Concursos da PMPE e CBMPE serão novamente pelo IAUPE

Serão ofertadas 500 vagas para os cargos de Praça da Polícia Militar, 60 para Oficiais da Polícia Militar e 20 para Oficiais do Corpo de Bombeiros.

O Diário Oficial do Estado de Pernambuco divulgou no dia 16 de março de 2018 o nome da instituição organizadora dos novos concursos públicos para a Polícia Militar (PMPE) e o Corpo de Bombeiros Militares (CBMPE).

Mais uma vez, o Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco – IAUPE será o responsável pela seleção dos candidatos. Serão 500 vagas para Praça da Polícia Militar, na graduação inicial de Soldado, 60 para Oficiais da PM e 20 para Oficiais do CBM.

Últimos concursos

O último concurso para cargos de praça da Polícia Militar de Pernambuco aconteceu no ano de 2016 e contou com 1.500 vagas. A execução das provas também foi de responsabilidade do IAUPE.

Os requisitos específicos exigidos em 2016 foram: possuir escolaridade mínima de ensino médio completo; ter idade mínima de 18 anos e máximo de 28 anos; ser habilitado para a condução de veículos automotores na Categoria B; possuir altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

O concurso foi composto das seguintes fases: prova escrita objetiva, exames de aptidão física, avaliação psicológica, exames médicos, investigação social (durante todas as etapas e fases do concurso, até o prazo de 120 dias contados a partir da data da matrícula dos candidatos no Curso de Formação e Habilitação de Praças).

Já o Corpo de Bombeiros de Pernambuco realizou concurso em 2017, destinado ao preenchimento de 300 vagas no cargo de Praça do Corpo de Bombeiro Militar (Soldado), também pelo IAUPE.

Os requisitos foram: ter no mínimo 18 anos completos na data de ingresso na carreira e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso; possuir altura mínima de 1,65 metro para homens e altura mínima de 1,60 metro para mulher; possuir escolaridade mínima de nível médio; entre outros.

A seleção teve quatro fases: aplicação de prova objetiva e prova discursiva; exames de aptidão física, de caráter eliminatório; avaliação psicológica, de caráter eliminatório; e exame médicos, de caráter eliminatório.

A prova da primeira fase teve 80 questões objetivas e uma discursiva, em forma de redação dissertativa. As questões objetivas terão os temas de língua portuguesa, conhecimentos de informática, matemática, raciocínio lógico, física, biologia, direito constitucional, atualidades e história de Pernambuco.

Compartilhe