Concurso FUNASA

A FUNASA solicitou abertura de concurso público em 2018, mas não há previsão se uma autorização ministerial seja liberada ainda neste ano.

A FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) já pediu autorização ao Ministério do Planejamento para abertura de concurso público em 2018 (ou 2019, dependendo de quando for autorizado). No total, são esperadas 459 vagas para esse órgão  federal.

Para o nível médio, a FUNASA necessita de novos Agentes Administrativos, cuja remuneração inicial poderá ser de aproximadamente R$ 3,7 mil. Para o nível superior, cuja remuneração inicial está em torno de R$ 5,2 mil, a demanda será para cargos como Administrador, Arquiteto, Bioquímico, Contador, Economista, Engenheiro, Engenheiro agrônomo, Geólogo, Farmacêutico-bioquímico e Pedagogo.

A expectativa para esse concurso é grande, uma vez que as solicitações para abertura do certame feitas em 2016 e 2017 foram negadas por medidas de contenção de despesas. A FUNASA, contudo, tem necessidade de repor as vagas decorrente do número de aposentadorias.

Concurso de 2009

A principal referência de estudos para os futuros candidatos aos quadros da FUNASA ainda é o concurso realizado em 2009. Sob a responsabilidade da experiente Fundação Cesgranrio, o concurso ofereceu 411 vagas de níveis intermediário e superior.

As provas para Agente Administrativo de 2009 foram objetivas e de redação. Na objetiva, as questões versaram sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico e Quantitativo;
  • Direito Administrativo e Ética na Administração Pública;
  • Direito Constitucional;
  • Estatuto e Regime Interno;
  • Noções sobre o SUS;
  • Conhecimentos Específicos.

Já para áreas que exigiram ensino superior, além das provas objetivas (englobou os mesmos assuntos mencionados para Agente, mas incluiu-se Informática Básica), houve também avaliação de títulos e prova discursiva.

Sobre a FUNASA

A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) é um órgão do Ministério da Saúde, com sede em Brasília e presente em outros Estados da Federação.

O principal objetivo do órgão é promover inclusão social por meio de saneamento básico, prevenção e controle de doenças, e proteção à saúde da população. É da competência do órgão atuar na Engenharia de Saúde Pública, tendo como base o perfil epidemiológico, sanitário, social e ambiental para prover saneamento ao país.

A FUNASA também atua na área de Saúde Ambiental, planejando, coordenando, supervisionando e monitorando atividades como, pesquisas e abastecimento de água.