Concurso IPHAN: autorizadas 411 vagas

Concurso do IPHAN oferecerá 411 vagas em 2018, com oportunidades de níveis médio e superior.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) está com a abertura de um concurso público prevista para breve. De acordo com a Portaria 108/2018, o Ministério do Planejamento autorizou o órgão a realizar concurso para o provimento de 411 cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura.

Para os cargos de Analista I e Técnico, ambos de nível Superior, serão 104 e 176 vagas, respectivamente. Já para o posto de Auxiliar Institucional I, que é de nível intermediário, serão oferecidas 131 vagas. 

Os provimentos dos cargos de Analista I e Técnico I estão previstos para junho de 2018, enquanto que os provimentos dos cargos de Auxiliar Institucional I estão previstos para 2019, condicionados estes a novo ateste orçamentário. O prazo para a publicação do edital de abertura será de até seis meses, portanto, até dia 03 de novembro de 2018.

Quadro de pessoal defasado

O IPHAN, assim como a maioria dos órgãos federais, enfrenta o mesmo déficit de servidores. Atualmente, a autarquia possui 27 Superintendências, uma em cada estado e uma no Distrito Federal; 27 Escritórios Técnicos e quatro Unidades Especiais.

As Unidades Especiais situadas no Rio de Janeiro estão no Sítio Roberto Burle Marx, no Paço Imperial e no Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular. Já a de Brasília está localizada no Centro Nacional de Arqueologia.

A possibilidade de abrir novo concurso conta com o empenho da administração da autarquia e da necessidade crescente de pessoal. Em audiência pública realizada em 2017, Kátia Bogéa, presidente do IPHAN, anunciou que a instituição corre o risco de fechamento, caso não seja realizado um novo concurso em breve. Dos 678 servidores efetivos do órgão, 480 devem se aposentar nos próximos dois anos.

Ainda de acordo com Kátia Bogéa, uma das grandes missões do ano de 2018 é o aumento do quadro de pessoal do IPHAN. Para ela, essa é a única maneira de promover o aumento e a manutenção do trabalho que vem sido oferecido com excelência.

Último concurso

A última seleção pública do IPHAN ocorreu no ano de 2009, organizado pela banca Fundação Universa. Na ocasião, foram ofertadas 187 vagas nos cargos de Analista, Técnico e Auxiliar Institucional. As áreas disponíveis eram as seguintes:

  • Analista: Planejamento e Gestão, Contabilidade e Tecnologia da Informação.
  • Técnico: Arquitetura e Urbanismo, Arqueologia, Antropologia, Educação, História, Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis e Integrados, Museologia, Arquivologia, Biblioteconomia, História da Arte e Engenharia Civil.
  • Auxiliar Institucional: Administrativo e Técnico em Edificações.

O número total de inscritos foi de 36.776 pessoas e os candidatos foram selecionados por meio de prova, composta por 50 questões objetivas, diferenciadas de acordo com o cargo. O conteúdo programático para nível superior incluiu Conhecimentos Específicos conforme a área de atuação e Conhecimentos Básicos nas áreas de:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Língua Inglesa;
  • Fundamentos das Atividades Relacionadas a Gestão do Patrimônio Cultural;
  • Fundamentos da Administração Pública – Gestão Pública;
  • Fundamentos de Direito Constitucional e Administrativo.

Por sua vez, as provas de nível médio contaram com questões de Conhecimentos Específicos também conforme a área, além de Conhecimentos Básicos em:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática.

Para os cargos de nível superior, também houve prova com questões discursivas e avaliação de títulos.

Sobre o IPHAN

O IPHAN é a instituição responsável pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro criado no ano de 1937. Vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), a autarquia federal tem como responsabilidade proteger e promover os bens culturais do Brasil bem como daqueles inscritos na Lista do Patrimônio Mundial e na Lista o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Tópico: Previsto