Concurso Ministério da Saúde: 3.592 vagas são autorizadas

O concurso será destinado à contratação de 3.592 novos profissionais para hospitais e institutos do Rio de Janeiro.

Os Ministérios de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Saúde, autorizaram a realização do concurso do Ministério da Saúde para a contratação de 3.592 novos profissionais para hospitais e institutos do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito por meio da Portaria Interministerial n° 58/2018, publicada na edição de 28 de março de 2018 do Diário Oficial da União.

De acordo com o documento, as vagas serão distribuídas da seguinte forma:

  • Enfermagem (831);
  • Técnico de Enfermagem (230);
  • Médico Especializado (1.340);
  • Atividades de Gestão e Manutenção Hospitalar - Superior (832);
  • Atividades de Gestão e Manutenção Hospitalar - Intermediário (359).

O concurso é aguardado desde o final de 2017. De início o informado pelo Diretor do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), do Ministério da Saúde, Alessandro Magno Coutinho, é que o certame abriria 2 mil vagas. Todavia, devido ao déficit de pessoal nas unidades federais do Rio de Janeiro, esse número aumentou.

Último concurso

Um dos últimos concursos do Ministério da Saúde com oportunidades para o Rio de Janeiro, foi realizado no início de 2016 e ofertou 2.493 vagas.

Na época, as oportunidades foram distribuídas para as funções de Médico (693), Enfermeiro (605), Técnicos de Enfermagem (580), Analistas de Gestão (341) e Técnicos de Suporte (274). Dos 2.493 postos de trabalho, 1.570 foram abertos em substituição aos profissionais que tiveram seus contratos vencidos. Assim, além da substituição, houve um adicional de quase mil profissionais que reforçaram a assistência na rede de saúde do Rio de Janeiro, apoiando ainda um eventual crescimento da demanda por conta dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

De acordo com o Ministério da Saúde, a contratação dos profissionais proporcionou a ativação de mais 34 leitos de UTI, distribuídos nos hospitais do Andaraí, de Bonsucesso, de Ipanema, da Lagoa e no Federal dos Servidores do Estado. Com isso, foi possível realizar mais 3.600 internações por ano na rede federal de saúde no Rio de Janeiro. Também foram ativados mais 120 leitos cirúrgicos nos hospitais da Lagoa, do Andaraí, de Ipanema e no Federal dos Servidores do Estado, abrindo espaço para a realização de mais 3.600 cirurgias feitas anualmente.

Além dessas unidades, também contaram com o reforço o Hospital Federal Cardoso Fontes, o Instituto Nacional de Cardiologia e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.

Mais informações sobre o novo concurso público deverão ser divulgadas em breve e todas as informações você acompanha aqui no Concursos no Brasil.

Tópico: Ministério da Saúde

Compartilhe