Concurso INMETRO

INMETRO pretende realizar concurso para a abertura de pelo menos 435 vagas.

O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) pretende abrir concurso visando o preenchimento de pelo menos 435 vagas para diversos cargos. Já existe um pedido de autorização tramitando no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e a expectativa é de que o concurso possa ser liberado em 2018 ou 2019.

Assim como ocorre em outros órgãos da administração pública como um todo, a necessidade de um concurso do INMETRO tem relação com o grande número de aposentadorias previstas. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional de Servidores do Instituto, Rodrigo Ozanan, o órgão depende da mão de obra qualificada e concursada para suprir a demanda complexa das atribuições e isso também inclui o tempo necessário que os novos servidores precisam para desempenhar as funções.

Caso o Planejamento autorize o concurso da maneira como o órgão solicitou, o INMETRO deverá lançar edital que atenda a demanda pelas seguintes colocações:

  • Assistente em metrologia e qualidade;
  • Técnico em metrologia e qualidade;
  • Pesquisador-tecnologista em metrologia e qualidade;
  • Especialista em metrologia e qualidade;
  • Analista em metrologia e qualidade.

Com base nos editais anteriores, os cargos de Assistente e Técnico exigem, respectivamente, ensino médio e médio/técnico. Para os demais, é exigido ensino superior, ressaltando que, no caso do cargo de Especialista, provavelmente seja necessário ter doutorado concluído, no mínimo há 10 anos. As remunerações iniciais estimadas para os novos contratados poderá variar de R$ 3,9 mil a até R$ 18,7 mil.

Último concurso

É preciso lembrar que nem sempre o Ministério do Planejamento autoriza um total de vagas condizente com as necessidades dos órgãos solicitantes e, portanto, a quantidade de vagas do próximo concurso do INMETRO é indefinida. No concurso do INMETRO de 2014, por exemplo, foram oferecidas apenas 80 vagas, distribuídas para os estados de Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Organizado pelo IDECAN, o certame teve prova objetiva contendo 60 questões, além de teste dissertativo e curso de formação, dependendo do cargo pretendido.

Sobre o INMETRO

O INMETRO é um órgão vinculado ao Ministério do desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com o objetivo de melhorar a qualidade de produtos e serviços de empresas, avaliando os requisitos mínimos (segurança para a saúde, segurança ambiental, impacto econômico, etc) para que, então, os produtos e serviços sejam comercializados.