Concurso Câmara de Salvador - BA 2017/2018

Concurso será executado pela Fundação Getúlio Vargas e edital será publicado provavelmente no dia 28 de novembro de 2017.

Na próxima terça-feira, 28 de novembro de 2017, será publicado no Diário Oficial o edital do concurso público da Câmara Municipal de Salvador. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Leo Prates, durante solenidade em homenagem ao Dia da Consciência Negra, quando também ressaltou a importância da reserva de 30% das vagas do certame para negros.

“É com muita felicidade que faço esse anúncio, destacando o ineditismo da reserva de 30% das vagas para negros, projeto do vereador Sílvio Humberto (PSB). Ressalto, também, a comissão verificadora da veracidade da autodeclaração para a cota racial, proposta pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT).  Esta Casa cumpre o seu papel em relação às ações afirmativas e de reparação”, declarou Leo Prates.

O certame que será executado sob responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), atende recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e abrirá 60 vagas. As oportunidades no concurso serão distribuídas nas áreas legislativa, financeira, gestão, recursos humanos, tecnologia da informação, assistência social, direito, secretariado, arquitetura, odontologia e engenharia.

Concurso de 2011

O último concurso público da Câmara de Vereadores de Salvador foi realizado em 2011, com oferta de mais de 300 vagas (em sua maioria, cadastro de reserva) e sob a responsabilidade da empresa AOCP - Assessoria em Organização de Concursos Públicos. Em julho de 2013 o concurso foi prorrogado por mais dois anos, passando a ter validade até meados de julho de 2015.

Os cargos oferecidos naquele seletivo foram os seguintes: Assistente Legislativo Municipal (diferentes áreas de qualificação), Analista Legislativo Municipal (diferentes áreas) e Consultor Jurídico. As remunerações previstas na época eram variáveis de R$ 1.368,95 a R$ 2.157,29.

Confira toda a documentação do concurso, inclusive o programa das últimas provas e as convocações realizadas no link: http://www.cms.ba.gov.br/concursopublico.aspx

***

Notícia anterior (03/10/2017)

Mais um importante passo foi dado para a realização do novo concurso público da Câmara Municipal de Salvador. Por meio do Diário Oficial do Legislativo de 03 de outubro de 2017, foi publicado o edital de contratação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa que será a responsável pela execução do certame.

De acordo com o presidente da Casa, vereador Leo Prates, a previsão é de que o certame seja aberto ainda neste ano. "Queremos dar toda a transparência ao processo seletivo e nossa expectativa é que as inscrições sejam abertas no mês que vem, com a aplicação das provas no início de 2018”.

A realização do concurso público atende recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e deverá oferecer 60 vagas, sendo que desse total 30% serão para afrodescendentes. As oportunidades no certame serão distribuídas nas áreas legislativa, financeira, gestão, recursos humanos, tecnologia da informação, assistência social, direito, secretariado, arquitetura, odontologia e engenharia. Demais informações sobre a contratação da FGV podem ser conferidos na nota da assessoria da Câmara de Salvador.

***

Notícia 20/07/2017

A Câmara Municipal de Salvador constituiu uma comissão para viabilizar o concurso público da Casa. A medida foi publicada no Diário Oficial do Legislativo de 17 de julho de 2017. Formado por seis servidores, o colegiado será responsável por coordenar, acompanhar e fiscalizar as atividades necessárias à realização do processo seletivo.

De acordo com o presidente do Poder Legislativo, vereador Leo Prates (DEM), a expectativa é que as provas sejam aplicadas em março do ano que vem. “A criação da comissão é mais um importante passo para efetivar o concurso”, assinala.

Leo Prates ressalta que a reestruturação administrativa da Casa e o novo Plano de Cargos, Vencimentos e Carreira dos Servidores, aprovados na atual legislatura, tornaram viável o processo seletivo.

A contratação de novos servidores por meio de concurso vai contemplar os cargos de assistente legislativo municipal, auxiliar em saúde bucal, analista legislativo municipal, analista de tecnologia da informação, advogado legislativo, arquiteto, engenheiro e assistente social. 

Medidas necessárias

O novo concurso público da Câmara de Salvador foi viabilizado pela aprovação, em fevereiro de 2017, de duas medidas importantes: o Plano de Cargos, Vencimentos e Carreira dos servidores (Projeto de Lei nº 75/2017) e a Reestruturação Administrativa Organizacional da Câmara Municipal de Salvador (Projeto de Lei nº 74/2017).

Seguindo as recomendações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o presidente Leo Prates destacou a necessidade de ajustar a desproporção entre os servidores comissionados e efetivos do Poder Legislativo e, consequentemente, servir ainda melhor a cidade. “Há poucos servidores efetivos na Câmara. Esses dois projetos vão nos permitir abrir o tão esperado concurso público".

De acordo com a assessoria da Câmara, entre os principais benefícios para os servidores com a aprovação do PL nº 75/2017 estão: aumento de 4% a cada ano na progressão da tabela de vencimentos; gratificação por avanço de competência de 70% no nível inicial; aumento de 10% a cada três anos ma gratificação por avanço de competência; implantação do adicional de titulação nos cursos de pós-graduação; aumento de 20% nas funções de confiança de supervisor, secretário e coordenador; ampliação do benefício do auxílio educação até o término do Ensino Médio; além da manutenção do auxílio saúde e auxílio alimentação.

Compartilhe