Concurso AGU é autorizado pelo Planejamento

Através da Portaria nº 157, a Advocacia-Geral da União foi autorizada a realizar concurso público para 100 vagas.

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão divulgou no Diário Oficial da União, edição de 14 de junho de 2018, a autorização do concurso público para a Advocacia - Geral da União (AGU). De acordo com a Portaria nº 157, serão abertas 100 vagas, todas de nível superior.

O provimento dos cargos dependerá de nova autorização do MP e está condicionado à existência de vagas na data da nomeação. Para ocorrer a nomeação dos novos servidores, também será necessária a adequação financeira ao orçamento do governo federal, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados. A Secretaria-Geral de Administração da AGU deverá realizar os procedimentos necessários para a contratação de empresa organizadora e o prazo para lançamento do edital de abertura será de seis meses, portanto, até o dia 14 de dezembro de 2018.

Os cargos a serem preenchidos no concurso serão: Administrador, Arquivista, Bibliotecário, Técnico em Assuntos Educacionais e Técnico em Comunicação Social.

“A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente são possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, afirmou a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça no ano passado, que se empenhou pessoalmente no diálogo com o MPDG para que a autorização fosse dada.

As vagas que serão preenchidas pelo concurso são das áreas de apoio às carreiras jurídicas da AGU. Ainda serão definidas quantas do processo seletivo serão destinadas a preencher cargos de nível médio e superior, bem como quantas serão para cada especialidade ou formação.

Atualmente, a AGU tem mais de 500 cargos vagos. Além disso, o projeto de lei que cria a carreira de apoio própria da AGU (nº 6.788/17), que tramita no Congresso Nacional, prevê a criação de três mil cargos. Hoje, a remuneração inicial (composta de vencimento básico e gratificação) dos servidores da AGU é de R$ 6,2 mil (nível superior) e R$ 4,1 mil (nível médio).

Todas as informações sobre esse certame poderão ser acompanhadas aqui pelo Concursos no Brasil.

Tópico: AGU

Compartilhe