Câmara dos Deputados fará novo concurso

Embora não haja definição sobre número de vagas e organizadora, certame já foi aprovado pela Casa.

A Câmara dos Deputados deverá preparar um novo concurso público para os próximos anos, com oferta de vagas para carreiras administrativas de níveis médio e superior. A Mesa Diretora da Câmara autorizou a realização do seletivo em dezembro de 2014 (veja detalhes do Ato, ao final desta notícia).

As vagas poderão ser para os cargos efetivos de Analista Legislativo, atribuições Técnico em Documentação e Informação Legislativa, Técnico em Material e Patrimônio, Assistente Social, Analista de Informática Legislativa e de Técnico Legislativo - atribuição Assistente Administrativo.

Na justificativa, é apontada a necessidade de recomposição do Quadro de Pessoal da Câmara dos Deputados, tendo em vista as diversas vacâncias ocorridas nos cargos efetivos citados. Ainda não é possível conhecer o número de vagas a ser ofertado, nem a previsão de quando seja publicado o edital. 

Concurso para a Câmara Federal é sempre bastante disputado, primeiramente por conta do alto nível dos participantes. Em segundo lugar, pela oferta salarial absolutamente acima da média da maioria dos brasileiros: se aprovados e nomeados, esses profissionais terão direito a salários entre R$ 12,3 e até acima dos R$ 25 mil mensais, sem contar as outras vantagens. Mesmo para residir em Brasília, onde há a percepção econômica de que o "custo de vida" é elevado, continua sendo um bom salário.

Portanto, para aqueles que pretendem participar do futuro certame, a recomendação dos preparadores é adiantar os estudos e não esperar por edital ou definição de banca examinadora. Vale lembrar que o mais recente certame da Câmara foi publicado em 2014, sob a responsabilidade do CESPE/UnB, portanto, as chances do novo concurso também ser organizado por essa banca existem.

Confira o ato da Câmara autorizando concurso:

http://www2.camara.leg.br/legin/int/atomes/2014/atodamesa-149-10-dezembro-2014-779714-publicacaooriginal-145588-cd.html

Tópico: Câmara dos Deputados

Compartilhe