Concurso MTE

Aguardado como mais uma das promessas para o ano de 2018, o concurso para o MTE já teve pedido encaminhado.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está com pedido de concurso protocolado no Ministério do Planejamento. A meta da pasta é de conseguir aval para abertura de aproximadamente 1.405 vagas, em sua maioria (1.163) para Agente administrativo.

Um dado importante a se considerar, sinalizado pelo próprio Sindicato Nacional de Auditores Fiscais (SINAIT), é o número atual de efetivos, que, segundo o órgão, é de 2.543 auditores em atividade. Considerado como o menor em 20 anos, os números alertam para o déficit nesse setor de trabalho, pois, segundo o SINAIT, prejudica as ações de fiscalização de trabalho ilegal, como trabalho escravo e infantil.

Além do SINAIT, outro órgão que ressalta a importância do concurso é a CONATRAE, Comissão Nacional a Erradicação de Trabalho Escravo. Vinculado ao Ministério da Justiça, o CONATRAE teria feito uma moção recomendando a realização imediata de um processo seletivo para vagas de Auditor do Trabalho. O pedido serviu para reforçar o embasamento do próprio MTE para pedido de concurso.

A previsão é que um novo concurso do MTE abra vagas também para os cargos de Administrador, Arquivista, Contador, Engenheiro Estatístico, Sociólogo, Psicólogo, Técnico em Assuntos Educacionais, Técnico em Comunicação Social e Economista.

O Cebraspe/Cespe organizou o último concurso do MTE em 2014, quando foram oferecidas 415 vagas para nível médio e 35 vagas para nível superior. Os salários na época correspondiam respectivamente aos valores de R$ 2.573,00 e R$ 3.891,00.

Para o atual certame são esperadas pouquíssimas alterações com relação ao cronograma do último concurso. Portanto, para os candidatos que desejam antecipar-se aos estudos, o conteúdo para nível médio dispõe das disciplinas Língua Portuguesa, Noções de Informática, Direito Administrativo, Atualidades, Ética no Serviço Público, noções de Administração Financeira, Legislação específica, Arquivologia, Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Materiais, Gestão e fiscalização de contratos.

Tópico: MTE