Câmara Legislativa - DF deverá realizar concurso em breve

Ato da Mesa Diretora foi assinado em 14 de julho de 2016. Último concurso da Casa foi realizado em 2005.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) irá realizar um novo concurso público em breve. A autorização foi assinada no dia 14 de julho de 2016 pela Mesa Diretora (ato nº 58/2016) e indica que a Diretoria de Recursos Humanos se incumbirá de coordenar todas as etapas necessárias até a publicação do edital.

O concurso será de provas e títulos e preverá vagas em caráter efetivo, para reforçar a estrutura permanente da CLDF. Ainda falta ser apresentado o estudo das necessidades de pessoal da Casa, bem como ser definida a minuta de edital e, em parceria com a Comissão Permanente de Licitação (CPL), escolhida a organizadora.

A expectativa é de que no mínimo 70 vagas sejam preenchidas nesse futuro concurso, principalmente para ocupações de níveis médio e superior. As remunerações para os cargos do Legislativo para o ano de 2016 podem ser conferidas no Diário Oficial do Distrito Federal de 04/07/2016, a partir da página 1.

Vale ressaltar que faz mais de 10 anos que a CLDF não abre um edital de concurso. O último foi realizado em 2005 pelo Cespe/UnB e ofereceu 120 vagas para os níveis médio (Técnico Legislativo) e superior (Consultor Legislativo e Consultor Técnico Legislativo). A concorrência foi bastante significativa, na época, uma vez que foram registradas 75.741 inscrições (631 candidatos por vaga).

A seleção foi composta (dependendo do cargo) por provas objetivas, prova discursiva, provas práticas, avaliação psicológica, teste de aptidão física, inspeção de saúde, avaliação de conduta e idoneidade moral, avaliação de títulos.

As matérias básicas cobradas em 2005 para o nível médio (Técnico Legislativo - Contabilidade, Manutenção e Operação de Equipamentos) foram as seguintes:

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL:

Princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988. Direitos e garantias fundamentais. Organização do Estado e dos Poderes. Poder Legislativo. Noções da Lei Orgânica do DF.

NOÇÕES DIREITO ADMINISTRATIVO:

Conceito de Administração Pública. Atos administrativos. Contratos Administrativos. Poderes da Administração. Lei n.º 8.112/90 aplicada ao DF e alterações, na forma consolidada pelo Decreto Legislativo n.º 1.094/2004, publicado no DODF de 13.09.2004 – suplemento. Lei n.º 8.666/93 e alterações.

NOÇÕES DE PROCESSO LEGISLATIVO:

Lei Orgânica do Distrito Federal: Organização do Distrito Federal; Organização Administrativa do Distrito Federal; Competências do Distrito Federal. Organização dos Poderes: Disposições Gerais. Poder Legislativo. Lei Complementar n° 13, de 3 de setembro de 1996. Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal (Consolidação dada pela Resolução n.° 218, de 2005, publicada no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal de 22/07/2005 – Suplemento).

Para os cargos de Técnico Legislativo - Auxiliar de Biblioteca e Arquivo, Gráfico, Secretário, Técnico de Arquivo, os conteúdos básicos de 2005 foram:

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.

MATEMÁTICA:

1. Aritmética: regra de três simples e composta. Regra de sociedade. Porcentagem. Juros simples e compostos. Médias aritméticas, ponderadas e geométricas. 2 Noções de estatística e probabilidade: interpretação de tabelas e gráficos. Cálculos elementares de probabilidade.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA:

1. Sistema operacional Windows XP. 2 Microsoft Office: Word 2002, Excel 2002 e Power Point 2002. 3 Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e a Correio Eletrônico. 4 Internet Explorer 6 e Outlook Express 6.

A estes conteúdos somam-se os conteúdos específicos para cada uma das ocupações.

Confira o edital completo CLDF/2005: http://goo.gl/lijN6z


 

Tópico: Previsto

Compartilhe