Autorizados concursos para instituições federais de ensino

Portaria dispõe sobre quantitativo de vagas e a realização de concursos públicos para instituições federais de ensino.

Por meio da Portaria 1.275/2013, de 30 de dezembro de 2013, o Ministério da Educação estabeleceu os quantitativos de vagas dos cargos Técnico - Administrativos em Educação e dos cargos de docente da Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, bem como a realização de concursos para Instituições Federais de Ensino.

Cada IF deverá publicar no Diário Oficial da União extratos dos editais dos respectivos concursos, que conterão informações, como período, local, pré-requisitos e valor da inscrição, além da denominação do cargo, a renumeração inicial e o quantitativo de vagas.

A distribuição das vagas por instituição (CEFET - mg, CEFET - RJ e Colégio Pedro II), encontra-se na íntegra da portaria, conferida pelo link abaixo:

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=30/12/2013&jornal=1&pagina=91&totalArquivos=860

****

Autorizadas vagas para instituições federais de ensino (27/09/2013)

Autorizada a realização de concursos públicos e o provimento de 1.439 cargos em diversas instituições federais de ensino.

Os Ministérios do Planejamento e da Educação autorizaram, por meio da Portaria 344/2013, a realização de concursos públicos para as seguintes instituições federais de ensino: CEFET/RJ,  CEFET/MG,  Colégio Pedro II e Escolas Técnicas e Colégios de Aplicação vinculados às Universidades Federais.

No total, foram autorizados 1.439 cargos de Professor e de Técnico Administrativo, destinados a essas escolas técnicas, colégios,  centros de educação tecnológica e institutos. O responsável pela fixação do quantitativo de vagas será o próprio MEC, podendo ser realizado concurso ou convocação de pessoas que foram classificadas em concursos vigentes, mas que ainda não haviam sido convocadas.

De acordo com a distribuição do quantitativo, para estas instiuições, foi autorizada a realização de concurso público e o provimento de 712 cargos de Professor da Carreira de Educação Básica, Técnica e Tecnológica e 536 cargos de Técnicos-Administrativos em Educação. Segundo a portaria, o provimento dos cargos nos quantitativos previstos deverá ocorrer ainda a partir do presente mês (setembro de 2013), portanto, o prazo é imediato.

O prazo para publicação de edital de abertura para realização de concurso público será de até três meses, contado a partir da publicação do ato do Ministro de Estado da Educação que realizar a distribuição das vagas para cada Instituição.

INES e IBC

O Ministério da Educação foi autorizado a realizar concurso público e provimento de 108 cargos de Professor da Carreira de Ensino Básico Técnico e Tecnológico, além de 83 cargos de Técnico-Administrativo em Educação, destinados ao Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES e ao Instituto Benjamin Constant - IBC (distribuição anexa à portaria).

O provimento dos cargos também deverá ocorrer a partir de setembro de 2013 e o prazo para publicação de edital de abertura para realização de concurso público será de até seis meses contados da data de publicação da Portaria (27/09/2013).

A remuneração inicial para Técnicos e Professores destas instituições, em média, pode variar de R$ 1.547 a R$ 3.900.

Os detalhes podem ser conferidos no Diário Oficial da União ou no site do MPOG

Compartilhe