Governador de Roraima anunciará novo concurso para oficiais da PM

Anuncio será feito durante a cerimônia de formação de soldados CFSd 2013, no dia 29 de julho de 2013.

A Polícia Militar de Roraima (PMRR) realiza, na segunda-feira (29), às 9h30, no auditório do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, a Aula Magna do Curso de Formação de Soldados – CFSd 2013. A aula será ministrada pelo governador José de Anchieta que, na ocasião, fará o lançamento do edital de concurso público para oficiais PM.

O evento marcará também o início do curso de Formação de Sargentos – CFS do Quadro de Praças Combatentes da PM. Os alunos soldados já estão frequentando a Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS) desde o dia 15 de julho. Os alunos sargentos ingressam no dia 29, sendo que, ambos os cursos tem duração de seis meses.

O concurso público para soldados foi realizado em janeiro, composto de quatro etapas: prova escrita, exames médicos, odontológicos, toxicológicos e de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social. O curso terá a duração de seis meses, e após este período, os policiais integrarão as unidades da Polícia Militar de acordo com a opção no momento da inscrição.

Atualmente, dos 300 alunos do curso de Formação de Soldados – CFSd, a maioria está na faixa etária de 18 a 30 anos, perfazendo 85% do total de matriculados na APICS. De acordo com levantamento realizado pela Polícia Militar, junto aos alunos do curso de Formação de Soldados - CFSd, 20% dos futuros policiais têm nível superior, sendo que 17% já são pós-graduados. Outros 44% estão cursando faculdade nas mais diversas áreas.

Dentre os candidatos que concluíram cursos de nível superior estão: bacharéis em Direito, em Segurança Pública,  Administração, Contabilidade, Educação Física; licenciados em Informática, Pedagogia, Secretariado Executivo e tecnólogos em Gestão Pública.

Os alunos que compõem o curso apresentam conhecimentos de outras línguas como: Inglês e Espanhol, além da Língua Brasileira de Sinais – Libras. E ainda, policiais com qualificação em Agente/Instrutor de Trânsito, Defesa Pessoal, Educação Ambiental, Resgate e Emergência, Técnicos em Enfermagem e Técnicos em Radiologia.

Os 300 novos policiais atuarão nas cidades de Boa Vista, Pacaraima, Uiramutã, Amajari, Alto Alegre, Normandia, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Mucajaí, Iracema, Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe. Aqueles que optaram pelas vagas do interior deverão permanecer no local pelo período mínimo de cinco anos.

Os alunos ingressam na corporação na qualidade de soldado PM 2ª Classe com bolsa-formação no valor de R$ 1.680,61. Após o término do curso, o aluno-soldado será promovido à graduação de soldado PM 1ª Classe com salário bruto de R$ 2.433,67.

Sargentos - O curso de Formação de Sargentos do Quadro de Praças Combatentes – CFS QPC também foi organizado pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), visando selecionar no âmbito da Corporação, Cabos e Soldados PM para desempenhar o cargo e as funções inerentes à de 3º Sargento do Quadro de Praças Combatentes Policiais Militares (QPCPM). Ao todo, mais de 500 profissionais concorreram as 40 vagas disponíveis.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Edison Prola, destacou que o momento é de extrema importância para a instituição, que se fortalece diariamente com a capacitação e ascensão funcional dos integrantes da tropa. Ele ressaltou que o ingresso de novos policiais reforçará todas as atividades de policiamento ostensivo.

Prola foi incisivo ao afirmar que a Polícia Militar está pronta para enfrentar as novas demandas que surgem com o crescimento populacional e buscará todas as alternativas para inibir e combater à criminalidade. “A formação de novos soldados, de sargentos e a expectativa do ingresso de mais uma turma de oficiais, certamente, vai ao encontro dos anseios da sociedade roraimense, que é a maior beneficiária destas ações”, frisou.

Governo do Estado de Roraima

Compartilhe