Conteúdo para concurso TCM-RJ: novidades em relação ao edital anterior

Foram inclusas duas disciplinas no concurso de 2016, em relação ao de 2010, porém, requisito básico era diferente e comparação de conteúdos torna-se inadequada.

Prosseguem abertas até 05/09 as inscrições para o concurso do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM – RJ), que visa à contratação imediata de 18 profissionais de nível médio para o cargo de Técnico de Controle Externo.

Pessoas experientes em certames como esses afirmam que o conteúdo programático do concurso TCM-RJ, na maioria, não teve grandes diferenças em relação ao edital passado, de 2010. No entanto, novos assuntos também foram acrescidos, a exemplo das matérias Raciocínio Lógico e Ciência da Administração. Confira a tabela que preparamos para expor as diferenças de conteúdos:

Edital SMA 84/2010 - TCM-RJ

 Edital  01/2016 - TCM-RJ

Língua Portuguesa

Língua Portuguesa

Auditoria

Raciocínio Lógico

Contabilidade Geral

Controle Externo

Contabilidade Pública

Ciência da Administração

Matemática Financeira

Direito Administrativo

Raciocínio Lógico

Direito Constitucional

Direito Administrativo

Administração Financeira e Orçamentária

Direito Constitucional

Direito Financeiro

Direito Financeiro

 

Noções de Informática

 

Instrumentos de Controle Externo

 

Ética do Servidor na Administração Pública

 

Não é possível comparar esses programas a rigor, pelo simples fato de que o requisito para o cargo foi modificado: antes, a exigência era de diploma de conclusão de curso de nível superior, agora o cargo exige o nível médio, e isso, por si, já explica boa parte das diferenças.

Alguns professores de preparatórios também alertam para que se estude com atenção os artigos 70 a 75 da Constituição Federal, os artigos 122 a 134 da Constituição Estadual e os títulos I, II, V, VI a IX do Regimento Interno do TCM-RJ, além da Lei Orgânica e o Regimento Interno do TCM-RJ.

Embora seja uma técnica usual, é sempre importante salientar a necessidade de se fazer simulados com provas anteriores para se ter noção de como o conteúdo é apresentado nas provas. Quanto mais o candidato focar os estudos em disciplinas específicas, maiores serão as chances de ter êxito, já que as disciplinas específicas tendem a ocupar 60% do que é exigido nas provas.

Saiba mais sobre o concurso: http://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/283

Compartilhe