Concurso do INMET continua suspenso

A oferta do edital é de 242 vagas em concurso para o Instituto Nacional de Meteorologia, vinculado ao MAPA. Expectativa é de que em 2016 ele seja reaberto.

Sob a responsabilidade da CONSULPLAN, o concurso do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET - Edital 1/2015) ficou, ao longo do ano de 2015, praticamente esquecido, por conta da suspensão temporária, oficializada em 30 de junho de 2015.

De acordo com o documento, a medida suspensiva foi tomada face à "Decisão proferida em sede de Liminar em Ação Civil Pública nº 28278-06.2015.4.01.3400, da 20ª Vara Federal/DF".

Mas os candidatos devem entrar em 2016 confiantes de que novidades apareçam. O órgão, que é vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), já havia comunicado em 20/04/2015 que as inscrições foram interrompidas por motivos técnicos, devendo ser indicado um novo prazo oportunamente.

A responsabilidade pelo concurso público é da organizadora CONSULPLAN e a oferta inicial foi de 242 oportunidades distribuídas entre as carreiras de Pesquisa em Ciência e Tecnologia e Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia, nos níveis médio e superior. Especula-se que o total de vagas seja aumentado.

Apostilas Concurso INMET/ MAPA 2015:

As vagas possuem remuneração inicial de R$2.866 a até R$5.852,00 conforme o cargo. Os cargos a serem providos são: Analista em Ciência e Tecnologia, Assistente Pesquisador, Tecnologista (cargos de nível superior, 168 vagas totais) e Técnico (74 vagas, nível intermediário).

Sobre o INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é um órgão centenário (criado em 1909), que disponibiliza informações meteorológicas, por meio de monitoramento, análise e previsão de tempo e de clima.  O Sistema de Coleta e Distribuição de Dados Meteorológicos do Instituto (temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica, precipitação, entre outras variáveis) é dotado de estações de sondagem de ar superior (radiossonda); estações meteorológicas de superfície, operadas manualmente; e a maior rede de estações automáticas da América do Sul.

A estrutura organizacional do INMET contempla sua sede, em Brasília, com cinco Coordenações, e dez Distritos de Meteorologia (DISMEs), distribuídos estrategicamente nas capitais, com o propósito de estabelecer parcerias e melhor atender os usuários.

Tópico: INMET (MAPA)

Compartilhe