candidatos devem atentar para o prazo de validade do concurso UFMS 2019, que será de um ano, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Conteúdo das provas

1. LÍNGUA PORTUGUESA – PARA TODOS OS CARGOS:

1.Compreensão e interpretação de textos. 2. Gêneros e pologias textuais. 3. Funções dalinguagem.  4.  Coesão textual. 3.  Ortografia  (emprego  das  letras,  do  hífen  e  de  iniciais maiúsculas ou  minúsculas) e  acentuação,  incluindoconhecimentos  sobre  as  novas  normas. 4.  Emprego  de  parônimos, homônimos  e  formas variantes.  5.  Emprego  das  classes de  palavras.  6.Períodos compostos por coordenação e subordinação. 7. Regência (verbal e nominal) e crase. 8. Concordância nominal e verbal. 9. Emprego dostempos e modos verbais. 10. Pontuação. 11. Orações reduzidas.

2. RACIOCÍNIO LÓGICO – PARA TODOS OS CARGOS:

1. Taxas de variação de grandezas. 2. Razão e proporção com aplicações. Regra de trêssimples e composta. 3. Porcentagem. 4. Regularidades e padrões em sequências. 5. Progressão aritméca e progressão geométrica. 6. Jurossimples e compostos 6. Raciocínio Lógico: Introdução. 7. Conceitos Básicos de Raciocínio Lógico: Proposições; Valores Lógicos das Proposições;Sentenças  Abertas;  Número  de  Linhas da  Tabela Verdade; Conecvos;  Proposições  Simples; Proposições  Compostas.  8.  Conngência. 9.Implicações  Lógicas:  Implicação  entre  Proposições; Propriedades das  Implicações  Lógicas.  10.  Equivalências Lógicas:  Equivalência entreProposições; Equivalência entre Sentenças Abertas; Propriedade das Equivalências Lógicas. 11. Lógica da Argumentação: Argumento; Silogismo;Validade de um Argumento.

3. LEGISLAÇÃO – PARA TODOS OS CARGOS:

1. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais (Lei Federal nº 8.112/1990). 2. Lei de Acesso àInformação (Lei Federal 12.527/2011). 3. Estatuto da UFMS (Resolução Coun nº 35, de 13 de maio de 2011), hps://www.ufms.br/estatuto-da-ufms/. 4. Regimento Geral da UFMS (Resolução Coun nº 78, de 22 de setembro de 2011), disponível em hps://www.ufms.br/regimentos-ufms/. 5.  Código  de  Éca  Profissional dos servidores  da  UFMS (Resolução  Coun nº  31, de  18  de  junho de  2015),hps://eca.ufms.br/perguntas-frequentes-2/. 6. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005 e suas atualizações.

4.  CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (Desenvolvimento de Soware):  

1.  Desenvolvimento  de  Sistemas: Engenharia de  requisitos:conceitos, técnicas de especificação de requisitos, gerenciamento de requisitos, técnicas de validação de requisitos, protopação, casos de usoe padrões de casos de uso (use case paerns); UML: visão geral, modelos e diagramas; Análise e projeto orientado a objetos: conceitos eprincípios básicos  de  orientação  a  objetos;  Padrões  de  projeto  (design paerns): principais padrões  documentados na  literatura  e  suasaplicações em sistemas orientados a objetos; Arquitetura e padrão de projeto MVC (Model View Controller); Interoperabilidade de sistemas:arquitetura  e-Ping,  Web  Services, Padrão  RESTful; Linguagens  de  programação:  Java,  Arquitetura,  padrões  de  projeto  e  tecnologias JavaEnterprise Edion (JEE) ,  Noções de  servidores  de  aplicação  Java  (PAYARA SERVER); PHP,  Framework Cake  PHP,  CMS Wordpress;Desenvolvimento Mobile Mulplataformas: Ionic Framework; Desenvolvimento Web: HTML 5, Javascript, AngularJS, Vue JS, jQuery, FrameworkBootstrap  4,  CSS3 (Cascading Style Sheets).  2.  Qualidade de  Soware:  Teste  de  soware  (funcional e  de  unidade); Estratégias de  testes;Ambiente de testes; Planejamento de testes; Execução de testes; Integração connua; Test-Driven Development (TDD); Refactoring. 3. Banco deDados: Modelagem  de  bancos  de  dados; Projeto  lógico  e  sico  de  bancos  de  dados; Diagrama de  Endade-Relacionamento;  Conceitos  debancos de dados relacionais; Linguagem de definição e manipulação de dados (SQL DDL e SQL DML); Normalização de dados e formas normais;Concorrência e  gerenciamento  de  transações; Álgebra  relacional; Linguagem  SQL  ANSI 32  e  PL/SQL; Técnicas  de  análise de  desempenho eomização de consultas SQL; Modelo Cliente/Servidor de bancos de dados; Conceitos de data Warehouse e data Mining; Business Intelligence;Polícas  de  back-up  e  disponibilidade  de  dados; Engenharia reversa;  Segurança  em  bancos  de  dados; Arquitetura  do  SGDB PostgreSQL;Recursos do SGBD PostgreSQL: tabelas, visões, galhos, procedimentos, chaves, índices, schemas, tablespaces, dblink, transações, savepoints,funções, expressões regulares,  controle  de  concorrência, integridade e  restrições; Administração  de  bases de  dados PostgreSQL; Tipos deautencação  no  SGBD PostgreSQL. 4.  Gerenciamento  de  projetos:  PMBOK 5ª  Edição;  Conceito  de  Projeto;  Conceito  de  Gerenciamento  deProjeto; Gerenciamento de Escopo; Gerenciamento de Tempo e Gerenciamento de Riscos; Fases da metodologia SCRUM; Funções e papéis nodesenvolvimento de projetos segundo métodos ágeis; Requisitos e esmava de esforços do projeto segundo SCRUM; Operação de projetosegundo metodologia SCRUM e gerenciamento de tarefas; MPS.BR- Melhoria de Processo do Soware Brasileiro: Guia de Implementação nívelG do MR-MPS-SW:2012.

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (Infraestrutura e Redes): 

1. Redes e infraestrutura: fundamentos, operação e configuração deSistemas Operacionais. Windows Server 2016. Ubuntu Server 16.04 LTS; Tecnologias de Virtualização de Servidores (VMware Vsphere 6, Hyper-V Server 2012 R2); Topologias de ambientes com Alta Disponibilidade e Escalabilidade (Clusterização e Balanceamento de Carga); Conceitossobre arquitetura e topologia de rede. Padrões da série IEEE 802.x(802.2, 802.3, 802.4, etc.); Segurança (WEP, WPA, WPA2 e MSCHAP). Modelode referência TCP/IP. Protocolos da camada de aplicação (HTTP, FTP, SSH, SMTP, IMAP, TELNET, DHCP, DNS e CIFS). Portas de comunicação.Protocolos de Redes: ARP, IPv4, IPv6, TCP e UDP. Controle de Acesso ao Meio (Endereço MAC); Sistemas de backup: Tipos de backups; Planos deconngência; Meios de armazenamento para backups; Programação em linguagens de script: Shell Scripts (bash); Windows PowerShell 3.0;Python; Monitoramento de redes (protocolos SNMP e sistema Zabbix).;Conceitos de computação na nuvem (Cloud Compung); Subsistemas dearmazenamento  de  dados (SAN,  NAS, RAID,  Mulpathing). 2.  Segurança  da  Informação:ataques: DOS, DDOS, fishing,  man-in-the-middle,engenharia social; Criptografia: Conceitos de criptografia, aplicações, sistemas criptográficos simétricos e de chave pública. Modos de operaçãode cifras. Cerficação e assinatura digital. Caracteríscas do RSA, DES, e AES. Funções hash; MD5 e SHA-1. Cerficação Digital: Infraestrutura dechaves públicas, ICP-Brasil;  Códigos maliciosos (vírus, cavalo de tróia, adware, spyware, backdoors, keylogger, worm, Rootkit); Segurança emredes. Segmentação  de  redes. Sistemas de  firewall.  Detectores  de  intrusão (IDS e  IPS). Virtual Private  Networks  (IPSEC  VPN e  SSL  VPN).Ferramentas : Nmap, Wireshark, Snort. 3. Governança de TIC:Control Objecves for Informaon and Related Technology - COBIT 5. Conceitosbásicos. Domínios. Processos. Objevos de controle. Gerenciamento de Serviços de TI - ITIL v3. Conceitos básicos. Estruturas. Objevos. ProjectManagement Body of Knowledge - PMBOK 5a edição. Conceitos Básicos. Gestão de Porólio de Projetos. Contratação de Serviços de TIC: Instrução Normava nº 04, MPOG/SLTI, de 11 de setembro de 2014.

ADMINISTRADOR:

1. Escolas do pensamento administravo-organizacional: teoria e críca (administração cienfica, teoria clássica, relaçõeshumanas, burocracia, estruturalismo, comportamental, sistêmica, conngencial, desenvolvimento organizacional). 2. Funções da administração:planejamento, organização, direção e controle. 3. Tomada de decisão nas organizações. 4. Cultura e mudança organizacionais. 5. Relações depoder.  6.  Gestão  de  conflitos.  7.  Processos de  gestão  de  pessoas: recrutamento,  seleção,  avaliação  de  desempenho,  treinamento  edesenvolvimento, remuneração. 8. Comportamento organizacional: liderança, movação, comunicação e subjevidade humana. 9. Licitações(Lei nº 8.666/1993 e suas alterações). 10. Administração e fiscalização de contratos e convênios. 11. Gestão de projetos: conceitos, processos eferramentas. 12. Gestão pública: conceitos, princípios e crícas. 13. Orçamento Público: fundamentos, classificações orçamentárias, processoorçamentário,  orçamento  programa, elaboração  da  proposta  orçamentária. 14.  Instrumentos  do  Planejamento  Governamental  (PPA,  LDO eLOA). 15. Lei de Responsabilidade Fiscal: princípios, limites e controle das despesas com pessoal e transparência. 16. Licitação pública: conceito,finalidades, princípios, objeto,  obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade, modalidades, pregão  eletrônico.  17.  Contrato  administravo:conceito, formalização, alteração, execução, inexecução e rescisão. 18. Sistema de Registro de Preços (Decreto nº 7.892/2013); 19. Processo deplanejamento,  planejamento  estratégico:  visão,  missão e  análise SWOT,  análise compeva  e  estratégias genéricas,  redes e  alianças,planejamento táco, planejamento operacional, administração por objevos, balanced scorecard.

QUÍMICO: 

1.Segurança  em  laboratório. 2.  Armazenamento  e  descarte  de  materiais químicos.  3.  Materiais de  laboratório: idenficação  devidraria, equipamentos  e  demais utensílios. 4.  Normas para  conservação  de  equipamentos,  lavagem  e  esterilização  de  vidraria. Limpeza  ehigiene do  laboratório. 5.  Uso  e  funcionamento  de  equipamentos  no  laboratório para  agitação,  aquecimento,  centrifugação,  processos de
esterilização, medidas de pH e conduvidade, pesagem (uso de balança comum e analíca), processos de purificação de água, conservação deprodutos químicos, medidas analícas (espectrofotometria, cromatografia, etc). 6. Conhecimento de química geral: ácidos, bases, tampões,diluições e unidades de medidas laboratoriais. 7. Princípios fundamentais para o preparo de soluções e reagentes. 8. Processos reacionais. 9.Conceito  de  pH  e  equilíbrio químico.  10.  Sistemas de  óxido-redução.  11.  Termodinâmica  e  cinéca  química.  12.  Grupos funcionais emecanismos de reações orgânicas. 13. Reações inorgânicas. 14. Gravimetria. 15. Volumetria. 16. Métodos de separação. 17. Tratamento deResíduos: caracterização de substâncias desconhecidas; classes de resíduos; incompabilidade de produto; segurança; tratamento químico;substâncias químicas perigosas.

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS: 

1.  Polícas  Públicas  Educacionais: Lei  Nº  9.394/1996 (Diretrizes  de  Bases da  Educação  Nacional);Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação; Lei Nº 10.861/2004 (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES).Plano Nacional de  Educação  -  PNE Lei  nº  10.172/2001; Parâmetros  Curriculares  Nacionais (PCNs); Plano de  Desenvolvimento  da  Educação(PDE); 2.  Planejamento  Educacional: Conceito  de  planejamento;  caracteríscas  e  princípios de  planejamento;  elaboração  e  execução;implantação e avaliação de planos e projetos de ensino, extensão e pesquisa; Projeto Políco Pedagógico (concepção, formulação, construção,gestão  e  avaliação). 3.  Sistema Educacional: Ensino Superior (conceito  e  finalidades), Gestão  e  Coordenação  de  Processos Educavos,Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos. 4. Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão: Conceitos, caracteríscas; pos de pesquisa,abordagem de pesquisa; conceito e especificidade dos projetos de ensino. 5. Avaliação da Educação Superior: Conceitos e especificidade daavaliação superior; processos, acompanhamento, avaliação e registro

Edital.

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