Concurso Funai: ESAF deverá lançar edital até 22/04

O último concurso da Funai foi realizado em 2010. Portaria estabeleceu que edital será lançado até o final de abril de 2016.

Os concurseiros interessados em concorrer a uma vaga na Fundação Nacional do Índio (FUNAI), órgão indigenista oficial vinculado ao Ministério da Justiça, devem intensificar os estudos. O edital do certame deverá ser divulgado até 22 de abril e o concurso organizado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF).

O Ministério do Planejamento revogou no dia 22 de outubro de 2015, a Portaria nº 85, de abril de 2015, que autorizava o certame, porém assegurou que até abril de 2016 deverá ser publicado o edital.

O concurso irá prover 220 vagas que serão distribuídas entre os cargos de Indigenista Especializado (202), Engenheiro (sete), Engenheiro Agrônomo (cinco) e Contador (seis), todas para candidatos de nível superior.

O concurso da FUNAI é aguardado com certa expectativa pela própria comunidade indígena, a qual, do mesmo modo como ocorreu em 2010, está esperançosa de poder participar ativamente do processo. Segundo a presidência da Funai, a realização do concurso contribui para “o fortalecimento da Funai no exercício de sua missão institucional”.

O último concurso da FUNAI foi realizado em 2010, com oferta de 425 vagas para todos os níveis de escolaridade. A remuneração da época era de R$ 4085,28 e os candidatos fizeram Provas Objetivas, de Redação e Prova Prática, sob a responsabilidade da Cetro.

Tópico: FUNAI

Compartilhe