Concurso Ministério da Fazenda

Mais de 1.000 vagas deverão ser ofertadas no futuro concurso Ministério da Fazenda. ESAF deixou de assumir todo o controle das seleções.

Candidatos que estão à espera de um novo edital do Ministério da Fazenda devem prosseguir estudando. Existe um pedido de abertura de vagas para a pasta tramitando no Ministério da Economia. Não a perspectiva de que seja autorizado em 2019.

Como a previsão é de que quase 50% dos servidores venham a se aposentar até 2027, será necessário realizar um concurso público em um prazo bem anterior a isso. Assim, a expectativa é de que nos próximos anos o cenário seja mais positivo.

O pedido mais recente previa a liberação de, pelo menos, 1.315 vagas de níveis médio e superior. Desse provável quantitativo, a maior parte das vagas será para Assistente Técnico-Administrativo (remuneração inicial de cerca de R$ 4.137 e exigência de nível médio).

Outras vagas serão para cargos que exigem o nível superior, entre eles, Analista Técnico-Administrativo, Arquiteto, Arquivista, Bibliotecário, Contador, Engenheiro, Enfermeiro, Pedagogo, Psicólogo e Técnico em Comunicação Social.

Organizadora não será ESAF, pelo menos integralmente

Tradicionalmente realizados pela ESAF - Escola de Administração Fazendária, os concursos do Ministério da Fazenda, Receita Federal do Brasil e Comissão de Valores Mobiliários deixarão de ser organizados exclusivamente por essa instituição.

Uma resolução baixada pelo CEG (Comitê Estratégico de Governança da Fazenda) determinou que a Escola, a partir de agora, somente "apoiará os órgãos fazendários na contratação e fiscalização de entidade organizadora e realizadora das primeiras etapas dos concursos".

No entanto, a ESAF seguirá exercendo um papel importante na seleção dos candidatos para esses quadros, pois passará a assumir o controle das "etapas subsequentes dos concursos públicos, denominadas Curso de Formação".

Com a Escola de Administração Fazendária se envolverá no desenvolvimento das licitações para contratação das organizadoras daqui para frente, é de se esperar que essa escolha seja bastante criteriosa. O alto padrão das seleções da ESAF, certificado pela sua história, dá margem para supormos que os processos licitatórios privilegiarão sempre a melhor opção do mercado.

Último concurso do Ministério da Fazenda foi em 2014

Em 2014, quando foi realizado o último concurso do Ministério da Fazenda, houve 1.026 vagas para o cargo de Assistente Técnico-Administrativo. Mais de 263,7 mil candidatos se inscreveram para esse concurso, o que significou uma média de 257 candidatos disputando cada vaga.

Na prova objetiva aplicada foram abordadas as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemática, Atualidades, Conhecimentos de informática, Ética do Servidor na Administração Pública, Gestão de Pessoas e do Atendimento ao Público, Regime Jurídico dos Agentes Públicos e Administração Pública Brasileira.

Novas informações sobre o concurso do Ministério da Fazenda poderão ser divulgadas a qualquer momento, aqui no Concursos no Brasil.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Brasil diretamente no seu e-mail

Veja mais concursos abertos »