Abertas as inscrições para o ProUni - 2º semestre de 2018

Já estão abertas as inscrições para o ProUni. O programa vai conceder mais de 174 mil bolsas para o segundo semestre de 2018.

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação (MEC). Estas vagas são referentes ao segundo semestre de 2018.

O MEC disponibilizou um total de 174.289 vagas, sendo 68.884 delas vagas integrais e 105.405 parciais. No total, 1.460 instituições de ensino superior participam do ProUni.

O programa, além de ser vantajoso para o aluno, que poderá realizar um curso de graduação com até 100% de desconto, é vantajoso também para a instituição de ensino, já que ela é isenta de alguns tipos de impostos governamentais.

Critérios para participação

Para participar do ProUni, o aluno deve preencher os seguintes requisitos:
Ter feito o ENEM 2017 e ter obtido a nota mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação. Lembrando que só valem as notas do ENEM 2017, sendo desconsideradas as notas dos exames anteriores; Ter estudado em escola pública, ter estudado com bolsa integral em escola particular, ser portador de deficiência física ou ser professor;
* Não possuir curso superior.

Tipos de bolsas

O ProUni fornece dois tipos de bolsa:

  • Bolsa integral: o aluno não paga nada para realizar seu curso de graduação. Para concorrer a uma bolsa integral, é necessário que o aluno tenha renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, ou seja, de R$ 1.431,00;
  • Bolsa parcial: o aluno deverá arcar com 50% dos custos da Universidade. Caso não tenha condições, é possível obter o financiamento dos 50% restantes através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para concorrer a uma bolsa parcial o aluno deverá ter renda familiar per capita de até três salários mínimos, ou seja, de R$ 2.862.

Para calcular a sua renda per capita, basta somar os rendimentos de todos que moram em um mesmo domicílio e dividir pelo número de moradores da residência.

Professores não precisam comprovar a renda.

Inscrições

As inscrições ocorrem exclusivamente via internet através do site http://prounialuno.mec.gov.br. O período de inscrição começa a partir de zero hora do dia 26 se encerra às 23h59 desta sexta-feira, dia 29 de junho de 2018.

Não há cobrança de taxa de inscrição. Ao acessar o site do ProUni, basta informar seu número de inscrição do ENEM 2017 e a sua senha cadastrada.

O candidato poderá se inscrever em até duas instituições, cursos ou turnos, em ordem de sua preferência. É possível alterar estas opções durante todo o período de inscrição do ProUni. Poderá, ainda, se inscrever como indígena, preto ou pardo para concorrer às bolsas reservadas, de acordo com a legislação.

No Portal do Prouni você pode consultar as instituições que estão participando, os cursos disponíveis e até mesmo fazer uma consulta por município. Para realizar esta consulta acesse o site http://prounialuno.mec.gov.br//consulta/publica.

Depois de inscrito no ProUni, você poderá baixar o aplicativo na Google Play ou na App Store. Com ele, é possível acompanhar a divulgação das notas de corte e todas as demais etapas do processo seletivo.

O ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004 com o objetivo de conceder bolsas de estudos voltadas ao ensino superior. Desde sua criação, o programa já concedeu 2,5 milhões de bolsas, sendo que deste total, 70% foram integrais.

No primeiro semestre de 2018 foram concedidas 243 mil bolsas, sendo 113.863 integrais e 129.124 parciais.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone 0800-616161.

Compartilhe